Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - NOVEMBRO 2009


Recommended Posts

  • Replies 798
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Mínimas pelo RS:

 

7.0 Bagé

7.4 Santana do Livramento

7.7 Jaguarão

8.4 Canguçu

8.9 Caçapava do Sul

10.5 Quaraí

10.8 São Gabriel

11.3 Alegrete

11.3 Canela

12.1 Uruguaiana

12.4 Santiago

12.5 Camaquã

12.9 São José dos Ausentes

13.3 Bento Gonçalves

13.5 Santa Maria

13.5 Vacaria

13.6 Soledade

13.9 Lagoa Vermelha

14.2 São Borja

14.3 Cruz Alta

14.5 Passo Fundo

14.8 Palmeira das Missões

14.8 Rio Pardo

15.1 Erechim

15.4 São Luiz Gonzaga

15.5 Santo Augusto

16.1 Porto Alegre

16.5 Mostardas

17.4 Frederico Westphalen

18.1 Torres

18.2 Tramandaí

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Lucas, El Hombre Show y sus Mapas... DIEZ!!!! ;)

 

Ricardo, "tá Flórida"... Boa, muito boa... :lol: :lol: :lol:...

 

Santa Maria, Céu parcialmente nublado, com sol e amenidades... Amena cidade... Cidade amena... Putz, mano Mafili, não consigo ser concretista... :lol:

 

Atualização das 14:00h (13:00) SBSM: 19ºC; 73%; Vento à 11,11Km/h; 1012hPa... INMET (Aut.) 19.3°C; 71%; 1011 hPa; vento à 11.52Km/h com indicativo de rajada em 21.24Km...

 

VOLTOU A PRIMAVERA!!!! (Só para contrariar :lol: :lol: :lol:)

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Derretendo aqui no Rio hj...

A máxima na minha casa foi de 38.3C e a mínima 26.7C.

Agora 00:32h faz 29.7C no abrigo!

Dentro de casa (sala): 32.7C :evil:

No quarto com ar ligado 24.5C. :cry:

Tá flórida... rs.

Pior que a Flórida é mais "agradável" do que isso: lá também não baixa dos 26° no verão, mas se a máxima bate 35° é muito!!

 

Por aqui esfriou um bocado. Faz 17,8° com tempo nublado e vento E a 6,6 km/h. Devo ficar em 16° de mínima. Que beleza!

 

Abraços "floridianos"!

 

NANEI!!! :D

 

Com certeza, prefiro o verão da Flórida Marcos... rs.

Hj por aqui tá "Florida" again! :lol:

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Lucas, El Hombre Show y sus Mapas... DIEZ!!!! ;)

 

Ricardo, "tá Flórida"... Boa, muito boa... :lol: :lol: :lol:...

 

Santa Maria, Céu parcialmente nublado, com sol e amenidades... Amena cidade... Cidade amena... Putz, mano Mafili, não consigo ser concretista... :lol:

 

Atualização das 14:00h (13:00) SBSM: 19ºC; 73%; Vento à 11,11Km/h; 1012hPa... INMET (Aut.) 19.3°C; 71%; 1011 hPa; vento à 11.52Km/h com indicativo de rajada em 21.24Km...

 

VOLTOU A PRIMAVERA!!!! (Só para contrariar :lol: :lol: :lol:)

 

Saludos y Suerte!

 

Fala Zeca...

Só brincando mesmo pra aguentar esse verão daqui! :)

Agora faz 36.8C e 37% de U.R lá fora;

Dentro de casa faz 32.0C e 43% de U.R.

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Fala Zeca...

Só brincando mesmo pra aguentar esse verão daqui! :)

Agora faz 36.8C e 37% de U.R lá fora;

Dentro de casa faz 32.0C e 43% de U.R.

Sds.,

 

"Tá flórida" aí mesmo :lol:...

 

Atualização das 15:00: SBSM 19°C... INMET: 19.8°C e rajada em 21.6Km/h... O resto as mesmas anteriores...

 

Aqui TÁ UMA BELEZURA!!!!! :)

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Zeca: Estes São os dados da automática do Inmet...Santa Maria.

Eu não sei editas editar isto...colocar numa barra de rolagem.

Ou você edita para mim...não cita...depois eu apago.

Ou copia me avisa....eu excluo a mensagem.

não tem cabimento uma tripa desta.

 

OK!!! Copiei... Tá salvo, se precisares me pede... Sharon Tate manda lembranças :lol:...

 

Já tenho 37.3C agora! :oops:

Quase o dobro daí Zeca... :cry:

:o :shock: :?

 

Vou ligar para Eólo e pedir que ele mande Nótus arejar vocês um pouco :lol: :lol: :lol:

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Por aqui na zona norte do Rio tenho no momento 37,3°C após a máxima já ter chegado a 38,2°C(ontem foi ainda pior: 38,6°C, a maior do ano), mais supreendente ainda é a mínima: 29,4°C, a maior desde 6/3/2006 aqui em casa, mas ainda há uma pequena esperança de que ela seja alterada, caso a chuva realmente chegue ainda hoje.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas pelo RS:

 

7.4 Santana do Livramento

...

16.1 Porto Alegre

Coitada da minha mãe. Disse que ela pegaria algo como 11°/12° em Livramento hoje pela manhã. Ela saiu de POA às 23 h com chuvisco e 19° e chegaria por lá às 5:30. Pelo visto desceu do ônibus com "fumaça" saindo da boca! :shock:

 

Aqui em casa deu 16,7° de mínima. O dia está agradabilíssimo!! Faz 22,4° com 57% e venta de SE a 2,7 km/h. Sol e nuvens. Uma beleza!!

 

Abraços agradáveis!

Link to comment
Share on other sites

Por aqui na zona norte do Rio tenho no momento 37,3°C após a máxima já ter chegado a 38,2°C(ontem foi ainda pior: 38,6°C, a maior do ano), mais supreendente ainda é a mínima: 29,4°C, a maior desde 6/3/2006 aqui em casa, mas ainda há uma pequena esperança de que ela seja alterada, caso a chuva realmente chegue ainda hoje.

TREVAS EM :oops: E eu achando insuportável sair de casa esses dias com 24° as 7h :?

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Coitada da minha mãe. Disse que ela pegaria algo como 11°/12° em Livramento hoje pela manhã. Ela saiu de POA às 23 h com chuvisco e 19° e chegaria por lá às 5:30. Pelo visto desceu do ônibus com "fumaça" saindo da boca! :shock:

Abraços agradáveis!

Hááá essas "Véias maravilhosas"... Aqui, dormimos de edredon :lol:... A minha "véia", hoje com 79 anos, disse lembrar que quando ela tinha 12/13 anos, lá pelos idos de 1942/43, os "outubros, novembros, dezembros e janeiros" (???) eram muito chuvosos e FRIO!!!!... Tanto que várias lavouras eles colhiam "na correria" para não perderem ou por causa da chuvarada ou por causa do frio...

 

Para não dizer que "não falei de flores"... Está "escurecendo/acinzentando" de E como se fóssemos ter outra garoada por aqui e um baita sol à W-No... :lol: :lol:

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Após a madrugada mais quente em mais de um ano a mínima já está sendo alterada em vários bairros da cidade, agora pouco choveu fraco em parte da zona norte com registro de trovoadas localizadas (aqui nada). Santos Dumont tem 26 graus agora, a mínima da madrugada foi 28 graus.

 

Pior que a Flórida é mais "agradável" do que isso: lá também não baixa dos 26° no verão, mas se a máxima bate 35° é muito!!

 

 

Depende, no inteiror da Flórida pode passar de 35 graus por dias a fio em algumas épocas (este ano um junho Miami teve maior máxima de 37 graus mas uma cidade um pouco mais para dentro bateu nos 41 graus), e em média o verão de Miami é mais quente que o Rio de Janeiro, talvez porque Miami senha banhada por mares a 30 graus e o Rio por mares a 20/22 graus, este ano o mês mais quente no Galeão foi fevereiro com médias de 31/27/23 (máx, min, med simpels), em Miami foi agosto (33/30/26), se pegar o centro do Rio a diferença foi maior ainda (29/26/23 no SD também em fevereiro), quem não gosta de calor não deveria trocar o nosso verão pelo do sul da Flórida (já quem gosta de praia tropical sim), além disso os índices de umidade são mais altos e o abafamento também (em Miami), mínima acima de 25 graus é frequente em Miami no auge do verão, aqui só em picos, é mais comum 21/24.

 

A média simples do mês mais quente do ano em Miami é igual a de Bangu (bairro mais quente do Rio), só que com mais umidade lá deve parecer pior (e o aero de Miami fica bem mais perto do mar que o nosso bairro de Bangu), já comparando o mês mais quente do ano com as normais do centro do Rio dá: 24,9/32,1/28,5 (Miami julho), 23,5/30,2/26,85 (Rio fevereiro).

 

Outra coisa: este ano Miami teve média de 28 graus em OUTUBRO, enquanto o mês mais quente no Rio (fevereiro) ficou na casa dos 26 ou 27 graus, já agosto último teve média de 29/30 graus em Miami, ou seja, em 2009 Miami foi ainda mais quente que o Rio comparando com a média.

 

Já no frio de inverno eles ganham mesmo, em 2009 a mínima absoluta de Miami Beach foi 2,9 graus, enquanto Copacabana teve mínima absoluta de 15/16 graus...(sem comentários), mas este frio deles vem em ondas bastante esporádicas, a média do mês mais frio em Miami fica só um pouco abaixo da nossa, e quando entra umidade e ar tropical (o que não é nem um pouco infrequente no sul da Flórida até em jan/fev) não são raras as mínimas acima de 20 graus no inverno deles.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Pois por aqui até pancada de garoa mais forte teve... Juntou 4mm e somando ao que já tinha de acumulado são 129mm... Seguimos com 17°C (SBSM); 1012 hPa e vento à 7.4Km/h; INMET 18.9°C; indicativo de rajada em 17.6Km e registro de apenas 0.4mm até o momento

 

À propósito... Mano Mafili, meu tipo é A-peritivo :lol:

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

As webcams do DER mostram bastante chuva sobre o litoral paulista e na região da capital, aqui um núcleo de chuva se formou no extremo leste da cidade no final da tarde mais saiu fora sem precipitar em mais de 90% da mesma, no momento céu com nuvens finas, sem chance de chuva nas próximas horas, até agora a única mudança é que a noite está mais fresca que as últimas. Amanhã pelas previsões vai chover, mas nada grande, depois provavelmente teremos uma temporada modorrenta com instabilidades fracas e frequentes e temperaturas variando entre "ligeiramente abafadas" e "frescas", e lá para o dia 22/23 a porcaria do modelo de 15 dias do CPTEC (o único que consulto para mais de uma semana) coloca algo interessante, o que a esta altura não significa nada pois ainda vai mudar dezenas de vezes.

Link to comment
Share on other sites

Após a madrugada mais quente em mais de um ano a mínima já está sendo alterada em vários bairros da cidade, agora pouco choveu fraco em parte da zona norte com registro de trovoadas localizadas (aqui nada). Santos Dumont tem 26 graus agora, a mínima da madrugada foi 28 graus.

 

Pior que a Flórida é mais "agradável" do que isso: lá também não baixa dos 26° no verão, mas se a máxima bate 35° é muito!!

 

 

Depende, no inteiror da Flórida pode passar de 35 graus por dias a fio em algumas épocas (este ano um junho Miami teve maior máxima de 37 graus mas uma cidade um pouco mais para dentro bateu nos 41 graus), e em média o verão de Miami é mais quente que o Rio de Janeiro, talvez porque Miami senha banhada por mares a 30 graus e o Rio por mares a 20/22 graus, este ano o mês mais quente no Galeão foi fevereiro com médias de 31/27/23 (máx, min, med simpels), em Miami foi agosto (33/30/26), se pegar o centro do Rio a diferença foi maior ainda (29/26/23 no SD também em fevereiro), quem não gosta de calor não deveria trocar o nosso verão pelo do sul da Flórida (já quem gosta de praia tropical sim), além disso os índices de umidade são mais altos e o abafamento também (em Miami), mínima acima de 25 graus é frequente em Miami no auge do verão, aqui só em picos, é mais comum 21/24.

 

A média simples do mês mais quente do ano em Miami é igual a de Bangu (bairro mais quente do Rio), só que com mais umidade lá deve parecer pior (e o aero de Miami fica bem mais perto do mar que o nosso bairro de Bangu), já comparando o mês mais quente do ano com as normais do centro do Rio dá: 24,9/32,1/28,5 (Miami julho), 23,5/30,2/26,85 (Rio fevereiro).

 

Outra coisa: este ano Miami teve média de 28 graus em OUTUBRO, enquanto o mês mais quente no Rio (fevereiro) ficou na casa dos 26 ou 27 graus, já agosto último teve média de 29/30 graus em Miami, ou seja, em 2009 Miami foi ainda mais quente que o Rio comparando com a média.

 

Já no frio de inverno eles ganham mesmo, em 2009 a mínima absoluta de Miami Beach foi 2,9 graus, enquanto Copacabana teve mínima absoluta de 15/16 graus...(sem comentários), mas este frio deles vem em ondas bastante esporádicas, a média do mês mais frio em Miami fica só um pouco abaixo da nossa, e quando entra umidade e ar tropical (o que não é nem um pouco infrequente no sul da Flórida até em jan/fev) não são raras as mínimas acima de 20 graus no inverno deles.

 

Cara eu também acho interessante esses comparativos hehehe, pelas latitudes a Flórida tem praticamente as mesmas latitudes do Sul do Brasil, em ambos é bem visível o gradiente de temperatura pelo aumento da latitude, principalmente eles! a região norte da Flórida como Pensacola por exemplo é bem diferente da região sul daquele estado, seria como a campanha gaúcha deles, assim como Bagé/Londrina, apesar de que o norte paranaense tem latitude inferiores em relação ao extremo sul da Flórida. É um páreo duro no inverno, porque por um lado eles tem a super alta polar do Ártico que vem pelo Canadá e interior dos EUA súper continental arrasa quarteirão, por outro nos temos o pólo mais frio do planeta que é a Antarctica porém muito menos continetal mas nós temos altitude pra compensar..mas Miami x RJ não acho um comparativo muito justo, o certo seria Orlando x Criciúma, ou Miami x Paranaguá, até a Latitude 30° o Sul vence em praticamente em todos os aspectos, tanto no inverno como no verão, acima dessa latitude o a disputa fica mais acirrada.

Link to comment
Share on other sites

Manhã nublada aqui mas sem chuva, continua um pouco abafado mas hoje claramente não vai esquentar muito. Agora 27 graus na ZN.

 

Cara eu também acho interessante esses comparativos hehehe, pelas latitudes a Flórida tem praticamente as mesmas latitudes do Sul do Brasil,

 

Acabei esquecendo de comparar a média anual, em Miami (20,6/29/24,8) e no Rio (21/27/24), a média anual lá é maior, e pode-se dizer que o clima de Miami é mais interessante com seu verão mais quente, inverno ameno mas com possibilidade de frio maior ocasionalmente e até atividade tropical. Agora creio que a temperatura do mar seja determinante para que na média aual Miami seja mais quente que o Rio mesmo estando sujeita a incursões polares mais fortes no inverno.

Link to comment
Share on other sites

Após a madrugada mais quente em mais de um ano a mínima já está sendo alterada em vários bairros da cidade, agora pouco choveu fraco em parte da zona norte com registro de trovoadas localizadas (aqui nada). Santos Dumont tem 26 graus agora, a mínima da madrugada foi 28 graus.

 

Pior que a Flórida é mais "agradável" do que isso: lá também não baixa dos 26° no verão, mas se a máxima bate 35° é muito!!

 

 

Depende, no inteiror da Flórida pode passar de 35 graus por dias a fio em algumas épocas (este ano um junho Miami teve maior máxima de 37 graus mas uma cidade um pouco mais para dentro bateu nos 41 graus), e em média o verão de Miami é mais quente que o Rio de Janeiro, talvez porque Miami senha banhada por mares a 30 graus e o Rio por mares a 20/22 graus, este ano o mês mais quente no Galeão foi fevereiro com médias de 31/27/23 (máx, min, med simpels), em Miami foi agosto (33/30/26), se pegar o centro do Rio a diferença foi maior ainda (29/26/23 no SD também em fevereiro), quem não gosta de calor não deveria trocar o nosso verão pelo do sul da Flórida (já quem gosta de praia tropical sim), além disso os índices de umidade são mais altos e o abafamento também (em Miami), mínima acima de 25 graus é frequente em Miami no auge do verão, aqui só em picos, é mais comum 21/24.

 

A média simples do mês mais quente do ano em Miami é igual a de Bangu (bairro mais quente do Rio), só que com mais umidade lá deve parecer pior (e o aero de Miami fica bem mais perto do mar que o nosso bairro de Bangu), já comparando o mês mais quente do ano com as normais do centro do Rio dá: 24,9/32,1/28,5 (Miami julho), 23,5/30,2/26,85 (Rio fevereiro).

 

Outra coisa: este ano Miami teve média de 28 graus em OUTUBRO, enquanto o mês mais quente no Rio (fevereiro) ficou na casa dos 26 ou 27 graus, já agosto último teve média de 29/30 graus em Miami, ou seja, em 2009 Miami foi ainda mais quente que o Rio comparando com a média.

 

Já no frio de inverno eles ganham mesmo, em 2009 a mínima absoluta de Miami Beach foi 2,9 graus, enquanto Copacabana teve mínima absoluta de 15/16 graus...(sem comentários), mas este frio deles vem em ondas bastante esporádicas, a média do mês mais frio em Miami fica só um pouco abaixo da nossa, e quando entra umidade e ar tropical (o que não é nem um pouco infrequente no sul da Flórida até em jan/fev) não são raras as mínimas acima de 20 graus no inverno deles.

 

Cara eu também acho interessante esses comparativos hehehe, pelas latitudes a Flórida tem praticamente as mesmas latitudes do Sul do Brasil, em ambos é bem visível o gradiente de temperatura pelo aumento da latitude, principalmente eles! a região norte da Flórida como Pensacola por exemplo é bem diferente da região sul daquele estado, seria como a campanha gaúcha deles, assim como Bagé/Londrina, apesar de que o norte paranaense tem latitude inferiores em relação ao extremo sul da Flórida. É um páreo duro no inverno, porque por um lado eles tem a super alta polar do Ártico que vem pelo Canadá e interior dos EUA súper continental arrasa quarteirão, por outro nos temos o pólo mais frio do planeta que é a Antarctica porém muito menos continetal mas nós temos altitude pra compensar..mas Miami x RJ não acho um comparativo muito justo, o certo seria Orlando x Criciúma, ou Miami x Paranaguá, até a Latitude 30° o Sul vence em praticamente em todos os aspectos, tanto no inverno como no verão, acima dessa latitude o a disputa fica mais acirrada.

 

Interessante isso! O que seria do clima no planeta caso as terras do hemisfério norte estivesse no sul e vice-versa? Eis uma discussão para o fórum geral! 8-)

Link to comment
Share on other sites

Juro que nunca vi reportagem tão sensacionalista sobre o aquecimento global ( :lol: ), no Fantástico ontem :shock: .

Eles perguntaram sobre as geleiras para pessoas que aparentavam ter 40/50 anos. Porque não perguntaram nada para pessoas mais velhas?

 

Mas confesso que a cada declaração, eu ria muuito.

Link to comment
Share on other sites

Juro que nunca vi reportagem tão sensacionalista sobre o aquecimento global ( :lol: ), no Fantástico ontem :shock: .

Eles perguntaram sobre as geleiras para pessoas que aparentavam ter 40/50 anos. Porque não perguntaram nada para pessoas mais velhas?

 

Mas confesso que a cada declaração, eu ria muuito.

 

Acho tão deprimente este tipo de coisa que não vejo mais.

 

Aliás, não vejo mais televisão. Melhor assim.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Matéria na Globo sobre "Mudanças Climáticas"...

 

Rosana Jatoba: Jornalista, advogada...agora na editoria de meteorologia....fazendo pós em sustentabilidade.... semelhança....é mera coincidência...(aquecimentista juramentada).

Mas imagem realmente é comovente.

 

Ciúmi é fogú... :lol: :lol: :lol: !!!!!

 

Saludos y Suerte!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Os ventos constantes que sopraram moderados do mar esta tarde parecem ter formado uma verdadeira "parede" que impediu o avanço dos CBs que se formaram na RM e serras para o sul (capital), choveu apenas em pontos isolados da cidade do Rio hoje e aqui em casa atingi a incrível marca de 7 dias consecutivos sem chuva, já novembro de 2008 teve apenas 5 dias sem precipitação aqui, e a maior "estiagem" durou 1 dia (não houve precipitação nos dias 2, 9, 16, 20 e 26), a temperatura nesta primeira dezena do mês fecha bem acima da média, com um valor que seria esperado para o mês mais quente do ano (até o final do mês a anomalia será suavizada mas as chances de novembro fechar com temperatura acima da média são significativas, e seria apenas o segundo mês este ano com anomalia positiva de temperatura, junto com setembro).

 

Aqui perto da capital choveu bem em alguns locais hoje, na RM a estação Catavento na Baixada Fluminense teve 50 mm em 1 hora, Xerém também teve chuva forte, já o maior volume total foi na estação de Teresópolis (Região Serrana) com 110 mm em 4 horas no final da tarde, Nova Friburgo teve de 40 a 70 mm.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Chuva em Santa Maria... Pancadinha de "verão", melhor: primavera :lol: Aqui foram 3mm em uma passagem que escureceu a manhã recém radiante... SBSM 19°C; vento à 24.8Km/h... INMET: 20.2°C; indicativo de vento à 26.4Km/h com rajada à 39.2Km :shock:...

 

À bem da verdade: Olhar... Olhar... o fantástico eu também "não perco tempo"... Mas meu filho estava "zapiando" e caiu bem na hora em que mostravam uma região dos Andes onde havia uma pista de Esqui que, inclusive, ocorriam competições e agora é só montanha (sem gelo, lógico :lol: )... Então postei, pois acho que também temos que saber o discurso oposto para que possamos ter um contraditório coerente... Após é que passaram para geleiras derrentendo, ursos em extinção e blá!blá!blá!....

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Chuva em Santa Maria... Pancadinha de "verão", melhor: primavera :lol: Aqui foram 3mm em uma passagem que escureceu a manhã recém radiante... SBSM 19°C; vento à 24.8Km/h... INMET: 20.2°C; indicativo de vento à 26.4Km/h com rajada à 39.2Km :shock:...

 

À bem da verdade: Olhar... Olhar... o fantástico eu também "não perco tempo"... Mas meu filho estava "zapiando" e caiu bem na hora em que mostravam uma região dos Andes onde havia uma pista de Esqui que, inclusive, ocorriam competições e agora é só montanha (sem gelo, lógico :lol: )... Então postei, pois acho que também temos que saber o discurso oposto para que possamos ter um contraditório coerente... Após é que passaram para geleiras derrentendo, ursos em extinção e blá!blá!blá!....

 

Saludos y Suerte!

 

É isso ai vamos fazer uma campanhã também contra a produção de repolho, cebola e ovo, quem sabe assim a neve volta para as montanhãs dos andes? mudança de precipitação causada por pouca umidade? mudança de corrente marítma? ou simplesmente um fato isolado? que nada tudo culpa do A.G

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

É isso ai vamos fazer uma campanhã também contra a produção de repolho, cebola e ovo, quem sabe assim a neve volta para as montanhãs dos andes? mudança de precipitação causada por pouca umidade? mudança de corrente marítma? ou simplesmente um fato isolado? que nada tudo culpa do A.G

 

:lol: :lol: :lol: :lol:

 

E pôr "tampões" nos rebanhos para evitar a flatulência.... Pior se for uma "vaquinha atômica" igual à do Mafili :lol: :lol: :lol:

 

P.S: Atualização das 08:00h... SBSM 17°C; 9.26Km/h... INMET: 18.3°C; vento à 6.3Km/h com indicativo de rajada em 39.24Km (deu "tilts" ??????? :lol:); 1mm de precipitação... Aqui fui à 5mm...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Chuva em Santa Maria... Pancadinha de "verão", melhor: primavera :lol: Aqui foram 3mm em uma passagem que escureceu a manhã recém radiante... SBSM 19°C; vento à 24.8Km/h... INMET: 20.2°C; indicativo de vento à 26.4Km/h com rajada à 39.2Km :shock:...

 

À bem da verdade: Olhar... Olhar... o fantástico eu também "não perco tempo"... Mas meu filho estava "zapiando" e caiu bem na hora em que mostravam uma região dos Andes onde havia uma pista de Esqui que, inclusive, ocorriam competições e agora é só montanha (sem gelo, lógico :lol: )... Então postei, pois acho que também temos que saber o discurso oposto para que possamos ter um contraditório coerente... Após é que passaram para geleiras derrentendo, ursos em extinção e blá!blá!blá!....

 

Saludos y Suerte!

 

É isso ai vamos fazer uma campanhã também contra a produção de repolho, cebola e ovo, quem sabe assim a neve volta para as montanhãs dos andes? mudança de precipitação causada por pouca umidade? mudança de corrente marítma? ou simplesmente um fato isolado? que nada tudo culpa do A.G

 

A reportagem do Fantástico foi importante num único aspecto: não é só aqui no sul do Brasil que tá nevando menos.

 

Penso que o nosso maior problema autalmente não é o GW, mas GD (Global Drying). O desmatamento pode ser uma causa e quando este está associado a La-Niñas, a coisa pode se tornar ainda mais crítica para as nossas nevadas.

 

O quê acham?

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Chuva em Santa Maria... Pancadinha de "verão", melhor: primavera :lol: Aqui foram 3mm em uma passagem que escureceu a manhã recém radiante... SBSM 19°C; vento à 24.8Km/h... INMET: 20.2°C; indicativo de vento à 26.4Km/h com rajada à 39.2Km :shock:...

 

À bem da verdade: Olhar... Olhar... o fantástico eu também "não perco tempo"... Mas meu filho estava "zapiando" e caiu bem na hora em que mostravam uma região dos Andes onde havia uma pista de Esqui que, inclusive, ocorriam competições e agora é só montanha (sem gelo, lógico :lol: )... Então postei, pois acho que também temos que saber o discurso oposto para que possamos ter um contraditório coerente... Após é que passaram para geleiras derrentendo, ursos em extinção e blá!blá!blá!....

 

Saludos y Suerte!

 

É isso ai vamos fazer uma campanhã também contra a produção de repolho, cebola e ovo, quem sabe assim a neve volta para as montanhãs dos andes? mudança de precipitação causada por pouca umidade? mudança de corrente marítma? ou simplesmente um fato isolado? que nada tudo culpa do A.G

 

A reportagem do Fantástico foi importante num único aspecto: não é só aqui no sul do Brasil que tá nevando menos.

 

Penso que o nosso maior problema autalmente não é o GW, mas GD (Global Drying). O desmatamento pode ser uma causa e quando este está associado a La-Niñas, a coisa pode se tornar ainda mais crítica para as nossas nevadas.

 

O quê acham?

 

Eu concordo totalmente. Inclusive estou concluindo um artigo a respeito para publicar no site da minha empresa abordando o assunto! :ugeek:

Link to comment
Share on other sites

Santa Rosa registrou 69 mm de chuvas das 07h30min às 10h, causando transtornos em vias e alagamentos de residências. Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Defesa Civil e prefeitura foram acionados a fim de atender os chamados.

 

Os problemas mais intensos foram detectados nas vilas Winkelmann, Jardim Petrópolis, Júlio de Oliveira e Alto do Parque. Além de alagamentos, houve registros de destelhamentos de casas. A chuva intensa formou alagamentos em ruas da cidade, como na avenida Expedicionário Weber (foto), prejudicando o acesso de veículos, no sentido centro/bairro Cruzeiro.

 

Nas rodovias da região, trechos com aquaplanagem exigiram atenção redobrada dos motoristas. Em várias localidades de Santa Rosa e municípios da região, houve corte no abastecimento de energia elétrica.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.