Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Maio de 2007


Recommended Posts

Gurizada,

 

Sábado gelado em Curitiba.

 

Mínima de 3,4ºC no Boqueirão e 3,1ºC em SJP com geada fraca sobre gramados e carros.

A máxima foi de 17,7ºC no Boqueirão.

 

No momento 00:45 tenho céu nublado e 11ºC - a mínima deverá ser de 8-9 ºC devido a nebulosidade.

 

Menos, Bettega! O sábado foi apenas razoavelmente frio, com mínima de 6,1 e máxima de 19,0.

Sexta: 3,8 a 17,8 com geada fraca (fotos no fórum Imagens, tópico Imagens do Frio Outonal).

Quinta: 4,9 a 14,7 mas sem geada.

Já hoje, neste início de domingo, a mínima chegou a 12,6 mas aumentou pra 12,7. E não acredito que a temp vá cair enquanto persistir a chuva fraca que acabou de começar.

Link to comment
Share on other sites

Dei uma passeada de carro pela cidade entre 23:20 e 0:30 e fiz medições de temperatura. Variei de 10,2° numa praça do Três Figueiras aos 14,3° no Centro. Fazia de 10,5° a 13,3° no Iguatemi; 13° ao longo da Ipiranga e 12° na altura do Petrópolis; 10,6° na cruzamento da Perimetral com a Ipiranga; subindo a Perimetral: 11,6° logo saindo da Ipiranga, 10,5° no Jardim Botânico e 13,2° na rótula da Carlos Gomes (13,7° no buraco da rótula); 13° ao longo de todo o trecho de minha casa até às imediações no Centro; 13,0° no Beira-Rio com 11,6° logo após o estádio; 12,5° a 13,3° na beira do Guaíba; 12,5° no Menino Deus.

 

Agora tenho 10,6° com 86% e névoa úmida. Irei aos 9° e terei nevoeiro pela manhã!

Link to comment
Share on other sites

Acabei de retornar do PLanalto da Neve, onde passei dois dias agradabilíssimos com minha esposa.

 

A Vínicola da Villa Francioni é algo mais do que espetacular, padrão Top Class Mundial! Convido os gaúchos que têm boas vinìcolas em sua terra a conhecer e ficarem estupefatos. O Dilor não estava nem aí para o quanto gastaria. O objetivo dele era fazer o melhor vinho do BRasil e quiçá o melhor das Américas. Ele faleceu antes de ver seu sonho concretizado, mas acredito que os filhos dele poderão fazê-lo. O premio ganho pelo Chadornay é um início. Concorrendo com vinhos franceses de R$350,00, o catarienense matou a pau na prova às cegas. Tem o Joaquim (um tinto frutado show, eleito pela Gula o melhor vinho brasileiro de 2006) e o Villa Francioni Tinto (um tinto de guarda premium) que são um verdadeiro espetáculo, além do Rosé, que surpreende.

 

A Região continua belíssima e é incrível como de um tempo para cá a infraestrutura de turismo vem melhorando.

 

Quanto às temperaturas, estou cada vez mais convencido de que a Região onde está a Cidade de SJ é menos favorável às médias baixas do que outros pontos até mais baixos da Região! Não que ela seja mais quente, e sim que a fórmula de Cálculo de medias ponderadas e mesmo simples fica muito prejudicada em virtude de seu relevo chapado. Acredito que a média de julho de locais mais acidentados, como o Cruzeiro e o Snow Valley possa estar em torno de 7/8oC, fácil, fácil, fazendo a proporcionalidade de 1oC a cada 200 m em relação a Lages passar a valer (De INMET LAGES para INMET SJ tem 460 m de diferença de altitude e apenas 1oC de diferença nas normais para julho).

 

Na pousada que fiquei (Kiriri-Etê, em Urubici, na Serra do Panelão), rolou mínima de -1oC e máxima de 12oC na sexta, mínima de 2oC e máxima de 14oC no Sábado (com uma bela geada pela manhã) e mínima de 4oC hoje de manhã, a 1280 metros de altitude numa situação de encosta próxima ao topo, termômetro a 1,70 m abrigado em uma varanda (bem recuado).

 

Comparando com os valores da Climaterra (3oC/12oC hoje, 3oC/16oC ontem e -2,5oC/15oC sexta, 100 metros mais elevada, percebe-se o quanto a platô sem acidentes do INMET de SJ, e a enconsta voltada ao norte da Climaterra não são boas para frio, apesar de refletirem muito bem a realidade da cidade de SJ. Por outro lado, a região de relevo acidentado do município deve ter médias muito, mas muito baixas! Para ser ter idéia, no sábado pela manhã, tinha gelo na pista naquela encosta do Vale da Neve, ou seja, lá ficou negativo a noite durante um bom tempo de sexta para sábado!

 

Estive no Morro das Torres em Urupema e o pessoal da cidade falou que tinha nevado e o Morro amanhecido branco naquela semana. Achei que fosse história de gente do interior, mas ao ver o material da Metsul hoje no site, vi que tinha uma neve razoável acumulada lá em cima. No sábado, só lama! Também tinha gelo (lama congelada) em algumas encostas da estrada que já não pegam sol em nenhum momento do dia está época).

 

Em resumo, estou cada vez mais apaixonado por esta região, e creio que uma boa nevasca, com a publicidade dada pela televisão hoje em dia, poderia contribuir ainda mais para novos investimentos em infra-estrutura turística. Vamos torcer!

 

Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

Acabei de retornar do PLanalto da Neve, onde passei dois dias agradabilíssimos com minha esposa.

 

A Vínicola da Villa Francioni é algo mais do que espetacular, padrão Top Class Mundial! Convido os gaúchos que têm boas vinìcolas em sua terra a conhecer e ficarem estupefatos. O Dilor não estava nem aí para o quanto gastaria. O objetivo dele era fazer o melhor vinho do BRasil e quiçá o melhor das Américas. Ele faleceu antes de ver seu sonho concretizado, mas acredito que os filhos dele poderão fazê-lo. O premio ganho pelo Chadornay é um início. Concorrendo com vinhos franceses de R$350,00, o catarienense matou a pau na prova às cegas. Tem o Joaquim (um tinto frutado show, eleito pela Gula o melhor vinho brasileiro de 2006) e o Villa Francioni Tinto (um tinto de guarda premium) que são um verdadeiro espetáculo, além do Rosé, que surpreende.

 

A Região continua belíssima e é incrível como de um tempo para cá a infraestrutura de turismo vem melhorando.

 

Quanto às temperaturas, estou cada vez mais convencido de que a Região onde está a Cidade de SJ é menos favorável às médias baixas do que outros pontos até mais baixos da Região! Não que ela seja mais quente, e sim que a fórmula de Cálculo de medias ponderadas e mesmo simples fica muito prejudicada em virtude de seu relevo chapado. Acredito que a média de julho de locais mais acidentados, como o Cruzeiro e o Snow Valley possa estar em torno de 7/8oC, fácil, fácil, fazendo a proporcionalidade de 1oC a cada 200 m em relação a Lages passar a valer (De INMET LAGES para INMET SJ tem 460 m de diferença de altitude e apenas 1oC de diferença nas normais para julho).

 

Na pousada que fiquei (Kiriri-Etê, em Urubici, na Serra do Panelão), rolou mínima de -1oC e máxima de 12oC na sexta, mínima de 2oC e máxima de 14oC no Sábado (com uma bela geada pela manhã) e mínima de 4oC hoje de manhã, a 1280 metros de altitude numa situação de encosta próxima ao topo, termômetro a 1,70 m abrigado em uma varanda (bem recuado).

 

Comparando com os valores da Climaterra (3oC/12oC hoje, 3oC/16oC ontem e -2,5oC/15oC sexta, 100 metros mais elevada, percebe-se o quanto a platô sem acidentes do INMET de SJ, e a enconsta voltada ao norte da Climaterra não são boas para frio, apesar de refletirem muito bem a realidade da cidade de SJ. Por outro lado, a região de relevo acidentado do município deve ter médias muito, mas muito baixas! Para ser ter idéia, no sábado pela manhã, tinha gelo na pista naquela encosta do Vale da Neve, ou seja, lá ficou negativo a noite durante um bom tempo de sexta para sábado!

 

Estive no Morro das Torres em Urupema e o pessoal da cidade falou que tinha nevado e o Morro amanhecido branco naquela semana. Achei que fosse história de gente do interior, mas ao ver o material da Metsul hoje no site, vi que tinha uma neve razoável acumulada lá em cima. No sábado, só lama! Também tinha gelo (lama congelada) em algumas encostas da estrada que já não pegam sol em nenhum momento do dia está época).

 

Em resumo, estou cada vez mais apaixonado por esta região, e creio que uma boa nevasca, com a publicidade dada pela televisão hoje em dia, poderia contribuir ainda mais para novos investimentos em infra-estrutura turística. Vamos torcer!

 

Abraços a todos!

 

 

Fantástico o seu relato Zé. Fiquei bastante intrigado com as temperaturas que você registrou lá naquele topo que é o Quiriri-Etê. Realmente foram muito boas dadas as condições geográficas do local. Isso me deixou um pouco mais tranquilo com relação as temperaturas que eu devo registrar lá no Morro do Cruzeiro. Deve ser fantástico.

Link to comment
Share on other sites

SÃO.JOAQUIM, 27/05/07. 21h:00

 

SECO; 5,2ºC E 7,2ºC/INMET E 3,5ºC / BANDEIRA

 

U.R.; 81%

 

PRESSÃO; 1013 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); - E 0

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; -°C

 

CÉU CLARO. (0%). GEADA FRACA .

 

CLIMATERRA DIA 27/05/07; MÍNIMA ATÉ AS 21h:00: 3,1ºC, MÁXIMA: 12,6ºC, RELVA: -1,0ºC, A UMIDADE RELATIVA DO AR MAIS BAIXA: 58%. PRECIPITAÇÃO ATÉ ÀS 09h:00: 0 mm.

 

RAJADA 0 Km/h, COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE ATÉ: -°C. RAJADA MÁXIMA: 30 Km/h DE W ÀS 13h:00 COM SENSAÇÃO TÉRMICA MÍNIMA DE: -0,6ºC AS 08h:06

 

EXTREMAS ATÉ AS 21h:00 EM SC DIA 27/05/07:

 

MÍNIMA: 3,1°C EM S.JOAQUIM/ CLIMATERRA.

 

MÁXIMA EM SC DIA 26/05/07; --ºC EM -- / --

 

PONTOS DE APOIO;

 

CRUZEIRO (1510 m)/S.JOAQUIM NO DIA 27/05/07.; MÁXIMA : -°C, MÍN.: -°C E RELVA: -ºC

 

NO BAIRRO BANDEIRA (1340 m) DIA 27/05/07: 1,8°C.

 

NO VALE DA NEVE (1450 m)/JEORGE MICHAEL BUTTERFIELD DIA 25/05/07; MÍN; -°C E MÁX. -°C

 

MÁXIMA: -ºC E MÍNIMA DE -ºC E - mm . EM ITAPIRANGA/WOLFGANG LENGERT /180 m NO DIA 27/05/07.

 

PALMAS/IAPAR (27/05/07}; -ºC/-°C. RELVA; -°C E - mm.

 

MÁXIMA,MÍNIMA E RELVA EM S.JOAQUIM/INMET NO DIA 27/05/07;

 

12,5ºC /5,5°C/ -0,4ºC. 0 mm

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte.

 

 

E JÁ ESTÁ 3,9 AGORA

Link to comment
Share on other sites

Hoje o dia foi bastante interessante por aqui. Houve sucessivas mudanças de tempo, fato que é raro nessa época do ano pois a estabilidade atmosférica normalmente é a marca registrada em juiz de fora, durante o outono/inverno. Mas, como esse outono anda relativamente diferente dos últimos....

 

O dia amanheceu com a menor mínima do ano no meu abrigo:

 

08,6ºC

 

A do INMET deu mais que isso, mas é pq ela está numa área de topo, e eu numa baixada...em noites de céu claro, praticamente sempre eu terei mínimas mais baixas do que lá.

 

Com a rápida passagem da frente fria por aqui, houve uma tb rápida mudança na direção dos ventos e aumento bem incrível da umidade relativa. Choveu 8,0 mm aqui em casa durante a tarde....agora à noite o céu voltou a ficar claro, só q desta vez com UR já a 100%.......terei nevoeiro em breve.

Link to comment
Share on other sites

Registrei -1.6C no sabado as 6:40 da manha em Campos, num termometro desabrigado que nao confio...

 

No logger abrigado registrei +1.0 na sexta de manha e -0.5C no sabado de manha... essas realmente rolaram. a geada foi forte no sabado de manhasinha e durou um tempo razoavel...

 

Tava curioso pra saber quianto rolou no Inmet e Horto no sabado, alguem viu?

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Algumas minimas deste domingo :

 

Jaguarão - RS : 03,3ºC

Maria da Fé - MG : 03,8ºC

Bom Jesus - RS : 04,0 °C

Bagé - RS : 04,2 °C

Caldas - MG : 04,7ºC

Monte Verde - MG : 04,8ºC

Campos do Jordão - SP : 05,0 °C

Rio Grande - RS : 05,0 °C

São José dos Ausentes - RS : 05,4ºC

Uruguaiana - RS : 05,4ºC

Camaquã - RS : 05,5ºC

São Joaquim - SC : 05,5 °C

Santana do Livramento - RS : 06,0ºC

Alegrete - RS : 06,7ºC

Lages - SC : 06,8ºC

 

CLIMATERRA 3,1, PORQUE SERÁ QUE FICOU DE FORA....KKKKKKKKKKKK

Link to comment
Share on other sites

Algumas minimas deste domingo :

 

Jaguarão - RS : 03,3ºC

Maria da Fé - MG : 03,8ºC

Bom Jesus - RS : 04,0 °C

Bagé - RS : 04,2 °C

Caldas - MG : 04,7ºC

Monte Verde - MG : 04,8ºC

Campos do Jordão - SP : 05,0 °C

Rio Grande - RS : 05,0 °C

São José dos Ausentes - RS : 05,4ºC

Uruguaiana - RS : 05,4ºC

Camaquã - RS : 05,5ºC

São Joaquim - SC : 05,5 °C

Santana do Livramento - RS : 06,0ºC

Alegrete - RS : 06,7ºC

Lages - SC : 06,8ºC

 

CLIMATERRA 3,1, PORQUE SERÁ QUE FICOU DE FORA....KKKKKKKKKKKK

 

ONde fica essa estaçao que registrou 5.4 de minima em campos? Eu registrei ao menos 8 horas abaixo dessa temperatura no domingo. A cidade teve geada com tempo nublado hoje de manha!!!

Tah totalmente fora essa temp. Ontem a noite, as 20:30 jah tava 5 graus.

Link to comment
Share on other sites

Tive a felicidade de ter uma mínima de 9,8° hoje. Baixei dos 10° por pouco. A máxima foi de 18,0° no início da tarde, e logo em seguida entrou um vento S e baixou a temperatura, ficando na casa dos 16°/17°.

 

No momento tenho 12,3° com 89%. Tempo nublado e um pouco de vento. Mesmo com nuvens, a temperatura está baixando aos poucos. Talvez eu vá aos 9° de novo, mesmo porque o tempo deverá abrir.

Link to comment
Share on other sites

Muito interessante é o quadro atual na Argentina.

 

Agora às 02 da manhã no país, algumas cidades estão bem abaixo de zero.

 

Outras, como é o caso de Mendoza, tem pressão de 1029 com apenas 1°C de temperatura e chuva fraca.. que já pode ter virado neve nessas alturas!

 

Em Buenos aires, o aeroporto de Ezeiza marca 0°C

 

Córdoba tem 5°C e céu encoberto....

Link to comment
Share on other sites

Muito interessante é o quadro atual na Argentina.

 

Agora às 02 da manhã no país, algumas cidades estão bem abaixo de zero.

 

Outras, como é o caso de Mendoza, tem pressão de 1029 com apenas 1°C de temperatura e chuva fraca.. que já pode ter virado neve nessas alturas!

 

Em Buenos aires, o aeroporto de Ezeiza marca 0°C

 

Córdoba tem 5°C e céu encoberto....

 

ESTÁ NEVANDO AGORA EM MEND..

Link to comment
Share on other sites

Neva em Malargue com -4ºC, também. Cfe o Caio, existe uma correlação muito grande entre a neve destas duas cidades e a neve da nossa serra.

 

Já pesquisei bastante a respeito mas não tenho nada escrito ou publicado. Quando as mais fortes ondas de frio causam neve generalizada nesta região Argentina conseguem atingir o Brasil em cheio há uma grande possibilidade que o fenômeno ocorra aqui também. Vamos aguardar as informações de Salta que também são importantes para desenhar o quadro.

Link to comment
Share on other sites

MENDOZA

 

Distintos sectores del territorio mendocino amanecieron hoy con una leve acumulación de nieve en los techos de casas, vehículos, plantas y cubiertos de nieve los cerros precordilleranos.

 

Mientras tanto en la alta montaña se registraba esta mañana cielo cubierto, sin precipitación de nieve y con la ruta cordillerana transitable.

 

Según Vialidad Nacional las rutas interprovinciales también se encuentran transitables con precaución por formación de capas de hielo en la calzada debido a la leve caída de agua nieve en diversas zonas del llano mendocino.

 

En cuanto al registro de temperatura los informes meteorológicos pronostican para la jornada de hoy una máxima de cinco grados.

 

Distintos puntos de Córdoba, cubiertos de nieve

 

Yacanto (Valle de Calamuchita) mostraba sobre su zona baja una cantidad de entre 5 y 10 centímetros de nieve en tanto que en su región alta se observaba unos 25 centímetros de capa nívea.

 

Otras localidades serranas como Mina Calvero también amanecieron cubiertas de nieve.

Link to comment
Share on other sites

MENDOZA

 

Distintos sectores del territorio mendocino amanecieron hoy con una leve acumulación de nieve en los techos de casas, vehículos, plantas y cubiertos de nieve los cerros precordilleranos.

 

Mientras tanto en la alta montaña se registraba esta mañana cielo cubierto, sin precipitación de nieve y con la ruta cordillerana transitable.

 

Según Vialidad Nacional las rutas interprovinciales también se encuentran transitables con precaución por formación de capas de hielo en la calzada debido a la leve caída de agua nieve en diversas zonas del llano mendocino.

 

En cuanto al registro de temperatura los informes meteorológicos pronostican para la jornada de hoy una máxima de cinco grados.

 

Distintos puntos de Córdoba, cubiertos de nieve

 

Yacanto (Valle de Calamuchita) mostraba sobre su zona baja una cantidad de entre 5 y 10 centímetros de nieve en tanto que en su región alta se observaba unos 25 centímetros de capa nívea.

 

Otras localidades serranas como Mina Calvero también amanecieron cubiertas de nieve.

 

Que saudades de Mendoza! Deve ter acumulado neve nas valas das ruas, que usam para transportar a água! hehe

 

Córdoba tem muitas montanhas nas redondezas. Os habitantes da segunda maior cidade da Argentina devem ter o prazer de enxergar neve no topo das montanhas acima dos 1000m nos picos todo o inverno. 8)

Link to comment
Share on other sites

ATENÇÃO !!!!!

 

ESTÁ NEVANDO NA CIDADE DE CÓRDOBA (NÃO APENAS NAS SERRAS), CONFORME O AEROPORTO LOCAL.

 

SAAR 281300Z 18008KT CAVOK 05/00 Q1028

SABE 281300Z 25015KT 9999 BKN009 02/00 Q1026

SACO 281300Z 16008KT 8000 -SN BKN025 OVC040 03/M02 Q1032

SAEZ 281300Z 23008KT 9999 OVC007 01/00 Q1026

SAME 281300Z 14003KT 9999 -SN SCT020 SCT022 01/-04 Q1032

SARC 281300Z 16017KT 9999 SKC 11/03 Q1024

SARE 281300Z 14012KT 9999 NSC 11/03 Q1024

SARF 281300Z 16012KT 9999 SCT015 13/11 Q1022

SARI 281300Z 18007KT 3000 BR SCT006 12/12 Q1021

SARL 281300Z 18010KT CAVOK 08/03 Q1024

SARP 281300Z 16008KT 9999 SCT008 12/08 Q1021

SASA 281300Z 02006KT 9999 OVC030 10/05 Q1023

SASJ 281300Z 18002KT 9999 SCT035 OVC100 11/05 Q1023

SAVC 281300Z 25006KT 9999 SCT030 04/M02 Q1035

SAWE 281300Z 27004KT 4000S 9999 FG M10/M12 Q1032

SAWG 281300Z 02005KT 9999 SKC 01/M04 Q1031

SAWH 281300Z 27002KT 0500 FG FEW015 M03/M03 Q1027 READ USU BAJO MIN. TODA OP.

SAZM 281300Z 25008KT 9999 FEW020 SCT030 FEW100 04/02 Q1023

SAZS 281300Z 14006KT CAVOK M06/M10 Q1032

Link to comment
Share on other sites

Caracas!!

 

Tá muito frio na argentina!!

 

3ºC com chuva congelada em córdoba!!

3ºC e nublado em Buenos Aires!!

Neve em Malargue e Mendoza!!

 

Canguçu tem 6ºC ao meio dia.

 

Aqui na minha casa 12,8ºC e sol

Essa massa de ar frio que está no rio grande do sul nesta segunda é aquela da semana passada ou é outra???

 

Att thiago

Link to comment
Share on other sites

Caracas!!

 

Tá muito frio na argentina!!

 

3ºC com chuva congelada em córdoba!!

3ºC e nublado em Buenos Aires!!

Neve em Malargue e Mendoza!!

 

Canguçu tem 6ºC ao meio dia.

 

Aqui na minha casa 12,8ºC e sol

Essa massa de ar frio que está no rio grande do sul nesta segunda é aquela da semana passada ou é outra???

 

Att thiago

Outra, está entrando hoje a noite.

Link to comment
Share on other sites

Caracas!!

 

Tá muito frio na argentina!!

 

3ºC com chuva congelada em córdoba!!

3ºC e nublado em Buenos Aires!!

Neve em Malargue e Mendoza!!

 

Canguçu tem 6ºC ao meio dia.

 

Aqui na minha casa 12,8ºC e sol

 

Tchê, 13 horas, acesso o site do jornal Clarín. Encoberto com 3,7C em Buenos Aires.

 

Será que não é recorde em Maio?

 

Muuuiiiito frio!! Estou falando com um amigo agora, e disse que estão todos congelando na calle. hehe

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.