Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Junho de 2007


Recommended Posts

De qualquer forma em anos normais os meses menos chuvosos de maringá são os de inverno, enquanto que aqui em POA de junho à setembro viramos sapo.

 

Eu já prefiro o frio seco, com temperaturas baixas de manhã e máximas de até 12ºC a tarde.

 

Segundo dados do IAPAR, Cianorte, cidade vizinha à Maringá (Sul), tem 132 mm em Maio e 113 mm em Junho, somando 245 mm nos dois meses. Paranavaí, que faz divisa ao Norte, tem 121 mm em Maio e 95 mm em Junho, somando 216 mm. Pois bem, como disse, o acumulado está em menos de 90 mm. Seca, mas nem tanto! É um desvio de mais de 150 mm nestes dois meses!

 

Isso tem se repetido anualmente. Já cheguei a ficar com menos de 5 mm num mês...

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 774
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

 

NEVOU EM CIDADE ALEMÃ, QUE NÃO FOI NOS ALPES, SIM A 1143 m, DEU 4ºC NO NORTE DA FRANÇA A 143 M, FRIO EM PARTE DA EUROPA OCIDENTAL, NEVE NA ÁFRICA DO SUL,.... NADINHA NA MÍDIA NACIONAL....

 

E NA MÍDIA NACIONAL, SÓ FALA EM CALOR DE TANTOS GRAUS, ATÉ DISCUTÍVEL, POIS NÃO DIZEM ONDE FOI TIRADA A LEITURA....

 

O QUE CHAMA A ATENÇÃO, FRIO NO VERÃO E CALOR NO INVERNO, VIDE ANO PASSADO QDO FALARAM AOS QUATRO VENTOS... MAS QDO FAZ MUITO FRIO NA HORA ERRADA, NADA!!!!

 

Como tem gente que só assiste o Jornal Nacional ou os noticiários da província, na primeira MP já começam a achar que vivem na Europa. :roll:

 

Nevou até em Pretoria que quase na mesma latitude de Curitiba e a 1400 mts de altitude... e pelas fotos não foi a "paraguaia" não....Teve acumulação MESMO!!!! :shock: he he he

 

O QUE É RARO E NADA SE FALA, ASSIM COMO NA ARGENTINA E CHILE.

 

Mas nas montanhas da Argentina, Chile, Africa do Sul, Australia tem muita neve! :lol:

 

Abraços,

 

PURGA!!! NÃO FALO DO ÓBVIO, SIM DAS ÁREAS BAIXAS.

Link to comment
Share on other sites

De qualquer forma em anos normais os meses menos chuvosos de maringá são os de inverno, enquanto que aqui em POA de junho à setembro viramos sapo.

 

Eu já prefiro o frio seco, com temperaturas baixas de manhã e máximas de até 12ºC a tarde.

 

Segundo dados do IAPAR, Cianorte, cidade vizinha à Maringá (Sul), tem 132 mm em Maio e 113 mm em Junho, somando 245 mm nos dois meses. Paranavaí, que faz divisa ao Norte, tem 121 mm em Maio e 95 mm em Junho, somando 216 mm. Pois bem, como disse, o acumulado está em menos de 90 mm. Seca, mas nem tanto! É um desvio de mais de 150 mm nestes dois meses!

 

Isso tem se repetido anualmente. Já cheguei a ficar com menos de 5 mm num mês...

 

É UM DOS EFEITOS DA LA-NINA, SECA.

Link to comment
Share on other sites

Não diria que sejam climas distintos, mas situações distintas. O bloqueio não permite que nada passe até nós. Em Junho temos apenas 8,0 mm até agora. Desde 24/04/2007, apenas 89,2 mm em uns 60 dias! Isso é terrível! Esta secura causa problemas respiratórios, é problemática para a agricultura, dificulta a dispersão de poluentes, agride a vegetação, enfim, não presta! Até minha cachorra esta com problemas por causa da ausência de chuvas!

 

E já aviso, pois sempre aparece uma alma para contestar. Não é normal isso por aqui! Periodicamente há redução de chuvas por aqui, mas ultimamente temos observado estiagens cada vez mais prolongadas. Ciclo ou não, é um fato com o qual estamos sendo obrigados a conviver. E mais! Não acho que seja muito arriscado associar esta secura com a mudança climática que os curitibanos defendem. Para mim está claro que a linha do trópico resolveu passear na zona temperada... Segundo dados antigos, na década de 30/40 ela estava na altura do Paranapanema, na divisa com São Paulo...

 

Simplesmente odeio este clima seco! Prefiro ter inverno quente e chuvoso a este pesadelo saariano, que de lambuja traz calor e poeira!

 

Saudações desérticas,

 

 

Mas é exatamente essa mudança climática que os curitibanos cansam de ressaltar, porém muita gente aqui diz q é um exagero, e que o clima não mudou!!!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

De qualquer forma em anos normais os meses menos chuvosos de maringá são os de inverno, enquanto que aqui em POA de junho à setembro viramos sapo.

 

Eu já prefiro o frio seco, com temperaturas baixas de manhã e máximas de até 12ºC a tarde.

 

Segundo dados do IAPAR, Cianorte, cidade vizinha à Maringá (Sul), tem 132 mm em Maio e 113 mm em Junho, somando 245 mm nos dois meses. Paranavaí, que faz divisa ao Norte, tem 121 mm em Maio e 95 mm em Junho, somando 216 mm. Pois bem, como disse, o acumulado está em menos de 90 mm. Seca, mas nem tanto! É um desvio de mais de 150 mm nestes dois meses!

 

Isso tem se repetido anualmente. Já cheguei a ficar com menos de 5 mm num mês...

 

É UM DOS EFEITOS DA LA-NINA, SECA.

 

Seria efeito da La Niña seca se fosse algo peculiar a este ano. Mas segundo a mensagem, é algo que vem acontecendo anualmente, ou seja, mesmo com El Niño.

Para mim isso não é nada mais do que um dos primeiros sintomas do aquecimento global.

O trópico climático simplesmente deve ter descido uns dois graus de latitude, e tais estiagens prolongadas que se repetem a cada inverno em boa parte do Paraná (principalmente no norte e no leste), já deve ser o sinal de um processo de tropicalização do clima destas latitudes. O nosso clima que era subtropical está rapicamente se transformando em tropical de altitude.

Aqui em Curitiba, nos últimos anos (DE 2001 PARA CÁ), a tendência para a média anual tem sido de ficar em 17,9ºC (praticamente São Paulo a uns 50 anos atrás), com 16º C em junho e 14º C em julho, e índices pluviométricos deficitários na temporada que se estende de junho a agosto. Típico de clima tropical de altitude.

Enquanto isso, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e mesmo o sudoeste do Paraná não experimentaram aquecimento significativo, mas a neve tem sido mais rara e as estiagens de verão, mais freqüentes.

Link to comment
Share on other sites

 

NEVOU EM CIDADE ALEMÃ, QUE NÃO FOI NOS ALPES, SIM A 1143 m, DEU 4ºC NO NORTE DA FRANÇA A 143 M, FRIO EM PARTE DA EUROPA OCIDENTAL, NEVE NA ÁFRICA DO SUL,.... NADINHA NA MÍDIA NACIONAL....

 

E NA MÍDIA NACIONAL, SÓ FALA EM CALOR DE TANTOS GRAUS, ATÉ DISCUTÍVEL, POIS NÃO DIZEM ONDE FOI TIRADA A LEITURA....

 

O QUE CHAMA A ATENÇÃO, FRIO NO VERÃO E CALOR NO INVERNO, VIDE ANO PASSADO QDO FALARAM AOS QUATRO VENTOS... MAS QDO FAZ MUITO FRIO NA HORA ERRADA, NADA!!!!

 

Um dos efeitos possíveis do aquecimento global é o enfraquecimento da corrente do golfo, tornando o clima da Europa paradoxalmente mais frio.

Nos últimos anos, enquanto o centro-sul do Brasil, especialmente o Paraná e o sudeste, têm visto as suas características climáticas históricas agonizando, a Europa têm cada vez mais experimentado eventos extremos de frio no inverno, de frio fora de hora e de calor extremado no auge do verão...

Tudo parece confirmar as previsões mais catastróficas!

Link to comment
Share on other sites

Frio bem bacana!!

 

Máxima de 14°C limpou a tarde.

 

O vento aumentou um pouco, e no momento 7°C já, com orvalho

UR bem elevada, o que pode frustar uma queda maior...

 

Abraços

 

Já aqui em Curitiba, a frente fria de ontem só serviu mesmo para trazer uma boa chuva para Curitiba, que já amargava quatro semanas de estiagem. Frio NULO! Mínima de 11,6ºC e máxima de 21,3º C pelo INMET!

Acho que o trópico climático, enjoado da violência da grande São Paulo, pegou as malinhas e veio para ficar para a latitude 25º S!

Link to comment
Share on other sites

Frio bem bacana!!

 

Máxima de 14°C limpou a tarde.

 

O vento aumentou um pouco, e no momento 7°C já, com orvalho

UR bem elevada, o que pode frustar uma queda maior...

 

Abraços

 

Já aqui em Curitiba, a frente fria de ontem só serviu mesmo para trazer uma boa chuva para Curitiba, que já amargava quatro semanas de estiagem. Frio NULO! Mínima de 11,6ºC e máxima de 21,3º C pelo INMET!

Acho que o trópico climático, enjoado da violência da grande São Paulo, pegou as malinhas e veio para ficar para a latitude 25º S!

 

Sobre a mudança de localização do trópico, fica aqui uma questão: Por quê Johannesburgo, no mesmo paralelo de Ctba, conseguiu registrar um evento (neve) que não presenciava desde 1981? O trópico mudou-se somente no Brasil?

Link to comment
Share on other sites

Sobre a mudança de localização do trópico, fica aqui uma questão: Por quê Johannesburgo, no mesmo paralelo de Ctba, conseguiu registrar um evento (neve) que não presenciava desde 1981? O trópico mudou-se somente no Brasil?

 

Sao Pedro ta de canagem com nois heheh...

 

mas precisa ver como anda as médias de la, pois episodios de frio muito fortes ainda podem ocorrer, até na ja tropicalizada Curitiba pode ter, visto os -1°C de maio deste ano, que para o mes é significativo.

Tanto que em minimas absolutas, Curitiba nao mudo tanto,ainda conseguimos ter os mesmos valores de 10/20 anos atras.

 

E antes de pensar em aquecimento global e da mudança do tropico do mundo inteiro, eu ainda acho que a situaçao daqui é algo regional mesmo, talvez esse aquecimento do atlantico na altura do nosso litoral tenha bastante a ver. Espero que seja temporario.

Link to comment
Share on other sites

O aquecimento do atlântico é algo realmente significativo. Entrar na água do mar aqui no RS sempre foi algo insano, onde somente crianças e velhos om problemas de reumatismo ( :lol: ) entravam na água. Era dureza mesmo. De 5/6 anos para cá a água do mar se tornou balneável. A temperatura que antes rondava os 17/19ºC no litoral norte gaúcho no verão agora fica na casa dos 22/23°C, quando não muito 25ºC!

Link to comment
Share on other sites

Michel,

 

Não associo ao aquecimento global, até porque é um processo que já vem de mais de 50 anos atrás. Creio estar mais associado com a umidade proveniente da Amazônia e a própria umidade disponível por aqui...

Um pesquisador dos anos 40, José Setzer, afirmava que parte da mudança de temperatura e precipitação que ele entendia ocorrer naquela época em SP era devido ao desmatamento e consequente alteração de albedo, umidade, etc...

Ele citava naquela época a invasão do clima mais quente e seco do norte paulista (no inverno) para o centro e sul do estado, e creditava isso ao desmatamento. Se não me engano, citou que se o desmatemento continuasse a tendência era do mesmo ocorrer no estado do Paraná.

Link to comment
Share on other sites

Frio bem bacana!!

 

Máxima de 14°C limpou a tarde.

 

O vento aumentou um pouco, e no momento 7°C já, com orvalho

UR bem elevada, o que pode frustar uma queda maior...

 

Abraços

 

Já aqui em Curitiba, a frente fria de ontem só serviu mesmo para trazer uma boa chuva para Curitiba, que já amargava quatro semanas de estiagem. Frio NULO! Mínima de 11,6ºC e máxima de 21,3º C pelo INMET!

Acho que o trópico climático, enjoado da violência da grande São Paulo, pegou as malinhas e veio para ficar para a latitude 25º S!

 

Sobre a mudança de localização do trópico, fica aqui uma questão: Por quê Johannesburgo, no mesmo paralelo de Ctba, conseguiu registrar um evento (neve) que não presenciava desde 1981? O trópico mudou-se somente no Brasil?

 

PERDA DE TEMPO....

Link to comment
Share on other sites

Frio bem bacana!!

 

Máxima de 14°C limpou a tarde.

 

O vento aumentou um pouco, e no momento 7°C já, com orvalho

UR bem elevada, o que pode frustar uma queda maior...

 

Abraços

 

Já aqui em Curitiba, a frente fria de ontem só serviu mesmo para trazer uma boa chuva para Curitiba, que já amargava quatro semanas de estiagem. Frio NULO! Mínima de 11,6ºC e máxima de 21,3º C pelo INMET!

Acho que o trópico climático, enjoado da violência da grande São Paulo, pegou as malinhas e veio para ficar para a latitude 25º S!

 

Sobre a mudança de localização do trópico, fica aqui uma questão: Por quê Johannesburgo, no mesmo paralelo de Ctba, conseguiu registrar um evento (neve) que não presenciava desde 1981? O trópico mudou-se somente no Brasil?

 

PERDA DE TEMPO....

 

Para mim o trópico vai ficar mudado no BR enquanto permanecer aquela mancha quente na frente do Prata e os ciclones continuarem a se formar mais ao sul. Repito: parte do aquecimento recente de Ctba e Região é urbanização e parte (a maior) é porque os ciclones não jogam masi o grosso do frio para cá. O mesmo que reduz a neve em SJ esquenta Ctba. Acho esse argumento bastante plausível!

Link to comment
Share on other sites

Frio bem bacana!!

 

Máxima de 14°C limpou a tarde.

 

O vento aumentou um pouco, e no momento 7°C já, com orvalho

UR bem elevada, o que pode frustar uma queda maior...

 

Abraços

 

Já aqui em Curitiba, a frente fria de ontem só serviu mesmo para trazer uma boa chuva para Curitiba, que já amargava quatro semanas de estiagem. Frio NULO! Mínima de 11,6ºC e máxima de 21,3º C pelo INMET!

Acho que o trópico climático, enjoado da violência da grande São Paulo, pegou as malinhas e veio para ficar para a latitude 25º S!

 

Sobre a mudança de localização do trópico, fica aqui uma questão: Por quê Johannesburgo, no mesmo paralelo de Ctba, conseguiu registrar um evento (neve) que não presenciava desde 1981? O trópico mudou-se somente no Brasil?

 

hehehe Boa! :D

Link to comment
Share on other sites

O aquecimento do atlântico é algo realmente significativo. Entrar na água do mar aqui no RS sempre foi algo insano, onde somente crianças e velhos om problemas de reumatismo ( :lol: ) entravam na água. Era dureza mesmo. De 5/6 anos para cá a água do mar se tornou balneável. A temperatura que antes rondava os 17/19ºC no litoral norte gaúcho no verão agora fica na casa dos 22/23°C, quando não muito 25ºC!

 

Tanto que uma tartaruga marinha desgarrada resolveu desovar em Arroio do Sal há uns anos atrás.

Link to comment
Share on other sites

O principal motivo pela anomalia de Curitiba, na minha opinião é a urbanização. Curitiba cresceu muito de 20 ou 30 anos pra cá, praticamente triplicou. Porto Alegre deu este "salto" antes e, nos últimos 10 ou 20 anos é relativamente estável (ao menos se comparada a Curitiba).

 

O Ronaldo já disse, pegue-se estações meteorológicas a poucos km de Curitiba em áreas que não sofreram o efeito da urbanização, aí veremos se estas também têm a mesma anomalia. Eu apontaria Rio Negrinho-SC (120km de Curitiba e praticamente a mesma altitude, tem uma estação do Epagri) e Lapa-PR (80km de Curitiba e tem uma estação do iapar). Alguém tem acesso aos dados?

 

Quanto ao norte do PR: até onde eu saiba, o clima por lá sempre foi praticamente tropical. Estes invernos secos, semelhantes ao interior de SP e o MS não são nenhuma novidade por lá. Pudera, Maringá não dista 100km de SP e MS.

 

sds

Link to comment
Share on other sites

Minha preocupação aqui não é com o aumento das médias especificamente, mas com a dinâmica alterada da atmosfera. Creio que esta seja a causa das flutuações em nossas médias térmicas... isto é, a linha do trópico desceu, com ele os bloqueios, e por isso parte das massas de ar polar que nos atingiam em cheio agora não mais o fazem, contribuindo a elevar as médias já mudadas por causa da urbanização. É uma soma de fatores...

 

Agora... o que causa esta mudança no trópico? Como foi dito acima, alguns autores especulam que seja o corte da mata. Assim como o pesquisador citado, também Reinhard Maack, grande geógrafo e estudioso do Paraná até a metade do século XX, dissera ser esta a causa. Inclusive, notara ele que após a abertura, as precipitações começaram a se tornar irregulares e fortemente dependentes da passagem de frentes frias. Antes havia muita umidade disponível para sustentar formações locais e garantir chuvas regulares...

 

Mas não culpo somente o corte da mata, pois ao meu ver, esta mudança do trópico vem de algo maior. O que? Não sei. Não adianta sair culpando aquecimento global por tudo. Estamos numa área da América do Sul que não se explica com poucas palavras. Talvez seja aquela mancha de águas quentes, talvez seja algum padrão cíclico, talvez seja alguma nova mudança no clima... Pois se não é o homem, é o Sol, que está num nível médio de atividade bastante elevado há algumas décadas!

 

Enfim, quem viver, verá. Nada melhor que o passar do tempo para demonstrar os porquês de tudo isso. Espero que não tenhamos tempo até isso e o clima volte ao normal antes! Saudades daqueles períodos chuvosos e frios no inverno!

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

O principal motivo pela anomalia de Curitiba, na minha opinião é a urbanização. Curitiba cresceu muito de 20 ou 30 anos pra cá, praticamente triplicou. Porto Alegre deu este "salto" antes e, nos últimos 10 ou 20 anos é relativamente estável (ao menos se comparada a Curitiba).

 

O Ronaldo já disse, pegue-se estações meteorológicas a poucos km de Curitiba em áreas que não sofreram o efeito da urbanização, aí veremos se estas também têm a mesma anomalia. Eu apontaria Rio Negrinho-SC (120km de Curitiba e praticamente a mesma altitude, tem uma estação do Epagri) e Lapa-PR (80km de Curitiba e tem uma estação do iapar). Alguém tem acesso aos dados?

 

Quanto ao norte do PR: até onde eu saiba, o clima por lá sempre foi praticamente tropical. Estes invernos secos, semelhantes ao interior de SP e o MS não são nenhuma novidade por lá. Pudera, Maringá não dista 100km de SP e MS.

 

sds

 

 

Rodrigo, pra mim essa é a explicação do panorama que vivemos agora:

 

a dinâmica alterada da atmosfera. Creio que esta seja a causa das flutuações em nossas médias térmicas... isto é, a linha do trópico desceu, com ele os bloqueios, e por isso parte das massas de ar polar que nos atingiam em cheio agora não mais o fazem, contribuindo a elevar as médias

 

Pra mim a mudança é nítida, e produz efeitos não apenas sobre Curitiba, mas todo o Paraná está sofrendo com essa dinâmica alterada nos últimos anos!!! Em Campo Mourão, a média de geadas hoje é 1/3 do que era a vinte anos, em Maringá, Apucarana, nem se fala!!!

 

As massas polares não chegam mais continentais por aqui, a frequência diminuíu muito, sem falar quando não desviam pro Oceano na altura do RS/SC, ou até na altura do uruguai, como ocorria em 2005, quando o bloqueio chegou até o sul da Argentina!!! Urbanização não desvia massas polares pro Oceano?!? O frio simplesmente não sobe mais...

 

O mês de Maio desse ano demonstra bem isso, as massas polares voltaram a atingir o Paraná continentalizadas, chegando com força até o Sudeste, Centro-Oeste, causando geadas generalizadas por todo o Estado, como ocorria frequentemente até meados dos anos 90!!! Maio fechou com média de 13.8ºC em Curitiba, o 3º mais frio desde 1978!!!

 

A questão principal é a dinâmica Rodrigo, é só o frio subir que as médias voltarão ao normal por aqui, até porque em julho de 2000, Curitiba era muito pouco diferente de hoje em termos gerais!!! Lembra-se daquele geadão em 12 de junho de 2004?? Negativa no centro de Curitiba, e -1.9ºC no aero!!! Eu voltei de ônibus de São Joaquim, e quando cheguei na rodoviária de Curitiba havia gelo sobre os taxis!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Minha preocupação aqui não é com o aumento das médias especificamente, mas com a dinâmica alterada da atmosfera. Creio que esta seja a causa das flutuações em nossas médias térmicas... isto é, a linha do trópico desceu, com ele os bloqueios, e por isso parte das massas de ar polar que nos atingiam em cheio agora não mais o fazem, contribuindo a elevar as médias já mudadas por causa da urbanização. É uma soma de fatores...

 

Agora... o que causa esta mudança no trópico? Como foi dito acima, alguns autores especulam que seja o corte da mata. Assim como o pesquisador citado, também Reinhard Maack, grande geógrafo e estudioso do Paraná até a metade do século XX, dissera ser esta a causa. Inclusive, notara ele que após a abertura, as precipitações começaram a se tornar irregulares e fortemente dependentes da passagem de frentes frias. Antes havia muita umidade disponível para sustentar formações locais e garantir chuvas regulares...

 

Mas não culpo somente o corte da mata, pois ao meu ver, esta mudança do trópico vem de algo maior. O que? Não sei. Não adianta sair culpando aquecimento global por tudo. Estamos numa área da América do Sul que não se explica com poucas palavras. Talvez seja aquela mancha de águas quentes, talvez seja algum padrão cíclico, talvez seja alguma nova mudança no clima... Pois se não é o homem, é o Sol, que está num nível médio de atividade bastante elevado há algumas décadas!

 

Enfim, quem viver, verá. Nada melhor que o passar do tempo para demonstrar os porquês de tudo isso. Espero que não tenhamos tempo até isso e o clima volte ao normal antes! Saudades daqueles períodos chuvosos e frios no inverno!

 

Sds.,

 

A propósito, em casa o mês está fechando com fantástico, ou fantasmagórico 1 mm. Meu pluviômetro está com sede! Definitivamente o clima para esta época, do Brasil central está descendo para cá nos últimos 2 ou 3 anos. Fico imaginando como será a Primavera com La Niña.

Link to comment
Share on other sites

Fria a noite em Soledade, mínima de 1,7º no Bairro Missões e -0,5º no Almeida(abrigo madeira com venezianas).

A sensação não era de muito frio em função do pouco vento e sol hoje pela manhã.

OBS:minha esposa foi à POA e voltou ontem à noite, pegou neblina muito forte em São José do Herval e Fontoura Xavier e chegando aqui céu limpo.Impressionante o que faz o relevo mais dobrado daquela região à sudeste de Soledade no que refere-se à formação de nevoeiro.

Fiquei curioso em saber como foi em Farroupilha hoje Anselmi.

Link to comment
Share on other sites

O aquecimento atual de Curitiba não se deve à urbanização. As médias se mantiveram constantes até 1995. E até o ano 2000 o aquecimento foi razoável. Este padrão atual é o padrão que se iniciou a partir de 2001. Além disso, a maioria - se não todas - as estações do leste do PR denotam um claro aquecimento. A estação de Ponta Grossa, que fica entre o município e a Vila Velha, absolutamente no meio do nada, aqueceu +0.6 na média anual somente após 1995. Por favor, chequem os dados. O problema destas discussões é que não se sabe as normais de Curitiba, tampouco o crescimento demográfico. Daí, o princípio da discussão é a disputa simbólica pelo "frio", isto é, subverter o "título" de "frio" que tal cidade possui, neste caso, há uma clara oposição entre ctba x RS/PoA, ctba x resto do PR e outros exemplos de transfiguração de oposições sociais para o terreno da climatologia (muito bem poderia-se substituir o "valor frio" por outro valor a ser disputado. Claro que a realidade objetiva não está nem aí).

 

A população do município de Curitiba era de 1.5 milhão em 1990. Em 2005 era de 1.7 milhão. Enquanto a população já havia batido a marca de 1 milhão (final da década de 70), as médias se mantiveram - aliás, em 1975 a população já batia os 800 mil e a cidade ficou coberta de neve.

 

Analisem o clima de curitiba antes de 1995. O Wunderground serve. Depois, após 2001. Parece mágica.

 

abs

Link to comment
Share on other sites

Parece que o frio não gosta de dar as caras aqui por Passo Fundo... hoje uma mínima pífia de 5,5ºC. Agora faz 8,9ºC. =[

Ainda tenho esperanças de algum frio bom para amanha cedo.

 

Talvez o mesmo problema daqui, não Lucas ? Umidade muito alta...

 

mas essa tua marca agora a tarde está excelente!

:D

Deve ser isso mesmo, apesar do sol, a umidade está alta aqui. O amanhecer foi de céu limpo, logo depois nublou e ao meio dia limpou de novo. Agora faz 10,5ºC.

 

[OFF] Alguem me ajuda a entender uma coisa. No site do INMET, na parte de estações automáticas aparece : Inst.: 10,5 Máx: 10,5 Min: 8,9. O que quer dizer Inst. ?

Link to comment
Share on other sites

Parece que o frio não gosta de dar as caras aqui por Passo Fundo... hoje uma mínima pífia de 5,5ºC. Agora faz 8,9ºC. =[

Ainda tenho esperanças de algum frio bom para amanha cedo.

 

Talvez o mesmo problema daqui, não Lucas ? Umidade muito alta...

 

mas essa tua marca agora a tarde está excelente!

:D

Deve ser isso mesmo, apesar do sol, a umidade está alta aqui. O amanhecer foi de céu limpo, logo depois nublou e ao meio dia limpou de novo. Agora faz 10,5ºC.

 

[OFF] Alguem me ajuda a entender uma coisa. No site do INMET, na parte de estações automáticas aparece : Inst.: 10,5 Máx: 10,5 Min: 8,9. O que quer dizer Inst. ?

 

É a temperatura no momento da medição, a cada nova hora cheia.

Link to comment
Share on other sites

O aquecimento atual de Curitiba não se deve à urbanização. As médias se mantiveram constantes até 1995. E até o ano 2000 o aquecimento foi razoável. Este padrão atual é o padrão que se iniciou a partir de 2001. Além disso, a maioria - se não todas - as estações do leste do PR denotam um claro aquecimento. A estação de Ponta Grossa, que fica entre o município e a Vila Velha, absolutamente no meio do nada, aqueceu +0.6 na média anual somente após 1995. Por favor, chequem os dados. O problema destas discussões é que não se sabe as normais de Curitiba, tampouco o crescimento demográfico. Daí, o princípio da discussão é a disputa simbólica pelo "frio", isto é, subverter o "título" de "frio" que tal cidade possui, neste caso, há uma clara oposição entre ctba x RS/PoA, ctba x resto do PR e outros exemplos de transfiguração de oposições sociais para o terreno da climatologia (muito bem poderia-se substituir o "valor frio" por outro valor a ser disputado. Claro que a realidade objetiva não está nem aí).

 

A população do município de Curitiba era de 1.5 milhão em 1990. Em 2005 era de 1.7 milhão. Enquanto a população já havia batido a marca de 1 milhão (final da década de 70), as médias se mantiveram - aliás, em 1975 a população já batia os 800 mil e a cidade ficou coberta de neve.

 

Analisem o clima de curitiba antes de 1995. O Wunderground serve. Depois, após 2001. Parece mágica.

 

abs

Nunca fiz essa comparação, quero olhar os dados.

 

Pós-2001, parece mágica, no Sul inteiro. Foram anos mais quentes, sei lá por que diabos.

 

Agora essa história de mudança da "dinâmica", sei lá viu. Nossa "dinâmica" - seja lá o que querem dizer com isso - nunca foi na estável. Jamais tivemos um ano com 3 meses quentes no verão, 3 meses frio no inverno e 6 meses amenos no outono e primavera. Eis nossa realidade, ou dinâmica, subtropical.

É claro que Maringá é mais tropical que Curitiba e esta mais tropical que Porto Alegre. Eu não entendo o que tem tanta gente chorando, pra mim não mudou nada que não seria normal mudar.

Link to comment
Share on other sites

Parece que o frio não gosta de dar as caras aqui por Passo Fundo... hoje uma mínima pífia de 5,5ºC. Agora faz 8,9ºC. =[

Ainda tenho esperanças de algum frio bom para amanha cedo.

Chorando de graça... aqui em POA, mesmo com céu limpo e uma boa queda à noite, tivemos 8,0° no INMET e também aqui em casa. Foi exatamente o mesmo valor de Tramandaí e a maior mínima de todo o RS.

Link to comment
Share on other sites

O aquecimento atual de Curitiba não se deve à urbanização. As médias se mantiveram constantes até 1995. E até o ano 2000 o aquecimento foi razoável. Este padrão atual é o padrão que se iniciou a partir de 2001. Além disso, a maioria - se não todas - as estações do leste do PR denotam um claro aquecimento. A estação de Ponta Grossa, que fica entre o município e a Vila Velha, absolutamente no meio do nada, aqueceu +0.6 na média anual somente após 1995. Por favor, chequem os dados. O problema destas discussões é que não se sabe as normais de Curitiba, tampouco o crescimento demográfico. Daí, o princípio da discussão é a disputa simbólica pelo "frio", isto é, subverter o "título" de "frio" que tal cidade possui, neste caso, há uma clara oposição entre ctba x RS/PoA, ctba x resto do PR e outros exemplos de transfiguração de oposições sociais para o terreno da climatologia (muito bem poderia-se substituir o "valor frio" por outro valor a ser disputado. Claro que a realidade objetiva não está nem aí).

 

A população do município de Curitiba era de 1.5 milhão em 1990. Em 2005 era de 1.7 milhão. Enquanto a população já havia batido a marca de 1 milhão (final da década de 70), as médias se mantiveram - aliás, em 1975 a população já batia os 800 mil e a cidade ficou coberta de neve.

 

Analisem o clima de curitiba antes de 1995. O Wunderground serve. Depois, após 2001. Parece mágica.

 

abs

 

 

É exatamente isso.. Negar que a dinâmica de ingresso de ar frio e as temperaturas em Ctba mudaram drasticamente depois de 2001 é o mesmo que dizer que a sincronização entre altas continentais e ciclones na região de SJ continua a mesma...

 

São eventos relacionados.. Para SJ, a 28,5oS, as temperaturas se aumentaram, aumentaram muito pouco.... o frio ainda chega, mas sai sempre por ali entre o RS e SC. A mesma falta de ciclone que escasseia a neve, faz com que tudo que é massa de ar frio, quando chega no PR, chega maritimizada..... As médias sobem, principalmente em abril e junho, e lógico que não é aquecimento, pois seria supor que os carros andassem mais , as pessoas peidassem mais e etc.. só em junho e abril, he he he, onde os desvios são de +3oC , +4oC. A urbanização forte se manifesta desde a década de 1990, mas não foi capaz de elevar a média de nenhum mês acima de 1oC!

 

Elegi a mancha de água quente no Prata como o vilão, pos ela é o único fator presente exatamente desde que a neve com acumulação praticamente sumiu de SJ e as temperaturas em Ctba destrambelharam de vez. Curitiba sofre o aquecimento por estar mais próximo do trópico.

Link to comment
Share on other sites

Cheguei faz uma hora em Santana de Livramento de onde parto daqui a pouco runo à Bariloche. Impressionante a diferença de temperatura verificada no meu carro na chegada aqui, tudo graças à estabilidade atmosférica. Nas baixadas, temperaturas de 3C/4C, nos topos 6C/7C e aqui no 14 andar do edifício mais alto da cidade (construído num topo), faz 9C!!!

 

Loucura!!

 

Num clima intermediário, poderia dizer que faz 6C aqui

Link to comment
Share on other sites

Dos dados disponíveis, apenas POA e Tramandaí estão acima dos 10° em todo o RS.

 

Cheguei a bater 9,9°, mas o tempo fechou com a MM e disparei para os 11,2° de agora com 89%. Certamente ficaremos com a maior mínima do RS. Tramandaí ao menos está em leve queda, e nós subindo.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, tempo bom até umas 22h00, depois fechou com mm, surpreendentemente trazida por vento de NW, portanto, um vento que é comntinental, ou continentalizado. E a temp, que estava em 10,1 chegou a subir pra 10,4. Agora, com a inda de uma neblinaça, caiu pra 9,9. A mm baixíssima (teto de uns 60m) continua, mas agora com A Neblinassa logo abaixo. Eu sei qu, tecnicamente, isto é um nevoeiro, mas é que 99,9... % das pessoas chamam isto de neblina, quando a visibilidade se reduz pra algo em torno de 1 palmo adiante do seu nariz (não chega a tanto, mas está legal).

Link to comment
Share on other sites

2 da matina e tenho 6,4ºC aqui em casa. Calculo que bato em 3º C de mínima.

Umidade continua altíssima: 92%.

Sds.

 

Não sei como é aí na Planalto Médio, mas aqui, se faz 6,4 no iníco da madruga e a u.r. é de 92%, é bem difícil da mínima chegar a 3. Mesmo em noites de céu aberto sob ar polar, istop é difícil. A temp normalmente cai melhor por aqui, de madrugada, quando temos ar polar velho ou mTa. E esta queda é mhlor que aquela sobr ar polar, mesmo quando comparamos 2 situações em que se tem a mesma u.r. no início da madru. A não ser, claro, quando o ar polar está em pleno ingresso.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.