Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2010


Renan
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Sim, e veja o ar gelado abaixo de 0ºC no centro-sul do RS. Esse "choque" pode trazer coisas boas, não ?

 

Prof Vicente, partilho da tese que teremos uma frente quente no fim de semana e não apenas um cavado como diz a análise do NOAA. Numa frente quente, o ar quente avança por cima sobre o ar frio em superfície, instabilizando a atmosfera. O que vai acontecer no próximo findi, frente quente avançando sobre uma massa de ar com centro de 1045 em BBAA e -7 em 850 hPa no Rio da Prata é uma situação que jamais vimos antes. Como vai reagir a atmosfera, não temos regra de experiência para esta situaçao, exceto pensar que o risco de granizo - até com acumulação em alguns pontos - será grande. Fiz a pesquisa e passei os dados pros nossos mets. Pra mim, temos coisa parecida com junho de 1980.

 

O Snowforecast que se baseia no GFS, hora coloca 10-15cm de neve no MI, hora coloca paraguaia, sempre seguida de chuva forte. Olha, se nevar com frente quente e acumular 10 cm ou mais no MI eu fico pelado no centro de Piçarras na sexta à noite, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Esse é o ponto mais interessante da discussão. A partir de sexta, a temperatura em 850 entra em ascensão, embora ainda permaneça próxima a 0C pela parte da manhã. Essa frente quente certamente forçará precipitação. Em pontos mais altos, como morro da igreja, isso pode vir na forma de neve ou chuva congelada. Ainda mais se gerar nuvens de maior desenvolvimento vertical. Estamos indo pra SJ na sexta-feira e acho que a ideia, o Caio deve concordar, seria rumar direto para o Morro da Igreja antes de qualquer coisa. Vamos vendo aos poucos como fica o cenário... mas estaremos de lá ao vivo reportando os fatos! 8-)

Link to comment
Share on other sites

Aqui, 500 metros mais baixo foi de 10,4°

 

(E na verdade é 7,8° a máx nessa estação aí)

 

A máxima deve ser colhida das 00UTC às 00UTC. Creio que sua máxima não foi de 10.4ºC...

O dia 13/07 começou á 00:00 do fuso-horário vigente , então a temperatura máxima registrada no dia 13/07 aqui é 10,4°.

Assim como todas as estações do Wunder, não seguem a hora oficial de Londres.

Link to comment
Share on other sites

Estamos indo pra SJ na sexta-feira e acho que a ideia, o Caio deve concordar, seria rumar direto para o Morro da Igreja antes de qualquer coisa. Vamos vendo aos poucos como fica o cenário... mas estaremos de lá ao vivo reportando os fatos! 8-)

 

O roteiro já foi exposto a mais de uma semana. E é exatamente este! Rumamos direto para o MI a fim de averiguar a situação. Pena que a umidade entra com velocidade, pela tarde a chuva deve engrossar pelas últimas projeções.

Link to comment
Share on other sites

Amigos eu não queria estar na pele de um profissional de meteorologia neste momento. Observa-se uma enorme divergência nas rodagens dos principais modelos, até mesmo num curto prazo de tempo. Essa alta incomum aliada a possível frente quente/retrocesso/cavado no final de semana estão deixando as coisas conturbadas demais. É uma confusão só, tem cada rodada que eu vou te contar...

O negócio é jogar a ficha na experiência, no feeling e no acompanhamento daquele que mais acerta. Cada um tem o seu preferido. Vejamos quem vai chegar mais perto...

Link to comment
Share on other sites

A máxima ficou em 13,5 pelo inmet e 12 pelo aero.

 

No momento: 11ºC

Na verdade a máxima foi 18,7° à meia-noite.

 

Em Ponta Porã a máxima do dia foi 8,8° :o 10,0° a menos que CG.

 

de onde vocë tirou 18,7?

 

'as 00h (bsb) fazia 14ºC.

'as 00h (local) 13ºC.

Foi 18,7° ou 15,2° no Inmet local, não sei, me confundo com essa coisa de horário de verão lá na UTC.

 

E aí é uma hora a menos que aqui ainda não é? Tinha esquecido disso :lol: :lol: Então a máxima foi de 14,7° ai no inmet.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, o dia foi ainda mais gelado que naquele 24/07/2009. Naquele dia registrei 6,8C de máxima, enquanto hj não passei de 6,6C. O vento na rua traz constantemente sensação abaixo de zero. Embora o dia esteja lindo está muito difícil ficar lá fora! Vou aos -2C/-3C aqui em casa e aos -6C/-7C no Castelinho.

Link to comment
Share on other sites

Cono o alexandre falou a pouco,é raro essa maximas de apenas 1 digito nop noroeste gaucho com todo esse sol,naquele fantastico dia 24/07/2009,a amxima foi d apenas 9.3°c aqui na baixada,a menor até entao com sol.E hoje passa um pouco disso,talvez vá a 11°c no maximo e a parte alta da cidade nao deve ter mais que 10°c.Se eu for comprar isso com aquele dia 24,penso que nao vou quebrar recorde de frio do ano passado,quando fez -6.5°c.Mas acho possivel chegar a -5°c.

 

Incrível o relato dos agricultores da chuva congelada sobre as plantas! Claro que não foi freezing rain, mas sim os pingos já na superfície congelados com o ar frio da madrugada! Show de bola!

 

Aqui em casa, consegui as mesmas mínimas da estação da RBS de Santa Rosa: 1.4C, com geada. A máxima lá ficou em 9.8C, aqui 9.7C (que faz agora, devido ao aquecimento lateral do meu abrigo).

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, o dia foi ainda mais gelado que naquele 24/07/2009. Naquele dia registrei 6,8C de máxima, enquanto hj não passei de 6,6C. O vento na rua traz constantemente sensação abaixo de zero. Embora o dia esteja lindo está muito difícil ficar lá fora! Vou aos -2C/-3C aqui em casa e aos -6C/-7C no Castelinho.

 

Pois e, Bruninho, nesta ocasião de 2009 tivemos recordes de frio de 100 anos no RS. Mas tem gente que acha que esta massa de ar polar é uma merd....

Link to comment
Share on other sites

Incrível o relato dos agricultores da chuva congelada sobre as plantas! Claro que não foi freezing rain, mas sim os pingos já na superfície congelados com o ar frio da madrugada! Show de bola.

 

Mas tem gente que acha que esta massa de ar polar é uma merd....[2]

 

Hoje a temperatura despenca em POA também, talvez não nessa, mas na outra madrugada tenhamos algum valor -0,x no Metroclima! -1,x seria demais!

Link to comment
Share on other sites

AAA, acho que a adjetivação é muito mais resultado da frustração pela não vinda da neve do que por qualquer outra coisa. Eu, por exemplo, acho que estou voltando a ficar virgem. Desde 2000 não a vejo aqui na serra. Isso mexe com a cabeça da gente.

 

De qualquer forma, essa MP é fortíssima. Seja no padrão que for, 2000, 2007, 2009, etc.

Link to comment
Share on other sites

To vendo que o único lugar que não vai secar em Santa Catarina até essa madrugada/manhã de quarta-feira é aqui em Joinville, que além de sua geografia propícia para as nuvens barrarem nas montanhas e por vezes causarem chuvas orográficas, ainda tem a sorte do resquício da frente fria insistir em ficar por aqui :evil:

 

Impressionante que, daqui onde trabalho, na zona sul de Joinville, consigo ver um céu sem nuvens se olhar mais ao sul ainda, pras bandas de Araquari, cidade vizinha daqui.

Espero que, pelo menos aqui na minha PWS, esta nebulosidade não interfira na queda de temperatura que está por vir nessa madrugada.

 

Só para constar, algumas vezes já sai do centro da cidade ou mesmo da zona norte com o tempo nublado e cheguei aqui com o céu sem nuvem alguma. Tomara que isso se repita hoje :)

Link to comment
Share on other sites

Uma pena eu estar sem uma máquina digital agora. Digo isso porque exatamente onde estou agora é o local aonde existe movimentação de nebulosidade, conforme últimas imagens de satélite. Espero que esse ar frio e seco predomine sobre a intensa nebulosidade que existe ao norte de Joinville e cobre boa parte do Paraná ainda.

Link to comment
Share on other sites

Esta noite vai ser fria demais, demais, demais no RS, SC, PR e MS !!!

 

Enquanto isso, por aqui fez um calorão de 28C à tarde, sendo que houve chuva moderada de madrugada. Abril purinho !!!

 

Essa notícia da baleia virar ASAS não me surpreende, sinceramente... o bom é que voltaremos a ter madrugadas geladas por aqui,

e tarde agradáveis..... enfim, o marasmo de sempre !!!

 

Mas melhor do que está agora, com jato subtropical aqui perto fazendo a temperatura disparar...

 

O ruim desta possível nova ASAS super-forte é que poderá contribuir com mais chuvas no nordeste... :roll:

Link to comment
Share on other sites

Ué, como alguém postou com o meu login? EU não iria resporder a minha própria pergunta, certo?

Bug no BAZ?

 

O Renan foi responder e sem querer pressionou "Edit" ao invés de "Quote".

 

Renan Tue Jul 13, 2010 3:02 pm Edited post “Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2010” written by » J_Vicente

 

Zé, o Luiz tá certo. Eu cliquei em "edit" ao invés de "quote". To no trabalho aqui

e tava com a cabeça em outros lugares, he he he !

 

Então foi mal, parceiro :oops:

 

Aí... acho que o EBAZ vai ter as condições mais malucas desde que o encontro começou heim... um

chuva ou neve que vai deixar o pessoal com dor de cabeça :lol:

Link to comment
Share on other sites

Merd..., na verdade, é a trajetória das altas continentais nos últimos anos.

 

O primeiro pulso é ótimo, podendo até baixar dos -6oC em alguns pontos. O que é fantástico.

 

Já o segundo pintava bonito na foto, mas está cada vez mais feio segundo alguns modelos. Mas contrariando o pessimismo vamos torcer pela experiência do Ronaldo. Confio no homi! Pelo menos uma geadinha no sábado pela manhã em SJ!

Link to comment
Share on other sites

http://www.rpctv.com.br/oeste/video.phtml?Video_ID=91673&Programa=paranatv1edicao

 

Aí o vídeo do "granizo" hoje. Aos 00:47 segundos.

 

GRANIZO COM OITOCENTAS ASPAS.

 

Isso foi em Cascavel ???

 

A que horas ????

Creio que tenha sido hoje de manhã, não tenho certeza da hora. Sim, foi em Cascavel, no topo do edifício Felipe Adura.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Esta noite vai ser fria demais, demais, demais no RS, SC, PR e MS !!!

 

Enquanto isso, por aqui fez um calorão de 28C à tarde, sendo que houve chuva moderada de madrugada. Abril purinho !!!

 

Essa notícia da baleia virar ASAS não me surpreende, sinceramente... o bom é que voltaremos a ter madrugadas geladas por aqui,

e tarde agradáveis..... enfim, o marasmo de sempre !!!

 

Mas melhor do que está agora, com jato subtropical aqui perto fazendo a temperatura disparar...

 

O ruim desta possível nova ASAS super-forte é que poderá contribuir com mais chuvas no nordeste... :roll:

 

Em BH tb fez 28°C hj! Pelo menos, com a umidade baixa, não dá nem para sentir. De qualquer forma estou ansioso por uma nova estabilização na atmosfera. Prefiro ASAS a frentes estacionadas sobre SP e calor pré-frontal em MG.

Link to comment
Share on other sites

http://www.rpctv.com.br/oeste/video.phtml?Video_ID=91673&Programa=paranatv1edicao

 

Aí o vídeo do "granizo" hoje. Aos 00:47 segundos.

 

GRANIZO COM OITOCENTAS ASPAS.

 

Isso foi em Cascavel ???

 

A que horas ????

Creio que tenha sido hoje de manhã, não tenho certeza da hora. Sim, foi em Cascavel, no topo do edifício Felipe Adura.

 

Liguei agora para a RCP TV Oeste e eles me dissseram que foi ontem às 16h. Aí foi granizo mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto no sul este frio, o Rio de Janeiro torra desde ontem... Parece até final de Março/Abril!!! ontem , chegou a dar pancadas de chuva na cidade!!! :shock:

Uma coisa que tenho notado é que os "bichinhos de luz" estão aparecendo cada vez mais cedo... A alguns anos atrás, lembro, que eles só apareciam na primavera. Ontem, eles se fizeram presente em toda a cidade!!!

 

Quanto ao Frio do Sul, não se esqueçam que a 5 dias atrás, Porto Alegre beirava os 30°C depois de vários dias acima dos 25°C em pleno inverno!!! :D

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Esta noite vai ser fria demais, demais, demais no RS, SC, PR e MS !!!

 

Enquanto isso, por aqui fez um calorão de 28C à tarde, sendo que houve chuva moderada de madrugada. Abril purinho !!!

 

Essa notícia da baleia virar ASAS não me surpreende, sinceramente... o bom é que voltaremos a ter madrugadas geladas por aqui,

e tarde agradáveis..... enfim, o marasmo de sempre !!!

 

Mas melhor do que está agora, com jato subtropical aqui perto fazendo a temperatura disparar...

 

O ruim desta possível nova ASAS super-forte é que poderá contribuir com mais chuvas no nordeste... :roll:

 

Em BH tb fez 28°C hj! Pelo menos, com a umidade baixa, não dá nem para sentir. De qualquer forma estou ansioso por uma nova estabilização na atmosfera. Prefiro ASAS a frentes estacionadas sobre SP e calor pré-frontal em MG.

 

Cara, os modelos estão malucos!!! Tem modelo dando frio pra ca e outros não!!! Não to entendendo mais nada!!!

Link to comment
Share on other sites

Incrível o relato dos agricultores da chuva congelada sobre as plantas! Claro que não foi freezing rain, mas sim os pingos já na superfície congelados com o ar frio da madrugada! Show de bola.

 

Mas tem gente que acha que esta massa de ar polar é uma merd....[2]

 

HOJE A MÁXIMA NO INMET, DE TARDE, FOI DE 4,9 E 5,6 NA CLIMATERRA, SOL O DIA TODO, DAS 9 EM DIANTE.

 

QUE LEMBRE FOI EM 91 QUE DEU MAIS FRIO COM SOL O DIA TODO. É MUITO RARO PASSAR O DIA TODO ABAIXO DE 5 COM SOL AQUI....

Link to comment
Share on other sites

Incrível o relato dos agricultores da chuva congelada sobre as plantas! Claro que não foi freezing rain, mas sim os pingos já na superfície congelados com o ar frio da madrugada! Show de bola.

 

Mas tem gente que acha que esta massa de ar polar é uma merd....[2]

 

HOJE A MÁXIMA NO INMET, DE TARDE, FOI DE 4,9 E 5,6 NA CLIMATERRA, SOL O DIA TODO, DAS 9 EM DIANTE.

 

QUE LEMBRE FOI EM 91 QUE DEU MAIS FRIO COM SOL O DIA TODO. É MUITO RARO PASSAR O DIA TODO ABAIXO DE 5 COM SOL AQUI....

 

Não foi 14 de julho de 2000 que deu a menor máxima em São Joaquim, amigo Coutinho? Achei que tinha sido.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.