Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Internacional - JANEIRO DE 2010


Luiz
 Share

Recommended Posts

  • Replies 234
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Acabei de ver a previsão de neve para Orlando no Underground e a máxima de 8° com chuva em Miami. Iria postar aqui, mas vi que cheguei tarde.

 

Preparem-se: a Flórida aparecerá nos jornais do mundo inteiro!! :D

 

Já em Havana, Cuba, previsão de máxima de 16° no domingo com chuva e 9° segunda-feira.

Link to comment
Share on other sites

Pergunta ignorante:

 

Não é significativa no que se refere à temperatura global esta enorme cobertura de neve? Quero dizer, pela área afetada, a mudança de albedo não pode ser suficientemente significativa para causar um resfriamento a nível global?

Olha que coincidência, anteontem o DWD publicou um "Thema des Tages" justamente sobre isso... eu adoro ler esses "Themas des Tages", eles sempre esclarecem em linguagem simples aos leigos alguns fenômenos meteorológicos interessantes.

 

Sobre a cobertura de neve: "Uma cobertura de neve produz sozinha ar frio. A neve faz com que quase toda a radiação solar seja imediatamente refletida, assim o ar sobre a neve pode continuar esfriando" (Eine Schneedecke produziert ganz selbständig Kaltluft. Der Schnee sorgt nämlich dafür, dass fast die gesamte kurzwellige Einstrahlung der Sonne geradewegs wieder reflektiert wird. So kann sich die Luft über Schnee immer weiter abkühlen)

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi a vez da revista Spiegel, a mais popular da Alemanha:

 

Gelo, Geada, Neve: A Europa se arrepia em um inverno extremo

Rios congelados, estradas bloqueadas, ferrovias interditadas: O rigoroso inverno está trazendo problemas por toda a Europa. Na Bélgica, quase mil viajantes ficaram presos em um trem parado, no sul da França mais de 20.000 pessoas estão sem energia. (http://www.spiegel.de/panorama/0,1518,670800,00.html)

 

image-47475-videopanoplayer-pnhm.jpg

 

Resumindo o resto da notícia (é muito longa para traduzir), fala-se sobre a baixa "Daisy"* que se formou sobre a europa central, traz hoje muita neve na França, Bélgica, sul da Alemanha, Austria, Suíça e avança para norte, podendo trazer mais de 20cm de neve "fresca". Espera-se rajadas de vento de até 70 km/h junto com as nevascas, o que vai reduzir ainda mais a sensação de frio.

O trem na Bélgica ficou horas bloqueados pela neve e sem energia, a defesa civil levou cobertores e bebidas quentes para os quase mil passageiros.

Na França várias Autoroute foram bloqueadas e os caminhões estão proibidos de trafegar. Houve danos nas estruturas do Metro de Paris.

Na Inglaterra, as temperaturas atingiram até -21,6°C.

Na metade norte da Espanha, a neve e o gelo formado nas pistas levaram o caos a muitas cidades.

 

 

* - É legal que os europeus gostam de dar nome as suas baixas/ciclones. A gente devia adotar a mesma prática.

Link to comment
Share on other sites

O onda de frio que desceu do Ártico para os EUA e a que desceu da Sibéria para a porção peninsular da Europa está provocando temperaturas extremas para as latitudes que elas estão se registrando. Em Oslo, localizada da latitude 59º, sempre sob constante ação da Corrente do Golfo, temos -20ºC às 14h40. Em Estocolmo temos -12ºC e em Helsinque temos impressionantes -18ºC. As temperaturas na maioria das capitais escandinavas estão até 10ºC abaixo da média. Na Finlândia, as cidades do norte e centro do país estão registrando temperaturas impressionantes. Em Oulu temos -27ºC e neve; em Tampere temos -21ºC; em Jyväskylä temos -21ºC; em Kuusamo temos -32ºC e em Salla temos -30ºC e neve.

Nos países do sul da Europa, como a Espanha, devem ser registrandas temperaturas de até -10ºC e de até -6ºC em Madrid. Na costa do Mediterrâneo, as máximas amanhã em algumas cidades podem chegar a não ultrapassar os 3ºC. Nos Estados Unidos temos -36ºC em Bismarck, na Dacota do Norte e -31ºC em Pierre, na Dacota do Sul. Em Lincoln, no Nebraska temos -22ºC. Em Oklahoma City temos -13ºC, em Dallas a temperatura é de -8ºC, em Houston a temperatura é de -2ºC. Em algumas áreas do texas a temperatura chega a -11ºC e em estados como Arkansas, Missisipi e Alabama as marcas ficam na casa dos -8ºC. Amanhã essa frente fria de chegar à Flórida e chegar a provocar máximas de até 11ºC em Miami e no domingo mínimas inferiores a -5ºC no norte do Estado.

Bom, vamos ver se agora os programas sensacionalistas vão aprender a falar de temperaturas e não só de neve, porque quando [e para falar de 45ºC na Austrália, não se falta notícias e especiais... Agora quando se trata de temperaturas polares em plena latitude 45º nos Estados Unidos nenhuma revista de manifesta com um Especial de 40 páginas...

Link to comment
Share on other sites

Texas agora:

 

Amarillo -16 °C Céu limpo

Borger -16.6 °C Céu limpo

Corpus Christi -1.3 °C Céu limpo

Dallas -8 °C Muito nublado (Sensação Térmica: -15 °C)

Houston -3 °C Céu Encoberto

 

Outras cidades do sul dos EUA:

 

Nova Orleans -1.2 °C Céu limpo (Sensação Térmica: -8 °C)

Montgomery -6 °C Céu limpo

Atlanta -7.0 °C Céu limpo

Link to comment
Share on other sites

No extremo sul do Texas, em Bronwsville, fazia 0,3° pouco depois das 10 h. Detalhe: a temperatura continua caindo mesmo com a entrada do dia. Em Monterrey, no México, faz 1,7°. Impressionante que nessas áreas a máxima sequer chega a 10°. Brownsville fica em 7°.

 

A Nova Orleans máxima prevista de 3° com tempo bom. Uhu!! :shock:

Link to comment
Share on other sites

Vamos ficar atentos para o interior da Flórida. A cidade de Okeechobee, que fica à oeste de Miami, teve -3,5° ontem. O Underground dá 4° de máxima no sábado com chuva e -4° no domingo, além de -5° na segunda-feira. As águas quentes da Flórida provocam enorme diferença de temperatura mínima entre as cidades costeiras e as que estão imediatamente no interior da Península.

 

Key West deverá chegar a 7°, apenas 2° de seu recorde histórico.

Link to comment
Share on other sites

Oklahoma City -5.0 °C Céu limpo

Albuquerque -3.9 °C Céu limpo

Salt Lake City -5.8 °C Parcialmente nublado

Denver -9.3 °C Céu limpo

Wichita -15 °C Parcialmente nublado (Sensação Térmica: -18 °C)

St. Louis -10.9 °C Neve fraca

Chicago -5.2 °C Céu Encoberto

Milwaukee -7 °C Neve fraca

Minneapolis -16.2 °C Céu limpo

Bismarck -29.0 °C Céu limpo

Billings -9.1 °C Pouco nublado

Parque Nacional de Yellowstone -30.0 °C Desconhecido(a)

Boise -7.7 °C Céu limpo

Link to comment
Share on other sites

Todos os olhares meteorológicos voltados para Miami este final de semana, que pode passar por um evento muito especial! Contudo, também merece atenção a Europa Central, que pode passar por uma nevasca tão ou mais severa quanto a recente da Grã-Bretanha, talvez uma das mais críticas em vários anos.

 

Está sendo noticiado na Alemanha: "Final de semana: a Alemanha pode contar com muita neve, tempestades, danos nos meios de transporte e prováveis quedas de energia. O escritório federal de Defesa Civil está aconselhando até mesmo compras para estoque de mantimentos."

Link to comment
Share on other sites

Em Orlando, onde já bateu 15C hoje, agora já há atuação da frente e faz 12C com chuva. Estou muito curioso para ver como estará a cidade amanhã pela manhã.

A Flórida é cortada pela frente fria nesse momento. Faz 3,0° em Pensacola com 44% e céu limpo e 21,1° em Miami com 37% e muito nublado. Pensacola vai a -9° amanhã de manhã!! :shock:

 

Nova Orleans com sol e nuvens e 0,8°!! :shock:

 

Abraços gélidos!!

Link to comment
Share on other sites

Over the weekend an easterly wind will move from the south of England across the country, bringing with it a biting chill factor as the coldest spell for more than three decades grinds on.

 

The mercury sank to minus 22.3C (8.1F) in Altnaharra in Scotland this morning - close to the minus 22.9C (minus 9.2F) currently at the southernmost part of the globe.

 

Manchester and parts of the Brecon Beacons in Wales saw temperatures fall to minus 16C (7F), with Glasgow reaching minus 8C (18F), Cardiff minus 5C (23F) and London hovering just below zero (32F).

A úmida e marítima Belfast, na Irlanda do Norte, com impressionantes -7° e deve atingir -9°!!! :shock:

 

Dublin com -8° :shock: e nevoeiro espesso e Edimburgo com -9°!

 

Ademais, o frio volta com força ao Mediterrâneo. Zera em Barcelona e chega a -2° em Nice.

 

Abraços frígido-europeus!

Link to comment
Share on other sites

Ninguém falou até agora, mas a Escandinávia está congelando!!!

 

A marítima Trondheim com -18,4° :shock: :shock: ; Oslo com -13°, Estocolmo com -12°, Henlsinque com -22° e Copenhague com -8°!!

 

A única região da Europa que não está congelando são os Bálcãs, além da metade sul da Itália e o sul da Peninsula Ibérica. Todo o resto está com neve e temperaturas negativas!!

Link to comment
Share on other sites

Ninguém falou até agora, mas a Escandinávia está congelando!!!

 

In Sweden, temperatures dropped to -38.7 C (-37.6 F). That put a strain on the country's energy supplies, as Swedes heat up their houses more and imports are down from energy-rich neighbor Norway.

 

Norway is facing its lowest temperatures in more than two decades. The mercury dropped Friday to -42C (-44F) at Roros airport, in central Norway _ the coldest temperature measured in mainland Norway since 1987.

 

-42ºC!?!! :shock:

 

Meteorologicamente falando, está sendo muito bom acompanhar esta onda de frio. E resta a certeza de que aqui, guardadas as devidas proporções, veremos em breve algo semelhante.

Link to comment
Share on other sites

Port Isabel, a "Key West do Texas", tinha 1 grau e chuva fraca na última observação quase 2 da tarde, as menores mínimas na maior parte do sul americano são esperadas para a próxima madrugada, exceção mais a leste como na Flórida e em baixadas isoladas nas demais áreas. Não vai se reptir a ampla nevada na costa do golfo como em 2004, pois o frio agora embora mais forte que aquele também será mais seco na região, por outro lado a última previsão já jogou um pouco para a cima a mínima prevista para OKC e Houston, entre outras, assim como as máximas previstas para OKC ficaram até 3 graus acima do previsto ontem e hoje, o que é um erro significativo para eles, nas áreas nubladas a previsão de máxima foi melhor.

 

Acredito que possa nevar em partes da Flórida amanhã, mas bem pouco, e se houver acumulação será pequena e em pontos muito isolados. Não creio que chegue aos arredores de Miami.

Link to comment
Share on other sites

Giro pela Escandinávia.

 

Tórshavn 4 °C Muito nublado

Reykjavík 4 °C Muito nublado

Bergen -13 °C Parcialmente nublado

Oslo -25 °C Parcialmente nublado

Trondheim -18.8 °C Parcialmente nublado (Sensação Térmica: -27 °C)

Estocolmo -14.8 °C Céu limpo

Malmö -10.5 °C Muito nublado

Storlien -37 °C Desconhecido(a)

Copenhagen -9.0 °C Pouco nublado

Aggersund -16.2 °C Parcialmente nublado

Helsinque -20 °C Muito nublado

Rovaniemi -24 °C Céu limpo

Tampere -22.4 °C Muito nublado

Link to comment
Share on other sites

Ninguém falou até agora, mas a Escandinávia está congelando!!!

 

In Sweden, temperatures dropped to -38.7 C (-37.6 F). That put a strain on the country's energy supplies, as Swedes heat up their houses more and imports are down from energy-rich neighbor Norway.

 

Norway is facing its lowest temperatures in more than two decades. The mercury dropped Friday to -42C (-44F) at Roros airport, in central Norway _ the coldest temperature measured in mainland Norway since 1987.

 

-42ºC!?!! :shock:

 

Meteorologicamente falando, está sendo muito bom acompanhar esta onda de frio. E resta a certeza de que aqui, guardadas as devidas proporções, veremos em breve algo semelhante.

 

 

Vou fazer algumas comparações. Aguardem.

Link to comment
Share on other sites

Alguem viu a quantidade de neve em Londres no Jornal Nacional de ontem? :shock:

 

 

A quantidade de neve que caiu nao foi maior do que a de Fevereiro passado(20cm), mas certamente o frio constante esta batendo recorde.

Em 20 anos na cidade nunca vi a neve ficar no solo por tanto tempo....e quase nada derrete.

Fiquei tb impressionado com o congelamento dos lagos eate os canais :shock: da cidade.

....e o frio e a neve vao perdurar por mais uma semana, pelo menos.

 

 

1-Quantos centimetros?? Acho que pelo menos uns 10cm.

IMG_0938.jpg

 

 

2-Vista da area central a partir de Primrose Hill

IMG_0944.jpg

 

3-Primrose Hill

IMG_0959.jpg

 

4-Canal congelado....nunca tinha visto assim antes.

IMG_0974.jpg

 

5-

IMG_0988.jpg

 

6-

IMG_0995.jpg

 

7-Fonte no Regent's Park

..PS: O encanamento na minha rua estourou. Assim como em outros 400 pontos de Londres.

IMG_1022.jpg

 

8-Lago no Hyde Park congelado

IMG_1072.jpg

 

9-So quebraram o gelo num canto....para os passaros nadarem.

IMG_1094.jpg

 

10-Eu e Barnie.

IMG_1079.jpg

 

 

 

PS: Depois farei um thread completo sobre o BIG FREEZE!!

 

 

 

8-)

Link to comment
Share on other sites

Máxima de Houston hj acho que já está sacramentada. Na estação que acompanho na cidade (http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=KTXHOUST143) a máxima foi de 0,2C e agora, miolo da tarde, faz -0,4C.

 

São valores impressionates para uma cidade que já se encontra abaixo do paralelo 30N.

 

Quem sabe se sobra algo semelhante para POA no inverno 2010? Não custa sonhar! Vamos esquiar em Ausentes e São Joaquim!

Link to comment
Share on other sites

Não sabia que Londres tinha canais, acho muito bonitas as cidades que os possuem, ainda mais com a possibilidade dos mesmos congelaren.

 

 

Nao sao tao famosos como os de Veneza e Amsterdam mas existem.

E sao muito charmosos.

 

O principal eh o Regent's Canal(o das fotos)

http://en.wikipedia.org/wiki/Regent%27s_Canal

 

canals.jpg

 

;)

Link to comment
Share on other sites

AAA, as previsões norte-americanas de TV são o sonho de consumo de todo baziano. É impressionante o show de preciosismos dos caras. É detalhe em cima de detalhe, bem como a gente gosta. Na previsão de Orlando, incrivelmente a apresentadora estava quase desejando o retorno do clima de julho e agosto, tamanho era o desespero causado pelo frio em excesso. O apresentador mostra como deve ser curta a nevada em Orlando nessa noite, pois a cidade deve ficar no limite sul da precipitação. De qualquer forma essa informação de Key West trazida pelo Marcos já é por si só um espetáculo capaz de alentar ainda mais nossos corações para o retorno das nossas grandes ambições aqui no Brasil nesse ano.

 

Já o apresentador de Houston, onde fez muito mais frio nesta sexta-feita, está gostando do frio só por uma única razão: não há mais mosquitos na cidade, hehehehe

Link to comment
Share on other sites

AAA, as previsões norte-americanas de TV são o sonho de consumo de todo baziano. É impressionante o show de preciosismos dos caras. É detalhe em cima de detalhe, bem como a gente gosta. Na previsão de Orlando, incrivelmente a apresentadora estava quase desejando o retorno do clima de julho e agosto, tamanho era o desespero causado pelo frio em excesso. O apresentador mostra como deve ser curta a nevada em Orlando nessa noite, pois a cidade deve ficar no limite sul da precipitação. De qualquer forma essa informação de Key West trazida pelo Marcos já é por si só um espetáculo capaz de alentar ainda mais nossos corações para o retorno das nossas grandes ambições aqui no Brasil nesse ano.

 

Já o apresentador de Houston, onde fez muito mais frio nesta sexta-feita, está gostando do frio só por uma única razão: não há mais mosquitos na cidade, hehehehe

Infelizmente as previsões aqui no Brasil só vão ser assim na próxima era glacial :roll: As veses eu vejo umas previsões que não duram nem 10segundos, o povo não ta nem ai pro clima, só quer saber se vai dar praia ou se vai dar "temporáu"

 

Sobre não ter mais mosquitos, pense na loucura que não deve ser aquela cidade de Maio a Setembro? É de se invejar cada segundo do Verão do Sul do Brasil :lol: Aqui em Cascavel onde a média das máximas no mes de Janeiro mal passa de 29° já é uma loucura, pense numa média máxima de 35° :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.