Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Internacional - JANEIRO DE 2010


Luiz
 Share

Recommended Posts

  • Replies 234
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O Jesse Ferrel da AccuWeather escreveu um post sensacional sobre o frio no Caribe e América Central, inclusive citando alguns dados que ele leu no blog da MetSul:

 

http://proa.accuweather.com/adcbin/professional/mt-news-blogs.asp?blog=weathermatrix&partner=&pgUrl=/mtweb/content/weathermatrix/archives/2010/01/cold_records_in_key_west_bahamas_cuba.asp...

O link é só para assinantes, Alexandre, se der para colar seria interessante.

Aqui está

http://www.accuweather.com/mt-news-blogs.asp?blog=weathermatrix&partner=accuweather&pgUrl=/mtweb/content/weathermatrix/archives/2010/01/cold_records_in_key_west_bahamas_cuba.asp

Link to comment
Share on other sites

Meu primo está passando o inverno do HN em Vancouver/Canadá. Ele me ligou hoje e informou que por lá o inverno está acima da média para os padrões locais. É o consenso da população e da mídia local. Não tem feito lá o mesmo frio que está ocorrendo na porção leste do continente. Entretanto, diferentemente do que ocorre aqui quando a grande maioria atribui ao GW toda e qualquer anomalia positiva que presenciamos, lá a causa mais argumetada pelos canadenses é o El-Niño. A população fala que o clima da cidade é bastante influenciado pelos fenomenos ENSO.

Link to comment
Share on other sites

Alguém tem informações do frio no Haiti? É bem próximo de Cuba, mais precário ainda em infra-estrutura e acaba de passar por um terremoto de 7,0!!!

O aeroporto de Porto Príncipe está sem dados desde depois das 16 h em função do terremoto.

 

http://www.wunderground.com/history/airport/MTPP/2010/1/12/DailyHistory.html?req_city=NA&req_state=NA&req_statename=NA

 

Um primo da minha namorada estava servindo em Porto Príncipe junto ao exército e não sabemos se ele ainda estava lá ou foi para a Suíça como o planejado.

 

Abraços com fé!

Link to comment
Share on other sites

Meu primo está passando o inverno do HN em Vancouver/Canadá. Ele me ligou hoje e informou que por lá o inverno está acima da média para os padrões locais.

 

Pelo que vi nos comentários dos institutos, o frio "desceu". E exatamente por causa do El Nino é que ocorreu a combinação de uma alta polar ártica e a umidade que soprou para dentro do continente. A temperatura no Canadá está dentro da normalidade, enquanto no sul da "América" o frio é de rachar. Porém, vai começar a amainar.

Aliás, tenho visto que o frio constante também não é normal nas regiões frias.

Aqui, o pessoal acha que fica sempre o "friozão" por lá. Na verdade, quando esquenta é que neva.Pois, a temperatura fica ao redor de zero. Após a entrada definitiva das Altas Polares a temperatura despenca a -20 até -40/C.

Link to comment
Share on other sites

Vejam as temperaturas em Key West nesse ano de 2010: http://www.wunderground.com/history/airport/KNQX/2010/1/13/MonthlyHistory.html

 

Agora me digam se não parece POA, ou Floripa numa sequência de dias frios. Isso numa ilha tropical!! :shock:

 

A média mínima da última semana ficou em 7,8° e nesse ano está em 9,3° até o dia 13. A média máxima está em 16,1°; o que confere média simples de 12,7°!!! :shock: :shock: No dia 10 a temperatura variou de 7° a 11°, e só atingiu a casa dos 20° nos dias 1° e 8. Isso é um absurdo!!!

 

Hoje pela manhã fez 11° por lá e 8° em Miami.

Link to comment
Share on other sites

Fairbanks Alaska - Acho q dá pra morar :

 

01/01: -21,0 / -17,0

02/01: -22,0 / -17,0

03/01: -22,0 / -17,0

04/01: -25,0 / -22,0

05/01: -20,0 / -17,0

06/01: -17,0 / -11,0

07/01: -21,0 / -09,0

08/01: -27,0 / -23,0

09/01: -21,0 / -17,0

10/01: -26,0 / -17,0

11/01: -36,0 / -26,0

12/01: -40,0 / -26,0

 

o URSO Polar já tem o seu refúgio....

que maravilha!!!

BAH!!!

Link to comment
Share on other sites

Mafili....eu vi isso..37 a meia noite, nunca vi cisa igual.......Uma vez na Praia Grande tive 31 a meia noite..foi a noite mais alta que já tive.

 

E SP , a meia-noite mais quente acredito em 26/727 graus e em Campos do Jordão uns 18......

Em 2009 a temperatura NÃO chegou aos 37° no INMET de POA, quanto mais fazer isso à meia-noite! Que bizarro!! :shock:

 

Por aqui já deu 29°/30° nesse horário, com mínima de 27°, mas quase sempre a chuva vinha no dia seguinte e colocava a mínima na meia-noite seguinte.

 

Agora, às 7 h da manhã do dia 14, faz frescos 15° em Melbourne. Ontem (13/1) a máxima foi de 20°; mas dia 12 às 6 h da manhã fazia 34° com u.r. em 7%. Pqp! :shock: No dia 11 a temperatura variou de 15° a 42°, o que confere variação de 27° no mesmo dia!! A u.r. mínima foi de 5%!! :shock:

 

Abraços bizarros!

Link to comment
Share on other sites

Mafili....eu vi isso..37 a meia noite, nunca vi cisa igual.......Uma vez na Praia Grande tive 31 a meia noite..foi a noite mais alta que já tive.

 

E SP , a meia-noite mais quente acredito em 26/727 graus e em Campos do Jordão uns 18......

Em 2009 a temperatura NÃO chegou aos 37° no INMET de POA, quanto mais fazer isso à meia-noite! Que bizarro!! :shock:

 

Por aqui já deu 29°/30° nesse horário, com mínima de 27°, mas quase sempre a chuva vinha no dia seguinte e colocava a mínima na meia-noite seguinte.

 

Agora, às 7 h da manhã do dia 14, faz frescos 15° em Melbourne. Ontem (13/1) a máxima foi de 20°; mas dia 12 às 6 h da manhã fazia 34° com u.r. em 7%. Pqp! :shock: No dia 11 a temperatura variou de 15° a 42°, o que confere variação de 27° no mesmo dia!! A u.r. mínima foi de 5%!! :shock:

 

Abraços bizarros!

Essa região sofre muito com as ondas de calor desérticas, apesar das médias da região parecerem bem amenas, as temperaturas constantemente sobem acima dos 35°/40° em todas as épocas do ano, chegando a picos de 45° :P Só observar os dados de uma estação de Sydney no Wunderground, coisa triste mesmo! :roll:

Link to comment
Share on other sites

O sul/sudeste australiano sofre do mesmo mal que a Espanha e o sul da Itália. É um clima mediterrâneo sujeito a invasões de massa de ar quente direto do deserto no verão.

 

Assim como a Ivonéia, prefiro o verão sul australiano quente e seco do que o nosso do RS, quente e úmido. 42C e 5% é infinitamente mais agradável que 33C e 60%.

Link to comment
Share on other sites

Voltou a nevar em Londres de forma fraca mas constante das 230am ate 11am....

A neve deve terr acumulado uns 5cm aqui em casa e talvez uns 10cm pelos parques.

Durante o dia a temperatura subiu gradualmente e a neve esta derretendo bastante.

Previsao de chuva e 3C p/ amanha.

 

Mais fotos no TOPIC abaixo:

 

 

THE BIG FREEZE: Fotos congelantes de Londres.....tiradas esta semana:

 

http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=12&t=860

 

 

 

Ao lado de casa

IMG_1200.jpg

 

No Hyde Park

IMG_1212.jpg

 

 

 

 

:)

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Ao lado de casa

 

Gerson, QUE CIÚMES!!!! :D... No bom sentido (se é que ciúmes pode ser em "bom sentido") :lol: ...

 

Um dia, uma dia, vou ver isso e ficar como os rapazes da foto... Um simples abrigo, jeans, tênis e sem luvas... 8-)

 

SALUDOS Y SUERTE!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Ao lado de casa

 

Gerson, QUE CIÚMES!!!! :D... No bom sentido (se é que ciúmes pode ser em "bom sentido") :lol: ...

 

Um dia, uma dia, vou ver isso e ficar como os rapazes da foto... Um simples abrigo, jeans, tênis e sem luvas... 8-)

 

SALUDOS Y SUERTE!

Pois é, ia comentar isso :shock: Essa roupa da pra usar tranquilho com 15° :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

^^ ah, mais vc viu a mochila(ao lado da arvore) dos japoneses?...certamente os casaquinhos estao la!! :lol:

Se bem que hoje, por nao ter vento, a sensacao era bem agradavel.

.

 

Creio que na mochila deve ter Fujifilm para máquinas Kodak e uma garrafa de... de... Saquê! :lol:

 

Saludos y Suerte, como diz um dileto Baziano, friolentos... :D

Link to comment
Share on other sites

^^ ah, mais vc viu a mochila(ao lado da arvore) dos japoneses?...certamente os casaquinhos estao la!! :lol:

Se bem que hoje, por nao ter vento, a sensacao era bem agradavel.

 

.

Tenho um amigo que morou na Suíça, e conheceu várias partes da Europa.Ele destaca que a sensação térmica apesar do frio intenso, não é tão desagradável, diferentemente do nosso frio úmido e com vento do sul do Brasil...

Link to comment
Share on other sites

^^ ah, mais vc viu a mochila(ao lado da arvore) dos japoneses?...certamente os casaquinhos estao la!! :lol:

Se bem que hoje, por nao ter vento, a sensacao era bem agradavel.

 

.

Tenho um amigo que morou na Suíça, e conheceu várias partes da Europa.Ele destaca que a sensação térmica apesar do frio intenso, não é tão desagradável, diferentemente do nosso frio úmido e com vento do sul do Brasil...

 

PHP, com todo respeito, mas é incomparável a sensação térmica de locais a -10C da suíça com o nosso inverno.

 

O que eu concordo é que aqui se passa mais frio devido às condições precárias de muitas residências.

Link to comment
Share on other sites

^^ ah, mais vc viu a mochila(ao lado da arvore) dos japoneses?...certamente os casaquinhos estao la!! :lol:

Se bem que hoje, por nao ter vento, a sensacao era bem agradavel.

 

.

Tenho um amigo que morou na Suíça, e conheceu várias partes da Europa.Ele destaca que a sensação térmica apesar do frio intenso, não é tão desagradável, diferentemente do nosso frio úmido e com vento do sul do Brasil...

 

PHP, com todo respeito, mas é incomparável a sensação térmica de locais a -10C da suíça com o nosso inverno.

 

O que eu concordo é que aqui se passa mais frio devido às condições precárias de muitas residências.

Exato! E em muitos lugares da Europa, em especial no norte, o frio é muito úmido e ventoso. A sensação térmica nas ruas por lá é muito baixa e ressalta-se que lá é comum 0°C ou menos a meia tarde com o tempo nublado e ventoso (no norte da Alemanha fica assim por meses), enquanto na maioria das regiões sul-brasileiras, 0°C ou menos é de manhã cedo em agradáveis dias de sol e geada.

Link to comment
Share on other sites

INTERNACIONAL: Geada danifica 30% da safra de citrus na Flórida

 

 

 

Mais de 30% da safra de citrus da Flórida foi danificada depois que uma forte geada atingiu a região. As perdas devem atingir centenas de milhões de dólares, segundo o Departamento de Agricultura da Flórida.

 

“Acreditamos que 30% da safra tenha sido danificada ou completamente destruída”, informou Charlos H. Bronson, comissionário do Departamento. Nos locais mais frios, os pomares enfrentaram temperaturas de -6º C, segundo Dan Kottlowski, meteorologista da AccuWeather. Durante a onda de frio, muitas das regiões produtoras do estado tiveram até 10 dias de clima de frio atípico para a área.

 

“Nós tivemos temperaturas baixas assim em outras ocasiões no passado, mas só em 1949 elas duraram tanto tempo assim”, disse Terence McElroy, representante do departamento. Ele citou o anúncio de Bronson e uma audiência realizada no Comitê de Políticas Agrícolas e de Recursos Naturais, durante o discurso sobre os efeitos da onda de frio.

 

 

“Precisaremos de alguns dias para avaliar os danos causados às lavouras de citrus, morango e cana-de-açúcar”, disse McElroy. As temperaturas caíram abaixo de zero também na região central da Flórida ontem.

 

 

A Flórida é o maior produtor de laranja, depois do Brasil, e o maior produtor de citrus dos EUA. Os produtores do estado também plantam morangos, tomates, pepinos e outros vegetais. Os danos que o frio causou aos peixes típicos do estado também serão contabilizados, segundo McElroy.

 

Fernanda Bellei

 

Informações: Bloomberg e NewsWeek

 

 

Essa notícia saiu a poucas horas, portanto ainda não'há consenso quanto a exatidão desses dados, mas se estiverem próximos a realidade, 30% é muita coisa...

Sds.

Link to comment
Share on other sites

PHP, com todo respeito, mas é incomparável a sensação térmica de locais a -10C da suíça com o nosso inverno.

 

O que eu concordo é que aqui se passa mais frio devido às condições precárias de muitas residências.

Bruno, não necessariamente a opinião dele seja igual a minha, até pq não conheço o frio europeu.Apenas coloquei aqui um relato de um brasileiro que residiu alguns anos na Europa.Concordo contigo que de repente tem a ver a estrutura das casas.

Link to comment
Share on other sites

^^ ah, mais vc viu a mochila(ao lado da arvore) dos japoneses?...certamente os casaquinhos estao la!! :lol:

Se bem que hoje, por nao ter vento, a sensacao era bem agradavel.

 

.

Tenho um amigo que morou na Suíça, e conheceu várias partes da Europa.Ele destaca que a sensação térmica apesar do frio intenso, não é tão desagradável, diferentemente do nosso frio úmido e com vento do sul do Brasil...

 

Essa lenda do "aqui a sensação é mais baixa" é mais velha que andar pra frente. :lol:

Link to comment
Share on other sites

AAA, o Aeroporto Internacional de Orlando está com as seguintes médias para os primeiros 13 dias de janeiro:

 

- Média Mínima: 1C (anomalia de -9C)

- Média Máxima: 12C (anomalia de -9C)

- Média: 7C (anomalia de -8C)

 

Anomalias impressionantes que logicamente não deverão permanecer até o final do mês.

 

UM DETALHE TAMBÉM, É QUE APESAR DE SUBIR BEM EM 850, PODE ACONTECER O MESMO QUE AQUI, TEMPERATURA ALTA EM 850, MAS TEM MUITO FRIO AINDA EM SUPERFÍCIE DE MADRUGADA E "CALOR" DE TARDE. AINDA ASSIM, JANEIRO DEVE FICAR ABAIXO DA MÉDIA OU PRÓXIMO EM BOA PARTE DOS USA.

O Serviço Meteorológico Alemão (http://www.dwd.de) fez um balanço dessa primeira quinzena do mês na Alemanha:

 

- De 01/01 a 15/01, a temperatura média em toda Alemanha foi -4,4°C

- Isso é uma "pequena" anomalia de -3,8°C em relação à média de janeiro da normal 61/90 da OMM.

- Segundo os modelos de médio prazo, a segunda quinzena de janeiro deverá permanecer abaixo da média, logo a média do mês deve ter uma anomalia de aprox -3°C.

- É o mês de janeiro mais frio desde 1987 (quando a média foi de -6,1°C)

- Este mês de janeiro deve ficar entre os dez mais frios (provavelmente 8° ou 9°) desde o início dos registros, em 1901.

- Neve e umidade também têm incomodado, na média das estações alemãs, o sol apareceu por apenas 11 horas desde 01/01!!!

- Acumulações de neve (principalmente no norte) não vistas a décadas: por exemplo, 25cm na costa do Mar Báltico e entre 20cm e 40cm na Saxônia.

 

Obs.: Ano passado, o mesmo serviço meteorológico alemão classificou o inverno 2008/2009 como um dos mais frios dos últimos 100 anos.

 

fonte: http://www.dwd.de/bvbw/appmanager/bvbw/dwdwwwDesktop?_nfpb=true&_windowLabel=T25000132381160058587421&_urlType=action&_pageLabel=_dwdwww_wetter_warnungen_Thema_des_Tages

Link to comment
Share on other sites

O Serviço Meteorológico Alemão...

 

Muito bom. Sou fã da Meteorologia deles

É o órgão oficial do governo, como o nosso INMET. Mas em termos de competência e conhecimento, eles são a Metsul da Alemanha. O "tema do dia" que eles publicam diariamente no site é muito bom, sempre retratando temas do dia-a-dia em linguagem fácil para meio-leigos como eu, muito semelhante ao blog de vocês!

 

e, infelizmente, apenas tu e o Padu dominam esta língua
O Luiz também se vira!

 

que por mais que digam é fácil aprender para quem sabe Inglês, não consigo achar.
Discordo, para quem fala alemão é muito fácil aprender inglês (devido as raízes das palavras - apesar da pronúncia bem diferente), mas a recíproca não é verdadeira. Alemão tem suas delicadas declinações nos 4 casos (sem contar a maldita Adjektivdeklination) e várias conjugações e tempos verbais confusos até para os falantes de línguas latinas, além de muitas outras complicações gramaticais que não existem em inglês. Diria que, para quem fala inglês e latim, o alemão é fácil ;)

 

Mas por essas e por outras existe o google, com seu tradutor automático razoável.

Link to comment
Share on other sites

Ita vero, lingua germanicorum non est facilis... aber die Lateinische Sprache auch nicht!

 

Mas sinceramente, o latim parece-me muito mais simples que o alemão. Esta estória* de que o alemão ajuda no inglês parece furada. Tem me ajudado mais com o francês!

 

*do inglês story, em oposição a history. Não entendo porque querem sumir com este termo. É muito útil! Deviam sumir com anglicismos inúteis, como car wash, self service... e não com palavras que já ganharam forma própria em nosso idioma.

Link to comment
Share on other sites

O alemao é uma lingua bastante dificil mesmo, tem que praticar sempre!

Eu estudei 8 anos em colegio alemao (Porto Seguro) e até tirei um certificado de conversação e escrita (ZDP). Hoje eu não lembro quase nada da lingua, uma pena.

 

Tenho grande admiração pela Alemanha e pela educação, comportamento alemão. A Alemanha é um país sério de verdade, como poucos outros.

Link to comment
Share on other sites

O alemao é uma lingua bastante dificil mesmo, tem que praticar sempre!

Eu estudei 8 anos em colegio alemao (Porto Seguro) e até tirei um certificado de conversação e escrita (ZDP). Hoje eu não lembro quase nada da lingua, uma pena.

 

Tenho grande admiração pela Alemanha e pela educação, comportamento alemão. A Alemanha é um país sério de verdade, como poucos outros.

Seriedade que se vê por exemplo no trabalho do Deutscher Wetterdienst. Os meteorologistas que trabalham lá não se escondem atrás da bandeira do aquecimento global antropogênico, levam sim a ciência a sério. Eis que nos "Thema des Tages" do DWD, não costuma-se mascarar os dados tampouco sugerir uma interpretação torta sobre eles, como costumam fazer a imprensa e alguns institutos de meteorologia no Brasil e em outros países do mundo (vide o recente exemplo da Inglaterra).

 

O legal é a isenção científica deles, ora tu vês uma reportagem sobre os ciclos climáticos causados pelo sol, pelo oceano, ora reportagens sobre a ilha de calor urbana, e até mesmo sobre o efeito estufa. Mas de maneira científica, sem tomar partido pelos céticos ou pelos aquecimentistas. Quase todo o mês eles fazem uma análise estatística dos dados daquele mês, comparando-os ao extenso banco de dados meteorológicos que eles têm: o DWD tem na Alemanha centenas de estações meteorológicas coletando dados correta e regularmente a mais de um século.

 

Daí que eles têm cacife para, sem vergonha nenhuma, sem um pingo de medo do IPCC ou da imprensa, publicarem abertamente que os invernos de 2008/2009 e 2009/2010 têm constado, na Alemanha, entre os mais frios em 100 anos! E olhe que a imprensa alemã pega pesado quanto à teoria aquecimentista, sem contar a influência do Partido Verde alemão, que lá tem um peso político muito forte.

Link to comment
Share on other sites

O alemao é uma lingua bastante dificil mesmo, tem que praticar sempre!

Eu estudei 8 anos em colegio alemao (Porto Seguro) e até tirei um certificado de conversação e escrita (ZDP). Hoje eu não lembro quase nada da lingua, uma pena.

 

Tenho grande admiração pela Alemanha e pela educação, comportamento alemão. A Alemanha é um país sério de verdade, como poucos outros.

Seriedade que se vê por exemplo no trabalho do Deutscher Wetterdienst. Os meteorologistas que trabalham lá não se escondem atrás da bandeira do aquecimento global antropogênico, levam sim a ciência a sério. Eis que nos "Thema des Tages" do DWD, não costuma-se mascarar os dados tampouco sugerir uma interpretação torta sobre eles, como costumam fazer a imprensa e alguns institutos de meteorologia no Brasil e em outros países do mundo (vide o recente exemplo da Inglaterra).

 

O legal é a isenção científica deles, ora tu vês uma reportagem sobre os ciclos climáticos causados pelo sol, pelo oceano, ora reportagens sobre a ilha de calor urbana, e até mesmo sobre o efeito estufa. Mas de maneira científica, sem tomar partido pelos céticos ou pelos aquecimentistas. Quase todo o mês eles fazem uma análise estatística dos dados daquele mês, comparando-os ao extenso banco de dados meteorológicos que eles têm: o DWD tem na Alemanha centenas de estações meteorológicas coletando dados correta e regularmente a mais de um século.

 

Daí que eles têm cacife para, sem vergonha nenhuma, sem um pingo de medo do IPCC ou da imprensa, publicarem abertamente que os invernos de 2008/2009 e 2009/2010 têm constado, na Alemanha, entre os mais frios em 100 anos! E olhe que a imprensa alemã pega pesado quanto à teoria aquecimentista, sem contar a influência do Partido Verde alemão, que lá tem um peso político muito forte.

Isso no campo da meteorologia somente! Eh uma proxy para outros setores. A Alemanha eh um pais de tecnologia de ponta em praticamente todos os setores. O Banco Central Europeu eh uma extensao do Alemao.... A Alemanha carrega os PIGS nas costas. E gracas a Deus, senao a Europa ruiria com a crise pois tem menos estrutura que os USA para sair dessa. Quem garante a brincadeira da Grecia, Portugal, Espanha , Italia, Irlanda eh ela.

Link to comment
Share on other sites

AAA, Mafili, Lucas e Coutinho,

 

Parabéns pela discussão que vocês estão nos permitindo acompanhar.

Tudo em alto nível, reservado ao campo da divergência (ou convergência) de idéias.

A nós leigos, só cabe agradecer!

É verdade Mauro,nós leigos só assistimos de camarote o debate qualificado :D

Link to comment
Share on other sites

Fico a observar. Nem opino. Precisaria estudar e estudar.

A verdade é que está causando espanto para muitos estas frias ocorrências de janeiro.

O Canadá quente é algo interessante.

Nosso verão quente e úmido não é nenhuma novidade.

Neve na Austrália nesta época, buenas, aí já acho estranho.

Mas, está sendo interessante para contrapor duas opiniões: AG e RG!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.