Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Fevereiro 2012


Joao
 Share

Recommended Posts

Climaterra via twitter

 

@Climaterra Em Itapiranga, desde 1975 que não tinha 3 dias seguidos com máxima acima de 40,0°C. e, 1958 foram 12 dias com maxima igual/acima de 40,0°C.

 

Quem é louco pelo frio no Brasil e lê essa informação não começa a pensar em outros tempos? 50cm de neve em São Joaquim...

 

Mas ainda é primeira semana de fevereiro, muita água vai rolar nos oceanos.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 952
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

35,6C de máxima na minha estação meteorológica, Vila Madalena. Estou chocado.

 

Estou a 4 dias em Curitiba!!! Calor impressionante, não me lembro de dias seguidos assim... :negative:

 

Sds.

 

Calor em Ctba? Vejam:

 

05/02/2012 às 14:47:48 - Atualizado em 06/02/2012 às 10:23:10

Forte calor faz concreto dilatar na Avenida Iguaçu

 

Sábado mais quente dos últimos seis anos fez o pavimento da Avenida Iguaçu empenar.

 

O pavimento da Avenida Iguaçu, esquina com Rua Saint Hilaire, no Água Verde, não aguentou o calor de ontem e sofreu uma dilatação, fazendo surgir uma rampa na rua.

 

A ondulação do concreto provocou um acidente envolvendo dois veículos que transitavam pelo local, e sofreram vários estragos. Sábado foi dia mais quente dos últimos seis anos, quando os termômetros da capital marcaram 34ºC.

 

O Corpo de Bombeiros que foi chamado para sinalizar a via suspeitou, primeiro, de vazamento de gás no subsolo da rua, mas não encontrou nenhum vestígio no local. Ainda segundo os bombeiros, é mais provável que o calor tenha provocado um deslocamento das placas de concreto. O trecho da Avenida Iguaçu foi interditado.

 

asfaltointerna05022012.jpg

Link to comment
Share on other sites

Que loucura!! O AAA tinha colocado isso no twitter dele. Os edifícios provocam alteração microclimática! As quadras detrás devem ficar mais frescas em função da filtragem que o vapor deve fazer na radiação solar.

 

Eu estou animado com o inverno.... saindo de La Nina e entrando em neutralidade bem no começo da estação. É bom para nossas latitudes.

Eu estou bem pessimista devido ao padrão da América do Norte. Espero estar errado... realmente espero, senão será uma catástrofe.

 

Por aqui nada de concreto entortando, mas está bem quente. Tive mínima de 23,0° e agora faz 33,2° com 55%! Fosse pelo calor e os postos de combustiveis de POA deveriam simplesmente explodir!! Os postos, os veículos e tudo o que contém gás de cozinha! BUM!!!

 

Abraços calorentos!

Link to comment
Share on other sites

Hoje está sendo uma maravilhosa surpresa aqui em Ctba! AInda tá 26oC no aero, e 25oC no Bacacheri, com uma brisinha agradável! :good: Nenhum modelo previa menos de 30oC hoje para cá, mas a não ser que todas as nuvens desapareçam daqui a dois segundos (by Marcola), hoje não parecemos de 28oC na pior das hipóteses!

 

O GFS dá até um friozinho para o final de semana no RS e sul de SC. Do norte de SC para o PR, um alívio, principalmente para a faixa leste! Creio que está terá sido a mais forte onda de calor deste verão, e ela termina na sexta!

 

Também estou otimista para o inverno! A América do Norte não me desanima, porque eu cancei de me animar com invernos frios por lá e não dava em nada aqui, he he he! :rtfm: Acho que terminamos de pagar nossos pecados na década de 2000! :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Hoje está sendo uma maravilhosa surpresa aqui em Ctba! AInda tá 26oC no aero, e 25oC no Bacacheri, com uma brisinha agradável! :good: Nenhum modelo previa menos de 30oC hoje para cá, mas a não ser que todas as nuvens desapareçam daqui a dois segundos (by Marcola), hoje não parecemos de 28oC na pior das hipóteses!

 

O GFS dá até um friozinho para o final de semana no RS e sul de SC. Do norte de SC para o PR, um alívio, principalmente para a faixa leste! Creio que está terá sido a mais forte onda de calor deste verão, e ela termina na sexta!

 

Também estou otimista para o inverno! A América do Norte não me desanima, porque eu cancei de me animar com invernos frios por lá e não dava em nada aqui, he he he! :rtfm: Acho que terminamos de pagar nossos pecados na década de 2000! :sarcastic:

 

Zé, estou torcendo e muito para que a cobertura de nuvens que está sobre Joinville não saia até pelo menos as 18:00 h....

 

Está um tanto quanto agradável, com 26ºC agora na minha estação....

 

Lembrando que ontem, via twitter, o CIRAM/EPAGRI previa 38ºC para o litoral norte catarinense!!!!

Link to comment
Share on other sites

Campos anotou hoje mais uma mínima boa, com 8,8ºC. Agora 25,9ºC que é uma temperatura pouco usual em CdJ

 

Realmente faz um "calorzinho" por lá agora. E em Juiz de Fora está um dia quente (31ºC), se bem que estaria bem mais quente, não fosse o fato da UR

estar baixa (apenas 31%).

 

Pelo satélite, percebe-se que hoje será mais um dia sem chance de chuva :cray:

Link to comment
Share on other sites

Carlão, show de bola o local! Só não vai virar sapo pela alta UR hein?? hahahhaha

 

Abraços!

 

Um cenario tipico de Abril por volta de 14 horas , seria assim - Faria Lima na Zona Sul 26° com céu limpo, SBC nublado com 21° e neblina Riacho Grande com 17°....isso acontece direto

 

 

O acesso para você trabalhar vai ser tranquilo?

Link to comment
Share on other sites

Carlão, show de bola o local! Só não vai virar sapo pela alta UR hein?? hahahhaha

 

Abraços!

 

Um cenario tipico de Abril por volta de 14 horas , seria assim - Faria Lima na Zona Sul 26° com céu limpo, SBC nublado com 21° e neblina Riacho Grande com 17°....isso acontece direto

 

 

O acesso para você trabalhar vai ser tranquilo?

 

Pelo Rodoanel ficou muito melhor....devo gastar 1 hora....Luba uma curiosidade desta região. Segundo a Ecovias, em 2011 houve 71 dias de neblina,numero bem abaixo de 2008 com 100 dias e com 98 dias em 2007

Link to comment
Share on other sites

Foi só você falar de desaparecer as nuvens, que agora aqui só tem uma e outra! E agorinha tava completamente nublado

 

Efeito Marcola! Em 2 segundos, sumiu toda a nebulosidade! 29oC no Aero às 15:00, 30,XoC no Bacacheri! CARALEO, que inferno! :heat:

Cuidado com esse "efeito Marcola". Agora tenho 36,8° com 46%. Sensação de 44,3°. Vai que esse calorzinho chega até Curitiba!!!

 

Nem tinha me dado conta do inferno, já que estou dentro de casa com tudo fechado e ventilador direto em mim. Mas aqui dentro faz 30,8° com 64%. Lá fora um delicioso vento NNO a 11,6 km/h e poucos nuvens com cirrus.

 

Abraços com efeito!

Link to comment
Share on other sites

A onda de calor é especialmente forte entre SP, PR e Paraguai. Sertão nordestino tórrido como sempre,

e é interessante observar os pontos roxos e azuis no mapa, distribuídos de uma forma totalmente aleatória. Isto

ocorre porque ali estão localizados pontos fortes de chuva, que fazem cair a temperatura.

 

maxshdbr.png

Link to comment
Share on other sites

 

Pelo Rodoanel ficou muito melhor....devo gastar 1 hora....Luba uma curiosidade desta região. Segundo a Ecovias, em 2011 houve 71 dias de neblina,numero bem abaixo de 2008 com 100 dias e com 98 dias em 2007

 

 

Estou curioso para acompanhar as suas medições, Carlos! Deve ser bem mais frio que aqui na região do Parque do Ibirapuera!

Link to comment
Share on other sites

Carlão, show de bola o local! Só não vai virar sapo pela alta UR hein?? hahahhaha

 

Abraços!

 

Um cenario tipico de Abril por volta de 14 horas , seria assim - Faria Lima na Zona Sul 26° com céu limpo, SBC nublado com 21° e neblina Riacho Grande com 17°....isso acontece direto

 

E a mínima neste cenário típico abrilino, ficaria na casa de:

 

15ºC em SP, 13ºC em SBC e 12ºC em RG. Já estou vendo a "cena": além do Marcos, você xingando direto e reto a MM... :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Foi só você falar de desaparecer as nuvens, que agora aqui só tem uma e outra! E agorinha tava completamente nublado

 

Efeito Marcola! Em 2 segundos, sumiu toda a nebulosidade! 29oC no Aero às 15:00, 30,XoC no Bacacheri! CARALEO, que inferno! :heat:

 

Já tem viração em Ctba:

 

25264916.png

 

Em Lages, o sol sai agora e aquece tudo. Deve estar uns 26ºC.

Link to comment
Share on other sites

Foi só você falar de desaparecer as nuvens, que agora aqui só tem uma e outra! E agorinha tava completamente nublado

 

Efeito Marcola! Em 2 segundos, sumiu toda a nebulosidade! 29oC no Aero às 15:00, 30,XoC no Bacacheri! CARALEO, que inferno! :heat:

 

Já tem viração em Ctba:

Se fosse em POA não teria viração, mas "nublação", hehehhe: chuva passando na Região Metropolitana e aqui dando um vento seco, caindo de 36° para 28°, nublando e ficando assim até o final da noite.

 

Minha máxima foi de 36,8° e a u.r. não baixou dos 45%. A sensação atingiu 44,3°!! Agora tem uma Cb tentando se desenvolver sobre a cidade, vindo de S e SO, mas está difícil!! O radar pega chuva muito forte imediatamente a SO daqui. Temos algumas trovoadas, mas fica nisso.

 

Agora tenho 31,0° com 66% e venta de ESE a 11,8 km/h.

 

Abraços Marcola!

Link to comment
Share on other sites

Foi só você falar de desaparecer as nuvens, que agora aqui só tem uma e outra! E agorinha tava completamente nublado

 

Efeito Marcola! Em 2 segundos, sumiu toda a nebulosidade! 29oC no Aero às 15:00, 30,XoC no Bacacheri! CARALEO, que inferno! :heat:

 

Já tem viração em Ctba:

 

25264916.png

 

Em Lages, o sol sai agora e aquece tudo. Deve estar uns 26ºC.

Shima, qual a diferença entre morar em Curitiba e Lages, Climaticamente falando?

Link to comment
Share on other sites

A onda de calor é especialmente forte entre SP, PR e Paraguai. Sertão nordestino tórrido como sempre,

e é interessante observar os pontos roxos e azuis no mapa, distribuídos de uma forma totalmente aleatória. Isto

ocorre porque ali estão localizados pontos fortes de chuva, que fazem cair a temperatura.

 

maxshdbr.png

 

Exato Renan. O núcleo dessa bolha de ar quente está exatamente entre o Paraná, Paraguai e MS. Veio do norte da Argentina passar umas férias mais para o leste...

Link to comment
Share on other sites

Uma das piores ondas de calor da última década é o que temos enfrentado por aqui. No extremo oeste paranaense, quase todos os dias do mês até agora tiveram marcas entre 38C e 39C. Hoje tive máxima de horrendos 37,4°C! Maior até que a máxima do ano passado.. Agora são 20h35 e ainda registro impressionantes 32,1°C!

A seguir, uma amostra do martírio dos últimos dias:

 

Dia

01/02/2012 Mín 20,8 Máx 33,5

02/02/2012 Mín 19,8 Máx 33,1

03/02/2012 Mín 22,9 Máx 34,0

04/02/2012 Mín 23,2 Máx 35,0

05/02/2012 Mín 22,8 Máx 35,3

06/02/2012 Mín 23,7 Máx 35,8

07/02/2012 Mín 22,8 Máx 36,7

08/02/2012 Mín 22,6 Máx 37,4

 

Isso tudo com céu aberto, quase nada de nuvens e ar seco. Aqui em Cianorte o racionamento de água deve seguir até o final de semana pelo menos.

Link to comment
Share on other sites

Igor, eu fui no show rural, em cascavel, e realmente tá muito quente!! Na viagem de volta a medida que íamos nos afastando o tempo ia refrescando. Talvez porque ja ia anoitecendo mesmo... Quando chegamos aqui já estava 26C e começando a chover... Agora ta uns 24C, digo isso porque cada um dos termômetros aqui de casa está apontando um valor haha, e na verdade nao confio em nenhum deles... hehe

Link to comment
Share on other sites

hehehe.. bom, mas se estivesse uns 24C agora aqui estaria bom demais. A verdade é que essa onda de calor extrapolou os limites normais da região em horas de calor intenso e falta de nebulosidade, mesmo nessa época. O pior de tudo é que o GFS só coloca um "leve" refresco no fim de semana e logo o calor exagerado retorna. E pra piorar, sem expectativa de chuva regular. Será que o inverno irá recompensar?

Link to comment
Share on other sites

Espero muiiiiito que esse inverno seja ótimo!!!!!! Com neve farta aqui em casa hahaha.... todos os anos eu fiquei lá fora esperando na garoa com 0 e 3 graus, e isso vcs sabem que é muito tenso e desanimador. Principalmente quando você vê aquela garoa caindo dançando e acha que é neve. Queria saber se era ou não, porque não sou um expert no assunto, já que faço faculdade de informática hehehe

Link to comment
Share on other sites

Chuva hoje:

 

Aqui: 3,5 mm

Jardim Botânico (INMET): 5,3 mm

RBS: 11,9 mm

 

Choveu muito forte ao norte e, pelo visto, de forma irregular em outras partes da cidade. Mas continua quente e abafado! Agora tenho 26,5° com 85% e pressão em 1005,7 mb. A frente está agindo com força na Campanha e no Sul do RS.

Link to comment
Share on other sites

 

Pelo Rodoanel ficou muito melhor....devo gastar 1 hora....Luba uma curiosidade desta região. Segundo a Ecovias, em 2011 houve 71 dias de neblina,numero bem abaixo de 2008 com 100 dias e com 98 dias em 2007

 

 

Estou curioso para acompanhar as suas medições, Carlos! Deve ser bem mais frio que aqui na região do Parque do Ibirapuera!

 

Vc está próximo ao Parque Luba..?? Trabalho ali na Amauri no predio do Parigi ,ali proximo a Faria Lima..poderíamos fazer um encontro com os demais aqui em SP..

Link to comment
Share on other sites

Impressionante como a cidade de sp atrai aquelas pancadas fortes de verão. Tem até um estudo que mostra que antigamente a pluviosidade da região entre sp e a serra do mar era maior que a cidade de sp, mas que atualmente o local que mais chove é o centro da cidade!

 

Hoje voltei pra sp e entre 16:00 o avião estava pousando em congonhas. Da janela deu para ver uma tempestade muito forte pegando parte da zs, toda a zl e centro, de maneira que ela mesmo distante fez o avião inclinar de um lado para o outro, e balançando muito!! Quase pousando já, o piloto teve que arremeter. Ele explicou depois que teve que fazer isso por causa dos fortes ventos. Eu que não tenho medo de avião, suei frio! haha

 

Enquanto isso, as regiões fora da "mancha de concreto" não tinham chuva, e poucas nuvens!

Link to comment
Share on other sites

Espero muiiiiito que esse inverno seja ótimo!!!!!! Com neve farta aqui em casa hahaha.... todos os anos eu fiquei lá fora esperando na garoa com 0 e 3 graus, e isso vcs sabem que é muito tenso e desanimador. Principalmente quando você vê aquela garoa caindo dançando e acha que é neve. Queria saber se era ou não, porque não sou um expert no assunto, já que faço faculdade de informática hehehe

Lucas, voce já viu queda de neve aí?

Link to comment
Share on other sites

Espero muiiiiito que esse inverno seja ótimo!!!!!! Com neve farta aqui em casa hahaha.... todos os anos eu fiquei lá fora esperando na garoa com 0 e 3 graus, e isso vcs sabem que é muito tenso e desanimador. Principalmente quando você vê aquela garoa caindo dançando e acha que é neve. Queria saber se era ou não, porque não sou um expert no assunto, já que faço faculdade de informática hehehe

Lucas, voce já viu queda de neve aí?

 

Infelizmente não :negative:

Já passou perto varias vezes, com temperatura baixissima e uma garoa, mas nada mais do que isso. Já aconteceu de congelar as roupas no varal e etc, mas neve só meus pais mesmo. É meu sonho ver neve por aqui...

Link to comment
Share on other sites

Muito quente dentro do meu quarto: 23h e ainda faz 28,5ºC ! Fala sério, é tenso dormir assim !

 

Mas não tenho muito do que reclamar quando vejo as mensagens do Igor. Aqui em Juiz de Fora, a vantagem é que

a temperatura sempre cai legal à noite, isso é uma certeza. Além do quê, os dias têm sido anormalmente secos,

então isso favorece a queda mais acentuada à noite. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Não sei se é a frente, propriamente dita, ou uma linha de instabilidade que se desloca com velocidade. Está ao sul de Porto Alegre, estimo que pela uma hora da manhã atinja a capital.

Está feia a coisa!!! A MetSul lançou alerta pelo twitter. O radar mostra chuva MUITO forte, e numa faixa contínua que vai do sul da Laguna dos Patos até Santa Maria, além de outros pontos mais a oeste.

 

Aqui faz 26,2° com 82%. Céu limpo, sem vento e pressão em 1005,6 mb.

 

Esperamos a tormenta!!

 

Abraços tempestuosos!

Link to comment
Share on other sites

hehehe.. bom, mas se estivesse uns 24C agora aqui estaria bom demais. A verdade é que essa onda de calor extrapolou os limites normais da região em horas de calor intenso e falta de nebulosidade, mesmo nessa época. O pior de tudo é que o GFS só coloca um "leve" refresco no fim de semana e logo o calor exagerado retorna. E pra piorar, sem expectativa de chuva regular. Será que o inverno irá recompensar?

 

Você acha que essa onda de calor bateu todos os recordes da normal 61-90 na região Oeste??? Muita gente dizendo que nunca viu nada igual por aqui... :heat: :hysteric:

 

Com esse inverno HORRÍVEL na Am. do Norte, e um verão totalmente fora dos padrões no sul do Brasil, fica difícil não acreditar que teremos a temperatura global novamente nas alturas esse ano... O Weather channel destacou que de 2006 pra cá, já o segundo inverno sem neve e sem "frozen periods" em boa parte dos E.U.A!!!

Isso é de desanimar qualquer amante do frio. :sad: :cray:

 

Em meio a tudo isso, o prof. Luiz Carlos Molion em entrevista ao Canal Rural ontem, reafirmou novamente estarmos entrando num período de "resfriamento global".

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.