Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Fevereiro 2012


Joao
 Share

Recommended Posts

  • Replies 952
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Desvios Fevereiro 2012 (até dia 26):

 

Porto Alegre: (+1,6) 26,3 - 136,6 mm (108,6mm)

 

Santa Maria: (+2,0) 26,0 - 145,8 mm (130,0 mm)

 

Bagé: (+1,0) 24,4 - 122,8 mm (133,0 mm)

 

Passo Fundo: (+1,6) 23,5 - 84,0 mm (148,0 mm)

 

Florianópolis: (+1,2) 25,9 - 73,8 mm (197,7 mm)

 

Curitiba: (+1,8) 22,2 - 156,6 mm (142,1 mm)

 

São Paulo: (+1,6) 24,0 - 184,4 mm (217,4 mm)

 

Campo Grande: (+0,8) 25,2 - 171,2 mm (187,1 mm)

 

Cuiabá: (+1,0) 26,3 - 130,2 mm (199,0 mm)

 

Belo Horizonte: (+0,4) 23,6 - 43,6 mm (188,4 mm)

 

Brasília: (-0,7) 21,1 - 104,6 mm (214,7 mm)

 

Goîânia: (-0,5) 23,3 - 368,2 mm (213,3 mm)

 

Rio Branco: (-1,0) 24,4 - 485,6 mm (285,9 mm)

Link to comment
Share on other sites

Já estou de olhos abertos, mas por enquanto aqui em SP nem sinal, cheiro, qualquer coisa que indique que o outono está a caminho. O verão climatico iniciou-se por aqui por volta do dia 10/Dez. Mas num piscar de olhos o outono pode dar as caras. Mas, como disse, por enquanto, nenhum prenúncio.

 

Eu diria que as coisas correram da sgte forma:

- inverno climático (meses de 17,9 pra baixo): até 28/9

- primavera (meses de 18,0 a 21,9): 29/9 a 1/2

- verão (meses de 22,0 pra cima): desde 2/2

O problema é se essa inhaca se feder ainda mais e o verão climático se estender até abril... :hang1:

Para Curita, eu diria que os parâmetros são estes:

- inverno: meses de 15,9 pra baixo

- verão: meses de 20,0 pra cima

- meia estação: os que ficam entre 16,0 e 19,9

 

Lucci, se analisarmos unicamente as temperaturas, concordaria com você. Mas temos que analisar questões como regime pluviométrico, dinâmicas de massars de ar. Repare que a partir do dia que citei (10 dez), aumentou muito a precipitação (especialmente em jan), a ocorrência de MP´s tornou-se bem escassa (com excessão daquela no final de jan, que foi descomunal para a época). Concordo que o inverno climático foi até o final de setembro. Mas acho um equívoco dizer que a primavera durou até fevereiro. Para mim, ela se estendeu até início de dezembro.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Esta pequena quantidade de chuva em BH neste mês reflete o

que aconteceu no geral em Minas. Pouca precipitação no estado

este mês, em função do deslocamento da ZCAS mais para o norte.

 

As chuvas foram irregulares, com formação de instabilidades dispersas,

diferentemente do que ocorre quando há ZCAS.

 

Consequentemente, o mês vai fechar um pouco acima da média no

que diz respeito às temperaturas em muitas cidades do estado...incluindo

JDF. Depois de 3 meses com anomalias negativas, Fevereiro mais uma vez

fechará como "o mês mais quente do verão". É o que comumente ocorre.

Link to comment
Share on other sites

Muita chuva ontem a noite em Santos , em cerca de duas horas das 21hs as 23hs, cairam 47 mm...Minha minima ficou em 23,2 hoje

 

É UM BAFO SÓ!

 

AQUI EM CASA DEU 12,8 E NA REGIÃO, 9,1 EM URUPEMA

 

Vamos fazer uma campanha humnanitária de doação de gelo para o Coutinho! :pleasantry:

 

 

:laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Apucarana em 24 minutos recebeu 38.7 mm até agora 00:18 hs.

Trovoadas, chuva com vento Norte-Nordeste de 25 km/h com rajadas de 32 km/h.

 

Para ser mais preciso: 2 mm. Tá difícil!

 

Aí deve ser o lugar onde o jato faz a curva! Só pode! :hang1:

 

Está assim em quase toda região Noroeste e Oeste!!! Muita divergência nos volumes de precipitação em cidades próximas...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Desvios Fevereiro 2012 (até dia 26):

 

Porto Alegre: (+1,6) 26,3 - 136,6 mm (108,6mm)

 

Santa Maria: (+2,0) 26,0 - 145,8 mm (130,0 mm)

 

Bagé: (+1,0) 24,4 - 122,8 mm (133,0 mm)

 

Passo Fundo: (+1,6) 23,5 - 84,0 mm (148,0 mm)

 

Florianópolis: (+1,2) 25,9 - 73,8 mm (197,7 mm)

 

Curitiba: (+1,8) 22,2 - 156,6 mm (142,1 mm)

 

São Paulo: (+1,6) 24,0 - 184,4 mm (217,4 mm)

 

Campo Grande: (+0,8) 25,2 - 171,2 mm (187,1 mm)

 

Cuiabá: (+1,0) 26,3 - 130,2 mm (199,0 mm)

 

Belo Horizonte: (+0,4) 23,6 - 43,6 mm (188,4 mm)

 

Brasília: (-0,7) 21,1 - 104,6 mm (214,7 mm)

 

Goîânia: (-0,5) 23,3 - 368,2 mm (213,3 mm)

 

Rio Branco: (-1,0) 24,4 - 485,6 mm (285,9 mm)

 

Realmente a altitude é muito marcante no verão para as medias baixas, brasilia ta com 21,1? :shok:

Link to comment
Share on other sites

Belo Horizonte: (+0,4) 23,6 - 43,6 mm (188,4 mm)

 

Esta pequena quantidade de chuva em BH neste mês reflete o

que aconteceu no geral em Minas. Pouca precipitação no estado

este mês, em função do deslocamento da ZCAS mais para o norte.

 

Renan,não é a primeira vez que Belo Horizonte chove pouco em fevereiro...no Fev do ano passado choveu 67mm e de 1985 a 2011 tivemos ainda em 1987 com 72,2 mm, 2001 com 64,7 mm , 2010 com 85,9 mm.....

 

Em Juiz de Fora neste fevereiro , sua cidade já conta com 107,2 mm de precipitação...com uma média parcial compensada até ontem de 21,7..

Link to comment
Share on other sites

Será que Rio Branco vai bater os 500 mm nesse mês? Meu Deus! Parece uma cidade da Índia nas monções!

 

Por aqui março vai entrar inaugurando um bom resfriamento. A MetSul prevê 15° para cá no início do mês nos lugares mais frios. Delícia!!! http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/metroclima/default.php?reg=1002&p_secao=7# Aqui devo ter 18°.

 

Hoje esfriou bem à noite e tive 20,3°. À meia-noite fazia 23,3°. Agora tenho 31,3° com 50%. Vento S a 8,4 km/h e céu praticamente limpo!

Link to comment
Share on other sites

A previsão ainda é de chuvas aqui para a região até o final do mês. Entretanto, choveu muito pouco este mês. Até agora, 100 mm para uma cidade que é conhecida pela alta umidade e precipitação. Em janeiro foram em torno de 130 mm, totalizando um volume anual na casa dos 230 mm até o momento.

 

Em uma breve recordação, a somatória da chuva no ano passado para estes dois meses girou em torno de "módicos" 960 mm (627 mm em janeiro e 333 mm em fevereiro de 2011).

Link to comment
Share on other sites

Fevereiro 2012 - Precipitação acumulada:

 

Curitiba: 156,6 mm

Porto Alegre: 136,6 mm

Florianópolis: 73,8 mm

 

São Paulo: 184,4 mm

Vitoria: 85,2 mm

Rio de Janeiro: 62,8 mm

Belo Horizonte: 43,6 mm

 

Goîânia: 368,2 mm

Campo Grande: 171,2 mm

Cuiabá: 130,2 mm

Brasília: 104,6 mm

 

Rio Branco: 485,6 mm

Porto Velho: 395,4 mm

Macapá: 346,0 mm

Belem: 259,6 mm

Manaus: 250,0 mm

Palmas: 215,2 mm

Boa Vista: 16,8 mm

 

Teresina: 260,4 mm

São Luis: 223,6 mm

Recife: 164,8 mm

João Pessoa: 135,7 mm

Aracaju: 108,4 mm

Natal: 100,8 mm

Maceió: 64,8 mm

Salvador: 63,1 mm

Fortaleza: 40,2 mm

Link to comment
Share on other sites

Por aqui o mundo se prepara para cair...tá roncando trovoada....

 

Por aqui na Zona Sul de SP a tempestade parou ..tenho 23 graus, mas chove na Zona Norte ainda...No litoral pra variar nem um pingo e 28 graus....O ABC escapou da chuva de hoje....Na Mantiqueira Campos do Jordão tem chuva fraca com agradáveis 16 graus.......No interior o sol bombando , Campinas tem 30 graus enquanto Ribeirão Preto tem 35,0..Vejam qto's cenarios diferentes no estado de SP nesta tarde...

Link to comment
Share on other sites

27/02/2012 15:35 - Atualizado em 27/02/2012 16:00

Fenômeno La Niña chega ao fim no Pacífico

Mudanças nos oceanos favorecem fim de verão com mais chuva no Estado

 

O fenômeno que foi o principal causador da estiagem deste verão no Rio Grande do Sul chega ao fim no Oceano Pacífico. Dados divulgados nesta segunda-feira pela Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (Noaa, na sigla em inglês), indicam que as anomalias de temperatura da superfície do mar na região do Pacífico Central Equatorial não são mais típicas de La Niña. O dado dos Estados Unidos corrobora informação da MetSul Meteorologia, a partir de registros feitos pela Meteorologia da Austrália, sobre o fim do episódio de La Niña.

 

O boletim de hoje do Noaa diz que “as anomalias de circulação atmosférica persistem de La Niña, mas as águas aqueceram consideravelmente no Pacífico Central”. Segundo o meteorologista-chefe Eugenio Hackbart, da MetSul Meteorologia, El Niño e La Niña são fenômenos oceânico-atmosféricos. “A atmosfera ainda age ainda por algum tempo como se estivesse em La Niña, mas as condições no oceano já não são típicas do fenômeno”, disse.

 

Segundo Hackbart, a região do Pacífico Equatorial passou nas últimas duas semanas por rápida transição de La Niña (águas mais frias que a média) para neutralidade (ausência dos fenômenos La Niña e El Niño). Na última semana, tanto a Meteorologia dos Estados Unidos como da Austrália informaram que anomalia da temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial foi de -0,4°C, valor que é considerado como de neutralidade. No Pacífico Leste, o aquecimento foi mais significativo e as águas estão 0,9°C acima da média, como se houvesse El Niño na região.

 

Segundo o diretor-geral da MetSul, o Pacífico Leste costuma ter uma influência forte e rápida no clima do Rio Grande do Sul, trazendo mais chuva quando está mais quente que a média – como neste final de fevereiro. “O cenário de aquecimento do Pacífico e as águas mais quentes também no Atlântico junto ao litoral gaúcho criam condição propícia para chuva com maior frequência e volumes mais altos neste fim de verão no Rio Grande do Sul”, sintetiza Hackbart.

 

A MetSul Meteorologia não descarta para os próximos meses a volta do El Niño, fenômeno caracterizado por águas superficiais mais quentes que a média no Pacífico Equatorial e que na maioria das vezes traz mais chuva e enchentes para o Rio Grande do Sul. A última ocorrência de El Niño foi durante a segunda metade de 2009 e no começo de 2010. Alguns modelos computadorizados que fazem projeções de clima para vários meses a frente, segundo a MetSul, aumentaram a possibilidade de condições de El Niño na metade do ano.

 

Jornal Correio do Povo Online de hoje-Metsul

 

torço pela neutralidade...pois,inverno com El Nino é doido demais!!!

Link to comment
Share on other sites

Por aqui o mundo se prepara para cair...tá roncando trovoada....

 

Por aqui na Zona Sul de SP a tempestade parou ..tenho 23 graus, mas chove na Zona Norte ainda...No litoral pra variar nem um pingo e 28 graus....O ABC escapou da chuva de hoje....Na Mantiqueira Campos do Jordão tem chuva fraca com agradáveis 16 graus.......No interior o sol bombando , Campinas tem 30 graus enquanto Ribeirão Preto tem 35,0..Vejam qto's cenarios diferentes no estado de SP nesta tarde...

 

Que delicia 6 horas com chuvinha e 16 graus eim!! :heart:

Link to comment
Share on other sites

Para ser mais preciso: 2 mm. Tá difícil!

 

Aí deve ser o lugar onde o jato faz a curva! Só pode! :hang1:

 

Está assim em quase toda região Noroeste e Oeste!!! Muita divergência nos volumes de precipitação em cidades próximas...

 

Sds.

 

São Pedro não aguentou minhas reclamações e resolveu despejar 10 mm aqui no meu bairro hoje a tarde :good2: Mas só aqui..hehe.. Mín 20,8°C e Máx 30,8°C.

Aos poucos as coisas voltarão ao normal... Tem uma linha de instabilidade patrolando o noroeste do PR agorinha e deve chegar aqui na próxima hora. Alguns relâmpagos já ocorrem à noroeste.

 

raios.jpg.3911e94665aee19c68fc4eb242f85d7a.jpg

raios1.jpg.95ea97acd1f6ccac8b31d8e17c7a20dc.jpg

Link to comment
Share on other sites

Aqui, pra variar, muito pouca chuva, Carlão...em torno de 3 mm....agora está uma garoa inapreciável....

 

Temperatura em torno de 24 graus....

 

O dia até que foi comportado hj, com máxima em torno de 29 graus....

 

Mas a semana ainda promete algumas surpresas, com calor ainda...haja saco....

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Amigos...não consigo lembrar mais a sensação de sentir 15 graus em uma noite...faz pelo menos uns 5 meses..Bem agora nos proximos dias estarei indo para um dos mais pontos frios da capital paulista...com destaque nas maximas mais baixas..vamos ver..

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

27/02/2012 15:35 - Atualizado em 27/02/2012 16:00

Fenômeno La Niña chega ao fim no Pacífico

 

Alguns modelos computadorizados que fazem projeções de clima para vários meses a frente, segundo a MetSul, aumentaram a possibilidade de condições de El Niño na metade do ano.

 

Jornal Correio do Povo Online de hoje-Metsul

 

Chocante para qualquer baziano!

Link to comment
Share on other sites

São Paulo - Hoje:

 

chuva2-sp-ae-g-20120227.jpg

chuva3-sp-ae-g-20120227.jpg

A forte chuva que caiu nesta tarde também provocou alguns pontos de alagamento, como este na avenida Ordem e Progresso, no bairro do Limão, na zona norte

 

chuva-sp-ae-g-20120227.jpg

Pancada de chuva que atingiu a capital na tarde desta quarta-feira (27), na avenida Paulista, atrapalhou a vida dos pedestres que circulavam pela região

 

R7

Link to comment
Share on other sites

Amigos...não consigo lembrar mais a sensação de sentir 15 graus em uma noite...faz pelo menos uns 5 meses..Bem agora nos proximos dias estarei indo para um dos mais pontos frios da capital paulista...com destaque nas maximas mais baixas..vamos ver..

 

Carlos, a última vez que senti um frio assim foi em dezembro quando, por sorte, fui até a minha estação na Serra e peguei uma temperatura baixa, com vento e chuva fina...

 

Por aqui, faz teeeeeeeempo....

 

E quanto ao El Nino, francamente...já nao basta um verão com ondas de calor potentes e duradouras.... :negative:

Link to comment
Share on other sites

27/02/2012 15:35 - Atualizado em 27/02/2012 16:00

Fenômeno La Niña chega ao fim no Pacífico

 

Alguns modelos computadorizados que fazem projeções de clima para vários meses a frente, segundo a MetSul, aumentaram a possibilidade de condições de El Niño na metade do ano.

 

Jornal Correio do Povo Online de hoje-Metsul

 

Chocante para qualquer baziano!

 

Qual metade do ano?.....

 

Para os amigos do Paraná.

 

A estação de referência é LONDRINA.

 

quem tiver saco...pergunte...

 

vejo muito lixo na mídia...dane-se.

 

Falar em ENSO, para Londrina em março de qualquer ano....é chute...REPITO CHUTE...NÃO HÁ CONSISTÊNCIA.

 

Eu fixei Londrina nessa resposta porque a expressão Sul do Brasil...não representa uma unidade climática.

 

IGORnino12.png

Link to comment
Share on other sites

Qual metade do ano?.....

 

Pelo que eu entendi, da metade do ano (nosso inverno) em diante.

 

Acabo de registrar o maior volume em um dia desde 25/01. Foram 35 mm na última hora! Temperatura atual em 20,4°C. Trovoadas.

 

Querido Igor....o chato aqui sou eu.

 

Esse linguajar impreciso é característico do embromation.

 

Temos dois binômios (onde? e quando?) e (intensidade? e frequencia?)

Link to comment
Share on other sites

Em inverno de El-Nino são muito altas as chances de termos ao menos um mês de junho ou julho com anomalia maior ou igual a +2C em Porto Alegre.
27/02/2012 15:35 - Atualizado em 27/02/2012 16:00

Fenômeno La Niña chega ao fim no Pacífico

 

Alguns modelos computadorizados que fazem projeções de clima para vários meses a frente, segundo a MetSul, aumentaram a possibilidade de condições de El Niño na metade do ano.

 

Jornal Correio do Povo Online de hoje-Metsul

 

Chocante para qualquer baziano!

Se for isso teremos pelo menos algum período de m**** no inverno. Esse era o nosso GRANDE temor: acabar o verão e a La Niña ir embora junto. Se entrar o El Niño será a combinação ideal para detonar com a agricultura e o inverno ao mesmo tempo.

 

Lembro que em 1994 tivemos junho quente, 95 e 97 tiveram julhos quentes e muito calor fora de época no inverno, 1998 TOTAL ausência de uma mp decente, 2002 julho lixo, 2005 julho lixo...

 

Hoje tive máxima de 31,7°. Agora tenho 23,2° com 69%.

 

Abraços sem El Niño!

Link to comment
Share on other sites

Amigos...não consigo lembrar mais a sensação de sentir 15 graus em uma noite...faz pelo menos uns 5 meses..Bem agora nos proximos dias estarei indo para um dos mais pontos frios da capital paulista...com destaque nas maximas mais baixas..vamos ver..

 

 

Carlos,

 

Fico feliz por você! Vai trocar a sauna da Baixada Santista pela neblina da Serra do Mar! Ótima troca!! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Aqui no litoral paulista tinha 26 graus as 09 da noite....agora meia-noite tenho 27,0...temperatura em elevação....que maravilhaaaa..!!

 

 

Pode, Arnaldo? A Física não permite...

 

Aqui em SP tenho 22,3ºC. Ruim, mas poderia estar pior! Jordan Fields com agradáveis 14,8ºC e Urupema com 17,4ºC...

 

Alguém sabe me dizer como se comporta o clima em Campos do Jordão durante um El Niño? A cidade, por ter a altitude como um dos principais influenciadores do clima, é menos afetada pelo fenômeno???

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe me dizer como se comporta o clima em Campos do Jordão durante um El Niño? A cidade, por ter a altitude como um dos principais influenciadores do clima, é menos afetada pelo fenômeno???

CDJ tem mínimas boas em El Niño. Com o bloqueio das frentes no Sul, a mTa atua com força no Sudeste e estabiliza a atmosfera, mantendo-a seca. Quanto ao verão creio que fica mais quente devido a menor atividade da ZCAS no Sudeste.

 

Aqui 22,5° com 74% e um vento bem fresco.

 

Abraços paulistas!

Link to comment
Share on other sites

Esse ano será crucial para verificarmos a atual tendência de melhora dos nossos invernos. Em 2007 e 2009 muitas cidades do Uruguay, RS e Argentina Oriental tiveram os invernos mais frios em mais de 60 anos!! Julho de 2007, especialmente, foi o mais frio em toda a série histórica para a maioria das cidades uruguaias, boa parte das gaúchas e ainda registrou uma nevasca histórica em Buenos Aires. O ano de 2011 não foi recorde, mas se manteve num padrão muito bom.

 

Esse El-Nino viria quebrar essa sequência de invernos excepcionais no sul do Brasil e conesul. Se o frio se mantiver mesmo sob menino, será o sinal dos tempos.

Link to comment
Share on other sites

Alguns dados interessantes:

 

Análise do Trimestre JJA e do mês de julho isoladamente

Livramento:

JJA:

2007: 10,4C (mais frio da sua série histórica)

2009: 11,6C (está entre os 10 mais frios)

 

Julho:

2007: 9,0C (segundo mais frio da série, perdendo apenas para os 8,8C de 1953)

2009: 9,6C (está entre os 10 mais frios)

 

 

Análise do Trimestre JJA e do mês de julho isoladamente

Melo (Uruguay):

JJA:

2007: 9,9C (mais frio da sua série histórica)

2009: 11,0C (está entre os 10 mais frios)

2011: 11,0C (está entre os 10 mais frios)

OBS. 2010 ficou com 11,4C!!

 

Julho:

2007: 8,0C (mais frio da série histórica)

2009: 8,6C (terceiro mais frio da série)

 

Para POA ainda não fiz a análise, mas desconfia que a média dos últimos 5 JJAs é a mais fria de toda a série disponível na NASA GISSTEMP (desde 1949!!)

 

Depois o Silvio não entende a minha empolgação :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Aqui em SP, tempo quente e úmido.... Amazônico praticamente. Hoje eu suei o dia todo.

 

Hoje realmente estava desagradável! Me senti em Belém! :beach:

 

Ontem a mínima aqui no mato ficou acima dos 20ºC (20,6ºC / 29,3ºC).

Mínima de hoje: 19,6ºC... vai ser mais um dia insuportável no que se refere à calor. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.