Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Maio de 2008


Recommended Posts

  • Replies 2.6k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Vem mais neblina. Olhem os dados das nove da noite da sondagem (balão) de Porto Alegre e vejam as enormes discrepâncias de temperatura nos primeiros 1.500 metros:

 

ALTITUDE - TEMPERATURA

 

Superfície: 16,8

45 m : 18,6

149 m: 21,0

315 m: 22,0

458 m: 20,6

823 m: 19,6

1544 m: 14,0

1734 m: 12,4

2042 m: 13,0

 

O engraçado que em Canela, nos mesmos 823 metros, está agora com 7,7C.

Link to comment
Share on other sites

Vem mais neblina. Olhem os dados das nove da noite da sondagem (balão) de Porto Alegre e vejam as enormes discrepâncias de temperatura nos primeiros 1.500 metros:

 

ALTITUDE - TEMPERATURA

 

Superfície: 16,8

45 m : 18,6

149 m: 21,0

315 m: 22,0

458 m: 20,6

823 m: 19,6

1544 m: 14,0

1734 m: 12,4

2042 m: 13,0

 

O engraçado que em Canela, nos mesmos 823 metros, está agora com 7,7C.

 

LÁ É ATMOSFERA LIVRE, AÍ TEM SOLO E RELEVO.

Link to comment
Share on other sites

Até o final de Maio mais nada de MP?

 

Tô começando a ficar preocupado. Indícios de início de bloqueio? Ou é escasses de MP dos pólo Sul mesmo? Certo é que teremos o tradicional "veranico de Maio" nos próximos dias.

 

Mas, por enquanto nada ainda de arrancar os fio dos cabelos...tá ainda bem normal e bom este Maio.

Link to comment
Share on other sites

Vem mais neblina. Olhem os dados das nove da noite da sondagem (balão) de Porto Alegre e vejam as enormes discrepâncias de temperatura nos primeiros 1.500 metros:

 

ALTITUDE - TEMPERATURA

 

Superfície: 16,8

45 m : 18,6

149 m: 21,0

315 m: 22,0

458 m: 20,6

823 m: 19,6

1544 m: 14,0

1734 m: 12,4

2042 m: 13,0

 

Quando eu escrevi a mensagem a visibilidade era plena. SBPA estava CAVOK (Ceiling and Visibility OK). Agora já tem restrição por nevoeiro (FG) e visibilidade de apenas 400 metros.

 

SBPA 180500Z 00000KT 0400 R11/0300 R29/0400 FG SCT008 11/11 Q1016

SBPA 180445Z 00000KT 1200 R11/1200 R29/1400 BR FEW008 12/12 Q1016

SBPA 180435Z 00000KT 3000 BR FEW008 12/12 Q1016

SBPA 180400Z 00000KT 8000 FEW009 11/11 Q1016

SBPA 180300Z 00000KT CAVOK 12/12 Q1016

SBPA 180200Z 06002KT CAVOK 14/13 Q1016

SBPA 180100Z 09002KT CAVOK 15/14 Q1017

SBPA 180000Z 09003KT CAVOK 16/15 Q1017

 

Trabalho do José Soares Lima após dez anos na chefia do DPV de SBPA mostra que quanto mais cedo se forma o nevoeiro, mas tarde ele tende a se dissipar. Não é regra absoluta, mas funciona na maioria das vezes.

Link to comment
Share on other sites

Continuo me negando a aceitar as mínmas do Inmet Soledade, hoje absurdos 13,3º, enquanto no B.Missões(este dentro da lógica acompanha PF) 9,9º e com certeza menos nas baixadas.Se tenho uma decepção nos últimos, não é a pouca ocorrência de neve, é a estação do Inmet dando mínimas muito mais altas, passando um retrato parcial do clima de minha região.

Link to comment
Share on other sites

Continuo me negando a aceitar as mínmas do Inmet Soledade, hoje absurdos 13,3º, enquanto no B.Missões(este dentro da lógica acompanha PF) 9,9º e com certeza menos nas baixadas.Se tenho uma decepção nos últimos, não é a pouca ocorrência de neve, é a estação do Inmet dando mínimas muito mais altas, passando um retrato parcial do clima de minha região.

 

Enquanto isso fez 9 no Aeroporto de Porto Alegre e 7 na Base Aérea de Canoas, abaixo do que se esperava.

Link to comment
Share on other sites

Algo muito forte aponta no horizonte para explodir no fim deste mês ou imediatamente no início de junho.

 

Sem dúvida. O Global do CPTEC/INPE tá prevendo o seguinte quadro para o dia 04/06/2008:

 

tmp1000samr200805180020vf1.jpg

tmp1000samr200805180020vf1.ae0508c56c.jpg

 

Será uma poderosa onda polar que trará muito frio para o Centro-Sul do Brasil. Aguardemos a confirmação.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Algo muito forte aponta no horizonte para explodir no fim deste mês ou imediatamente no início de junho.

 

Sem dúvida. O Global do CPTEC/INPE tá prevendo o seguinte quadro para o dia 04/06/2008:

 

tmp1000samr200805180020fp1.th.jpg

 

Será uma poderosa onda polar que trará muito frio para o Centro-Sul do Brasil. Aguardemos a confirmação.

 

O Acoplado também... Mas, só modelos por enquanto.

Para se ter uma idéia, para Erechim - RS, ele indica uma MP pelo dia 26 e um reforço, ou nova MP ainda mais forte no começo de junho. Nessa saída, mostra que a umidade permanecerá, indicando chuva com apenas 2/3ºc.

 

O GFS também indica algo interessantíssimo para o início de junho!!

Indica ar muito gelado entrando pelo Sul do RS, a previsão para o chuí é de -2ºc a 850 MB. Esse ar frio deverá tomar conta de grande parte do RS, mas como a previsão é para 380h, não podemos ter ainda, uma visão melhor do que poderá ocorrer.

Link to comment
Share on other sites

Vem mais neblina. Olhem os dados das nove da noite da sondagem (balão) de Porto Alegre e vejam as enormes discrepâncias de temperatura nos primeiros 1.500 metros:

 

ALTITUDE - TEMPERATURA

 

Superfície: 16,8

45 m : 18,6

149 m: 21,0

315 m: 22,0

458 m: 20,6

823 m: 19,6

1544 m: 14,0

1734 m: 12,4

2042 m: 13,0

 

Para mim confirmado. Vi resquícios de neve granular em Passo Fundo. Para alguém que não via porra nenhuma de neve desde 2000, já é alguma coisa. Perdoem-me por não estar dando mais detalhes a respeito, pois desde ontem estou à beira de um ataque de nervos para conseguir a transferência de um caminhão no Detran.

Apenas para responder ao Igor. Não havia trovoadas.

 

DEU INCLUSIVE CHUVA COM PEQUENOS GRÃOS DE NEVE EM CAMPO LARGO, 90% DE CERTEZA, QUEM PASSOU E FILMOU, FOI O HAMILTON, QUE JÁ VIU ESTE TIPO DE NEVE DEZENAS DE VEZES.

 

5 de maio, a temperatura variou em Ctba dos 11,2 a 19,3.

 

Alexandre, você que manja bem de temperatura em altitudes, poderia colacionar um gráfico ou dado de como estava a temperatura a menos de 850, ou outros níveis, neste dia que nevou aqui perto de Ctba, aos 5 de maio de 2008?

 

Valeu

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isto na gelada Santa Rosa 28,4º em Soledade calorosos 24,4º :lol:

 

Finalmente. Engraçado não postar mensagens comparando essas duas cidades na última semana! :lol: :lol: :lol: :lol: ...

 

Era desparelho demais para a siberiana Soledade que sequer baixava de 11ºc enquanto Santa Rosa registrava mínimas de 4ºc. Aliás, a calorosa Soledade perdeu hoje novamente nas mínimas... :lol:

Link to comment
Share on other sites

Valew Rafael,

Eu particularmente não levo tanta fé assim nos modelos prefiro ler a previsão dos meteorologistas e a carta sinotica,....O boletim tecnico do cptec é MUITO BOM porque os caras "filtram" algumas loucuras que os computadores inventam além do que explicam bastante a carta e os sistemas,.. se vc ler todo dia acaba aprendendo muita coisa por "osmose".

Mas tbm sempre dou uma olhada nos modelos porque eles são bem legais hehehe,..

Link to comment
Share on other sites

Máximas hoje:

Soledade 24,7º

Santa Rosa 28,9º(cuidado pra não te resfriar aí Ricardo com este frio) :lol: :lol: :lol: uhauhuhsuhhsuhuhsushauhauauh

 

Cuida para a geada nos Silvanos não derreter até a próxima MP.

Bem mais fácil eu me resfriar com os 4ºc de SR do que com os 11ºc de Soledade.

 

PS.: Agora Paulo, espero que leia o que escrevi no tópico de Discussões Gerais, e de preferência espero que levemos para a prática de agora em diante. :wink:

Link to comment
Share on other sites

A consistência e a convergência dos principais modelos globais acerca de algo muito grande para os últimos dias do mês ainda é apenas uma possibilidade, mas diante de tantos indicativos as dúvidas passam para o campo das proporções, tanto da amplitude como da intensidade desta erupção de ar frio. Preliminarmente pode-se dizer que esta provável onda de frio reúne as características que a determinam como de intensidade forte. Observa-se indicativos de ar frio de origem polar indo diretamente alimentar o Cone-Sul, com estabelecimento na planície do Chaco, conservando as características continentais do sistema. Até que essas possibilidades se concretizem, teremos apenas um sopro de ar frio no próximo final de semana. Estes próximos dias serão de tédio e acompanhamento da evolução do que está guardado para os últimos dias do mês.

Link to comment
Share on other sites

nossa! Do nada comecou a cair uma baita chuva aqui em sao paulo! De onde veio isso???!!!

 

Boa pergunta, aqui também caiu mas ja parou, porém pelo lado do Riacho Grande no final de tarde a chuva foi mais intensa, de casa dava para ver as nuvens, parecia verão.

entao, hoje fez um phuta sol, mas come aram a se formar uns cbs isolados no ceu, bem isolados no horizonte e dissiparam. Ate mammatus eu vi aqui hoje... Engracado que nao fez calor pra pancada de verao, eh situacao de queda de pressao abrupta de inverno mesmo, mas isso nao eh tao comum por aqui. Como se uma baixa estivesse se formando no oeste da regiao sul, aqueles dias que esquenta, o vento vira, a pressao cai, e nao conseguos ver a formacao desses cbs, mas de repente eles aparecem no ceu e nao ha mais nenhum tipo de nuvem junto, nem mesmo um cumulus humilis.... Eh ceu azul com 1 ou 2 oitavos de pequenos e estreitos cbs!
Link to comment
Share on other sites

nossa! Do nada comecou a cair uma baita chuva aqui em sao paulo! De onde veio isso???!!!

 

Boa pergunta, aqui também caiu mas ja parou, porém pelo lado do Riacho Grande no final de tarde a chuva foi mais intensa, de casa dava para ver as nuvens, parecia verão.

 

Tem ar quente sobre a cidade de SP e entrou umidade da costa, formando as nuvens. A informação do CGE/Somar é de que NAO HAVIA previsão de chuva:

 

http://www.cgesp.com.br/noticias.php?id=306

 

Mas havia modelo indicando esta chuva:

 

troyanodb5.jpg

Link to comment
Share on other sites

nossa! Do nada comecou a cair uma baita chuva aqui em sao paulo! De onde veio isso???!!!

 

Boa pergunta, aqui também caiu mas ja parou, porém pelo lado do Riacho Grande no final de tarde a chuva foi mais intensa, de casa dava para ver as nuvens, parecia verão.

 

Tem ar quente sobre a cidade de SP e entrou umidade da costa, formando as nuvens. A informação do CGE/Somar é de que NAO HAVIA previsão de chuva:

 

 

Reamente o CGE/Somar não havia falado sobre chuva na sua previsão, sempre acho as previsões do CGE/Somar meio falhas.

Link to comment
Share on other sites

É impressionante o que de chover e nevar no extremo sul da Argentina e do Chile assim como na região de cordilheira destes dois países nesta semana. Potentes sistemas de baixa pressão trazem enormes volumes de precipitação e ainda existe ar muito frio no sul do continente. Este mesmo modelo que reproduzi acima para mostrar a chiva em SP está confirmando o modelo do CPTEC de uma alta muito continental e expressiva no norte da Argentina no começo da próxima semana.

Link to comment
Share on other sites

É impressionante o que de chover e nevar no extremo sul da Argentina e do Chile assim como na região de cordilheira destes dois países nesta semana. Potentes sistemas de baixa pressão trazem enormes volumes de precipitação e ainda existe ar muito frio no sul do continente. Este mesmo modelo que reproduzi acima para mostrar a chiva em SP está confirmando o modelo do CPTEC de uma alta muito continental e expressiva no norte da Argentina no começo da próxima semana.

 

O INPE VEM INSISTINDO A UM BOM TEMPO NESTE FRIO DE 23/25 EM DIANTE....

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.