Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Fevereiro 2012


Joao
 Share

Recommended Posts

  • Replies 952
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Que horror essa região central do RS. É muito mais quente do que qualquer lugar no Ruguai, Paraguai e Brasil!

E impressiona como SC é muito mais amena que o RS.

Climaticamente a Campanha e a região central são uma extensão do verão do pampa argentino. Show de horror! Quem dera tivéssemos as terras altas de SC naquela área.

 

Hoje foi mais uma noite horrorosa: mínima de 25,2°. Não dá para passar o dia sem alguma refresco. Já tenho 31,6° com 56%.

 

Fico preocupado em, ao viajar para a praia, deixar o computador ligado para pegar os dados da estação. Quero muito ter os registros daqui, já que será a maior onda de calor desse verão... até agora. Ontem deu 32,6° aqui dentro. Penso que nem é bom deixar a máquina ligada nessa temperatura. Quanto mais no final de semana. Creio que aqui dentro vai a 34°.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Alguns destaques de hoje (17/02):

 

Sudeste:

 

Campos do Jordão SP: 07,1

Monte Verde MG: 10,8

Maria da Fé MG: 13,4

Caldas MG: 13,8

Extrema MG: 14,9

Capão Bonito SP: 15,0

Caparaó MG: 15,0

Nova Friburgo RJ: 15,1

Tatuí SP: 15,3

Itapetininga SP: 15,5

Limeira SP: 15,7

Teresópolis RJ: 15,7

São Lourenço MG: 15,8

Diamantina MG: 15,9

Barbacena MG: 15,9

 

Sul:

 

Bom Jardim da Serra SC: 11,5

São Mateus do Sul PR: 12,6

Rio Negrinho SC: 12,8

Itaiópolis SC: 12,8

São Joaquim SC: 13,5

Urupema SC: 13,8

Ventania PR: 14,2

Irati PR: 14,2

Agua Doce SC: 14,3

Tres barras SC: 14,5

Curitiba PR: 14,6

São José dos Ausentes: 14,8

Papanduva SC: 14,9

Inacio Martins PR: 14,9

Castro PR: 15,0

Tangará SC: 15,2

General Carneiro PR: 15,7

 

Nordeste:

 

Piatã BA: 15,4

Vitoria da Conquista BA: 15,6

Morro do Chapeu BA: 16,7

Triunfo PE: 17,3

Guaramiranga CE: 17,3

Caetite BA: 17,4

Itiruçu BA: 17,7

Garanhuns PE: 17,9

 

Centro-Oeste:

 

Alto Paraiso de Goiás GO: 15,2

Cristalina GO: 16,1

Pirenópolis GO: 16,2

Brasília DF: 16,8

Silvania GO: 16,9

Goiania GO: 17,0

Mineiros GO: 17,3

Formosa GO: 17,9

Ipameri GO: 17,9

Jatai GO: 17,9

Nova Xavantina MT: 18,0

Ponta Porã MS: 18,6

 

Norte:

 

Araguaina TO: 19,0

Tracuateua PA: 19,1

São Félix do Xingu PA: 19,7

Epitaciolandia AC: 20,0

Palmas TO: 20,2

Tefe AM: 20,3

Peixe TO: 21,0

Conceição do Araguaia PA: 21,0

Rio Branco AC: 21,2

Altamira PA: 21,6

Codajas AM: 21,9

Link to comment
Share on other sites

Pelas mínimas do Sul se percebe que há uma drenagem de calor para o RS. Só há uma cidade gaúcha na lista do Carlos (Ausentes).

 

Quero me mudar para o Amazonas. Delícia algumas mínimas de lá, algo que só veremos por aqui depois do feridão.

 

Agora já tenho 34,8° com 49% e venta deliciosamente de ONO a 10,1 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Sul:

 

Bom Jardim da Serra SC: 11,5

São Mateus do Sul PR: 12,6

Rio Negrinho SC: 12,8

Itaiópolis SC: 12,8

São Joaquim SC: 13,5

Urupema SC: 13,8

Ventania PR: 14,2

Irati PR: 14,2

Agua Doce SC: 14,3

Tres barras SC: 14,5

Curitiba PR: 14,6

São José dos Ausentes: 14,8

Papanduva SC: 14,9

Inacio Martins PR: 14,9

Castro PR: 15,0

Tangará SC: 15,2

General Carneiro PR: 15,7

 

 

Tomará que a estação de Bom Jardim fique funcional o ano todo, tenho muita expectativa por ela no inverno, acho que Urupema vai ter uma baita adversária.

Link to comment
Share on other sites

Alguns destaques de hoje (17/02):

 

Sudeste:

 

Campos do Jordão SP: 07,1

Monte Verde MG: 10,8

Maria da Fé MG: 13,4

Caldas MG: 13,8

Extrema MG: 14,9

Capão Bonito SP: 15,0

Caparaó MG: 15,0

Nova Friburgo RJ: 15,1

Tatuí SP: 15,3

Itapetininga SP: 15,5

Limeira SP: 15,7

Teresópolis RJ: 15,7

São Lourenço MG: 15,8

Diamantina MG: 15,9

Barbacena MG: 15,9

 

Sul:

 

Bom Jardim da Serra SC: 11,5

São Mateus do Sul PR: 12,6

Rio Negrinho SC: 12,8

Itaiópolis SC: 12,8

São Joaquim SC: 13,5

Urupema SC: 13,8

Ventania PR: 14,2

Irati PR: 14,2

Agua Doce SC: 14,3

Tres barras SC: 14,5

Curitiba PR: 14,6

São José dos Ausentes: 14,8

Papanduva SC: 14,9

Inacio Martins PR: 14,9

Castro PR: 15,0

Tangará SC: 15,2

General Carneiro PR: 15,7

 

Nordeste:

 

Piatã BA: 15,4

Vitoria da Conquista BA: 15,6

Morro do Chapeu BA: 16,7

Triunfo PE: 17,3

Guaramiranga CE: 17,3

Caetite BA: 17,4

Itiruçu BA: 17,7

Garanhuns PE: 17,9

 

Centro-Oeste:

 

Alto Paraiso de Goiás GO: 15,2

Cristalina GO: 16,1

Pirenópolis GO: 16,2

Brasília DF: 16,8

Silvania GO: 16,9

Goiania GO: 17,0

Mineiros GO: 17,3

Formosa GO: 17,9

Ipameri GO: 17,9

Jatai GO: 17,9

Nova Xavantina MT: 18,0

Ponta Porã MS: 18,6

 

Norte:

 

Araguaina TO: 19,0

Tracuateua PA: 19,1

São Félix do Xingu PA: 19,7

Epitaciolandia AC: 20,0

Palmas TO: 20,2

Tefe AM: 20,3

Peixe TO: 21,0

Conceição do Araguaia PA: 21,0

Rio Branco AC: 21,2

Altamira PA: 21,6

Codajas AM: 21,9

 

 

Campos tá um negócio impressionante neste mês! Umas mínimas absurdas, diferença muito grande pra todas as outras cidades. Acredito que Campos vai ter uma posição de enorme destaque este mês na tabela!

 

Essa cidade de Piatã também mostrou uma mínima bem interessante para a região! Carlão, se você conseguir acompanhar essas cidades mais distantes ao longo do ano seria muito interessante para acompanhar como é o frio nessas regiões! Piatã está a 1268m de altitude, mais ou menos como é Visconde de Mauá!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pelas mínimas do Sul se percebe que há uma drenagem de calor para o RS. Só há uma cidade gaúcha na lista do Carlos (Ausentes).

 

Quero me mudar para o Amazonas. Delícia algumas mínimas de lá, algo que só veremos por aqui depois do feridão.

 

Agora já tenho 34,8° com 49% e venta deliciosamente de ONO a 10,1 km/h.

 

hahahahaha muito engraçada a parte em destaque!

Link to comment
Share on other sites

Que horror essa região central do RS. É muito mais quente do que qualquer lugar no Ruguai, Paraguai e Brasil!

E impressiona como SC é muito mais amena que o RS.

 

O Clima aqui do RS é pra gaudério de verdade.

Cara com muita frescura não resiste não...

Quem quer clima confortável e meia boca, que fique em Campos do Jordão, Ausentes ou na serra de SC.

Aqui no RS nós variamos de -5 a 40 graus.

 

Calorão gostoso em Santa Maria: 38 graus!

 

saludos

Link to comment
Share on other sites

Pelas mínimas do Sul se percebe que há uma drenagem de calor para o RS. Só há uma cidade gaúcha na lista do Carlos (Ausentes).

 

Quero me mudar para o Amazonas. Delícia algumas mínimas de lá, algo que só veremos por aqui depois do feridão.

 

Agora já tenho 34,8° com 49% e venta deliciosamente de ONO a 10,1 km/h.

 

hahahahaha muito engraçada a parte em destaque!

Obrigado, Luba!! É aquela velha história: ou a gente ri da desgraça ou chora!!

 

Agora a pouco tive uma visita surpresa aqui em casa: vieram o Torales, o Bruno e o Silvio!! Já que o Torales e o Silvio vão para o Uruguai no Carnaval, resolveram mostrar para o nosso colega curitibano a delícia do calor porto-alegrense! Ainda tive a felicidade de descobrir que os três vão fazer uma vaquinha e comprar para mim um split para colocar aqui onde estou (é claro que é brincadeira, mas bem que poderia ser verdade!!!). Agora tenho deliciosos 31,9° aqui dentro com ventilador no corpo todo. Na rua está ainda melhor: 35,8° com 47%!! Sensação de 42,0°! Pelo menos a camada de cirrustratus deixou o sol mais fraco e uma sensação mais "agradável" na rua.

 

Abraços torrados!

Link to comment
Share on other sites

Alguns destaques de hoje (17/02):

Norte:

Araguaina TO: 19,0

Tracuateua PA: 19,1

São Félix do Xingu PA: 19,7

Epitaciolandia AC: 20,0

Palmas TO: 20,2

Tefe AM: 20,3

Peixe TO: 21,0

Conceição do Araguaia PA: 21,0

Rio Branco AC: 21,2

Altamira PA: 21,6

Codajas AM: 21,9

 

Vilhena no sul de Rondônia teve mínima de 18,6ºC hoje, com céu nublado e chuva, creio que foi a menor da região norte.

 

Outro destaque do dia é Fortaleza, que está tendo talvez o seu dia mais frio desde muito tempo. Fez 20ºC com chuva e ventania hoje cedo por lá, e no momento segue chovendo e apenas 22ºC. O Cearense deve estar batendo o queixo.

 

Em Rio Branco mais um dia nublado e com chuva hoje, situação crítica em muitas cidades do Estado que estão literamente debaixo dágua com as cheias dos Rios. Estamos caminhando para possivelmente a maior enchente da história do Acre nos próximos dias. Uma pequena cidade da fronteira do lado peruano, está totalmente alagada, todos os moradores estão com suas casas debaixo d'água, bem crítico mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Caramba!! Chega a estar frio no Ceará!! Fortaleza muito agradável, com 23,9° às 14 h. "Apenas" 12° a menos do que aqui, hehehe!

 

Guaramiranga, a 870 m, tinha 19,0° no mesmo horário, sendo que chegou a 17,3° com chuva! Já aqui estou com 36,1° e 47%.

 

Viva o Ceará, pólo frio do Brasil!! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Caramba!! Chega a estar frio no Ceará!! Fortaleza muito agradável, com 23,9° às 14 h. "Apenas" 12° a menos do que aqui, hehehe!

 

Guaramiranga, a 870 m, tinha 19,0° no mesmo horário, sendo que chegou a 17,3° com chuva! Já aqui estou com 36,1° e 47%.

 

Viva o Ceará, pólo frio do Brasil!! :good2:

 

 

:laugh: :laugh:

 

Para ilustrar o "pólo frio do Brasil" neste momento:

 

maxshdbr.png

 

MARCOS, teve imitações ? :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Capitais 15:00HS:

 

Fortaleza: 22,0

Belem: 23,0

Macapá: 24,0

Recife: 24,0

Joao Pessoa: 25,0

Brasília: 26,0

São Luis: 27,0

Porto Velho: 27,0

Maceio: 27,0

Rio Branco: 28,0

Belo Horizonte: 28,0

São Paulo: 28,0

Curitiba: 28,0

Aracaju: 29,0

Boa Vista: 29,0

Campo Grande: 29,0

Teresina: 30,0

Natal: 30,0

Salvador: 30,0

Manaus: 30,0

Vitoria: 30,0

Rio de Janeiro: 30,0

Florianópolis: 30,0

Palmas: 31,0

Goiania: 31,0

Cuiabá: 31,0

Porto Alegre: 34,0

Link to comment
Share on other sites

Capitais 15:00HS:

 

Fortaleza: 22,0

Belem: 23,0

Macapá: 24,0

Recife: 24,0

Joao Pessoa: 25,0

Brasília: 26,0

São Luis: 27,0

Porto Velho: 27,0

Maceio: 27,0

Rio Branco: 28,0

Belo Horizonte: 28,0

São Paulo: 28,0

Curitiba: 28,0

Aracaju: 29,0

Boa Vista: 29,0

Campo Grande: 29,0

Teresina: 30,0

Natal: 30,0

Salvador: 30,0

Manaus: 30,0

Vitoria: 30,0

Rio de Janeiro: 30,0

Florianópolis: 30,0

Palmas: 31,0

Goiania: 31,0

Cuiabá: 31,0

Porto Alegre: 34,0

 

bizarro :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Para mim o bizarro é Fortaleza e o resto do norte estar fresco. Para Porto Alegre, está tudo na mais perfeita normalidade.

A camada de cirrustratus segurou um pouco nosso sufoco. Tive máxima de 36,2° às 14:51. Depois estabilizei nos 35,X°. Bendita nebulosidade em altura!! O vento também diminuiu e agora começa a sopra de E/NE bem fraco.

 

Agora está 35,6° com 44%, menor u.r. do dia. Venta de ENE a 2,7 km/h e pressão em 1010,1 mb.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Caramba!! Chega a estar frio no Ceará!! Fortaleza muito agradável, com 23,9° às 14 h. "Apenas" 12° a menos do que aqui, hehehe!

 

Guaramiranga, a 870 m, tinha 19,0° no mesmo horário, sendo que chegou a 17,3° com chuva! Já aqui estou com 36,1° e 47%.

 

Viva o Ceará, pólo frio do Brasil!! :good2:

 

 

:laugh: :laugh:

 

 

MARCOS, teve imitações ? :laugh:

 

Teve, tem e terá!

Link to comment
Share on other sites

Caramba!! Chega a estar frio no Ceará!! Fortaleza muito agradável, com 23,9° às 14 h. "Apenas" 12° a menos do que aqui, hehehe!

 

Guaramiranga, a 870 m, tinha 19,0° no mesmo horário, sendo que chegou a 17,3° com chuva! Já aqui estou com 36,1° e 47%.

 

Viva o Ceará, pólo frio do Brasil!! :good2:

 

 

:laugh: :laugh:

 

 

MARCOS, teve imitações ? :laugh:

 

Teve, tem e terá!

 

Pôouurrraa!! Essa maldita nebulosidade noturna trará uma noite catastrófica aqui em Porto Alegre! Tudo converge para a retensão de calor aqui nessa cidade, pôuurrraaa!

Link to comment
Share on other sites

 

Pôouurrraa!! Essa maldita nebulosidade noturna trará uma noite catastrófica aqui em Porto Alegre! Tudo converge para a retensão de calor aqui nessa cidade, pôuurrraaa!

 

DUBLAGEM:

 

"-Yo soy Marcos, yo soy porteño..." :laugh:

 

Na voz de PHP:

 

"Bem, aqui em Juiz de Fora o tempo está muito agradável, com 24ºC, claro que lá em Soledade essa temperatura

nunca ocorreu, né."

Link to comment
Share on other sites

:laugh: :laugh:

 

 

MARCOS, teve imitações ? :laugh:

 

Teve, tem e terá!

 

Pôouurrraa!! Essa maldita nebulosidade noturna trará uma noite catastrófica aqui em Porto Alegre! Tudo converge para a retensão de calor aqui nessa cidade, pôuurrraaa!

Ah!!!! Agora que entendi, hahahahaha!!!

 

Podem imitar, porque foi só eu falar da retenção da máxima que o tempo abriu de vez e o valor subiu um pouco mais! ¨*$&$*%!!! Acabo de ter 36,3°, o pico do dia!

 

A boa notícia é que boa parte da Campanha e também o centro do RS estão recheados de instabilidades, algumas muito fortes! A MetSul informou pelo twitter que caiu 41 mm em Dom Pedrito. O radar também mostra, de novo, chuva forte atingindo a cidade de São Paulo agora. Carlos, boa sorte na tua aventura!!

 

Agora 36,2°.

 

Abraços ¨#$¨&&$%&$#*&!!!

Link to comment
Share on other sites

Coutinho, o Silvio cansou de Chicago. Resolveu passar calor aqui! :good2:

 

Porto Alegre, 18hs, máxima do dia (lembra do que te falei, Silvio?):

 

Sertório: 37,2C

Menino Deus: 37,0C

Moinhos de Vento: 35,4C

Lomba: 34,3C

Minha máxima foi às 17:08 com 36,3°.

 

Agora um belo cumulus está crescendo bem em cima da cidade, mas não sei se chove... talvez dê algumas gotas. Agora faz 32,8° e aqui dentro... também!!! Tudo aberto!! Venta de ENE a 11,8 km/h.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, o cumulo deve ter uns 15km de altura e no máximo 500 metros de largura. É uma linguiça comprida! Agora goteja gotas efervescentes aqui em casa.

Xi.... ele viu Porto Alegre e pensou: "Vou sumir!!" E sumiu... virou um floquinho azul escuro. :rofl: :rofl: :good2:

 

Acabei de dar um corrida. Agora vou encontrar o sr. Silvio, Torales e esse cara aqui de cima mais uma vez. Agora 31,2° e nuvens ao oeste.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

A MetSul informando que a TSM do Atlântico subiu e está acima da média aqui no Sul: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=139&Caderno=0&Noticia=393200. Má notícia que só piora o calor, e pela estabilidade atmosférica nem assim traz chuva.

 

Com esse calor todo os interiores estão infernais. Aqui no computador variou de 29,2° a 32,6°. Sauna!!

 

Notei que sempre que o Atlântico sul aquece há formação de Cb's na região de Santo Antônio da Patrulha que rumam para Porto Alegre, nem sempre chegam aqui, geralmente descarregam em Glorinha ou, no máximo, Gravataí. Curioso, porque eles vem na contramão da maioria dos Cb's cujo sentido comum é atingir a cidade de sudoeste.

Link to comment
Share on other sites

Após um dia de muito calor, com máxima de 34,7°C, uma área de instabilidade se formou sobre o Vale do Ivaí e diversos núcleos trazem chuva em algumas cidades ao seu redor no momento, inclusive com temporal localizado. Aqui fechou a norte/nordeste e há trovoadas. O vento também virou e agora sopra de norte, muito agradável. Faz 30,4°C e baixando... Alguns estão recebendo uma boa chuva e espero que eu seja premiado também hehe

Link to comment
Share on other sites

O INPE, 15KM, DÁ QUASE 3,0°C P/S.JOAQUIM DIA 24. O 100X100 INDICA A ENTRADA DE UMA FRENTE DIA 23 E UMA BELA ALTA, NORMALMENTE ELE PEGA BEM NO LONGO PRAZO.

 

Pois é, faz alguns dias que o GFS vem colocando um bom resfriamento principalmente na Argentina mais para o fim do mês. No tópico de acompanhamento de índices viewtopic.php?f=6&t=7&start=1720

fiz uma colocação sobre AAO que voltou a negativar e bem após longos dois meses. E eis que a 12Z foi emocionante, colocando MUITA chuva para todo o sul do Brasil após o dia 25/02 e um belo resfriamento na sequência, pegando o sul e até parte do sudeste! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Pelas mínimas do Sul se percebe que há uma drenagem de calor para o RS. Só há uma cidade gaúcha na lista do Carlos (Ausentes).

 

Quero me mudar para o Amazonas. Delícia algumas mínimas de lá, algo que só veremos por aqui depois do feridão.

 

Agora já tenho 34,8° com 49% e venta deliciosamente de ONO a 10,1 km/h.

 

hahahahaha muito engraçada a parte em destaque!

Obrigado, Luba!! É aquela velha história: ou a gente ri da desgraça ou chora!!

 

Agora a pouco tive uma visita surpresa aqui em casa: vieram o Torales, o Bruno e o Silvio!! Já que o Torales e o Silvio vão para o Uruguai no Carnaval, resolveram mostrar para o nosso colega curitibano a delícia do calor porto-alegrense! Ainda tive a felicidade de descobrir que os três vão fazer uma vaquinha e comprar para mim um split para colocar aqui onde estou (é claro que é brincadeira, mas bem que poderia ser verdade!!!). Agora tenho deliciosos 31,9° aqui dentro com ventilador no corpo todo. Na rua está ainda melhor: 35,8° com 47%!! Sensação de 42,0°! Pelo menos a camada de cirrustratus deixou o sol mais fraco e uma sensação mais "agradável" na rua.

 

Abraços torrados!

 

Eu tenho família em Belém. Meu Avô é de lá. Já fui algumas vezes, que lugar mais quente! É uma sauna úmida a céu aberto! Lembro que na última vez, voltei pra SP e ao sair do Avião em Congonhas foi um enorme alívio encontrar-me novamente com o frio! Saí de uns 35ºC para 13ºC, um enorme alívio! Vou pra Belém em Março que é aniversário de uma prima, vou ter que passar um final de semana em Campos do Jordão depois pra compensar! :beach:

Link to comment
Share on other sites

Deem uma olhada na previsão de Pacairama, todas com maxima de 24 e minima de 16!

http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/5334/pacaraima-rr

O clima ali deve ser bem diferente, no extremo norte do pais mas a 920m, as temperaturas devem ser bem estaveis e relativamente amenas o ano todo.

 

 

Eu tava vendo justamente isso dias atrás, fui ver a altitude da cidade e me surpreendi, são quase 1000 metros. Pena não ter nenhuma estação meteorológica por lá.

 

Por aqui, mais um dia de muita chuva, desde as 4 da manhã já acumulou mais ded 44mm, e a temperatura de 20,8ºC. Sábado chuvoso e fresquinho em Rio Branco!

Link to comment
Share on other sites

Queria parabenizar o Tucci pela observação que ele fez sobre o clima de CJ e Mantiqueira uns tempos atrás, que era pouco sensível à atuação de massas de ar, que era um clima de montanha. Achei interessantíssimo seu ponto de vista! É bem verdade. Estávamos sob forte onda de calor em SP, com máximas de 34ºC na Capital, e em Campos não passava dos 25ºC, com mínmimas de absurdos menosn de 10ºC, ao passo que SP registrava a madrugada mais quente do verão.

 

Algumas observações sobre CJ:

 

1) A amplitude das máximas no ano inteiro é ridícula! No outono e inverno em geral faz sol e atemperatura facilmente encosta nos 20ºC. E no verão dá uns 23/24ºC.

 

2) CJ é ruim de máximas baixas. Dá para contar nos dedos as sub-10ºC.

 

3) Deve ter a menor média de mínima do Brasil no período das 17 hs até as 07 hs: 14 hs das 24hs do dia! Acho que que nem Urupoema supera.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.