Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - NOVEMBRO 2009


Recommended Posts

  • Replies 798
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Hoje temos um dia quente aqui em Matão. Ontem à noite, muitas trovoadas e chuva moderada bem rápida. Acumulou 0.5mm. A mínima foi 20.3°C e a máxima até o momento foi 33.0°C. Há poucas nuvens e a UR está levemente elevada, 47%.

 

Hoje voltando da escola ( com UR 78% ), vim resmungando: poxa vida, que calor infernal...deve estar uns 34°C. Que nada, cheguei e vi que estava 30.8°C, mas com uma UR dessa qualquer um confunde.

 

Abraços.

Que porcaria, hein? Cheguei em casa todo suado, com a camiseta BRANCA grudando nas costas e o corpo pegajoso. Descrição desagradável, não? Quando vi estava 28,9° com 64%. Nem tão quente, mas essa umidade maldita faza gente suar a NÃO secar. É evidente que meu humor baixa o nível. É dose!! :evil:

 

Agora piorou: 29,4° com 63%. Venta de ESE a 17,1 km/h e há bastante nebulosidde. Minha mínima ficou em 19,3°.

 

Abraços desconfortáveis!

Link to comment
Share on other sites

Hoje temos um dia quente aqui em Matão. Ontem à noite, muitas trovoadas e chuva moderada bem rápida. Acumulou 0.5mm. A mínima foi 20.3°C e a máxima até o momento foi 33.0°C. Há poucas nuvens e a UR está levemente elevada, 47%.

 

Hoje voltando da escola ( com UR 78% ), vim resmungando: poxa vida, que calor infernal...deve estar uns 34°C. Que nada, cheguei e vi que estava 30.8°C, mas com uma UR dessa qualquer um confunde.

 

Abraços.

Que porcaria, hein? Cheguei em casa todo suado, com a camiseta BRANCA grudando nas costas e o corpo pegajoso. Descrição desagradável, não? Quando vi estava 28,9° com 64%. Nem tão quente, mas essa umidade maldita faza gente suar a NÃO secar. É evidente que meu humor baixa o nível. É dose!! :evil:

 

Agora piorou: 29,4° com 63%. Venta de ESE a 17,1 km/h e há bastante nebulosidde. Minha mínima ficou em 19,3°.

 

Abraços desconfortáveis!

 

Por aqui ta a memsa coisa.

Céu nublado, 28° C e 70% URA... Vento NNE a 14km/h

Link to comment
Share on other sites

E hoje a tarde foi bastante desagradável em todo o Paraná: Olha só o valor mais elevado do ponto de orvalho hoje:

 

44468953.png

 

Olhando pelo mapa as áreas mais críticas hoje, mais desagradáveis foram nas mediações das cidades de Cianorte, Umuarama, Terra Rica, Icaraíma e Diamante do Norte. Menos úmido em Curitiba

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Esta tarde finalmente temos tempo mais estável, nenhuma das nuvens ameaça chuva o vento está fresco (27 graus, parece 25), deve esquentar novamente no final de semana, aqui na capital nos últimos 3 dias choveu mais de 100 mm na região de Guaratiba e Tanque, em alguns pontos da Baixada Fluminense quase 300 mm (uma estação teve 150 mm em 7 horas).

 

Bom dia, mínima de 14.8ºC na minha estação de CDJ.

Voces viram a nevasca em Shanghai ontem? Caiu o mundo lá, a maior nevasca em 54 anos!

 

Abraços

 

Bom dia, CDJ no Inmet ficou com 15,1...

 

Quanto a Shanghai , vi a nevasca Joao...impressionante.

 

 

Mas isto foi em Pequim, para produzir neve em Xangai com as temperaturas que tem feito por lá (dia 10 de 14 a 20 graus, dia 11 de 13 a 17 graus) só com ajuda de tecnologia obscura desenvolvida pelos químicos do governo chinês para o projeto de modificação do tempo (ia fazer o maior sucesso no BAZ, neve com 20, 30 graus). Dizem que foi a maior desde o início das medições na capital chinesa, pouco mais de 20cm.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

E a previsão da RBS no JA???

 

Deu até as cidades que seriam as mais atingidas por tempo severo entre amanhã e sábado!!! Será???

 

O GFS indica CAPES de 2500 para certas regiões :shock:... Tudo "iniciaria" hoje pela madrugada...

 

E tu, tome tento! :mrgreen: :lol: :lol: :lol:

 

Mas BAH!!!... "Larguei o homem de mão"... É um raio "X"... :lol: :lol: :lol:

 

Um absurdo o que os chineses estão a aprontar.

 

Enquanto os chineses querem aumentar as precipitações, o governo russo planeja REDUZIR a quantidade de neve no inverno de Moscou através da modificação do tempo, realmente preocupante.

 

E o governo brasileiro vai dar "bolsa celular" e "bolsa presidio" :lol: :lol: :lol: :lol: ... SETECENTOS E CINQUENTA A "Bolsa Presidio" :twisted: :lol: :lol: :lol:

 

Muito nublado por aqui e "ventoso"... Batemos 29°C... Agora SBSM com 25°C; 79%; 1007 e vento à 7.41Km/h... INMET 26.2°C; 74%; 1006; 6.84Km/h com indicativo de rajada em 23Km...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Voces viram a nevasca em Shanghai ontem? Caiu o mundo lá, a maior nevasca em 54 anos!

 

Abraços

 

Bom dia, CDJ no Inmet ficou com 15,1...

 

Quanto a Shanghai , vi a nevasca Joao...impressionante.

 

 

Mas isto foi em Pequim, para produzir neve em Xangai com as temperaturas que tem feito por lá (dia 10 de 14 a 20 graus, dia 11 de 13 a 17 graus) só com ajuda de tecnologia obscura desenvolvida pelos químicos do governo chinês para o projeto de modificação do tempo (ia fazer o maior sucesso no BAZ, neve com 20, 30 graus). Dizem que foi a maior desde o início das medições na capital chinesa, pouco mais de 20cm.

 

Não neva desse jeito em Xangai nem com reza braba de baziano, he he he! Pequim tem clima temperado continental clássico, com invernos nivosos, algo entre Chicago e NY. Já Xangai tem clima subtropical chinês clássico, com médias de inverno semelhantes a Houston no Texas.

Link to comment
Share on other sites

No site da WMO tem as seguintes médias de janeiro:

 

Houston: 4,3/16,1/10,2

 

Shanghai: 0,5/7,7/4,1

 

Mas a mínima absoluta é de -15 em Houston e -13 em Shanghai...

 

Sobre a neve, neva mais em Shanghai do que Houston, mas não que neve muito na cidade chinesa (na verdade neva bem pouco), é que em Houston neva pouquiíssimo, desde o início das observações a cidade só teve uma grande nevasca em 1895 e uma nevada média nos nos anos 60, embora ano passado tenha nevado fraco em dezembro na cidade com pequena acumulação local e em 2004 tenha nevado bem ao sul da cidade no litoral do Golfo do México.

 

Pequim tem frio suficiente mas neva pouco pois quase não precipita no inverno, as médias mensais de precipitação derretida entre novembro e março ficam abaixo de 10 mm, e o mês mais frio tem média de 2 mm de precipitação, quase todo ano neva em Pequim mas é neve rala, estas nevadas de novembro agora foram "bombadas" pelo governo, nunca saberemos como teriam sido sem a semeação das nuvens.

 

Agora vou parando com o off... :oops:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Zé, engano seu! Xangai tem média de 3C em janeiro. Isso pouco acima do paralelo 30S!

 

Será? Eu tenho uma planilha (que eu não sei se tirei do Wunderground ou do Weather Channel) que dá 8oC pra Xangai em Janeiro...

 

Pardon!

 

Acabei de ver minha planilha... É 8oC de média de máximas ,he he he... :shock: E 1oC de média de mínimas em Janeiro! Isso a 31oC! PQP!]

 

Para o João Delai: a causa para tanto frio a esta latitude é a Alta Pressão Polar mais Violenta e Continental do Mundo: A alta da Sibéria!

 

O interessante é que "a quebra" de clima subtropical para o Tropical não se dá- tão abruptamente quanto nos EUA, além de ocorrer mas em uma latitude menor.

West Palm Beach, a 26,5oN na Flórida, já tem média do mês mais frio acima de 18oC (Miami a 25,5o N tem 21oC, igual ao Rio de Janeiro).

Hong Kong, a 22,5oN tem média de janeiro igual a 15o,XC (similar a julho em Floripa, a 27oS), ou seja, ainda é subtropical por definição, mesmo estando na região intertropical! A quebra mais abrupta parece ficar entre o clima temperado continental e o subtropical chinês, pois toda a área entre 28oN e 21oN está na região de médias de mês mais frio entre 10oC e 18oC ao nível do mar.

Link to comment
Share on other sites

Zé, engano seu! Xangai tem média de 3C em janeiro. Isso pouco acima do paralelo 30S!

Porque todo esse frio numa latitude tão baixa?

Todo o leste da China é composto por planícies e alguns planaltos. E ao norte há a Sibéria. Isso que o Himalaia força o frio para o leste e desorganiza a massa de ar quando corre para o sul, além dos que há enormes planaltos ao N da China e na Mongólia.

 

Aqui em casa tive máxima de 29,6° com 61%. Agora bate um ótimo vento SSE a 5,6 km/h. Faz 22,6° com 84% e 1007,9 mb.

 

Abraços sínicos!

Link to comment
Share on other sites

Isso, foi em Pequim. Agora Shanghai tem neve no inverno sim, e emm todo inverno.

Campos do Jordao amanheceu com 13,6ºC de minima.

Abs

 

Inmet/Aut: 14,5

 

Horto: 13,0

 

Acho que nestes dias de verão, muito mais úmidos e nublados, não apresentarão muitas diferenças entre o INMET e a Tuccistation. O forte de CDJ é a estabilidade atmosférica e a potencialização do efeito baixada aliada à altitude. Isso só no inverno.

Link to comment
Share on other sites

Isso, foi em Pequim. Agora Shanghai tem neve no inverno sim, e emm todo inverno.

Campos do Jordao amanheceu com 13,6ºC de minima.

Abs

 

Inmet/Aut: 14,5

 

Horto: 13,0

 

Acho que nestes dias de verão, muito mais úmidos e nublados, não apresentarão muitas diferenças entre o INMET e a Tuccistation. O forte de CDJ é a estabilidade atmosférica e a potencialização do efeito baixada aliada à altitude. Isso só no inverno.

 

Exato, as coisas se equalizam. A baixada é muito mais fria que o topo no inverno. É por isso que o INMET descola de todo mundo nessa época.

 

PS: É o INMET que descola geral, não eu, nem Horto nem CPTEC.

Link to comment
Share on other sites

Caiu o mundo em POA a partir das 9:40. Escureceu a cidade, as luzes acenderam e uns 3 ou 4 raios caíram perto do ônibus em que eu estava. Houve pequenos alagamentos na Bento Gonçalves (onde passei no momento), e no bairro Santo Antônio a água corria como um rio!!!! Também faltou luz por lá.

 

Aqui em casa nem passei dos 24,1°. E a prova de que a mínima de 22,0° durante a madrugada é efeito do ar quente e úmido, nem a enxurrada fez a temperatura baixar disso. :roll: Agora faz 22,7° e venta de ENE a 4,8 km/h. A maior rajada foi de 36,5 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Mais um dia impossibilitado de iniciar a colheita do trigo. E com mais estas chuvas deste final de semana, a lavoura irá detonar LEGAL! Novamente estou levando no rabo de forma impiedosa! E ainda tem gente que acha que lidar com agricultura é moleza.

 

[Moderado]

 

Agricultura é definitivamente um negócio para quem tem nervos de aço!! Os meus? Em frangalhos é óbvio.

Sds.

 

Pois é cara... Sou solidário na tua indignação... Mas, CALMA!!!!!

 

Por aqui de manhã passou um temporal que avançou ao N-Ne... Abriu sol e tivemos um manhã horrível... Para ter-se um idéia, SBSM atualizou em 29°C com 66% de URA e INMET em 28.8°C com 72%... Aguardemos as próximas atualizações, pois novamente tá muito nublado com "cara de já vai chover"...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Caiu o mundo em POA a partir das 9:40. Escureceu a cidade, as luzes acenderam e uns 3 ou 4 raios caíram perto do ônibus em que eu estava. Houve pequenos alagamentos na Bento Gonçalves (onde passei no momento), e no bairro Santo Antônio a água corria como um rio!!!! Também faltou luz por lá.

 

Aqui em casa nem passei dos 24,1°. E a prova de que a mínima de 22,0° durante a madrugada é efeito do ar quente e úmido, nem a enxurrada fez a temperatura baixar disso. :roll: Agora faz 22,7° e venta de ENE a 4,8 km/h. A maior rajada foi de 36,5 km/h.

Os estouros estão de volta!! Fortes trovoadas por aqui! A instabilidade da Laguna dos Patos está chegando em POA. Ainda faz 22,7° e volta a chover. Vento a ENE a 7,7 km/h e pressão em 1008,9 mb.

 

Abraços pra mim mesmo!

Link to comment
Share on other sites

Não para de chover em Juiz de Fora ! Desde às 22 horas começou uma precipitação que

varia de moderada a forte, e é realmente significativo, já deve ter dado mais de 40mm.

Tomara que não cause prejuízos.

 

Infelizmente causou :(

2 pessoas morreram num desabamento, e 1 ficou ferida. O volume de chuva, segundo

a defesa civil, foi de 70mm. Ainda não fiz o cálculo do meu pluviômetro.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Muita chuva, raios e vento forte por aqui... Segundo o setor de metorologia da BASM o vento chegou à 60Km/h, embora SBSM reporte 37Km... Aqui choveu 21mm apenas para o que parecia ser muito mais devido a intensidade que passou ao Sul... INMET com 26°C; 0.2mm e indicativo de rajada em 7.56Km/h :lol:.. Foi uma chuva tangencial de W-N para So-S-Se...

 

Atualização (15:33) da BASM indica 20°C; vento à 18.52Km/h; 1010 hPa...

Está muito abafado... :? :lol:

 

Atualização 16:00h: SBSM 20°C, e realmente refrescou legal :mrgreen:; vento à 7.41Km/h... INMET 20.9°C; vento à 9Km/h com indicativo de rajada, nas das 15:00 e 16:00h, 52.53Km e 30.4mm... Aqui 21mm com céu carregadíssimo para W-No-N-Ne-E-Se e uma barra limpíssima à So-S...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Mais uma máxima para o top 10 das mais altas do ano por aqui :roll: .

A máxima chegou a 35.8°C, com sol muuito forte.

Para se ter uma ideia, voltando da academia, 2km de caminhada com sol na cara, fiquei com os braços e o rosto queimado :oops: . E olha que eu sou muuuuuuuuito branco :lol: :lol: .

 

Agora 35.0°C

Link to comment
Share on other sites

Aqui mais um dia de muitas nuvens com algumas aberturas, o vento estava amenizando bem no centro da cidade onde a temperatura era de 28 graus no íncio da tarde, aqui na ZN também relativamente fresco com sol encoberto agora, neste final de semana esquenta podendo novamente chegar aos 35 graus nos bairros mais quentes, enquanto as chances de chuva aumentam entre domingo e segunda.

 

Não para de chover em Juiz de Fora ! Desde às 22 horas começou uma precipitação que

varia de moderada a forte, e é realmente significativo, já deve ter dado mais de 40mm.

Tomara que não cause prejuízos.

 

Infelizmente causou :(

2 pessoas morreram num desabamento, e 1 ficou ferida. O volume de chuva, segundo

a defesa civil, foi de 70mm. Ainda não fiz o cálculo do meu pluviômetro.

 

A convencional do Inmet teve 91,8 mm e aqui no estado Cordeiro teve 98 mm, enxurradas localizadas voltaram a ocorrer na noite passada (desta vez sem pegar a RMRJ, apesar disso algumas áreas continuam alagadas em Caxias), no interior do estado cidades como Tres Rios a e Miguel Pereira tiveram 100 mm em poucas horas, assim como Penedo (distrito de Itatiaia) que foi parcialmente inundada.

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Tivemos e estamos tendo literalmente um clima amazonico aqui na regiao,elevada URA,cujo valor nao baixou dos 70% com sensaçao termica maxima de 36°c.Oocrreram varias pancadas de chuva ao longo do dia e o sol voltou a brilhar forte apos as 17:00 horas,elevando bem a temperatura.

 

TEMP.MIN: 21.6[bAIXADA] 21.6[iNMET] 21.8[PARQUE] 22.2[CENTRO]

TEMP.MAX: 30.1[bAIXADA] 28.3[iNMET] 27.7[PARQUE] 29.7[CENTRO]

PREC.ACUM: 18.2MM[bAIXADA] 17.4MM[iNMET]

 

Foi a primeira vez que a minima esteve tao parelha nos 4 pontos da cidade[desde o inicio das mediçoes],com diferença maxima de apenas 0.6°c.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Santa Maria sob chuva e muito vento, parar variar... No temporal da madrugada INMET registrou rajada na ordem de 66Km/h... Aqui acumulo 48mm desde então. Somados aos 34mm de ontem já são 82mm... :shock: e ainda temos muita chuva pela frente...

 

Agora SBSM registra 20°C e vento à 16.67Km/h... INMET (Auto.) 21°C; vento à 15.2Km/h com indicativo de rajada em 25.56Km...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Destaque até agora da chuva no sul é São Borja que acumulou 103 mm nas últimas 5 horas, cidade que tem sido uma das mais secas do RS neste ano e a chuva acumulada em 2009 deve estar muito abaixo da média, o Inmet mostra que o mês mais chuvoso do ano (setembro) teve apenas em torno de 130 mm, quer dizer, só nas últimas 5 horas já choveu quase o total do mês mais chuvoso do ano até outubro, novembro agora tem mais de 200 mm.

 

Aqui temso sol com algumas nuvens e névoa seca, a temperatura está mais alta que nos dias anteriores e boa parte da cidade já passava dos 30 graus as 11:00, não deve chover hoje na capital, mas pode chover isoladamente nas serras.

Link to comment
Share on other sites

Eu, inocente, fui ao Centro comprar o ingresso do filme Lua Nova. Saí de casa com a temperatura estabilizada em 34.8°C e uma máxima de 35.1°C. Pois vocês acreditam que a máxima subiu quase 1°C, chegando a 35.9°C?

Pois é, acho que foi um complô atmosférico contra mim viu. :roll:

A TEMPERATURA ESPEROU EU SAIR DE CASA PARA SUBIR :lol: :lol: :lol:

 

(Descontração detected)

 

At this moment, 35.4°C.

Link to comment
Share on other sites

Em Matão, madrugada mais abafada desde janeiro de 2005. A mínima foi de 25.1°C. Máxima de 28.1°C à meia noite de ontem. Agora, nublado e 26.3°C.

Aqui foi muito abafado também, mas um pouco melhor. Mínima de 22,5ºC e no momento 26ºC, porém com muita umidade - 80-90% dependendo da estação.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.