Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo no Rio de Janeiro


rodolfo
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Ar seco e temperatura em elevação. Esse vai ser o quadro climático nos próximos dias aqui no Rio. Vamos esperar pra ver se alguma frente fria muda isso. Por enquanto o ar seco impera. A temperatura ainda cai durante a madrugada, mas nem tanto. A mínima em Inhaúma hoje foi de 16,0º. A máxima de ontem, 27,9º. Agora faz 22º no Maracanã, em elevação.

Link to comment
Share on other sites

A madrugada ainda foi de friozinho com mínima aqui na Abolição de 17,4°C.A manhã é de muito sol, apenas alguns poucos cirrus no céu e temperatura em elevação, com 28,3°C no momento.As últimas rodadas do modelo Global devolvem a frente do dia 12(que foi adiada para o dia 13), com moderada á forte intensidade, continuam tirando a tal frente do dia 6 mas preveem uma outra frente, por volta do dia 9, de fraca intensidade.Já o ETA volta a sinalizar a frente do dia 6, passando pelo mar e trazendo só aumento da nebulosidade e pequena queda nas máximas.

Link to comment
Share on other sites

A madrugada foi de céu limpo com mínima aqui na Abolição de 18,5°C.A manhã é de muito sol mas bastante névoa úmida, algumas nuvens e vento, com 25,8°C no momento.Devido à aproximação pelo mar de uma fraquíssima frente fria, o fim de semana embora deva ter sol, terá aumento de nebulosidade e ventos, principalmente no domingo quando há chances até de chuvisco, situação semelhante deverá ocorrer na segunda.Também já aparece outro sistema fraquíssimo só trazendo nuvens, ventos e irrisória queda na temperatura por volta do dia 9.Finalmente por volta do dia 13 há previsão de chegada de uma frente de verdade, trazendo chuva e forte queda na temperatura.

Link to comment
Share on other sites

A frente chegou, e, embora já muito enfraquecida, conseguiu trazer chuva e uma boa queda na temperatura máxima em toda cidade.Aqui na Abolição, na zona norte, chuviscou com períodos de chuva fraca por quase toda madrugada e início da manhã, acumulando 5mm por aqui.No momento já não chove mais mas o céu está muito nublado e a temperatura é muito amena, apenas 22,1°C.No fim de semana não postei mas meus registros foram: sábado: máx 29,9°C min 18,8°C domingo: máx 23,4°C min 19,0°C.

Link to comment
Share on other sites

O domingo marcou a entrada da frente fria, com rajadas de vento ainda durante a madrugada e o aumento da nebulosidade ao longo do dia. Em Vila Isabel, a garoa começou por volta das 22 horas e se prolongou até as 11 horas de hoje. A pressão atmosférica subiu e está agora em 1022 hPa. Há nebulosidade baixa em todo o estado do Rio de Janeiro, segundo imagem de satélite do INPE.

Link to comment
Share on other sites

Até o início da tarde ainda tivemos céu bem nublado por aqui, sendo que por volta das 13h o tempo começou a abrir e o resto da tarde foi de céu parcialmente nublado, com sol por vezes aparecendo.Aqui na Abolição a máxima hoje foi de 24,9°C e a mínima 19,1°C.No momento a noite é de céu com poucas nuvens e temperatura amena, 22,2°C.

Link to comment
Share on other sites

Tenho uma noticia interessante pra voces. Estou montando um esquema de previsoes detalhadas para o Rio e Mantiqueira baseado no WRF.

 

Se alguem quiser o software é só dar uma olhada no topico fixo de Modelagem Numerica em Discussoes Gerais

 

 

A seguir fiz uma pra hoje da Regiao do RJ. Os dados sao muito completos e coloquei só duas imagens (Temperatura a 2m e Vento ) em um horario especifico cada.

 

O sistema gera previsoes com ate 120 horas de antecedencia, mas é bem preciso para 24hs. Mostra temperaturas em altitudes, ponto de orvalho, chuva, nebulosidade etc...

 

 

 

rio7AM.JPG

 

RIOWind1AM.JPG

 

 

 

 

Estou preparando um para o Itatiaia. Vejam abaixo o relevo com a Pedra da Mina a esquerda e o Itatiaia a direita

 

rel.JPG

Link to comment
Share on other sites

Parabéns pelo trabalho, Cacella.Deve ser realmente trabalhoso rodar esse modelo mas compensa, com certeza!

A madrugada por aqui foi de céu limpo e mínima de 18,3°C aqui na Abolição.A manhã também é de céu limpo e o sol brilha forte por aqui, com 28,3°C no momento.Os próximos dias devem ser de muito sol, baixa umidade, calor de tarde e friozinho na madrugada.Entre sábado e domingo chega uma nova frente fria mas que pelo visto será bem fraca, trazendo pouca chuva e queda mais nas máximas, com mínimas mantendo-se ou caindo muito pouco.Já surge uma nova frente por volta do dia 17, essa parece que vai ser fraca também com ar polar igualmente fraco, mas pelo menos parece que vai vor com circulação marítima duradoura deixando o tempo úmido e muito ameno/frio por vários dias.

Link to comment
Share on other sites

Tarde de sol e ar seco no Rio. E faz calor também, pelo menos pra mim. Agora faz 30º no Maracanã. A mínima em Inhaúma hoje foi de 17,8º. Houve pequena queda na mínima com relação aos dias anteriores. Pois é, os modelos são uma tristeza só pros próximos dias aqui no Rio. Nenhuma previsão significativa, salvo lá pra segunda quinzena, eu acho...

Link to comment
Share on other sites

Hoje no começo da tarde estive no centro da cidade (entre 12:00 e 14:30), o tempo estava aberto (mas agora que cheguei em casa começam a aparecer muits cirrus a oeste) e os termômetros marcavam 25 graus na sombra e entre 27 e 29 graus no sol, mas aqui em casa a máxima do dia chegou a 29,7 graus na sombra e foi a maior desde o dia 22 de julho, agora faz 28,5 graus.

 

Amanhã vou para São Lourenço (MG) e volto na segunda-feira, a previsão é de tempo bom todos os dias com algumas nuvens, a frente fria que vai passar pelo Rio neste final de semana pouco vai influenciar o interior (inclusive São Lourenço), devo pegar o típico friozinho noturno da região mas nada demais, legal seria pegar algo do tipo julho de 2000, quando teve até geada por lá (sem chances de geada desta vez), de dia vai dar para ir a piscina fácil.

Link to comment
Share on other sites

O dia foi de muito sol e céu limpo aqui no Rio.Aqui na Abolição tive máxima de 29,9°C e mínima de 20,2°C, contra a máxima de 31,9°C ontem.A queda na máxima foi resultado de ventos frescos de Sul/Sudeste que sopraram o dia todo hoje devido a passagem de uma fraquíssima frente em alto mar(bem distante do continente, tanto que nem trouxe nuvens!).No momento faz 21,2°C, céu limpo e ainda ventos fracos de Sul.

Link to comment
Share on other sites

Os ventos frescos e úmidos de Sul se intensificaram no fim da noite e o tempo nublou, passando toda a madrugada com céu nublado mas sem chuva.A mínima aqui na Abolição hoje foi de 20,5°C e no momento faz 26,4°C com sol, alguns poucos cirrus e um pouco de névoa úmida.Pelas últimas saídas dos modelos, entre o sábado e o domingo chega uma nova frente fria, de intensidade bem fraca trazendo pouquíssima chuva(e concentrada nas encostas, caráter totalmente orográfico) e uma certa queda de temperatura, mais pronunciada nas máximas.Depois, está prevista a entrada de intensa frente fria no dia 18 ou 19 trazendo uma incrível quantidade de chuva e por um período relativamente longo(chuvarada só cessando por volta do dia 23-24) e também brusca queda na temperatura com temperaturas bastante baixas.Vamos monitorar os modelos e ver se essa previsão extrema vai mesmo se confirmar.

Link to comment
Share on other sites

Manhã de sol e alguns cirrus no Rio. A temperatura se mantém relativamente alta, com mínimas altas. Tanto que hoje em Inhaúma a mínima foi de 'quentes' 20,0º. A máxima de ontem foi de 28,8º, e tem ficado nessa faixa mesmo. Os modelos começam a prever algo interessante lá pro dia 19, mas ainda é cedo. Eu ainda acredito em algum evento intenso de frio até o fim do inverno, mais intenso do que o do final de Julho... Agora faz 23º no Maracanã.

Link to comment
Share on other sites

Manhã de sol no Rio.No momento faz 26,5°C e a mínima dessa madrugada aqui na Abolição foi de 20,5°C.A máxima ontem atingiu 28,4°C por aqui.Realmente os modelos indicam forte frente fria chegando entre o dia 18-19 trazendo muita chuva e frio, acompanhada de forte ar polar.O destaque seriam as máximas muito baixas e também a duração do evento.

Link to comment
Share on other sites

A madrugada e manhã foram de céu quase limpo, somente alguns poucos cirrus.A mínima foi novamente de 20,5°C.Fez bastante calor hoje até 14h mais ou menos, com máxima atingindo 34,4°C aqui na Abolição(maior desde 17 de maio e empatando com 16 de junho).Porém ás 14h uma forte ventania de Sul/Sudeste(até então o vento soprava fraco de Norte) começou, ás 14h40 presenciei um redemoinho de poeira e lixo no bairro de Madureira, onde me encontrava.A temperatura despencou, ás 13h30 fazia 33,9°C aqui na Abolição e no momento apenas 24,5°C, ainda venta muito forte, com as rajadas mais fortes atingindo cerca de 90-100 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Ola Breno.

 

De onde voce tira essa velocidade de vento ?

 

Eu pergunto isso porque eu imaginava velocidades muito maiores antes de comprar a minha estacao meteorologica. Hoje aqui em casa deu o recorde desde que eu comprei. Foi 42km/h. Essa velocidade é grande o suficiente para mover telhas e incomodar do lado de fora. Se nao tivesse a estacao diria que foi uns 80 ou 100km/h

 

Isso é importante porque a sensacao termica é medida com isso. Se os dados estiverem errados a medida tambem estará.

 

100km/h é uma catastrofe. É quase furacão :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Ola Breno.

 

De onde voce tira essa velocidade de vento ?

 

Eu pergunto isso porque eu imaginava velocidades muito maiores antes de comprar a minha estacao meteorologica. Hoje aqui em casa deu o recorde desde que eu comprei. Foi 42km/h. Essa velocidade é grande o suficiente para mover telhas e incomodar do lado de fora. Se nao tivesse a estacao diria que foi uns 80 ou 100km/h

 

Isso é importante porque a sensacao termica é medida com isso. Se os dados estiverem errados a medida tambem estará.

 

100km/h é uma catastrofe. É quase furacão :lol: :lol:

 

 

É apenas estimativa.Acho até que exagerei, mas ficou nos 80-90 km/h com certeza.No Santos Dumont bateu 60km/h!O vento pelo menos em Madureira, Cascadura, Piedade e Abolição não teve nada de moderado, faltou até luz aqui em casa por 10 minutos devido à problemas causados pela ventania na central de fornecimento de Piedade(afetando Piedade, Abolição, Engenho de Dentro, Água Santa e Encantado).

Link to comment
Share on other sites

Chuviscou bem fraco aqui na madrugada.Foi tão fraco que não chegou a dar 1mm aqui na Abolição.Agora ainda temos muitas nuvens mas o sol aparece fraco.A semana deve ser de muito sol, com maior quantidade de nuvens apenas amanhã.No próximo fim de semana, chega uma nova frente, e essa parece que enfim vai ser significativa.

Link to comment
Share on other sites

Manhã de muito sol, poucas nuvens mas bastante névoa no Rio.A mínima foi de 19,0°C aqui na Abolição e no momento faz 27,3°C.A semana deve ser de muito sol.Entre sábado e domingo chega a frente fria, que deve ser de moderada intensidade, acompanhada de ar polar entre moderada e forte intensidade.Não deve fazer nenhum frio excepcional, mas o frio vai ser bom e duradouro, uma máxima abaixo de 20°C e uma mínima abaixo de 15°C parecem ser bem plausíveis.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto não chega a frente fria do próximo fim de semana, a gente fica com mais uns dias de sol e relativo calor, principalmente à tarde. Se bem que ontem não foi tão quente, com máxima de 26,8º em Inhaúma. Mas até sexta feira, máximas de 30º ou mais devem aparecer. A mínima em Inhaúma hoje foi de 19,0º. Nesse momento faz 26º no Maracanã, com céu ainda meio opaco por causa da névoa.

Link to comment
Share on other sites

Voltei agora pouco de São Lourenço, estive por lá entre o final da tarde da última quinta-feira e o começo da tarde de hoje, e deixei meu termômetro registrando aqui no Rio entre a manhã da quinta (quando saí de casa) e o começo da noite de hoje, a menor temperatura nestes quase 5 dias no meu bairro foi de horrorosos 19 GRAUS, nenhum frio enquanto estive fora, e a maior foi de 31,9 graus.

 

Para São Lourenço levei outro termômetro de máxima e mínima que estava guardado até então (igual ao que eu tenho em casa, porque quando comprei um ofereceram o outro pela metade do preço), fiquei num quarto de hotel virado para o norte onde batia sol o dia todo, então não medi máxima, mas a mínima eu medi todos os dias.

 

SEXTA: 10,9 GRAUS

 

SÁBADO: 9,6 GRAUS

 

DOMINGO: 10,1 GRAUS

 

HOJE: 8,5 GRAUS

 

Mesmo o sensor estando a 10 metros de altura e do lado de uma parede (minha mínima ficou de 0 a 2 graus acima do INMET, onde por exemplo hoje fez 6 GRAUS), as mínimas foram excelentes comparadas com o horror que foi aqui no Rio, ainda mais levando em conta a ausência de ar polar, queria morar lá. :wink:

 

Mas as máximas não tem nada demais, foi só frio noturno de planalto mesmo, a máxima sempre passou de 25 graus (entre 25 e 26 no INMET), com sol bem forte (bem mais forte que aqui), chegava a doer o olho em alguns lugares. O tempo lá não variou muito, o primeiro dia inteiro (sexta) foi de sol entre cirrus, o sábado teve mais cirrus ainda (amanheceu nublado por cirrus com sol fraco), mas ao longo do dia teve sol e ligeira diminuição nas cirrus, o domingo amanheceu quase limpo mas ao longo do dia apareceram poucas cirrus e muitas cumulos de bom tempo à tarde, hoje (até as 14:00 quando saí) foi praticamente sem cirrus e com poucas nuvens cumulos de bom tempo, quase limpo na hora que saí, sol forte e predominando, deu fácil para ir a piscina :D .

 

Quanto ao vento, na sexta e sábado quase não ventou, no domingo (tarde) e hoje foi quando mais ventou, mas quando digo mais ventou é vento sustentado de no máximo 10km/h com rajadas máximas estourando nos 20km/h, ou seja, muito vento definitivamente não é uma característica daquela região, a passagem da frente fria foi quase imperceptível, só um ligeiro aumento nas cirrus e depois rápida diminuição.

 

Por curiosidade: enquanto eu voltava hoje deixei o sensor do lado de fora da janela do carro, ao passar por Pouso Alto e Itamonte (800 a 900 m de altitude) a temperatura variava entre 25 e 26 graus, ao chegar a Garganta do Registro (1666 metros de altitude) fazia 15 GRAUS NO MEIO DA TARDE, 10 graus de diferença em menos de 30 minutos de carro após subir 1100 metros, muito legal presenciar estas variações in loco. Na Dutra, já no fim da tarde, 26 graus. No Rio, à noite, de 23 a 25 graus.

Link to comment
Share on other sites

Hj as ~7 hrs tinha 21C

Ontem foi um dia agradavel, porém as temperaturas devem entrar em elevação apartir dessa semana. No momento tenho 23C

Devo registrar máximas e minimas, apenas em dias extremos, por enquanto.

Amigos, gostaria de saber como colocar o símbolo do grau :oops: Como configuro meu teclado para isso?

 

Abraço(s)

 

Obs.: Parece que aqui o fórum ta todo centralizado, não sei se é do meu PC, podem confirmar?

Link to comment
Share on other sites

Rafael, para fazer o símbolo do grau: Ctrl + Alt + e

Respondendo à outra dúvida, pelo menos aqui o fórum está como sempre.

Hoje a madrugada foi de céu praticamente limpo e a mínima foi de 18,5°C.No momento faz muito sol mas algumas nuvens altas e 28,3°C aqui na Abolição.As últimas rodadas dos modelos adiaram a chegada da frente, antes era entre 18-19, agora já foi pra 20-21 e ainda por cima diminuiram tanto a chuva quanto o frio, bem como a duração... :?

Link to comment
Share on other sites

E continuam os dias secos e quentes (pelo menos pra mim está quente). A mínima de hoje em Inhaúma foi de 19,0º novamente, sendo o segundo dia consecutivo desta marca. Nos resta torcer pra que a frente fria da próxima semana traga alguma chuva e algum frio. Os modelos já sinalizam algo mais interessante, com previsão de uns dois dias com máxima abaixo de 20º. Amigos, vou entrar de férias amanhã. Sendo assim, ficarei alguns dias longe da internet (tô sem computador em casa), mas sempre que for possível entrarei numa lan house. Volto a trabalhar no dia 03/09. Abraço a todos!

Link to comment
Share on other sites

Ontem a máxima aqui atingiu 30,9°C.Já hoje, mínima de 19,5°C e venta moderado, o sol aparece mas com bastante nuvens, essa infiltração marítima já é fruto da aproximação da frente e também da mudança de ventos, a frente deve efetivamente c hegar apenas na segunda no fim do dia, ela será bem rápida mas proporcionará uma boa queda de temperaturas.

Link to comment
Share on other sites

O dia de hoje amanheceu com muitas nuvens e mínima de 20,5°C, mas a nebulosidade foi diminuindo rapidamente e no meio da manhã já tínhamos muito sol e poucas nuvens, sendo que assim foram as condições do tempo durante todo o resto do dia.A máxima aqui na Abolição atingiu 28,9°C e no momento faz 22,0°C com poucas nuvens.A frente pelo visto chega na terça com fraca intensidade, trazendo pouca chuva e queda acentuada apenas nas máximas.

Link to comment
Share on other sites

Será que as previsões de mudança de tempo vão se confirmar no estado do Rio de Janeiro ? A previsão para hoje é de chuva a partir da tarde,comventos fortes. Será ? A frente fria está girando com o ciclone no litoral do sul e acho que ela vai acabar longe do Rio de Janeiro. Acho que este mês vai ser caracterizado pela seca.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.