Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Março de 2008


Renan
 Share

Recommended Posts

  • Replies 703
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Hoje durante boa parte da tarde a temperatura ficou na casa dos 11 a 12 graus no Pico do Couto e agora à noite está perto dos 9 graus, como o dia foi todo ventoso a algumas rajadas chegaram na casa dos 70km/h a sensação térmica deve ter se aproximado de zero em alguns momentos, não faço idéia do número exato mas existem muitos picos (dezenas) mais altos que o Pico do Couto no estado do Rio de Janeiro (o Agulhas mais de 1000 m mais alto), eu daria tudo para saber como se comporta a temperatura em cada um deles (o que infelizmente é impossível)...

 

Tem vários fatores em jogo, sei que nem sempre o mais alto vai estar mais frio, um pico na borda da serra com asta advecção de ar frio direto do mar que tivemos hoje certamente será bem mais frio que outro em área de planalto na mesma atlitude ou mais alto mas protegido pelo paredão principal, espero que saia uma automática em Itatiaia, seria interessante demais.

 

Pela tabela do INMET a sensação teria a chegado a 4 graus negativos na última hora (1UTC) com pico de 57 km/h e 9,5 graus no Pico do Couto, mas não sei não, sensação é muito subjetivo, e outros países usam tabelas bem mais "conservadoras" que resultariam em valores positivos nestas mesmas condições.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

19h00:

 

Centro Cívico: 15,6ºC, 84%. Garoa e vento fraco. Frio!

 

Campo Comprido, Alex: 15,3ºC.

 

Esse é o efeito legal do incessante vento leste: homogeneização de temperaturas. E neste momento, Pinhais marcava 14,7. Quer dizer, uma estação rural marcava "apenas" -0.9C abaixo que uma em pleno centro nervoso da capital.

Link to comment
Share on other sites

Rio Negrinho está espetacular,surpreendente, min de 11,1º :o :shock:

Não lembro se foi o David ou quem falou sobre esta região, que tá matando a pau.Ficaria até legal um comparativo entre Curitibanos e Rio Negrinho :wink:

Sério gente estou impressionado com Rio Negrinho =D>

É têm muito mais cidades frias do que a gente imagina :oops:

A gente vai caindo na real :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

A mínima chegou a 13,8ºC, Muito bom para essa época.

 

Também vou destacar Maria da Fé, que teve 8.7ºC nesta manhã :shock:

A estação lá deve ser numa grande baixada, afinal agora já está nos 21ºC naquela estação. No INMET daqui está 20º e aqui na minha casa está 22º no momento. Eu gostei desta MP oceânica :D

Link to comment
Share on other sites

19h00:

 

Centro Cívico: 15,6ºC, 84%. Garoa e vento fraco. Frio!

 

Campo Comprido, Alex: 15,3ºC.

 

Esse é o efeito legal do incessante vento leste: homogeneização de temperaturas. E neste momento, Pinhais marcava 14,7. Quer dizer, uma estação rural marcava "apenas" -0.9C abaixo que uma em pleno centro nervoso da capital.

 

 

Mas esta diferença pouca é rara...

 

Hoje aqui no centro cívico mínima de 14,1ºC.

 

Colombo: mínima de 11,8ºC.

 

Ctba/Inmet: 12,6ºC.

 

Agora, 12h40: 19,8ºC, céu parc. nublado.

Link to comment
Share on other sites

19h00:

 

Centro Cívico: 15,6ºC, 84%. Garoa e vento fraco. Frio!

 

Campo Comprido, Alex: 15,3ºC.

 

Esse é o efeito legal do incessante vento leste: homogeneização de temperaturas. E neste momento, Pinhais marcava 14,7. Quer dizer, uma estação rural marcava "apenas" -0.9C abaixo que uma em pleno centro nervoso da capital.

 

 

Mas esta diferença pouca é rara...

 

 

Hoje aqui no centro cívico mínima de 14,1ºC.

 

Colombo: mínima de 11,8ºC.

 

Ctba/Inmet: 12,6ºC.

 

Agora, 12h40: 19,8ºC, céu parc. nublado.

 

Shima eu sempre desconfiei que o teu term marcava à mais :lol:

Link to comment
Share on other sites

Rio Negrinho está espetacular,surpreendente, min de 11,1º :o :shock:

Não lembro se foi o David ou quem falou sobre esta região, que tá matando a pau.Ficaria até legal um comparativo entre Curitibanos e Rio Negrinho :wink:

Sério gente estou impressionado com Rio Negrinho =D>

É têm muito mais cidades frias do que a gente imagina :oops:

A gente vai caindo na real :lol: :lol: :lol:

 

Realmente foi uma boa madrugada.

Tive garoa durante toda a madrugada e a mínima cravou nos 10.8ºC em QB e 11.9ºC em SJP (minha casa).

Rio Negrinho fica quase na divisa com o PR, uns 850m - é um bom potencial de frio sim.

Link to comment
Share on other sites

Isto aí Bettega, este trecho elevado do sudeste do PR e nordeste de SC, bota respeito :shock: [-o<

Quando o Shima vier pra cá, quero levá-lo à Biblioteca P Municipal, tem tesouros do IBGE por lá e eu fui pesquisar sobre o nordeste de SC e todas as descrições são nestes moldes:"Itá,Itaiópolis, Mafra,Rio Negro e outras da região apresentam clima agradável no verão e inverno rigoroso, com muitas geadas e inclusive neve".Agora dá pra ver que o estudo do IBGE traz uma realidade :D

Link to comment
Share on other sites

Shima eu sempre desconfiei que o teu term marcava à mais :lol:

 

Sim, e marca mesmo. Conforme o Inmet, ele em média marca +0,6ºC. Mas como está dentro da margem de erro informada pela fabricante TFA, postarei o que ele realmente marca, sem deduções.

 

Moro no centro de Ctba, em volta a prédios de mais de 15 andares, ao lado de uma das mais movimentadas avenidas de Ctba, a Cândido de Abreu.

 

Meço a temperatura a 1,90m , dum corredor ladrilhado, cujo sensor está na parede que toma sol ao longo da tarde "apenas". 8)

 

O Laziski, do inmet daqui, disse que é normal registrar mais de 1,5ºC que o inmet, por razões óbvias... :wink:

 

Mas quando eu estive aí, a diferença do meu com o seu era de mais de 2ºC. lembra. Eu acho que o teu marca bem menos que o normal. já calibrou no inmet? aproveita a automática daí :D

 

abçs

Link to comment
Share on other sites

Isto aí Bettega, este trecho elevado do sudeste do PR e nordeste de SC, bota respeito :shock: [-o<

Quando o Shima vier pra cá, quero levá-lo à Biblioteca P Municipal, tem tesouros do IBGE por lá e eu fui pesquisar sobre o nordeste de SC e todas as descrições são nestes moldes:"Itá,Itaiópolis, Mafra,Rio Negro e outras da região apresentam clima agradável no verão e inverno rigoroso, com muitas geadas e inclusive neve".Agora dá pra ver que o estudo do IBGE traz uma realidade :D

Rio Negrinho(~850m) é um buraco. Fica do lado de São Bento do Sul(~820m), outro buraco e uns 30km do terceiro buraco, Campo Alegre (~910m).

Essas cidades são rodeadas de morros de 1100m (entre Sbs/Rn) e até 1500m (Quiriri - Campo Alegre/Joinville).

 

Sensivelmente essas cidades são mais frias que Curitiba, talvez pela urbanização, sei lá. As geadas principalmente no Centro são muito fortes - as minhas avós sempre reclamam das flores que morreram por causa da "xiada" :D (uma mora em Rio Negrinho, outra em São Bento - ambas no centro).

Até onde eu saiba, a última vez que nevou por lá foi em 2000. Em São Bento eu mesmo vi uns floquinhos caírem a noite, em Campo Alegre eu ouvi falar e Rio Negrinho não sei.

Agora, o que é deveras comum por lá é a cerração - a região é próxima de duas Serras: a que vai pra Joinville e a que vai pra Corupá/Jaraguá e talvez isso influencie. No outono/inverno é muito comum cerração grande parte do dia, à noite nem se fala. Eu é quem sei, pois minha namorada mora em São Bento e todo final de semana que fico na casa dela é um sacrifício descer essa Serra domingo a noite ou sábado de madrugada, chego a fazer 1h30 de viagem nos 20km de Serra muito mal sinalizada que separa São Bento de Corupá.

Link to comment
Share on other sites

Isto aí Bettega, este trecho elevado do sudeste do PR e nordeste de SC, bota respeito :shock: [-o<

Quando o Shima vier pra cá, quero levá-lo à Biblioteca P Municipal, tem tesouros do IBGE por lá e eu fui pesquisar sobre o nordeste de SC e todas as descrições são nestes moldes:"Itá,Itaiópolis, Mafra,Rio Negro e outras da região apresentam clima agradável no verão e inverno rigoroso, com muitas geadas e inclusive neve".Agora dá pra ver que o estudo do IBGE traz uma realidade :D

Rio Negrinho(~850m) é um buraco. Fica do lado de São Bento do Sul(~820m), outro buraco e uns 30km do terceiro buraco, Campo Alegre (~910m).

Essas cidades são rodeadas de morros de 1100m (entre Sbs/Rn) e até 1500m (Quiriri - Campo Alegre/Joinville).

 

Sensivelmente essas cidades são mais frias que Curitiba, talvez pela urbanização, sei lá. As geadas principalmente no Centro são muito fortes - as minhas avós sempre reclamam das flores que morreram por causa da "xiada" :D (uma mora em Rio Negrinho, outra em São Bento - ambas no centro).

Até onde eu saiba, a última vez que nevou por lá foi em 2000. Em São Bento eu mesmo vi uns floquinhos caírem a noite, em Campo Alegre eu ouvi falar e Rio Negrinho não sei.

Agora, o que é deveras comum por lá é a cerração - a região é próxima de duas Serras: a que vai pra Joinville e a que vai pra Corupá/Jaraguá e talvez isso influencie. No outono/inverno é muito comum cerração grande parte do dia, à noite nem se fala. Eu é quem sei, pois minha namorada mora em São Bento e todo final de semana que fico na casa dela é um sacrifício descer essa Serra domingo a noite ou sábado de madrugada, chego a fazer 1h30 de viagem nos 20km de Serra muito mal sinalizada que separa São Bento de Corupá.

 

conheço essas duas belas cidades. Diria que rivalizam com as cidades da RMC, exceto com as mais altas Colombo e Rio Branco do Sul bem mais frias!

Link to comment
Share on other sites

Beleza Rodrigo, tá explicado então porquê mínimas tão, baixas, mais uma vez o efeito BAIXADA.Lembram que eu sempre insisti com este efeito,que considero o mais importante fator de influência nas temperaturas mínimas, o efeito baixada por vezes suplanta continentalidade, altitude, latitude, podem observar.

Link to comment
Share on other sites

Shima eu sempre desconfiei que o teu term marcava à mais :lol:

 

Sim, e marca mesmo. Conforme o Inmet, ele em média marca +0,6ºC. Mas como está dentro da margem de erro informada pela fabricante TFA, postarei o que ele realmente marca, sem deduções.

 

Moro no centro de Ctba, em volta a prédios de mais de 15 andares, ao lado de uma das mais movimentadas avenidas de Ctba, a Cândido de Abreu.

 

Meço a temperatura a 1,90m , dum corredor ladrilhado, cujo sensor está na parede que toma sol ao longo da tarde "apenas". 8)

 

O Laziski, do inmet daqui, disse que é normal registrar mais de 1,5ºC que o inmet, por razões óbvias... :wink:

 

Mas quando eu estive aí, a diferença do meu com o seu era de mais de 2ºC. lembra. Eu acho que o teu marca bem menos que o normal. já calibrou no inmet? aproveita a automática daí :D

 

abçs

Shima, só que o meu digital marca muito parecido com o mercúrio Incoterm de max e min e as diferenças com relação ao Inmet, têm sido muito pequenas, levando-se em consideração que aqui em casa estou numa encosta a 715m aprox e lá topo à 667m.Creio que mes termômetros estão dentro da normalidade.Uma idéia, vc poderia adquirir um de merc da Incoterm, é baratinho e um bom parâmetro.Cara estes de merc da Incoterm já vêm envoltos numa espécie de casinha plástica e mesmo fora do abrigo não marcam muito diferente, acho eles melhores que os digitais. :D

Link to comment
Share on other sites

Tem site de meteorologia indicando 3ºC de mínima (isso mesmo, três graus) para Porto Alegre no sábado, dia 5 e uma semana inteira com mínimas abaixo dos 10ºC. Os computadores enlouqueceram!! Vamos patinar no gelo no Guaíba neste inverno, então. Sem comentários!

 

Alexandre Aguiar, te manifesta, qual é a tua expectativa de mínima para o fim da semana em Forno Alegre? A partir de agora, só acredito em previsão da Metsul.

 

Tive 18,2ºC de mínima no Cristal hoje.

Link to comment
Share on other sites

Hoje :

 

Pico do Couto RJ : 07,7

São Joaquim SC : 09,4

Campos do Jordão SP : 09,6

São José dos Ausentes RS : 09,6

Monte Verde MG : 10,5

Inacio Martins PR : 12,5

Canela RS : 13,0

Castro PR : 13,8

São Paulo (Parelheiros) : 14,1

Lagoa Vermelha RS : 14,1

Ivai PR : 14,4

São Marcos RS : 14,5

São Miguel do Arcanjo SP : 14,6

Joaçaba SC : 15,0

Erechim RS : 15,1

São Paulo (aut) : 15,6

Bagé RS : 15,7

 

 

9,3 CLIMATERRA, 9,6 INMET E 10,0 EM URUPEMA.

Link to comment
Share on other sites

Rio Negrinho está espetacular,surpreendente, min de 11,1º :o :shock:

Não lembro se foi o David ou quem falou sobre esta região, que tá matando a pau.Ficaria até legal um comparativo entre Curitibanos e Rio Negrinho :wink:

Sério gente estou impressionado com Rio Negrinho =D>

É têm muito mais cidades frias do que a gente imagina :oops:

A gente vai caindo na real :lol: :lol: :lol:

 

O PLANALTO NORTE TEM MÍNIMAS BEM BAIXAS, POIS É UMA GRANDE BAIXADA, MAS QDO HÃ CICLONE, POIS A FREQUÊNCIA DE NEVOEIRO POR LÁ É ALTA. TEM REGISTRO DE ATÉ -12 EM 3 BARRAS.

Link to comment
Share on other sites

Rio Negrinho está espetacular,surpreendente, min de 11,1º :o :shock:

Não lembro se foi o David ou quem falou sobre esta região, que tá matando a pau.Ficaria até legal um comparativo entre Curitibanos e Rio Negrinho :wink:

Sério gente estou impressionado com Rio Negrinho =D>

É têm muito mais cidades frias do que a gente imagina :oops:

A gente vai caindo na real :lol: :lol: :lol:

 

O PLANALTO NORTE TEM MÍNIMAS BEM BAIXAS, POIS É UMA GRANDE BAIXADA, MAS QDO HÃ CICLONE, POIS A FREQUÊNCIA DE NEVOEIRO POR LÁ É ALTA. TEM REGISTRO DE ATÉ -12 EM 3 BARRAS.

Ronaldo beleza de informação velhinho, só uma dúvida, 3 Barras é cidade. vila, lugarejo, distrito??????É que nunca ouvi falar. :D

Link to comment
Share on other sites

Isto aí Bettega, este trecho elevado do sudeste do PR e nordeste de SC, bota respeito :shock: [-o<

Quando o Shima vier pra cá, quero levá-lo à Biblioteca P Municipal, tem tesouros do IBGE por lá e eu fui pesquisar sobre o nordeste de SC e todas as descrições são nestes moldes:"Itá,Itaiópolis, Mafra,Rio Negro e outras da região apresentam clima agradável no verão e inverno rigoroso, com muitas geadas e inclusive neve".Agora dá pra ver que o estudo do IBGE traz uma realidade :D

Rio Negrinho(~850m) é um buraco. Fica do lado de São Bento do Sul(~820m), outro buraco e uns 30km do terceiro buraco, Campo Alegre (~910m).

Essas cidades são rodeadas de morros de 1100m (entre Sbs/Rn) e até 1500m (Quiriri - Campo Alegre/Joinville).

 

Sensivelmente essas cidades são mais frias que Curitiba, talvez pela urbanização, sei lá. As geadas principalmente no Centro são muito fortes - as minhas avós sempre reclamam das flores que morreram por causa da "xiada" :D (uma mora em Rio Negrinho, outra em São Bento - ambas no centro).

Até onde eu saiba, a última vez que nevou por lá foi em 2000. Em São Bento eu mesmo vi uns floquinhos caírem a noite, em Campo Alegre eu ouvi falar e Rio Negrinho não sei.

Agora, o que é deveras comum por lá é a cerração - a região é próxima de duas Serras: a que vai pra Joinville e a que vai pra Corupá/Jaraguá e talvez isso influencie. No outono/inverno é muito comum cerração grande parte do dia, à noite nem se fala. Eu é quem sei, pois minha namorada mora em São Bento e todo final de semana que fico na casa dela é um sacrifício descer essa Serra domingo a noite ou sábado de madrugada, chego a fazer 1h30 de viagem nos 20km de Serra muito mal sinalizada que separa São Bento de Corupá.

 

conheço essas duas belas cidades. Diria que rivalizam com as cidades da RMC, exceto com as mais altas Colombo e Rio Branco do Sul bem mais frias!

Acho que nas mínimas bate essas duas, pelo efeito baixada. Nas médias fica dificil bater essas cidades que tão a mais de 1000m ;)
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.