Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - SETEMBRO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

Isso preocupa:

 

mbar.png

 

O que é corroborado pelo último aviso do NOAA:

 

ON DAY 02 THIS WILL INCREASE TO 25-50MM. LOCALLY HIGHER AMOUNTS...HOWEVER...ARE POSSIBLE ACROSS THE SERRA DO MAR IN BRASIL...WHERE BRISK EASTERLIES ARE TO ENHANCE TOPOGRAPHICAL FORCING. IN THIS AREA THERE IS A SLIGHT RISK OF SEVERE CONVECTION BY FORECAST HOUR 42..

 

Em resumo. O vento leste é o grande inimigo nestas condições de chuva associada ao jato e uma baixa em deslocamento para o mar que empurra uma massa de ar frio. Combinação explosiva. O efeito orográfico das montanhas no Vale em Itajaí é um velho conhecido. E as projeções de chuvas associadas ao forte vento leste podem potencializar os acumulados por conta deste efeito. Veremos...

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 952
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Isso preocupa:

 

mbar.png

 

Em resumo. O vento leste é o grande inimigo nestas condições de chuva associada ao jato e uma baixa em deslocamento para o mar que empurra uma massa de ar frio. Combinação explosiva. O efeito orográfico das montanhas no Vale em Itajaí é um velho conhecido. E as projeções de chuvas associadas ao forte vento leste podem potencializar os acumulados por conta deste efeito. Veremos...

 

Caio, a carta se refere a vento em superfície. Não seria melhor o de altitude?

Link to comment
Share on other sites

Chove muito no leste do Paraná também, assim como em Santa Catarina. Aglomerados convectivos ganham força nas próximas horas e também podem atingir o oeste de SP, norte, noroeste e oeste do PR. O detalhe é que está quente nessas áreas, entre 26°C e 29°C, o que pode vir a causar problemas localizados.

Link to comment
Share on other sites

Bruno: já falei com o secretário!

 

Shimutz: te liguei no celular DDD 41 agora a noite, se tiver um novo de DDD 49 favor passar por MP.

 

Amigos, a chuva de hoje se não causou alagamentos generalizados serviu para encharcar o solo. E este saturado não vai mais suportar muita chuva, que deve voltar com força entre hoje e amanhã. Segue preocupando...

 

O frio permanece, sendo mais perceptível no amanhecer de domingo e com possível geada no amanhecer de segunda nos pontos mais favoráveis. A longo prazo o comportamento de sucessivas erupções de fraca a média intensidade permanece nos modelos. Setembro está sendo muito úmido em grandes porções do Sul e com anomalias ligeiramente abaixo da normal climatológica. Tende a permanecer assim.

Link to comment
Share on other sites

Sem querer implicar com quem quer que seja, mas sempre que vejo a previsão do tempo no Jornal Nacional nesse final de inverno e início de primavera, com previsão dando 40° para Cuiabá, 39° para Palmas, 37° para Teresina, Rio Branco, Porto Velho e Goiânia, e mesmo 36° para Manaus, dou graças a Deus que não moro em nenhum desses locais. O pessoal de RO, MT, GO e do AC pode nos falar melhor disso. É uma calor seco, mas pegar dias a fio entre 38° e 40°??? Pelamordedeus... Quando dá essas loucuras em POA pelo menos eu sei que de maio a setembro é garantido que não vou sair de casa e ficar suado ou torrando 15 minutos depois (o que, diga-se de passagem, ocorre no verão daqui).

 

Hoje tive variação de 8,1° a 19,9°. Agora faz 12,7° com 61% e venta de SSE a 6,8 km/h.

 

Abraços torrados!

 

Marcos, eu prefiro estes 40C de Cuiabá com 15% de UR, do que os nossos 37C/38C, eventualmente 39C, com 50% de UR. :mosking:

Concordo. Mas nós temos a certeza do resfresco. Nessas regiões dificilmente haverá um bom período de ar fresco. Sempre quente. No máximo as friagens que duram poucos dias. As exceções seriam junho de 2001 e julho de 2010, que fez um bom frio por vários dias no Centro-Oeste e Sul da Amazônia.

 

Agora 12,7°.

 

Abraços com calor!

 

Amigo Marcos,

Jamais visite Goiânia entre o dia 15/08 a 15/10, pois é a pior época. Muito calor e tempo extremamente seco. O resto do período é tolerável. Me acostumei com nosso clima, embora nossa temperatura nessa época ruim gire em torno dos 35ºC (poderia ser pior: 40ºC). Quiçá fôssemos apenas 1000 mts mais elevados e a diferença seria enorme. Creio que um bom clima para a maioria das pessoas seria o das cidades serranas do Sudeste, pois não são tão frias como São Joaquim(como sempre nos fala o Coutinho: uma coisa é ir de vez em quando, outra é morar lá), nem possuem temperaturas muito elevadas na temporada de calor.

Abração

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Sem querer implicar com quem quer que seja, mas sempre que vejo a previsão do tempo no Jornal Nacional nesse final de inverno e início de primavera, com previsão dando 40° para Cuiabá, 39° para Palmas, 37° para Teresina, Rio Branco, Porto Velho e Goiânia, e mesmo 36° para Manaus, dou graças a Deus que não moro em nenhum desses locais. O pessoal de RO, MT, GO e do AC pode nos falar melhor disso. É uma calor seco, mas pegar dias a fio entre 38° e 40°??? Pelamordedeus... Quando dá essas loucuras em POA pelo menos eu sei que de maio a setembro é garantido que não vou sair de casa e ficar suado ou torrando 15 minutos depois (o que, diga-se de passagem, ocorre no verão daqui).

 

Hoje tive variação de 8,1° a 19,9°. Agora faz 12,7° com 61% e venta de SSE a 6,8 km/h.

 

Abraços torrados!

 

Marcos, não seja tão mal assim! :rofl:

 

Se você algum dia (espero que nunca, no caso) vier a morar em uma destas cidades, para livrar basta você o dia todo estar em um ambiente com ar condicionado. Sei que se você vier morar por estas bandas, com o gabarito que você tem, no mínimo você irá trabalhar em uma empresa, irá ter um carro e uma casa, todos em ambiente climatizado, ou seja, você não sofrerá nada! É assim que eu vivo aqui, 24 horas por dia praticamente com o ar refrigerado me fazendo companhia, não só eu, mas boa parte da população!

 

Não sei como é tua vida com relação ao ar livre, se gosta de correr, caminhar, estas coisas, neste caso, aí sim, você estaria enrolado. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Se eu tivesse que definir o clima de São Paulo - centro - dentro de uma classificação única, o definiria como tropical de altitude. Ctba como subtropical. Definiria tudo o que esta abaixo de 24 graus como subtropical. Incluindo ai o extremo sul da RMSP (Marsilac). A RMSP tem quase 1 grau de latitude de extensão!

 

Estou indo para Campos do Jordão hoje. Não vou para lá desde o começo do ano, pegarei um belo frio!

 

Joao, 1 grau de latitude pode parecer pouco, mas tem uma influência consideravel aqui para nós, me lembro que nesse final de agosto, teve um dia que enquanto a zona norte quase fritava com 28°C no mirante, muitos bairros da zona não chegaram aos 20°C, Parelheiros teve máxima de pouco mais de 17°C nesse dia.

 

E quanto as precipitações tenho uma mapa, com a estimativa da precipitação no mês de julho para todo o estado de São Paulo e o mapa conta com a divisão municipal o que facilita o que quero mostrar, note a cidade de São Paulo, a zona sul tem mais chuva do que a zona norte.

 

Boa viagem Joao, fotos... não se esqueça das fotos :ok:

 

Como fico a apenas 20 km da Serra do Mar, isto explica minha percepção de não termos tido um julho árido por aqui... como já comentei no tópico de dados de SP.

Link to comment
Share on other sites

MANTENDO A PROJEÇÃO DO EUROPEU, PODERÁ PASSAR DOS 12 M EM BLU NA SEXTA DE MADRUGADA

 

Pode ser que eu queime a língüa mas não acredito nem que chegue a 8.50m como na última vez.

 

Também achei 12m muito elevado e preocupante. Veremos pois ainda tem muuuita água pra cair...

 

O rio já está com 8.20 m e a previsão se confirmar pode chegar a 10m acima do normal às 18:00hs.. Que buesta!

Link to comment
Share on other sites

Em Palhoça, 140,2mm desde ontem e segue chovendo forte.

 

Em Blumenau, já há enchente em algumas ruas, 8,2m às 10h. O problema dessa vez é que tem chuva no alto vale também (um pouco diferente de 2008). A previsão é chegar a 10m às 18h. Se continuar desse jeito, vai chegar perto dos 12m amanhã. Ficar na torcida para que a orografia não intensifique essa chuva :(

Link to comment
Share on other sites

Mínimas de hoje:

 

Morro da Igreja SC: 03,7

Bom Jesus RS: 03,8

Campos do Jordão SP (VI): 06,3

Caldas MG: 06,8

Chuí RS: 06,9

Bom Jardim da Serra SC: 06,9

Santa Vitoria do Palmar RS: 07,1

Uruguaiana RS: 07,2

Santana do Livramento RS: 07,2

São José dos Ausentes RS: 07,4

Urupema SC: 07,4

Monte Verde MG: 07,4

São Joaquim SC: 07,6

Link to comment
Share on other sites

Por enquanto em 8.54m
Atingiu o previsto para 12h já às 11h. Como tão as coisas aí Beto? As notícias que tenho é que o caos está mais pela previsão (nos mercados por ex.) do que pelas águas em si.

 

As aulas e outros serviços já foram suspensos, além das ruas que serão alagadas já houve mais de 30 pontos de quebra de barriera. Por enquanto segue chovendo de forma ininterrupta com alguns trovões, o que preocupa que pelas imagens dos satélites é que ainda tem muita instabilidade por chegar.. Agora estamos num ponto crítico, as chuvas das próximas horas serão determinantes.

 

abs

Link to comment
Share on other sites

13:00 Rio Itajaí Açu em 9.28m, subindo assustadoramente, e acima do previsto :-o

 

 

NA TV TINHA FALADO QUE SERIA RÁPIDA A ELEVAÇÃO DO RIO, FALEI PARA A DEF. CIVIL QUE PODERIA SER UMA ENCHENTE RÁPIDA E GRANDE, COMENTEI QUE CHEGARIA A 12 M. METERAM PAU.....

 

Quando eu falei de subir mais alto que o previsto me referi às medições e as previsões da def civil quanto ao nível do Rio. Quando disseste os 12m naquela confesso que eu fiquei cético, mas foi acertada, foi a previsão mais ousada de todas, mas já estou lhe dando os créditos da sua previsão aqui com o pessoal :-D

Link to comment
Share on other sites

MANTENDO A PROJEÇÃO DO EUROPEU, PODERÁ PASSAR DOS 12 M EM BLU NA SEXTA DE MADRUGADA

 

Pode ser que eu queime a língüa mas não acredito nem que chegue a 8.50m como na última vez.

 

Também achei 12m muito elevado e preocupante. Veremos pois ainda tem muuuita água pra cair...

 

Aqui no BrTempo ninguém "meteu o pau".

 

Um céticos (Beto) e um impressionado (eu) com o valor incrível de 12m. E não é que deve chegar? Palmas para quem é ousado e põe a cara a tapa, sem previsões cifradas e meias palavras. Bom é que temos profissionais como você!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, não seja tão mal assim! :rofl:

 

Se você algum dia (espero que nunca, no caso) vier a morar em uma destas cidades, para livrar basta você o dia todo estar em um ambiente com ar condicionado. Sei que se você vier morar por estas bandas, com o gabarito que você tem, no mínimo você irá trabalhar em uma empresa, irá ter um carro e uma casa, todos em ambiente climatizado, ou seja, você não sofrerá nada! É assim que eu vivo aqui, 24 horas por dia praticamente com o ar refrigerado me fazendo companhia, não só eu, mas boa parte da população!

 

Não sei como é tua vida com relação ao ar livre, se gosta de correr, caminhar, estas coisas, neste caso, aí sim, você estaria enrolado. :mosking:

Não sei se meu "gabarito", como seja, me garante todo esse conforto. De qualquer forma ele vira quase indispensável para quem não está acostumado com o calor o ano inteiro ou que está acostumado com algum conforto. Mas pode ficar tranquilo: não há no meu horizonte qualquer deslocamento para latitudes menores (graças a Deus).

 

Amigo Marcos,

Jamais visite Goiânia entre o dia 15/08 a 15/10, pois é a pior época. Muito calor e tempo extremamente seco. O resto do período é tolerável. Me acostumei com nosso clima, embora nossa temperatura nessa época ruim gire em torno dos 35ºC (poderia ser pior: 40ºC). Quiçá fôssemos apenas 1000 mts mais elevados e a diferença seria enorme. Creio que um bom clima para a maioria das pessoas seria o das cidades serranas do Sudeste, pois não são tão frias como São Joaquim(como sempre nos fala o Coutinho: uma coisa é ir de vez em quando, outra é morar lá), nem possuem temperaturas muito elevadas na temporada de calor.

Abração

Abraços

Concordo. As serras do Sudeste têm o clima mais agradável do Brasil. O problema de Goiânia é a perspectiva da falta de um período definido sem calor, apesar das noites de inverno serem muito boas. Brasília já é bem mais agradável. Bendita altitude!

 

Por aqui um dia nublado e com vento oceânico, o mesmo que está enchendo SC com umidade e abastecendo a frente com chuvas fortes. Mínima de 14,2°. Agora faz 17,4 com 80% e venta de E a 12,9 km/h.

 

Abraços duplos

Link to comment
Share on other sites

Aqui no BrTempo ninguém "meteu o pau".

 

Um céticos (Beto) e um impressionado (eu) com o valor incrível de 12m. E não é que deve chegar? Palmas para quem é ousado e põe a cara a tapa, sem previsões cifradas e meias palavras. Bom é que temos profissionais como você!

Aliás, como em 2008, com antecedência, precisão e objetividade. É muito difícil essas previsões de nivel de rio, com tantas variáveis: chuva local, chuva nas nascentes, barragens, efeitos da orografia, etc. Não existe modelo pra isso. É conhecer as variáveis, instanciar mentalmente os modelos, conhecer o histórico, muita experiência e feeling. E pior é dar a cara a tapa sem ter nenhuma fórmula matemática que outro dia se poderia acusar. Isso pra mim é ousadia, confiança e coragem.

 

Os modelos estão prevendo intensificação da chuva a noite. O mais prudente é que as pessoas abaixo dos 13m saiam de casa imediatamente e não deixem para fazê-lo a noite, pois vai subir muito rápido. Não precisa ir no mercado, causar caos e comprar comida para um mês ao dobro do preço, amanhã pára de chover, final de semana o nivel deve voltar ao normal. O mais importante é procurar sair das áreas de risco enquanto a água ainda não chegou nas principais ruas.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no BrTempo ninguém "meteu o pau".

 

Um céticos (Beto) e um impressionado (eu) com o valor incrível de 12m. E não é que deve chegar? Palmas para quem é ousado e põe a cara a tapa, sem previsões cifradas e meias palavras. Bom é que temos profissionais como você!

Aliás, como em 2008, com antecedência, precisão e objetividade. É muito difícil essas previsões de nivel de rio, com tantas variáveis: chuva local, chuva nas nascentes, barragens, efeitos da orografia, etc. Não existe modelo pra isso. É conhecer as variáveis, instanciar mentalmente os modelos, conhecer o histórico, muita experiência e feeling. E pior é dar a cara a tapa sem ter nenhuma fórmula matemática que outro dia se poderia acusar. Isso pra mim é ousadia, confiança e coragem.

 

Os modelos estão prevendo intensificação da chuva a noite. O mais prudente é que as pessoas abaixo dos 13m saiam de casa imediatamente e não deixem para fazê-lo a noite, pois vai subir muito rápido. Não precisa ir no mercado, causar caos e comprar comida para um mês ao dobro do preço, amanhã pára de chover, final de semana o nivel deve voltar ao normal. O mais importante é procurar sair das áreas de risco enquanto a água ainda não chegou nas principais ruas.

 

Ridículo parece que blumenauense desaprendeu a conviver com enchente, que de certa forma é natural porque ficamos um bom tempo sem enchente, fora que tem muita gente de fora também. Mas um amigo meu foi no Angeloni e disse que a histeria era grande, tinha gente fazendo compra pra 2 meses já..a água acabou já..muito exagero, da vergonha.

Link to comment
Share on other sites

Em tempo, 9.55m 14:00
onde tu mora Beto?

 

No centro perto do shopping e em morro ainda, enchente aqui não é problema.

Lembro que o pessoal comentava que o shopping é o ponto mais alto da 7 de setembro. Mas acho que 12,5 a 13,0 pega água por lá, será que não?

 

Uma amiga mandou uma msg do Angeloni e disse a mesma coisa, fila imensa, caos. Aposto que 50% das pessoas que estão causando essa fila moram confortavelmente em apartamentos na vila nova que não terão problema com água sequer na garagem de seus prédios. Faz parte, é o desespero, a desinformação (ou a super-informação muitas vezes incorretas), enfim...

Link to comment
Share on other sites

Blumenau...cidade maravilhosa que tive o prazer de conhecer este ano, mesmo que tenha sido apenas 2 dias foi maravilhoso

andar pela região do vale do Itajaí. Quando vi a ALTURA da calha do rio itajaí-Açu, fiquei surpreso como pode

aquele monstro transbordar. Mas tem uma placa na cidade que mostra o quanto este rio pode ser perigoso.

 

12m é o limite máximo do rio ? tomara que pare logo de chover :ok:

Link to comment
Share on other sites

Blumenau...cidade maravilhosa que tive o prazer de conhecer este ano, mesmo que tenha sido apenas 2 dias foi maravilhoso

andar pela região do vale do Itajaí. Quando vi a ALTURA da calha do rio itajaí-Açu, fiquei surpreso como pode

aquele monstro transbordar. Mas tem uma placa na cidade que mostra o quanto este rio pode ser perigoso.

 

12m é o limite máximo do rio ? tomara que pare logo de chover :ok:

Renan, com 8,5m o rio já atinge algumas ruas. Com 12m boa parte das ruas mais importantes da cidade estão submersas. Em 2008, foram 11,75m se não me engano. Nas grandes enchentes de 1983 e 84 deu mais de 15m.
Link to comment
Share on other sites

SP - 15:00HS:

 

Araçatuba: 38ºC

Tupi Paulista: 37ºC

Jales: 37ºC

Andradina: 37ºC

Ribeirão Preto: 37ºC

Presidente Prudente : 37ºC

Santa Fé do Sul: 37ºC

Valparaiso: 37ºC

Adamantina: 36ºC

Auriflama: 36ºC

Dracena: 36ºC

Fernandópolis: 36ºC

Bauru: 35ºC

Campinas: 33ºC

Taubaté: 33ºC

São Paulo: 31ºC

Campos do Jordão: 26ºC

Santos: 22ºC

Peruíbe: 21ºC

Link to comment
Share on other sites

O modelo europeu em sua rodada das 12Z sugere uma moderada a forte erupção de ar frio marítima em 144/168h pelo Sul do Brasil e partes do Sudeste. O que é válido para as próximas quarta e quinta-feira. Antes disso, neste domingo, um bolsão frio continental deve provocar manhãs frias nos pontos mais altos, especialmente na segunda-feira. Setembro começou frio, está tendo um período muito chuvoso e terá em breve o retorno do frio no Sul do Brasil.

 

eurset4.gif

 

eurset5.gif

Link to comment
Share on other sites

Como fico a apenas 20 km da Serra do Mar, isto explica minha percepção de não termos tido um julho árido por aqui... como já comentei no tópico de dados de SP.

 

Lucci, se você for ver neste exato momento, existe uma diferença de temperatura considerável em toda a grande São Paulo e cidades próximas, fiz um mapa pra notar melhor o gradiente de temperatura, imagina a neblina que está na serra neste momento...

registro.thumb.jpg.d30e404e676e04c327f490f273d97303.jpg

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.