Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo no Rio de Janeiro


rodolfo
 Share

Recommended Posts

Acabo de chegar de Teresópolis e aqui vai vai um breve relato das condições encontradas na caminhada até a Pedra do Sino e durante a permanência no Abrigo 4 pouco abaixo do cume: começo pela má notícia de que durante toda a minha estadia no Abrigo 4 e nas incursões aos picos (uma à Pedra do Sino no final da tarde de ontem, outra à Pedra da Baleia no começo da manhã de hoje as 5:30 e mais uma ascenção à Pedra do Sino entre 8:00 e 9:00 da manhã de hoje) eu estive dentro das nuvens, ou seja, VISIBILIDADE QUASE NULA o tempo todo (estar dentro das nuvens é como estar no nevoeiro só que "mais molhado"), não vi simplesmente nada da maravilhosa vista local... :cry:

 

Sobre as condições meteorológicas começo dizendo que é o local mais úmido que já vi, o termo-higrômetro marcava umidade interna entre 85% e 90% o tempo todo, do lado de fora era sempre 100% (só porque acima disso não existe), não choveu mas do lado de fora quase tudo estava sempre molhado, o fio do sensor do termômetro que ficou para o lado de fora EMBAIXO DO TELHADO ficou molhado (nunca vi isso), e na Pedra do Sino na manhã de hoje com vento constante e cortante (certamente acima de 50km) fezendo um barulho fantasmagórico na castigada e bela vegetação de altitude, senti o maior frio da minha vida no Brasil com 5,8 graus (sensação muito negativa certamente, mal dava para ficar de cara para o vento mesmo com todos muito bem encasacados, e sim, senti MUITO mais frio na Pedra do Sino ontem e hoje do que nas Agulhas Negras no fim de jul de 2004 quando, apesar da presença do ar polar e do gelo pelo caminho, estava um sol à pino, tempo seco e ventava menos, além do que não pernoitei lá no alto naquela ocasião), A NEBLINA CARREGADA PELO VENTO ERA COMO UMA CHUVA INVISÍVEL, EM 5 MINUTOS O TERMÔMETRO AO AR LIVRE NO CUME DA PEDRA DO SINO ESTAVA ESCORRENDO ÁGUA E MEU CASACO COMEÇOU A MOLHAR, nos trechos mais altos da trilha dentro das nuvens a impressão era que havia acabado de chover sempre com solo encharcado e muita lama.

 

No abrigo onde pernoitei a temperatura interna era de 7 a 9 graus com umidade elevadíssima (20% maior que o máximo que já medi dentro da minha casa), saia MUITA fumaça da boca dentro do abrigo e apenas a sensação térmica era atenuada pela ausência de vento pois a temperatura ficava em média 2 graus acima da externa.

 

Agora alguns registros que fiz comparados com dados de estações do INMET próximas.

EM ORDEM MEU REGISTRO, TERESÓPOLIS E PICO DO COUTO NO MESMO HORÁRIO.

 

8:00 da manha no estacionamento do Parque Nacional da Serra dos Órgaõs em frente ao começo da trilha (e 2 ou 3 km após a estação Teresópolis do INMET que fica perto da entrada do parque e pude reconhecer): 10,2 graus, 14,4 graus e 7,2 graus (com,o podem ver bem menor que o INMET por onde passei 5 minutos antes).

 

 

Aproximadamente 10:00 na cachoeira Véu de Noiva (quase 1/3 da trilha): 11 graus, 15,8 graus e 8,9 graus .

 

 

Perto de 12:00 no Abrigo 3 (uns 2/3 da trilha, ainda abaixo de 2000 m de altitude): 11 graus, 17,9 graus e 9,8 graus

 

 

14:00 já no abrigo 4 dentro das nuvens (até o abrigo 3 tinha sol entre nuvens) a pouco mais de 2000 m de altitude com sensor do termômetro posicionado embaixo do telhado (não completamente exposto): 7,8 graus, 17,3 graus e 10,3 graus

 

Mínima da madrugada (20/06): 4,9 graus, 13,6 graus :twisted:, 8 graus (a estação Davis logo na frente do abrigo mais exposta instalada por uma universidade alemã deve ter marcado menos).

 

9:00 da manhã do cume da Pedra do Sino(forte ventania, que só interfere na sensação): 5,8 graus, 15 graus e 8,8 graus

 

 

Apesar de não ter chovido o tempo estava horrível, chegar lá e ficar dentro da nuvem o tempo todo foi meio frustrante (apesar da experiência inédita ter valido à pena), e como o tempo lá na altitude super úmida se comporta de maneira à parte é impossível garantir que qualquer dia em particular terá sol (tanto que aqui na cidade do Rio o dia hoje está ensolarado enquanto lá foi só dentro das nuvens), espero ter melhor sorte na próxima vez e, pelas temperaturas que registrei, estimo que nas massas de ar polar fortes do inverno deve facilmente descer Abaixo de Zero, ao contrário do "irmão pobre" Pico do Couto que quase nunca negativa.

 

Cheguei na cidade do Rio as 15:30 de hoje sentindo calor (apesar do dia agradável com máxima na casa dos 26 aqui em casa), mas agora já me "aclimatei" ao clima tropical daqui agora, sentir frio novamente este ano sem chances (já que não vou viajar neste inverno), quem sabe ano que vem repito... (e que faça S O L :evil: )!

 

 

ONTEM E HOJE MÁXIMA NO ABRIGO E PICO CERTAMENTE ABAIXO DE 10 GRAUS, AMPLITUDE MUITO PEQUENA POR CAUSA DA NEBULOSIDADE TOTAL E TOCANDO O SOLO, NO ANO DEVEM OCORRER MUITOS DIAS ASSIM.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Beleza de relato, Loepa !

 

A umidade deve mesmo ser bastante alta naquela região da pedra do sino, pq fica deveras próxima do mar. As temperaturas são baixas, e com umidade + vento com certeza fica muito difícil de suportar (tipo oq frequentemente acontece também no Morro da Igreja)

Link to comment
Share on other sites

Beleza de relato, Loepa !

 

A umidade deve mesmo ser bastante alta naquela região da pedra do sino, pq fica deveras próxima do mar. As temperaturas são baixas, e com umidade + vento com certeza fica muito difícil de suportar (tipo oq frequentemente acontece também no Morro da Igreja)

 

Só que no Morro da Igreja (entre os dias muito úmidos) de vez em quando tem umas umidades de 3%, 4% que lá na Pedra do Sino acho que só no dia do juízo final :lol: (algumas massas de ar polar entram muito secas no sul, mas aqui passam enfraquecidas e maritimizadas, não ocorreram extremos de umidade muito baixa no Pico do Couto pelomenos desde a abertura da estação, e no MI foram vários, consequentemente as inversões térmicas também são menos "dramáticas" aqui).

 

E faz mesmo a diferença a posição, a srra onde fica a Pedra do Sino é a primeira "grande" barreira para a umidade do mar, Itatiaia tem uma "proteção" da Bocaina e é mais seco, a chance de tempo aberto é maior em Itatiaia, nas duas vezes em que estive lá tempo 100% aberto (inverno).

 

Quanto ao sol, Rodolfo, eu estava me referindo ao tempo aberto na Pedra do Sino da próxima vez que eu for (talvez 2009), duas vezes seguidas dentro nuvem seria "dose". :cry: De lá se tem uma paisagem maravilhosa e eu não vi NADA. Mas o local é muito bonito, a atmosfera com o vento batendo na vegetação rasteira e as nuvens passando disparadas é surreal.

 

Agora no meu termômetro aqui no Rio um "calor" de 21 graus que nem na noite mais "quente" do verão faria lá no Sino (seria muito difícil até no dia mais "quente"...).

Link to comment
Share on other sites

O mês de junho termina daqui a algumas horas, e mesmo sem grandes extremos de frio, este mês foi o com médias mais baixas desde que comecei a calcular médias mensalmente(a partir de janeiro de 2006), batendo inclusive meses de alto inverno, a média simples foi de apenas 22,3°C(dentro da média simples), a média das máximas de 26,4°C e a média das mínimas de 18,3°C, todos valores menores até que maio de 2006 que era o com médias mais baixas até então.Apesar dessas médias baixas, não houve nenhum evento de frio muito extremado, as 5 menores mínimas foram de 14,8°C(26), 16,1°C(17, 27 e 28), 16,5°C(2 e 29), 16,6°C(1) e 16,7°C(24 e 25).As 5 menores máximas foram de 19,5°C(1), 19,6°C(23), 20,7°C(16), 20,9°C(24 e 25) e 22,8°C(22).Já as 5 maiores máximas foram de 33,6°C(15), 33,1°C(10), 32,6°C(21), 31,3°C(9) e 30,1°C(14 e 20).E as 5 maiores mínimas de 22,1°C(15), 21,9°C(10), 21,8°C(14), 21,1°C(11) e 20,9°C(8 e 12).A maior URA foi de 100%(26), sendo a média das URAs máximas de 94,5%.A menor URA foi de 28%(9), sendo a média de URAs mínimas de 54%, com média simples de URA de 74%.A precipitação total foi de apenas 33mm(dentro da média 97-2007 da Geo-Rio estação Piedade, junho é o mês mais seco do ano nesta estação em média), sendo distribuidos em 13mm no dia 1, 10mm no dia 25, 6mm no dia 16, 2mm no dia 23 e 1mm nos dias 2 e 24.

Link to comment
Share on other sites

Olá Amigos,

Estava em SP no final de semana.

Seguem algumas temperaturas que registrei.

 

Sai do Rio no Sábado as 05:00h com 16°C na minha casa.

As 7:00hs, entre os municipios de Resende e Itatiaia, o termometro do Carro marcou 7,5°C!!! Show de Bola... Quase chegando ao estado de SP, parei numa parada chamada Graal e o termometro do Carro oscilava entre 10°C e 11°C as 7:15 da manha.... muita neblina e muita fumacinha da boca. rs

Cheguei em SP as 09:45h e o termometro do Carro marcava 19°C.... com o céu cheio de nuvens..... não fazia frio mas tb não fazia calor...

A Tarde chegou a fazer um calorzinho, pois o sol apareceu forte e vi termometros de Rua marcando 26°C!!!! A noite, fui jantar numa cantina e os termometro de Rua oscilavam entre 15°C e 18°C. No Carro bateu 16°C mas não dá para sentir frio, é engraçado como 16°C em SP é bem mais suportável que no Rio.....

No Domingo, fez muito calor e a temperatura chegou a 29°C o mais engraçadoé que em Congonhas a temperatura não passou de 24°C!!!

Bom, foi isso...

Abraços a todos

Link to comment
Share on other sites

Acabo de chegar de Teresópolis e aqui vai vai um breve relato das condições encontradas na caminhada até a Pedra do Sino e durante a permanência no Abrigo 4 pouco abaixo do cume: começo pela má notícia de que durante toda a minha estadia no Abrigo 4 e nas incursões aos picos (uma à Pedra do Sino no final da tarde de ontem, outra à Pedra da Baleia no começo da manhã de hoje as 5:30 e mais uma ascenção à Pedra do Sino entre 8:00 e 9:00 da manhã de hoje) eu estive dentro das nuvens, ou seja, VISIBILIDADE QUASE NULA o tempo todo (estar dentro das nuvens é como estar no nevoeiro só que "mais molhado"), não vi simplesmente nada da maravilhosa vista local... :cry:

 

Sobre as condições meteorológicas começo dizendo que é o local mais úmido que já vi, o termo-higrômetro marcava umidade interna entre 85% e 90% o tempo todo, do lado de fora era sempre 100% (só porque acima disso não existe), não choveu mas do lado de fora quase tudo estava sempre molhado, o fio do sensor do termômetro que ficou para o lado de fora EMBAIXO DO TELHADO ficou molhado (nunca vi isso), e na Pedra do Sino na manhã de hoje com vento constante e cortante (certamente acima de 50km) fezendo um barulho fantasmagórico na castigada e bela vegetação de altitude, senti o maior frio da minha vida no Brasil com 5,8 graus (sensação muito negativa certamente, mal dava para ficar de cara para o vento mesmo com todos muito bem encasacados, e sim, senti MUITO mais frio na Pedra do Sino ontem e hoje do que nas Agulhas Negras no fim de jul de 2004 quando, apesar da presença do ar polar e do gelo pelo caminho, estava um sol à pino, tempo seco e ventava menos, além do que não pernoitei lá no alto naquela ocasião), A NEBLINA CARREGADA PELO VENTO ERA COMO UMA CHUVA INVISÍVEL, EM 5 MINUTOS O TERMÔMETRO AO AR LIVRE NO CUME DA PEDRA DO SINO ESTAVA ESCORRENDO ÁGUA E MEU CASACO COMEÇOU A MOLHAR, nos trechos mais altos da trilha dentro das nuvens a impressão era que havia acabado de chover sempre com solo encharcado e muita lama.

 

No abrigo onde pernoitei a temperatura interna era de 7 a 9 graus com umidade elevadíssima (20% maior que o máximo que já medi dentro da minha casa), saia MUITA fumaça da boca dentro do abrigo e apenas a sensação térmica era atenuada pela ausência de vento pois a temperatura ficava em média 2 graus acima da externa.

 

Agora alguns registros que fiz comparados com dados de estações do INMET próximas.

EM ORDEM MEU REGISTRO, TERESÓPOLIS E PICO DO COUTO NO MESMO HORÁRIO.

 

8:00 da manha no estacionamento do Parque Nacional da Serra dos Órgaõs em frente ao começo da trilha (e 2 ou 3 km após a estação Teresópolis do INMET que fica perto da entrada do parque e pude reconhecer): 10,2 graus, 14,4 graus e 7,2 graus (com,o podem ver bem menor que o INMET por onde passei 5 minutos antes).

 

 

Aproximadamente 10:00 na cachoeira Véu de Noiva (quase 1/3 da trilha): 11 graus, 15,8 graus e 8,9 graus .

 

 

Perto de 12:00 no Abrigo 3 (uns 2/3 da trilha, ainda abaixo de 2000 m de altitude): 11 graus, 17,9 graus e 9,8 graus

 

 

14:00 já no abrigo 4 dentro das nuvens (até o abrigo 3 tinha sol entre nuvens) a pouco mais de 2000 m de altitude com sensor do termômetro posicionado embaixo do telhado (não completamente exposto): 7,8 graus, 17,3 graus e 10,3 graus

 

Mínima da madrugada (20/06): 4,9 graus, 13,6 graus :twisted:, 8 graus (a estação Davis logo na frente do abrigo mais exposta instalada por uma universidade alemã deve ter marcado menos).

 

9:00 da manhã do cume da Pedra do Sino(forte ventania, que só interfere na sensação): 5,8 graus, 15 graus e 8,8 graus

 

 

Apesar de não ter chovido o tempo estava horrível, chegar lá e ficar dentro da nuvem o tempo todo foi meio frustrante (apesar da experiência inédita ter valido à pena), e como o tempo lá na altitude super úmida se comporta de maneira à parte é impossível garantir que qualquer dia em particular terá sol (tanto que aqui na cidade do Rio o dia hoje está ensolarado enquanto lá foi só dentro das nuvens), espero ter melhor sorte na próxima vez e, pelas temperaturas que registrei, estimo que nas massas de ar polar fortes do inverno deve facilmente descer Abaixo de Zero, ao contrário do "irmão pobre" Pico do Couto que quase nunca negativa.

 

Cheguei na cidade do Rio as 15:30 de hoje sentindo calor (apesar do dia agradável com máxima na casa dos 26 aqui em casa), mas agora já me "aclimatei" ao clima tropical daqui agora, sentir frio novamente este ano sem chances (já que não vou viajar neste inverno), quem sabe ano que vem repito... (e que faça S O L :evil: )!

 

 

ONTEM E HOJE MÁXIMA NO ABRIGO E PICO CERTAMENTE ABAIXO DE 10 GRAUS, AMPLITUDE MUITO PEQUENA POR CAUSA DA NEBULOSIDADE TOTAL E TOCANDO O SOLO, NO ANO DEVEM OCORRER MUITOS DIAS ASSIM.

 

É muito legal ir la Loepa, inclusive tem uma travessia chamada "travessia da neblina" que corta varias montanhas la,..uma das mais bonitas

Outra imperdível é o mirante do inferno que da para ver a agulha do diabo um visual imperdível e se vc gostar de escaladas vale a pena subir a a gulha do diabo tambem.

Com relação ao tempo, se vc acha ruim agora tem que ver então no verão,..no verão é horrivel ir para la hehehe mas mas eu vou assim mesmo.

Para pegar ceu claro sem nuvens tem que ir varias vezes ate acertar,..e f.. mesmo.

O vento eh isso ai mesmo que vc falou, ja peguei tempestades la (no verão) e vc escuta o vento "chegando" pela vegetação como se fosse um trem indescritivel so indo la para ver, alias no verão não da para ver muita coisa la só para pegar tempestade mesmo mas enfim pra quem gosta de perrengue (é comigo mesmo hehe) é uma boa ir la no verão tbm so para ver como é,..

Abração

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Fico imaginando, a paisagem lá deve ser surreal mesmo...só de ver as fotos, eu já fico maluco pra ir, hehehe

 

Sempre que vou a Teresópolis, eu vejo a Pedra do Sino lá em cima, e fico imaginando como deve ser a paisagem...o legal é que sempre que vou ao "mirante do soberbo", vejo aquela neblina subindo a serra, algo às vezes conhecido como "viração".

 

Enfim, a Serra dos Orgãos é fora de série, bonita demais...

 

abs

Link to comment
Share on other sites

O dia foi bem feio aqui no Rio.Céu nublado e nevoento(névoa suja, repleta de poluentes, criando um aspecto feio de poluição visível, parecendo até aquelas cidades indianas como Calcutá e Nova Délhi na época seca), com um mormaço discreto, temperatura amena e estagnada.Aqui na Abolição, zona norte, a máxima foi de 27,8°C e a mínima de 19,4°C, com URA variando de 96% até 61%.Agora faz 21,6°C com 90% de URA.Também não estou levando fé nas previsões de chuva para amanhã.Acho que teremos mais um dia feio como hoje.Este mês de julho parece que vai ser bem ruim meteorologicamente.

Link to comment
Share on other sites

Chuva com trovoada (e trovoada forte) aqui, eu esperava por chuva mas isso me pegou de surpresa, aqui chuva fraca a moderada mas em alguns pontos típica chuva de verão (20 mm 15 min Cachambi) depois de um dia fresco e sem sol, julho surpreendendo...

 

 

 

Junho foi um mês sem graça, chuva perto da média, temperatura um pouco abaixo e nenhuma onda de frio expressiva e o segundo mês seguido sem registro de trovoada(desisti das máximas, o intenso movimento de veículos durante o dia na rua e os engarrafamentos estavam esculhambando muito alguns dias).

 

 

*Meus dados de mínima a seguir e a menor máxima do dia1 (domingo, pouco trânsito):

 

 

Dia - Mín

01 - 16,7ºC - Chuva - máx 19,3ºC

02 - 17,4ºC - Chuvisco

03 - 18,7ºC

04 - 19,2ºC - Chuva

05 - 18,9ºC

06 - 19,7ºC

07 - 20,3ºC

08 - Pilha vazou, perdi a mínima e quase o termômetro

09 - 20,7ºC

10 - 21,6ºC

11 - 20,5ºC

12 - 20,3ºC

13 - 20,5ºC

14 - 20,9ºC

15 - 19,5ºC - Chuvisco

16 - 16,5ºC - Chuva

17 - 17,3ºC

18 - 17,7ºC

19 - 18,6ºC

20 - 19,5ºC

21 - 20,8ºC

22 - 18,6ºC - Chuvisco

23 - 17,7ºC - Chuva

24 - 17,5ºC - Chuvisco

25 - 17,7ºC - Chuva

26 - 16,6ºC

27 - 17,1ºC

28 - 17,4ºC

29 - 17,7ºC

30 - 18,5ºC

 

 

 

Média - 18,76ºC

 

* Dados meramente ilustrativos, tomados em casa de forma amadora e sem possibilidade de seguir as recomendações da OMM.

 

Também ressalto que no verão e em parte da primavera (e em menor escala no início da primavera e parte do outono) é maior a incidência solar perto do meu sensor de temperatura por toda a tarde, e isto influencia a mínima também, pois a parede fica muito aquecida depois de uma tarde toda sol e re-irradia calor à noite para o sensor, então sem dúvidas os valores mais altos são especialmente exagerados, nos dias chuvosos a mínima é bem mais confiável, agora o sol já quase não bate e começei a medir máximas todo dia novamente hoje neste primeiro de maio, o que pretendo continuar fazendo até agosto.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ontem, no final da noite e início da madrugada, uma pancada de chuva atingiu Vila Isabel com fortes descargas elétricas. Pelos dados da GEORIO a chuva foi mais forte em bairros da zona Norte e Subúrbio e também em alguns da zona Oeste.

 

Pelas imagens de satélite deve estar chovendo agora na região de Campos dos Goytagases, no norte fluminense.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Caxias também choveu forte ontem por volta das 23h, com bastante atividade elétrica.

Hj por volta de 11:30h estava no trabalho e começou uma tempestade estilo de verão. Virou noite, ventou forte e caiu uns 10 minutos de GRANIZO, pedras pequenas que derretiam logo. Mas caiu bastante gelo.

Acho que foi bem localizado, pois onde trabalho fica a 23km da minha casa, e por aqui só choveu moderadamente, sem ventania ou granizo.

Muito legal.

Há pouco choveu por aqui também, moderadamente. Neste momento o sol tá tentando sair.... que loucura! rs.

Sds,.

Link to comment
Share on other sites

Felizmente eu e o Ricardo Graça erramos feio!Diversos temporais atingiram o Rio entre o fim da noite de ontem até o início da tarde de hoje!

Aqui na Abolição, zona norte, o primeiro temporal foi por volta das 23h45 de ontem.Estava dormindo e fui acordo por intensos trovões e o barulho da pesada chuva que caía.Este primeiro temporal não durou mais que uns 30 minutos.O restante da madrugada foi sem chuva expressiva, somente algumas pancadinhas rápidas.O dia amanheceu com céu parcialmente nublado e sinceramente não esperei mais chuva para hoje, ás 7h fazia até sol por aqui e não haviam nuvens carregadas por perto.Porém o tempo mais uma vez surpreendeu e fechou totalmente.Por volta das 9h uma série de fortes pancadas de chuva, com algumas pausas, começou a nos atingir por quase toda a manhã, com trovões, raios e relâmpagos.Algumas destas pancadas eram verdadeiros temporais de verão!Por volta de 12h elas enfim deram uma pausa maior.Mas isso só durou até cerca de 13h15.Estava saindo do meu colégio(no Méier) ás 13h20 e chovia MUITO FORTE com alguns trovões, estava no ponto de ônibus com amigos e rapidamente a rua começou a encher de maneira assustadora, não podia-se enxergar nada tamanho o temporal!De ônibus, do Méier até a Abolição, haviam diversos locais alagados.No Cachambi e em Pilares haviam ruas totalmente inundadas, como verdadeiros rios.Esta última pancada apesar de muito intensa foi mais rápida, apenas uns 10-15 minutos.O total acumulado de toda essa chuvarada foi de 57mm aqui em casa(com pico de 20mm em 15 minutos, taxa de chuva DE 80MM/H!), e esta área aqui do Grande Méier foi a mais atingida por estes atípicos temporais, seguida da área de Madureira, Irajá/Penha, Tijuca, parte de Jacarepaguá, Barra/Recreio e Centro.Os extremos norte e oeste da cidade nem tiveram chuva forte.Os maiores acumulados nas estações da Geo-Rio são: Piedade 63mm, Tanque 60mm, Cachambi 54mm, Urca 49mm, Grota Funda(Recreio) 48mm, Tijuca e Irajá 42mm, Santa Teresa 36mm, Saúde(Centro) e Ilha 34mm, Madureira e Gericinó 33mm, Rocinha 32mm, Penha 30mm, Grajaú 27mm, Jardim Botânico 26mm, Barra 25mm e Vidigal 20mm.Os menores são: Sepetiba 1mm, Anchieta 3mm, Mendanha 6mm, Bangu 7mm, Laranjeiras, Santa Cruz e Copacabana 8mm.No momento não chove mais(parou já a quase 2 horas) e faz até sol entre nuvens.A temperatura é baixa, 21,2°C.

Link to comment
Share on other sites

Honestamente, estou começando a desconfiar dos dados da GEORIO. Hoje, durante o temporal, eu estava em Copacabana e a chuva caiu muito forte por lá, por quase uma hora. Os dados de chuva indicam apenas 8 mm ! Como pode isso ?

 

Por outro lado, de que vale aquele radar do pico do Couto se eles apenas indicam que "opera normalmente". Para que isso ?

 

Aqui em Vila Isabel choveu bastante e com trovoada. Vi o rio Maracanã e ele estava bem cheio. Achei estranho também o posto do Grajaú ter registrado apenas 27 mm. Será que estão fazendo a manutenção das estações de forma adequada ?

Link to comment
Share on other sites

Volto a falar em questões metodológicas. Vejamos: com a chuva de hoje praticamente estamos na média pluviométrica de julho. Na hipótese de não chover mais durante este mês, fato bastante plausível, teremos um mês bastante seco, sem disponibilidade de água, com déficit hídfrico no solo e, se olharmos os dados meteorológicos, na "média". Ou seja, este foi um mês dentro da "normal". Afinal, o que é "normal" em clima ? Será que já não está na hora de a OMM rever o método de análise do clima ?

 

Um outro exemplo: pela normal, outubro do ano passado, foi um mês de muita chuva, pois em apenas um dia caíaram mais de 120 mm. Temos então dois cenário: para o ambiente, o mês foi seco; para a meteorologia, foi um mês "normal".

Link to comment
Share on other sites

direto da dona mídia,..

 

 

 

"Clima

Previsão é de mais chuva e ventos fortes para a noite de sexta-feira

Publicada em 04/07/2008 às 19h12m

Luisa Valle e Mariane Thamsten - O Globo Online, Ana Cláudia Costa e Taís Mendes - O Globo e Danielle Mattos - Extra, com fotos da leitora Michèlle Souquet

 

 

RIO - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte à defesa civil do Estado do Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira, a presença de uma frente fria no litoral do Sudeste cria áreas de instabilidade que provocarão pancadas de chuva. Alerta-se que em alguns momentos, há risco de chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento de 50 km/h. A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda que a população deve evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitarem trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

 

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. O alerta é baseado em informações do Inmet.

 

Problemas durante toda a sexta-feira

A forte chuva que atingiu a cidade desde a noite da quinta-feira pegou muita gente de surpresa. O temporal afeta o trânsito e deixa a Defesa Civil Municipal em alerta, 24 horas. Das 7h às 15h, a Defesa Civil recebeu 32 chamados - todos sem gravidade. A maioria das ocorrências foi para imóvel com infiltrações, ameaça de deslizamento de barreira e ameaça de queda de muro divisório. Os bairros com o maior número de solicitações foram Realengo, Estácio, Ilha do Governador, Centro e Olaria.

 

(Veja fotos do temporal)

Para atendimento em casos de emergências ou solicitações, o órgão coloca à disposição da população o telefone gratuito 199.

 

O mau tempo também não era esperado pelos institutos de meteorologia, que estavam prevendo o afastamento da frente fria que fez com que a temperatura caísse na cidade para o Norte Fluminense. ( Veja fotos dos leitores )

 

- A gente não estava prevendo a chuva com essa intensidade. Na verdade, a frente fria já se dissipou para o Norte Fluminense. O que provocou esse temporal, no entanto, foi a instabilidade da frente fria. Por isso, está chovendo apenas no litoral do Rio - afirmou Aline Tochio, meteorologista do Instituto Climatempo.

 

Segundo o Climatempo, a cidade do Rio é a mais afetada pela chuva. Segundo a leitora Suzane Carvalho, choveu granizo em Guaratiba, na Zona Oeste da cidade.

 

"A forte chuva que atinge o Rio nesta sexta-feira trouxe para a Zona Oeste uma paisagem há muito não registrada pelos cariocas: chuva de gelo. Guaratiba é considerada região rural da cidade, e muitas casas que são cobertas apenas por telha, por isso elas correm o risco de serem invadidas pelas pedras de gelo. A região sofre ainda com instabilidade nas redes elétrica e telefônica, inclusive de celulares", relatou a leitora por e-mail ao Eu-Repórter , a seção de jornalismo participativo do GLOBO ONLINE.

 

Os aeroportos Santos Dumont e Internacional Tom Jobim operaram na manhã desta sexta-feira com instrumentos para manobras de pouso e decolagens. Apesar disso, não houve registro de vôos cancelados ou atrasados. As embarcações que fazem a travessia da Baía de Guanabara também foram prejudicadas. De acordo com a Barcas S/A, concessionária que administra as barcas, informou que algumas embarcações precisaram trafegar em velocidade reduzida. A linha Praça Quinze-Niterói passou a operar em intervalos de 20 minutos, com a possibilidade de ocorrer atrasos.

 

A chuva deixou ainda o trânsito complicado na manhã desta sexta. Diversas ruas ficaram alagadas, e os motoristas precisaram de paciência para enfrentar o forte engarrafamento que acabou se formando em vários bairros. Os bolsões d'água e a baixa visibilidade obrigaram os motoristas a reduzir a velocidade, o que deixou o fluxo de carros ainda mais congestionado.

 

O temporal prejudicou até a polícia, que precisou cancelar a operação que seria feita na Favela da Rocinha, já que os policiais não poderiam ter apoio do helicóptero. Segundo o delegado Ronaldo Oliveira, da DRFA, os traficantes do Morro da Mineira, onde três jovens da Providência foram executados depois de entregues por militares, estão escondidos naquela comunidade . A polícia chegou a divulgar que a operação seria na Mineira para despistar os traficantes.

 

Tempo deve melhorar no fim de semana

 

A Defesa Civil está em alerta desde a noite da quinta-feira. Pelo menos 40 chamados já foram registrados, mas, segundo o órgão, nenhum com gravidade. Na noite da quinta-feira, houve queda parcial do rebaixamento de um teto, numa residência da Rua João Ribeiro, número 15 em Pilares. Já no Engenho de Dentro, houve destelhamento num sobrado da Rua Gustavo Riedel, número 357, apartamento 201. Ninguém ficou ferido.

 

De acordo com o Climatempo, a temperatura não deve passar dos 25º graus na cidade nesta sexta-feira, mas o sol deve voltar a aparecer já no sábado. A previsão é que o dia amanhece com nuvens, mas o sol deve aparecer ainda na manhã. Sem chuvas. A temperatura deve começar a subir e, até a próxima terça-feira, não há previsão de uma nova frente fria.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no entanto, afirma que a chuva só deve parar no domingo. Há um alerta de temporal para esta sexta-feira e a madrugada do sábado. De acordo com o órgão, no fim de semana o tempo deve permanecer nublado, e o sol só deve voltar a aparecer na próxima segunda-feira.

 

Tirou fotos ou filmou o temporal que atinge a cidade? Mande junto com seu relato para o Eu-Repórter , a seção de jornalismo participativo do GLOBO ONLINE. "

 

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2008/07/04/previsao_de_mais_chuva_ventos_fortes_para_noite_de_sexta-feira-547096799.asp

Link to comment
Share on other sites

Após os temporais que nos atingiram na madrugada, manhã e começo da tarde de ontem(nem percebi ontem mas hoje estava vendo meus registros e constantei que o acumulado de ontem-57mm-foi o maior acumulado diário do ano aqui em casa, superando até 52mm no dia 14 de março e 50mm dia 25 de março), o resto da tarde e a noite de ontem foram calmas,no meio da noite o tempo abriu e a noite foi bem fria, a máxima de ontem de apenas 21,6°C colaborou com isso, ás dez da noite fazia 17,6°C por aqui e céu quase limpo, a mínima esta madrugada poderia ter chegado facilmente a até 13°C mas um forte nevoeiro se formou na madrugada, e apesar de ter feito sim bastante frio a mínima ficou em 15,1°C aqui na Abolição, a primeira metade da manhã ainda foi bem nebulosa mas agora o sol aparece com algumas nuvens e a temperatura é de 23,6°C.

Link to comment
Share on other sites

Honestamente, estou começando a desconfiar dos dados da GEORIO. Hoje, durante o temporal, eu estava em Copacabana e a chuva caiu muito forte por lá, por quase uma hora. Os dados de chuva indicam apenas 8 mm ! Como pode isso ?

 

Por outro lado, de que vale aquele radar do pico do Couto se eles apenas indicam que "opera normalmente". Para que isso ?

 

Aqui em Vila Isabel choveu bastante e com trovoada. Vi o rio Maracanã e ele estava bem cheio. Achei estranho também o posto do Grajaú ter registrado apenas 27 mm. Será que estão fazendo a manutenção das estações de forma adequada ?

Quando morava no Grajaú, eu cheguei a desconfiar de tais dados de sua estação. Se não me engano eu cheguei a comentar isso por aqui.

Link to comment
Share on other sites

A noite foi bastante fria aqui em Vila Isabel. Na varanda aqui de casa, o termômetro chegou a 15 graus C. Durante o dia a nebulosidade aumentou e acho que pode ter chovido no maciço da Tijuca. Agora voltou a limpar e acho que a temperatura cai novamente.

 

A previsão é de massa seca. Será que haverá bloquieo daqui até o final do mês ? Alguém tem alguma dica ?

 

Volto a afirmar minhas desconfianças com GEORIO.

Link to comment
Share on other sites

A noite foi bastante fria aqui em Vila Isabel. Na varanda aqui de casa, o termômetro chegou a 15 graus C. Durante o dia a nebulosidade aumentou e acho que pode ter chovido no maciço da Tijuca. Agora voltou a limpar e acho que a temperatura cai novamente.

 

A previsão é de massa seca. Será que haverá bloquieo daqui até o final do mês ? Alguém tem alguma dica ?

 

Volto a afirmar minhas desconfianças com GEORIO.

 

O Acoplado do Inpe já começa a apontar frio para os dias 11 a 14 deste mês... E eles estão com uma margem de acerto muito boa... Após essa onda de frio, teremos um aumento significativo da temperatura durante o dia e com madrugadas com temperaturas na média(17°C a 18°C) por um bom tempo.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

A temperatura cai desde o por do sol.

Agora faz 16.2C e céu limpo! Hj promete!

Sds,.

E ai Ricardo, quando deu por ai?

Aqui em casa fechei nos 15.4°C e em Jacarepagua chegou a 13,7°C mais uma vez....

 

Abraços,

 

Fala ae Ronye, blz...

Após a msg de ontem o céu começou a nublar, aí vc já sabe... a temperatura subiu e depois desceu um pouco.

A mínima foi de 14.7C e agora 24.1 com sol forte.

Estava esperando uns 10C de mínima, mas a "maldição maldita" atrapalhou... rs.

Hj acho que o céu vai limpar, está bem mais seco!

Valeu.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.