Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - NOVEMBRO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 503
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Por aqui em SP ..29 graus, verão chegou..!!

 

Falei com meu pai hoje! No interior do Paraná, passando de 30C novamente...

Claro que, totalmente normal pra essa época...

 

Com a AAO afundando nos -4C novamente, não me surpreenderia se tivéssemos outra MP marítima forte até o final do mês... Novembro parecido com novembro de 1999.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui em SP ..29 graus, verão chegou..!!

 

Falei com meu pai hoje! No interior do Paraná, passando de 30C novamente...

Claro que, totalmente normal pra essa época...

 

Com a AAO afundando nos -4C novamente, não me surpreenderia se tivéssemos outra MP marítima forte até o final do mês... Novembro parecido com novembro de 1999.

 

Sds.

 

 

Tomara!

Link to comment
Share on other sites

Felizmente está quase certo o belo refresco entre domingo e quarta-feira próximos. Um alento para este dia amazônico. Tive mínima de 22,2°C e máxima de 34,7°C :heat: . Ainda bem que a URA está baixa, em 37%, mesmo com as nuvens carregadas que começam a tomar espaço no céu. Região de Cascavel já teve temporal isolado e o sul do estado tem atividade convectiva intensa no momento.

Link to comment
Share on other sites

Risco de temporais de vento e granizo em todo o Paraná nesta tarde de sábado. Em Guarapuava choveu 45 mm na última hora. Porém é chuva convectiva, pode chover aqui e ali não. Aqui no Vale do Ivaí muitos pontos de chuva cresceram nas últimas horas. Nesse momento tem uma célula de tempestade a uns 40 km a nordeste. Amanhã a instabilidade aumenta ainda mais.

 

Temperatura: 32,9°C

URA: 44%

Pressão: 1011 hPa em queda

Link to comment
Share on other sites

Muitos raios ontem a noite, com pancadas fortes mas passageiras. Voltou a chover agora pela manhã, mas passou rápido outra vez. Estamos precisando de chuva.. Tirando o que choveu ontem a noite e hoje cedo, que não acumulou muita coisa, eu só tinha registrado 6 mm.. Para novembro é muito pouco. A imagem de satélite mostra que grandes áreas de instabilidade avançam para o oeste do Sul do Brasil e temporais nas próximas horas não estão descartados. Registro 20,2°C agora, com pressão em 1012 hPa e vento NE constante.

 

visnoreste111113_1115.thumb.jpg.f9fc5560a1f93510d2d777679ed31d18.jpg

Link to comment
Share on other sites

Tempo super instável. Do nada "brotou" uma nuvem de chuva moderada a nordeste da cidade, fortes trovoadas também, vento nordeste moderado devido a área de tempestade que avança do Paraguai para o oeste paranaense. Deve ser assim no decorrer do dia e amanhã a situação vai se deteriorar com a passagem de uma área de baixa pressão sobre PR e SC, a qual dará origem a um ciclone extratropical no oceano entre terça e quarta-feira. Ainda tenho 21,1°C, bem agradável.

Link to comment
Share on other sites

Ventania no E, centro e serra do RS. Quem foi para a praia está ainda pior. POA e Tramandaí têm as mesmas rajadas de vento, em 50 km/h, mas Tramandaí tem vento sustentado mais forte em 35 km/h. Aqui o sustentado está pouco acima dos 20 km/h. Em Santa Maria também. Interessante que não está ventando muito no E de SC.

 

Chama a atenção Ausentes: variação de 10,0° a 12,4° no dia de hoje com vento de 30 km/h e rajadas de quase 50 km/h. Inverno!!

 

Aqui em casa tive mínima de 17,4°. Ventou a madrugada toda. Agora faz 22,4° com 61% e está quase nublado. Vento ENE a 26,7 km/h e maior rajada de 43,6 km/h.

 

É o nosso momento Soledade... com brisa. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Continua muito instável aqui no noroeste do Paraná, uma das regiões mais afetadas pela intensificação do sistema de baixa pressão. Chove moderado com trovoadas e a iluminação pública já está acesa. Tem uma célula de tempestade a cerca de 70 km sudoeste, e a coisa já está preta a oeste. A pressão entrou em queda.

 

Temperatura: 20,4°C

Vento: SE

Pressão: 1009 hPa

Link to comment
Share on other sites

Os estragos aqui na região ficaram por conta de grandes volumes de chuva em pouco tempo. A cidade mais afetada foi Umuarama, que teve 40 mm em 15 minutos ontem a tarde segundo o Simepar! Aqui foram 81 mm nos últimos três dias. Destaque para a máxima baixa para novembro. A temperatura variou entre 17,9°C e 20,9°C.

O vento já virou de SW e parece que amanhã o tempo vai abrir, mas com queda na temperatura.

Link to comment
Share on other sites

Vi um material de um meteorologista Luiz Carlos Morial (que o Coutinho postou) falando que estamos a passar nos próximos 20 anos numa era fria. E não sei se só eu, mas esse ano estou observando sensíveis mudanças; especialmente na frequência de invasões polares. Estamos já em meados de novembro, e, comparado à anos recentes, já deveria estar bem mais quente. O que se observa até agora são frentes frias com massas polares respeitáveis atingindo o território brasileiro. Talvez a tal era de 20 anos de frio que o Luiz Carlos Morial cita esteja começando justamente neste 2011. Esta semana mesmo teremos temperaturas bem baixas para época do ano, fora as que já tivémos.

 

Espero estar certo!

Link to comment
Share on other sites

Vi um material de um meteorologista Luiz Carlos Morial (que o Coutinho postou) falando que estamos a passar nos próximos 20 anos numa era fria. E não sei se só eu, mas esse ano estou observando sensíveis mudanças; especialmente na frequência de invasões polares. Estamos já em meados de novembro, e, comparado à anos recentes, já deveria estar bem mais quente. O que se observa até agora são frentes frias com massas polares respeitáveis atingindo o território brasileiro. Talvez a tal era de 20 anos de frio que o Luiz Carlos Morial cita esteja começando justamente neste 2011. Esta semana mesmo teremos temperaturas bem baixas para época do ano, fora as que já tivémos.

 

Espero estar certo!

 

Caco, deve ser o Prof. Luiz Carlos Molion, não? Ele tem diversos trabalhos publicados, e mesmo no Youtube você poderá encontrar algumas de suas palestras!!

Ele esteve no jornal da Band uns atrás, numa espécie de mesa redonda! Muito interessante...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Vi um material de um meteorologista Luiz Carlos Morial (que o Coutinho postou) falando que estamos a passar nos próximos 20 anos numa era fria. E não sei se só eu, mas esse ano estou observando sensíveis mudanças; especialmente na frequência de invasões polares. Estamos já em meados de novembro, e, comparado à anos recentes, já deveria estar bem mais quente. O que se observa até agora são frentes frias com massas polares respeitáveis atingindo o território brasileiro. Talvez a tal era de 20 anos de frio que o Luiz Carlos Morial cita esteja começando justamente neste 2011. Esta semana mesmo teremos temperaturas bem baixas para época do ano, fora as que já tivémos.

 

Espero estar certo!

 

Caco, deve ser o Prof. Luiz Carlos Molion, não? Ele tem diversos trabalhos publicados, e mesmo no Youtube você poderá encontrar algumas de suas palestras!!

Ele esteve no jornal da Band uns atrás, numa espécie de mesa redonda! Muito interessante...

 

Sds.

 

É esse mesmo Silvio! Troquei as bolas.

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

15/11 - Meio-dia:

 

Pelotas: Nuvens esparsas 21ºC

Santa Maria: Parc nublado 22ºC

Porto Alegre: Parc nublado 21ºC

Florianópolis: chuva 19ºC

São Joaquim: Chuva 10ºC

Bom Jardim da Serra: Chuva 11ºC

Tangará: Chuva 11ºC

Urupema: Chuva 13ºC

Chapecó: Chuva 16ºC

Joinville: Chuva 19ºC

Curitiba: Chuva 17ºC

Inacio Martins: Chuva 13ºC

Londrina: Parc nublado 23ºC

São Paulo: Chuva 18ºC

Campos do Jordão: Chuva 15ºC

Campinas: Chuva 18ºC

Santos: Chuva 20ºC

Rio de Janeiro: Chuva 24ºC

Juiz de Fora: Chuviscos 21ºC

Belo Horizonte: Parc nublado 23ºC

Uberlandia: Poucas nuvens 20ºC

Goiania: Parc nublado 24ºC

Brasília: Chuviscos 19ºC

Campo Grande: Parc nublado 25ºC

Cuiabá: Chuva 23ºC

Link to comment
Share on other sites

A dinâmica hoje está típica de áreas de baixa pressão na costa do sul. Garoava pela manhã e logo após uma pancada de chuva mais forte o sol e o céu azul apareceram com a entrada de ar mais seco de oeste. Agora novamente cortinas de chuva avançam pelas redondezas, sempre com o vento SW presente. A temperatura deve cair bem hoje a noite no interior do Paraná. Dados atuais:

Temperatura: 25,1°C

URA: 63%

Direção vento: SW

Pressão: 1007 hPa

Link to comment
Share on other sites

Vi um material de um meteorologista Luiz Carlos Morial (que o Coutinho postou) falando que estamos a passar nos próximos 20 anos numa era fria. E não sei se só eu, mas esse ano estou observando sensíveis mudanças; especialmente na frequência de invasões polares. Estamos já em meados de novembro, e, comparado à anos recentes, já deveria estar bem mais quente. O que se observa até agora são frentes frias com massas polares respeitáveis atingindo o território brasileiro. Talvez a tal era de 20 anos de frio que o Luiz Carlos Morial cita esteja começando justamente neste 2011. Esta semana mesmo teremos temperaturas bem baixas para época do ano, fora as que já tivémos.

 

Espero estar certo!

 

La Niñas cada vez mais frequentes nos últimos anos, AAO atualmente negativa.. Outros fatores.. Lembra-se de dezembro passado? Fiquei tão intrigado com aquele frio continental quase no Natal que até guardei uma saída do GFS. O ar frio chegou até em Rondônia!

 

Clip1.jpg.ee1e790301c7f4a1df4eb2fc464b739d.jpg

Link to comment
Share on other sites

Vi um material de um meteorologista Luiz Carlos Morial (que o Coutinho postou) falando que estamos a passar nos próximos 20 anos numa era fria. E não sei se só eu, mas esse ano estou observando sensíveis mudanças; especialmente na frequência de invasões polares. Estamos já em meados de novembro, e, comparado à anos recentes, já deveria estar bem mais quente. O que se observa até agora são frentes frias com massas polares respeitáveis atingindo o território brasileiro. Talvez a tal era de 20 anos de frio que o Luiz Carlos Morial cita esteja começando justamente neste 2011. Esta semana mesmo teremos temperaturas bem baixas para época do ano, fora as que já tivémos.

 

Espero estar certo!

 

Caco, deve ser o Prof. Luiz Carlos Molion, não? Ele tem diversos trabalhos publicados, e mesmo no Youtube você poderá encontrar algumas de suas palestras!!

Ele esteve no jornal da Band uns atrás, numa espécie de mesa redonda! Muito interessante...

 

Sds.

 

Seguem os vídeos:

 

- Parte 1

 

- Parte 2

 

- Parte 3

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A dinâmica hoje está típica de áreas de baixa pressão na costa do sul. Garoava pela manhã e logo após uma pancada de chuva mais forte o sol e o céu azul apareceram com a entrada de ar mais seco de oeste. Agora novamente cortinas de chuva avançam pelas redondezas, sempre com o vento SW presente. A temperatura deve cair bem hoje a noite no interior do Paraná. Dados atuais:

Temperatura: 25,1°C

URA: 63%

Direção vento: SW

Pressão: 1007 hPa

 

Igor,

 

olha essa entrevista hoje no Canal Rural:

 

ENTREVISTA: Confira a entrevista com José Eduardo F. Sismeiro - Produtor de Soja - Goioere/PR

 

"Safra 2011/2012 no Paraná está dentro da normalidade, mas a soja já não apresenta um excelente aspecto, devidos aos dias frios que se repetem no Paraná. A convicção de que os melhores preços já passaram faz produtores ficarem atentos aos movimentos do mercado".

 

...Tarde de 14C hoje em Goioerê...!!! :shok:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

14°C?? Pelo Inmet faz 23°C agora por lá!

De fato, as manhãs bem amenas do início do mês podem ter alterado alguma coisa, porém depois secou bem e só agora no último sábado voltou a chover. Talvez agora a próxima reportagem fale sobre o excesso de chuva..rsrs..

 

As nuvens estão ganhando desenvolvimento vertical no centro-oeste, norte/noroeste e centro paranaense.. Não seria demais dizer em risco de granizo isolado, ainda mais com esse ar seco avançando de oeste.

Link to comment
Share on other sites

17hs - Epagri/Ciram

 

Bom Jardim da Serra 10,1C max. temp. dia 11,4C

 

Urupema 10,8C max. tem. dia 13,3C

 

São Joaquim 11,6C max. temp. dia 12,9C

 

Tangará 12,3C = max. temp. dia.

 

Papanduva 12,7C max. temp. dia 13,2C

 

Florianópolis 17,5C max. temp. dia 19,9C

 

Aero. Fpolis 18C max. temp. dia 19C

Link to comment
Share on other sites

Vi um material de um meteorologista Luiz Carlos Morial (que o Coutinho postou) falando que estamos a passar nos próximos 20 anos numa era fria. E não sei se só eu, mas esse ano estou observando sensíveis mudanças; especialmente na frequência de invasões polares. Estamos já em meados de novembro, e, comparado à anos recentes, já deveria estar bem mais quente. O que se observa até agora são frentes frias com massas polares respeitáveis atingindo o território brasileiro. Talvez a tal era de 20 anos de frio que o Luiz Carlos Morial cita esteja começando justamente neste 2011. Esta semana mesmo teremos temperaturas bem baixas para época do ano, fora as que já tivémos.

 

Espero estar certo!

 

Caco, deve ser o Prof. Luiz Carlos Molion, não? Ele tem diversos trabalhos publicados, e mesmo no Youtube você poderá encontrar algumas de suas palestras!!

Ele esteve no jornal da Band uns atrás, numa espécie de mesa redonda! Muito interessante...

 

Sds.

 

Não se esqueça do efeito "chaleira"(por Coutinho). Entrar em micro era do gelo, ou pequena, não se dá de quarta pra quinta. Levam-se meses, anos...

Link to comment
Share on other sites

notÍcia

 

Novembro deste ano está mais frio que 2010 em vários estados brasileiros

Publicado: 14/11/2011

 

Por enquanto, novembro de 2011 mostra-se mais frio que o registrado no ano passado. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da SOMAR Meteorologia, a temperatura noturna está entre 2°C e 3°C mais baixa que o normal em todo o Estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além do sul da Bahia, nordeste de Minas Gerais e divisa de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. Em novembro de 2010, as madrugadas foram mais frias no Sul, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, porém mesmo assim, os desvios não passaram de 2°C em relação à média.

 

Já com relação à temperatura máxima, destaca-se o frio registrado na Bahia, Espírito Santo, leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe, Alagoas, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará, Mato Grosso e Distrito Federal. Os maiores desvios encontram-se na Bahia, variando entre -2°C e -4°C. Por outro lado, a primeira quinzena de novembro de 2011 mostra-se mais quente que o normal (temperatura da tarde) em São Paulo, Mato Grosso do Sul e em toda a Região Sul.

 

Fonte: tempoagora.com.br

Link to comment
Share on other sites

NO GERAL FOI UM DIA BEM FRIO PARA NOVEMBRO, ESPECIALMENTE AS MÁXIMAS.

 

AQUI EM CASA A MÍNIMA SERÁ NA LEITURA DAS 22 HORAS, AGORA ESTÁ 8,7°C E A MÁXIMA FOI DE 11,6°C

 

NA CAPITAL; 19,5/16,4 INMET, BEM FRIO P/ÉPOCA. NO CIRAN DEU 16,4/20,1

 

M.IGREJA/BOM JARDIM; 5,1/7,5

 

INMET; 8,4/10,7

 

CETREJO; 9,7/15,9 FICA A 1184 M

COTIA, FICA A 2 KM DAQUI DE CASA; 8,0/10,8

CHAPADA, FICA A +- 10 KM LINHA RETA; 9,3/13,2

BOM JARDIM 8,2/11,4

 

URUPEMA; 9,1/12,9

Link to comment
Share on other sites

Por aqui temos garoa, :girlwitch: vento :girlwitch: e temp em queda.

Mínima matinal 18,2.

Máxima de tarde 21,3.

Mínima do dia agora com 17,4. E caindo...

Atual provável ponderada de nov/11 em 18,5 aqui em Mauhá. Pra comparar, o novembro normal de Curita pra 2001/2010 teve média de 19,2.

 

Temperatura em melhoria: 16,5. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.