Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento - ENSO (El Niño e La Niña)


Recommended Posts

  • Replies 452
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O Catarina está longe de ser um evento isolado nos últimos anos. Houve duas tempestades tropicais, um ciclone subtropical e uma depresão na costa brasileira nos últimos quatro anos. Houve ciclone tropicais na costa sul do Brasil em 2004, 2005 e 2006. Todos anos de estiagem. Apenas em 2007, verão chuvoso e com grande divergência, não houve nenhuma formação.

Link to comment
Share on other sites

O Catarina está longe de ser um evento isolado nos últimos anos. Houve duas tempestades tropicais, um ciclone subtropical e uma depresão na costa brasileira nos últimos quatro anos. Houve ciclone tropicais na costa sul do Brasil em 2004, 2005 e 2006. Todos anos de estiagem. Apenas em 2007, verão chuvoso e com grande divergência, não houve nenhuma formação.

 

Mas era bem disso que falávamos... "O Catarina está longe de ser um evento isolado nos últimos anos." Mudança!!!

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que estamos mais atentos ao litoral, o que não ocorria antes do Catarina. Oficialmente no Brasil, o único ciclone tropical foi o Catarina. Nós na MetSul e um monte de gente lá fora é que considera a existência de outros.

 

Dada a freqüência dos ciclones tropicais em nosso litoral, não acho plausível realizar qualquer previsão sem assumir a priori mudanças em nosso clima. Não duvido que outros ciclones tenham ocorrido, mas com as proporções e repercussão do Catarina não conheço nenhum outro. É disso que falo, estou apenas buscando ter um olhar circunspecto quanto a este tipo de asserção para evitar conclusões mal explicadas.

 

Se pensei de forma equivocada, peço que me elucidem a questão.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que estamos mais atentos ao litoral, o que não ocorria antes do Catarina. Oficialmente no Brasil, o único ciclone tropical foi o Catarina. Nós na MetSul e um monte de gente lá fora é que considera a existência de outros.

 

Dada a freqüência dos ciclones tropicais em nosso litoral, não acho plausível realizar qualquer previsão sem assumir a priori mudanças em nosso clima. Não duvido que outros ciclones tenham ocorrido, mas com as proporções e repercussão do Catarina não conheço nenhum outro. É disso que falo, estou apenas buscando ter um olhar circunspecto quanto a este tipo de asserção para evitar conclusões mal explicadas.

 

Se pensei de forma equivocada, peço que me elucidem a questão.

 

Sds.,

 

TEM O CASO DO URUGUAI EM FEV. DE 68 ACHO, ESTÁ NO SITE DA METSUL, O DE 1923 EM SANTOS. FORA QUE PODE TER OCORRIDO OUTROS CATARINAS NO MEIO DO ATLÂNTICO SEM AFETAR NÓS OU A ÁFRICA., SATÉLITE É SÓ DOS ÚLTIMOS 40 E POUCOS ANOS...

 

DIZER QUE É MUDANÇA, SÓ SE TORNAR UM FATO CONSTANTE.

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que estamos mais atentos ao litoral, o que não ocorria antes do Catarina. Oficialmente no Brasil, o único ciclone tropical foi o Catarina. Nós na MetSul e um monte de gente lá fora é que considera a existência de outros.

Porém, o Catarina, foi o que encostou no continente e trouxe mais estragos :wink:

Link to comment
Share on other sites

Eu acho que estamos mais atentos ao litoral, o que não ocorria antes do Catarina. Oficialmente no Brasil, o único ciclone tropical foi o Catarina. Nós na MetSul e um monte de gente lá fora é que considera a existência de outros.

Porém, o Catarina, foi o que encostou no continente e trouxe mais estragos :wink:

 

É o que falo.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, tenho um programinha de naufrágios na costa do Brasil e há alguns casos antigos que os naufrágios ocorreram devido ao mau tempo. Se tivesse alguém com acesso a museus e topasse ir fazer alguma pesquisa dava até artigo... Até posso procurar algo aqui em SC, algum acervo antigo. No mínimo é interessante a possibilidade de ciclones tropicais na costa desde tempos idos, um período sem e depois o retorno...

 

naufragiosbs9.th.gif

 

Quem quiser ler mais sobre os naufrágios o programa é free, só baixar.

 

http://www.brasilmergulho.com.br/port/naufragios/cadastro/index.shtml

Link to comment
Share on other sites

Jacque, a grande questão é que alguns destes naufrágios podem ter ocorrido por causas diversas de um ciclone tropical. Um belo exemplo são os extratropicais. Recordo de uma monografia publicdada aqui no BAZ sobre frio nas décadas de 30 e 40 que mencionava vários naufrágios na costa do Sul do Brasil. Possivelmente tempestades de inverno (ciclones extratropicais ou intensas frentes frias com muito vento). Mas é impossível garantir que algum ou alguns destes eventos não tenha origem em algo tropical. O negócio é pesquisar e cruzar os dados.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, vi o material do site da metsul, indicado por você e pude perceber que há relatos e pesquisas sérias sobre a possibilidade da existência de ciclones tropicais no Atlântico Sul. De qualquer maneira, quero enfatizar que se trata de um fenômeno pouco comum neste oceano. Afinal, após a existência dos satélites meteorológicos, muitas destas tempestades puderam ser observadas nos demais oceanos com muita facilidade, algo que não se sucedeu aqui. Devo chamar a atenção que a deficiência de observações orbitais não era exclusividade do Atlântico Sul. Com isso tudo, estou querendo dizer, em poucas linhas, que por aqui os furacões são raros e a sua ocorrência precisa ser estudada com muito cuidado.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, fico meio confuso.

Tudo bem estávamos com estiagem até agora, mas as previsões são de recuperação da falta de água a curto/médio prazo, mas na reta final do ano, e verão próximos, a estiagem voltaria então, ou nessa época do ano a influência é menor ?

 

Brigado!

 

EM 2005 FOI SEMELHANTE, MUITA CHUVA EM SET/OUTU E DEPOIS ESTIAGEM.

 

A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA É DEIXAR A CHUVA MUITO IRREGULAR, ORA MUITA CHUVA INTERCALADA COM PERÍODOS LONGOS DE POUCA OU NENHUMA CHUVA. A MÉDIA NÃO DIZ NADA.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, fico meio confuso.

Tudo bem estávamos com estiagem até agora, mas as previsões são de recuperação da falta de água a curto/médio prazo, mas na reta final do ano, e verão próximos, a estiagem voltaria então, ou nessa época do ano a influência é menor ?

 

Brigado!

 

EM 2005 FOI SEMELHANTE, MUITA CHUVA EM SET/OUTU E DEPOIS ESTIAGEM.

 

A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA É DEIXAR A CHUVA MUITO IRREGULAR, ORA MUITA CHUVA INTERCALADA COM PERÍODOS LONGOS DE POUCA OU NENHUMA CHUVA. A MÉDIA NÃO DIZ NADA.

 

Grato!

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

La Niña vem se intensificando lentamente, porém de forma contínua nas últimas semanas!!!

 

Vejam a grande área de anomalias de -2 no Paciífico, e a mancha de águas frias se espalhando por enorme área do pacífico, chegando já a Costa Oeste da américa do Norte!!! :shock:

 

http://www.metsul.com/secoes/?cod_subsecao=52

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Este La Niña vai se prolongar por muito mais tempo que se imagina. Vejo todo mundo dizendo que chega ao fim no outono. Eu e o Ronaldo discutíamos e chegamos à conclusão que imaginar um 2008 inteiro com condições de La Niña não seria um absurdo. E nenhum sinal ainda de terminar o mínimo solar. Simplesmente assustador como se está prolongando. Vou fazer uma comparação rudimentar. O jogo deveria ter terminado aos 45 do segundo tempo, mas a segunda etapa já dura 70 minutos. A longa duração do mínimo solar deste ciclo é comparada, atenção, aos ciclos solares de baixíssima atividade que resultaram na Pequena Idade do Gelo. Lembro do Luiz publicando em 2001 os textos sobre Ice Age is Coming. Em 2003 bancava aqui que por conta do mínimo solar entre 2005 e 2007 haveria um inverno memorável de frio. Acho que 2007 se enquadra nesta categoria. O ano de 1989 pode ser outro ano feliz, ou quem sabe muito feliz, para quem curte frio no estado. Quem viver verá.

Link to comment
Share on other sites

Este La Niña vai se prolongar por muito mais tempo que se imagina. Vejo todo mundo dizendo que chega ao fim no outono. Eu e o Ronaldo discutíamos e chegamos à conclusão que imaginar um 2008 inteiro com condições de La Niña não seria um absurdo. E nenhum sinal ainda de terminar o mínimo solar. Simplesmente assustador como se está prolongando. Vou fazer uma comparação rudimentar. O jogo deveria ter terminado aos 45 do segundo tempo, mas a segunda etapa já dura 70 minutos. A longa duração do mínimo solar deste ciclo é comparada, atenção, aos ciclos solares de baixíssima atividade que resultaram na Pequena Idade do Gelo. Lembro do Luiz publicando em 2001 os textos sobre Ice Age is Coming. Em 2003 bancava aqui que por conta do mínimo solar entre 2005 e 2007 haveria um inverno memorável de frio. Acho que 2007 se enquadra nesta categoria. O ano de 1989 pode ser outro ano feliz, ou quem sabe muito feliz, para quem curte frio no estado. Quem viver verá.

 

1989?!

Tomara que tudo o que você escreveu se conccretize.

O ano de 2007 foi memorável no Rio Grande do Sul, mas só em termos de frio, pois praticamente não nevou. Em Santa Catarina foi normal, e no Paraná só foi normal em maio e em julho, pois nos outros meses seguiu-se o padrão dos últimos anos.

Tomara que 2008 o frio seja mais abrangente.

Link to comment
Share on other sites

Este La Niña vai se prolongar por muito mais tempo que se imagina. Vejo todo mundo dizendo que chega ao fim no outono. Eu e o Ronaldo discutíamos e chegamos à conclusão que imaginar um 2008 inteiro com condições de La Niña não seria um absurdo. E nenhum sinal ainda de terminar o mínimo solar. Simplesmente assustador como se está prolongando. Vou fazer uma comparação rudimentar. O jogo deveria ter terminado aos 45 do segundo tempo, mas a segunda etapa já dura 70 minutos. A longa duração do mínimo solar deste ciclo é comparada, atenção, aos ciclos solares de baixíssima atividade que resultaram na Pequena Idade do Gelo. Lembro do Luiz publicando em 2001 os textos sobre Ice Age is Coming. Em 2003 bancava aqui que por conta do mínimo solar entre 2005 e 2007 haveria um inverno memorável de frio. Acho que 2007 se enquadra nesta categoria. O ano de 1989 pode ser outro ano feliz, ou quem sabe muito feliz, para quem curte frio no estado. Quem viver verá.

 

 

 

Alexandre, quando foi exatamente a última vez que o mínimo solar se prolongou por tempo assim?? Se não me engano foi no início do século passado, não foi??

 

Pelo que tenho notado, esse ciclo solar tão longo foi uma surpresa para o meio científico, pois, a um ano atrás me lembro que as previsões eram de que o próximo ciclo solar seria o mais intenso das últimas décadas e que haveria novamente um aumento da atividade solar!!! Essas previsões mudaram agora??

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Silvio, vamos publicar um material hoje à noite no blog que é "arrasa-quarteirão" sobre o que já foi antecipado em PRIMEIRA MÃO no BAZ acima.

 

 

Fantástico Alexandre, mal posso esperar pra ver!!! Aguardemos então...

Sds.

 

 

Não deixem de ler é muito interessante.

Talvez na confirmação do ciclo pouco ativo, teremos a possibilidade de definir a real influência do homem no "aquecimento global"

 

 

Saudaçõs,

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Trecho de boletim no site da Somar:

 

No Sul, a La Niña pode provocar estiagens regionalizadas e ondas de calor. Neste mês de fevereiro, serão os gaúchos os mais beneficiados com o mercado de artigos de verão. Por outro lado há risco de ondas de frio precoces com chances de geada até mesmo no outono, o que deve favorecer também a venda de artigos para o inverno este ano.

 

Até ? Chance ?

 

Já geou duas vezes em FEVEREIRO neste ano.

Link to comment
Share on other sites

Trecho de boletim no site da Somar:

 

No Sul, a La Niña pode provocar estiagens regionalizadas e ondas de calor. Neste mês de fevereiro, serão os gaúchos os mais beneficiados com o mercado de artigos de verão. Por outro lado há risco de ondas de frio precoces com chances de geada até mesmo no outono, o que deve favorecer também a venda de artigos para o inverno este ano.

 

Até ? Chance ?

 

Já geou duas vezes em FEVEREIRO neste ano.

 

Talvez querem se referir a geadas generalizadas.... o que ainda assim geralmente ocorre no outono, e não seria nenhuma surpresa! :D

Link to comment
Share on other sites

Trecho de boletim no site da Somar:

 

No Sul, a La Niña pode provocar estiagens regionalizadas e ondas de calor. Neste mês de fevereiro, serão os gaúchos os mais beneficiados com o mercado de artigos de verão. Por outro lado há risco de ondas de frio precoces com chances de geada até mesmo no outono, o que deve favorecer também a venda de artigos para o inverno este ano.

 

Até ? Chance ?

 

Já geou duas vezes em FEVEREIRO neste ano.

 

É QUE ELES NÃO CONSIDERAM INFORMAÇÕES DO CRUZEIRO.....PURA BURRICE.

Link to comment
Share on other sites

Neste momento aposto em La Niña muito mais fraco no inverno ou talvez até neutralidade.

 

 

Vich, começou a entornar o caldo!!!! :evil:

 

É uma pena, mas eu não acredito em bom inverno com Neutralidade!!! Olha o ano passado, fiasco total de Santa Catarina pra cima!!! Pro Paraná, a seca de invernos já dura oito anos!!!!

 

A não ser que essas mudanças que vem acontecendo de um ano pra cá possibilitem algum efeito no inverno desse ano!!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Vcs poderiam me dizer como estava o período outono/inverno em 1994,96, 99 e 2000 por favor, em termos de El Niño, La Niña, neutralidade ?

 

Esse negócio de La Niña, El Niño, eu acho que nem ligo mais sobre essas variáveis de maneira que elas influenciem o inverno de maneira que eu possa esperar algo de MUITO BOM...

 

Obrigado!

 

Caco desiludido por invernos ao menos BONS!!!!

Link to comment
Share on other sites

Eu estou confiante no próximo inverno. Quanto à possibilidade de um evento maior de neve, nunca estive tão confiante na minha vida.

 

Maior tipo o quê Alexandre?

 

Uma das maiores nevascas do RS/SC, como a de 1994? Que foi abrangente nos dois Estados e com muita acumulação na serra.

 

Tipo 1996 que foi excelente na serra, mas não tão abrangente como 1994?

 

1999? Que foi boa na serra?

 

A última relativamente boa, em setembro de 2002?

 

Ou melhor do que os anos subsequentes à 2002?

Link to comment
Share on other sites

Vcs poderiam me dizer como estava o período outono/inverno em 1994,96, 99 e 2000 por favor, em termos de El Niño, La Niña, neutralidade ?

 

Esse negócio de La Niña, El Niño, eu acho que nem ligo mais sobre essas variáveis de maneira que elas influenciem o inverno de maneira que eu possa esperar algo de MUITO BOM...

 

Obrigado!

 

Caco desiludido por invernos ao menos BONS!!!!

 

Cara, nesses anos que citaste tivemos La Niña. Coincidência ou não foram todos invernos muito bons.

Link to comment
Share on other sites

Em 1994 tínhamos El Niño fraco e o inverno não foi muito bom na média. O que tivemos em 1994 foram belíssimas ondas de frio, sendo que duas causaram neve significativa, a primeira em torno de 25/6 e a outra em 8/7, quando tivemos neve granular em POA.

 

E agosto foi muito bom com frio mais constante.

Link to comment
Share on other sites

Eu estou confiante no próximo inverno. Quanto à possibilidade de um evento maior de neve, nunca estive tão confiante na minha vida.

 

Maior tipo o quê Alexandre?

 

Uma das maiores nevascas do RS/SC, como a de 1994? Que foi abrangente nos dois Estados e com muita acumulação na serra.

 

Tipo 1996 que foi excelente na serra, mas não tão abrangente como 1994?

 

1999? Que foi boa na serra?

 

A última relativamente boa, em setembro de 2002?

 

Ou melhor do que os anos subsequentes à 2002?

 

Cara, se eu tivesse que escolher um benchmark para a neve gaúcha, esse seria com certeza 1994. A serra turística do RS teve de 10 a 20 cm de neve, Caxias do Sul viu a cidade coberta por um manto de cerca de 10cm de neve (neve urbana forte até para os padrões europeus!) e POA teve um baita episódia de neve granular à tarde (na manhã teve pequenos flocos).

 

O benchmark para a serra catarinense é 1996. São Joaquim teve mais de 30cm de neve acumulados em determinados locais.

 

Para o PR acho que 2000 seria a melhor escolha.

Link to comment
Share on other sites

Eu estou confiante no próximo inverno. Quanto à possibilidade de um evento maior de neve, nunca estive tão confiante na minha vida.

 

 

Para o PR acho que 2000 seria a melhor escolha.

 

Ou seja, neve em flocos e com acumulação, mas com pouca duração, em Palmas, no Sudoeste e no Oeste, a exemplo de Cascavel. Acho que nevou em Guarapuava também.

Já tá na hora de pelo menos uma paraguaia em Curitiba também...

Link to comment
Share on other sites

Em 2007, a região sul teve um inverno rigoroso, enquanto nós aqui do sudeste tivemos apenas "migalhas" desse frio; embora estivessemos todos sob o domínio da La Nina.

Só que, pelo que me lembro, as águas do Pacífico estavam mais frias perto da costa do continente(NINO1.2), enquanto mais a oeste(NINO 3.4) as águas continuavam ainda quentes, só entre Julho e Agosto é que todo o Pacífico Equatorial ficou com anomalias negativas.

Isso foi o motivo do frio não ter chegado até SP; já que os impactos da La Nina são mais sentidos quando a região do NINO 3.4 apresenta maiores anomalias negativas.

Estou certo? ou alguem chegou a alguma outra conclusão a respeito do que aconteceu ano passado?

Link to comment
Share on other sites

Pode ser, Paulo Sérgio. Interessante a questão.

 

Aqui no RS a correlação entre a La Niña com invernos frios e verões secos é quase igual à 1.

 

Na fronteira oeste do RS já está começando a virar consenso entre a população de que verão é igual a estação seca. Não é de se surpreender, portanto, pela quantidade de parreirais que estão surgindo no eixo Santana do Livramento-Quaraí-Uruguaiana. Quem pega aquela estrada sabe do que estou falando. Uva quer é verão seco e quente e inverno frio. Foi o padrão daquela região no último ano. A amplitude média anual média de Uruguaiana é de 13,4ºC, porém nos últimos tem estado em 16ºC e deve quase chegar na casa dos 17ºC neste ano!

 

Média de julho/07 em Uruguaiana: 10,01ºC

Média de janeiro/08: 26,6ºC

Link to comment
Share on other sites

E a SOI continua disparando, valores em torno de +20!!! Comportamento atmosférico típico de La Niña forte!!! :D

 

http://www.metsul.com/secoes/?cod_subsecao=48

 

Sds.

 

Não vamos a publico por enquanto, até terminar o mês, mas antecipo que existe 99% de chance do valor da SOI em fevereiro ser o maior para o mês desde o início dos registros em 1870. Isso mesmo 1870 !!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

E a SOI continua disparando, valores em torno de +20!!! Comportamento atmosférico típico de La Niña forte!!! :D

 

http://www.metsul.com/secoes/?cod_subsecao=48

 

Sds.

 

Não vamos a publico por enquanto, até terminar o mês, mas antecipo que existe 99% de chance do valor da SOI em fevereiro ser o maior para o mês desde o início dos registros em 1870. Isso mesmo 1870 !!!!!!!!

:shock: :shock: :shock:

Link to comment
Share on other sites

MAIOR MEDIA MENSAL DE FEVEREIRO DA SOI DESDE O INICIO DOS REGISTROS EM 1876 !!!

 

Grande Alexandre, tomei a liberdade de trazer pra esse tópico, pois estava no Tópico da PDO!!! :D

 

Alexandre, a MetSul vai publicar alguma coisa no seu Blog sobre esse fato da SOI em Fevereiro??? Tomara que sim, hehe...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

MAIOR MEDIA MENSAL DE FEVEREIRO DA SOI DESDE O INICIO DOS REGISTROS EM 1876 !!!

 

Grande Alexandre, tomei a liberdade de trazer pra esse tópico, pois estava no Tópico da PDO!!! :D

 

Alexandre, a MetSul vai publicar alguma coisa no seu Blog sobre esse fato da SOI em Fevereiro??? Tomara que sim, hehe...

 

Sds.

 

Recomendo o link abaixo para acompanhamento da SOI index:

http://www.bom.gov.au/climate/current/soihtm1.shtml

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.