Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo no Rio de Janeiro


rodolfo
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Pré Frontal brabo por aqui!

Tenho 32,1°C com 24% de umidade!!! :shock:

Na Rua vi termometros de rua marcando 36°C na Av. Das Américas.

O termometro do meu carro bateu 37°C e dentro do carro chegou a 40°C!!! Claro, deixei o carro estacionado no sol por cerca de 30 minutos. rs

 

Hoje a noite o tempo muda completamente!!! Mas alguns institutos estão dando que essa massa de ar polar será tiro curto.... na quarta já começa a esquentar de novo e na proxima semana vem outra massa polar tb bem fria!!!

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Esta distribuição diferente das chuvas provavelmente está associada ao rítmo, ou seja, a forma como as massas de ar estão interagindo. Suponho que as décadas de 90 e agora 2000 estejam fora do padrão.

 

Segundo a Ana Brandão, professora do Fundão que fez teses sobre o clima histórico do Rio, há uma tendência de a uma década seca, suceder-se outra úmida. Assim foi que a de 60 foi mais úmida do que a de 70 e, a de 80 voltou a chover muito. Ano seco mesmo apenas 84, severo não só pela falta de chuvas mas também pelos extremos de temperatura. Os anos 90 vieram mais secos e aí não parou mais.

 

Quanto a neve no sul, a escassez começou mesmo na década de 90. Mesmo 94 foi uma neve extensa, mas com camadas não muito expessas. Tenho a convicção de que a melhora nas medições nos dão a falsa impressão de que está havendo mais dias de neve. Acho que a quantidade de dias, na verdade, não se alterou, mas sim a quantidede, que diminuiu.

Link to comment
Share on other sites

O calor está aumentando em função da aproximação da frente fria. Será que chove mesmo ? Estou achando a frente fria muito sem atividade..... Na dúvida, fui molhar minhas mudas no reflorestamento, que já estavam ficando murchas.....

 

OBs. As formigas atacaram algumas, mas estou colocando iscas para acabar com elas.....

Obs. Algum idiota quebrou uma muda de pau-brasil. Fiz uma tala e ela nem murchou por conta disso. O guapuruvu também houve depredação, mas acho que consegui salvá-lo também. Já a castanha sapucaia, as formigas mataram. Mas vou substituó-la.

Link to comment
Share on other sites

Chegou,..Muito vento aqui no Rio inclusive houve queda de luz em alguns bairros,..

Ainda não vi chuva na aqui no centro nem na zona sul,..

 

S11615639_200806152130.jpg

 

Não sei se vcs estão acompanhando mas tem uma baixa muito interessante no atlantico bem a leste.

 

 

Previsão o técnico do cptec:

 

"A frente fria que na análise da 00z encontra-se sobre o RS, tende a deslocar-se neste domingo rapidamente, atingindo o Estado de SP, MS e deslocando-se pela Bolívia até o sul de MT.

Este sistema causará declínio significativo das temperaturas.

No interior do continente a queda tende a ser inclusive durante a noite, com o avanço da massa de ar frio.

Com a massa de ar frio o céu ficará aberto desde a noite e madrugada na Região Sul, nordeste da Argentina e parte do centro-sul do Paraguai, MS e centro-oeste de SP.

As temperaturas mínimas estarão baixas em toda esta área durante a madrugada de segunda-feira (16/06) e entre o RS, serras gaúcha e catarinenste esperam-se mínimas de até -1 e -4C, com ocorrência de geada.

As temperaturas também tendem a cair com o avanço do sistema frontal sobre o centro-sul de MT e até RO e o AC.

Com isto é esperado o fenômeno de friagem sobre esta área do país, principalmente entre RO e MT.

O sistema deverá chegar na segunda-feira até MG e o ES, deixando ainda condições para chuvas isoladas entre o Vale do Paraíba (SP) e o RJ e chuva no período da tarde sobre o ES.

Esta massa de ar frio continuará atuando de forma significativa na terça-feira (17/06). Entre as serras gaúcha e catarinense e o sul do RS as temperaturas estarão entre -3 e 0C nas primeiras horas da manhã. A mínima chegará a 3C no extremo sul de MS.

As temperaturas baixas também são esperadas para SP, sobretudo no sul e oeste do Estado paulista. Não há muitas diferenças entre os modelos numéricos de previsão de tempo pelo menos até 72h, mas em 96h já começam as diferenças.

O modelo GFS indica chuvas entre o norte do RS e SC por conta do avanço de um cavado em altitude e um novo sistema frontal em superfície, isto para quarta-feira, enquanto que o ETA atrasa este sistema e mantém uma crista na área em altitude e nenhuma chuva. Em 120h ambos os modelos indicam a formação de uma área de baixa pressão entre a Região Sul e o Atlântico, no entanto o GFS mostra mais um cavamento do que um ciclone fechado, enquanto que o ETA chega a fechar o sistema e mais a sul em relação ao GFS, com centro de 1006hPa.

Na Região Norte e no Nordeste as condições são as mesmas para os próximos dias. As pancadas de chuva persistirão principalmente no norte da Região Norte e no norte do Nordeste e o tempo ficará instável na faixa leste do Nordeste, principalmente no litoral.

Elaborado pelo Meteorologista Vlamir da Silva Junior. "

Link to comment
Share on other sites

Ontem tivemos bastante calor no pré frontal.Aqui na Abolição, zona norte, cheguei a 33,6°C de máxima(a maior desde o dia 14 de abril!).No fim da tarde o tempo começou a mudar, com ventania e aumento de nuvens.No fim da noite, o chuvisco começou e durante a madrugada choveu fraco(6mm) e a temperatura despencou.A máxima hoje foi de apenas 20,7°C(na madrugada) e a mínima(até o momento, acho que pode mudar mais tarde) de 17,7°C, com céu sempre nublado e um vento muito frio.No momento faz apenas 18,4°C por aqui, uma tarde bem invernal! :D

Link to comment
Share on other sites

A mínima foi alterada no final da noite para 17,6°C, com céu nublado.A madrugada e manhã de hoje ainda foram de céu nublado com mínima de 16,1°C aqui na Abolição(segunda menor do ano, perdendo para 15,6°C dia 8 de maio), mas no Alto da Boa Vista foi registrada a menor do ano com 12,5°C!No final da manhã o sol começou a aparecer e o céu passou para parcialmente nublado agora de tarde, com máxima chegando a 23,9°C.Agora o céu volta a ficar nublado(por nuvens altas) e faz 20,9°C, pelo visto a nebulosidade vai atrapalhar mais uma vez.

Link to comment
Share on other sites

Hoje, mínima de 17,5º em Inhaúma, um décimo a mais da marca mínima registrada ontem, que teve máxima de 24,3º. Manhãs agradáveis nesses últimos dias, que devem permanecer por tempo. Aliás, como já informou o Rafael, os modelos mantém a previsão da entrada de uma massa polar forte na semana que vem. Aqui no Rio, a frente fria deve chegar entre domingo e segunda, trazendo chuva, ventos e frio. Mas, como é normal, tudo isso pode mudar. Então, fiquemos alertas.

Link to comment
Share on other sites

Ricardo, tem empatado nas minimas mesmo! :D

 

A minima de hj foi 14,0°C, agora tempo nublado 15,6°C

Segundo modelos teremos uma frente fria com maior intensidade chegando dia 23.

 

É verdade Rafael... empatar com Friburgo é sempre bom! rs.

Hj o frio diminuiu bem!

Ficou nublado por toda a madrugada. A mínima foi de 14.8C, de manhã tinha bastante névoa, mas logo depois abriu o sol. Agora faz 21.0C e 74% de U.R.

O sol está à pino... a temp. tá subindo rapidamente!

Vamos esperar a proxima FF agora... rs

Valeu.

Link to comment
Share on other sites

Como eu já previa, a nebulosidade atrapalhou o resfriamento noturno na última madrugada e por isso aqui na Abolição, zona norte, a mínima de hoje foi de modestos 17,1°C.Somente de manhã(por volta das 7h) que o tempo abriu e pelo visto de vez já que desde então temos céu quase limpo, com poucas nuvens.Apesar do sol, a temperatura ainda é bem agradável.Agora faz 25,5°C e não passou de 26,1°C.Apesar da próxima madrugada prometer ser de céu limpo, não devemos ter temperaturas muito baixas já que a massa de ar frio já perdeu força e começa a se aquecer.Os próximos dias devem ser de muito sol mas não deve fazer calor e ainda pode fazer um friozinho nas madrugadas, entre domingo e segunda o tempo muda novamente e há previsão de bastante chuva e frio.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.