Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Agosto de 2008


Recommended Posts

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Embora prevista, as chuvas não ocorreram no estado do Rio hoje. O dia amanheceu nublado e no final da tarde limpou. Agora temos alguma nebulosidade.

 

 

Estas chuvas em São Paulo e Paraná não estão associadas a um fenômeno de ZACAS ? Embora seja um comportamento de verão, não estaria ocorrendo agora, de forma excepcional, no inverno ?

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

 

Tivemos um dia de muita chuva, só no fim da tarde é que o tempo começou a melhorar. O acumulado do dia ficou em 48 mm. São impressionantes 159 mm no mês corrente. Mais que o dobro da média para agosto. Apenas por curiosidade, no final de julho do ano passado, outro mês considerado seco, o estado do Paraná também teve um evento expressivo de chuva. Na oportunidade registrei 185 mm nos últimos dias daquele mês.

 

Já há uma melhora agora a noite, inclusive com algumas estrelas aparecendo. Mas a umidade está altíssima e favoreceu a formação de nevoeiro em superfície. Em razão disso volta a escorrer pingos de árvores e telhados. Tenho 13,8°C.

Link to comment
Share on other sites

Não vejo perspectiva de um frio mais intenso pra os próximos 7 dias.

As projeções estão colocando e tirando o frio. Sempre há uma projeção de uma "possibilidade" de um frio num prazo de 7 a 10 dias. Porém, quando se aproxima da data, começa a tirar até excluir o mesmo. Acho que teremos mais é chuva ao longo de muitos dias. E o sinal de que vai esquentar depois que cessar a chuva, é, também, sinal de que ela voltará pouco depois. Como já nos aproximaos da metade de agost e logo teremos setembro. Agora, as variações de temperatura serão maiores.

Logo, o que pode nos salvar é um "decolagem" de uma massa polar intensa de manira que nos atinja em cheio.Caso contrário, a mesmice vai prosperar.

Link to comment
Share on other sites

E foi chuvisqueiro mesmo Ronaldo! Circulei ontem pelo sul do estado depois dos engarrafamentos da BR101 e tudo a mesma coisa. Alguma chuva mais forte apenas na volta, mas tipo chuvisqueirão, e muito frio! Hoje, o mesmo, só que bem mais fraco, aquela linda visão dos morros com estratus baixos nos topos. Não vejo a hora de um episódio de tempo severo... Sem danos...

Link to comment
Share on other sites

E foi chuvisqueiro mesmo Ronaldo! Circulei ontem pelo sul do estado depois dos engarrafamentos da BR101 e tudo a mesma coisa. Alguma chuva mais forte apenas na volta, mas tipo chuvisqueirão, e muito frio! Hoje, o mesmo, só que bem mais fraco, aquela linda visão dos morros com estratus baixos nos topos. Não vejo a hora de um episódio de tempo severo... Sem danos...

 

Estou com a máquina pronta, zerada e depois vou colocar carregar a bateria... Segunda a noite e terça prometem! Tomara, como você mesmo disse, sem danos, claro!

 

Acho esquisito que meu barômetro sempre indica em média de 2 a 4hpa a menos que o GFS ou previsão, no caso, Climatempo... A pressão hoje caiu de 1018 ao meio dia para 1014 agora.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui a mínima não baixou dos 11,2° até antes das 5 h (em torno das 5:30 fazia 11,5°) e estava 11,X° à meia-noite. Isso tudo com tempo bom, evidenciando o enfraquecimento do frio.

 

A máxima bateu 21,8° e só não foi maior devido à grande presença de cirrustratus à tarde.

 

Agora faz modestos 15,4° com 83% e 1014,7 mb com tempo bom. Rajada no momento de 10,0 km/h em local protegido vindo de ESE.

Link to comment
Share on other sites

O pior não é ter que ver modelo dando veranico forte para o próximo final de semana, é não ver o menor sinal de frio forte até o final do mês. Sei não, mas tá com cara que a desejada neve foi pro saco neste ano. Mais uma vez...
Veranico eu não to vendo, mas chuva vai ter uma barbaridade. Aqui chove desde terça-feira, que saco!
Link to comment
Share on other sites

O pior não é ter que ver modelo dando veranico forte para o próximo final de semana, é não ver o menor sinal de frio forte até o final do mês. Sei não, mas tá com cara que a desejada neve foi pro saco neste ano. Mais uma vez...

 

Caio não descartaria neve ainda esse ano, esse tempo mais instável com trovoadas que estão ocorrendo nesse mês de agosto em meio do inverno; dizem as pessoas mais antigas que é sinal de neve, mas sempre que ocorriam "essas trovoadas" eram no mês de junho ou julho, agosto geralmente era mais seco.

Pessoalmente acredito que algum frio forte ainda ocorra este mês.

 

Saudações,

Link to comment
Share on other sites

Acho que Agosto fecha acima da média e poderei classificar este inverno como muito ruim em termos de frio. Não tive nenhuma mínima abaixo de 5ºC aqui em POA e apenas 2 mínimas negativas em Canela (ano passado foram mais de 10).

 

No entanto, classifico este inverno como bom em termos de calor, pois fez muito pouco.

 

Em suma, está sendo um inverno muito insoso. Sem emoção alguma. Não esquenta e não esfria. Jamais vi tamanha constância. Última vez que passei de 25,9ºC na minha casa foi no dia 23 de maio. Porém, frio que é bom foi pouco, muito pouco.

Link to comment
Share on other sites

Tô vendo muita choradeira sem motivo.

 

Abril com temperatura abaixo da média. Inverno climático começou em 15 de abril.

 

Maio terminou abaixo da média. Foi uma semana de veranico.

 

Junho inteiro muito frio com mínimas baixas e máximas muito baixas.

 

Julho teve temperatura acima da média com mínimas altas e sem grandes picos de calor nos primeiros vinte dias, mas os ultimos dez dias ficaram na média.

 

Primeiros dez dias de agosto com temperatura 2,4 abaixo da média.

 

Até agora, em 115 dias, tivemos uma semana em maio e os primeiros vinte dias de julho ruins em termos de frio.

 

O inverno de 2007 não serve de parâmetro porque regionalmente foi extremo.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, acho que não me entendeste.

 

Em termos de calor o inverno foi bom. Não tivemos veranico forte.

 

Porém, em termos de frio, foi fraco. Somente duas fortes ondas de frio, uma no final de maio e outra no miolo de junho e acabou. Isso é pouco, pois deve ficar só nisso. A linha de 0ºC em 850hpa nos visitou somente nessas duas ocasiões e por pouco tempo. Isso é ruim. Se tivesse que trazer um número considerado normal, diria o correto seria ter uma forte onda de frio para cada mês do inverno climático (maio, junho, julho, agosto e setembro), ou seja, 5. Esse ano vamos ficar provavelmente em 2. Entre estas ondas de frio, aparecem as ondas menos intensas que, neste ano, vieram num número normal.

 

Resumindo:

 

1 - Em termos de calor esse inverno foi e está sendo bom. Sem grandes estragos.

 

2 - Em termos de ondas de frio intermediárias, que mantem o padrão de inverno e as médias, idem. Tivemos ingressos interessantes durante todo inverno com a excessão do miolo de julho. Dá para se dizer que foi bom.

 

3 - Já em relação ao frio extremo, esse inverno pode ser considerado ruim. Apenas duas ondas de frio forte que quando comparadas a outras ondas de frio fortes de outros anos, podem ser classificadas apenas como normal.

 

Em vista destes 3 fatores, classificaria o inverno como médio tendendo ao ruim. Nota 5. O pior foi 2005, que teve uma nota 2,5.

 

Importante ressaltar que não existe método nenhum para a concessão de nota. O critério é todo meu.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Tô vendo muita choradeira sem motivo.

 

Abril com temperatura abaixo da média. Inverno climático começou em 15 de abril.

 

Maio terminou abaixo da média. Foi uma semana de veranico.

 

Junho inteiro muito frio com mínimas baixas e máximas muito baixas.

 

Julho teve temperatura acima da média com mínimas altas e sem grandes picos de calor nos primeiros vinte dias, mas os ultimos dez dias ficaram na média.

 

Primeiros dez dias de agosto com temperatura 2,4 abaixo da média.

 

Até agora, em 115 dias, tivemos uma semana em maio e os primeiros vinte dias de julho ruins em termos de frio.

 

O inverno de 2007 não serve de parâmetro porque regionalmente foi extremo.

 

Se estes meses fechassem bem acima da média, um calor forte durante muitos dias, bem marcantes e uma forte neve num dia qualquer, o povo estaria muito, mas muito feliz... 8)

Link to comment
Share on other sites

Tô vendo muita choradeira sem motivo.

 

Abril com temperatura abaixo da média. Inverno climático começou em 15 de abril.

 

Maio terminou abaixo da média. Foi uma semana de veranico.

 

Junho inteiro muito frio com mínimas baixas e máximas muito baixas.

 

Julho teve temperatura acima da média com mínimas altas e sem grandes picos de calor nos primeiros vinte dias, mas os ultimos dez dias ficaram na média.

 

Primeiros dez dias de agosto com temperatura 2,4 abaixo da média.

 

Até agora, em 115 dias, tivemos uma semana em maio e os primeiros vinte dias de julho ruins em termos de frio.

 

O inverno de 2007 não serve de parâmetro porque regionalmente foi extremo.

 

Se estes meses fechassem bem acima da média, um calor forte durante muitos dias, bem marcantes e uma forte neve num dia qualquer, o povo estaria muito, mas muito feliz... 8)

 

Exato, se todos os meses terminassem com 8 graus acima da média e tivesse um dia com meio metro de acumulação seria o melhor inverno da história no BAZ.

Link to comment
Share on other sites

Tô vendo muita choradeira sem motivo.

 

Abril com temperatura abaixo da média. Inverno climático começou em 15 de abril.

 

Maio terminou abaixo da média. Foi uma semana de veranico.

 

Junho inteiro muito frio com mínimas baixas e máximas muito baixas.

 

Julho teve temperatura acima da média com mínimas altas e sem grandes picos de calor nos primeiros vinte dias, mas os ultimos dez dias ficaram na média.

 

Primeiros dez dias de agosto com temperatura 2,4 abaixo da média.

 

Até agora, em 115 dias, tivemos uma semana em maio e os primeiros vinte dias de julho ruins em termos de frio.

 

O inverno de 2007 não serve de parâmetro porque regionalmente foi extremo.

 

Se estes meses fechassem bem acima da média, um calor forte durante muitos dias, bem marcantes e uma forte neve num dia qualquer, o povo estaria muito, mas muito feliz... 8)

 

Exato, se todos os meses terminassem com 8 graus acima da média e tivesse um dia com meio metro de acumulação seria o melhor inverno da história no BAZ.

PERFEITAMENTE!!!!

Link to comment
Share on other sites

Tô vendo muita choradeira sem motivo.

 

Abril com temperatura abaixo da média. Inverno climático começou em 15 de abril.

 

Maio terminou abaixo da média. Foi uma semana de veranico.

 

Junho inteiro muito frio com mínimas baixas e máximas muito baixas.

 

Julho teve temperatura acima da média com mínimas altas e sem grandes picos de calor nos primeiros vinte dias, mas os ultimos dez dias ficaram na média.

 

Primeiros dez dias de agosto com temperatura 2,4 abaixo da média.

 

Até agora, em 115 dias, tivemos uma semana em maio e os primeiros vinte dias de julho ruins em termos de frio.

 

O inverno de 2007 não serve de parâmetro porque regionalmente foi extremo.

 

Se estes meses fechassem bem acima da média, um calor forte durante muitos dias, bem marcantes e uma forte neve num dia qualquer, o povo estaria muito, mas muito feliz... 8)

 

Exato, se todos os meses terminassem com 8 graus acima da média e tivesse um dia com meio metro de acumulação seria o melhor inverno da história no BAZ.

PERFEITAMENTE!!!!

 

Concordo, pois, é exatamente isso o que está faltando na história do BAZ: Uma nevasca. Já monitoramos tornados, tempestades muito severas, enchentes, neve, até furacão ! Mas, nunca monitoramos uma nevasca...é oq falta. sds

Link to comment
Share on other sites

Tô vendo muita choradeira sem motivo.

 

Abril com temperatura abaixo da média. Inverno climático começou em 15 de abril.

 

Maio terminou abaixo da média. Foi uma semana de veranico.

 

Junho inteiro muito frio com mínimas baixas e máximas muito baixas.

 

Julho teve temperatura acima da média com mínimas altas e sem grandes picos de calor nos primeiros vinte dias, mas os ultimos dez dias ficaram na média.

 

Primeiros dez dias de agosto com temperatura 2,4 abaixo da média.

 

Até agora, em 115 dias, tivemos uma semana em maio e os primeiros vinte dias de julho ruins em termos de frio.

 

O inverno de 2007 não serve de parâmetro porque regionalmente foi extremo.

 

Se estes meses fechassem bem acima da média, um calor forte durante muitos dias, bem marcantes e uma forte neve num dia qualquer, o povo estaria muito, mas muito feliz... 8)

 

Exato, se todos os meses terminassem com 8 graus acima da média e tivesse um dia com meio metro de acumulação seria o melhor inverno da história no BAZ.

PERFEITAMENTE!!!!

 

Concordo, pois, é exatamente isso o que está faltando na história do BAZ: Uma nevasca. Já monitoramos tornados, tempestades muito severas, enchentes, neve, até furacão ! Mas, nunca monitoramos uma nevasca...é oq falta. sds

 

Temos 1 mês ainda com chances de ver uma. A partir da metade de setembro, daí, só em 2009.

Link to comment
Share on other sites

Fechava agora com o inverno 2009:

 

Maio - 2009: calor de 35 graus em POA

Junho - 2009: verão o mês inteiro

Julho - 2009: 5 episódios de neve, sendo um com meio-metro de acumulação.

Agosto - 2009: início do verão.

 

Assinaria agora.

 

Cara, por mais que isso machuque a boa índole da estação, eu também assinaria esse contrato.

Link to comment
Share on other sites

Fechava agora com o inverno 2009:

 

Maio - 2009: calor de 35 graus em POA

Junho - 2009: verão o mês inteiro

Julho - 2009: 5 episódios de neve, sendo um com meio-metro de acumulação.

Agosto - 2009: início do verão.

 

Assinaria agora.

 

 

:lol: :lol: :lol:

 

Pois é Fábio, tá td mundo abrindo mão do frio, porque espera uma compensação, já que a última nevasca em São joaca, foi 12 anos atrás.

 

Mas pra mim, não foi só a falta de neve que me decepcionou esse ano. A mp mais forte que deixou o sul do continente esse ano, tinha 1030 mb, ou seja, não teve ¨a onda de frio¨ ainda.

 

Eu esperava mais, já que a somatória dos últimos anos, é muito ruim aqui no Paraná!!! Foi apenas um inverno comum, para os anos 90, por exemplo.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Fechava agora com o inverno 2009:

 

Maio - 2009: calor de 35 graus em POA

Junho - 2009: verão o mês inteiro

Julho - 2009: 5 episódios de neve, sendo um com meio-metro de acumulação.

Agosto - 2009: início do verão.

 

Assinaria agora.

 

 

:lol: :lol: :lol:

 

Pois é Fábio, tá td mundo abrindo mão do frio, porque espera uma compensação, já que a última nevasca em São joaca, foi 12 anos atrás.

 

Mas pra mim, não foi só a falta de neve que me decepcionou esse ano. A mp mais forte que deixou o sul do continente esse ano, tinha 1030 mb, ou seja, não teve ¨a onda de frio¨ ainda.

 

Eu esperava mais, já que a somatória dos últimos anos, é muito ruim aqui no Paraná!!! Foi apenas um inverno comum, para os anos 90, por exemplo.

 

Sds.

 

Concordo com o Silvio, eu esperava (aliás, estamos esperando aqui no SE há muito tempo) mais invasões polares. Tivemos frio em julho quase todos os dias a noite devido ao ar seco, porém não houve aquela onda de frio mais forte.

Variamos na média a um pouco acima da média, porém foi um inverno sem nenhum destaque especial aqui em SP.

Link to comment
Share on other sites

Maioria dos modelos e previsões erraram feio para hoje! Indicavam máximas de 21ºc a 23ºc. Santa Rosa marcou 27,4ºc e Três de Maio 27,3ºc. O vento norte continua, e a pressão em queda constante, vejam a medida pela estação do INMET em Santa Rosa desde as 11h:

982.5 / 11h

981.5

980.5

979.2

978.1

977.2 / 16h

 

Caiu 5 hpa nas últimas 5 horas.

Link to comment
Share on other sites

Fechava agora com o inverno 2009:

 

Maio - 2009: calor de 35 graus em POA

Junho - 2009: verão o mês inteiro

Julho - 2009: 5 episódios de neve, sendo um com meio-metro de acumulação.

Agosto - 2009: início do verão.

 

Assinaria agora.

 

Aonde eu assino também esse contrato ? :lol:

Volto a SJ imediatamente, se ocorrer "a nevasca"

Link to comment
Share on other sites

Fechava agora com o inverno 2009:

 

Maio - 2009: calor de 35 graus em POA

Junho - 2009: verão o mês inteiro

Julho - 2009: 5 episódios de neve, sendo um com meio-metro de acumulação.

Agosto - 2009: início do verão.

 

Assinaria agora.

 

Aonde eu assino também esse contrato ? :lol:

Volto a SJ imediatamente, se ocorrer "a nevasca"

 

Seria um CONTRATO DE RISCO!!!!

Link to comment
Share on other sites

Fechava agora com o inverno 2009:

 

Maio - 2009: calor de 35 graus em POA

Junho - 2009: verão o mês inteiro

Julho - 2009: 5 episódios de neve, sendo um com meio-metro de acumulação.

Agosto - 2009: início do verão.

 

Assinaria agora.

Ou eu assinaria só com um revólver na cabeça, ou tomava 455 engoves e falsificava a assinatura.

 

Cinco nevadas, sendo uma com meio-metro e o resto do tempo quente. Bom: POA, com sorte, atingiria 3°, porque quando há neve temos a MM por aqui e detona as mínimas. Se nevasse aqui eu até reconsideraria meu entusiasmo em assinar.

 

Agora, prefiro ficar sem neve do que passar 10 meses do ano suando em POA. Moramos no único local do RS que cruza o calor do interior com o frio do litoral e os dias de calor quase sempre têm a sensação térmica acima da temperatura real. Ou seja: queres 5 nevascas com sensação térmica de 35° ou + em POA em período praticamente constante (exceção de julho).

 

Ficar suando e suar o dobre devido ao desconforto é uma das piores sensaçãos que há na Via Láctea!

 

Por mim, te colocaria no hospício. 8)

 

Abraços gelados!

Link to comment
Share on other sites

Maioria dos modelos e previsões erraram feio para hoje! Indicavam máximas de 21ºc a 23ºc. Santa Rosa marcou 27,4ºc e Três de Maio 27,3ºc. O vento norte continua, e a pressão em queda constante, vejam a medida pela estação do INMET em Santa Rosa desde as 11h:

982.5 / 11h

981.5

980.5

979.2

978.1

977.2 / 16h

 

Caiu 5 hpa nas últimas 5 horas.

À 1:20 atrás estava 1008,3 mb. Agora tenho 1007,6 mb. Queda de 0,5 mb/h. É muito!

 

A frente está explosiva sobre o N do Uruguai e na divisa com o RS.

 

Agora tenho 20,8 com 70%. Alguns cirrus e vento a 7 km/h em local protegido.

 

Abraços pré-frontais.

Link to comment
Share on other sites

Maioria dos modelos e previsões erraram feio para hoje! Indicavam máximas de 21ºc a 23ºc. Santa Rosa marcou 27,4ºc e Três de Maio 27,3ºc.

 

Previsão de máxima para Santa Rosa publicada na Zero Hora (Somar) de hoje: 20

 

Previsão de máxima para Santa Rosa publicada no Correio do Povo (MetSul) de hoje: 29

 

Máxima do INMET em Santa Rosa: 27,4

Máxima do Ilson em Santa Rosa: 27,8

 

Desvio previsão Zero Hora/Somar: +7,8

Desvio previsão Correio/MetSul: -1,2

Link to comment
Share on other sites

Fechava agora com o inverno 2009:

 

Maio - 2009: calor de 35 graus em POA

Junho - 2009: verão o mês inteiro

Julho - 2009: 5 episódios de neve, sendo um com meio-metro de acumulação.

Agosto - 2009: início do verão.

 

Assinaria agora.

Ou eu assinaria só com um revólver na cabeça, ou tomava 455 engoves e falsificava a assinatura.

 

Cinco nevadas, sendo uma com meio-metro e o resto do tempo quente. Bom: POA, com sorte, atingiria 3°, porque quando há neve temos a MM por aqui e detona as mínimas. Se nevasse aqui eu até reconsideraria meu entusiasmo em assinar.

 

Agora, prefiro ficar sem neve do que passar 10 meses do ano suando em POA. Moramos no único local do RS que cruza o calor do interior com o frio do litoral e os dias de calor quase sempre têm a sensação térmica acima da temperatura real. Ou seja: queres 5 nevascas com sensação térmica de 35° ou + em POA em período praticamente constante (exceção de julho).

 

Ficar suando e suar o dobre devido ao desconforto é uma das piores sensaçãos que há na Via Láctea!

 

Por mim, te colocaria no hospício. 8)

 

Abraços gelados!

 

O negócio do Marcos é neve em POA!!

Link to comment
Share on other sites

INVERNO RUIM.

 

FORAM SÓ 27 DIAS ABAIXO DE ZERO NA REGIÃO (ESTAÇÃO DE B.JARDIM) E 21 NO CRUZEIRO, 13 AQUI EM CASA....

 

MUITO RUIM MESMO, APENAS +- 1700 UNIDADES DE FRIO AQUI EM CASA ATÉ HOJE E QUASE 1900 NO CRUZEIRO....

 

 

PÉSSIMO, 848 (35 DIAS) HORAS DE FRIO ABAIXO DE 7,3 NO CRUZEIRO E 687 (27 DIAS) NA CLIMATERRA....

 

REALMENTE MUITO RUIM.... E POR FIM , APENAS 66 DIAS DE GEADA....

 

QUE HORROR!!!!

Link to comment
Share on other sites

INVERNO RUIM.

 

FORAM SÓ 27 DIAS ABAIXO DE ZERO NA REGIÃO (ESTAÇÃO DE B.JARDIM) E 21 NO CRUZEIRO, 13 AQUI EM CASA....

 

MUITO RUIM MESMO, APENAS +- 1700 UNIDADES DE FRIO AQUI EM CASA ATÉ HOJE E QUASE 1900 NO CRUZEIRO....

 

 

PÉSSIMO, 848 (35 DIAS) HORAS DE FRIO ABAIXO DE 7,3 NO CRUZEIRO E 687 (27 DIAS) NA CLIMATERRA....

 

REALMENTE MUITO RUIM.... E POR FIM , APENAS 66 DIAS DE GEADA....

 

QUE HORROR!!!!

 

Se esse não foi ruim, em qual colocação ele está desde 1999, quando tu te mudaste para SJ? Esse é o teu 10º inverno na serra. Se ele não foi ruim, está entre os melhores? Aliás, se tu puderes classificá-lo levando em consideração os últimos 30 anos ajudaria ainda mais.

 

Faço essa pergunta pq se esse inverno não foi ruim, houveram outros no passado que foram. Quando classificamos algo, sempre utilizamos uma base ou um benchmark. Tudo é relativo. Esse inverno pode não ter sido ruim em SJ para um porto alegrense que por ventura tenha se mudado para a cidade. Agora, seria ele bom para um joaquinense que gosta de frio, especialmente o frio extremo?

 

Para focar melhor a minha dúvida, aí vão as perguntas:

 

1 - Colocação deste inverno joaquinense no quesito mínima absoluta

 

2 - no quesito máxima absoluta (esse sim deve estar bem)

 

3 - no quesito média geral

 

4 no quesito média das máximas

 

5 no quesito média das mínimas

 

6 - no quesito número de geadas

 

7 - no quesito número de mínimas negativas

 

8 - no quesito horas de frio

 

O ideal é pegar dados da Climaterra e INMET, já que já possuem uma bela base histórica.

Link to comment
Share on other sites

O José María Rodríguez postou agora no Blog Direto da MetSul a partir de Mntevideu:

 

José María Rodríguez - Montevideo. R.O.del Uruguay disse (11/08/2008 23:03):

Amigo Alexander.

 

El canal 4 de Uruguay pasó esta noche imagenes grabadas por una persona en la ruta 3 cerca de la ciudad de San José ( unos 80 kms al noroeste de montevideo ) donde se observaba un gran tornado y luego granizos gigantes y la ruta nacional 3 en un tramo de 5 kms tapizada de granizos. Increibles realmente las imagenes, por suerte fue muy rápido y puntual, pero llama la atención la imagen del satelite de las 19:39 donde se observaba la clasica herradura en el sistema de mesoescala que se estaba formando sobre el centro Uruguayo.

 

Aquí en Montevideo empezó cerca de las 20:30 una violenta precipitacion que en la estación de la empresa Nimbus en Pta Carretas llegó a indicar un coeficiente de lluvia de 203.2 mm/hora, son las 23:00 y la lluvia comienza a parar y llevamos 21.3 mm en Melilla ( 15 kms al norte del centro y 19.0 mm sobre Pta Carretas en el sur de la ciudad.

 

La temperatura está bajando en torno de los 12° actualmente y la presión en aumento, tuvimos con el pasaje del frente frío ráfagas de vientos entre 50 y 65 k/hs.

 

Un abrazo.

José María

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.