Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo no Rio de Janeiro


rodolfo
 Share

Recommended Posts

Oi, chove bastante aqui em Vargem Grande. A temperatura ainda nao caiu muito, tenho 17,9. As previsoes sao de forte queda na temperatura. Espero bater o ano passado, que teve 8,6..

sds,

 

Nossa, 8,6°C? Vc mora em Vargem Grande? Marca bem significativa. No ano passado a minha minima foi de 10,X°C.

 

 

Abraços,

 

É, 8,6º é bem legal, se tratando de um bairro a nível do mar aqui no Rio. Ano passado registrei 'quentes' 11º em Inhaúma, hehehe!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Choveu moderadamente com alguns relâmpagos no início da madrugada por aqui, acumulando 8mm.Por toda cidade essa chuva caiu.Os maiores acumulados foram de 22mm em Santa Cruz, 20mm em Sepetiba, 18mm no Gericinó, 17mm em Campo Grande, 16mm em Guaratiba e Grota Funda, 15mm no Mendanha e Itanhangá e 14mm na Barra, todos na zona oeste.Os menores foram de 4mm na Ilha, 5mm na Urca, Saúde e São Cristóvão e 6mm no Grajaú, Penha, Irajá e Cachambi.Essa chuva foi causada por áreas de instabilidade vindas de São Paulo, pois a frente fria ainda está por vir, a manhã é de sol, muitas nuvens e até abafamento com 27,9°C agora na Abolição, a previsão é que a chuva chegue á noite, mas pelos radares já chove no Sul do Estado então é capaz de chegar ainda pela tarde.Continua prevista forte queda de temperatura e muito frio.

Link to comment
Share on other sites

O dia ficou parcialmente nublado em Vila Isabel hoje, com altos estratos. Durante a noite passada, garoa e neblina baixa. Agora parece que vai voltar a chover, pelo menos o céu está ficando mais carregado e a imagem de satélite indica a chegada de um núcleo de instabilidade pelo litoral sul fluminense e se aproximando da região metropolitana.

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus! Não acompanhei o clima nesses dias, exceto a chuva que caiu ontem aqui. Parece que uma intensa frente fria tá para chegar, não?

No momento 26C e 75%UR

 

Fala Rafael,

 

Fica tranquilo, vai esfriar como a muito tempo a gente não via, e por alguns dias... he he Maximas bem baixas!!! Os modelos que eu acompanhei(americano e europeu) estão sinalizando esta forte entrada de Ar Frio!!! O mais legal é que estamos a 1 ou 2 dias deste acontecimento e não são rodadas isoladas para daqui a 10, 15 dias!!! hehe

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Ontem a noite passaram algumas instabilidades, aqui choveu fraco mas com pingos grossos, claramente provocados por nuvens médias e altas apesar das nuvens baixas taparem a visão, pois nuvens orográficas não produzem pingos grossos como aqueles, não entrou nenhum ar polar ainda, nem princípio, a mínima aqui foi de 19,9 graus, mas no Maracanã e Engenho de Dentro (outras estações aqui da ZN) não chegou nem a baixar de 20 graus, hoje de manhã o vento mudou e parecia que ia entrar alguma coisa, mas depois ficou o ar parado e até agora assim.

 

Acho que entre a noite de hoje e a madrugada de amanhã chega o ar mais fresco, a temperatura vai cair aos poucos, e até o final do mês as máximas serão bem abiaxo do que temos observado.

 

Voltou a chover muito esta madrugada na maior parte do estado de São Paulo, Bauru e Campinas tem mais de 200 mm de chuva este mês, a média de julho não chega a TRINTA mm, a capital paulista passou julho de 2004 (que teve quase 100 mm de chuva) e já chegou perto de 150 mm, em algumas cidades de São Paulo não chovia assim em julho a mais de 50 anos, mas NÃO na capital, onde choveu 207 mm em julho de 1989 (IAG/USP). Outro destaque foi a terra do Luis (criador do fórum), foi um verdadeiro espetáculo de chuva este mês em Maringá (e tudo caiu na segunda quinzena!!), o gráfico do INMET Maringá chega a ser bonito, a mesma situação de todo o norte do PR, muita chuva no auge da estação seca, adoro quando isso acontece, mesmo que na terra dos outros.

Link to comment
Share on other sites

A frente chegou e trouxe com ela bastante decepção, pelo menos por enquanto.Sequer choveu por aqui e a queda na temperatura foi menor que o esperado.No momento faz 20,4°C aqui na Abolição, zona norte com tempo nublado.As previsões de máxima abaixo de 20°C pra hoje já minaram.A mínima até o momento foi de 19,0°C e a máxima 20,9°C, quem sabe temos a menor do ano enfim(que até o momento foi 21,4°C em 24/5).A sensação é de friozinho mais pelo vento que diminui a sensação térmica do que pela temperatura em si.Segundo os modelos, o frio mais intenso estaria reservado para o fim de semana, quando ocorreriam enfim máximas abaixo de 20°C, bem como só começaria a chover a partir de amanhã, mas eu só acredito vendo já que as previsões parece que erram cada dia mais. :(

Link to comment
Share on other sites

A frente chegou e trouxe com ela bastante decepção, pelo menos por enquanto.Sequer choveu por aqui e a queda na temperatura foi menor que o esperado.No momento faz 20,4°C aqui na Abolição, zona norte com tempo nublado.As previsões de máxima abaixo de 20°C pra hoje já minaram.A mínima até o momento foi de 19,0°C e a máxima 20,9°C, quem sabe temos a menor do ano enfim(que até o momento foi 21,4°C em 24/5).A sensação é de friozinho mais pelo vento que diminui a sensação térmica do que pela temperatura em si.Segundo os modelos, o frio mais intenso estaria reservado para o fim de semana, quando ocorreriam enfim máximas abaixo de 20°C, bem como só começaria a chover a partir de amanhã, mas eu só acredito vendo já que as previsões parece que erram cada dia mais. :(

 

Também estou decepcionado, porque as previsões criaram muita expectativa quanto ao frio. Os institutos continuam indicando frio pra amanhã, e principalmente pro fim de semana. A Climatempo dá máximas de 18º e 19º no domingo e segunda feira. A Somar dá máxima de 17º pro domingo. Vamos aguardar... Apenas pra registro, a mínima em Inhaúma hoje foi de 19,0º, por enquanto.

Link to comment
Share on other sites

A tarde foi de céu nublado e friozinho, mais pela sensação térmica.A máxima aqui na Abolição atingiu 23,4°C(2°C acima da menor do ano).Com a chegada da noite o frio vai aumentando e neste momento faz apenas 18,5°C por aqui com céu nublado e ventos moderados que proporcionam uma sensação de muito frio, de cerca de 15°C.Parece que amanhã no fim do dia a chuva chega mesmo com o fortalecimento da instabilidade e com isso as máximas do fim de semana prometem ser muito baixas(há previsões de máxima de até 17°C no domingo, não acho que vá chegar a tanto mas acredito sim em máximas abaixo de 20°C no fim de semana, especialmente no domingo).Na terça, com o tempo já aberto é que as mínimas devem ser arrasadoras, algumas previsões chegam a indicar coisa de 10°C.Agora o destaque do dia é a, ainda bem remota, possibilidade de NEVE na região das Agulhas Negras no fim de semana, há 3 anos não neva lá, e com acumulação faz 6 ou 7 anos!

Link to comment
Share on other sites

Há um consenso das previsões indicando chuva para o dia de sábado, desta vez deve chover aqui porque não vai ser instabilidade vinda de São Paulo, quando passa por S Paulo evapora tudo, estas intabilidades que trouxeram chuva recorde de julho em muitos anos para meio estado de São Paulo mal chegaram aqui, a chuva pode começar ainda amanhã.

 

Pela primeira vez no ano considero MUITO GRANDE a chance de registrarmos a primeira máxima abaixo de 20 graus de 2007, isto até o meio da semana que vem (provavelmente antes).

 

 

Hoje minha máxima foi de 20,1 GRAUS, a menor do mês, em dias vento sudoeste e advecção de ar frio (como hoje) minhas temperaturas ficam bem melhores que em noites calmas (em noites calmas aqui é um fracasso total graças a mega ilha de calor), a mínima da madrugada foi de 17,9 graus, e agora faz 17,6 graus (a mínima do dia foi de 17,5 graus a poucos instantes, e vai ser alterada até meia noite).

Link to comment
Share on other sites

Sexta feira de bastante frio aqui no Rio.A mínima até o momento foi de 17,5°C e no momento faz apenas 18,9°C, com céu nublado e um vento fraco e gelado.Há previsão de intensificação das instabilidades e com isso bastante chuva no fim do dia de hoje e por todo fim de semana.Fim de semana que deve ser muito frio, a MetSul chega a prever valores de até 13°C na tarde do domingo baseados no modelo GFS, o que, eu creio que não ocorra há muitos anos, e a Somar prevê temperatura de 14°C no domingo inteiro, o que é igualmente excepcional! :shock: Os modelos do CPTEC já são mais conservadores mas mesmo assim preveem máximas de 16-18°C no domingo, o que ainda seriam marcas muito baixas!

Link to comment
Share on other sites

Amigos, o GFS indica 12º pro Rio no domingo À TARDE! Até a Metsul, no seu blog, indica muito frio pros cariocas no fim de semana. O curioso é que estamos a menos de dois dias do evento, o que dá caráter verdadeiro à previsão. Não poderia ser melhor... Agora 19º no Maracanã.

 

 

Sim Raphael.O GFS dá máxima em torno de 12-13°C aqui no domingo, e o Alexandre me disse que certamente baterei minha menor máxima que já registrei, que foi de 16°C em 20/7/2004.Poderemos então estar diante de algo histórico e monstruoso.Enquanto isso, já faz bastante frio aqui.Não passei de 19,9°C hoje, a menor do ano.No momento 19,3°C e nublado, pelo radar a chuva está perto.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, as rodadas estão inficando MUITO FRIO!!!! E só falta 1 dia para isto tudo acontecer!!! Será a La 2000. he he he

VEM MUITO FRIO MESMO!!! MUITO FRIO!!!!

Preparem os casacos.... Os cobertores. Tudo!! To pensando em subir a serra amanha. :D

 

Abraços,

 

Se eu pudesse, iria passar o domingo em Petrópolis. Mas o negócio aqui no Rio vai ficar sério também...

Link to comment
Share on other sites

Amigos, o GFS indica 12º pro Rio no domingo À TARDE! Até a Metsul, no seu blog, indica muito frio pros cariocas no fim de semana. O curioso é que estamos a menos de dois dias do evento, o que dá caráter verdadeiro à previsão. Não poderia ser melhor... Agora 19º no Maracanã.

 

 

Sim Raphael.O GFS dá máxima em torno de 12-13°C aqui no domingo, e o Alexandre me disse que certamente baterei minha menor máxima que já registrei, que foi de 16°C em 20/7/2004.Poderemos então estar diante de algo histórico e monstruoso.Enquanto isso, já faz bastante frio aqui.Não passei de 19,9°C hoje, a menor do ano.No momento 19,3°C e nublado, pelo radar a chuva está perto.

 

Pois é, Breno, eu vi o teu comentário lá no tópico. Tem tudo pra ser um evento histórico!

Link to comment
Share on other sites

Bem, vamos esperar então, hoje aconteceu a menor máxima do ano acho que na cidade do toda, no INMET deu 20 graus cravados, aqui em casa 19,5 graus e mínima de 17,1 graus, mas a sensação foi normal porque não teve quase vento, e foi um dia bem escuro, acho que o mais escuro do ano.

 

A chuva teima em não chegar na cidade (mas continuo achando que vai amanhecer chovendo ou chuviscando amanhã). Em 2000 não tivemos máximas tão baixas como em agosto de 1999 (só um dia) e julho de 2004, os eventos recentes com máximas mais baixas, só que as mínimas de 2000 foram as menores depois de 1994 (levando em conta 1990 para frente). Uma menção honrosa vai para novembro do ano passado, ficou entre 17 e 19 graus no meio da tarde, se fosse em julho...

 

Já ocorreram eventos bem mais intensos no passado, mas tem poucos dados.

Link to comment
Share on other sites

Olá amigos!

Até que enfim vejo animação por aqui...rs.

Voltei hj de Itatiaia. Saí de lá por volta das 9h, tava 13.2Cº, muita névoa e vento gelado... sensação de muito frio! :D

A mínima era de 13.1Cº que deve ter ocorrido no amanhecer.... muito nublado durante a madrugada/amanhecer... dificultou uma bela mínima!

Ao chegar aqui em Caxias, tinha 19.5Cº por aqui... que foi minha máxima... a temperatura não oscilou muito durante todo o dia, visto que foi um dia muito escuro! :D

Agora tenho 18.3Cº, a temp. está assim há quase 1 hora. Espero que realmente esse frio se confirme, vamos torcer! :lol:

OBS: Trabalho em Petrópolis as segundas e terças-feiras, durmo lá sempre na segunda.... vou levar o meu termo-higrometro pra lá.... estou ansioso!

Valeu

Link to comment
Share on other sites

Felizmente os modelos Mbar e GFS consolidam suas previsões de frio extremo amanhã com máximas de 12-14°C, eu pessoalmente prefiro prever algo um pouco menos extremado, com uma máxima na casa dos 15°C, posso estar subestimando o frio mas a possibilidade de uma máxima de 15°C assusta.E hoje já faz muito frio, no momento 17,0°C aqui na Abolição com garoa, a mínima até o momento foi de 16,0°C e ainda não passou de 17,4°C, talvez a máxima nem chegue a 18°C.

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal, hoje passei a tarde toda num churrasco ao ar livre em Jacarepaguá, era perto da Taquara e Tanque (mas não sei ao certo o nome do lugar), um condomíno numa região bem arborizada que me pareceu ser um vale, felizmente (porque era ao ar livre com pequena área coberta) não choveu NADA por lá, exceto por uma leve garoa de alguns minutos que mal molhou o chão), e a temperatura estimo que ficou entre 17 e 18 graus com pouco vento durante a tarde, ao sair de lá no começo da noite peguei chuvisco até quase a Tijuca (só no topo da Grajaú-Jacarepaguá chovia chuva mesmo).

 

 

Quando saí de casa de manhã o tempo estava seco com vento leve e 18,2 graus no meu termômetro, agora chão molhado e garoa com 16,9 graus, aqui a máxima foi de 18,7 graus (a menor do ano pelo segundo dia seguido, ocorreu entre 10 e 11 da manhã), e a mínima até agora de 16,7 graus, amanhã pode cair mais um pouquinho, minha média agradece.

 

PS (atualização): Interessante que hoje as estações localizadas perto do mar (Forte de Copacabana, Marambaia e Guaratiba) tiveram vento constante de sudoeste com intensidade considerável, mas "para dentro" da cidade ventou pouco ou muito pouco hoje, na minha casa tinha vento fraco de sudoeste de manhã, à tarde no churrasco em Jacarepaguá a maior parte do tempo foi de CALMARIA, com rajadas fracas muito ocasionais, e agora a noite de volta ao meu bairro o ar está PARADÍSSIMO desde que cheguei depois das 18:00, agora (20:05) marca 17,1 graus no meu termômetro externo, estável depois de uma mínima de 16,7 graus à tarde.

Link to comment
Share on other sites

O dia foi nublado e com chuviscos ininterruptos desde ás 8h da manhã, com períodos de chuva fraca acumulando 8mm até agora aqui na Abolição, a máxima como já disse ficou em 17,9°C(menor do ano e segunda menor desde que comecei a registrar), e a mínima até o momento foi de 15,1°C.No momento faz 15,4°C e ainda garoando, pra amanhã tem desde previsão de máxima de 19°C até previsão(modelos GFS e Mbar) de máxima de 12°C, pra mim a máxima será justamente o meio termo entre esses valores, ou seja, algo em torno de 15 e 16°C, uma máxima bem excepcional para nossa cidade e a menor dos últimos anos, levando em conta que a menor até hoje registrada oficialmente foi de 14,X°C(acho que 14,3°C) há vários anos.

Link to comment
Share on other sites

Neve no Rio?

http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?p=72814#72814

-----------------------------------------

inverno carioca

Sul do estado teve temperatura negativa. Frio continua no fim de semana

Publicada em 28/07/2007 às 16h07m

 

Dicler Simões e Simone Candida - O Globo

 

 

RIO - O Sul Fluminense e a Costa Verde voltaram a registrar temperaturas abaixo de zero nesta madrugada. Para domingo, a expectativa é de temperaturas mais baixas. Segundo o termômetro da estação de microondas de Furnas, no Pl to Rebouças, a 2.400 metros de altitude, ao lado do Pico das Agulhas Negras (2787 metros), no Maciço de Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, no Vale do Paraíba, a temperatura foi de 3 graus negativos, a mesma marca da madrugada anterior.

 

 

Já na Serra do Mar, no Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB), entre Angra dos Reis, Paraty e São José do Barreiro, a mínima registrada foi de 2 graus negativos, na Pousada Recanto da Floresta, a 1640 metros de altitude, com forte geada. Devido a um defeito no sistema de rádio de comunicação com o posto do Ibama, no Pico Tira o Chapéu, a 2200 de altitude, o ponto culminante da serra, o PNSB não tinha informações sobre as temperaturas deste sábado no local. As quatro pousadas da serra estavam hoje com 95% de seus leitos ocupados.

 

O frio também atraiu pelo menos 200 excursionistas ao Pl to Rebouças, mas apenas dez pessoas escalaram o Pico das Agulhas Negras, segundo os guardas do Ibama. Os 60 leitos da Pousada Alsene, a dois quilômetros do Pico foram tomados por visitantes. Outras 80 pessoas ocupavam as 20 barracas armadas num camping ao lado.

 

A temperatura média durante a madrugada foi de 9 graus positivos nas cidades do Vale do Paraíba fluminense, entre Itatiaia e Volta Redonda.

 

Capital teve mínima de 13,8 graus no Alto da Boa Vista

A frente fria que pairou sobre o Rio permanece neste fim de semana. Segundo informações do Climatempo, a massa de ar polar continua na região Sudeste, favorecendo a queda de temperatura no estado.O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informou que a temperatura mínima registrada na cidade nesta madrugada foi 13,8 graus no Alto da Boa Vista.

 

Leia mais: Mau tempo prejudica decisões no softbol, tênis e vela

Neste sábado, segundo o Inmet, a máxima deve atingir 21 graus, e a mínima, 12 graus. Domingo, a temperatura máxima prevista é de 20 graus e a mínima de 11 graus. Nos dois dias, o tempo deverá estar nublado a encoberto com chuvas. O Inmet alerta que há possibilidade de rajadas de ventos ocasionais das 21h de ta-feira até as 18h de domingo.

 

O meteorologista Marcelo Pinheiro, do Climatempo,avisa que a partir da noite de sábado, o mar começa a subir, com previsões de ondas de 2 metros. Durante a madrugada, as ondas podem atingir de 3 a 4 metros, com possibilidade de ressaca na manhã de domingo.

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2007/07/28/297019483.asp

Link to comment
Share on other sites

Choveu bastante essa madrugada por aqui, acompanhado de fortes ventos de até 50km/h.O acumulado aqui no meu bairro foi de 23mm(mês em 72mm, acima da média).Devido ao vento, por volta das 4h da manhã a sensação térmica atingiu apenas 5°C aqui na Abolição(fazia 14,5°C aliado á ventos de até 50km/h).A mínima até o momento foi de 14,0°C, mas não na madrugada, e sim ás NOVE E MEIA DA MANHÃ, parecia que hojhe não ia passar da casa dos 15°C mesmo, mas ás 10h saiu um mormaço acabando com a festa, o sol sumiu há cerca de meia hora mas foi suficiente pra máxima ser de 17,4°C até o momento.No momento garoa e apenas 15,2°C, debido aos ventos sensação térmica em 10°C.

Link to comment
Share on other sites

Durate a madrugada o vento e chuva ganharam força, e a temperatura mínima chegou a 14,4 graus, a menor do ano por aqui, o fato do meu termômetro ficar voltado para sudoeste (de onde vinha o vento) ajudou, durante a manhã cairam rápidas pancadas de chuva, e a temperatura ficou entre 15 e 16 graus a maior parte do tempo, mas durante um leve mormaço chegou a máxima de 17,2 graus aqui (até agora), como o tempo está abrindo novamente acho que esta máxima ainda será alterada, o aeroporto de Jacarepaguá registrou a máxima da cidade até agora, 20 GRAUS as 13:00, no mesmo horário fazia 15 graus no Galeão. No meu termômetro 16,7 graus agora.

 

A saída do MBAR se mostrou absurda como eu esperava, mas eu NÃO esperava que fosse subir tanto como aconteceu em Jacarepaguá e Lagoa, que passaram dos 19 graus até agora, o que só aconteceu porque a nebulosidade que ontem e anteontem era contínua hoje está fragmentada.

Link to comment
Share on other sites

olá.

Agora tenho 17.8Cº a máxima até o momento!

O mormaço saiu, abriu um pouco de sol... foi suficiente pra subir a temp. de 17.2 até 17.8Cº!

Agora venta gelado, nublado e um pouco de mormaço.

No galeão tá 15.0Cº e aki quase 18º, muito estranho, sempre fico igual ao galeão! :x

Será que esfria mais amanhã e terça-feira?

Valeu.

Link to comment
Share on other sites

Hoje tivemos boas e más notícias.

 

 

BOAS: menor mínima do ano na Escola Naval, Forte de Copacabana, minha casa, Santos Dumont e Praça Mauá.

 

 

 

MÁS: máxima já atingiu 20 graus em Jacarepaguá e Afonsos, MÍNIMAS muito ruins no Campo dos Afonsos (16 GRAUS!) e Santa Cruz (15 GRAUS), nas próximas noites é que o Afonsos pode mostrar seu potencial, quando nubla ou chove é um FRACASSSO, quando abre aí sim.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.