Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - NOVEMBRO 2009


Recommended Posts

  • Replies 798
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O colega Loepa deve ter mais informações, mas acho que hoje está sendo um dos dias mais quentes do ano no Rio de Janeiro, já está 39°C no Campo dos Afonsos.

 

Por aqui a pancada de chuva parou (só atingiu alguns bairros da ZN, ZL e Guarulhos), depois de ter baixado para 25,6°C a temperatura vai se recuperando agora com a volta do sol, faz 26,5°C.

Link to comment
Share on other sites

Zé, isso é Porto Alegre no verão, hehehehe

 

A grande diferença é que POA é infinitamente mais preparada para o calor do que Ctba. Enquanto em POA toda e qualquer loja, shopping, restaurante, escritório, etc, possui a/c, aqui em CTBA é dificílimo encontrar ambientes com a/c. Estou nesse momento fiscalizando um banco e estamos só na ventilação. Estou suando!! O shopping cristal está um inferno na hora do almoço. Os caras simplesmente não tem a/c capaz de dar conta no calor. Em POA todos os ambientes são gelados de novembro à março.

E POA é "um pouquinho" mais quente, pode chegar a 40°C, Curitiba mal passou de 33°C e o pessoal tá reclamando.
Link to comment
Share on other sites

Zé, isso é Porto Alegre no verão, hehehehe

 

A grande diferença é que POA é infinitamente mais preparada para o calor do que Ctba. Enquanto em POA toda e qualquer loja, shopping, restaurante, escritório, etc, possui a/c, aqui em CTBA é dificílimo encontrar ambientes com a/c. Estou nesse momento fiscalizando um banco e estamos só na ventilação. Estou suando!! O shopping cristal está um inferno na hora do almoço. Os caras simplesmente não tem a/c capaz de dar conta no calor. Em POA todos os ambientes são gelados de novembro à março.

E POA é "um pouquinho" mais quente, pode chegar a 40°C, Curitiba mal passou de 33°C e o pessoal tá reclamando.

 

CORRIGINDO: isso é um DIA NORMAL de POA no verão ;)

Link to comment
Share on other sites

E POA é "um pouquinho" mais quente, pode chegar a 40°C, Curitiba mal passou de 33°C e o pessoal tá reclamando.

 

Concordo. POA no verão, qualquer dia de verão, é insano.

Lugar mais quente e insuportável em que já pus os pés.

Mas Sarandi em dias como o de hoje não fica muito atrás não.

34 graus agora. :roll:

Sds.

 

Agora imagine Uruguaiana. POA parece a serra perto de Uruguaiana. Já passei inúmeras noites (em torno das 22hs) com temperatura ao redor de 32C. É a coisa mais gostosa do mundo!

Link to comment
Share on other sites

E POA é "um pouquinho" mais quente, pode chegar a 40°C, Curitiba mal passou de 33°C e o pessoal tá reclamando.

 

Concordo. POA no verão, qualquer dia de verão, é insano.

Lugar mais quente e insuportável em que já pus os pés.

Mas Sarandi em dias como o de hoje não fica muito atrás não.

34 graus agora. :roll:

Sds.

 

Agora imagine Uruguaiana. POA parece a serra perto de Uruguaiana. Já passei inúmeras noites (em torno das 22hs) com temperatura ao redor de 32C. É a coisa mais gostosa do mundo!

Peguei alguns dias assim em Blumenau... sem vento, horrível, úmido. Temperaturas acima de 35°C é insano.
Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Continuo não sabendo o que são os outros meses fora do inverno climático: out/nov/dez/jan/fev/mar/abr.

 

Primavera / verão / outono :lol: :lol: :lol:

 

Inicialmente o ano era dividido em duas partes, a saber:

 

* O período quente (em latim: "ver"): era dividido em três fases: o Prima Vera (literalmente "primeiro verão"), de temperatura e humidade moderadas, o Tempus Veranus (literalmente "tempo da frutificação"), de temperatura e humidade elevadas, e o Æstivum (em português traduzido como "estio"), de temperatura elevada e baixa humidade.

 

* O período frio (em latim: "hiems") era dividido em apenas duas fases: o Tempus Autumnus (literalmente "tempo do ocaso"), em que as temperaturas entram em declínio gradual, e o Tempus Hibernus, a época mais fria do ano, marcada pela neve e ausência de fertilidade.

 

Posteriormente, para ajustar as estações à posição exata dos equinócios e solstícios, correlacionando-as com a influência da translação associada à mudanca no eixo de inclinação da Terra, convencionou-se, no Ocidente, dividir o ano em somente quatro estações. Vale a pena lembrar que certas culturas ainda dividem o ano em cinco estações, como a China. Países como a Índia dividem o ano em apenas três estações: uma estação quente, uma estação fria e uma estação chuvosa. Já no continente Africano, países como Angola só têm duas estações, a das chuvas, quente e úmida, e o cacimbo, seca e ligeiramente mais fresca, principalmente à noite.

Wikipédia...

:lol:

 

Valeu, Marcelo!!!!

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

NA MAIOR PARTE DO BRASIL SERIA DE DUAS A TRÊS, CHUVA, SECA E UMA SUJEITA A FRIO OCASIONAL (OESTE DA AMAZÔNIA, CENTRO DO BRASIL, PARTES ALTAS DO NORDESTE E SUDESTE) O SUL TEM AS 4 ESTAÇÕES +- DEFINIDAS.

 

Sem querer fugir do tema do tópico, mas dando uma fugidinha :|...

 

Perfeito!!!!

 

As estações do ano no Brasil são assinaladas oficialmente nos dias dos solstícios e nos dias dos equinócios. Como o Brasil está (quase totalmente) no hemisfério sul, a primavera inicia-se em setembro, o verão em dezembro, o outono em março e o inverno em junho. Entretanto, as quatro estações propriamente ditas só existem de fato na Região Sul, nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, e nas regiões serranas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, que ocupam pouco mais de 15% do território. Na Amazônia não há variação significativa de temperatura e pluviosidade durante o ano todo, por isso na prática não há estações do ano. Nas demais regiões, existem apenas duas estações: a estação chuvosa e a estação seca.
(Idem.ibd)

 

Do jeito que anda o tempo já não dá mais para separar formalmente as estações :lol:

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Morro da Igreja com 26,3.recorde da est. desde sua abertura em 18/06/07..!!!

 

Já São Joaquim (Inmet) está com 29,0...a + alta do ano..!!!!!!!!

Aqui em casa tive 26,1°, ou seja: POA mais fria que o Morro da Igreja! Isso é um MILAAAAAAAAAAAAAAAAAGREEEEEEEE!!!

Os anjos estão todos DOIDOS!!! :D

 

E POA é "um pouquinho" mais quente, pode chegar a 40°C, Curitiba mal passou de 33°C e o pessoal tá reclamando.

 

Concordo. POA no verão, qualquer dia de verão, é insano.

Lugar mais quente e insuportável em que já pus os pés.

Mas Sarandi em dias como o de hoje não fica muito atrás não.

34 graus agora. :roll:

Sds.

Engraçado, no Jornal do Almoço anunciaram que estava 32° em Passo Fundo. Fiquei surpreso com a notícia! No mesmo momento tínhamos alguma chuva e trovoadas em POA. Estava 23,X° aqui em casa. Ou seja: POA estava 9° mais fria que Passo Fundo.

 

Agora o pessoal de Curitiba sabe porque reclamo do suor. Minha briga não é com o calor, mas com o desconforto térmico e, acima de tudo, SUOR!! Querem acabar com meu humor? Me façam suar à toa. Isso me irrita com certa facilidade. É uma das piores sensações que há!

 

Hoje não foi um dia muito quente, até pouco quente, e ainda assim foi desagradável. Tive máxima de 26,1° e mínima de... 22,0°. A u.r. não baixou de 78%. É uma Amazônia 5° mais fresca. Agora faz 25,2° com 79%. Pressão em 1008,9 mb e vento a 1,8 km/h.

 

Abraços amazônicos!

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!!

 

E hoje o tradicional apelido que é dado aqui para santa rosa voltou a todo vapor nesta quinta''SUCURSAL DO INFERNO''.Esse apelido dado pela populaçao é dado quando temos varios dias seguidos com temperatura acima dos 35°c.

E parece que a saga calorosa nao tem mais fim,tivemos mais um dia horrorendo com maxima beirando os 40°c aqui na baixada e no centrao da cidade.Só nao passou disso,por conta do aumento da nebulosidade no meio da tarde.

 

TEMP.MIN: 22.7[CENTRO] 21.5[bAIXADA] 20.4[PARQUE]

TEMP.MAX: 39.1[CENTRO] 39.6[bAIXADA] 37,7[PARQUE]

 

Tivemos a formaçao de varios nucleos de chuva em volta,mas que infelismente nao trouxeram nada de chuva para a cidade.

Link to comment
Share on other sites

O GFS sinaliza que virá um alívio na segunda feira... Até lá eu vou acabar comprando um ventilador, he he he!

 

O preocupante:

 

Dia 14/15 o modelo sinaliza a subida de uma MP muito forte para época, que chegaria no sul o BR dcom temperaturas semelhantes as de agora. Resultado: tempestades fortíssimas, valores próximos de 100 mm em 3 dias em alguns lugares, sinalizando cheias em algumas bacias e ... possibilidade de tornados...

 

Sugiro acompanhar....

Link to comment
Share on other sites

Uma breve post sobre o inferno que vivemos nos últimos dias:

 

Quando mudei do Rio para Curitiba, realmente desacostumei com o calor. Esta maravilhosa cidade tem um clima frio para os padrões brasileiros no inverno climático e fresco nas demais estações do ano. Entretanto, nos 5-10 dias por ano que o calor assume por aqui proporções naturais para a maioria das cidades brasileiras, este lugar torna-se o inferno na Terra! Tenho 4 aquecedores a óleo em minha casa (um para cada quarto) e uma lareira na sala de estar. Mas não tenho sequer um ventilador! PQP! No meu escritório em casa agora, estou com a janela escancarada e faz 28oC aqui dentro! Ninguem merece isso! PQP um milhão de vezes, he he he! Eu não aguento mais!!!!!!!!!!! E pior que os modelos empurram cada vez mais para frente as temperaturas civilizadas!!!!!

 

Para de chorar e me responde uma coisa: tá pior que fevereiro de 2003? :lol: :lol: :lol: :mrgreen:

 

Aqui em casa tá quente, úmido, abafado, tô sem camiseta, só de bermuda, cueca e chinelos e tem um ventilador nas minhas costas para amenizar o meu sofrimento climático. Lá fora faz 24,4ºC e não há vento (22:32h). O céu está encoberto.

Link to comment
Share on other sites

O GFS sinaliza que virá um alívio na segunda feira... Até lá eu vou acabar comprando um ventilador, he he he!

 

O preocupante:

 

Dia 14/15 o modelo sinaliza a subida de uma MP muito forte para época, que chegaria no sul o BR dcom temperaturas semelhantes as de agora. Resultado: tempestades fortíssimas, valores próximos de 100 mm em 3 dias em alguns lugares, sinalizando cheias em algumas bacias e ... possibilidade de tornados...

 

Sugiro acompanhar....

 

Acho muito cedo para considerar tal previsão... mas em todo caso é melhor ficar de olho.

 

Valeu pelo aviso!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Parece que a "Sucursal do Inferno" vai "arder" sob raios e resfriar... Pelo menos é o que indicam as imagens em satélites e gráficos... Amanhã, a "Sucursal" e o centro... Sábado, o centro e o N-Ne gaúcho, afinal tudo passa por aqui... Essa baixa está muito rápida, de novo... Aqui temos vento intermitente, e fraco, de So-S (???)... Bueno, as rajadas de No-N somente para amanhã e sábado aqui no centro...

 

Dia 14/11 não me "chacoalha" a "obsessão-compulsão" :lol: :lol: :lol:... Estes próximos dias SIM!!!!

 

Há indicativos de uma rápida e ligeira "depré"... Tem CAPE (WRF/BAZ) de até 2500 com contornos de 40K em certas regiões... (Marcelão, ou Marcelinho, ou como queira :lol:) O GFS (WX) e o GFS (NCEP) indicam CAPES em mesmo nível para o No, Centro, N e Ne gaúchos e para Santa Catarina / Paraná... (Aberto à correções!)

 

Bueno, a partir de agora o "papo" é para o 'Tempo Severo' :lol: :lol: 8-)

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Joinville hj 5 de novembro

 

Aeroporto 23,0 e 31,0

Aqui em casa 22,7 e 33,1

 

Grande diferenca na maxima.

 

Estou muito surpreso com esse calor na serra catarinense, nao me lembro dessas temperaturas, serem registradas ( principalmente nas minimas tao altas ) como vem ocorrendo, ver sao joaquim com minima de 20 graus, foi o mais surpreendente.

Link to comment
Share on other sites

Acho que agora vem! A chuva!

Um núcleo a noroeste daqui parece finalmente se interessar por Sarandi e região. Mas que venha de leve. Só chuva. Só falta me dar uma tormenta uma semana antes de colher o trigo. Aí eu cometo Sarakiri!! :x :lol: :o :roll:

 

Não foi desta vez... Mas tchê, tá ficando difícil a tal de "chuva" por estas bandas, depois de um período de "excessos". Espero que o padrão não esteja mudando justamente na época crítica.

Link to comment
Share on other sites

Zé, isso é Porto Alegre no verão, hehehehe

 

A grande diferença é que POA é infinitamente mais preparada para o calor do que Ctba. Enquanto em POA toda e qualquer loja, shopping, restaurante, escritório, etc, possui a/c, aqui em CTBA é dificílimo encontrar ambientes com a/c. Estou nesse momento fiscalizando um banco e estamos só na ventilação. Estou suando!! O shopping cristal está um inferno na hora do almoço. Os caras simplesmente não tem a/c capaz de dar conta no calor. Em POA todos os ambientes são gelados de novembro à março.

 

Blumenau/Indaial tem verão mais brabo que POA, palavra de uns 5 gaúcho de POA que eu conheço na cidade :)

Link to comment
Share on other sites

Velho, pessoal fala muito de clima ameno em Curitiba no verão, até hoje só fui 3x nessa cidade, e em 2 peguei calor de torrar! e um delas foi em pleno Outubro! peguei 31°C e umidade alta um calor intragável principalmente para quem estava fazendo turismo como eu, passou dos 28°C com umidade + abafamento = calor insuportável para mim, eu literalmente minha tolerância a calor e percepção de que é quente estou acima de 90% da população, sério, quase sempre sou a primeira pessoa a sentir calor, a ligar o ventilador/ar, enquanto os outros estão começando a sentir calor eu já to suando que nem macaco, odeio calor..seja ele qual for desde humildes 30°C até passando dos 40°C, o pior de tudo eh que estou no começo de Novembro e já estou enjoado do "verão" =(((

Link to comment
Share on other sites

O colega Loepa deve ter mais informações, mas acho que hoje está sendo um dos dias mais quentes do ano no Rio de Janeiro, já está 39°C no Campo dos Afonsos.

 

Por aqui a pancada de chuva parou (só atingiu alguns bairros da ZN, ZL e Guarulhos), depois de ter baixado para 25,6°C a temperatura vai se recuperando agora com a volta do sol, faz 26,5°C.

 

E está certo, foi o segundo dia mais quente.

 

Já sobre o Afonsos, bem, em março esta estação estava calibrada para registrar temperaturas bem menores para um mesmo valor de temperaura do ar, infelizmente a cada dia que passa me dou conta de que qualquer tentativa de fazer uma série histórica com dados de aeroporto aqui no Rio (observo o mesmo problema em algumas outras estações de aeroporto pelo Brasil) é uma enorme perda de tempo, o "pessol da aeronáutica" vive mexendo na calibração ou no abrigo e de forma completamente desastrada, no Santos Dumont por exemplo se pegar novembro de 2008 e comparar com 2009 é banana com maçã, fizeram alguma coisa na estação a um mês que agora a temperatura dispara logo após o nascer do sol, o que não acontece naquele local (exceto sob condições muito específicas que não foram observadas nestes dias) cercado por água. Teve um dia no final de outubro que o local teve pico de 29 graus as nove da manhã e depois não passou de 26, sem pré-frontal nem mudança do tempo, neste dia e horário ela marcou 29 enquanto os termômetros de rua ao sol no centro marcavam 25, 26.

 

Voltando ao assunto, hoje Marambaia teve 38,4 graus (maior entre as estações decentes da cidade), ficou a 0,2 da máxima do ano em março na estação Jacarepaguá, no restante da cidade as estações marcaram máximas entre 31 e 37 graus, agora o sol foi o bicho, realmente muito forte, dá de mil no de março quando fez o mesmo calor. Na serra Teresópolis pelo segundo dia seguido teve a maior mínima do ano, desta vez 20,9 graus, mais pelo efeito de encosta no local da estação que segura a mínima em noites com brisa de montanha (no vale Friburgo teve 17,4).

 

 

A AMAZÔNIA TEM SECA DEFINIDA, CHEGA AS VEZES FICAR DOIS MESES SEM CHUVA. E A PARTE OESTE A FRIAGEM FAZ PARTE DA ROTINA CLIMÁTICA.

 

Mais que que aqui, Manaus já passou mais de 30 dias sem chuva este ano, aqui sofremos para conseguir 12 dias este ano, e uma vez só, agora na primavera nem 5 dias passa sem chover. Raramente pode passar 30 dias sem chuva em alguns bairros daqui, e curiosamente nos últimos 50 anos um dos meses mais propícios foi fevereiro.

Link to comment
Share on other sites

Ontem choveu fraco à noite: 1,5mm.

A máxima atingiu 31.5°C, mesmo com muitas nuvens.

Hoje amanheceu com 20.1°C, céu densamente nublado e agora, céu com muitas nuvens, limpando (parece que sim) e 23.2°C.

 

XGPX.png

 

Se depender desta tendência, o calor volta e faz uma rápida passagem na 3ª feira que vem :roll: .

 

Esta abaixo diz que o calor quase não dará trégua no mês de novembro. Mas, é muito pouco confiável previsões de 30 dias...se nem para 7 dias acertam direito

 

04749W2158S.png

Link to comment
Share on other sites

A MÍNIMA DE 20,0 FOI PARA O ESPAÇO, DE NOITE BAIXOU PARA 15,8°C

 

CTBA TEM UM VERÃO MAIS PARA QUENTE QUE AMENO, NÃO QUENTE COMO O LITORAL OU A´REAS BAIXAS, MAS LONGE DE SER AMENO AO PÉ DA LETRAS. VERÃO AMENO SÃP OS DAS ÁREAS ACIMA DOS 1100/1200 m, ONDE RARAMENTE PASSA DOS 30/31 E AS NOITES FICAM ABAIXO DOS 17/18 E MUITAS VEZES ABAIXO DOS 13. ATÉ FRAIBURGO FAZ CALOR E TEM MUITAS NOITES RELATIVAMENTE DESAGRADÁVEIS E É UM POUCO MENOS QUENTE QUE CTBA.

 

FRESCO REALMENTE AMENO, É AQUI, REGIÃO DE CAMPOS DO JORDÃO, CAMPOS DE PALMAS ACIMA DOS 1100 M. O RESTO É VERÃO AMENO A QUENTE.

 

Era realmente isso que eu pensava hehehe

Link to comment
Share on other sites

Acabou a onda de calor!!!!

 

Aonde que acabou?

 

em Cascavel!

 

Comparativo entre os dias:

 

22.8° C 11h50 de sexta feira

31.6° C 11h50 de quinta feira

33.6° C 11h50 de quarta feira

34.9° C 11h50 de terça feira

Vem caindo uma chuvinha também!

 

TERÇA FEIRA = 0,5mm

QUINTA FEIRA = 3,6mm

SEXTA FEIRA = 3,6mm (até agora)

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Outra pancadinha mixuruca, só que agora o vento ficou mais "consistente" e temos trovoada à N-Ne... O caso é que todo o avanço vem de E-Se e, no geral, por aqui nosso consagrado "chovedouro" é de W-No-N...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Agora sim "baixou" por aqui... Já chove há uns cinco minutos... Uma boa pancada... Até fiquei estarrecido de ver 18.4mm no INMET e aqui eu estava só com 5mm... Vamos ver quando parar um pouco porque parece ser MUITA chuva... Apesar de calma...

 

Marcelão, mais uma vez BINGO!!!!!! :lol:

 

Volta a chover em Sarandi. Temperatura em agradáveis 23 graus.

Cool! 8-)

 

Te falei... :lol: E parece que vai "bombar" por aí agora...

 

P.S: Aqui 13mm de pancada... Agora eu tenho 18mm...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Aqui "tá que tá"... Após a boa pancada, fiquei estarrecido com as atualizações do INMET: 0.8mm; 18.4; 10 e 11.8; somando 41mm :( ... Pensei que iria refrescar... Que nada, o sol veio com tudo e BASM registra 23°C com INMET registrando 23.7°C na Automática... Também registrou rajada na ordem de 55Km/h ainda há pouco por ocasião da forte instabilidade que passou à Ne... Aguardemos, pois enquanto termino de digitar volta à escurecer para Se-E-Ne e os cerros estão cobertos por nevoeiro... :? (http://pt-br.tinypic.com/m/67tw0k/2)

 

Agora (15:44) outra bela pancada!!!!!! Mas estou com ventiladores à "pleno vapor", não me dou bem com calor... A rima não foi proposital... :lol:

 

Saludos y Suerte!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Estive em SJ certa vez em JULHO, cuja mínima foi 10ºC. Já peguei 28ºC em Julho em Canela, na primeira vez que fui, além de uns 27ºC também em Julho no Encontro Nacional do BAZ.

 

Já passei uma noite em Cambará do Sul com mínima de 15ºC, também no mês mais frio ano.

 

Se Ctba registrar 40ºC como sempre faz no Vale ou em muitas cidades do RS, estaria decretado estado de calamidade pública... :lol: :lol: :lol:

Acontece. No terrível encontro do BAZ em 2006 pegamos o dia mais quente do inverno em SJ com 24°. Foi dose. Pior foi pegar aquele vento forte no morro do BAZ com 19°, ar seco e sol na cabeça. Fiquei até doente.

 

Se fizer 40° em Curitiba vai dar morte no Brasil e a neve de Soledade finalmente começará a derreter. :D

 

Por aqui mais uma tarde agradável com céu praticamente nublado, alguma névoa e 30,1° com 64%. Tivemos forte pancada de chuva depois do meio-dia, mas passou rápido. Pressão caindo e está em 1003,6 mb. Venta de ONO a 3,5 km/h.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

O dia amanheceu bastante abafado, mas a maior cobertura de nuvens impediu um aumento elevado da temperatura, ou seja, estava bem agradável, principalmente devido ao vento moderado. No entanto, há certca de meia hora o céu escureceu bastante e choveu um pouco. Resultado: o tempo abriu, parou o vento, umidade alta e uma terrível sensação de calor agora. :x

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

24°C com vento à 14.8Km/h na BASM; INMET com 24.3°C para um indicativo de 25.3°C; registro de rajada em 23.4Km/h e 43mm de acumulado... Aqui tenho 30mm... Pelo menos o ventinho está ajudando à dar "um alívio"...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Incrivel o que está chovendo na região leste da cidade... o INMET agora registra 52mm... "Se foram" os 60mm que os modelos jogavam aqui para dois dias :lol:... Aqui, sob outra pancada muito forte e com muitas descargas fui à 60mm :o ... Agora parece que o céu "desandou"... :shock: Considerando, são 30mm em uma única pancada e ainda chove muito...

 

SBSM: 23°C; vento em 14.8Km/h... INMET 22.3°C com indicativo de rajada em 21.4Km...

 

Bah! Tomasini... Se aqui já "estourou" o previsto, fico pensando nas projeções de 100mm aí para cima :lol:... E o trigo como é que fica????? :x

 

Saludos y Suerte!!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Há um núcleo forte de instabilidade na região de Soledade e outra nos Aparados da Serra. Os demais núcleos são bem ativos mas menos intensos. Já o NE de SC, o litoral de PR e o litoral S de SC (entre Laguna e Florianópolis, pegando Garopaba em cheio) tem núcleos muito intensos!!

 

Aqui em POA está aberta a conexão Manaus-Porto Alegre! Depois de atingir 30,2° com u.r. mínima de 63%, agora chove fraco com 26,2° e 84%. P.o. de 23,2°. Enfim, um dia amazônico brando. Pior que mal venta. Tenho "rajada" de SE a 3,2 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.