Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Fevereiro 2012


Joao
 Share

Recommended Posts

  • Replies 952
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

O padrão esta começando a secar bastante acima de SP. Nao sei se por causa do final do padrão La Nina, mas a perspectiva é que o Brasil central seque rapido e muito nos proximos 15 dias... já vamos nos aproximando do outono, só falta parar de chover de vez aqui pra cima.

 

Pois é, parece que começa a secar de SP pra cima mesmo! Uberlândia e Uberaba estão a 15 dias sem chuva e com sol forte nas lavouras... Apesar de que há previsão de chuva entre hoje e amanha na região.

No Mt, a previsão é de nenhuma chuva nos primeiros 10 dias de março!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Minimas abaixo de 16 graus - 29/02:

 

Nova Friburgo RJ: 10,1

Campos do Jordão SP (Vl Inglesa): 10,6

Campos do Jordão SP (Inmet): 11,7

Campos do Jordão SP (Cptec): 12,0

Monte Verde MG: 12,2

Maria da Fé MG: 13,0

Caldas MG: 13,6

Águas Emendadas DF: 13,9

Capelinha MG: 13,9

Morro da Igreja SC: 14,0

Itamarandiba MG: 14,6

Águas Vermehas MG: 14,8

Vitoria da Conquista BA: 14,9

Teresópolis RJ: 14,9

Babarcena MG: 14,9

Pico do Couto RJ: 15,0

Diamantina MG: 15,0

Urupema SC: 15,0

São Lourenço MG: 15,2

Rio Pardo de Minas MG: 15,6

Bom Jardim da Serra SC: 15,6

Caparaó MG: 15,6

Santa Teresa ES: 15,7

Guanhães MG: 15,8

Montalvania MG: 15,8

 

OBS: RS, São Joaquim e Parana não estão na lista de hoje

Link to comment
Share on other sites

Grandes áreas de chuva moderada e forte em todo o S do RS até metade da Laguna dos Patos. Mas o pau está quebrando mesmo no oeste. Uma potente linha de instabilidade provocou vento de 89 km/h no aeroporto de Uruguaiana, e acabou de passar por Quaraí. Em breve vai chegar em Livramento, Alegrete e Itaqui.

 

Por aqui nublado e muito abafado. Tive mínima de 24,1°. Agora está 30,8° com 62% e sem vento!! Pressão em 1008,1 mb.

Link to comment
Share on other sites

Vi alguns boatos que o Estádio do Grêmio pode acabar sediando a Copa de 2014. Sabe se essa informação tem algum fundamento ou é mais especulação mesmo?

 

É verdade, mas não o Olímpico. É a Arena que estamos construindo em http://www.arena.gremio.net

 

é um fenômeno El Nino se abatendo no Beira-rio. Mas, deve durar pouco.

Trata-se de uma tempestade. Mas, ela vai passar e o tempo melhorar.

Acredito no Beira Rio

Embora a parceria com a Andrade Gutierrez seja mal feita. O Gremio tem um político no comando. Político se dá bem com empreiteiras.

aliás AG(iniciais da construtora) parece mais Arena do Gremio...hehe

aqui abafado. de noite só com ar ligado pra dormir. nao baixou dos 25.

tem que vir o mundo abaixo pra mudar isso.

Link to comment
Share on other sites

O padrão esta começando a secar bastante acima de SP. Nao sei se por causa do final do padrão La Nina, mas a perspectiva é que o Brasil central seque rapido e muito nos proximos 15 dias... já vamos nos aproximando do outono, só falta parar de chover de vez aqui pra cima.

 

Pois é, parece que começa a secar de SP pra cima mesmo! Uberlândia e Uberaba estão a 15 dias sem chuva e com sol forte nas lavouras... Apesar de que há previsão de chuva entre hoje e amanha na região.

No Mt, a previsão é de nenhuma chuva nos primeiros 10 dias de março!

 

Sds.

 

Enquanto isso aqui em Rio Branco já estamos com 525mm esse mês de fevereiro.. :pleasantry:

Link to comment
Share on other sites

2007? Quero esquecer... LIXO!

Inverno naquele ano só ocorreu no paralelo 27 pra baixo. Tenso... :negative:

 

Do 28 pra baixo, Evandro! Todo este fro foi devido ao bloqueio constante das MPs sobre o RS. Logicamente, se o bloqueio tivesse ficado um pouco acima teríamos belíssimas nevadas nas Serras de SC e RS! Pena que o bloqueio só subiu em 2010, quando as MPs não foram tão potentes! Imaginem um nevão de bloqueio como a de agosto de 2010 com uma MP similar as melhores de 2007!!!! Teria soterrado TODO o Planalto de SC e RS ao invés de soterrar apenas as partes mais altas do Planalto das Neves! !!

Link to comment
Share on other sites

Qual metade do ano?.....

 

Pelo que eu entendi, da metade do ano (nosso inverno) em diante.

 

Acabo de registrar o maior volume em um dia desde 25/01. Foram 35 mm na última hora! Temperatura atual em 20,4°C. Trovoadas.

 

Londrina fica no norte...é muito quente!!! :laugh:

 

Pois é, Meu querido Gamboa...saudade de ti.

 

Você como Engenheiro está apto a interpretar as informações colocadas na tabela

 

No mapa abaixo fica claro que ENSO não tem influência sobre a precipitação em Londrina no trimestre JFM. (lixo)

 

Porém, para o trimestre AMJ apresenta correlações significativas (eu diria até forte para o tema climatologia).

 

Por exemplo para junho (45 anos de dados) em um intervalo de confiança de 95% (isso é em 100 amostras no caso a precipitação em Londrina pelo menos 95 repetem as mesma faixa de probabilidade, ou seja é uma medida de quanto o resultado obtido é ou não aleatório).

 

Nesse caso o valor obtido é uma correlação de 0,49. Isso pode ser traduzido da seguinte forma:Para qualquer Junho desde 1961 até 2011 na estação de Londrina a probabilidade de precipitação pode ser até 73% quando comparada com a situação de NIño 1+2. Bom isso em climatologia é bom.....Agora em meteorologia vc começa com 27% de dúvidas.

 

Para a tua querida Porto Alegre Niño 1+2 tem uma influência significativa em Agosto.( que parece ser outra metade do ano, né)

 

Portanto é onde e quando. Assim alguns comentários são significantes se estivéssemos falando de Londrina no trimestre AMJ, porém de caráter aleatório se o "onde" for POA.

 

Porém, Mercedes Uruguai apresenta forte correlação com Niño 4 em MARÇO.

 

No momento a configuração é de La NIña Modoki.....os meus compósitos indicam para o trimestre precipitação acima da média no sul do RS, todo URUGUAI, e grande parte da Argentina.

 

Observe a coerência entre Mercedes e sua correlação com NIño e a a Região A de El Niño Modoki.

 

Abraços

 

 

http://i1195.photobucket.com/albums/aa391/MAFILI/IGORnino12.png

Link to comment
Share on other sites

Vi alguns boatos que o Estádio do Grêmio pode acabar sediando a Copa de 2014. Sabe se essa informação tem algum fundamento ou é mais especulação mesmo?

 

É verdade, mas não o Olímpico. É a Arena que estamos construindo em http://www.arena.gremio.net

 

O que vai ser feito com o Olímpico após a construção da Arena?

Link to comment
Share on other sites

Minimas abaixo de 16 graus - 29/02:

 

Nova Friburgo RJ: 10,1

Campos do Jordão SP (Vl Inglesa): 10,6

Campos do Jordão SP (Inmet): 11,7

Campos do Jordão SP (Cptec): 12,0

Monte Verde MG: 12,2

Maria da Fé MG: 13,0

Caldas MG: 13,6

Águas Emendadas DF: 13,9

Capelinha MG: 13,9

Morro da Igreja SC: 14,0

Itamarandiba MG: 14,6

Águas Vermehas MG: 14,8

Vitoria da Conquista BA: 14,9

Teresópolis RJ: 14,9

Babarcena MG: 14,9

Pico do Couto RJ: 15,0

Diamantina MG: 15,0

Urupema SC: 15,0

São Lourenço MG: 15,2

Rio Pardo de Minas MG: 15,6

Bom Jardim da Serra SC: 15,6

Caparaó MG: 15,6

Santa Teresa ES: 15,7

Guanhães MG: 15,8

Montalvania MG: 15,8

 

OBS: RS, São Joaquim e Parana não estão na lista de hoje

 

 

Nova Friburgo apresenta valores interessantes, lembro que a estação tinha uma localização super interessante, em uma bela baixada, com montanhas bem altas no entorno! Mais uma bela mínima para Campos, muito provavelmente vai "liderar" em Fevereiro!

 

Monte Alegre do Sul bateu na trave pra entrar na lista com 16,1ºC...

Link to comment
Share on other sites

Vi alguns boatos que o Estádio do Grêmio pode acabar sediando a Copa de 2014. Sabe se essa informação tem algum fundamento ou é mais especulação mesmo?

 

É verdade, mas não o Olímpico. É a Arena que estamos construindo em http://www.arena.gremio.net

 

O que vai ser feito com o Olímpico após a construção da Arena?

Vai virar uma ENORME estação meteorológica!! O Bruno já comprou o estádio e a nossa querida Andrade Gutierrez vai garantir o investimento!! :rofl:

 

Piadas à parte, muito calor e abafamento por aqui. Está quase nublado, mas faz 32,9° com 55%, o que dá sensação de 39,0°! :negative: Pressão em 1006,6 mb e caindo. Desse jeito vai chover anter do final do dia... espero.

 

Abraços irônicos!

Link to comment
Share on other sites

 

É verdade, mas não o Olímpico. É a Arena que estamos construindo em http://www.arena.gremio.net

 

O que vai ser feito com o Olímpico após a construção da Arena?

Vai virar uma ENORME estação meteorológica!! O Bruno já comprou o estádio e a nossa querida Andrade Gutierrez vai garantir o investimento!! :rofl:

 

Piadas à parte, muito calor e abafamento por aqui. Está quase nublado, mas faz 32,9° com 55%, o que dá sensação de 39,0°! :negative: Pressão em 1006,6 mb e caindo. Desse jeito vai chover anter do final do dia... espero.

 

Abraços irônicos!

 

Tenho 34 quase 35 e a sensação passa dos 40 com folga por aqui, Marcos..E isso que para nós o dia mais quente da semana será amanhã... :heat:

Link to comment
Share on other sites

Vi alguns boatos que o Estádio do Grêmio pode acabar sediando a Copa de 2014. Sabe se essa informação tem algum fundamento ou é mais especulação mesmo?

 

É verdade, mas não o Olímpico. É a Arena que estamos construindo em http://www.arena.gremio.net

 

O que vai ser feito com o Olímpico após a construção da Arena?

 

Vão implodir no ano que vem. Na área de 8 hca onde ele se encontra serão construídos edifícios residenciais.

Link to comment
Share on other sites

O que vai ser feito com o Olímpico após a construção da Arena?

 

Vão implodir no ano que vem. Na área de 8 hca onde ele se encontra serão construídos edifícios residenciais.

Só espero que não façam aqueles blocos de 15 andares com 98435329346 apartamentos um colado no outro. Essa praga está detonando com POA. De quebra, a cidade fica ainda mais quente do que já é retendo mais calor. A Azenha é um bom lugar para dar uma suada.

 

Agora 34,0° com 53%. Sensação de 40,1° (DSoares, estamos quase lá)!! Há Cb´s em desenvolvimento nas redondezas. O tempo abriu. Espero que chova logo.

 

Abraços aquecidos!

Link to comment
Share on other sites

15:00HS

 

Ribeirão Preto: 37,0

Bauru: 35,0

Taubaté: 35,0

São José do Ruio Preto: 34,0

Presidente Prudente: 34,0

Campinas: 34,0

Guarulhos: 33,0

São Paulo: 33,0

Santos: 32,0

Campos do Jordão: 27,0

 

Um raro calor na serra da Mantiqueira. Lá no Posto Marcão deve estar uns 21/22C agora,

fato muito incomum. Aqui em Juiz de Fora faz 29C no aeroporto e 29,3C no INMET. Enquanto

isso, na altitude do Pico do Couto, agradáveis 21,3ºC.

 

Os próximos dias serão sem chuva e com pouca umidade em MG. Estou com uma TREMENDA

SAUDADE do inverno :heart:

Link to comment
Share on other sites

Os próximos dias serão sem chuva e com pouca umidade em MG. Estou com uma TREMENDA

SAUDADE do inverno :heart:

Nesses dias em tenho me lembrado como é que é se vestir com roupas de frio, ou mesmo uma manga comprida para dias de outono. Eu não sei mais o que é isso. A última vez que usei roupas de frio foi no Natal, quando peguei gostosos 13°/14° em Caxias do Sul. Na ocasião usei apenas mangas compridas. Foi a ÚLTIMA vez que fiz isso!!

 

Fico imaginando o pessoal da Mantiqueira e mesmo CDJ: por lá é difícil passar calor. Na Mantiqueira virtualmente impossível, a não ser que o sujeito fique trabalhando no sol. Parado e com calor, suando, nem pensar.

 

Aqui o pré-frontal veio com tudo, a atmosfera está se instabilizando e a pressão caindo. Bati 35,0° com sensação de 41,1°!!!! Agora faz 34,7° com 50% e começa a nublar. Pressão em 1004,8 mb e caindo rápido. Vento de NNO a 8,9 km/h. Vamos ter uma virada no tempo nas próximas horas.

 

Abraços com saudades!

Link to comment
Share on other sites

O que vai ser feito com o Olímpico após a construção da Arena?

 

Vão implodir no ano que vem. Na área de 8 hca onde ele se encontra serão construídos edifícios residenciais.

Só espero que não façam aqueles blocos de 15 andares com 98435329346 apartamentos um colado no outro. Essa praga está detonando com POA. De quebra, a cidade fica ainda mais quente do que já é retendo mais calor. A Azenha é um bom lugar para dar uma suada.

 

Agora 34,0° com 53%. Sensação de 40,1° (DSoares, estamos quase lá)!! Há Cb´s em desenvolvimento nas redondezas. O tempo abriu. Espero que chova logo.

 

Abraços aquecidos!

Certo que vão construir esses blocos populares.
Link to comment
Share on other sites

O que vai ser feito com o Olímpico após a construção da Arena?

 

Vão implodir no ano que vem. Na área de 8 hca onde ele se encontra serão construídos edifícios residenciais.

Só espero que não façam aqueles blocos de 15 andares com 98435329346 apartamentos um colado no outro. Essa praga está detonando com POA. De quebra, a cidade fica ainda mais quente do que já é retendo mais calor. A Azenha é um bom lugar para dar uma suada.

 

Agora 34,0° com 53%. Sensação de 40,1° (DSoares, estamos quase lá)!! Há Cb´s em desenvolvimento nas redondezas. O tempo abriu. Espero que chova logo.

 

Abraços aquecidos!

 

Sabe, fica difícil eu criticar as empreiteiras. Afinal, vivo das vendas que faço para esse ramo. Mas, realmente, construir aqueles edifícios com 1200 apartamentos é o fim. quando andamos na Av. Ipiranga, em POA, vemos de longe aquela muralha. É o que poderá ser construído no entorno do Beira Rio, no plano B.

aqui tempo abafado e amorcegado.

Caro Mafili, realmente, não tenho olhado gráficos com profundidade de um estudante.

Mas, certamente, eu quis colocar uma minhoca na cabeça do pessoal. Há discrepâncias em dados. Muita maria vai com as outras.

Hoje, procura-se copiar informações. pois , a velocidade da internet permite que um jornal copie, poucos segundos depois, a informação que o concorrente passou. Isso serve, também, para outras áreas. Nada se cria , tudo se copia hoje tá cada vez mais atual.

Realmente, o parâmetro para Londrina não se altera. Há cidades que, dependendo de sua posição geográfica, não sofrem tantas influências. São uma mesmice.

Não é o caso, certamente, das cidades serranas e próximas ao mar.

abraços

Link to comment
Share on other sites

CB MONSTRUOSO na Região Metropolitana!! DESABA o mundo ao norte! Mas dessa vez POA não escapa, e por um motivo simples: não há vento algum. A tormenta não está absorvendo o calor daqui, e o Cb começa a engolir a cidade no momento. Vamos ter um toró daqueles!

 

Faz 33,1° com 54% e começa a ficar noite. Assim fica difícil fazer meu trabalho!!! Fico na internet e olhando para a rua!

Link to comment
Share on other sites

O que vai ser feito com o Olímpico após a construção da Arena?

 

Vão implodir no ano que vem. Na área de 8 hca onde ele se encontra serão construídos edifícios residenciais.

 

 

Muito interessante! Deve ter um impacto grande na região! Eu passei por Porto Alegre apenas uma vez, era casamento de uma prima minha, e lembro de passar na frente do Beira-Rio, mas não me lembro de ter passado na frente do Olímpico. Gostei muito de Porto Alegre, me pareceu ser uma cidade muito bonita! Vamos ver se esse ano passo uns dias em Porto Alegre e conheço a Serra Gaúcha!

Link to comment
Share on other sites

15:00HS

 

Ribeirão Preto: 37,0

Bauru: 35,0

Taubaté: 35,0

São José do Ruio Preto: 34,0

Presidente Prudente: 34,0

Campinas: 34,0

Guarulhos: 33,0

São Paulo: 33,0

Santos: 32,0

Campos do Jordão: 27,0

 

Um raro calor na serra da Mantiqueira. Lá no Posto Marcão deve estar uns 21/22C agora,

fato muito incomum. Aqui em Juiz de Fora faz 29C no aeroporto e 29,3C no INMET. Enquanto

isso, na altitude do Pico do Couto, agradáveis 21,3ºC.

 

Os próximos dias serão sem chuva e com pouca umidade em MG. Estou com uma TREMENDA

SAUDADE do inverno :heart:

 

 

27,2ºC em Monte Verde... fujam para as colinas!

Link to comment
Share on other sites

Fim do mundo, Luba. Calor nos altos do Sudeste, temporais aqui. Acabamos de ter uma clássica cortina de água. A cidade sumiu. Acumulei 9,8 mm em 10 minutos. Só que a frente não entrou e tem mais chuva ao oeste. Hoje será um belo dia para os amantes de tempestades!!!!

 

Agora 28,6° e esfriando. Vnto NE a 12,6 km/h.

Link to comment
Share on other sites

CB MONSTRUOSO na Região Metropolitana!! DESABA o mundo ao norte! Mas dessa vez POA não escapa, e por um motivo simples: não há vento algum. A tormenta não está absorvendo o calor daqui, e o Cb começa a engolir a cidade no momento. Vamos ter um toró daqueles!

 

Faz 33,1° com 54% e começa a ficar noite. Assim fica difícil fazer meu trabalho!!! Fico na internet e olhando para a rua!

 

Falando em Cb, olha o que está aqui atrás da empresa em Joinville...

 

Consegui captar apenas metade, o resto é reflexo hahahha

 

E detalhe: do lado oposto a esta nuvem está um céu de brigadeiro, digno de inverno...

 

IMG311.jpg

Link to comment
Share on other sites

Fim do mundo, Luba. Calor nos altos do Sudeste, temporais aqui. Acabamos de ter uma clássica cortina de água. A cidade sumiu. Acumulei 9,8 mm em 10 minutos. Só que a frente não entrou e tem mais chuva ao oeste. Hoje será um belo dia para os amantes de tempestades!!!!

 

Agora 28,6° e esfriando. Vnto NE a 12,6 km/h.

 

Tirando a UR, hoje tive uma típica tarde porto-alegrense de verão em Itapevi: 32,4ºC de máxima (19,6ºC mínima). HELP!!! :heat: :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Silvio, secou bem no triângulo mesmo! Bom pra colheita de soja que ta ocorrendo nessa época...

 

Aqui em sp mesmo com 33 C não ta muito desagradável. Andei bem hj e a sensação de calor foi bem menor que vários outros dias com temperatura menor. Fui entender quando vi a umidade.

Já de noite que tá o problema. Quero ver esse tanto de concreto estalando esfriar... só fugindo pra uma casa lá por riacho grande pra salvar!! Itapevi também vale :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Silvio, secou bem no triângulo mesmo! Bom pra colheita de soja que ta ocorrendo nessa época...

 

Aqui em sp mesmo com 33 C não ta muito desagradável. Andei bem hj e a sensação de calor foi bem menor que vários outros dias com temperatura menor. Fui entender quando vi a umidade.

Já de noite que tá o problema. Quero ver esse tanto de concreto estalando esfriar... só fugindo pra uma casa lá por riacho grande pra salvar!! Itapevi também vale :laugh:

 

Bem, já adianto que moro num buraco semi-rural à 6km do centro em linha reta, à oeste. O centro de Itapevi é bem mais quente que meu bairro. :laugh:

p.s.: isso também ocorre na minha casa em Mogi das Cruzes... enquanto que o centro da cidade torra quase todo final de tarde, por lá muitas vezes sopra uma brisa agradável vindo da serra, com constante formação de neblina. É quase uma Riacho Grande. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Depois de uma tarde aterrorizante no que se refere a calor, agora o tempo dá uma amenizada: 25,9ºC com 38% UR (18h43m)

Máxima de 32,4ºC. Nem CDJ se salvou... como eu gostaria de ter passado o dia de hoje no alto Itatiaia, tomando uma Coca bem gelada no Abrigo Rebouças e me refrescando na pequena represa que fica ao lado... :heat:

Link to comment
Share on other sites

Terceiro dia consecutivo com registro de chuva a partir da tarde por aqui. Só que hoje foi mais irregular, embora veio acompanhado de ventania. Acumulou 3 mm em casa. O mês termina e choveu metade do que era esperado para o período!

 

Paulada hoje em Poa hein!! Só faltou o pessoal postar fotos aqui!

Link to comment
Share on other sites

Finalmente voltou a internet. Fiquei sem net e telefone até agora devido ao temporal. Vários lugares de POA ficaram sem luz. Mas não ventou tanto. Tive rajada máxima de 47,3 km/h. Na RBS passou dos 68 km/h.

 

Tive acumulado total de 24,0 mm no dia, sendo 11,2 nesse segundo temporal. Bonito foi ver o Cb entrando. A MetSul colocou várias fotos no twitter.

 

Agora está nublado e faz 22,4°. Pouco vento.

Link to comment
Share on other sites

100 mm em Juiz de Fora. A segunda metade do verão esta sendo cruel com Minas.

 

Fato... as anomalias positivas de temperatura foram generalizadas no estado neste mês, e a chuva bem abaixo da

média...parece que veio para compensar Dezembro e Janeiro, que foram meses frios e com muita chuva.

Link to comment
Share on other sites

100 mm em Juiz de Fora. A segunda metade do verão esta sendo cruel com Minas.

 

Fato... as anomalias positivas de temperatura foram generalizadas no estado neste mês, e a chuva bem abaixo da

média...parece que veio para compensar Dezembro e Janeiro, que foram meses frios e com muita chuva.

Fevereiro foi acima da média em praticamente todo o Centro-Sul depois de uma primaveria até janeiro bem abaixo do normal. A na TV adoram enfatizar o caloooooooooooooooorrrrrrrrrr!!! :negative:

 

Um belo vídeo em time-lapse dos dos temporais que atingiu POA hoje:

Fantástico!

 

Agora está nublado e faz 22,5°.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.