Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo no Rio de Janeiro


rodolfo
 Share

Recommended Posts

Voltou a chover por volta das 21h30, só que de forma moderada, durando até 22h.Acumulou mais 4mm, elevando o acumulado do dia para 17mm e do mês para 25mm.Pela cidade a chuva também voltou.Os maiores acumulados no dia são de 33mm na Rocinha, 29mm no Vidigal, 25mm no Sumaré, 24mm na Urca, 22mm em Laranjeiras, Copacabana e Jardim Botânico, 20mm na Tijuca, 19mm no Cachambi, 17mm em Irajá e Anchieta, 16mm em Piedade, 15mm em Santa Teresa e Grajaú.Os menores são 7mm em Campo Grande, 8mm em Bangu, Penha e Gericinó, 9mm em Sepetiba e Guaratiba e 10mm em Santa Cruz e Cidade de Deus.Com a volta da chuva, a temperatura caiu ainda mais e a mínima mudou para 18,7°C.No momento como parou de chover, 19,4°C.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Olá Realmente alguns modelos erraram feio! he he he

Tenho 17,8°C no momento mas sem chuva. Pelo menos deu uma boa refrescada.

O modelo americano coloca uma boa entrada de ar frio para o dia 27!!! Será que desssa vez vai? Acredito que o bloqueio já foi de vez, e devemos ter um periodo bom com temperaturas amenas.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Não voltou a chover aqui na Abolição depois das 22h.Na verdade o tempo até abriu ligeiramente mas depois voltou a ficar todo fechado, e assim foi a madrugada.A mínima de hoje foi de 19,0°C(depois da mínima de ontem ter atingido 18,7°C ás 22h, com o fim da chuva a temperatura subiu para até 20,0°C ás 23h30, depois voltou a cair mas muito lentamente).No momento o sol aparece embora ainda tenhamos muitas nuvens(mas são entre altas e médias) e faz 24,1°C.Amanhã deve chegar uma nova frente fria em nossa cidade, trazendo mais chuva e parece que queda mais expressiva na temperatura.

Link to comment
Share on other sites

A rápida passagem da frente fria trouxe além de muita chuva, uma leve refrescada na temperatura. A mínima de hoje em Inhaúma foi de 18,5º, mas desde as 19 horas a temperatura ficou entre 18 e 20º. Pois é, Ronald e Breno, parece que o bloqueio dá sinais de enfraquecimento, e quem sabe na semana que vem a massa polar forte possa se confirmar, de acordo com os modelos. Se bem que nessa semana ainda podemos ter boa queda como disse o Breno. Agora faz 24º no Maracanã.

Link to comment
Share on other sites

A frente fria avança lentamente sobre o Rio. Uma camada de nuvens médias, como já informou o Breno, deixa o céu nublado. Há previsão de chuva e ventos entre o final da tarde e início da noite. A temperatura deve cair um pouco entre hoje e amanhã. Quem sabe não teremos máximas mais baixas? A mínima em Inhaúma hoje foi de 19,8º. A máxima de ontem, de 27,4º. Faz 24º no Maracanã.

Link to comment
Share on other sites

A pressão atmosférica caiu de 1012 hPa para 1008 hPa no barômetro de minha casa, em Vila Isabel. Interessante que a temperatura sugiu um pouco e há a sensação de abafamento. Vi imagem no site do INPE e há uma frente fria com moderada atividade sobre o estado e, no entanto, não repercussão nenhuma, apena nuvens médias. O que será que está havendo ?

Link to comment
Share on other sites

Chegou a garoar irrisoriamente por volta das 11h como relatei mas não durou nem 10 minutos e obviamente nem acumulou nada.Depois, ocorreram discretas aberturas de sol que logo sumiram.A tarde foi toda nublada por nuvens médias e altas e sem chuva.A máxima aqui na Abolição foi de 25,9°C.Com a chegada da noite, começou a ventar um pouco e chegaram nuvens mais baixas e mais carregadas.Vi pelo satélite que já ocorrem chuvas com trovoadas entre Paraty e Itaguaí.Deve chegar logo aqui.No momento 24,1°C.

Link to comment
Share on other sites

Contrariando a maioria das previsões, só choveu em pontos isolados ontem de noite.Aqui na Abolição deu uma rápida pancada fraca ás 21h30 com uns poucos relâmpagos e durou menos de 10 minutos acumulando apenas 1mm.Os maiores acumulados na cidade foram de 6mm na Barra e Riocentro, 4mm em Sepetiba, Itanhangá e Rocinha, 3mm no Vidigal, Guaratiba, Grota Funda e Mendanha e 2mm em Campo Grande, Sumaré, Gericinó e Jardim Botânico.Na Tijuca, Santa Teresa, Ilha, Penha, Saúde, Anchieta, Laranjeiras e São Cristyóvão não caiu nem uma gota.A madrugada foi de céu com muitas nuvens e frio, tendo a mínima atingido 18,1°C aqui na Abolição.A manhã termina com muitas nuvens, vento moderado e algumas aberturas de sol com 22,6°C no momento.Pelos modelos, a próxima frente chega por volta do dia 26 e pelo menos por enquanto estão previstos vários dias seguidos de chuva e baixa temperatura.

Link to comment
Share on other sites

Não precisa nem dizer que o maior acumulado foi nas encostas do Rio. :?

Aqui no Grajau choveu 16 mm. Antes de chover no final da tarde de ontem ventou muito forte, mas o suficiente para as temperaturas despencarem. Uma nova frente fria deve chegar 24/25 de julho, espero que a UR não caia. No momento venta fraco a moderado, tempo limpo, agora tenho 21.5C e 60% UR

Link to comment
Share on other sites

Houve vento forte ontem à noite em Vila Isabel. A pressão atmosférica subiu e agora está em 1016 hPa. A tempestade seca de ontem foi em resultado da entrada de uma frente fria, sucedida por uma massa de ar polar que fez com que a temperatura caísse. Agora o céu está parcialmente nublado, com tendência à limpeza. As temperatura deverão voltar a subir a partir de amanhã, pois o A. P. já está se deslocando para o mar.

 

Foi interessante que ontem a frente fria estava com atividade moderada sobre o estado e, no entanto, não choveu. Segundo a imagem disponibilizada pelo INPE as nuvens estavam com temperaturas de até -40°C, e mesmo assim, não choveu. O que houve ?

Link to comment
Share on other sites

Em Inhaúma não foi diferente, caiu uma pancadinha fraca lá pelas 9 da noite e só. Algumas horas antes o vento forte e os relâmpagos anunciavam um dilúvio, hehehe! Pelo menos esfriou um pouco na madrugada, com mínima de 17,5º em Inhaúma. Ainda tá acima da média, tomara que a frente fria da semana que vem traga o frio que os modelos estão prevendo. Se bem que tem um mês que eu estou esperando esse frio... Agora faz 23º no Maracanã, mas venta bastante, deixando a tarde bem amena.

Link to comment
Share on other sites

O ar polar vai dominando a tarde aqui no Rio.A manhã foi ainda de muitas nuvens mas a tarde é de sol e poucas nuvens.Ainda venta moderadamente e faz apenas 21,0°C aqui na abolição, devido ao vento a sensação térmica é por volta de 18°C.A máxima atingiu 24,4°C por volta de 12h30 mas logo a temperatura entrou em declínio.Se a noite continuar com céu limpo acho que a próxima madrugada terá marcas significativas.

Link to comment
Share on other sites

Segunda madrugada mais fria do ano aqui na Abolição, subúrbio.A mínima atingiu apenas 14,0°C por aqui, perdendo apenas para 13,7°C do dia 5/6.Por todo Estado, a maioria das estações também ficaram por pouco de bater o recorde do ano, embora algumas tenham igualado e até algumas superado!Vejam qual foi a mínima nas estações hoje e por quantos graus(ou décimos) ficou-se de igualar o recorde:Pico do Couto: 6,5°C(a 3,7°C), Teresópolis: 7,0°C(apenas 0,8°C), Valença: 8,3°C(apenas 0,4°C), Cambuci:10,0°C(a apenas 0,8°C), Xerém:10,3°C(apenas 0,7°C), Paraty:11,6°C(apenas 0,5°C), Maracanã: 13,6°C(apenas 0,4°C), Resende: 13,9°C(a 7,1°C, passou bem longe), Niterói: 14,3°C(por 0,2°C), São Cristóvão(Geo-Rio): 14,9°C(apenas 0,8°C), Arraial do Cabo: 15,1°C(apenas 0,4°C), Santos Dumont: 16,0°C(a 1,0°C) e Copacabana: 16,3°C(a apenas 0,6°C).Agora as que igualaram: Vila Militar: 10,5°C, Galeão e Santa Cruz: 12,0°C.E finalmente as que superaram: Seropédica:11,0°C(por 0,3°C), Aeroporto de Jacarepaguá:11,0°C(por 2,0°C) Macaé: 11,3°C(por 0,3°C), Guaratiba(Geo-Rio):11,4°C(por 0,1°C), Campos: 12,0°C(por 0,6°C) e Lagoa: 13,2°C(por 0,6°C).E agora as marcas das estações inaugaradas recentemente: Engenho de Dentro: 13,8°C e Escola Naval(Centro): 16,1°C.Faltam dados: Casa do Luís(Loepa), do Raphael, do Ronald(de Jacarepaguá e da Barra), Itatiaia, Cordeiro, Itaperuna, Alto da Boa Vista e Praça Mauá.

Link to comment
Share on other sites

Breno, a mínima em Inhaúma foi de 14,3º, finalmente uma mínima dentro dos padrões de Julho. Essa massa polar foi subestimada pela maioria dos institutos, que como sempre, menosprezam o frio no Rio. Pelas imagens de satélite, parece que teremos uma seqüência de frentes frias. Vamos torcer pra que esse inverno mostre a cara de vez, hehehe! Agora faz 19º no Maracanã, onde estou no momento.

Link to comment
Share on other sites

Breno, a estação Escola Naval não é nova não (inaugurou em abril de 2007, quase junto com Vila Militar e Maracanã), mas por um bom período ficou impossível clicar nela, aí quando eles sumiram com a estação Maracanã passou a aparecer a Escola Naval (que já existia mas não dava para clicar), felizmente agora eles voltaram com a estação Maracanã e dá para clicar em todas, mas ainda acho o mapa muito inadequado para a grande concentração de estações aqui (embora eu tenha lido que podem ir embora depois do Pan, e depois que não vão, melhor esperar).

 

A mínima do ano na Escola Naval foi de 15,7 graus no dia 31/05

 

A mínima na minha casa hoje foi de 15,3 graus, muito ruim comparado com a maior parte da cidade, mas é assim mesmo, ontem foi de 16,3 graus no último minuto da noite, não dá para reclamar porque antes de ontem a menor mínima de todo o mês tinha sido de horrorosos 18,4 GRAUS!

 

Querem ver como ilha de calor arrasa com a queda de temperatura da madrugada por aqui?

 

23:00 de ontem

 

16,7 GRAUS na minha casa 17 GRAUS no Galeão

 

 

6:00 de hoje

 

15,5 GRAUS na minha casa 12 GRAUS no Galeão

Link to comment
Share on other sites

Breno, a estação Escola Naval não é nova não (inaugurou em abril de 2007, quase junto com Vila Militar e Maracanã), mas por um bom período ficou impossível clicar nela, aí quando eles sumiram com a estação Maracanã passou a aparecer a Escola Naval (que já existia mas não dava para clicar), felizmente agora eles voltaram com a estação Maracanã e dá para clicar em todas, mas ainda acho o mapa muito inadequado para a grande concentração de estações aqui (embora eu tenha lido que podem ir embora depois do Pan, e depois que não vão, melhor esperar).

 

A mínima do ano na Escola Naval foi de 15,7 graus no dia 31/05

 

A mínima na minha casa hoje foi de 15,3 graus, muito ruim comparado com a maior parte da cidade, mas é assim mesmo, ontem foi de 16,3 graus no último minuto da noite, não dá para reclamar porque antes de ontem a menor mínima de todo o mês tinha sido de horrorosos 18,4 GRAUS!

 

Querem ver como ilha de calor arrasa com a queda de temperatura da madrugada por aqui?

 

23:00 de ontem

 

16,7 GRAUS na minha casa 17 GRAUS no Galeão

 

 

6:00 de hoje

 

15,5 GRAUS na minha casa 12 GRAUS no Galeão

 

Nossa!! Realmente incrivel a ilha de calor!!! :shock:

 

Agora a noite, já começa a fazer um friozinho, no momento tenho 18,6°C com 74% de umidade.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

A madrugada ainda foi bem fria com mínima de 17,0°C aqui na Abolição, mas notem o aumento em relação à outra madrugada(aumento de 3°C), sendo que o céu ficou limpo em ambas, esse grande aumento foi fruto exclusivamente do rápido enfraquecimento e afastamento do ar polar e também, em menor grau, da formação ne névoa moderada no fim da madrugada de hoje(na outra não ocorreu).

A manhã é de céu limpo ainda com resquícios da névoa e faz 27,1°C por aqui, segundo as previsões a próxima freente chega entre os dias 25 e 26 e pelo menos por enquanto seria de forte intensidade trazendo muita chuva e frio, especialmente as máximas que devem ser bem baixas(estão previstos 2 dias com máxima abaixo de 20°C).

Link to comment
Share on other sites

A tarde foi de céu limpo com temperatura subindo rápido e atingindo máxima aqui na Abolição de 29,6°C, agora com a noite já aparecem alguns poucos currus e faz 24,0°C no momento.Continua prevista a entrada de forte frente fria entre 25 e 26 durando um bom tempo, trazendo muita chuva e frio.Mas antes, já entre o dia 23 e 24 parece que uma frente bem fraca passa pelo mar e provoca aumento de nuvens, umidade, ligeira queda na temperatura e talvez chuviscos.

Link to comment
Share on other sites

Noite quente hoje no Rio, as 22:00 (1:00 GMT):

 

 

29,7 graus na Lagoa Rodrigo de Freitas

 

29,6 graus no Forte de Copacabana

 

28,3 graus em Jacarepaguá

 

27,7 graus em Marambaia

 

27,6 graus na Vila Militar (ontem 16,6 graus no mesmo horário, anteontem 14,7 graus no mesmo horário :shock: )

 

27,5 graus na Escola Naval

 

25,1 graus na minha casa

 

24,8 graus no Maracanã

 

24,8 graus no Engenho de Dentro

 

 

Máxima de 35,4 GRAUS em Parati hoje. :shock:

 

 

 

Muito interessante o que vem acontecendo na Baixada Santista estes dias, vale a pena acompanhar as postagens do Carlos Dias, chegou a estar 10 GRAUS MAIS FRIO QUE SP (que fica a uns 700-800 m acima).

 

 

Atualização 00:00: continua esquentado na zona sul, Lagoa e Copacabana acima de 30 graus com rajadas acima de 50km/h, aqui em casa 26 graus e SEM VENTO.

Link to comment
Share on other sites

Um pré-frontal elevou as temperaturas ontem no Rio. A máxima em Inhaúma ontem foi de 33,6º e a mínima de hoje, de 23,0º. Esta manhã ainda é quente, se bem que venta bastante nesse momento, amenizando um pouco a sensação de calor. Essa semana deve ser bem movimentada com relação ao clima, pelo menos é o que eu espero. A passagem de uma frente fria entre quarta e quinta deve trazer chuva e frio, se estendendo pelo fim de semana. Vamos aguardar...

Link to comment
Share on other sites

Máxima ontem de 33,3°C aqui na AboliçãO.o dia foi de céu limpo, apenas aparecendo pouca e fina nebulosidade no fim da noite.Inclusive com o cair da noite, um vento forte e quente começou a soprar elevando a temperatura pelo passar da noite(ao envés de diminuir como é o normal) e a cidade teve mínimas de verão, a estação da Vila Militar teve incrivéis 31,2°C ás 5h da manhã e URA DE 29% NESSE MESMO HORÁRIO(ONTEM NESSE MESMO HORÁRIO FAZIA ATÉ 13,9°C, UM BIZARRO AUMENTO DE 17,3°C), a mínima por lá ocorreu agora pouco, ás 8h, com 25,1°C e URA já de 63%, o vento de Sul/Sudoeste já úmido e fresco começa a entrar mais ainda ocorrem por vezes sopros de Norte/Nordeste quente e seco, se acharam pouco a estação do Forte de Copacabana teve 30,8°C ás 4h COM 29% DE URA(E ISSO À BEIRA-MAR E NA MADRUGADA, VERDADEIRAMENTE INCRÍVEL) e teve sua mínima de 24,0°C agora na atualização das 10h já com 70% de URA.Querem mais?A estação da Lagoa teve 30,9°C ás 4h tanbém com 29% e teve sua mínima ás 9h, 25,8°C já com 62%, Jacarepaguá teve 29,9°c ás 6h com 32% e teve sua mínima de 24,7°C ás 8h já com 67%, aqui na Abolição tive até 28,8°C na madrugada mas a mínima foi de 24,5°C(a maior desde 26/4) e neste momento faz 29,8°C, por aqui a temperatura ainda não entrou em queda pois os ventos úmidos e frescos ainda estão chegando, o bairro ainda está sobre domínio dos ventos quentes e secos.

Link to comment
Share on other sites

A frente se aproximou, mas mudou o tempo de forma tímida. Apenas muito vento. A pressão atmosférica que havia caído para 1005 hPa, agora está com 1007 hPa, ainda muito baixa, o que indica novas ventanias. Pela imagem de satélite, o setor mais ativo da frente está sobre o Triângulo Mineiro e, com pouva atividade por aqui. Será que chove ?

Link to comment
Share on other sites

Manhã de céu muito nublado no Rio, com algum chuvisco isolado. A temperatura está amena, nesse momento faz 22º no Maracanã. A mínima em Inhaúma hoje foi de 20,5º, e a máxima de ontem de 29,9º. A temperatura começa a diminuir a partir de amanhã, e o frio vem a partir de quinta feira mesmo, se estendendo até a próxima semana, já que teremos um reforço do ar frio. Devemos ter máximas bem baixas, vamos torcer!

Link to comment
Share on other sites

A frente chegou, embora bem enfraquecida, trazendo chuva fraca pela cidade.Os maiores acumulados ficaram em 12mm no Mendanha e 10mm na Barra e os menores em 1mm em Bangu e Cidade de Deus e 2mm no Grajaú, Ilha, Penha, Irajá, Madureira, Cachambi, Piedade, Saúde e Anchieta.Aqui na Abolição também tive apenas 2mm(mês em 28mm).A mínima foi de 20,5°C e no momento faz 22,4°C por aqui com céu totalmente nublado, mas sem chuva.Amanhã o tempo deve abrir e esquentar um pouco devido á um rápido pré frontal, e ainda amanhã a nova frente fria já chega, essa trazendo chuva de verdade e fortíssima queda na temperatura.A partir de quinta devemos ter dias úmidos, chuvosos e frios, especialmente nas máximas que devem ser muito baixas.O Global 15 dias do CPTEC chega a indicar máxima abaixo de 20°C de quinta(26) até terça(31), e o Tempo Agora prevê máxima de 16°C na quinta.Claro que isso não deve ocorrer, mas considero grandes as chances de termos sim a primeira máxima abaixo de 20°C do ano.Já surge no horizonte a entrada de uma nova frente por volta do dia 4 de agosto, devendo trazer ar polar bem forte também, ou seja, quase não haveria espaço entre elas.

Link to comment
Share on other sites

Fala Ricardo!!!

Que bom que apareceu!!!

 

Acho que amanha esfria sim... mas o mais forte só começa a aparecer a partis de quarta feira.

No momento tenho 23,4°C com 82% de umidade!!! :cry:

 

Abraços,

 

Fala ae Ronye...

Andava sem tempo pro Baz, mas agora to voltando devagar...rs.

Espero que chegue logo um friozinho pra gente! Estarei em Itatiaia até sexta-feira próxima... esse ano tá bem fraco! Ano passado peguei mínimas bem interessantes com tempo seco... rolaram até algumas geadas fracas e isoladas por aqui.

Conclusão, minhas férias estão no fim e nada de frio!!! Fui pra POA no feriadão de Junho e não peguei quase frio... Se tivesse esperado até Julho...rs. A galera hj tá congelando por lá...rs. Tô muito azarado pro frio este ano...rs.

Aqui templo nubladão, chuviscando e vento gelado. Temp. atual: 19.5Cº e caindo bem devagar!

Um abração.

Link to comment
Share on other sites

As previsões indicam que o período entre quinta-feira e o final do mês trará os dias com menor temperatura média diária de 2007 ao Rio de Janeiro, no momento a chance é grande de registrarmos a menor máxima do ano, mas a circulação marítima (que promete ficar até o final do mês) deve impedir o recorde de mínima, exceto nos bairros perto do mar.

 

A chuva que tem caído entre o norte do Paraná e partes do interior de São Paulo pode ser definida como HISTÓRICA, nunca vi chover tanto naquelas regiões na época mais seca do ano, mas não passou daí, o interior do estado do Rio, praticamente todo o estado de Minas Gerais e todo o Espírito Santo estão extremamente secos, a estação meteorológica da zona rural de Teresópolis (CPTEC) não teve um pingo de chuva em julho ainda, e grande parte do interior do Rio está na mesma, em Belo Horizonte não chove a mais de 50 DIAS, a cidade do Rio foi beneficiada por episódios de circulação marítima típicos do inverno no litoral.

 

Esta frente de quinta traz esperança de chuva para algumas cidades que não viram um pingo este mês.

Link to comment
Share on other sites

Oi, chove bastante aqui em Vargem Grande. A temperatura ainda nao caiu muito, tenho 17,9. As previsoes sao de forte queda na temperatura. Espero bater o ano passado, que teve 8,6..

sds,

 

Nossa, 8,6°C? Vc mora em Vargem Grande? Marca bem significativa. No ano passado a minha minima foi de 10,X°C.

 

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

O sol aparece entre nuvens nesta manhã no Rio. Hoje a temperatura deve subir um pouco à tarde, mas a partir da noite a chegada de mais uma frente fria, essa de forte intensidade, deve trazer chuva e queda brusca de temperatura. As previsões se mantém, com máximas abaixo de 20º, e o frio se mantendo até segunda feira. Ontem garoou bastante, à la São Paulo, hehehe, mas a temperatura não saiu de 20º, tanto que a mínima em Inhaúma foi de 20,5º. Agora faz em torno de 24º no Maracanã.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.