Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


coutinho
 Share

Recommended Posts

  • Replies 681
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Realmente um bom dia de outono.

A mínima 12,7ºC em SJP e 12ºC em QB.

 

A máxima com sol não passou dos 19ºC (pico), pois a temperatura ficou na maior parte do tempo nos 16/17ºC.

 

No momento tenho sol e 17ºC em QB UR46% e vento moderado SE.

 

Já Caxias do Sul já tem 15ºC e nublado - a mínima lá foi de 10,5ºC.

 

Vem bom frio nesta madrugada.

 

Incrível foi o gradiente térmico ontem.

Saí do trabalho às 18:00 (local é topo) em QB com 16ºC no termômetro do carro.

Mal rodei 2km entrando no contorno leste e a temperatura já caiu para 13ºC e permaneceu até SJP - entrando em Curitiba o termometro foi subindo progressivamente até bater 19ºC já no centro da capital.

Foram 6 graus em 25km!!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Madrugada outonal em Curitiba e RM.

O céu amanheceu com poucas nuvens e 8,1ºC em SJP e 7,5ºC em QB.

Fez 6,0ºC na Lapa (RM Curitiba) e 3,4ºC em General Carneiro.

 

No momento 17,1ºC e sol entre nuvens em QB.

 

DEU GEADA FRACA NA ÁREA METROPOLITANA DE CTBA.

 

Isso só vem a confirmar e comprovar que o Bettega não exagera quando publica os dados de Quatro Barras.

 

Muitos aqui no site não acreditam ou acham que ele inventa.

 

A mínima no centro cívico foi de 10,6ºC, apesar de desnamente urbanizado. Não divido que existam locais mais frios que QB na RM de Ctba.

Link to comment
Share on other sites

Hoje, dia 04/dez/2008, São Paulo e Guarulhos registraram temperatura mínima de 13,6ºC e 13,2ºC, respectivamente, as menores de dezembros desde 1995 (anterior: S.Paulo 13,2ºC e Guarulhos 12,2ºC ambos em 15/12/1995).

 

Outras cidades:

Avaré: 11,6ºC (menor dos últimos 15 anos)

São Carlos: 13,6ºC (menor dos últimos 7 anos)

Sorocaba: 13,2ºC (menor dos últimos 7 anos)

 

--

 

Carlinhos, fez 10,5 em Rio Brilhante (MS) hoje.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste registram recordes de frio...

 

Eu sei que o texto não é teu Troyano, mas não houve quebra alguma de recorde de frio. De manhã liguei para o INMET em SP e pedi que eles levantassem os dados de Campo Grande. A mínima em Campo Grande foi a menor hoje desde 1 de dezembro de 2001 e não desde o início dos registros. O pessoal tá considerando a mínima da série 6-90, ignorando que entre 1991 e 2008 o mundo continuou existindo.

Link to comment
Share on other sites

O frio por aqui foi extremamente modesto durante à noite devido ao ciclone. Aqui em casa fiquei em 16,3° de mínima. Ontem deu 15,5°. A máxima hoje bateu 25,3°.

 

Em todo o Sul do país, POA só não ficou mais quente que a Ilha do Mel, Torres e a terrível Mostardas (essa última, tadinha, com mínima de 17,9° e vento de S-SE, ou seja, vindo do mar). Até o Santa Marta nos bateu.

 

A expectativa é de tempo seco nessa noite, mas vá saber... ainda estamos na disputa pela medalha de ouro!!

 

Agora faz 22,3° com baixos 44%. P.o. em 9,9° e pressão de 1012,3 mb. Há alguns cumulus perdidos por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Eu peguei o texto do G1, com certeza não foi quebra de recorde, mas como o G1 é ligado a globo sempre sai umas merdas destas, acho que eles que não souberam se explicar...

 

abraços

 

Quem tá fazendo a confusão é a Somar. Eles tão pegando a mínima de 12 do Aeroporto e dizendo que é menor que o recorde de 75 da estação do Inmet. São bases estatísticas diferentes. Em 75, quando deu-se o recorde na estação do INMET, pode ter feito menos que os 12 de hoje no Aeroporto. E isso eles não sabem. O que vale pra fins de recorde é o dado de uma mesma estação.

Link to comment
Share on other sites

Hoje, dia 04/dez/2008, São Paulo e Guarulhos registraram temperatura mínima de 13,6ºC e 13,2ºC, respectivamente, as menores de dezembros desde 1995 (anterior: S.Paulo 13,2ºC e Guarulhos 12,2ºC ambos em 15/12/1995).

 

Caramba, então foi incrível mesmo este frio em dezembro! :shock: Obrigado pela informação, Alexandre.

 

Agora temos 17,5°C por aqui, hoje variou entre 12,5°C e 23,9°C, o que dá uma média simples de apenas 18,2°C, quase 4°C abaixo do normal para dezembro.

Link to comment
Share on other sites

Não sei se procede, mas hoje no jornal da RPC (Transmissora paranaense da Rede Globo), disseram que em 15 de dezembro de 1972, a mínima em Curitiba chegou a 3º C. No site da METSUL há um artigo com vários récordes de mínima em dezembro no RS, incluindo-se 3º C em Santa Maria em 12 de dezembro de 1972.

 

 

Michel, dá uma olhada nessas mínimas no Paraná!!! Essa de Curitiba em 1972 está aí também!!!

 

http://www.cpact.embrapa.br/agromet/

 

Sds.

 

Muito obrigado pela dica, Sílvio. Que dados fantásticos.

Eu me pergunto por quê não ocorrem mais eventos de frio que pelo menos dessem para ser comparados com aqueles!

Olha só Curitiba:

8,9 dia 04/78 JAN

11,4 dia 10/87 FEV

6,0 dia 29/76 MAR

-4,0 dia 25/71 ABR

-2,3 dia 30/62 MAI

-3,7 dia 05/78JUN

-5,2 dia 09/70JUL

-5,2 dia 09/70 AGO

-0,9 dia 02/70 SET

-1,6 dia 05/70 OUT

-1,0 dia 23/70 NOV

3,6 dia 15/72 DEZ

 

-1,0C C em Novembro, -1,6º C em Outubro, -4,0º C em abril; são marcas incríveis!

Link to comment
Share on other sites

Que isso !! :shock: -1 em NOVEMBRO ? caramba !

 

Em Palmas/INMET (estação antiga) a mínima absoluta de Dezembro era 0,4ºC. Urupema, creio, baixou de zero.

 

A mínima absoluta em Dezembro foi de 0,4C, enquanto que a mínima absoluta em Julho é -10,xC. Interessante vermos que a diferença entre os meses mais quentes e mais frios não é tão grande assim, quando comparamos com cidades como Nova Iorque por exemplo. Isso tem tudo haver com a baixa amplitude térmica anual.

Link to comment
Share on other sites

Que isso !! :shock: -1 em NOVEMBRO ? caramba !

 

Em Palmas/INMET (estação antiga) a mínima absoluta de Dezembro era 0,4ºC. Urupema, creio, baixou de zero.

 

A mínima absoluta em Dezembro foi de 0,4C, enquanto que a mínima absoluta em Julho é -10,xC. Interessante vermos que a diferença entre os meses mais quentes e mais frios não é tão grande assim, quando comparamos com cidades como Nova Iorque por exemplo. Isso tem tudo haver com a baixa amplitude térmica anual.

 

Isso que, entre as cidades frias, Palmas tem uma grande amplitude térmica. Nesta mesma estação que citei, a média das mínimas em Julho era 4,6ºC e a das máximas no verão chegava perto de 27ºC.

Link to comment
Share on other sites

Não sei se procede, mas hoje no jornal da RPC (Transmissora paranaense da Rede Globo), disseram que em 15 de dezembro de 1972, a mínima em Curitiba chegou a 3º C. No site da METSUL há um artigo com vários récordes de mínima em dezembro no RS, incluindo-se 3º C em Santa Maria em 12 de dezembro de 1972.

 

 

Michel, dá uma olhada nessas mínimas no Paraná!!! Essa de Curitiba em 1972 está aí também!!!

 

http://www.cpact.embrapa.br/agromet/

 

Sds.

 

Muito obrigado pela dica, Sílvio. Que dados fantásticos.

Eu me pergunto por quê não ocorrem mais eventos de frio que pelo menos dessem para ser comparados com aqueles!

Olha só Curitiba:

8,9 dia 04/78 JAN

11,4 dia 10/87 FEV

6,0 dia 29/76 MAR

-4,0 dia 25/71 ABR

-2,3 dia 30/62 MAI

-3,7 dia 05/78JUN

-5,2 dia 09/70JUL

-5,2 dia 09/70 AGO

-0,9 dia 02/70 SET

-1,6 dia 05/70 OUT

-1,0 dia 23/70 NOV

3,6 dia 15/72 DEZ

 

-1,0C C em Novembro, -1,6º C em Outubro, -4,0º C em abril; são marcas incríveis!

 

Essa marca de abril acho que ta errada! até tem um topico sobre esse evento, eu acho que foi erro de digitaçao, pois no mesmo dia SJ teve -2C, Bom Jesus nem anaixou de 0C, Palmas teve +1C...pelo simepar o recorde de abril é -1,4C, acho mais provavel.

 

O que vejo mais dificil de ocorrer hoje em dia sao essas marcas durante primavera/verao. Pela ultima decada nao tivemos nada nem perto de 6C em março, -1C em novembro, -1C em outubro, 3C em dezembro....

 

Mas pegando dados do aero, em maio de 2007 teve 0C, junho de 2008 teve -2C, julho de 2000 -4C, 0C em setembro de 2006, que nao estao muito longe dessas marcas da decada de 70...

 

inclusive, se nao me engano, na decada de 70 a estaçao do inmet estava em outro local...nao tenho certeza...

Link to comment
Share on other sites

Que isso !! :shock: -1 em NOVEMBRO ? caramba !

 

Em Palmas/INMET (estação antiga) a mínima absoluta de Dezembro era 0,4ºC. Urupema, creio, baixou de zero.

 

A mínima absoluta em Dezembro foi de 0,4C, enquanto que a mínima absoluta em Julho é -10,xC. Interessante vermos que a diferença entre os meses mais quentes e mais frios não é tão grande assim, quando comparamos com cidades como Nova Iorque por exemplo. Isso tem tudo haver com a baixa amplitude térmica anual.

 

Isso que, entre as cidades frias, Palmas tem uma grande amplitude térmica. Nesta mesma estação que citei, a média das mínimas em Julho era 4,6ºC e a das máximas no verão chegava perto de 27ºC.

 

Esta é a estação que o Ronaldo diz que reflete melhor a realidade local ? diz ele que a nova virá num topo.

Link to comment
Share on other sites

Não sei se procede, mas hoje no jornal da RPC (Transmissora paranaense da Rede Globo), disseram que em 15 de dezembro de 1972, a mínima em Curitiba chegou a 3º C. No site da METSUL há um artigo com vários récordes de mínima em dezembro no RS, incluindo-se 3º C em Santa Maria em 12 de dezembro de 1972.

 

No artigo, a gente questiona a correção deste dado de Santa Maria. Hoje veio a confirmação por um internauta que é acadêmico de Meteorologia na UFSM e informou que o dado está mesmo errado.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

A madrugada seguiu muito nublada com chuvisqueiro, muito vento, impedindo uma queda maior na temperatura. Durante o dia muito sol entre nuvens.

 

De qualquer forma as marcas foram boas:

 

 

QB: Mín. 10,1ºC Máx. 17,1ºC

SJP: Mín. 10,9ºC Máx. 16,8ºC

 

No momento sol em QB e 15,4ºC.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

A madrugada seguiu muito nublada com chuvisqueiro, muito vento, impedindo uma queda maior na temperatura. Durante o dia muito sol entre nuvens.

 

De qualquer forma as marcas foram boas:

 

 

QB: Mín. 10,1ºC Máx. 17,1ºC

SJP: Mín. 10,9ºC Máx. 16,8ºC

 

No momento sol em QB e 15,4ºC.

 

:shock:

 

Bettega, 5ºC de diferença agora e nas máximas com Ctba... Maravilha!

 

Aqui, centrão, 19h20, 17,6ºC.

Link to comment
Share on other sites

Vento e térmica mínima hoje:

Rajada máxima

Soledade 38,1 km/h

Ausentes 34,2 km/h

Canela 28,8 km/h

São Joaquim 26,2 km/h

 

Média diária

Ausentes 17,4 km/h

Soledade 16,3 km/h

Canela 7,5 km/h

São Joaquim 7,3 km/h

 

Sensação térmica mínima

Ausentes -3,2º

São Joaquim -0,1º

Soledade 0,1º

Canela 0,9º

Link to comment
Share on other sites

Novidade aqui em casa: instalei o anemômetro no alto da casa, sobre a caixa da água. Agora tenho medições à aproximadamente 12 m de solo! :o A instalação me custou 2 h de trabalho, uma belíssima vista e um torrão do sol... só do lado esquerdo do corpo. 8)

 

No antigo local nunca atingi sequer rajada de 40 km/h, e hoje, com tempo bom e vento no máximo moderado, tive rajada de 26,7 km/h. Agora tenho vento ESE e rajada de 9,7 km/h.

 

Mínima de 14,6° aqui em casa. Foi uma boa marca.

 

Agora tenho 18,2° com 70% e pressão em 1016,3 mb. Céu limpo.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste registram recordes de frio...

 

Eu sei que o texto não é teu Troyano, mas não houve quebra alguma de recorde de frio. De manhã liguei para o INMET em SP e pedi que eles levantassem os dados de Campo Grande. A mínima em Campo Grande foi a menor hoje desde 1 de dezembro de 2001 e não desde o início dos registros. O pessoal tá considerando a mínima da série 6-90, ignorando que entre 1991 e 2008 o mundo continuou existindo.

 

QUANDO QUERES SER CHATO, NOTA 10.

 

ORAS BOLAS, SE DIZ QUE QUEBROU O RECORDE DA SÉRIE DE 1961/1990 ESTÁ CERTO. NÃO TEM NENHUM ERRO EM DIVULGAR, DESDE QUE DIGA A COMPARAÇÃO ORAS BOLAS.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste registram recordes de frio...

 

Eu sei que o texto não é teu Troyano, mas não houve quebra alguma de recorde de frio. De manhã liguei para o INMET em SP e pedi que eles levantassem os dados de Campo Grande. A mínima em Campo Grande foi a menor hoje desde 1 de dezembro de 2001 e não desde o início dos registros. O pessoal tá considerando a mínima da série 6-90, ignorando que entre 1991 e 2008 o mundo continuou existindo.

 

QUANDO QUERES SER CHATO, NOTA 10.

 

ORAS BOLAS, SE DIZ QUE QUEBROU O RECORDE DA SÉRIE DE 1961/1990 ESTÁ CERTO. NÃO TEM NENHUM ERRO EM DIVULGAR, DESDE QUE DIGA A COMPARAÇÃO ORAS BOLAS.

 

Não é ser chato. É rigor científico. São estações em locais distintos, em microclimas distintos. Não se pode dizer que houve recorde para uma estação, valendo-se de dados de outra estação. Se outros não estão nem aí por rigor na correção da informação, o problema não é meu.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste registram recordes de frio...

 

Eu sei que o texto não é teu Troyano, mas não houve quebra alguma de recorde de frio. De manhã liguei para o INMET em SP e pedi que eles levantassem os dados de Campo Grande. A mínima em Campo Grande foi a menor hoje desde 1 de dezembro de 2001 e não desde o início dos registros. O pessoal tá considerando a mínima da série 6-90, ignorando que entre 1991 e 2008 o mundo continuou existindo.

 

QUANDO QUERES SER CHATO, NOTA 10.

 

ORAS BOLAS, SE DIZ QUE QUEBROU O RECORDE DA SÉRIE DE 1961/1990 ESTÁ CERTO. NÃO TEM NENHUM ERRO EM DIVULGAR, DESDE QUE DIGA A COMPARAÇÃO ORAS BOLAS.

 

Não é ser chato. É rigor científico. São estações em locais distintos, em microclimas distintos. Não se pode dizer que houve recorde para uma estação, valendo-se de dados de outra estação. Se outros não estão nem aí por rigor na correção da informação, o problema não é meu.

 

Se é para sermos rigorosos, basta dizer que superou a marca registrada na outra estação. Para mim, isso não é o mesmo que quebrar recorde.

Link to comment
Share on other sites

Hoje :

 

Rio Grande do Sul :

 

São José dos Ausentes RS : 05,7

Vacaria RS : 06,3.....

 

4,5 em Cambará do Sul / Inmet

5,2 em Ausentes / MetSul

Em Canela foram modestos 11,7° pelo INMET.

 

POA: 14,6° (INMET); 15,5° aqui em casa; 16,9° no Bruno.

 

Agora tenho 26,4° com 52% e pressão em 1016,3 mb. Sen vento. O Bruno tem modestos 23,7°.

 

Abraços térmicos!

Link to comment
Share on other sites

Enquanto as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste registram recordes de frio...

 

Eu sei que o texto não é teu Troyano, mas não houve quebra alguma de recorde de frio. De manhã liguei para o INMET em SP e pedi que eles levantassem os dados de Campo Grande. A mínima em Campo Grande foi a menor hoje desde 1 de dezembro de 2001 e não desde o início dos registros. O pessoal tá considerando a mínima da série 6-90, ignorando que entre 1991 e 2008 o mundo continuou existindo.

 

QUANDO QUERES SER CHATO, NOTA 10.

 

ORAS BOLAS, SE DIZ QUE QUEBROU O RECORDE DA SÉRIE DE 1961/1990 ESTÁ CERTO. NÃO TEM NENHUM ERRO EM DIVULGAR, DESDE QUE DIGA A COMPARAÇÃO ORAS BOLAS.

 

Não é ser chato. É rigor científico. São estações em locais distintos, em microclimas distintos. Não se pode dizer que houve recorde para uma estação, valendo-se de dados de outra estação. Se outros não estão nem aí por rigor na correção da informação, o problema não é meu.

 

AÍ SIM. ENTENDÍ EM RELAÇÃO A MESMA ESTAÇÃO. COMPARAR A CLIMATERRA COM O INMET NÃO DÁ, APENAS DÁ PARA CITAR OU COMPARAR COMO CURIOSIDADE.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.