Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Julho de 2007


Recommended Posts

Bela mínima em Campos do Jordão hein? Mas estava mais do que na hora uma mínima dessa para a cidade que quer rivalizar com São Joaquim o título da mais fria do Brasil.

 

Com certeza meu amigo Caio..!! Agora uma curiosidade :

 

Taubaté à 571 m distante 40 km de Campos em linha reta deu 02,6ºC contra 02,3 negativos da automatica e 1,6 negativos do Inmet e 03 negativos do Horto.

 

Auto : 4,9 diferença ( 1 grau a cada 220 m )

Inmet : 4,2 diferença ( 1 grau a cada 257 m )

Horto : 5,6 diferença ( 1 grau a cada 193 m )

 

Media das três estações : 4,9 diferença ( 1 grau a 223 m )

 

Pedra da Mina 1143 acima de Campos teria feito então -10 negativos.

 

Será..??

 

Absolutamente impossível. Não há frio em altura, nos picos pode nem ter negativado. O que levou a registrar essas mínimas foi a famosa inversão térmica da Mantiqueira. Na noite calma o ar frio escoa e conforme o efeito relevo vem a represar e acumular em superfície. Leve em conta ainda que nos picos deve haver vento, fator totalmente prejudicial para a queda nas temperaturas onde ele impede a terra de trocar calor com o espaço.

Link to comment
Share on other sites

Agora, me desculpem os amigos que defendem o Morro da Igreja, mas não dá para confiar nos dados da Automática do INMET de URUBICI. Segundo os dados o vento chegou a 100 m/s, 90 m/s, 80 m/s e 70 m/s, o que dá mais de 250Km de Ventania!!!! Não dá pra acreditar!!! É FURACÃO???????? :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

 

 

Os dados do vento vem apresentando alguns erros, tanto é que ontem este dado ficou desativado. Agora falar que não dá pra confiar você coloca a estação como um todo neste erro. As temperaturas estão absolutamente dentro do normal, coisa que sensivelmente incomoda muita gente.

Link to comment
Share on other sites

A nebulosidade arrebentou com as mínimas do Rio.Mesmo assim, foi a madrugada mais gelada do ano, tive 13,0°C aqui em casa.Destaque para o Alto da Boa Vista com 9,5°C, Vila Militar(auto) que teve 10,1°C, Campo dos Afonsos(aero) que teve 10°C, Guaratiba(auto-Geo-Rio) com 11,4°C, São Cristóvão(auto-Geo-Rio) com 11,9°C, Jacarepaguá(aero e auto) com 12,0°C, Engenho de Dentro com 12,7°C e Lagoa(auto) com 13,0°C.Fora da cidade, destaque para o Pico do Couto com 0,4°C(e teve 0,7°C com precipitação), Teresópolis(Reg.Serrana) com 5,5°C, Resende(Sul) com 8,5°C, Paraty(Litoral Sul) com 9,3°C e Seropédica(Região Metropolitana) com 9,3°C também.No momento 18,3°C por aqui, muitas nuvens mas sai um pouco de sol.Se o tempo limpar de noite, a madrugada tem tudo pra ser histórica.

 

É VERDADE BRENO, a nebulosidade, mais uma vez, acabou com a nossa minima. Se tivesse limpado desceriamos dos 10°C tranquilamente em praticamente toda a cidade. Eu fiquei pensando tanto nisso que tive um sonho esta noite. Sonhei que estava acordando de madrugada e o céu estava limpo, sem nuvens e a minha estação registrava 6,0°C . he he he

 

Abraços,

 

Hahaha, belo sonho, Ronald! Eu também já tive um sonho desse tipo uma vez, mas com geada, hehehe!!

Link to comment
Share on other sites

Caramba, o litoral dos RJ batendo 9° e CJ indo bem abaixo de zero!!

 

Em São Paulo, a automática do INMET teve 5,1° de mínima!!

 

Ausentes teve modestos 0,8°. Interessante que na lista de temperatura da Zero Hora de hoje todas as cidades negativaram, com exceção de São Luiz Gonzaga (0,2°), Torres (1,2°) e POA (1,9°). Nunca vi tanto negativo na lista!

 

A propósito, esse valor de Torres empata com a mínima de 2000!! :shock:

 

Hoje tive 6,3° numa noite bem úmida. Agora tenho 14,7° com 59% e subindo rápido. Todo o Sul teve mínimas relativamente modestas, ao contrário do Sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Agora, me desculpem os amigos que defendem o Morro da Igreja, mas não dá para confiar nos dados da Automática do INMET de URUBICI. Segundo os dados o vento chegou a 100 m/s, 90 m/s, 80 m/s e 70 m/s, o que dá mais de 250Km de Ventania!!!! Não dá pra acreditar!!! É FURACÃO???????? :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

 

 

Os dados do vento vem apresentando alguns erros, tanto é que ontem este dado ficou desativado. Agora falar que não dá pra confiar você coloca a estação como um todo neste erro. As temperaturas estão absolutamente dentro do normal, coisa que sensivelmente incomoda muita gente.

 

Mas é claro que é ERRO Caio. É OBVIO!

Não estou incomodado com o que registra o morro da Igreja, muito pelo contrário, venho observando os dados da estação constantemente, mas infelizmente, para mim, um simples dado errado invalida muita coisa, principalmente se formos fazer alguns cálculos importantes, como o de Sensação Térmica, por exemplo. :(

 

 

Abraços,

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Acho que o excesso de vento pode danificar algum sensor.Um problema que poderá ocorrer quando da automática em Soledade, no aeroporto, sempre tem muito vento.

 

Já tem data para o lançamento? :D

Ouvi falar que após o PAN o inmet deve retirar algumas estações aqui do Rio, são mais 6 instaladas só no município, sem contar o GRANDE RIO. Pode ser que uma delas vá ai para Soledade, certo Paulo? 8)

 

 

Um forte Abraço,

Link to comment
Share on other sites

Acho que o excesso de vento pode danificar algum sensor.Um problema que poderá ocorrer quando da automática em Soledade, no aeroporto, sempre tem muito vento.

 

Já tem data para o lançamento? :D

Ouvi falar que após o PAN o inmet deve retirar algumas estações aqui do Rio, são mais 6 instaladas só no município, sem contar o GRANDE RIO. Pode ser que uma delas vá ai para Soledade, certo Paulo? 8)

 

 

Um forte Abraço,

 

O Rio tem tanta automática que é difícil se achar na busca do dado correto no site do INMET.

Link to comment
Share on other sites

Agora, me desculpem os amigos que defendem o Morro da Igreja, mas não dá para confiar nos dados da Automática do INMET de URUBICI. Segundo os dados o vento chegou a 100 m/s, 90 m/s, 80 m/s e 70 m/s, o que dá mais de 250Km de Ventania!!!! Não dá pra acreditar!!! É FURACÃO???????? :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

 

 

Os dados do vento vem apresentando alguns erros, tanto é que ontem este dado ficou desativado. Agora falar que não dá pra confiar você coloca a estação como um todo neste erro. As temperaturas estão absolutamente dentro do normal, coisa que sensivelmente incomoda muita gente.

 

Mas é claro que é ERRO Caio. É OBVIO!

Não estou incomodado com o que registra o morro da Igreja, muito pelo contrário, venho observando os dados da estação constantemente, mas infelizmente, para mim, um simples dado errado invalida muita coisa, principalmente se formos fazer alguns cálculos de Sensação Térmica, por exemplo. :(

 

 

Abraços,

 

Ronaldo, o que ocorre é muito provavelmente uma falha no anemômetro da estação. O Ronaldo também já tinha comentado isso no final de semana.

 

Sobre picos na Mantiqueira, podem ter apenas ultrapassado o 0 grau por lá! As máximas devem ter sido baixas, mas duvido que possa ter tido uma mínima menor que nas partes mais baixas, como no horto em CDJ. Como trata-se de pico.. a exemplo do que ocorre no morro da igreja. Se valesse a mesma matemática lá deveria ter chegado pelo menos perto dos -10C, o que também não aconteceu.

 

Sobre Mercedes, a cidade não é uma mega-baixada simplesmente porque inexistem mega-baixadas no Uruguai. A cidade está nas barrancas do Río Negro, fronteira com a Argentina, bem no sudoeste do país. Lá não tem grandes altitudes. No máximo coxilhas mais avantajadas.

Link to comment
Share on other sites

Segundo o simepar ontem em Pinhais (RMC) teve maxima de 8,7°C. Acho que foi uma das menores maximas ja registradas nos ultimos anos na regiao de Curitiba.

E hoje de manha, mesmo com ceu bem nublado, a minima la foi de 3,3°C contra 4,9°C de Ctba. Ai sim, é urbanizaçao....

 

No oeste pareçe que o frio ja foi embora, Foz Do Iguaçu teve minima de 12°C...

Link to comment
Share on other sites

Agora, me desculpem os amigos que defendem o Morro da Igreja, mas não dá para confiar nos dados da Automática do INMET de URUBICI. Segundo os dados o vento chegou a 100 m/s, 90 m/s, 80 m/s e 70 m/s, o que dá mais de 250Km de Ventania!!!! Não dá pra acreditar!!! É FURACÃO???????? :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

 

 

Os dados do vento vem apresentando alguns erros, tanto é que ontem este dado ficou desativado. Agora falar que não dá pra confiar você coloca a estação como um todo neste erro. As temperaturas estão absolutamente dentro do normal, coisa que sensivelmente incomoda muita gente.

 

Lembrando também que os sensores são diferentes para alguns tipos de dados. O defeito pode se encontrar em apenas um sensor e não na estação inteira.

Link to comment
Share on other sites

Estava dando uma olhada na rede de observação do INMET.

 

CAMPOS DE JORDÃO E SÃO PAULO PRATICAMENTE COM A MESMA TEMPERATURA.

 

QUANDO ISSO ACONTECE O QUE ESTA MAIS FRIO? CAMPOS OU SAMPA?

 

SDS...

 

PROVAVELMENTE, SP teve a Sorte de contar com o céu Claro durante a madrugada, certo? Em Congonhas chegou a 6°C!!! :shock:

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Estava dando uma olhada na rede de observação do INMET.

 

CAMPOS DE JORDÃO E SÃO PAULO PRATICAMENTE COM A MESMA TEMPERATURA.

 

QUANDO ISSO ACONTECE O QUE ESTA MAIS FRIO? CAMPOS OU SAMPA?

 

SDS...

 

PROVAVELMENTE, SP teve a Sorte de contar com o céu Claro durante a madrugada, certo? Em Congonhas chegou a 6°C!!! :shock:

 

Abraços,

 

São Paulo com certeza céu claro.

Aqui em casa ficou abaixo dos quatro. 3,7ºC São Bernardo do Campo.

 

Com certeza a madrugada foi mais gelada em Campos do Jordao, mas durante o dia as temperaturas estao praticamente iguais.

Link to comment
Share on other sites

Não sei qual foi a minha máxima, pois não passei o dia em casa, mas a minha mínima foi de 1,5C. Pelo SIMEPAR, a máxima em Curitiba foi de 9,6C, Zeocit, muito parecida com a sua! E, segundo o SIMEPAR, a sensação térmica à tarde, em Curitiba, era de apenas 3C. ISSO É CURITIBA!!!

 

A minha minha foi semelhante à do INMET por causa da umidade. E o INMET marca máximas um pouco mais altas que às do SIMEPAR; e tem também que o Jd. das Américas (lá) não é nenhum pólo frio.

Link to comment
Share on other sites

Bem, não sei se o que aqueceu Curitiba foi o aquecimento global, mas na verdade acho que são efeitos particulares. (Só que tb acho que o aquecimento global é global porque é um conjunto de particularidades, mas enfim.) Este julho também não é ponto fora da curva, já que mesmo em 2003, 2004 e 2005 julho ficou próximo à média. O problema é abril-junho e agosto; e na falta de compensação: fecha-se na média em julho, porém com +4 em junho. O resultado é um inverno, em geral, com +2 a +2,5 de anomalia, e isso é regra após 2000.

 

Mas o frio que fez nestes últimos três dias é um dos mais intensos desde 2000. Não pelas mínimas, mas pelas médias e até sensação. Porém, seria um frio comum de forte intensidade se formos olhar para o período anterior a 2000.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Esse daí é o malucão de Sampa :D

 

frio02.jpg

 

Mesmo assim, fazia tempo que não via marcando uma temperatura tão baixa!

 

Tive mínima de 4,5ºC por enquanto! Agora 4,8ºC!

 

Fazia MUITO tempo que não sentia e via tanto frio aqui!

 

Alguem saberia me dizer quando foi a última fez que fez menos do que isso!?

 

2002?

 

Pois é aqui em Curitiba, saí de uma loja de materiais de construção no sábado as 18:30hs e o temômetro do ITAÚ no alto de uma prédio do centro marcava os mesmos 02ºC com tempo nublado, em casa quando cheguei logo em seguida fazia 05,9ºC por volta de 19:00hs.

Link to comment
Share on other sites

Bem, não sei se o que aqueceu Curitiba foi o aquecimento global, mas na verdade acho que são efeitos particulares. (Só que tb acho que o aquecimento global é global porque é um conjunto de particularidades, mas enfim.) Este julho também não é ponto fora da curva, já que mesmo em 2003, 2004 e 2005 julho ficou próximo à média. O problema é abril-junho e agosto; e na falta de compensação: fecha-se na média em julho, porém com +4 em junho. O resultado é um inverno, em geral, com +2 a +2,5 de anomalia, e isso é regra após 2000.

 

Mas o frio que fez nestes últimos três dias é um dos mais intensos desde 2000. Não pelas mínimas, mas pelas médias e até sensação. Porém, seria um frio comum de forte intensidade se formos olhar para o período anterior a 2000.

 

Abs

 

Tô com o Ronaldo nessa, o problema de Curitiba ainda é a anomalia no Atlântico sul. Queria ver uma temporada sem ela por ali e verificar a diferença!

 

E esse termômetro do Itaú é um só para todo o Brasil? hehe

Link to comment
Share on other sites

Aqui na zona leste de São Paulo a madrugada foi de céu limpo e registrei mínima de APENAS 5,0°C, menor temperatura desde que iniciei minhas medições de mínima e máxima, em 2005. Estive no Parque do Carmo, que fica a cerca de 7km a leste daqui e 21km do centro, e por lá o frio estava grande também, maior que aqui, lá GEOU FRACO e registrei apenas 3,9°C às 7h.

Link to comment
Share on other sites

A estação do INMET registrou aqui em Juiz de Fora a mínima de 06,0ºC. Contudo, em noites de céu claro e nenhum vento, para aonde o frio escoa ? pras baixadas, é claro :D !

 

Com isso, a minha mínima foi menor, a madrugada aqui foi a mais gelada desde o ano 2000. A minha temperatura mínima foi de 04,8ºC

 

A menor marca do ano (e que poderá ser batida na próxima madrugada).

 

Existem baixadas ainda mais pronunciadas aqui na cidade do que a que eu moro...existe um bairro chamado Igrejinha, lá as mínimas são as menores do município. Eu não descarto a ocorrência de geada por lá. Porém aqui foi insuficiente (eu olhei a grama de manhã, heuheueh).

 

A temperatura sobe rápido em baixadas quando tem sol ! Agora estou com 17ºC, contra 15,2 do INMET

 

abraços

 

PS: Não falei, Rafael ? que a mínima ficaria abaixo dos 10 graus em BH 8)

 

realmente uma bela mínima pra capital, e eu espero que o galo tenha congelado :twisted:

Link to comment
Share on other sites

 

Tô com o Ronaldo nessa, o problema de Curitiba ainda é a anomalia no Atlântico sul. Queria ver uma temporada sem ela por ali e verificar a diferença!

 

E esse termômetro do Itaú é um só para todo o Brasil? hehe

 

Talvez o seja. Como vocês sabem, eu não discuto e não cogito as razões do aquecimento pra cá. Apenas constato e defendo que ele existe (e considero isso indiscutível), e que não é produto exclusivo da urbanização. Argumentei várias vezes mas, apenas pra esclarecer mais ainda a minha posição, refiro-me ao padrão climático após o ano 2000. (Bato tanto nesta tecla pois a diferença é como um "divisor de águas".) Após 1985, aproximadamente, e com efeito após o início de 1990, há um leve aquecimento. A este eu atribuo a urbanização, pois, além de sensível, concorda com o crescimento demográfico.

 

Daí, eu gosto de acreditar que o aquecimento pós-2000 seja anômalo, e que ele deve desaparecer. Também acho, mesmo por razões indiretas, que este aquecimento súbito (que ocorre em ctba precisamente por ser a região de fronteira climática mais crítica do Sul, já que é a última região a receber as MPs, e provavelmente a mais propícia a bloqueios mais intensos ou abrangentes que o "normal", i.e., o padrão anterior) pode desaparecer.

 

Quanto a este inverno, veja-se os pontos de vista: o Ronaldo já afirma que é mais frio que de 2000 (no geral). Isto evidentemente para SJ e certas regiões de SC. No RS deve ser um dos mais frios dos últimos tempos. Por aqui, ainda é um inverno fraco. Mas se agosto e setembro fecharem bem, será um inverno meia-boca, ou razoável, do tipo 2003 - para os padrões atuais, evidentemente. Isso significaria que pelo menos não seriam invernos quase nulos, como 2002, 2005 e 2006, os mais quentes da história. Mas estamos longe de invernos "bons", isto é, sequer próximos à média. (Seja qual for a média. Também não temos eventos extremos, fora da curva, que compensem alguma coisa. Não há compensação. Há frio intenso, porém isolado.) A qualidade do inverno vai melhorando a cada grau de latitude ao Sul, e maximizado a cada grau a oeste. Quanto mais longe da fronteira entre o tropical de altitude e o subtropical, melhor o inverno (ie.: mais próximo da média ou abaixo dela; e/ou com frio intenso).

 

Por fim, se quiserem analisar o caso daqui, o ano de 2004 foi um ano que poderíamos considerar normal. Seria quente para a normal 61-90, mas a média é compatível com esta normal (16,9 a 17ºC). 1996 e 1999 são anos rigorosamente dentro dos padrões pré-1990. Mas mesmo invernos ruins como 1997 e 1998 foram compensados pelas outras estações (aqui considero o inverno nominal, do calendário) e fecharam como anos relativamente próximos à média.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

As médias de julho, até o dia 29, ctba, pelo Simepar* são as seguintes:

 

Máximas: 19.80

Média: 14

Mínimas: 8.70

 

Anomalias em relação à normal de 1961-1990, INMET:

 

Máximas: +0,4

Média: +1,2

Mínimas: +0,6

 

* Deste pois só tenho acesso irrestrito aos seus dados. E tenho preguiça de pesquisar no do INMET, eita site complicado...

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

As médias de julho, até o dia 29, ctba, pelo Simepar* são as seguintes:

 

Máximas: 19.80

Média: 14

Mínimas: 8.70

 

Anomalias em relação à normal de 1961-1990, INMET:

 

Máximas: +0,4

Média: +1,2

Mínimas: +0,6

 

* Deste pois só tenho acesso irrestrito aos seus dados. E tenho preguiça de pesquisar no do INMET, eita site complicado...

 

abraços

 

Essa média de 14°C é simples nao é??

Na compensada deve estar perto dos 13°C, ou talves até menos, ja vi a compensada ser até 1,6°C abaixo da simples, principalmente em meses de inverno.

Acho que vai acaba fechando na média, ou seja anomalia entre -0,5°C e +0,5°C, ja que a média é de 12,6°C.

Link to comment
Share on other sites

Estou um pouco atrasado, mas aí vão os dados de Canela neste fds.

 

Sábado

Mín: 0,7ºC (estava nublado com chuvisco inapreciável)

Máx: 6,7ºC (já tinha sol a tarde)

 

Domingo

Mín: -2,0ºC

Máx: 7,8ºC

 

Todos dados à 9 metros do solo. No mercúrio à 2 metros foi observado -3ºC às 7:30 da manhã de domingo

Link to comment
Share on other sites

 

Tô com o Ronaldo nessa, o problema de Curitiba ainda é a anomalia no Atlântico sul. Queria ver uma temporada sem ela por ali e verificar a diferença!

 

E esse termômetro do Itaú é um só para todo o Brasil? hehe

 

Talvez o seja. Como vocês sabem, eu não discuto e não cogito as razões do aquecimento pra cá. Apenas constato e defendo que ele existe (e considero isso indiscutível), e que não é produto exclusivo da urbanização. Argumentei várias vezes mas, apenas pra esclarecer mais ainda a minha posição, refiro-me ao padrão climático após o ano 2000. (Bato tanto nesta tecla pois a diferença é como um "divisor de águas".) Após 1985, aproximadamente, e com efeito após o início de 1990, há um leve aquecimento. A este eu atribuo a urbanização, pois, além de sensível, concorda com o crescimento demográfico.

 

Daí, eu gosto de acreditar que o aquecimento pós-2000 seja anômalo, e que ele deve desaparecer. Também acho, mesmo por razões indiretas, que este aquecimento súbito (que ocorre em ctba precisamente por ser a região de fronteira climática mais crítica do Sul, já que é a última região a receber as MPs, e provavelmente a mais propícia a bloqueios mais intensos ou abrangentes que o "normal", i.e., o padrão anterior) pode desaparecer.

 

Quanto a este inverno, veja-se os pontos de vista: o Ronaldo já afirma que é mais frio que de 2000 (no geral). Isto evidentemente para SJ e certas regiões de SC. No RS deve ser um dos mais frios dos últimos tempos. Por aqui, ainda é um inverno fraco. Mas se agosto e setembro fecharem bem, será um inverno meia-boca, ou razoável, do tipo 2003 - para os padrões atuais, evidentemente. Isso significaria que pelo menos não seriam invernos quase nulos, como 2002, 2005 e 2006, os mais quentes da história. Mas estamos longe de invernos "bons", isto é, sequer próximos à média. (Seja qual for a média. Também não temos eventos extremos, fora da curva, que compensem alguma coisa. Não há compensação. Há frio intenso, porém isolado.) A qualidade do inverno vai melhorando a cada grau de latitude ao Sul, e maximizado a cada grau a oeste. Quanto mais longe da fronteira entre o tropical de altitude e o subtropical, melhor o inverno (ie.: mais próximo da média ou abaixo dela; e/ou com frio intenso).

 

Por fim, se quiserem analisar o caso daqui, o ano de 2004 foi um ano que poderíamos considerar normal. Seria quente para a normal 61-90, mas a média é compatível com esta normal (16,9 a 17ºC). 1996 e 1999 são anos rigorosamente dentro dos padrões pré-1990. Mas mesmo invernos ruins como 1997 e 1998 foram compensados pelas outras estações (aqui considero o inverno nominal, do calendário) e fecharam como anos relativamente próximos à média.

 

Abs

 

Torça para que o motivo seja mesmo a mancha positiva na bacia do Prata. Se for, a causa é explicitamente cíclica !!!

 

E provavelmente seja, basta combinar nos mapas os períodos onde esta anomalia esteve presente e o aumento da temperatura na região de Curitiba. Uns 6 a 7 anos pra cá!!!

Link to comment
Share on other sites

A estação do INMET registrou aqui em Juiz de Fora a mínima de 06,0ºC. Contudo, em noites de céu claro e nenhum vento, para aonde o frio escoa ? pras baixadas, é claro :D !

 

Com isso, a minha mínima foi menor, a madrugada aqui foi a mais gelada desde o ano 2000. A minha temperatura mínima foi de 04,8ºC

 

A menor marca do ano (e que poderá ser batida na próxima madrugada).

 

Existem baixadas ainda mais pronunciadas aqui na cidade do que a que eu moro...existe um bairro chamado Igrejinha, lá as mínimas são as menores do município. Eu não descarto a ocorrência de geada por lá. Porém aqui foi insuficiente (eu olhei a grama de manhã, heuheueh).

 

A temperatura sobe rápido em baixadas quando tem sol ! Agora estou com 17ºC, contra 15,2 do INMET

 

abraços

 

PS: Não falei, Rafael ? que a mínima ficaria abaixo dos 10 graus em BH 8)

 

realmente uma bela mínima pra capital, e eu espero que o galo tenha congelado :twisted:

 

É Renan, você acertou em cheio na mínima para BH.

Confesso que, depois de tanto calor e monotonia que tínhamos até então, e considerando que dificilmente as mínimas do INMET ficam abaixo de 10º C, tinha minhas dúvidas se a marca dos 10º seria quebrada. Felizmente foi! :)

 

Agora, quanto ao Galo, esse aí não se espanta com o frio, pois meteu 3x1 no Paraná lá em Ctba. :lol: :lol:

 

Um Abraço e bom frio pra vc.

Link to comment
Share on other sites

As médias de julho, até o dia 29, ctba, pelo Simepar* são as seguintes:

 

Máximas: 19.80

Média: 14

Mínimas: 8.70

 

Anomalias em relação à normal de 1961-1990, INMET:

 

Máximas: +0,4

Média: +1,2

Mínimas: +0,6

 

* Deste pois só tenho acesso irrestrito aos seus dados. E tenho preguiça de pesquisar no do INMET, eita site complicado...

 

abraços

 

PELO INMET ESTÁ PARA FECHAR ABAIXO DA MÉDIA.

Link to comment
Share on other sites

NA ONDE DE FRIO MAIS INTENSA (MÍNIMAS SEGUIDAS DE 1ºC PARA MENOS) EM S.JOAQUIM DESDE 1955

 

INMET

 

23 0,1

24 -1,6

25 0,5

26 -4,0

27 -1,0

28 -2,3

29 -5,4

30 1,0

 

CLIMATERRA

 

23 1,2

24 -4,8

25 0,6

26 -3,1

27 -2,6

28 -2,0

29 -3,7

30 0,6

 

CRUZEIRO

 

23 -2,0

24 -6,0

25 -1,0

26 -6,3

27 -4,0

28 -5,0

29 -7,3

30 -1,4

 

BANDEIRA

 

23 1,0

24 -7,1

25 0,7

26 -3,9

27 -4,9

28 -2,3

29 -4,4

30 -0,9

Link to comment
Share on other sites

 

PELO INMET ESTÁ PARA FECHAR ABAIXO DA MÉDIA.

 

Ronaldo, desculpe-me mas isso é muito improvável... a média oficial do INMET é de 12,7ºC. O bloqueio aqui durou muito e foi consistente, e na média o INMET é semelhante ao SIMEPAR, já que a diferença se compensa (-1 nas minimas e +1 nas máximas).

 

abs

 

P.S.: Nós não fechamos com um julho abaixo da média desde 2000. O último com anomalia leve, quase dentro, foi 2004. Este frio atual, aqui, não foi excepcional, histórico etc. Eu aposto que vai fechar acima.

Link to comment
Share on other sites

Muito frio aqui na minha estação no momento: Está fazendo 06,5ºC e a umidade é de 80%.....será que vai ocorrer geada ? 8)

 

Se acontecer, será a primeira desde 2000....heuheuheuehe pois é amigo, aqui este fenômeno é bem raro !

 

Acredito que se a mínima girar ao redor de 3/4C, dá geada, ainda que fraca

Link to comment
Share on other sites

Repórter no Jornal da Globo comenta que está 1 grau e tem "chance de gear" em Campos do Jordão! :lol:

 

Ainda tenho dúvidas... quem sabe ainda pode gear.. acho pouco provável! 8)

 

Eu vi. Torales, para gear não tem que ficar abaixo de zero?

 

A temperatura de relva que precisa ficar abaixo de zero, eu acho

Link to comment
Share on other sites

Repórter no Jornal da Globo comenta que está 1 grau e tem "chance de gear" em Campos do Jordão! :lol:

 

Ainda tenho dúvidas... quem sabe ainda pode gear.. acho pouco provável! 8)

 

Eu vi. Torales, para gear não tem que ficar abaixo de zero?

 

Não sei.. de repente com 0 grau CAI uma geada... mas não no Brasil! Este é o país PAN-tropical. Só alegria!

Link to comment
Share on other sites

Repórter no Jornal da Globo comenta que está 1 grau e tem "chance de gear" em Campos do Jordão! :lol:

 

Ainda tenho dúvidas... quem sabe ainda pode gear.. acho pouco provável! 8)

 

Eu vi. Torales, para gear não tem que ficar abaixo de zero?

 

Não sei.. de repente com 0 grau CAI uma geada... mas não no Brasil! Este é o país PAN-tropical. Só alegria!

 

Nossa!! Deve ser lindo ver a geada caindo do céu!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.