Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo no Rio de Janeiro


rodolfo
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

A forte neblina começa a se dissipar, mas chegou a fechar o Santos Dumont mais cedo. Já a temperatura dá sinais de elevação. Tanto que a mínima em Inhaúma hoje foi um pouco mais alta do que nos últimos dias, marcando 20,0º cravados. Ontem, máxima de 27,6º e mínima de 18,0º. A última saída dos modelos jogou a forte massa polar pra última semana do mês. Mas a intensidade não foi diminuída, por enquanto.

Link to comment
Share on other sites

Novamente a manhã foi com muito nevoeiro. Aqui em Vila Isabel a serra do Engenho Novo sumiu. E olha que moro bem no sopé dela..... POr volta das sete horas o sol já dava as caras. Agora à tarde, o calor se fez presente.

 

O reflorestamento já está bastante seco novamente.... Vai ser assim até outubro.

Link to comment
Share on other sites

O dia amanheceu com sol e assim ficou o dia todo. Não havia uma nuvem no céu e a temperatura subiu na mesma proporção em que a pressão atmosférica caía. Agora o barômetro registra 1010 hPa. DEve ser um pré-frontal. Será que chova amanhã ? O INPE diz que sim e também na quarta feira. Quem viver, verá.

Link to comment
Share on other sites

Sábado - 14/06 - Parcialmente Nublado

Temp. Máxima: 31ºC Sol Nascente: 06:31:08

Temp. Mínima: 16ºC Sol Poente: 17:15:17

 

Domingo - 15/06 - Nublado

Temp. Máxima: 30ºC Sol Nascente: 06:31:25

Temp. Mínima: 16ºC Sol Poente: 17:15:26

 

Segunda - 16/06 - Chuvas isoladas

Temp. Máxima: 26ºC Sol Nascente: 06:31:42

Temp. Mínima: 16ºC Sol Poente: 17:15:35

 

Terça - 17/06 - Nublado

Temp. Máxima: 27ºC Sol Nascente: 06:31:58

Temp. Mínima: 15ºC Sol Poente: 17:15:45

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bombinha armada,..

 

Olha o Boletim do CPETC

As condições de tempo no Brasil e sistemas sinóticos, permanecem até o sábado (14/06) com o padrão verificado na análise. No entanto, o deslocamento de um intenso sistema transiente observado entre Argentina e Atlântico já no sábado, quando observa-se o intenso ciclone extratropical a leste da Argentina, provocará a mudança no tempo, principalmente do centro-sul do Brasil.

O deslocamento deste sistema causará intensa queda nas temperaturas e sensação térmica ainda mais baixa devido aos ventos gerados pelo forte gradiente de pressão na faixa leste do país.

Na Patagônia, a previsão é de muito frio e neve a partir da noite desta sexta feira e no decorrer do sábado. Ao mesmo tempo que este sistema de sul desloca-se, há a formação de uma fraca ciclogênense a leste do RS entre a noite do sábado e a madrugada do domingo (15/06).

No decorrer do domingo, estes sistemas frontais acoplam-se e o ar frio associado ao sistema frontal que se deslocou pela Argentina, dá a dinâmica necessária para que o sistema frontal sobre o Sul do Brasil consiga deslocar-se como frente fria. A partir deste dia, as temperaturas caem ainda mais no Sul do Brasil e no Uruguai e a frente fria chega a SP e MS, causando aumento de nebulosidade e algumas chuvas nestes dois Estados.

Com a entrada do anticiclone, a partir de domingo, os ventos também se intensificarão no RS e deverão persistir mais fortes pelo menos até segunda-feira no sul do Estado. Neste Estado, a semana começa com sensação térmica de muito frio.

Mas, é principalmente na segunda-feira (16/06) que a massa de ar frio de origem polar provoca uma madrugada gelada no Sul do Brasil, com temperaturas negativas na Serra Geral, entre os três Estados e na região de Campanha gaúcha, e entre 0 e 5 graus nas demais áreas principalmente do oeste da Região, dando condições para geadas em grande parte da região.

Entre SP, RJ, ES e leste de MG, haverá nebulosidade e temperaturas máximas mais baixas, principalmente entre leste de SP, sul de MG e RJ, onde ainda poderá ocorrer chuva fraca de forma isolada.

A ZCIT persiste penetrando o continente pelo AP, embora desloque-se para norte entre Atlântico e sul da África. Assim, persistem as chuvas na faixa norte das Regiões Norte e Nordeste. No decorrer da semana, as chuvas deverão diminuir entre CE e RN.

No leste do Nordeste, o tempo continuará instável, mas principalmente entre Recôncavo e RN onde se mantém a intensificação do vento de sudeste na costa. Na terça-feira (17/06), volta a aumentar a instabilidade no sul da BA devido ao deslocamento do sistema frontal, podendo causar um dia com chuvas nesta área.

Os modelos numéricos ETA e GFS estão bastante coerentes quanto aos sistemas sinóticos comentados, no entanto no domingo dia (15/06), persiste uma leve diferenca entre estes modelos. O modelo ETA indica a frente deslocando-se mais lentamente sobre o leste de SP, e assim segundo este modelo a temperatura ficará mais elevada no nordeste de SP. Já o GFS, indica a temperatura máxima deste dia entrando em declínio devido a chegada da frente fria no nordeste de SP, no decorrer da tarde. Além desta diferença segundo o modelo GFS a alta pós-frontal também será mais intensa, entre 72 e 96h, tanto sobre o norte da Argentina quanto no sul da Bolívia e Região Sul do Brasil. Isto também implica em dificuldade em prever quantitativamente a queda nas temperaturas.

Elaborado pela Meteorologista Mônica Lima.

Atualização da análise sinótica das 12z pelo Meteorologista Vlamir da Silva Junior.

Atualização da análise sinótica das 18z pela Meteorologista Naiane Araujo."

 

imagemvy3.png

Link to comment
Share on other sites

Aviso de agora CPTEC - 13/06/2008 23:02:30

Nova onda de frio atingirá o Brasil neste final de semana

 

Estado de Atenção

 

Neste sábado (14/06) uma nova frente fria chegará ao Sul do Brasil e estará durante o período da noite entre o oceano, nordeste de SC e sul do PR.

A massa de ar frio associado a este sistema também provocará queda brusca de temperaturas no centro da Argentina e no Uruguai durante este dia. Este sistema frontal reforçará a massa de ar frio que já está atuando sobre parte da Região Sul.

Durante o domingo (15/06) o ar frio se propagará para toda a Região Sul, Paraguai, norte da Argentina, sul de SP e no sul de MS.

Neste dia, as mínimas oscilarão em torno de 0C a 4C no interior do RS e ocorrerá geada em algumas localidades deste Estado, especialmente nas regiões da Campanha, serra do nordeste e centro, e também na Serra Catarinense. As temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 10C no RS. A sensação térmica será de bastante frio por causa dos ventos.

Na segunda-feira (16/06) as mínimas serão ainda mais baixas sobre a Região Sul do Brasil. Variarão entre 0C e -4C no sudoeste, no centro e no nordeste do RS, em SC (Serras e planaltos) e no sul do PR. Em algumas localidades da Serra Gaúcha e Catarinense as mínimas estarão abaixo de -4C. Entre o norte, oeste e leste do PR e o sul de MS, as mínimas oscilarão entre 3C e 6C, aproximadamente. Neste dia as máximas não ultrapassarão os 15C sobre a Região Sul do Brasil.

No sul e sudoeste de SP as temperaturas mínimas oscilarão entre 5C e 12C.

Na terça-feira (17/06), as temperaturas mínimas oscilarão em torno de 0 grau a -3 graus negativos entre o sudoeste, centro e nordeste do RS e as serras e planaltos de SC e o sul/leste do PR. No norte do PR, sul do MS e no sul e sudoeste de SP as mínimas variarão entre 6 e 9 graus, aproximadamente.

Em situações de risco consulte a Defesa Civil.

Defesa Civil

 

Atualizado:13/06/2008 23:02:30

Link to comment
Share on other sites

Depois de muito tempo o INMET voltou a se lembrar do estado do Rio de Janeiro e abriu ontem mais uma estação automática, São Tomé , na área do cabo homônimo no litoral norte, até onde eu sei é uma região ventosa, sem grandes extremos de temperatura e com baixo índice pluviométrico (todos em comparação com a média estadual), a estação vai nos dar uma idéia melhor...

 

 

Quanto ao inverno deste ano aqui no SE eu reforço meu pessimismo, há um preço a pagar pelo verão fresco e completamente chuvoso, não acho que bateremos as mínimas de set 2006 e jul 2007 na capital, no interior da Região Sudeste pode ser igual ou ainda mais desastroso (em termos de falta de frio) que os horrorosos últimos anos.

 

Agora aqui muitas nuvens como durante todo o dia e 22 graus cravados.

Link to comment
Share on other sites

Parece que chove em alguns pontos de são paulo agora de acordo com algumas estaçoes,..

 

Imagem do satelite,..

 

s11615639200806142345iw1.jpg

 

Vem chuva vem!!,..

pra mim o Rio so tem graça com temperaturas acima de 32 porque eu adoro praia, com temperaturas abaixo de 19 porque eu tbm gosto de frio ou então com chuva,...

esse tempo "agradavel" que esta fazendo nos ultimos tempos não ta com nada merrmão hehehe,..

Link to comment
Share on other sites

Vamos ver se o modelo acerta e que a chuva caia. Nesta época do ano é muito raro termos chuvas fortes, mas as chuvas leves dão um alívio à seca e a vegetação agradece......

 

Quanto ao frio, acho difícil, Ioepa, que haja uma regra tão definida. Existem tendências, mas como os fatores que influenciam são múltiplos, o frio pode chegar quando menos se espera.

 

A propósito, achei este verão mais úmido, mas longe daqueles registrados na década de 80, como nos anos de 81, 83, 85 e 88. Estes sim, muito úmidos. Vou chutar, se me permitem: de 1991 para cá, tenho achado os verões mais secos, menos quentes e os invernos menos nivosos no sul, pelo menos em quantidade de neve precipitada. Acharam um bom chute ?

Link to comment
Share on other sites

Vamos ver se o modelo acerta e que a chuva caia. Nesta época do ano é muito raro termos chuvas fortes, mas as chuvas leves dão um alívio à seca e a vegetação agradece......

 

Quanto ao frio, acho difícil, Ioepa, que haja uma regra tão definida. Existem tendências, mas como os fatores que influenciam são múltiplos, o frio pode chegar quando menos se espera.

 

A propósito, achei este verão mais úmido, mas longe daqueles registrados na década de 80, como nos anos de 81, 83, 85 e 88. Estes sim, muito úmidos. Vou chutar, se me permitem: de 1991 para cá, tenho achado os verões mais secos, menos quentes e os invernos menos nivosos no sul, pelo menos em quantidade de neve precipitada. Acharam um bom chute ?

 

Quanto ao sul, nem precisa de chute, é fato mesmo, como diria o "Lulla": nunca antes na hitória deste país (pelomenos desde que se iniciaram as obserações meteorológicas) houve um período tão prolongado praticamente sem neve nas áreas da região sul mais propensas ao fenômeno como agora (o próprio Ronaldo que mora numa delas admitiu isso mais de uma vez)...

 

Também acho que o calor do verão carioca está diminuindo, este ano foi o verão mais ameno que já presenciei, e pensar que em 84 você mesmo disse uma vez aqui no tópico que ocorreram máximas acima de 40 graus em Bangu por 15 dias consecutivos (se não me engano), e este ano sofremos para consguir meros 5 dias seguidos acima de 35 em pleno verão (e isto no bairro mais quente)..., parte da cidade chegou a ter média das máximas na casa dos 27 graus no auge do verão, isto para mim não é verão.

 

E por fim sobre a chuva não falei muito no sentido de volume mas sim de frequência, não consegui nenhum período maior do que 7 ou 8 dias sem chuva entre a segunda quinzena de outubro de 2007 e a primeira maio de 2008, e na maior parte dos verões tem pelomenos uma estiagem, mas em termos de volumes aí foram inúmeros verões mais chuvosos que 2008 não só na década de 80, mas também 60, 70, 90 (aqui no verão 98 choveu mais do que o triplo do acumulado no mesmo período deste ano e mesmo assim teve muito mais calor e incrivelmente também mais períodos secos).

 

O clima do Rio está muito monótono, todos os extremos estão se reduzindo, até quando eu não sei, mas sabemos que não será para sempre. :wink:

 

Mas quem manda é a natureza, se vier um frio à la 94 e eu quebrar a cara ótimo.

 

As chuvas fortes no inverno são mesmo uma minoria, mas só falando de junho lembro de 1994 quando grande parte da cidade teve enchente e até algumas mortes, 1989 também muito chuvoso, e 2006 uma chuva intensa mas muito localizada em partes da Pedra Branca e Sumaré (recordes de chuva em 1 hora desde 1997 com 103 mm no Sumaré e 92 mm no Riocentro), outros meses devem ter exemplos parecidos, em 2004 choveu muito em julho mas não com muita intensidade o que evitou maiores transtornos.

Link to comment
Share on other sites

Eu tbm me lembro de temperaturas acima de 40 na decada de 80 e naquela epoca eu ia muito a praia com a minha mãe!! hehe la se vão muitos anos.

Sempre dava no jornal que as temperaturas haviam ultrapassado os 40 graus,..Hj em dia isso é muito raro.

Qto ao frio eu sinceramente não me lembro de episódios de frio intenso no Rio, lembro de passar frio somente nas viagens.

Link to comment
Share on other sites

Qto ao frio eu sinceramente não me lembro de episódios de frio intenso no Rio, lembro de passar frio somente nas viagens.

 

 

Aí eu concordo inteiramente, eu por exemplo nunca usei casaco nesta cidade (talvez só quando criança quando mãe obrigava :oops: ), hoje coloco no máximo manga comprida e olhe lá, aqui o frio intenso inexiste, quando falo dos eventos de frio comparo com a realidade da cidade, por exemplo: 1994 e 2000 registraram episódios de temperatura muito baixa para os padrões da cidade, o que fica longe de frio intenso para mim.

 

Mas tem aí um fator pessoal, já teve gente que chegou para mimi e disse que estava "congelando" com 22 graus e vento (e NÃO tinha acabado de sair da água ou molhado, porque aí realmente dá para "congelar" com esta temperatura :lol:).

 

Aliás, um dos maiores frios que já senti na cidade do Rio numa tarde ventosa de verão logo após sair do mar na praia da Barra. brrr, isto quando o mar não está "congelante", o que pela minha memória o mar da Barra quase sempre está.

 

PS(23:58 ): Para não deixar de lado o monitoramento, agora, a poucos instantes de virar o dia, tenho "tórridos" 23,5 graus, e meu termômetro quase foi para o espaço esta semana quando uma pilha vazou, perdi uma mínima.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Após uma semana muito monótoma(por isso nem postei essa semana aqui, puro desânimo com a constância do tempo), com sol, temperaturas moderadas, névoa aqui, aumento de nuvens ali...Hoje enfim o tempo apresenta sinais de mudança.Embora o sol brilhe forte, com algumas nuvens altas, o vento já apresenta mudanças.A temperatura é alta, 28,2°C, após uma madrugada "quente" para esta época do ano, com mínima de 22,3°C!Entre a noite de hoje e a madrugada de amanhã o tempo muda radicalmente, há até previsão de chuva forte por alguns institutos(coisa muito rara em junho), e a temperatura deve cair bruscamente.A semana começa fria e chuvosa! :D

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.