Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - Maio de 2007


Recommended Posts

Hoje a temperatura aqui no leste paulistano variou entre 7,0°C e 16,2°C, dia mais frio do ano :D:D Agora céu limpo e temperatura de 12,8°C, em rápido declínio, teremos mais uma madrugada com um dígito! Em Campos do Jordão faz APENAS 6,9°C, queda de mais de quatro graus em uma hora, deve gear lá amanhã novamente!

 

Talvez até mais do que ontem!

 

Se não nublasse ia gear MUITO mais! :( :cry:

 

É verdade, porque aqui fazia 7,9°C à 0h com céu limpo e se continuasse caindo bem chegaria a uns 5°C no meu bairro, poderia gear até em algumas áreas menor urbanizadas aqui da zona leste, caso isso acontecesse. Vamos torcer para o céu ficar limpo até 7h da manhã!

Link to comment
Share on other sites

Capitais, INMET:

 

POA: 5,2 e 16,6

Floripa: 8,4 e 21,0

Ctba: 2,7 e 18,5

SP: 8,5 e 16,5

Campo Grande: 5,1 e 21,0

 

Acho que todas tiveram sol. Só tenho uma pulga atrás da orelha em relação à SP.

 

É, aqui em Campo Grande fez sol à tarde toda mesmo, está sendo ensolarado todos os dias. Hoje devia estar por volta dos 24ºC, essa amplitude térmica acaba com a gente...

Link to comment
Share on other sites

Hoje a temperatura aqui no leste paulistano variou entre 7,0°C e 16,2°C, dia mais frio do ano :D:D Agora céu limpo e temperatura de 12,8°C, em rápido declínio, teremos mais uma madrugada com um dígito! Em Campos do Jordão faz APENAS 6,9°C, queda de mais de quatro graus em uma hora, deve gear lá amanhã novamente!

 

Talvez até mais do que ontem!

 

Se não nublasse ia gear MUITO mais! :( :cry:

 

É verdade, porque aqui fazia 7,9°C à 0h com céu limpo e se continuasse caindo bem chegaria a uns 5°C no meu bairro, poderia gear até em algumas áreas menor urbanizadas aqui da zona leste, caso isso acontecesse. Vamos torcer para o céu ficar limpo até 7h da manhã!

 

Eu me referia à CDJ!

 

Mas no caso tb pode ser SP! :lol:

Link to comment
Share on other sites

Como ficou muito tempo nublado ontem, a mínima do INMET aqui em Juiz de Fora foi de 08,5ºC. A mínima deste sábado será menor, pois desta vez a nebulosidade é zero (pelo menos por enquanto).

 

Agora eu tenho 12,0ºC aqui em casa, o problema todo é a UR, que já está em 88%....mais ainda assim deveremos alcançar um frio significativo para a região.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Beleza

 

Palmas foi -0,9 ºC e em Castro não foi negativo (a menos que a fonte não seja a automática do INMET). Apenas essas ressalvas...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Foi erro meu. Levei três horas montando esta tabela. Tava caindo de sono no final. Cheguei a ligar duas vezes para o Simepar para pegar informações. 114 estações na tabela. Loucura !!

Link to comment
Share on other sites

Caros Eduardo e Rafael,

 

Onde fica essa estação do CPTEC aqui em BH? E a estação automática do INMET na zona oeste, fica em que parte da cidade?

 

E ae, xará!

"Zona Oeste" é modo de falar. Fica em Contagem, vetor oeste da RMBH. A do CPTEC não sei bem, mas acho que fica na Zona Sul.

A propósito, nessa automática (oeste) temos agora, às 22h, 14,6º C. A mínima deverá ser bem interessante.

Link to comment
Share on other sites

Nota 10, Alexandre!! Os dados da tabela estão fantásticos!! Dão ma radiografia completa do ocorrido em todo o país!!

 

Aqui tive máxima de 17,0°, mas logo depois das 16 h a temperatura entrou em forte queda.

 

Agora tenho 11,3° com 74%. Devo ir aos 7°/8° nessa noite.

Link to comment
Share on other sites

A nebulosidade também está atrapalhando a queda de temperatura aqui em Juiz de Fora. No meu abrigo a temperatura é de 11,8ºC e o céu está parcialmente nublado.

 

O ponto de orvalho está em torno dos 10ºC, o que significa que os esperados 8 graus não ocorrerão por aqui.

 

sds

Link to comment
Share on other sites

Vejam a estação do Alex no momento:

 

22:29 - 9.9 °C- ponto de orvalho - 4.5 °C / 1020.9hPa Norte - N

 

Com vento Norte/nordeste, quase a mesma temperatura de ontem!!! Vai entender!!!

 

Sds.

 

E o que é mais assustador: o tal do p.o. não sobe!

Em imagens de satélite de hoje era bem claro: uma faixa de bom tempo de uns 200 ou 300km de largura, percorria o oceano ao longo da região Sul. E, claro, a tal faixa de bom tempo acabava em São Paulo.

Link to comment
Share on other sites

A nebulosidade também está atrapalhando a queda de temperatura aqui em Juiz de Fora. No meu abrigo a temperatura é de 11,8ºC e o céu está parcialmente nublado.

 

O ponto de orvalho está em torno dos 10ºC, o que significa que os esperados 8 graus não ocorrerão por aqui.

 

sds

 

Fala Renan!

Aqui o céu está claro e a umidade bem baixa. É uma marca meio impressionante: agora as 23h, 14,1º C com 53% de UR. :D

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Curitiba teve outra madrugada gelada.

 

Extremos:

 

Inmet (centro de Curitiba): 2,7ºC - 18,5ºC

Boqueirão (5km do centro): 1,9ºC - 16,2ºC nevoeiro e geada moderada

São José dos Pinhais (Jd. Aristocrata): 1,5ºC - 15,8ºC, nevoeiro e geada moderada.

 

No momento (23:30) tenho 6,8ºC no Boqueirão e o Aero marca 7,0ºC - céu limpíssimo!! Vento NE

Se não virar o vento estimo uns 2 - 3ºC de mínima.

Link to comment
Share on other sites

A nebulosidade também está atrapalhando a queda de temperatura aqui em Juiz de Fora. No meu abrigo a temperatura é de 11,8ºC e o céu está parcialmente nublado.

 

O ponto de orvalho está em torno dos 10ºC, o que significa que os esperados 8 graus não ocorrerão por aqui.

 

sds

 

Fala Renan!

Aqui o céu está claro e a umidade bem baixa. É uma marca meio impressionante: agora as 23h, 14,1º C com 53% de UR. :D

 

Bem interessante Rafael, nas redondezas da serra do curral e também na região da lagoa dos ingleses eu acusaria até mesmo uns 10/9 graus neste sábado ao amanhecer, caso a situação aí continue como está.

 

Aqui o tempo está quase encoberto por stratus, 11,7ºC :oops:

 

No estado a cidade mais fria por enquanto é Maria da Fé (sempre ela !), ela tinha 5 graus às 22h

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Curitiba teve outra madrugada gelada.

 

Extremos:

 

Inmet (centro de Curitiba): 2,7ºC - 18,5ºC

Boqueirão (5km do centro): 1,9ºC - 16,2ºC nevoeiro e geada moderada

São José dos Pinhais (Jd. Aristocrata): 1,5ºC - 15,8ºC, nevoeiro e geada moderada.

 

No momento (23:30) tenho 6,8ºC no Boqueirão e o Aero marca 7,0ºC - céu limpíssimo!! Vento NE

Se não virar o vento estimo uns 2 - 3ºC de mínima.

 

Sem fala ainda no aero de Curitiba (Sao jose dos pinhais) que deu 1°C com nevoeiro, que tende a segurar um pouco a queda!!

Talvez sem a neblina, tivesse chegado nos 0°C...

 

As 06:30 vi uma neblina forte tambem na regiao da cidade industrial (sul da cidade) com bastante geada sobre os carros.

 

Um amigo meu disse que em 4 barras (regiao metropolitrana) tava tudo branco, igual neve. Deve te dado uma geada bem forte por la, proxima vez vo la ver qto chega, pois fica bem no pé da serra do mar, e em dias de vento calmo como ontem, deve escoer bastante ar frio pra la.

Link to comment
Share on other sites

Noite bastante estável em Porto Alegre. Nas baixadas da cidade a temperatura está infinatamente inferior aos topos. O termômetro do meu carro ficava louco em cada lomba que subia ou descia. Basta ver que no aeroporto faz 6ºC neste momento (melhor baixada da cidade), no INMET faz 7,8ºC numa meia baixada e, aqui e casa, no topo do topo, faz 11,0ºC, heheheheh

Link to comment
Share on other sites

Noite bastante estável em Porto Alegre. Nas baixadas da cidade a temperatura está infinatamente inferior aos topos. O termômetro do meu carro ficava louco em cada lomba que subia ou descia. Basta ver que no aeroporto faz 6ºC neste momento (melhor baixada da cidade), no INMET faz 7,8ºC numa meia baixada e, aqui e casa, no topo do topo, faz 11,0ºC, heheheheh

Bruno, a temperatura está em franca queda!!

 

Tenho 8,8° com 89% no momento! Vou aos 6° de novo e é provável que baixe dos 5° nas áreas abertas e na Zona Sul, inclusive com geada!! :D

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Média aqui em casa (1º a 25/5):

 

Mínima média: 13,4°

 

Máxima média: 20,7°

 

Mínima absoluta: 6,4° (dia 25)

 

Maior mínima: 19,6° (dia 2)

 

Máxima absoluta: 29,9° (dia 6)

 

Menor máxima: 14,4° (dia 24)

 

Média simples: 17,05°

 

Estou, até o momento, 1° abaixo da média do mês... e continuaremos em queda! 8)

Link to comment
Share on other sites

Agora no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, 9 graus.

 

Rafael, a estação do CPTEC fica no Horto, de frente ao metrô da José Cândido.

 

Ah, o INMET deu mínima de 13 graus ontem para Belo Horizonte, a estação deles deve continuar com problemas, pois em várias outras deu 10, 11 graus.

 

Saudações.

Link to comment
Share on other sites

Agora no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, 9 graus.

 

Rafael, a estação do CPTEC fica no Horto, de frente ao metrô da José Cândido.

 

Ah, o INMET deu mínima de 13 graus ontem para Belo Horizonte, a estação deles deve continuar com problemas, pois em várias outras deu 10, 11 graus.

 

Saudações.

 

Olá, meu caro!

 

Pois é, não engulo mesmo os dados da estação convencional do INMET aqui em BH. Nem considerando Ilha de Calor! A Zona Sul tá mais alta que o resto da cidade, e é mais do que prudente esperar mínimas menores, mesmo levando em conta a maior concentração de material particulado na atmosfera. Por isso esses 13º C para mim são uma furada...

 

A mínima da Pampulha foi belíssima...hehehe...9,3º C. No Aeroporto de Confins a mínima foi de 10º C hoje. Estimo 8º C para o Belvedere/Mangebeiras/Santa Lúcia, etc. Aqui em casa tive 10,6º C. O que me chamou atenção nessa noite foi a baixíssima umidade do ar. Incrível como o ar polar chegou seco.

 

Ah, pensava que a do CPTEC fosse na Zona Sul. Então temos duas estações nessa área, pois o CETEC tb mantém uma automática lá!

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Agora no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, 9 graus.

 

Rafael, a estação do CPTEC fica no Horto, de frente ao metrô da José Cândido.

 

Ah, o INMET deu mínima de 13 graus ontem para Belo Horizonte, a estação deles deve continuar com problemas, pois em várias outras deu 10, 11 graus.

 

Saudações.

 

Olá, meu caro!

 

Pois é, não engulo mesmo os dados da estação convencional do INMET aqui em BH. Nem considerando Ilha de Calor! A Zona Sul tá mais alta que o resto da cidade, e é mais do que prudente esperar mínimas menores, mesmo levando em conta a maior concentração de material particulado na atmosfera. Por isso esses 13º C para mim são uma furada...

 

A mínima da Pampulha foi belíssima...hehehe...9,3º C. No Aeroporto de Confins a mínima foi de 10º C hoje. Estimo 8º C para o Belvedere/Mangebeiras/Santa Lúcia, etc. Aqui em casa tive 10,6º C. O que me chamou atenção nessa noite foi a baixíssima umidade do ar. Incrível como o ar polar chegou seco.

 

Ah, pensava que a do CPTEC fosse na Zona Sul. Então temos duas estações nessa área, pois o CETEC tb mantém uma automática lá!

 

Sds!

 

 

Também acho que os 13° C da estação principal do INMET em BH podem estar errados, se considerarmos que várias outras estações de outros órgãos tem acusado 10° C para várias áreas da cidade.

 

No entanto, é preciso saber se essas outras estações, como a do campus da Pamupulha e a do Horto (CPTEC), ficam em áreas verdes, pois nesse caso, ainda que não seja extensa a área verde consegue atenuar os efeitos da ilha de calor.

 

Aliás, onde vc mora em BH e que tipo de termômetro vc tem? Também penso em instalar um aqui em casa (moro no Vila Paris).

 

Agora, interessante mesmo seria uma automática lá em cima, na saída para o Rio, na região da Lagoa dos Ingleses.

 

Saudações.

Link to comment
Share on other sites

Noite de estréia do "quadrado mágico", mas o craque do quadrado decepcionou.

 

Mínimas da madrugada:

 

Sensor da estação (abrigado): 5,7ºC

 

Digital (abrigado): 5,0ºC

 

Max e Min mercúrio (velho): +- 4,6ºC

 

Max e Min mercúrio (novinho): +- 5,2ºC

 

Infelizmente não poderei disponibilizar on line os dados da estação pelo fato do software(sic) dela ser muito vagabundo e não ter opção para isso.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Tive a segunda mínima do ano aqui em casa: 7,2°.

 

No INMET (automática) tivemos 6,1°, 0,1° a menos que Bento Gonçalves. Provavelmente nosso aero baixou dos 5°. Gostaria da confirmação.

 

Ausentes também teve uma mínima muito modesta: 3,9°. Boa marca ficou com Rio Pardo com 3,0°, Bagé com 2,8° e (de novo!!) Alegrete com 2,3°! 8) O frio forte ficou com as áreas baixas e baixadas.

 

E a noite foi gelada em: Poços de Caldas com 1,7°, Maria da Fé com 2,6° e Jataí com 5,2°!!

 

Agora tenho 16,4° com 60%, céu limpo e névoa seca. Tivemos um forte nevoeiro de manhã que só se dissipou perto das 10 h!

Link to comment
Share on other sites

Olá. Estive ausente por problemas fisiológicos e por ter viajado a SP. Quanto a essa invasão polar em particular, a meu ver a coisa correu como esperava, para ctba e região, e SP. Uma massa de ar polar de forte intensidade, típica do inverno climático, que poderia ocorrer em qualquer época do ano.

 

Mas também falhei pois considerei como provável a possibilidade de ocorrer o tipo do "frio mais forte do ano", que, p/ ctba, implicaria em mínimas de 0 grau e máxima por volta de 10, com sol, com TºC na casa de 4 graus às 9:00, 7 ou 8 ao meio dia, 10 ou 11 graus às 16:00, 7 graus às 19:00 e abaixo de 5 graus a partir das 21:00, estabilizando na casa de 1 grau após a meia-noite, com vento moderado e sol. Isso não ocorreu, de modo que mantém-se a característica probabilística dos modelos, que variam a intensidade do frio em função d'um espectro que vai do "histórico" ao "acima da média", sendo que os bazistas, por sua inclinação natural ao frio, pesarem mais as possibilidades de frio intenso, já que é o que desejam (e o que desejamos) que se realize. Em simples termos, vem saída histórica, vem sem frio, vem com frio, vem com muito frio, sem frio, e "na última hora" temos normalmente o padrão, o provável, isto é, frio dentro dos padrões. É claro, caso contrário os eventos históricos não seriam históricos. É verdade que está na hora deles ocorrerem, porém não foi desta vez.

 

abraços

 

PS.: É verdade que não saí analisando o que ocorreu em todos os cantos, mas, parece-me que os critérios de "historicidade" devem permanecer rigorosos, caso contrário qualquer evento polar de forte intensidade ganhará o status de evento histórico, banalizando o termo.

Link to comment
Share on other sites

Com certeza! basta interpretação... O histórico que pus acima em meu post não refere-se a eventos históricos, qualquer um que leia o contexto por completo saberá que aquele histórico tem sinônimo de registro, ocorrência, tomada de dados... Por isso, é bom lerem e entender os múltiplos significados de alguns termos.. É óbvio que 1ºc para TM não é nada "histórico"..

Link to comment
Share on other sites

Durante o pico dessa MP, quinta-feira, à tarde, SP teve céu encoberto a parcialmente nublado, com aberturas de sol. Mas não ficou céu claro. Dificilmente SP tem a típica situação de invasão polar tal como no Sul, porém a cobertura de nuvens segurou um pouco a máxima.

 

Já em ctba o INMET tende(ia) a aumentar a máxima (às vezes em até 1 grau) e diminuir a mínima (às vezes tb em até 1 grau), em relação à estação do SIMEPAR, a uns 5m de distância. Particularmente confio mais na do SIMEPAR, pois vi as estações e suas condições pessoalmente.

Link to comment
Share on other sites

Cheguei agora pouco aqui no Rio.Ontem de manhã não fui ao Morro da Igreja mas sim ao Vale da Neve(cheguei lá ás 7h e fui embora ás 8h30) onde peguei uma fortíssima e esplendorosa geada.Poças estavam parcialmente congeladas.A vegetação completamente congelada e os termômetros no Centro de SJ, poucos minutos antes de eu ir pro Vale da Neve marcavam -3°C(no Vale da Neve devia estar -4/-5°C).Lá no Centro a geada foi apenas um pouco moderada.O passeio valeu MUITO A PENA, mesmo que a neve tenha sido pouca.

Link to comment
Share on other sites

Ricardo, sem problemas, eu me referia ao contexto geral. Aqui sempre se anseia assiduamente por eventos históricos de frio, e às vezes há uma certa frustração tácita quando se espera demais de um evento de frio, que às vezes conduz a uma sobre-valorização dos registros marcados (em especial, a falta das nevascas em SJ).

Link to comment
Share on other sites

Noite de estréia do "quadrado mágico", mas o craque do quadrado decepcionou.

 

Mínimas da madrugada:

 

Sensor da estação (abrigado): 5,7ºC

 

Digital (abrigado): 5,0ºC

 

Max e Min mercúrio (velho): +- 4,6ºC

 

Max e Min mercúrio (novinho): +- 5,2ºC

 

Infelizmente não poderei disponibilizar on line os dados da estação pelo fato do software(sic) dela ser muito vagabundo e não ter opção para isso.

De estação nova ,parabéns Tomasini :D

E tchatchatchatchan, agora estou dentro dos padrões hehehe, acabou de chegar a "criança", o abrigo meteorológico em madeira,com venezianas 8) 8) 8)

Agora grande dúvida:

-instalá-lo no Almeida na Casa de meu Pai, o local mais frio(baixada)?

-na casa do Daniel,baixada não tão fria quanto no S.Pinheiro?

-ou em minha casa para ter uma idéia geral do clima da cidade (encosta, quase topo)?

Tenho que decidir hoje, para pegar já as próximas madrugas :lol:

OBS:Em breve fotos do abrigo para não deixar dúvidas. 8)

Link to comment
Share on other sites

Nada de monotonia :D Àreas de instabilidade aliadas a uma área de baixa pressão avançam neste momento para o oeste e noroeste do Paraná, acompanhadas por uma razoável quantidade de descargas elétricas. A manhã começou fria, mas aos poucos a temperatura está se elevando e as nuvens aumentando também.

 

- Umidade: 68%

- Vento: Leste (fraco)

- Temp. Mínima: 8 graus.

- Temp. agora: 19 graus.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Rio a madrugada foi gelada(para os nossos padroes):

Na Vila Militar, zona norte, a automática bateu 11,8°C :shock:

Aqui em casa bati 14,9°C, valor que bate com o da estação automática da Lagoa Rodrigo de Freitas.

A temperatura ficou abaixo dos 15°C em praticamente toda a cidade!!!!!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Rafael,

 

Ah, pensava que a do CPTEC fosse na Zona Sul. Então temos duas estações nessa área, pois o CETEC tb mantém uma automática lá!

 

Sds!

 

Acho que é a mesma estação.

 

Se você for no site do CPTEC, pegar as coordenadas da estação e jogar no Google Earth, você tem... a localização do CETEC! Deve ter algo a ver, CETEC com CPTEC, entendeu?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.