Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


coutinho
 Share

Recommended Posts

  • Replies 681
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Esta é a antiga estação do INMET que operou entre Novembro de 1922 e Janeiro de 1975. A nova é do IAPAR/SIMEPAR, que está em topo.

 

TOPO!! ESTAIS SENDO MUITO GENTIL!

 

A OBSERVADORA TEM QUE "ESCALAR' O BARRANCO E TEM CASA A +- 15 MA A LESTE. ALÉM DO ABRIGO SER PINTADO DE PRATEADO.

 

:lol:

Eu tenho uma foto escalando aquele mesmo barranco quando fui pela primeira vez em Palmas.

 

Acho que, naquela época, a viagem parecia para mim mais uma peregrinação à Roma! :lol:

Link to comment
Share on other sites

Incríveis as marcas, que com essa advecção forte de frio (vide o vento que atingiu 90km/h no MI) nesta madrugada deve trazer números ainda mais interessantes no próximo amanhecer. Se mantiver a estabilidade do tempo e não nublar teremos recordes quebrados, não tenho dúvida.

 

Agora, -14oC de sensação em pleno dezembro é extremamente bizarro. Alguém tem noção do que é isso acontecendo neste exato momento? É coisa que se vê em julho, é frio demais no topo da serra a menos de 20 dias do verão.

 

ESTAMOS OU DEVERÍAMOS ESTAR NO VERÃO CLIMÁTICO. PARA FACILITAR OS CÁLCULOS, VERÃO EM SC; DEZ A MARÇO.

 

ATÉ QDO VAMOS FICAR DECRETANDO O COMEÇO DA ESTAÇÕES DO ANO!!!!

 

Pois é Ronaldo, após uns 10 dias longe do BAZ, retorno te parabenizando por isso mesmo. Vc falou (melhor, previu!), que o verão seria curto. E não começa mesmo! Nunca ví isso. O bom é que já vêm outra frente na metade da semana que vêm, com outra MP na retaguarda! :D

 

A propósito, aqui para o litoral de SP, tem uma base de chuvas para este janeiro?

 

Abs,

Caco

Link to comment
Share on other sites

Depois de várias noites "outonais", onde nesse horário tínhamos em torno de 15 graus, hoje deu uma esquentada, tenho agora por aqui, 20 graus; mas, um ventinho fresco soprando.

Segundo as previsões, o início dessa semana deve ser muito quente e sem chuva aqui na faixa leste de SP; de quarta para quinta, deve chegar uma FF, trazendo uma bela chuva, talvez tenhamos 2 ou 3 dias bem chuvosos.

Link to comment
Share on other sites

20h

 

Céu límpido e sol se pondo no horizonte Curitibano.

 

Brisa e 19,4ºC no Centro da Cidade.

 

Em Soledade às 20h:

 

28,1ºC.:shock: . Ontem, neste horário, estava 21,5ºC.

 

minha nossa, 28 graus às 20h...absurdamente quente em Soledade, parece o RJ!!

No momente tenho 14,8ºC em SJP e 16ºC no aero SJP. Venta moderamente de L - sensação de frio.

Hoja a máxima não passou de 25ºC aqui em SJP com céu de brigadeiro e muito sol durante todo o dia.

Link to comment
Share on other sites

Aqui fez muito calor!!

 

32,5°C!

 

Agora já bem mais fresco, 22°C!

 

Hoje, ontem e sexta, também na quinta, efeito de baixada beeeeem pronunciado, sai de um jantar as 23 numa baixada, bem fresquinho, era ao ar livre, uns 15/16°C, aqui em casa, cheguei, 20°C!

 

Espero que realmente venha essa chuva que está prometendo pra essa semana...

 

Abraços!!

Link to comment
Share on other sites

Aqui fez muito calor!!

 

32,5°C!

 

Agora já bem mais fresco, 22°C!

 

Hoje, ontem e sexta, também na quinta, efeito de baixada beeeeem pronunciado, sai de um jantar as 23 numa baixada, bem fresquinho, era ao ar livre, uns 15/16°C, aqui em casa, cheguei, 20°C!

 

Espero que realmente venha essa chuva que está prometendo pra essa semana...

 

Abraços!!

 

Aqui, máxima 35,9°C :oops: :rolleyes:

Link to comment
Share on other sites

20h

 

Céu límpido e sol se pondo no horizonte Curitibano.

 

Brisa e 19,4ºC no Centro da Cidade.

 

Em Soledade às 20h:

 

28,1ºC.:shock: . Ontem, neste horário, estava 21,5ºC.

Hoje foi um dia de muito calor por aqui o Parque das Tuias tava lotado!E vai acostumando Shima, aqui é terra dos extremos hehe,quem diria que com todo este calor,o dia começou com sensação de frio de 6,3º em função do vento.

Link to comment
Share on other sites

Incríveis as marcas, que com essa advecção forte de frio (vide o vento que atingiu 90km/h no MI) nesta madrugada deve trazer números ainda mais interessantes no próximo amanhecer. Se mantiver a estabilidade do tempo e não nublar teremos recordes quebrados, não tenho dúvida.

 

Agora, -14oC de sensação em pleno dezembro é extremamente bizarro. Alguém tem noção do que é isso acontecendo neste exato momento? É coisa que se vê em julho, é frio demais no topo da serra a menos de 20 dias do verão.

 

ESTAMOS OU DEVERÍAMOS ESTAR NO VERÃO CLIMÁTICO. PARA FACILITAR OS CÁLCULOS, VERÃO EM SC; DEZ A MARÇO.

 

ATÉ QDO VAMOS FICAR DECRETANDO O COMEÇO DA ESTAÇÕES DO ANO!!!!

 

Pois é Ronaldo, após uns 10 dias longe do BAZ, retorno te parabenizando por isso mesmo. Vc falou (melhor, previu!), que o verão seria curto. E não começa mesmo! Nunca ví isso. O bom é que já vêm outra frente na metade da semana que vêm, com outra MP na retaguarda! :D

 

A propósito, aqui para o litoral de SP, tem uma base de chuvas para este janeiro?

 

Abs,

Caco

 

 

 

E SERÁ MESMO, MAS ALTERNADO; CALOR E FRIO ACIMA DA MÉDIA, MAS COM PREDOMÍNIO MAIOR DO TEMPO FRESCO. CHUVA IRREGULAR. É A LA-NINA MOSTRANDO AS CARAS....

 

NA SEXTA PODERÁ DAR ABAIXO DE 4,0ºC, MAS ENTRE SEGUNDA A QUARTA FICA ENTRE 37/40ºC NOS LOCAIS MAIS QUENTES E 24/27ºC EM SÃO JOAQUIM.

 

EXTREMOS DE TEMPERATURA E VENTO EM SC DE HOJE; 07/12/2008.

 

 

 

MÁXIMA; ITAPIRANGA/SR.WOLFANG LENGERT; 14,8ºC E 37,6°C

 

MÍNIMA; SÃO JOAQUIM / VILA FRANCIONI; 9,0ºC E 22,3ºC

 

VENTO MÁXIMO; CABO DE SANTA MARTA EM LAGUNA / INMET; 71,6 Km/h

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

20h

 

Céu límpido e sol se pondo no horizonte Curitibano.

 

Brisa e 19,4ºC no Centro da Cidade.

 

Em Soledade às 20h:

 

28,1ºC.:shock: . Ontem, neste horário, estava 21,5ºC.

Hoje foi um dia de muito calor por aqui o Parque das Tuias tava lotado!E vai acostumando Shima, aqui é terra dos extremos hehe,quem diria que com todo este calor,o dia começou com sensação de frio de 6,3º em função do vento.

Soledade deu máxima de 32,3° pelo INMET; exatamente o mesmo valor daqui de casa. É Soledade disputando a máxima com POA aos tapas! 8)

 

Fazia 25,0° às 23 h!!

 

Já aqui em casa tive variação de 14,5°, a maior variação em um mês e dois dias. Hoje: mín: 17,8°; máx: 32,3°.

 

O vento atingiu rajada de 30,3 km/h. O vento E nessa época é sempre muito bem vindo!!

 

Agora tenho 22,6° com 74% e 1011,3 mb. Vento de 15,5 km/h de ESE. Pelo INMET: 22,4° às 23 h.

 

Abraços tropicais!

Link to comment
Share on other sites

Entre os dias 1º e 7/12 tenho as seguintes médias:

 

mínima: 16,8°

 

máxima: 27,2°

 

simples: 22,0°

 

Aqui em casa a média simples está em torno de 1,5° abaixo da média ponderada oficial para dezembro. Além de eu ter as máximas acima dos valores oficiais nessa época, isso quer dizer que o INMET deve estar com anomalia negativa acima de 2°. 8)

Link to comment
Share on other sites

Minha expectativa para o fechamento deste mês, baseada um pouco em "intuição" e também em análise dos modelos, para as normais climatológicas:

 

 

Temperatura:

 

65% abaixo da média

 

30% na média

 

5% acima da média

 

 

Precipitação

 

50% abaixo da média

 

40% na média

 

10% acima da média

 

 

Nestes 7 primeiros dias do mês a temperatura ficou uns 2 graus abaixo da média e a chuva já começa a ficar abaixo também (em dezembro até agora tive 5 dias SEM precipitação, O MESMO NÚMERO DE DIAS "SECOS" DE TODO O MÊS DE NOVEMBRO). Vou gostar se chuva ficar abaixo da média porque novembro aqui foi pior que Londres, mal se via o sol, no norte do estado recordes históricos de chuva foram quebrados, pena que a temperatura deve ser abaixo da média também, 2008 não teve um mês sequer bem acima da média, quase todos ficaram abaixo.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.