Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2010


Renan
 Share

Recommended Posts

Buenas!

 

UMA SAUDAÇÃO ESPECIAL PELO DIA DO AMIGO!!!

 

Bastou o vento arrefecer um pouco e a elevação da temperatura, junto com a sensação, veio aquecer um pouco o dia deixando-o agradabilíssimo... SBSM com 13°C; 58%; 1018 hPa e vento (No-N) à 9.26Km/h... INMET com 14.1°C com indicativo de rajada (N-Ne) em 15.48Km/h...

 

Belas imagens...

 

2isd2io.jpg

 

2vljl0w.jpg

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Essa MP pode ter sido um fiasco para o sudeste e nada demais para SC e PR (para o oeste de ambos os estados foi relevante, mas nada que se compare a 2000, por exemplo), além de não ter produzido neve farta no RS e SC, mas para o Chaco foi HISTÓRICA! Talvez fique conhecida no Paraguai, Bolívia e Norte da Argentina como A MAIOR ONDA DE FRIO DE TODOS OS TEMPOS!

 

Graças a bosta do ASAS, he he he...

 

Não reclamaria assim do ASAS.

 

O ASAS é nossa 2.ª Cordilheira dos Andes.

 

Faltou alguém para "ensanduichar" a alta ali. Faltou ciclone.

Link to comment
Share on other sites

Essa MP pode ter sido um fiasco para o sudeste e nada demais para SC e PR (para o oeste de ambos os estados foi relevante, mas nada que se compare a 2000, por exemplo), além de não ter produzido neve farta no RS e SC, mas para o Chaco foi HISTÓRICA! Talvez fique conhecida no Paraguai, Bolívia e Norte da Argentina como A MAIOR ONDA DE FRIO DE TODOS OS TEMPOS!

 

Graças a bosta do ASAS, he he he...

 

Não reclamaria assim do ASAS.

 

O ASAS é nossa 2.ª Cordilheira dos Andes.

 

Faltou alguém para "ensanduichar" a alta ali. Faltou ciclone.

 

 

Com certeza, Luiz! Um ciclone resolveria. Mas um ASAS um pouquinho mais fraco ainda faria com que, por exemplo, a rodada 12Z do GFS no domingo antes da invasão polar fosse verdade, mesmo sem ciclone! E já teria sido histórica mesmo no três estados do sul do BR.

Link to comment
Share on other sites

Em 1965 a situação foi semelhante. A diferença é que tínhamos um ciclone com centro no Sul do Paraná. Imaginem só isto! A frente posteriormente se deslocou para o Atlântico, rumando para leste... Pois o ar frio entrou e tomou posse do continente. Chegou a rumar para ESE!

Link to comment
Share on other sites

Teremos 24° amanhã, o clima do sul do Brasil é fascinante mesmo. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

 

Adoro o esquenta esfria!!!

 

Desde que esfrie! :lol:

 

Realmente, este esquenta-esfria torna tudo mais interessante. Melhor ainda na primavera, quando começa a temporada de tempo severo!

Link to comment
Share on other sites

Essa MP pode ter sido um fiasco para o sudeste e nada demais para SC e PR (para o oeste de ambos os estados foi relevante, mas nada que se compare a 2000, por exemplo), além de não ter produzido neve farta no RS e SC, mas para o Chaco foi HISTÓRICA! Talvez fique conhecida no Paraguai, Bolívia e Norte da Argentina como A MAIOR ONDA DE FRIO DE TODOS OS TEMPOS!

 

Graças a bosta do ASAS, he he he...

 

Não reclamaria assim do ASAS.

 

O ASAS é nossa 2.ª Cordilheira dos Andes.

 

Faltou alguém para "ensanduichar" a alta ali. Faltou ciclone.

Sábia análise Luiz ;)

Link to comment
Share on other sites

 

Essa massa de ar frio foi histórica do Sul ao Norte da América do Sul pelo INTERIOR do continente.

 

 

Acho que assim fica melhor, he he he! O frio driblou o lesta da Região Sul e o Sudeste do BR, he he he! Mas como a Potência dela era muito forte, locais na latitude de 35S tiveram frio extremo, mesmo no leste do continente!

Link to comment
Share on other sites

Em 1965 a situação foi semelhante. A diferença é que tínhamos um ciclone com centro no Sul do Paraná. Imaginem só isto! A frente posteriormente se deslocou para o Atlântico, rumando para leste... Pois o ar frio entrou e tomou posse do continente. Chegou a rumar para ESE!

 

 

Essa foi a grande diferença. Uma baixa se formou SOBRE o PR naquela ocasião e rumou para o mar, totalmente sincronizada com o ar polar. É como se essa baixa que tava ontem em frente ao RS estivesse na sexta feira/sábado passados em frente a divisa PR/SC. Aí seria o replay de 1965!

Link to comment
Share on other sites

Em 1965 a situação foi semelhante. A diferença é que tínhamos um ciclone com centro no Sul do Paraná. Imaginem só isto! A frente posteriormente se deslocou para o Atlântico, rumando para leste... Pois o ar frio entrou e tomou posse do continente. Chegou a rumar para ESE!

 

 

Essa foi a grande diferença. Uma baixa se formou SOBRE o PR naquela ocasião e rumou para o mar, totalmente sincronizada com o ar polar. É como se essa baixa que tava ontem em frente ao RS estivesse na sexta feira/sábado passados em frente a divisa PR/SC. Aí seria o replay de 1965!

 

Bastava uma dessas e suplantaria todas as nevadas já registradas em território nacional em qualidade de registro.

 

Estamos a postos...

 

É mais fácil fotografar OVNIs que neve aqui no Brasil!

Link to comment
Share on other sites

Veja esta massa última massa polar, por exemplo.

 

a- Ultrapassou a linha do Equador. (FATO).

b- E não ultrapassou o trópico de Capricórnio (FATO).

 

Abraços

 

Interessante, o trópico de Capricórnio começa e termina em São Paulo. Talvez o Marcos, professor de Geografia, possa explicar se houve alguma mudança na teoria.

Link to comment
Share on other sites

Veja esta massa última massa polar, por exemplo.

 

a- Ultrapassou a linha do Equador. (FATO).

b- E não ultrapassou o trópico de Capricórnio (FATO).

 

Abraços

 

Interessante, o trópico de Capricórnio começa e termina em São Paulo. Talvez o Marcos, professor de Geografia, possa explicar se houve alguma mudança na teoria.

:lol:

 

Eu posso atestar que passa aqui. E não muito longe de casa. Menos de 1 km.

Link to comment
Share on other sites

Em 1965 a situação foi semelhante. A diferença é que tínhamos um ciclone com centro no Sul do Paraná. Imaginem só isto! A frente posteriormente se deslocou para o Atlântico, rumando para leste... Pois o ar frio entrou e tomou posse do continente. Chegou a rumar para ESE!

 

 

Essa foi a grande diferença. Uma baixa se formou SOBRE o PR naquela ocasião e rumou para o mar, totalmente sincronizada com o ar polar. É como se essa baixa que tava ontem em frente ao RS estivesse na sexta feira/sábado passados em frente a divisa PR/SC. Aí seria o replay de 1965!

 

Bastava uma dessas e suplantaria todas as nevadas já registradas em território nacional em qualidade de registro.

 

Estamos a postos...

 

É mais fácil fotografar OVNIs que neve aqui no Brasil!

 

Em algumas regiões do BR(sul de MG,algumas partes do interior de SP,Chapada da Dimantina,etc.)UFOs já são rotineiros hahaha

Link to comment
Share on other sites

O que eu estou querendo dizer é que clima é global e percepção regional mesmo que verdadeira não é produtiva. (no sentido de compresão do clima.)

 

abraços.

 

Sim, a percepção exclusivamente regional leva a brutais erros, uma vez que o que ocorre aqui tem conexões planetárias. Agora, uma análise climática não parte do globo para a região, mas da região para o globo. Se não for dominado o conhecimento sobre o local haverá dificuldade em se estabelecer as conexões globais. Fico aliviado em saber que o Trópico de Capricórnio passa também mais a Oeste.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Luiz: Eu posso atestar que passa aqui. E não muito longe de casa. Menos de 1 km.

:lol: :lol: :lol:

 

Então, tá vendo. Continua no mesmo lugar.

 

Luiz, um pouco mais sério. que eu tenho certeza que entederam o que eu disse.

 

A cidade Maringá chegqa a ser dividida como a Cidade de São Paulo, pelo trópico de Capricórnio.

 

Pegunto isto, pois temos experiências relativas ao equinócio que apresentam resultados surpreendentes se realizadas ligeiramente acima ou ligeiramente abaixo do trópico.

 

Sim, é dividida. Eu moro na zona tórrida do planeta por questão de centenas de metros! :lol:

 

mapaxm.jpg

 

Minha casa ao trópico, 692 m.

Link to comment
Share on other sites

Essa MP pode ter sido um fiasco para o sudeste e nada demais para SC e PR (para o oeste de ambos os estados foi relevante, mas nada que se compare a 2000, por exemplo), além de não ter produzido neve farta no RS e SC, mas para o Chaco foi HISTÓRICA! Talvez fique conhecida no Paraguai, Bolívia e Norte da Argentina como A MAIOR ONDA DE FRIO DE TODOS OS TEMPOS!

 

Graças a bosta do ASAS, he he he...

 

Uma coisa que eu gostaria de te perguntar, é: Nas décadas de 80 e 90, tivemos vários episódios de neve forte, já nesta década nenhum.

Então eu digo: Um dos possíveis culpados é a ASAS, porém este sistema é uma zona de alta pressão atmosférica semi-permanente, que faz

parte da dinâmica geral de circulação atmosférica. Se ele sempre esteve presente em nosso clima, por que só nesta década é que tem

atrapalhado a incursão de ondas de frio Brasil adentro ?

 

Ou seria simplesmente porque tem faltado o ciclone em sincronia com o ar polar ? Heim, Zé ? :lol:

Link to comment
Share on other sites

Sendo objetivo, André.

 

No meu entendimento não é fascinante....faz parte de um todo.

 

O clima é fascinante....( no planeta inteiro)

 

Não há regiões privilegiadas.

 

Abraços

 

Depende. Precisamos definir o que é clima fascinante. Para mim é o variável. Sem dúvida, Moscou tem clima mais fascinante que Maceió. :P

 

 

Alexandre: Interessante, o trópico de Capricórnio começa e termina em São Paulo.

 

Evidente que não.

 

Vamos começar de novo. A mp atingiu o Equador (fato) nas Ilhas Galápagos (exemplo..não verifiquei, não). A mp atingiu o Equador (fato) passou pelo trópico de Capricórnio (exemplo, sim) atingiu São Paulo (exemplo, não).

 

Epa, você disse que ela não ultrapassou o Trop. de Capricórnio e não atingiu SP.

 

A MP pode não ter chegado em SP, mas ultrapassou esse trópico.

 

Veja esta massa última massa polar, por exemplo.

 

a- Ultrapassou a linha do Equador. (FATO).

b- E não ultrapassou o trópico de Capricórnio (FATO).

 

Veja:

 

A MP ultrapassou o T. Capricórnio bem assim ultrapassou o Equador. A intelecção e conclusão deve ser simplória, pois é obvia.

 

Tem certeza que não quis dizer que esta MP não ultrapassou SP? 8-) 8-)

 

Ainda não estou te compreendo... :oops:

 

Depois, os bairristas são os gaúchos! :twisted: :lol:

Link to comment
Share on other sites

A partir da minha observação (regional) não passou mp nenhuma aqui (força de expresão) e muito menos histórica. Mas se eu acompanhar MP como acompanhei ( observando em uma escala maior ) minha comprensão do fenômeno é outra.

 

Pois é, tu dizias há pouco que tem que se olhar o todo, que o clima não é exclusivamente local, mas tua análise nesta frase não supera os limites da cidade de São Paulo. As grandes ondas de frio que afetam o Leste dos Estados Unidos, por exemplo, devido ao posicionamento do jato, não costumam atingir a Califórnia. O meteorologista de Los Angeles vai refutar o caráter histórico de uma nevada, por exemplo, em Miami porque não esfriou em LAX ? A chuvarada de abril no Rio deixará de ser histórica porque não caiu aguaceiro na cidade de São Paulo ? A inundação de Pernambuco e Alagoas deixará de ser histórica porque Salvador ou Fortaleza não ficaram debaixo d´água ?

Link to comment
Share on other sites

Bem grande a diferença agora da Lomba do Pinheiro para a Zona Norte no site do METROCLIMA.

12,6°C na LOMBA DO PINHEIRO e 16,3°c na ZONA NORTE.

Acho muito legal este site. Inclusive já recomendei para muitos clientes e amigos.

O Alexandre, inclusive, acertou em cheio, quando me disse que chegaria até 17°c a temperatura à tarde. Na Zona Norte chegou.

Link to comment
Share on other sites

Quando será que vem o nosso próximo monstro? vou torcer para o Global do INPE. Demonstrou consistência em suas rodadas por vários até sábado retrasado onde retirou o ar frio e devolveu em cima do laço. Um modelo que quase acertou tudo, passou bem perto, em parte do centro-oeste foi o ETA 20.

 

 

 

Média de mínima 12,1°/ média de máxima 27°C. O mostrinho tombou as médias, mas logo deve voltar ao normal nos próximos dias, se os primeiros doze dias não fosse absurdamente quente este mês de longe seria mais frio que Julho de 2000.

Link to comment
Share on other sites

Bem grande a diferença agora da Lomba do Pinheiro para a Zona Norte no site do METROCLIMA.

12,6°C na LOMBA DO PINHEIRO e 16,3°c na ZONA NORTE.

Acho muito legal este site. Inclusive já recomendei para muitos clientes e amigos.

O Alexandre, inclusive, acertou em cheio, quando me disse que chegaria até 17°c a temperatura à tarde. Na Zona Norte chegou.

 

Mas amanhã é um DRAMA !!!

 

Projeções de máximas dos modelos para amanhã em POA:

 

Americano 6Z de hoje: 26ºC

Americano 12Z de hoje: 20ºC

Europeu 12Z de hoje: 29ºC

Europeu 0Z de hoje: 28ºC

MBAR 12Z: 23ºC

ETA20 12Z: 17ºC

 

E aí, meus caros. De 17ºC a 29ºC.

Link to comment
Share on other sites

Ironias à parte, máxima de 16,1° aqui em casa. É o segundo dia em uma semana que chega a 16°, isso abaixo do Trópico de Capricórnio. Um bom dia de inverno.

 

Agora faz 14,0° com 53% e não há vento. Céu limpo.

 

Pois meu termômetro só pode ter pirado: mrcou 3.5°C de noite.

na verdade, deve ter feito uns 6 ou 7°C.

Agora, marca 11°C

Link to comment
Share on other sites

Bem grande a diferença agora da Lomba do Pinheiro para a Zona Norte no site do METROCLIMA.

12,6°C na LOMBA DO PINHEIRO e 16,3°c na ZONA NORTE.

Acho muito legal este site. Inclusive já recomendei para muitos clientes e amigos.

O Alexandre, inclusive, acertou em cheio, quando me disse que chegaria até 17°c a temperatura à tarde. Na Zona Norte chegou.

 

Mas amanhã é um DRAMA !!!

 

Projeções de máximas dos modelos para amanhã em POA:

 

Americano 6Z de hoje: 26ºC

Americano 12Z de hoje: 20ºC

Europeu 12Z de hoje: 29ºC

Europeu 0Z de hoje: 28ºC

MBAR 12Z: 23ºC

ETA20 12Z: 17ºC

 

E aí, meus caros. De 17ºC a 29ºC.

 

Verdade! Complicado mesmo, Alexandre.

Muita divergência entre os modelos desta vez.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!!

 

Tivemos mais um amanhecer gelado com o registro da 8º geada do ano e a 4º temperatura negativa de 2010,só nao caiu nais a temperatura,devido a uma forte cerraçao que baixou apos as 4 da madrugada.

 

-1.5[baixada] 1.6[inmet] 2.8[alto parque] 3.7[centro]

16.0[baixada]14.1[inmet]12.4[alto parque]15.4[centro]

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

As temperaturas seguem afunandando aqui na cidade:

 

7.3[baixada] 8.8[inmet] 9.9[alto parque]

 

Expectativa de enorme amplitude termica para esta quarta aqui na baixada.Pode dar recorde!!

Cuidado com o nevoeiro. Apareceu ontem aqui e travou tudo.

 

Apareceu aqui tambem hoje,mas o estrago ajá tava feito: 8º geada do ano. :D:D:D

 

Eu quero bater amanha um recorde de amplitude termica que segue sendo 26.7°c de 2005.A janela está aberta apenas amanha para essa quebra,tudo depende da minha minima e da entrada do ar quente ao longo do dia.Expectativa grande.

Link to comment
Share on other sites

Pois é... o Inmet dá no máximo 23°C amanhã no estado.

Os modelos estão doidos...não conversam entre si?...são Bazianos, não entram em acordo.

Aqui 10.4°c. Marcos? quanto tá marcando aí?

Acho que o meu termômetro, definitivamente, pirou! :cry:

Às 18:38, horário da tua postagem, estava 11,3°. Teu valor é compatível com o meu dado, ainda mais se levado em conta que teu registros são mais baixos do que o meu.

 

Quanto à previsão, parece que o problema da nossa máxima para amanhã é culpa da chuva. Pelo aquecimento súbito fará muito diferença se o tempo fechar ao meio-dia ou às 18 h.

 

Agora tenho 10,5° com 76%. Tempo bom e vento ESE a 3,9 km/h. Maior rajada de 30,3 km/h e torno das 11:10.

 

Abraços aquecidos!

Link to comment
Share on other sites

Pois é... o Inmet dá no máximo 23°C amanhã no estado.

Os modelos estão doidos...não conversam entre si?...são Bazianos, não entram em acordo.

Aqui 10.4°c. Marcos? quanto tá marcando aí?

Acho que o meu termômetro, definitivamente, pirou! :cry:

Às 18:38, horário da tua postagem, estava 11,3°. Teu valor é compatível com o meu dado, ainda mais se levado em conta que teu registros são mais baixos do que o meu.

 

Quanto à previsão, parece que o problema da nossa máxima para amanhã é culpa da chuva. Pelo aquecimento súbito fará muito diferença se o tempo fechar ao meio-dia ou às 18 h.

 

Agora tenho 10,5° com 76%. Tempo bom e vento ESE a 3,9 km/h. Maior rajada de 30,3 km/h e torno das 11:10.

 

Abraços aquecidos!

 

Acho que não pirou não.

agora marca 11°C.

Mas, evidentemente, deve ter sido uma rajada de vento que o tirou do sério.

Afinal, não está totalmente protegido. umidade mais vento marcou a sensação térmica..

obrigado, Marcos.

Fico mais tranquilo em saber que o termômetro tá funcionando.

Link to comment
Share on other sites

E a temperatura vai chegando a niveis inacreditaveis aqui na baixada na vespera dda entrada de uma frente fria:

 

5.6[baixada] 9.7[inmet] 10.4[inmet]

 

É visivel a descida de boa parte do ar frio do topo em direçao a baixada e potencializado principalmente pela ausencia tottal do vento aqui embaixo.

Link to comment
Share on other sites

Esta quarta promete aqui na baixada.O recorde de maior amplitude termica finalmente poderá ser quebrado nesta quarta,mas varias variaveis meteorologicas terao de ocorrer sincronizados.

 

1º: O ar frio tem que continuar descendo para a baixada ao longo da madrugada e nao poderá ter nada de vento,principalmente o norte.Se a temperatura minima ao amanhcer beirar o zero grau ou até no maximo cair a 2ºc,teremos alguma chance de sucesso.

 

2º: A frente tem que atrazar o maximo possivel a sua chegada aqui na regiao,o ideal seria a sua chegada apos as 16:00,quando a maxima já teria ocorrido,o sol deveria brilhar forte o dia todo.

 

Essas condeçoes seriam as mais favoraveis para a obtençao desse recorde,veremos se isso ocorrerá.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.