Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo no Rio de Janeiro


rodolfo
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Realmente este ano esta mais ameno,..

Porém pelo janeiro que tivemos eu imaginava que agora em abril ja estariamos com 15º sendo registrados na estação da cidade mas isso não ocorreu e eu nem acredito que va acontecer em maio.

Por isso parece que o inicio do ano foi anormalmente frio,

Porem agora as coisas estão começando a se nivelar,..

Mas vamos ver,..

Link to comment
Share on other sites

Eu ainda levo fé que este ano teremos alguma coisa proximo ao recorde de frio. Temos que ter esperança!!! Acredito que em Junho e Julho vai ficar acima da média, mas agosto deve bombar!!! Como já foi dito aqui, com MAIO abaixo da média é certo a natureza se compensar em Junho e Julho.... ainda mais com um verão atípico que presenciamos... infelizmente a "conta" vai ir justamente no auge do nosso inverno!!!!

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Olha isso amigos hehehehe

Nada como um topico com um vasto histórico

Recuperei umas mensagens deste topico mesmo do fim de maio do ano passado e olha só o "problema" da disputa que temos de enfrentar este ano,..

da uma olhada nos relatos,...

 

Fala ae galera!

Aqui em Duque de Caxias o frio foi bem legal, com céu bem aberto ao amanhecer.

Temp.mínima: 14.5Cº

Temp. máxima: 25.4Cº

Temp. atual: 22.3Cº.

Valeu.

Link to comment
Share on other sites

Olha ai mais uma mensagem do loepa do dia 25 de maio de 2007,..

 

Ontem, como era esperado, a menor temperatura máxima do ano foi registrada (FINALMENTE!!!) na cidade TODA, hoje de manhã ocorreram as menores mínimas do ano na maior parte da cidade mas, mesmo assim, o frio decepcionou no geral porque a nebulosidade do ciclone atuou intensamente como de costume e aumentou ainda mais antes de amanhecer, tirando o "baixadão" da Vila Militar (que foi beneficiado por uma ligeira diminuição das nuvens de madrugada), mínimas tristes nas automáticas do Inmet, vejam:

 

13,2 graus na Vila Militar

 

15,7 graus no Maracanã

 

16,7 graus em Jacarepaguá

 

17,6 graus na Lagoa Rodrigo de Freitas

 

18,2 graus no Forte de Copacabana

 

Na zona sul os ventos do ciclone prejudicaram ainda mais a mínima, nos aeroportos tanto o Santos Dumont como o Galeão ficaram nos 16 graus, e aqui em casa 16,5 graus no meio da madrugada (no começo da manhã com mais nuvens 17,3). O Alto da Boa Vista teve DECEPCIONANTES 13,4 graus, UM DÉCIMO abaixo do recorde anterior.

 

Uma novs frente fria deve passar rapidamente no domingo, e logo depois vem outra que pode trazer massa de ar polar, garantindo a continuidade do mau tempo na cidade até o fim do mês, esta madrugada deve ser mais fria que a anterior em vários pontos da cidade, mas a madrugada de domingo não pois teremos um (extremamente fraco) pré-frontal.

Link to comment
Share on other sites

Post do loepa de 26 de maio de 2007

11,8 graus na Vila Militar

Da pra disputar esse ano??

No way,..

 

A madrugada de hoje cumpriu a promessa e foi a mais fria do ano em praticamente toda a cidade (a única estação que não teve recorde do ano hoje foi Santos Dumont, mesmo assim não perdeu para nenhum outro dia mas igualou), como sempre nuvens e umidade prejudicaram (mas, se até SP sofre com este problema crônico, porque nós não sofreríamos?), o destaque ficou novamente para a Vila Militar, uma baixada que vem surpreendendo e bateu o Alto da Boa Vista com 11,8 graus (pena que estes dados das automáticas são preliminares, ou seja, oficialmente não baixamos de 12 graus mesmo no ADBV), todas as outras mínimas das automáticas foram recordes do ano (mesmo as mais recentes Jacarepaguá e Copacabana, apesar de não terem muitos dados até agora, certamente não teriam registrado nada menor antes de hoje caso já existissem)

 

11,8 graus na Vila Militar

 

14,6 graus no Maracanã (na minha casa, tão perto, horríveis 16 graus, mas no calor marca menos, não são condições ideais, que aliás nenhuma medição em casa tem)

 

14,9 graus na Lagoa Rodrigo de Freitas (nada mal)

 

15,3 gruas em Jacarepaguá (visivelmente prejudicada pelas nuvens, pois ano passado em noites de céu limpo SEM ar polar fez 12 graus no aero de JPA)

 

17,3 graus no Forte de Copacabana (é a força do mar, frio nenhum tem chance com ela aqui, mas, por outro, deve ter sido boa a sensação no dia 24, com aquela PORRADA de rajadas acima de 50 km/h! mesmo com frescos e pobres 19 a 19,5 graus). Pelo visto esta estação vai ficar de 1 a 2,5 graus acima do Santos Dumont em noites frias (ontem foram mais de 2).

 

 

As previsões estão bastante confiantes quanto ao aumento da umidade, esta madrugada esfriará menos e deve chover amanhã (não sei quanto, nesta época a chuva é tão imprevisível em volume, as vezes passa uma frente vagabunda e cai mais de 100 mm no Sumaré, outras vezes passa uma "forte" com 15 mm no mesmo local, só a distribuição é aquela "de lei", muito no Sumaré e restos para Penha, Irajá...), a próxima invasão polar ainda está incerta, parece que vai avançar bem menos pelo Brasil comparando com a última, mas será mais forte em parte do sul.

 

 

Eu pretendo esperar a "enxurrada" de novos recordes passar para informar os recordes cariocas ao Carlos Dias (mas se alguém quiser já ir repassando agradeço).

 

Desculpem o excesso de edições, é porque só vejo os erros de digitação depois que envio e cada parágrafo conferido eu atualizo na hora antes de verificar os outros. :oops:

Link to comment
Share on other sites

+ uma mensagem interessante do fim de maio de 2007 com 14,6 em S Cristovão,..15 na Abolição,...

 

 

Noite foi realmente gelada no Rio!Após meu último informe a chuva aumentou e ficou com moderada intensidade, deixando o acumulado de ontem em 6mm e no mês em 142mm(superou janeiro, sendo agora o mais chuvoso do ano!) o que fez a temperatura cair ainda mais, fui dormir ás 23h com 15,5°C e chuva já cessando, não voltou a chover na madrugada mas o tempo permaneceu nublado o que atrapalhou a mínima que foi de 15,0°C aqui na Abolição, sendo mesmo assim a menor do ano até o momento.Recordes também na Geo-Rio, São Cristóvão teve 14,6°C(batendo os 15,2°C anteriores) e Guaratiba teve 12,6°C!(batendo os 13,5°C).Como eu previ o tempo abriu justo com o amanhecer, a manhã é de sol e poucas nuvens por aqui e faz 21,8°C no momento.
Link to comment
Share on other sites

Realmente maio do ano passado fez mais frio. Por isso acho que teremos frio significativo em algum mês do inverno superando o frio de maio de 2007.

Ontem o céu limpou por aqui de noite e a temperatura caiu por volta das 21hrs eu tinha ~19.5°C

Mínima hj 18.3°C. No momento tenho 25.1°C. - Maricá

Link to comment
Share on other sites

Até agora, pelas médias, maio de 2008 está mais "frio" que maio de 2007, este está sendo o maio mais "frio" desde 1997 no mínimo (possivelmente mais), estou falando de médias não de extremos, que foram mais baixos em 2007 e quase certamente continuarão sendo pois até o final do mês não tem frio a caminho, e esta anomalia negativa até agora muito significativa de maio vai diminuir.

Link to comment
Share on other sites

Ontem acabou a sequência de 11 dias com mínima abaixo de 20°C por aqui.Não baixei de 20,7°C aqui na Abolição, zona norte, com mais um dia muito nebuloso e nevoento.Já a máxima não passou de 26,2°C, sendo o décimo oitavo dia sem chegar a 30°C.De noite o tempo abriu rapidamente e hoje fui surpreendido com uma manhã de céu totalmente limpo e muito sol, sem névoa, a mínima hoje chegou a 19,7°C e no momento faz 27,0°C neste belo fim de manhã dominical. :D

Link to comment
Share on other sites

Até agora, pelas médias, maio de 2008 está mais "frio" que maio de 2007, este está sendo o maio mais "frio" desde 1997 no mínimo (possivelmente mais), estou falando de médias não de extremos, que foram mais baixos em 2007 e quase certamente continuarão sendo pois até o final do mês não tem frio a caminho, e esta anomalia negativa até agora muito significativa de maio vai diminuir.

O modelo americano já está apontando frio a partir do dia 27/05!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Pois então,..minimas decepcionantes em maio se o padrão de janeiro se mantivesse seria bem mais interessante,..

 

Previsão segundo o CPTEC:

 

"Áreas de alta pressão em superfície atuação nos próximos dias na faixa leste do Sudeste. Como já comentando desde o dia anterior, as áreas de alta pressão em superfície entre o Atlântico e o continente, tendem a dificultar a propagação dos sistemas frontais em direção ao Brasil. Com isto os sistemas podem chegar no máximo até o RS e deslocar-se pelo oceano. É o caso de uma frente fria entre quarta e quinta-feira que por enquanto os modelos indicam que devam apenas trazer condições para pancadas de chuva no sul do Estado gaúcho nestes dias."

 

imagemvm9.png

 

Mais um sistema bonito no satelite olhem essa baixa no atlantico.

 

imgatumedvo4.jpg

Link to comment
Share on other sites

Exatamente, em extremos 2007 foi melhor até o momento :wink:

Hj a máxima aqui ficou em 27,8°C. No momento tenho 22,2°C - Maricá

 

Gente, repito, o frio que fez no início de maio deste ano só foi alcançado em 2007 já no final de maio, ou seja, comparado o mesmo período do ano passado(de 1 de janeiro até 18 de maio) ao período deste ano(1 de janeiro até hoje), este ano teve um extremo melhor, fez 12°C dia 8 em Santa Cruz, 13,1°C no INMET e 15,6°C aqui em casa, provavelmente não será batido até o fim do mês, maio de 2007 teve extremo mais baixo mas que só ocorreu no final do mês, o que salvou maio de 2007 foi a última semana, por que as outras 3 primeiras semanas do mês foram um fracasso em frio, e maio deste ano certamente terminará com média inferior que o de 2007 mesmo sem previsão de frio.

Link to comment
Share on other sites

Breno pode ser sim, não estou desacreditando não brother,..., mas pelos dados que eu tenho não parece, SDumont por exemplo parece que perde

 

Mas de qqer maneira no problem,....no fim do mes podemos escolher umas estações e fazer uma comparação mais criteriosa.

 

Mas pensa bem,..só o fato desta polemica ja mostra que maio não esta assim essa "brastemp" como foram os outros meses,..

Estou falando de janeiro por exemplo,..janeiro foi inquestionável, se os outros meses viessem na mesma balada ai ia ficar bonito.

 

Abração.

Link to comment
Share on other sites

Comparando:

Aeroporto Mínima maio 2007(do dia 1 ao 18) Mínima maio 2008(1-18)

S.Dumont 17°C 17°C

Galeão 15°C 15°C

Santa Cruz 18°C 12°C

C.Afonsos 18°C 13°C

 

Atenção: Como estamos ainda no dia 18, estou comparando com o mesmo período no ano passado, portanto a onda de frio no final de maio de 2007 é excluída nesta comparação.

Comparando todo o mês de maio de 2007 com maio de 2008 até hoje, Santa cruz segue ganhando em 2008 com 12°C contra 17°C em maio de 2007, bem como o Campo dos Afonsos(que não baixou de 18°C em maio do ano passado!), já o Santos Dumont conseguiu 15°C no último dia de maio de 2007 e o Galeão 14°C neste mesmo dia!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, como foi ese início de Outono no RJ?? dá pra dizer que esse ano está bem mais ameno que os últimos 3 anos por exemplo??

 

Em julho de 2004 fez um bom frio por aí!!!

 

Sds.

 

 

Fala ae, blz...

No meu ponto de vista, sem fazer comparações de temperaturas e médias, sinto que não apenas o início do Outono, mas todos os meses deste ano até agora têm sido bem "amenos" por aqui!

Tivemos sim, alguns dias de calorão tipo 36, 37C... mas foram bem isolados. Não sequenciais igual estamos acostumados, algo como 10 dias seguidos com temperaturas próximas a 40C!! Graças à Deus esse ano ainda não tivemos isso...rs.

Esse mês de Maio estava excelente, agora deu uma normalizada... pelo menos as máximas estão bem baixas até agora. Vamos ver daqui pra frente.

Valeu.

Link to comment
Share on other sites

Olá amigos...

Quando fui olhar a mínima de hj aqui em Itatiaia, levei um susto: 11.9C :shock:

Não sei se o termômetro pirou ou a queda foi brusca na madrugada!

Fui dormìr à meia-noite e estava 18.0C com céu aberto.

Não consegui ver quanto deu em Resende pelo inmet. Se alguem conseguir poste aqui por favor... a temp. fica cerca de 1C a menos que o inmet de Resende!

Valeu.

Link to comment
Share on other sites

Ola a todos,..

vejam o cptec ja sinaliza temperaturas acima de 30 esta semana

 

Terça - 20/05

Temp. Máxima: 31ºC Sol Nascente: 06:21:11

Temp. Mínima: 17ºC Sol Poente: 17:17:26

 

Quarta - 21/05

Temp. Máxima: 32ºC Sol Nascente: 06:21:38

Temp. Mínima: 17ºC Sol Poente: 17:17:07

 

Quinta - 22/05

Temp. Máxima: 32ºC Sol Nascente: 06:22:05

Temp. Mínima: 17ºC Sol Poente: 17:16:50

Link to comment
Share on other sites

Valeu pessoal, era mais ou menos o que eu suspeitava!!! Acho que todo o Centro-Sul está bem mais ameno esse ano!!! Saí pra lá 2006-2007, hehehe...

 

O blog da Metsul demonstra uma possibilidade de um Junho abaixo da média pra todo o Centro-sul!!! Junho na média, já é alegria garantida, abaixo então... É a La Niña fazendo a diferença pessoal!!! :)

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Neblina hj de manhã em Santa Tereza, a neblina foi observada tambem no Galeão, Afonsos e Jacarepaguá.

 

 

Deve ficar assim até a próxima Frente Fria . Bem normal no outono carioca.

 

Abraços,

 

Tipico do litoral do Sudeste principalmente, ontem acordei no meio de madrugada na Praia Grande e a neblina ja tomava conta da paisagem.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia de muito sol no Rio, apesar de uma forte névoa ao amanhecer, o dia foi de sol e praticamente sem nuvens.Aqui na Abolição, zona norte, a mínima foi de 20,2°C e a máxima de 28,9°C, com URA indo desde 98%(graças a neblina ao amanhecer) até secos 39% de tarde.Informo que ficarei até a tarde de sábado sem postar pois irei amanhã de manhã para Curitiba-Paraná só retornando no fim da tarde de sábado.Até lá! :wink:

Link to comment
Share on other sites

Neblina hj de manhã em Santa Tereza, a neblina foi observada tambem no Galeão, Afonsos e Jacarepaguá.

 

 

Deve ficar assim até a próxima Frente Fria . Bem normal no outono carioca.

 

Abraços,

 

 

Me lembro de imagens do Rio alguns anos atrás, mais ou menos nessa época do ano, mostrando um enorme nevoeiro, que parecia cobrir toda a cidade!!! Como a imagem era de um helicóptero, pergunto a vcs se também ocorrem nevoeiros assim na orla do leblon por exemplo, Ipanema, copacabana, e até na Barra da Tijuca??

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Neblina hj de manhã em Santa Tereza, a neblina foi observada tambem no Galeão, Afonsos e Jacarepaguá.

 

 

Deve ficar assim até a próxima Frente Fria . Bem normal no outono carioca.

 

Abraços,

 

 

Me lembro de imagens do Rio alguns anos atrás, mais ou menos nessa época do ano, mostrando um enorme nevoeiro, que parecia cobrir toda a cidade!!! Como a imagem era de um helicóptero, pergunto a vcs se também ocorrem nevoeiros assim na orla do leblon por exemplo, Ipanema, copacabana, e até na Barra da Tijuca??

 

Sds.

 

Ocorre sim a alguns anos eu fiz o pico da tijuca no inverno e qdo cheguei ao topo não dava para ver nada a neblina cobia a cidade inteira. Infelizmente na epoca eu não tinha maquina fotográfica para mostrar,... :(

Link to comment
Share on other sites

Olá.

Como era de se esperar, a temperatura caiu bem por aqui esta madrugada!

Temp. mínima: 12.0C

Temp. atual: 26.0C e 56% de U.R.

Céu azul e sol forte.

Sds.

 

Show essa minima hein Ricardo?

É incrivel como nessa região e parte de minas gerais estão bombando nas minimas, graças ao tempo seco.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Olá.

Como era de se esperar, a temperatura caiu bem por aqui esta madrugada!

Temp. mínima: 12.0C

Temp. atual: 26.0C e 56% de U.R.

Céu azul e sol forte.

Sds.

 

Show essa minima hein Ricardo?

É incrivel como nessa região e parte de minas gerais estão bombando nas minimas, graças ao tempo seco.

 

Abraços,

 

É verdade Ronald!

Isso porque meu sensor fica encostado na parede, dentro da varanda... cheia de plantas...rs. O bairro aqui é bem urbanizado, muitas casas e poucas árvores! Posso imaginar na estrada, próximo à entrada do parque, a cerca de 4kms daqui... lá é descampado, tem poucas casas e é mais alto um pouco. Esse ano acho que vão rolar várias geadas por lá... :D

Pelo Wunderground vi que Resende deu 11C hj, ou seja, Itatiaia é sempre mais fria que Resende... com certeza desceu de 10C.

Em 2006, quando observei algumas geadas em Julho, o termômetro sempre estava em torno de 8 a 9C... muito longe da realidade da parte mais fria da cidade!

Agora faz 25.1 e 58% de U.R. Já está começando a cair rápido!

Valeu.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.