Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo no Rio de Janeiro


rodolfo
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Breno, estou acompanhamento os modelos do inpe a algum tempo e posso dizer que estão acertando em torno de 70% as previsões, pelo menos aqui para o Rio.

O Acoplado, Ensemble e o Global já colocam um bom ar frio para o Rio a partir de segunda feira, dia 23. Acredito que o frio chegara forte, parecido com o final julho do ano passado, ou seja, uns tres dias com temperaturas abaixo dos 20°C aqui na capital e chuva com minimas na faixa litoranea entre 15°C e 17°C, junto com o vento frio, darão uma boa sensação de frio.

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Enqto isso na midia,..

 

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2008/06/18/cariocas_podem_esperar_mais_frio_neste_inverno-546856130.asp

 

 

Cariocas podem esperar mais frio neste invernoPublicada em 19/06/2008 às 08h52m

O Globo Online

 

 

RIO - Céu azul, vento frio e casacos. É isso que os cariocas devem esperar do inverno em 2008, que começa oficialmente na noite desta sexta-feira, às 20h59m. A estação caracterizada pelo tempo seco e por poucas chuvas, neste ano, estará mais normal do que nunca. Ou seja, a temperatura será mais baixa que no ano passado. A média no Rio deve ficar com mínima de 20 graus e máxima de 24 graus.

 

Segundo a meteorologista Fabiana Victoria Weykamp, do Instituto Climatempo, neste inverno, os cariocas vão sentir mais frio do que estão habituados durante a estação. Nos anos anteriores, as temperaturas foram mais elevadas do que o normal para a época. Em 2007, a média de julho ficou em 28 graus, quando o normal é que fique em 25 graus.

 

- Não que vá ser muito frio, mas a temperatura vai estar mais perto do normal para a época. A aproximação de massas polares, como aconteceu no início desta semana, será freqüente e elas vão influenciar a temperatura - explica a meteorologista.

 

Planejando as férias

Embora o inverno não vá ser rigoroso, o carioca vai ter que tirar o casaco do armário. Bom para quem tem planos de viajar para a Região Serrana. Lá vai haver bastante frio. Em Nova Friburgo, por exemplo, a previsão é de madrugadas beirando os 7 graus em junho, podendo diminuir durante o restante do inverno.

 

No entanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem boas notícias para quem prefere viajar para o litoral nas férias de julho. Na ausência das massas polares, poderá haver períodos de veranico, caracterizado por céu claro e temperaturas mais elevadas durante um período de duas semanas. Basta ficar de olho na previsão do tempo.

 

Cuidado com o inverno

No interior do estado é comum que haja queimadas por causa da falta de chuvas. Já nos centros urbanos, a baixa umidade do ar pode provocar, além de nevoeiros pela manhã, também, uma névoa seca durante a tarde, por causa da poluição. Isso pode atingir o sistema respiratório, principalmente das crianças e idosos.

Link to comment
Share on other sites

Breno, estou acompanhamento os modelos do inpe a algum tempo e posso dizer que estão acertando em torno de 70% as previsões, pelo menos aqui para o Rio.

O Acoplado, Ensemble e o Global já colocam um bom ar frio para o Rio a partir de segunda feira, dia 23. Acredito que o frio chegara forte, parecido com o final julho do ano passado, ou seja, uns tres dias com temperaturas abaixo dos 20°C aqui na capital e chuva com minimas na faixa litoranea entre 15°C e 17°C, junto com o vento frio, darão uma boa sensação de frio.

Abraços,

 

 

A tendência é de que isso aconteça mesmo. E vamos torcer pra que o inverno seja mais frio que o do ano passado, como estão prevendo.

Link to comment
Share on other sites

 

Segundo a meteorologista Fabiana Victoria Weykamp, do Instituto Climatempo, neste inverno, os cariocas vão sentir mais frio do que estão habituados durante a estação. Nos anos anteriores, as temperaturas foram mais elevadas do que o normal para a época. Em 2007, a média de julho ficou em 28 graus, quando o normal é que fique em 25 graus.

 

Se tem uma coisa que me deixa IRADO é quando estes "meteorologistas" da Climatempo resolvem emitir opiniões sobre o clima no Rio de Janeiro, porque neste assunto eles são completamente ignorantes, patético dizer que ano passado as máximas de de julho ficaram 3 graus acima da média, isto é demais, não sabem nem que a "MÉDIA" é de uma estação que nem existe mais e que a atual "estação" da Praça Mauá mede a temperatura em um terraço cercada por superfícies de concreto aquecidas pelo sol registrando muito acima da temperatura real.

 

Para mim a Climatempo é o PIOR centro de previsões do tempo do Brasil, boa parte da equipe é despreparada e não tem conhecimentos necessários sobre o tempo e clima no Brasil (tem algumas exceções mas que estão acomodadas diante disto), entre as bolas-fora as piores são a previsão extendida que "cola" tudo de modelo e já previu pérolas como 50 GRAUS E 20 NEGATIVOS PARA O RS, e ainda o fórum frequentado por alguns arruaceiros ou talvez um só (não todos, mas este(s) estragam) que escrevem livremente barbaridades sobre o tempo sem que haja moderação (se bem que levando em conta o conhecimento exemplar de climatologia da equipe de moderação da Climatempo eles devem acreditar até se falarem em nevasca em Cuiabá), mas confesso que de vez em quando dou entrada no fórum para me "divertir" lendo besteiras.

 

 

Com tanta gente mal qualificada entrando no mercado da meteorologia, isto é uma pena pois a credibilidade da carreira fica muito abalada, tem muita gente que fica a vida toda trancado em salas de aula/laboratórios sofrendo lavagem cerebral sobre aquecimento global e não sabe nem reconher uma nuvem no céu, e dái que saem estas pérolas (até alguns doutores). A observação do tempo é crucial e vem sendo deixada de lado, salvo honrosas exceções.

 

 

Enfim, importante trazer estas notícias para vermos como a mídia reproduz (e as vezes até piora, como quando disse que a baixa umidade do ar favorece nevoeiros) as besteiras que certos centros de previsõs emitem por aí.

 

Aqui no sudeste o melhorzinho é o CPTEC, mas tem alguns vícios como alguns dos princiais pesquisadores serem muito doutrinados, seguindo a linha do "aquecimento global catastrófico".

 

O SOMAR de vez em quando enlouquece, mas a previsão para este inverno está me parecendo boa.

Link to comment
Share on other sites

Ioepa, concordo plenamente contigo. Acho que aqui para o Rio é um verdadeiro fracasso. Previsão para nós é igual a horóscopo: todo mundo lê, ninguém acredita e todo mundo esquece.

 

Acho que este inverno vai ser mais frio que os anteriores. Já temos muitos anos com pouca neve no sul; muitos anos com bloqueios persistentes, inclusive no verão e estamos no período de retorno dos grandes eventos, afinal, grandes chuvas e frio extremo tem ocorrido na Argentina, Chile, Uruguai, sul da África, Austrália, Nova Zelândia e em diversas áreas do hemisfério Norte. Ainda não nos atingiu.

 

As grandes nevadas de 1955 e 1957 ocorreram há mais de 50 anos! Vamos ver, mas acho que não escaparemos proximamente.

Link to comment
Share on other sites

Eu concordo loepa, mas o cptec eu gosto sempre vou no site deles dar uma conferida,..

 

Engraçado vc falar isso do Rio eu tbm sempre achei as previsões pra qui meio loucas achava que era so impressão minha, eu gosto de acompanhar o que acontece no sul e em São Paulo que da para ter uma idéia do que vai ocorrer aqui no Rio.

Não sei se porque o estado é pequeno ou se é por causa dos micro climas que as vezes eles preveem minimas absurdas mas a cidade tem tanta montanha e tanto buraco que eles podem escapar dizendo que aquela minima foi numa baixada la num buraco perdido,..

Por isso eu acompanho mais os afonsos, santos dumont e galeão,...

Abs,

Link to comment
Share on other sites

Já que falaram no Cptec, o modelo de previsão deu uma enlouquecida na última saída. Aponta uma invasão polar extraordinária na primeira semana de Julho, com máximas de 5º e mínimas abaixo de zero em Porto Alegre, máximas abaixo de 10º e mínimas de 0º em São Paulo e máximas na casa de 16º e mínimas abaixo de 10º aqui no Rio, com o frio se estendendo por uns 4 dias. Como eu queria que fosse verdade isso, hehehe. O que me deixa com uma pulga atrás da orelha, é justamente o fato do Cptec estar com um bom nível de acerto nas últimas previsões. Bem, pra próxima semana é esperado chuva e frio aqui pro Rio, com a entrada do sistema frontal entre domingo e segunda. Ontem, em Inhaúma, máxima de 27,3º e mínima de 17,5º (boa amplitude). Hoje, mínima de 18,8º.

Link to comment
Share on other sites

Agora faz 27.1C e 43% de U.R.

Tá calor hj hein.... :evil:

Sds.

 

Calma Ricardo. Domingo, muda tudo!!!

Os modelos estao indicando um ótimo frio para o inicio de Julho!!! Marquem esta DATA: 02/07, 03/07 e 04/07!!!!

Preparem-se!!! he he he

 

Abraços,

 

 

Já deu uma olhada no modelo da Cptec????

Máxima na casa de 16º e mínima abaixo de 10º no Rio, hehehe.

Link to comment
Share on other sites

Agora faz 27.1C e 43% de U.R.

Tá calor hj hein.... :evil:

Sds.

 

Calma Ricardo. Domingo, muda tudo!!!

Os modelos estao indicando um ótimo frio para o inicio de Julho!!! Marquem esta DATA: 02/07, 03/07 e 04/07!!!!

Preparem-se!!! he he he

 

Abraços,

 

 

Já deu uma olhada no modelo da Cptec????

Máxima na casa de 16º e mínima abaixo de 10º no Rio, hehehe.

 

hehehe

TOMARA!!!

 

FRIO!!!!

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Em 1994, aqui no Alto da Boa Vista, fez 02,4°C, mas a mídia botou 6,2°C, o que foi uma grande mentira. Teve, inclusive, geada leve na região mais alta (Vista Chinesa). Moro aqui no Alto há muito tempo e já geou leve duas vezes, em 94 e em 2000, mas como a estação do INMET fica na região mais baixa do Alto da Boa Vista, que é quase na Usina, eles divulgam de lá. Minha casa, eu acho, que é uma das mais altas do ADBV e eu realmente lembro quando acordei na época (estava na oitava série) e o campo estava levemente coberto de gelo e vi o termômetro. Estava algo em torno de 2 a 3 graus. A minha casa fica tipo em uma colina e bate vento o tempo todo, a sensação era de menos 5 graus.

 

Aqui, no verão, chega no máximo a 30 graus. Eu acho que é o local mais frio do Rio... Alguem já me falou que minha casa é a mais alta do município do RJ. Mas aqui o clima é completamente diferente... Um dia saí daqui fazia 13 graus, cheguei na Conde de Bonfim fazia 20 graus. Sem contar em um dia de verão que fazia 25 graus por aqui e 40 graus na lá.

 

:lol: Provável ou risível? 8)

Link to comment
Share on other sites

Em 1994, aqui no Alto da Boa Vista, fez 02,4°C, mas a mídia botou 6,2°C, o que foi uma grande mentira. Teve, inclusive, geada leve na região mais alta (Vista Chinesa). Moro aqui no Alto há muito tempo e já geou leve duas vezes, em 94 e em 2000, mas como a estação do INMET fica na região mais baixa do Alto da Boa Vista, que é quase na Usina, eles divulgam de lá. Minha casa, eu acho, que é uma das mais altas do ADBV e eu realmente lembro quando acordei na época (estava na oitava série) e o campo estava levemente coberto de gelo e vi o termômetro. Estava algo em torno de 2 a 3 graus. A minha casa fica tipo em uma colina e bate vento o tempo todo, a sensação era de menos 5 graus.

 

Aqui, no verão, chega no máximo a 30 graus. Eu acho que é o local mais frio do Rio... Alguem já me falou que minha casa é a mais alta do município do RJ. Mas aqui o clima é completamente diferente... Um dia saí daqui fazia 13 graus, cheguei na Conde de Bonfim fazia 20 graus. Sem contar em um dia de verão que fazia 25 graus por aqui e 40 graus na lá.

 

:lol: Provável ou risível? 8)

 

Aonde foi escrito isso? :shock:

Quem escreveu?

Link to comment
Share on other sites

Em 1994, aqui no Alto da Boa Vista, fez 02,4°C, mas a mídia botou 6,2°C, o que foi uma grande mentira. Teve, inclusive, geada leve na região mais alta (Vista Chinesa). Moro aqui no Alto há muito tempo e já geou leve duas vezes, em 94 e em 2000, mas como a estação do INMET fica na região mais baixa do Alto da Boa Vista, que é quase na Usina, eles divulgam de lá. Minha casa, eu acho, que é uma das mais altas do ADBV e eu realmente lembro quando acordei na época (estava na oitava série) e o campo estava levemente coberto de gelo e vi o termômetro. Estava algo em torno de 2 a 3 graus. A minha casa fica tipo em uma colina e bate vento o tempo todo, a sensação era de menos 5 graus.

 

Aqui, no verão, chega no máximo a 30 graus. Eu acho que é o local mais frio do Rio... Alguem já me falou que minha casa é a mais alta do município do RJ. Mas aqui o clima é completamente diferente... Um dia saí daqui fazia 13 graus, cheguei na Conde de Bonfim fazia 20 graus. Sem contar em um dia de verão que fazia 25 graus por aqui e 40 graus na lá.

 

:lol: Provável ou risível? 8)

 

No mínimo é mais uma das baboseiras do fórum da Climatempo!Credibilidade zero!

 

O sábado é de sol e calor no Rio, a mínima aqui foi de exatos 20°C e no momento já faz 29,5°C com poucas nuvens no céu, talvez ainda hoje(ou na madrugada/manhã de amanhã) o tempo já deve mudar, vem chuva e bastante frio para a semana que amanhã se inicia.Um ótimo começo de inverno.

Link to comment
Share on other sites

1 - A temperatura em 1994 divulgada pela midia foi 6,7°C e não 6,2°C.

2 - Realmente, a estação do ABV está num local baixo..... Tem ruas com muitas casas em lugares bem mais altos... Eu mesmo fui numa festa a muito tempo atras, num lugar que parecia um castelo.... A estrada dava para São Conrado. Lembro de ser bem alto.

3 - Se a casa dele fica numa colina e bate vento o tempo todo é mais dificil gear ... Ainda mais com temperaturas de 2 a 3°C. Mas não quer dizer impossível...

4 - É verdade que tem muito lugar no ABV que, com certeza, não deve passar dos 30°C no verão.

Link to comment
Share on other sites

Rapaziada, a "fonte" é de um rapaz que, supostamente, mora lá e foi num fórum que nada tem a ver com meteorologia. :lol:

 

E aí?! Invenção ou exagero?

 

 

Foi no Skyscrapers City? Se foi, não me surpreende, pois ano passado o Gerson de Londres postou aqui o trecho de um post que um cara colocou com uma foto dizendo que era do mar congelado em DURBAN (cidade no litoral da África do Sul que tem mínima ABSOLUTA de 3 graus, maior que Floripa) e aparentemente os frequentadores acreditaram!:shock:, se leio tantos absurdos sobre tempo e clima em fóruns de meteorologia imagino como deve ser quando resolvem se aventurar pelo tema em fóruns voltados para outros assuntos...

 

Acredito que este do ADBV foi pura invenção mesmo, e bem pode ter sido o mesmo que uma vez publicou uns textos absurdos sobre o clima do Rio no site da Wikipedia.

 

Hoje teve pré-frontal aqui (pré-frontal em junho não é grande coisa), chegou a bater nos 32 graus. Começou a ventar de sudoeste e agora faz 24 graus.

Link to comment
Share on other sites

Vem ai mais uma,..

 

CPTEC:

"Neste domingo (22/06), a frente fria deixará o tempo com muitas nuvens e com chuvas entre o RJ e o leste de SP.

Tempo nublado com condição de pancadas de chuva na faixa norte de SP, Triângulo Mineiro e centro-sul de MG, norte do RJ.

Obs: Texto referente ao dia 21/06/2008-17h45 "

 

imagemgm3.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O tempo mudou.O início desta tarde de domingo é nublado e frio, mas ainda não choveu.A temperatura despencou e neste momento faz 20,5°C, com sensação térmica entre 18 e 19°C.A máxima de hoje foi de 22,8°C na madrugada, e a mínima até o momento de 20°C, mas deve se alterar logo.A semana deve ser fria e chuvosa.

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe explicar a razão de que nenhum ponto de observação da GEORIO ter registrado chuva ? Eu vi a chuva caindo no maciço da Tijuca e nada....

 

Aqui em Vila Isabel não choveu nada. Nem chuvisco.

 

A Geo-Rio está com defeito desde a noite de ontem.Repare na data da última atualização deles.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.