Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Fevereiro 2012


Joao
 Share

Recommended Posts

Apucarana hoje apresentou o seguinte:

 

Temperatura máxima: 26.3°C Minima: 19°C

UR% Max: 97% Min: 69%

Pressão (hPa): 1014 ...............agora 1012 e subindo.

Precipitação : 8.9 mm

Total do mes até agora: 83.1 mm

Vento: S-SW 6 km/h

Velocidade Max: 35.4 km/h as 13:48 hs

Rajada Max: 35.4 km/h as 13:48 hs

Predominancia: NE 30%

E 24%

N 20%

S 7%

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 952
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Marcos, engraçado como uma mudança drástica no padrão térmico de Porto Alegre não é seguido por qualquer tipo de variação deste mesmo quesito aqui em Torres. As máximas aqui continuam as mesmas de 3 dias atrás, isto é, entre 26C e 28C.

 

São climas totalmente distintos.

 

A sua próxima estação vai ser em Torres?

Link to comment
Share on other sites

Apucarana hoje apresentou o seguinte:

 

Temperatura máxima: 26.3°C Minima: 19°C

UR% Max: 97% Min: 69%

Pressão (hPa): 1014 ...............agora 1012 e subindo.

Precipitação : 8.9 mm

Total do mes até agora: 83.1 mm

Vento: S-SW 6 km/h

Velocidade Max: 35.4 km/h as 13:48 hs

Rajada Max: 35.4 km/h as 13:48 hs

Predominancia: NE 30%

E 24%

N 20%

S 7%

 

Sub 20... desde 6a não sei mais o que é isso! É de comer? :hang1: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Enquanto o litoral começou o dia com 28 graus logo nas primeiras horas do dia, a capital paulista está bem mais fresca...cerca de 7 graus abaixo.Vejam algumas minimas de hoje:

 

Marsilaq: 18,5

Barueri: 18,8

Água Funda (Iag/Usp): 19,2

Guarulhos (Cumbica): 20,0

Parelheiros: 20,2

Pirituba: 20,2

Sto Amaro: 20,5

Itaim Paulista: 20,5

Vl Madalena: 20,7

Mirante de Santana: 20,8

Congonhas (Aero): 21,0

Campo de Marte: 21,0

Cidade Ademar: 21,3

Penha: 21,6

Link to comment
Share on other sites

Desvios Fevereiro 2012 (até dia 22):

 

Porto Alegre: (+2,0) 26,7 - 127,4 mm (108,6mm)

 

Florianópolis: (+1,2) 25,9 - 60,4 mm (197,7 mm)

 

Curitiba: (+1,9) 22,3 - 131,8 mm (142,1 mm)

 

São Paulo: (+1,7) 24,1 - 125,8 mm (217,4 mm)

 

Campo Grande: (+1,0) 25,4 - 149,0 mm (187,1 mm)

 

Cuiabá: (+1,1) 26,4 - 107,2 mm (199,0 mm)

 

Belo Horizonte: (-0,2) 23,0 - 42,2 mm (188,4 mm)

 

Brasília: (-0,8) 21,0 - 90,6 mm (214,7 mm)

 

Goîânia: (-0,6) 23,2 - 331,4 mm (213,3 mm)

 

Rio Branco: (-1,1) 24,3 - 473,2 mm (285,9 mm)

Link to comment
Share on other sites

Enquanto o litoral começou o dia com 28 graus logo nas primeiras horas do dia, a capital paulista está bem mais fresca...cerca de 7 graus abaixo.Vejam algumas minimas de hoje:

 

Marsilaq: 18,5

Barueri: 18,8

Água Funda (Iag/Usp): 19,2

Guarulhos (Cumbica): 20,0

Parelheiros: 20,2

Pirituba: 20,2

Sto Amaro: 20,5

Itaim Paulista: 20,5

Vl Madalena: 20,7

Mirante de Santana: 20,8

Congonhas (Aero): 21,0

Campo de Marte: 21,0

Cidade Ademar: 21,3

Penha: 21,6

 

- Acho que tá havendo compressão adiabática do ar que chega ao litoral, pois aqui desde cedo está um vento W consistente.

 

- Tava vendo uns modelos do Cptec... pelo menos aqui pra Mauá o calor fica feio por mais um tempo. Só deve baixar pra 19,X no dia 28, e só deve voltar a cair abaixo de 20 (desta vez pra marca mais amena de 18) só no dia 3/3. Nestas horas tenho até inveja do povo de Parelheiros... :heat: :hang1:

 

- Até agora, tenho médias feRvereirais de 20,5 e 28,5 com pouca variação de um dia pro outro.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Impressionante como a posição da ZCAS vem ditando as anomalias nas capitais. Temos claramente uma divisão entre uma faixa beneficiada (termicamente) pela ZCAS, e a faixa pantaneiro-sulista-paulista que vem sofrendo com dias de sol razoável (sol razoável que não é muito bem-vindo em fevereiro) e chuvas esparsas caracterizadas pela pontualidade. Aqui tivemos chuva na 6a, e depois só ontem!

Link to comment
Share on other sites

Impressionante como a posição da ZCAS vem ditando as anomalias nas capitais. Temos claramente uma divisão entre uma faixa beneficiada (termicamente) pela ZCAS, e a faixa pantaneiro-sulista-paulista que vem sofrendo com dias de sol razoável (sol razoável que não é muito bem-vindo em fevereiro) e chuvas esparsas caracterizadas pela pontualidade. Aqui tivemos chuva na 6a, e depois só ontem!

É verdade. O Sudeste e parte do Centro-Oeste estão mais frescos do que o normal, e isso desde a primavera. Rio Branco está uma delícia perto do que temos aqui, apesar da chuva que não acaba mais.

 

Está difícil termos um resfresco de verdade. Realmente difícil. Para se ter uma idéia, ontem eu caminhava na rua de chinelo, bermuda e camiseta. Estava 24° e eu sentia frio!! Para ver como estamos mal acostumados!! Ontem fiquei entre 22,3° e 26,8°. Era o "frio" de Manaus. Agora sei como é que o pessoal do Norte e Nordeste se sente quando chega perto dos 20°.

 

Hoje não baixei dos 21,9°. Agora já faz 28,1° com 69%. É um calor decente. Pressão em 1010,6 mb. Vento ONO a 8,1 km/h.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Chuva intensa provoca alagamentos em mais de 200 casas em Canoas (RS)

 

A chuva forte que caiu na madrugada desta quarta-feira (22) provocou alagamentos em pelo menos 6 bairros de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde a Defesa Civil local estima que pelo menos 200 casa ficaram alagadas. Algumas construções chegaram a acumular água até 50 centímetros de altura, onde móveis foram perdidos.

 

file_6611.jpg

 

(Foto: Laira de Souza Sampaio)

 

(Fonte: De olho no tempo - Meteorologia)

Link to comment
Share on other sites

É Carlos, a situação está crítica em praticamente todo o Estado do Acre, não somente na capital, mas na maioria das cidades. Em Rio Branco eu estimo que 20% da cidade está debaixo d´água. Regiões que nunca alagaram com as cheias dos rios em anos anteriores, estão sendo invadidas pelas águas. No centro da cidade, uma das pontes que liga os dois lados da cidade teve que ser interditada porque corre risco de desabar devido a força da água e também porque o Rio praticamente já está alcançando a ponte, e o trânsito no centro da cidade está ficando caótico devido ao bloqueio de vias importantes para o trânsito. O nível das águas do Rio Acre não para de subir a várias semanas, e está a apenas 15 cm para atingir a maior cheia da história de Rio Branco. No interior, a cidade de Brasiléia, na fronteira com a Bolívia, foi quase completamente alagada, cerca de 90% da cidade está debaixo d'água, nem os hospitais, a prefeitura, as rádios,bancos, delegacia, nada foi salvo da enchente. A cidade está sem luz, internet e sem telefone a vários dias, lá a situação realmente está de calamidade. É a pior enchente da história de Brasiléia O mais impressionante é que ainda temos aproximadamente dois meses de chuvas intensas ainda, março e abril ainda chove acima dos 200mm por aqui, e nesse ano de La nina deve chover muito mais.

 

Para se ter uma idéia do que tem chovido aqui em Rio Branco, desde o dia 1º de janeiro até hoje, ou seja, menos de 2 meses, já tivemos mais de 1.000mm de chuva, segundo a estação automática do Inmet. A média anual de Rio Branco é em torno dos 2.000mm então já choveu a metade do esperado para o ano inteiro.

 

Hoje Rio Branco já teve chuva fraca, o tempo está instável e nas proximas horas áreas de instabilidade devem se intensificar e trazer chuvas fortes, estou acompanhando pelo satélite e nuvens carregadas já estao avançando desde o sul do amazonas. O céu nesse mês de fevereiro tem ficado quase que praticamente todo o tempo cheio de nuvens. Chove brincando por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Jordan, tá realmente periclitante a situação no Acre....tomara que logo as coisas voltem ao normal..

 

Média de 2.000 mm é uma média baixa né? Aqui em Joinville deve chover todo o ano mais que isso... :laugh:

 

E o refresco que outrora era esperado para esses dias, pelo menos aqui em Joinville, quase nada mudou...

 

Mínimas acima de 20ºC e máximas acima dos 30ºC, com UR elevada....

 

Ou seja, CHEGA LOGO INVERNO...

 

Sério, porque tá um saco esse calorão... :heat:

Link to comment
Share on other sites

Jordan, tá realmente periclitante a situação no Acre....tomara que logo as coisas voltem ao normal..

 

Média de 2.000 mm é uma média baixa né? Aqui em Joinville deve chover todo o ano mais que isso... :laugh:

 

 

A diferença DSoares, é que aqui em Rio Branco nós temos essa estação chuvosa que começa em outubro e vai até abril, ou seja, 7 meses de chuvas abundantes, e durante o período de maio até meados de setembro chove bem menos, lembra o clima da região centro-oeste, devido as influencias das massa de ar frio e seco que conseguem avançar até o sul da Amazonia nessa época. Por isso a média anual de precipitação aqui em RB é bem controlada, quanto mais ao sul do Estado menor é a média e quanto mais a oeste, ou seja, onde esfria e seca menos, maior é o índice de precipitação. Em Cruzeiro do Sul, no extremo oeste do Estado, a média supera os 2.500mm anuais. Se não me engano, a média de precipitação anual de Rio Branco está entre as menores dentre as capitais do norte do país, preciso só confirmar qual é a média de Palmas. Mas nesse ano devemos ganhar de todo mundo... hahaha. No caso aí de Joinville, acredito que não existe uma estação seca, deve chover regularmente em todo o ano, bem característico do clima subtropical. Ainda mais que por aí tem as chuvas orográficas, então junta tudo e torna joinville a famosa chuville neh... Se não me engano o ponto mais chuvoso do Brasil não está na Amazônia e sim no litoral de São Paulo, eu vi isso em algum livro porai...

 

Jordan e com vc e seus familiares...espero que estejam bem..

 

Carlos, estou a salvo do dilúvio.. hehhe. A cidade aqui tem uma altitude variável entre 130 a 230 metros então somente as áreas mais baixas estão alagando, eu moro numa parte mais alta que vai alagar só se vier o dilúvio mesmo, mas se continuar chovendo desse jeito...... hehehe

Link to comment
Share on other sites

Marcos, engraçado como uma mudança drástica no padrão térmico de Porto Alegre não é seguido por qualquer tipo de variação deste mesmo quesito aqui em Torres. As máximas aqui continuam as mesmas de 3 dias atrás, isto é, entre 26C e 28C.

 

São climas totalmente distintos.

 

A sua próxima estação vai ser em Torres?

 

Não! Será em Gramado a parir de meados de março. Será em encosta acentuada com altitude que varia de 865 metros até 625 metros. A estação estará mais ou menos no meio, isto é, 750 metros de altitude.

 

Teremos dados diferentes do que temos atualmente na região. A estação da RBS está num super topo. O Castelinho em baixada. O INMET em uma planície que representa bem o clima de 70% da área urbana de Canela e Gramado. Em encosta, a minha será a primeira.

Link to comment
Share on other sites

Complicada esta situação no Acre. E pelo que vejo no satélite, novas áreas de instabilidades podem

se formar a qualquer hora.

 

Jordan, interessante esta explicação do porquê chover menos em RB do que em outras cidades da

Região Norte que ficam mais ao norte que RB.

 

Aliás, RB é considerada de clima equatorial ou outro ? sds

Link to comment
Share on other sites

Jordan, tá realmente periclitante a situação no Acre....tomara que logo as coisas voltem ao normal..

 

Média de 2.000 mm é uma média baixa né? Aqui em Joinville deve chover todo o ano mais que isso... :laugh:

 

 

A diferença DSoares, é que aqui em Rio Branco nós temos essa estação chuvosa que começa em outubro e vai até abril, ou seja, 7 meses de chuvas abundantes, e durante o período de maio até meados de setembro chove bem menos, lembra o clima da região centro-oeste, devido as influencias das massa de ar frio e seco que conseguem avançar até o sul da Amazonia nessa época. Por isso a média anual de precipitação aqui em RB é bem controlada, quanto mais ao sul do Estado menor é a média e quanto mais a oeste, ou seja, onde esfria e seca menos, maior é o índice de precipitação. Em Cruzeiro do Sul, no extremo oeste do Estado, a média supera os 2.500mm anuais. Se não me engano, a média de precipitação anual de Rio Branco está entre as menores dentre as capitais do norte do país, preciso só confirmar qual é a média de Palmas. Mas nesse ano devemos ganhar de todo mundo... hahaha. No caso aí de Joinville, acredito que não existe uma estação seca, deve chover regularmente em todo o ano, bem característico do clima subtropical. Ainda mais que por aí tem as chuvas orográficas, então junta tudo e torna joinville a famosa chuville neh... Se não me engano o ponto mais chuvoso do Brasil não está na Amazônia e sim no litoral de São Paulo, eu vi isso em algum livro porai...

 

 

Ahh entendi, Jordan. Valeu pela explicação. :good2:

 

Quanto a Joinville é bem isso mesmo que você falou. A Serra do Mar é nossa parceira aqui no município no que diz respeito a chuvas orográficas hehehehe..

 

A sorte de Joinville é que a Serra não está tão próxima da cidade quanto Ubachuva e afins...Isso faz com que seguidas vezes tenhamos chuva na região mais próxima da serra e sol nas regiões leste e sul da cidade....

Link to comment
Share on other sites

Marcos, engraçado como uma mudança drástica no padrão térmico de Porto Alegre não é seguido por qualquer tipo de variação deste mesmo quesito aqui em Torres. As máximas aqui continuam as mesmas de 3 dias atrás, isto é, entre 26C e 28C.

 

São climas totalmente distintos.

 

A sua próxima estação vai ser em Torres?

 

Não! Será em Gramado a parir de meados de março. Será em encosta acentuada com altitude que varia de 865 metros até 625 metros. A estação estará mais ou menos no meio, isto é, 750 metros de altitude.

 

Teremos dados diferentes do que temos atualmente na região. A estação da RBS está num super topo. O Castelinho em baixada. O INMET em uma planície que representa bem o clima de 70% da área urbana de Canela e Gramado. Em encosta, a minha será a primeira.

 

 

Show! Deve ficar bem interessante mesmo!

Link to comment
Share on other sites

Complicada esta situação no Acre. E pelo que vejo no satélite, novas áreas de instabilidades podem

se formar a qualquer hora.

 

Jordan, interessante esta explicação do porquê chover menos em RB do que em outras cidades da

Região Norte que ficam mais ao norte que RB.

 

Aliás, RB é considerada de clima equatorial ou outro ? sds

 

As instabilidades já chegaram Renan. A imagem atual de satélite mostra que elas avançaram do Amazonas e formou uma linha de nuvens carregadas que se estende de leste a oeste e avançam em direçao ao Acre. O calor e alta umidade também está servindo de combustível, hoje a máxima por aqui beirou os 30ºC e no momento, já chove forte com trovoadas em parte da cidade e temos uma temperatura mais agradável em torno dos 24ºC. O clima é equatorial, na classificação geral neh, porque tem várias classificações climáticas. Mas, por opnião própria, nos meses de maio a agosto o clima daqui foge à regra da maioria da região norte, devido as massas de ar que vem do sul do continente.

 

Satélite atual

 

satelite230220121433.png

Link to comment
Share on other sites

No meu quarto está uma delícia pra dormir....ontem a temperatura ficou entre 30,1 / 33,7...absurdo...e fora de casa 26/35.......

 

 

Carlão,

 

Olha a temperatura que o ar está saindo do condicionador... 2,3ºC! Que delícia!!

 

401550_10150600506517863_682802862_8961859_1431958898_n.jpg

 

O complicado é que minha Namorada simplesmente ODEIA ar condicionado, dai muitas vezes tenho que desligar ou deixar na temperatura acordada de 21ºC que não é o que eu gosto, mas melhor do que desligado! hehehe

Link to comment
Share on other sites

Carlos, pelo que tava fazendo hj de manhã em sp não dá pra imaginar esses dados do litoral. A temperatura tava amena e o daria até pra dizer que o vento estava um pouco "frio"!

É sp dando uma de cdj com seu "clima de montanha" :laugh:

 

Em compensação tá melhor que em fevereiro de 2010. Passei alguns dias em Santos e esses 35 C eram fichinhas comparado ao que tava fazendo! haha

A impressão que dá é que a dinâmica do litoral em fevereiro muda em relação a de janeiro. São mais dias de céu limpo e temperaturas altas, com um vento que parece não deixar qualquer chuva de verão se formar por lá...

Link to comment
Share on other sites

Carlos, pelo que tava fazendo hj de manhã em sp não dá pra imaginar esses dados do litoral. A temperatura tava amena e o daria até pra dizer que o vento estava um pouco "frio"!

É sp dando uma de cdj com seu "clima de montanha" :laugh:

 

Em compensação tá melhor que em fevereiro de 2010. Passei alguns dias em Santos e esses 35 C eram fichinhas comparado ao que tava fazendo! haha

A impressão que dá é que a dinâmica do litoral em fevereiro muda em relação a de janeiro. São mais dias de céu limpo e temperaturas altas, com um vento que parece não deixar qualquer chuva de verão se formar por lá...

 

Camilo..é exatamente isso..tá complicado de chover aqui...SP está sendo pra mim minha CDJ..é a pura verdade..kkk

Pra se ter uma ideia aqui não caiu uma gota mas tá tudo fechado , tenho 28,0 graus com agradáveis 80%... :heat:

 

O jeito é eu ir embora pra Bêrlandia...

 

:laugh:

Link to comment
Share on other sites

No meu quarto está uma delícia pra dormir....ontem a temperatura ficou entre 30,1 / 33,7...absurdo...e fora de casa 26/35.......

 

 

Carlão,

 

Olha a temperatura que o ar está saindo do condicionador... 2,3ºC! Que delícia!!

 

.....2,3 graus.............!!!!!!! deve ter dado geada por ai.. :laugh:

 

Estou sem ar pq estou de mudança e já comecei a desmontar as coisas , sabe como é....semana q vem já devo estar morando da Escócia Paulista...ou o Riacho Grande..com cerca de 100 dias por ano com neblina..!!

Link to comment
Share on other sites

A diferença DSoares, é que aqui em Rio Branco nós temos essa estação chuvosa que começa em outubro e vai até abril, ou seja, 7 meses de chuvas abundantes, e durante o período de maio até meados de setembro chove bem menos, lembra o clima da região centro-oeste, devido as influencias das massa de ar frio e seco que conseguem avançar até o sul da Amazonia nessa época. Por isso a média anual de precipitação aqui em RB é bem controlada, quanto mais ao sul do Estado menor é a média e quanto mais a oeste, ou seja, onde esfria e seca menos, maior é o índice de precipitação. Em Cruzeiro do Sul, no extremo oeste do Estado, a média supera os 2.500mm anuais. Se não me engano, a média de precipitação anual de Rio Branco está entre as menores dentre as capitais do norte do país, preciso só confirmar qual é a média de Palmas. Mas nesse ano devemos ganhar de todo mundo... hahaha. No caso aí de Joinville, acredito que não existe uma estação seca, deve chover regularmente em todo o ano, bem característico do clima subtropical. Ainda mais que por aí tem as chuvas orográficas, então junta tudo e torna joinville a famosa chuville neh... Se não me engano o ponto mais chuvoso do Brasil não está na Amazônia e sim no litoral de São Paulo, eu vi isso em algum livro porai...

 

O ponto mais chuvoso do estado de São Paulo fica no alto da serra do mar, onde o posto medidor tem média de 4.000mm por ano aproximadamente.

Link to comment
Share on other sites

Se não me engano o distrito de Paranapiacaba chega a registrar 4000 mm anuais

 

"Tropical úmido com um inverno pouco rigoroso e uma neblina constante. O índice pluviométrico da região é acima de 4.000 mm, atualmente Paranapiacaba detém é o título de cidade que mais chove no Brasil."

http://www.webventure.com.br/destinoaventura/sp/paranapiacaba

Link to comment
Share on other sites

Se não me engano o distrito de Paranapiacaba chega a registrar 4000 mm anuais

 

"Tropical úmido com um inverno pouco rigoroso e uma neblina constante. O índice pluviométrico da região é acima de 4.000 mm, atualmente Paranapiacaba detém é o título de cidade que mais chove no Brasil."

http://www.webventure.com.br/destinoaventura/sp/paranapiacaba

 

Pois é, a neblina é a marca registrada de Paranapiacaba, cidade de influência inglesa, ferrovias e muita história! Se não me engano tem boas médias de inverno...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

No meu quarto está uma delícia pra dormir....ontem a temperatura ficou entre 30,1 / 33,7...absurdo...e fora de casa 26/35.......

 

 

Carlão,

 

Olha a temperatura que o ar está saindo do condicionador... 2,3ºC! Que delícia!!

 

.....2,3 graus.............!!!!!!! deve ter dado geada por ai.. :laugh:

 

Estou sem ar pq estou de mudança e já comecei a desmontar as coisas , sabe como é....semana q vem já devo estar morando da Escócia Paulista...ou o Riacho Grande..com cerca de 100 dias por ano com neblina..!!

 

 

 

 

Carlos você vai passar da água para o vinho em termos de frio!!!

Link to comment
Share on other sites

Paranapiacaba é um distrito de Santo André, e fica muito próximo a borda da serra do mar. :good:

 

Hoje a manhã está sendo um show de horror por aqui...

 

Uma das mínimas mais altas, com altíssimos 23,3ºC de mínima... :heat:

 

Sai para caminhar hoje pela manhã e voltei encharcado de tanto suor...

 

Que saudades de um friozinho....

Link to comment
Share on other sites

Se não me engano o distrito de Paranapiacaba chega a registrar 4000 mm anuais

 

"Tropical úmido com um inverno pouco rigoroso e uma neblina constante. O índice pluviométrico da região é acima de 4.000 mm, atualmente Paranapiacaba detém é o título de cidade que mais chove no Brasil."

http://www.webventure.com.br/destinoaventura/sp/paranapiacaba

 

Eu li uma vez sobre Itapanhaú, ali perto.

Pena que fechei a janela do navegador sem querer, mas consegui copiar uma matéria interessante pra desapontar vcs. :mosking:

 

 

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) identificaram a cidade mais chuvosa do Brasil: o município de Calçoene, no Amapá, com uma precipitação média anual de 4.165 milímetros.

 

O pesquisador Daniel Pereira Guimarães, da área de Agrometeorologia da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas (MG), analisou séries históricas de chuvas em mais de 400 estações na Amazônia, elaborando um novo mapa da precipitação na região, informou a Agência Fapesp.

 

"Em Calçoene, entre janeiro e junho, todos os meses são registrados mais de 25 dias de chuva, ou seja, chove quase todos os dias", disse Guimarães. Ele afirmou que a falta de dados de registros históricos consistentes e de longa duração limitou os estudos anteriores. "A caracterização climática de uma região deve se basear em dados consistentes e coletados por, pelo menos, 30 anos", disse. Com a criação da Agência Nacional das Águas (Ana), em 2000, foram organizados bancos de dados contendo milhares de séries históricas em todos os Estados, segundo Guimarães.

 

De acordo com o pesquisador, dados anteriores indicavam a região da Serra do Mar, entre Paranapiacaba e Itapanhaú, em São Paulo, como o local mais chuvoso do País, com uma precipitação média anual de 3,6 mil milímetros. O município amapaense, no entanto, já chegou a sete mil milímetros, em 2000. A precipitação é três vezes maior que na cidade de São Paulo, por exemplo.

Link to comment
Share on other sites

Desvios Fevereiro 2012 (até dia 23):

 

Porto Alegre: (+1,9) 26,6 - 127,4 mm (108,6mm)

 

Santa Maria: (+2,3) 26,3 - 135,0 mm (130,0 mm)

 

Bagé: (+1,4) 24,8 - 122,8 mm (133,0 mm)

 

Passo Fundo: (+1,7) 23,6 - 63,0 mm (148,0 mm)

 

Florianópolis: (+1,2) 25,9 - 60,4 mm (197,7 mm)

 

Curitiba: (+1,8) 22,2 - 137,0 mm (142,1 mm)

 

São Paulo: (+1,7) 24,1 - 143,0 mm (217,4 mm)

 

Campo Grande: (+0,9) 25,3 - 168,4 mm (187,1 mm)

 

Cuiabá: (+1,1) 26,4 - 107,6 mm (199,0 mm)

 

Belo Horizonte: (+0,3) 23,5 - 34,2 mm (188,4 mm)

 

Brasília: (-0,8) 21,0 - 98,2 mm (214,7 mm)

 

Goîânia: (-0,6) 23,2 - 336,6 mm (213,3 mm)

 

Rio Branco: (-1,1) 24,3 - 478,0 mm (285,9 mm)

Link to comment
Share on other sites

O sul do RS deu uma esfriada hoje...vejam algumas minimas:

 

RS

 

Bagé: 12,4

Santana do Livramento: 13,7

Dom Pedrito: 14,7

Santa Vitoria do Palmar: 15,0

Canguçu: 15,1

Alegrete: 15,9

Rio Grande: 16,0

Uruguaiana: 16,5

 

Uruguai:

 

Florida: 09,8

Melo: 12,8

Rocha: 12,8

Durazno: 13,0

Mercedes: 13,0

Salto: 13,2

Laguna Del Sauce: 13,8

Rivera: 14,0

Bella Union: 14,6

Artigas: 14,8

Carrasco: 14,8

Young: 15,0

Melilla: 15,3

Colonia: 16,0

Paysandu: 16,2

Link to comment
Share on other sites

Se não me engano o distrito de Paranapiacaba chega a registrar 4000 mm anuais

 

"Tropical úmido com um inverno pouco rigoroso e uma neblina constante. O índice pluviométrico da região é acima de 4.000 mm, atualmente Paranapiacaba detém é o título de cidade que mais chove no Brasil."

http://www.webventure.com.br/destinoaventura/sp/paranapiacaba

 

Eu li uma vez sobre Itapanhaú, ali perto.

Pena que fechei a janela do navegador sem querer, mas consegui copiar uma matéria interessante pra desapontar vcs. :mosking:

 

 

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) identificaram a cidade mais chuvosa do Brasil: o município de Calçoene, no Amapá, com uma precipitação média anual de 4.165 milímetros.

 

O pesquisador Daniel Pereira Guimarães, da área de Agrometeorologia da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas (MG), analisou séries históricas de chuvas em mais de 400 estações na Amazônia, elaborando um novo mapa da precipitação na região, informou a Agência Fapesp.

 

"Em Calçoene, entre janeiro e junho, todos os meses são registrados mais de 25 dias de chuva, ou seja, chove quase todos os dias", disse Guimarães. Ele afirmou que a falta de dados de registros históricos consistentes e de longa duração limitou os estudos anteriores. "A caracterização climática de uma região deve se basear em dados consistentes e coletados por, pelo menos, 30 anos", disse. Com a criação da Agência Nacional das Águas (Ana), em 2000, foram organizados bancos de dados contendo milhares de séries históricas em todos os Estados, segundo Guimarães.

 

De acordo com o pesquisador, dados anteriores indicavam a região da Serra do Mar, entre Paranapiacaba e Itapanhaú, em São Paulo, como o local mais chuvoso do País, com uma precipitação média anual de 3,6 mil milímetros. O município amapaense, no entanto, já chegou a sete mil milímetros, em 2000. A precipitação é três vezes maior que na cidade de São Paulo, por exemplo.

 

7 mil milimetros em um ano??? O que é isso einn!!! Com 7 mil a minha cidade inteira desapareceria nas águas. Mas era de se desconfiar mesmo, no Amapá não existe estação seca, e lá é do padrão belenense, ou seja, chove o ano inteiro e sempre em grande volumes.

Link to comment
Share on other sites

Se não me engano o distrito de Paranapiacaba chega a registrar 4000 mm anuais

 

"Tropical úmido com um inverno pouco rigoroso e uma neblina constante. O índice pluviométrico da região é acima de 4.000 mm, atualmente Paranapiacaba detém é o título de cidade que mais chove no Brasil."

http://www.webventure.com.br/destinoaventura/sp/paranapiacaba

 

Eu li uma vez sobre Itapanhaú, ali perto.

Pena que fechei a janela do navegador sem querer, mas consegui copiar uma matéria interessante pra desapontar vcs. :mosking:

 

 

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) identificaram a cidade mais chuvosa do Brasil: o município de Calçoene, no Amapá, com uma precipitação média anual de 4.165 milímetros.

 

O pesquisador Daniel Pereira Guimarães, da área de Agrometeorologia da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas (MG), analisou séries históricas de chuvas em mais de 400 estações na Amazônia, elaborando um novo mapa da precipitação na região, informou a Agência Fapesp.

 

"Em Calçoene, entre janeiro e junho, todos os meses são registrados mais de 25 dias de chuva, ou seja, chove quase todos os dias", disse Guimarães. Ele afirmou que a falta de dados de registros históricos consistentes e de longa duração limitou os estudos anteriores. "A caracterização climática de uma região deve se basear em dados consistentes e coletados por, pelo menos, 30 anos", disse. Com a criação da Agência Nacional das Águas (Ana), em 2000, foram organizados bancos de dados contendo milhares de séries históricas em todos os Estados, segundo Guimarães.

 

De acordo com o pesquisador, dados anteriores indicavam a região da Serra do Mar, entre Paranapiacaba e Itapanhaú, em São Paulo, como o local mais chuvoso do País, com uma precipitação média anual de 3,6 mil milímetros. O município amapaense, no entanto, já chegou a sete mil milímetros, em 2000. A precipitação é três vezes maior que na cidade de São Paulo, por exemplo.

 

7 mil milimetros em um ano??? O que é isso einn!!! Com 7 mil a minha cidade inteira desapareceria nas águas. Mas era de se desconfiar mesmo, no Amapá não existe estação seca, e lá é do padrão belenense, ou seja, chove o ano inteiro e sempre em grande volumes.

 

Cherrapunji, na Índia, chega a mais de 10.000! :pleasantry:

Abraços submersos!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.