Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo no Rio de Janeiro


rodolfo
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O tempo anda instável aqui no Rio de Janeiro, ontem o dia começou com rajadas de vento sudoeste, no começo da madrugada de hoje as rajadas voltaram e o dia de hoje está todo sob influência destes ventos que agora são predominantemente fracos mas constantes (ontem cedo e na madrugada de hoje os ventos foram resultado de instabilidades que passaram em dissipação, e hoje são efeitos de uma frente fria no mar), agora está fresco com 27 graus no meu termômetro e sensação agradável devido ao vento, os modelos diminuíram o volume de chuva esperado para esta semana, mas deve chover alguma coisa pois há bastante instabilidade sobre a nossa região, há chances de chuva em todos os dias da semana e divergências quanto ao dia mais propício para chuva (o Wunderground diz sexta, o modelo ETA amanhã...)

 

As últimas imagens de satélite http://www.lpm.meteoro.ufrj.br/indexSat1.html mostram alguns núcleos crescendo pelo sudeste, o padrão já mudou radicalmente.

Link to comment
Share on other sites

Céu nublado e tempo chuvoso nesta manhã, de acordo com as previsões. A 'chuva' agora não passa de pingos, mas durante a madrugada foi até moderada, pelo menos em Inhaúma. Aqui no Maracanã parece que choveu bastante, visto as poças de água que demonstram sinais de alagamento. Refrescou um pouco, ainda bem. A mínima em Inhaúma hoje foi de 23,5º, ainda um pouco alta, mas hoje deve cair um pouco. Agora faz 24º no Maracanã.

Link to comment
Share on other sites

Choveu fraco aqui na Abolição na madrugada acumulando apenas 3mm e em toda cidade foi mais ou menos assim, exceto na super úmida encosta do Sumaré onde choveu 24mm, os demais acumulados tiveram mínimo de 0,2 em Guaratiba e 1mm na Urca, Copacabana, Madureira, Bangu, Gericinó, Santa Cruz, Cachambi, Grota Funda, Barra e São Cristóvão e máximo de 8mm em Sepetiba, 7mm na Rocinha e 6mm no Tanque, após essa chuvinha da madrugada o dia aqui na Abolição foi todo de céu nublado mas sem chuva e essas são as condições até o momento, a máxima foi de 27,4°C, a mínima de 22,5°C e no momento faz 23,6°C.

Link to comment
Share on other sites

O Rio está quase todo parado por causa da chuva forte que caiu a alugumas horas atrás, com muitos pontos alagados e deslizamentos, como no Túnel Rebouças. Está um caos! Vamos ver a medição pluviométrica, deve ter sido o suficiente pra equilibrar mádia do mês todo. Obs:. O site da Geo-Rio está fora do ar... Está mais fresco agora, com 20º no Maracanã, e ainda chove, mas mais fraco agora. A mínima de hoje em Inhaúma foi de 20,3º, por enquanto.

Link to comment
Share on other sites

Acabou a seca no Rio de Janeiro!A chuva veio, e assustando.Choveu muito forte no início da manhã de hoje em quase toda a cidade do Rio, com destaque especial para Madureira(40mm EM 40 MINUTOS), Cachambi(35mm em 40 MINUTOS), Santa Cruz(27mm em 40 MINUTOS), Campo Grande(51mm em 1 HORA), Gericinó(44mm em 1 hora), ou seja, as zonas norte e oeste foram as mais atingidas.Os acumulados em toda cidade já chegam a 126mm no Sumaré, 95mm no Itanhangá, 93mm em Sepetiba, 90mm em Santa Cruz, 80mm em Campo Grande e Gericinó, 70mm na Tijuca e em Madureira, 69mm no Mendanha, 67mm no Cachambi, 64mm em Irajá, 60mm no Grajaú, 56mm em São Cristóvão, 55mm em Laranjeiras, 48mm em Santa Teresa, 46mm no Jardim Botânico, 45mm na Saúde, 43mm em Anchieta, 38mm na Urca, 36mm na Rocinha e em Piedade, 35mm no Tanque, 34mm em Copacabana e no Vidigal, 31mm na Cidade de Deus, 29mm na Grota Funda, 28mm na Penha, 25mm no Riocentro, 22mm em Bangu, 21mm na Ilha e em Guaratiba e 15mm na Barra.Após ás 8h, a chuva aqui na Abolição passou de muito forte/forte para fraca/moderada, mas há cerca de 10 minutos voltou a chover muito forte e dessa vez com relâmpagos e trovões, e no momento essa ainda é a situação.Ainda não medi quanto choveu no meu pluviometro, mas certamente já deve passar de 50mm.A temperatura é muito amena, 20,5°C no momento.

Link to comment
Share on other sites

Breno, impressionante a quatidade de chuva que caiu e cai aí no Rio de Janeiro, há pouco estava acompanhando os índices da Geo-Rio e algumas estações já passaram de 100mm em 24h, sendo que o Sumaré já tinha chegado a 180mm no início da tarde, é realmente de assustar :shock: Que bom que a chuva voltou a cair aí, o ruim é o transtorno que está causando para a população.

Link to comment
Share on other sites

Fabio, 180 mm no Sumaré não é grandes coisa, lá chove mais de 100 mm com qualquer frentezinha, agora 130 mm em 24 horas em São Cristóvão, além de ser o maior volume de chuva em 24 horas desde a abertura da estação (2001), representa que em 24 horas, na verdade menos de 24 horas, choveu mais em São Cristóvão do que em qualquer MÊS deste ano até agora, o mês mais chuvoso de 2007 até então não havia chegado a 90 mm.

 

Quando eu acordei chovia fraco aqui na zona norte perto do Maracanã (1 mm em 15 minutos aproximadamente, acredito eu) e ventava (mas pelo que eu vi no site do Alerta Rio por volta de 7:00 da manhã era registrada chuva com intensidade de até 15 mm em 15 minutos em Irajá, Santa Cruz e Sepetiba), depois fui para a zona sul onde choveu de fraco a moderado O TEMPO TODO, e agora estou de volta ainda com chuva fraca/moderada, EU NÃO PRESENCIEI (com meus olhos) chuva forte ainda hoje, mas os dados mostram que houve momentos chuva intensa em alguns pontos, nos outros foi a continuidade da chuva a grande responsável pelos elevados volumes em 24 horas, em muitas estações maior que a média do mês.

 

No Forte de Copacabana a maior intensidade foi de 14,2 mm por hora entre 10:00 e 11:00, entre as automáticas do INMET o maior volume do dia até agora (obs 15:00) foi de 118,2 mm em Niterói.

 

Segundo as previsões a chuva vai diminuir mas a atmosfera promete ficar instável novembro adentro, ao meu ver está favorecido um último trimestre com chuvas acima da média na cidade, mas vamos esperar para ver o que a natureza reserva para nós...

 

PS: é irritante que justo no dia de 2007 em que o site do Alerta Rio é mais últil fique este PARTO para acessar os dados.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

As quantidades de chuva são impressionantes, 29 das 32 estações têm mais de 50mm, sendo que destas 29, 24 têm mais de 70mm e 18 têm mais de 100MM, desde que acompanho o tempo nunca vi isso(chuva acima de 100mm tão generalizada), aqui na Abolição já são 109mm hoje, no momento a chuva é moderada, desde 7h da manhã chove entre moderado e forte com períodos de muito forte(em especial entre 7h e 8h e depois entre 10h e 11h), nenhum momento a chuva caiu fraca aqui no bairro.

Link to comment
Share on other sites

Realmente hoje caiu mesmo. Acordei com chuva fraca (por volta das 6:30 e 7:00)aqui em Jacarepaguá(Pechincha) mas logo que sai ja ficou um pouco mais forte, e quando consegui chegar na Rodoviária Novo Rio(por volta das 9:00) o céu desabou, chovia demais e permaneceu assim até eu conseguir chegar no trabalho no centro de Niterói. Por volta de 11:30 até as 13 e alguma coisa ficou fraquinha, mas a partir das 14:00 quando sai desabou de novo e ficou assim por todo o caminho até chegar em casa de novo por volta das 16:00. Agora a pouco 17 e pouco é que deu uma melhorada e segue fraca até agora.

 

Niterói tinha muitos pontos de alagamento no centro, o que mostra que a chuva foi muito pesada mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Bem, posso dizer que entre 5 e 8 da manhã de hoje em Inhaúma, o céu desabou. Não tenho pluviômetro em casa, mas o volume deve ser parecido com o registrado pelo Breno, já que moramos em bairros vizinhos. Só sei que o quintal da minha casa alagou, pode parecer idiotice, mas há muito tempo não vejo esse 'fenômeno' em casa. E isso só acontece em grandes eventos de chuva. É o meu pluviômetro, hehehe! Os institutos já falam em ZCAS, acho que pela primeira vez neste semestre. Pelo o que estão falando, inclusive a Metsul divulgou isso, devemos ter alguns períodos de chuva forte até o final do ano. Vamos ver. Há previsão de outro evento chuvoso no feriado de finados, com três dias consecutivos de chuva. Será?? Agora faz 21º no Maracanã. A noite deve ser bem fresca hoje.

Link to comment
Share on other sites

A chuva se intensificou a partir das 7:30 h e se prolongou assim durante uns 40 minutos. Acredito que tenha sido o período de maior intensidade. Após ficou oscilando entre moderada e fraca, mas continuamente. As ruas encheram em entre Vila Isabel e o Quintino, onde trabalhei hoje.

 

No Sumaré, onde mais choveu, houve acúmulo da mais de 200 mm hoje. Somente algumas poucas estações ficaram abaixo de 100mm.

 

Imaginem 300 mm, como ocorrido em 1971 ? O que não seria da cidade ? Acho que a estátua do Cristo Redentor desaba.....

Link to comment
Share on other sites

No estado os maiores volumes de chuva caíram sobre a RM e o Litoral Sul (o último carece de confirmação, mas parece que sim pois a Rio Santos fechou e houve deslizamento perto da usina nuclear), infelizmente a região que de fato mais sofreu com a seca entre a serra e o norte/noroeste teve volumes muito baixos desta vez (embora tenha chovido com mais força no noroeste nos últimos dias de maneira irregular, nada que encerre a seca), a automática de Teresópolis (que fica numa região extremamente úmida) mal alcançou 10 mm, o mesmo para Pico do Couto, no interior da serra então prefiro nem saber... Arraial do Cabo teve pouca chuva, e Macaé se salvou com uma pancada forte mas que parece ter sido localizada, pena que a cobertura de estações pelo estado seja tão pequena, e ainda por cima Parati (INMET) não tenha funcionado justo hoje, no Vale do Paraíba e Centro Sul houve chuva fraca contínua, esporadicamente moderada. (INFORMAÇÕES PRELIMINARES).

 

Se os próximos meses (primavera) forem muito chuvosos, pode pintar pelomenos um mês seco no verão, o que eu acharia ótimo. Mas torço mesmo para chover bem onde a seca foi pior, o que infelizmente na maior parte não aconteceu AINDA (exceto pelo litoral sul, onde mesmo assim precisa continuar chovendo), se bem que estamos no início da estação mais chuvosa e há muita coisa pela frente.

 

Aqui chove bem fraco agora, não parou um minuto desde que acordei.

Link to comment
Share on other sites

Simplesmente impressionantes as imagens, acho que a que mais marcou estas ''monções'' cariocas foi a do deslizamento de terra no túnel e eu estava consultando a Geo-Rio agora eles colocam probabilidade MUITO ALTA (cor preta) de escorregamento para a zona norte do Rio. Chuvas deste jeito simplesmente param nossas grandes metrópoles, nunca me esqueço do fim de maio de 2006, quando choveu 150mm em 24h no INMET e a Marginal Tietê teve enchente, após 3 anos sem, a cidade naquele dia ficou um verdadeiro caos e pelo visto a ZCAS vai continuar despejando água no sudeste brasileiro.

Link to comment
Share on other sites

No momento a chuva ainda continua mais com intensidade fraca,

Na zona sul chuva fraca com propabilidade de chuva mais intensas...

 

Agora a pouco deu uma forte chuva á uns 30 minutos atras, mais agora no momento está chuvendo com menos intensidade...

 

temperatura agora: 21.9°

Link to comment
Share on other sites

O dia de hoje vai ser inesquecível!O Rio teve um dos dias mais chuvosos dos últimos anos.Desde que acompanho o tempo, nunca uma chuvarada vgeneralizada e bem distribuída entre os bairros como hoje.Vejam os impressionantes acumulados do dia de hoje nas estações da Geo-Rio(atualização das 23:11): Sumaré 240mm, Itanhangá 185mm, Santa Cruz 170mm, Tijuca 166mm, Saúde 162mm, Sepetiba 150mm, Santa Teresa 150mm, Grajaú, Gericinó e São Cristóvão 148mm, Laranjeiras 144mm, Campo Grande 143mm, Mendanha 134mm, Jardim Botânico 133mm, Cachambi 131mm, Urca 129mm, Madureira 125mm, Rocinha e Anchieta 123mm, Vidigal 114mm, Copacabana e Irajá 112mm, Tanque 104mm, Bangu 94mm, Ilha 92mm, Riocentro 91mm, Grota Funda 90mm, Piedade 85mm, Cidade de Deus 83mm, Barra 70mm, Penha 68mm e Guaratiba 63mm.Aqui na Abolição tive 123mm no total.No momento apenas garoa fraco por aqui e faz 22,3°C.A temperatura variou entre 23,4°C e 20,2°C.

Link to comment
Share on other sites

O dia de hoje vai ser inesquecível!O Rio teve um dos dias mais chuvosos dos últimos anos.Desde que acompanho o tempo, nunca uma chuvarada vgeneralizada e bem distribuída entre os bairros como hoje.Vejam os impressionantes acumulados do dia de hoje nas estações da Geo-Rio(atualização das 23:11): Sumaré 240mm, Itanhangá 185mm, Santa Cruz 170mm, Tijuca 166mm, Saúde 162mm, Sepetiba 150mm, Santa Teresa 150mm, Grajaú, Gericinó e São Cristóvão 148mm, Laranjeiras 144mm, Campo Grande 143mm, Mendanha 134mm, Jardim Botânico 133mm, Cachambi 131mm, Urca 129mm, Madureira 125mm, Rocinha e Anchieta 123mm, Vidigal 114mm, Copacabana e Irajá 112mm, Tanque 104mm, Bangu 94mm, Ilha 92mm, Riocentro 91mm, Grota Funda 90mm, Piedade 85mm, Cidade de Deus 83mm, Barra 70mm, Penha 68mm e Guaratiba 63mm.Aqui na Abolição tive 123mm no total.No momento apenas garoa fraco por aqui e faz 22,3°C.A temperatura variou entre 23,4°C e 20,2°C.

Link to comment
Share on other sites

Ainda choveu mais por aqui na madrugada de hoje, com intensidade fraca(mas em alguns bairros da zona sul e da oeste chegou até a chover forte esta madrugada, porém sem comparação a ontem), vejam os acumulados das últimas 96 horas(na maioria esmagadora das estações tudo caiu em 24 horas na verdade): Sumaré 267mm, Itanhangá 197mm, Sepetiba 188mm, Santa Cruz 182mm, Tijuca 173mm, Saúde 166mm, Santa Teresa e Gericinó 154mm, Grajaú 152mm, São Cristóvão 151mm, Laranjeiras 150mm, Mendanha 148mm, Campo Grande 147mm, Jardim Botânico 139mm, Cachambi 134mm, Rocinha 133mm, Anchieta 132mm, Urca 131mm, Madureira 128mm, Irajá 125mm, Vidigal 118mm, Copacabana 115mm, Tanque 112mm, Grota Funda 102mm, Bangu 98mm, Ilha e Riocentro 97mm, Piedade 89mm, Guaratiba e Cidade de Deus 86mm, Barra 78mm e Penha 72mm.Aqui na Abolição, no subúrbio, tive 123mm ontem mais 4mm hoje(até o momento), no momento garoa por aqui e faz 22,7°C, segundo as previsões na tarde de hoje teremos um pequeno reforço de instabilidades e pode chover de moderado á forte, mas nada parecido com ontem.

Link to comment
Share on other sites

Começam a ser investigadas as causas do deslizamento ocorrido numa das bocas do Túnel Rebouças na noite da terça-feira, não sei qual foi a causa mas sei qual NAO FOI, e não foi a chuva por um motivo simples: no momento do primeiro deslizamento a chuva acumulada nas últimas 24 horas, no mês e até nos últimos 2 meses era IRRISÓRIA , só começou a chover mesmo durante a manhã o que fez com que mais terra deslizasse provocando o que vimos nas imagens (terra caindo em cascata), mas se não fosse o primeiro deslizamento não teriam ocorrido os outros, uma encosta que já presenciou inúmeras chuvas acima de 100 mm (eaté 80 mm por hora em 2003) não iria ruir por causa de 5 mm de chuva (o acumulado até o deslizamento). Segundo informações iniciais foi encontrada água escorrendo pela encosta que não é da chuva, supostamente ainda não haviam encontrado a fonte.

 

As "autoridades" farão o possível para abafar a verdade e enganar a população (que parece bastante convencida de que foi mesmo a chuva, alheios ao fato de que havia chovido pouquíssimo quando a terra deslizou primeiro, uma "VERDADE INCONVENIENTE" para eles), mas eu pelomenos jamais acreditei na possibilidade deste deslizamento ter alguma causa meteorológica (O PRIMEIRO, EVIDENTEMENTE).

 

Choveu intensamente em Macaé entre no final da noite de ontem e moderadamente na madrugada de hoje, com pico de 63,6 mm em 1 hora entre 22:00 e 23:00 de quarta, o acumulado desde ontem é de 189 mm na estação automática do INMET, em Arraial do Cabo a chuva foi no máximo moderada com pico de 12 mm/h entre 6:00 e 7:00 de hoje.

Link to comment
Share on other sites

A chuva no interior do Estado parece estar maior hoje, em Macaé choveu 63mm em 1 hora hoje no início da madrugada e até o momento a cidade já tem 118mm só hoje(dados do INMET), Arraial do Cabo teve 28mm hoje até agora(muito pouco se comparado ao que choveu no Rio e na RM em geral mas é considerado chuva significativa-e acaba com a dita "seca agrícola"-que conta dias sem chuva significativa, ou seja, menos de 20mm num dia), Resende já teve 55mm nas últimas 24 horas, Valença teve 17mm MAS ficou sem dados por toda madrugada de hoje então certamente chegou a 20mm, Santa Maria Madalena tem 40mm(CPTEC), Teresópolis 33mm(CPTEC, INMET com estranhos 13mm), antes de ontem outras estações que não foram beneficiadas pela chuva de ontem tiveram acumulados significativos: Cachoeiras de Macacu teve 25mm terça feira, Campos teve 32mm sábado, Itaocara teve 37mm terça, Santo Antônicio de Pádua 70mm terça e Três Rios 36mm também na terça(dados do SIMERJ), ou seja, parece que só em alguns pequenos trechos da Região Serrana que ainda há seca, em todo o resto do Estado ela acabou.

Link to comment
Share on other sites

As estações do CPTEC trabalham com acumulado mensal, 33 mm em Teresópolis é muito pouco para 25 dias no mês de outubro (no INMET são dados de 24 em 24 horas, para saber o mensal colocar como data inicial o dia primeiro e ir somando os dados horários), a vegetação já pode sentir os efeitos positivos destas primeiras chuvas fracas (também do aumento de umidade e do número de dias nublados que passam a predominar) e os incêndios não devem voltar, mas por enquanto continua inalterada a situação dos mananciais nestas áreas onde choveu menos, a situação ainda é de seca em quase toda a serra e norte/noroeste, com o avanço da estação chuvosa esta situação deve mudar gradativamente. A estiagem agrícola podemos dizer que acabou no estado todo (ou quase).

 

 

Chove fino hoje e a temperatura varia muito pouco, enorme área de nuvens cobre parte do sudeste, uma névoa úmida cobre toda a cidade hoje, a umidade está muito alta e dá para sentir como o ar está saturado, hoje deve ser o dia mais úmido do ano. Dentro de casa 75%, a maior desde que começei as medições, lá fora deve estar acima de 90%.

 

PS: se não fosse por janeiro a situação nas serras seria catastrófica.

Link to comment
Share on other sites

Peço desculpas pelo erro quanto as estações do CPTEC mas é que eles nao especificam nada no site, entao dá bastante margem para a confusao dos dados.

A boa notícia da noite é que a estaçao de Teresópolis do INMET acabou de completar 20mm em 24 horas, ou seja, é o fim da seca por lá também(desconheço outro parâmetro que considere seca sem ser a agrícola) e essa deve ser a situação em toda a Serra(vide Três Rios que teve 36mm terça-e reflete "o outro lado" da Região Serrana), aqui na Abolição a tarde foi toda de chuviscos e chuvas fracas acumulando mais 5mm(dia em 11mm) e no momento ainda chuvisca, a notícia ruim da noite é que o número de mortos pelas chuvas já chega a 4(a criança de Mesquita, uma mulher em Nova Iguaçu, um rapaz em Guaratiba e um idoso em Santa Cruz-este último só comentado pela MetSul) e o de desabrigados/desalojados já chega a 1.600.

Link to comment
Share on other sites

A estiagem agrícola é somente para a vegetação, a seca somente pode ser considerada encerrada como um todo quando o nível dos rios e mananciais volta ao normal; como o solo estava muito seco na Região Serrana, as pancadas localizadas e a chuva fraca e contínua foram absorvidas pelo solo seco e pelas raízes da vegetação sedenta, sobrou muito pouco para "dar uma carga" nos rios (a água só escorre do solo para os rios quando o solo fica encharcado, e 20 mm de chuva fraca só encharcariam o solo se tivesse chovido muito antes, o que não foi o caso), já uma chuva de maior volume como a caiu em outras regiões do estado (como na RM) logo supera a capacidade de absorção do solo e escorre para os rios mesmo com o solo seco, mas com certeza a situação melhorou bastante pelo estado e a tendência é melhorar mais, em 2006 a estação do CPTEC em Teresópolis teve um verão seco, em outubro ainda choveu pouco (pouco mais de 55 mm em 2006, este ano 40 mm até agora), mas em novembro e dezembro de 2006 choveu bastante (no final de novembro a estação do INMET em Teresópolis registrou 250 mm em 24 HORAS e a do CPTEC perto de 100 mm, o CPTEC fechou o mês com quase 280 mm e o INMET com mais), mas infelizmente estes dados de 24 horas do INMET eu consultei na ápoca, eles só disponibilizam até 3 meses antes, já o CPTEC disponibiliza todos os dados do período em que a estação operar.

 

O encharcamento do solo também explica porque as maiores tragádias da história da nossa cidade não ocorreram necessariamente com as chuvas mais volumosas, 1971 foi a mais forte com registro mas quase nenhuma informação sobre danos ou mortes sobreviveu ao tempo e chegou aos dias de hoje, já os eventos de 1966, 1967 e 1988 (com chuva menos intensa que 1971) trouxeram consequências muito piores e ficaram famosas até hoje virando parâmetros do pior (1967 foi ofuscado por 1966, mas teve DOIS eventos separados com mais ou menos 100 mortes); embora eu não tenha os dados (exceto 1988 quando de fato já li que havia chovia muito antes do dia fatídico em arquivos da Veja), arrisco dizer que os demais eventos com piores consequências como 1966 e 1967 foram precedidos por chuva acima da média, de maneira que quando a chuva mais forte veio o solo já não aguentava mais água; isto ajuda a explicar porque as chuvas recentes no Rio de Janeiro não trouxeram nenhum grande deslizamento para a cidade (as chuvas de ontem, mesmo que bem abaixo das mais fortes já registradas, certamente trariam consequências bem piores se o solo já estivesse encharcado quando elas começaram (em 1996 foram mais de MIL, só desabrigados e só na capital, sem contar os desalojados que devem ter superado e muito esta marca), agora são míseros 6 desalojados que logo poderão voltar para casa e NENHUM desabrigado na CIDADE DO RIO (lembrando que desabrigado teve a casa destruída/inutilizada, e desalojado é temporário, como uma casa ilhada que logo poderá ser reabitada).

 

Historicamente a grande maioria das mortes após grandes chuvas aqui na cidade foram causadas por deslizamentos (quase a totalidade das mortes de 1966, 1988 e 1996), o que permite classificar o deslizamento como o grande "vilão" nas grandes chuvas, o último evento com deslizamentos generalizados e em grandes proporções foi em 1996 (embora não tenham atingido cidade toda, foi ENORME a concentração e a violência dos deslizamentos nas áreas atingidas), tudo isso um ano antes do surgimento do Alerta Rio que ainda não passou por seu "grande teste" em 10 anos de operação, naquele ano o orçamento para contenção de encostas foi bem maior, mas sem grandes eventos posteriores foi caindo cada vez mais, até a próxima grande tragédia que pode vir em este ano, ano que vem ou daqui a 50 anos, ninguém sabe, só sabemos que virá...

 

PS: tanto o INMET como o CPTEC deveriam racionalizar seus dados para consulta na internet, de fato as páginas deixam muito a desejar em praticidade e facilidade para navegação, gerando confusões. As automáticas do INMET aqui na capital passaram um bom tempo com sérios problemas na divulgação dos dados de chuva, que só recentemente foram corrigidos.

Link to comment
Share on other sites

Ontem o tempo abriu e de tarde fez bastante sol e calor com máxima de 33,4°C aqui na Abolição, á noite o tempo fechou e chegou a relampear mas só choveu na zona da Leopoldina(estação de Irajá teve 9mm em apenas 15 minutos e Penha 8mm em 15 minutos), por volta de 23h30 a chuva enfim chegou aqui em meu bairro com alguns poucos relâmpagos, começou entre fraca e moderada mas por volta de meia noite e meia passou para forte intensidade, com momentos até de muito forte, parando apenas por volta de 3h da madrugada de hoje, tive aqui 65mm de chuva no total(mês EM 218MM, sendo 203mm nas últimas 96 horas!), as estações mais próximas de minha casa(Cachambi-3,2km e Piedade-5,5km) tiveram 47 e 43mm respectivamente, observando os dados da Geo-Rio deu pra perceber que essa chuva mais foi concentrada aqui nessa área da zona norte(Grande Méier) e no extremo oeste da cidade(região de Sepetiba e Santa Cruz), na zona sul foi onde menos choveu(acumulados inferiores a 10mm em todas as estações), após essa forte chuva a manhã é de muito sol e poucas nuvens, ou seja, a chuva da madrugada foi totalmente de natureza tropical(típicas "chuvas de verão"), algumas previsões colocam mais chuva na noite de hoje/madrugada de amanhã e há condições de pancadas todos os dias.

Link to comment
Share on other sites

Hoje sairam os dados da chuva de terça/quarta/quinta nas estações do Simerj, confirmando o que eu tinha falado antes, praticamente todo o Estado teve excelentes molumes de chuva e não só a RM, vejam(primeiro dia com mais chuva, segundo total dos 3 dias): Angra dos Reis 125mm 158mm, Cabo Frio 40mm 44mm, Campos 85mm 93mm, Cantagalo 27mm 30mm, Cachoeiras de Macacu 42mm, 69mm, Caxias 88mm 120mm, Itaguaí 135mm 186mm, Maricá 81mm 107mm, Miguel Pereira 23mm 35mm, Nova Iguaçu 225MM 234mm, Paracambi 60mm 64mm, Piraí 103mm 129mm, Resende 51mm 61mm, São Gonçalo 110mm 117mm.

Link to comment
Share on other sites

Hoje depois de muito tempo (+ de 1 ano) fui à praia, mais especificamente na Restinga de Marambaia, onde cheguei por volta de 13:00; lá o céu estava parcialmente nublado com sol no começo da tarde e depois ficou predominantemente nublado e sem sol, no final da tarde o sol apareceu rapidamente logo após ter gotejado um pouco. De acordo com as estações meteorológicas bem próximas de onde fiquei (Guaratiba e Marambaia) a temperatura do ar variou entre 27 (hora de minha chegada) e 24 graus (saída), bem agradável pois o vento esteve sempre fraco evitando sensação de frio ao sair da água, a água aliás foi o fator mais importante, pude constatar que o mar, apesar de frio (cerca de 19 a 20 graus), não estava gelado, dava até para se acostumar após o choque inicial, a temperatura do mar deve estar na média para a época, o que diminui ainda mais (ao meu ver) as chances de chover pouco nos próximos meses, novembro deve começar com uma nova frente fria, e até lá o tempo não firma, continua instável com chance de chuvas isoladas (maior no final da tarde e noite).

 

Na primeira quinzena do mês o mar estava tão gelado que contribuiu para uma mínima de 16 no Santos Dumont e Forte de Copacabana sem nenhum ar polar (situação extremanente rara 16 graus no Santos Dumont em outubro sem ar polar, até COM ar polar é difícil descer tanto em outubro).

 

 

Ontem à noite chuviscou aqui, e de madrugada choveu fraco sem vento e sem atitvidade elétrica, com isso a mínima ficou em agradáveis 21,6 graus.

 

 

Deixando mais claro um trecho do meu último comentário: as mortes em 1967 foram mais de 100 em cada um dos eventos, e não somando os dois.

Link to comment
Share on other sites

Aproveitando que estão sendo relembradas chuvas fortes do passado, achei esse pqueno conteúdo no Almanaque da Folha de São Paulo, , pena que ignora solenemente os eventos de 66 e 67 mas dá boas noções sobre 71 e 88:

25.fev.1971 A cidade do Rio de Janeiro (RJ) é inundada por forte chuva e a terra dos morros vem a baixo, deixando 53 mortos e mais de 20 mil desabrigados

21.fev.1988 Chuvas matam 300 pessoas, ferem 700 e deixam 10 mil desabrigados no Rio de Janeiro (RJ)

Link to comment
Share on other sites

O mais rico arquivo ao qual já tive acesso foi o da revista Veja, todas as edições da revista (em papal) desde 1979, as reportagens mais completas e extensas que encontrei sobre enchentes no Brasil foram em 1979 no estado de Minas Gerais, 1983 no sul (mais intensa no Vale do Itajái com efeitos em RS e PR) e 1988 no Rio de Janeiro, em 1988 a revista trata das enchentes do Rio com grande destaque em 4 edições, a primeira sobre a enchente do início do mês em Petrópolis com 200 a 300 mortes (também choveu forte na capital com algumas mortes, mas a situação muito pior de Petrópolis ofuscou), a segunda sobre o pós enchente em Petrópolis, a terceira sobre as chuvas de 21 e 22 de fevereiro de 1988 agora na capital, e a quarta edição sobre o pós enchente na cidade do Rio e ainda sobre uma tragédia que ocorreu alguns dias após a chuva mas teve ligação com o excesso de água no subsolo que fez a estrutura do prédio "patinar" e logo depois ruir, o desabamento completo e repentino de um prédio (como numa implosão) na zona norte (Abolição).

 

Há reportangens menores sobre enchentes em 1991, JULHO de 1994 e fev de 1996 na cidade do Rio

 

Do INMET consegui estes dados de chuva da estação Jacarepaguá entre os dias 13 e 15 de fevereiro de 1996:

 

13 - 111 mm

 

14 - 304 mm

 

15- 55 mm

 

Nas encostas mais atingidas estima-se que choveu MUITO mais (vide danos sem precedentes até em áreas cobertas por vegetação), a estação do INMET fica em região plana, foram verdadeiras trombas d'água.

 

Fora isso só vi informações isoladas e textos pequenos que dizem de pouco a quase nada, seriam de enorme valia os arquivos dos principais jornais cariocas, se alguém souber de alguma maneira de acessá-los por favor informe.

 

As mais famosas (e mortais) foram 1966 e 1988 e nos tempos antigos 1756 e 1811. Destas só encontrei informações vastas sobre 1988; mais recente, mais fácil.

 

Em 1967 houve grande deslizamento com muitas mortes na região de Laranjeiras e muitos danos na região da Tijuca, contudo menos conhecida que 66.

Link to comment
Share on other sites

AS chuvas da semana passada permitiram o rebrotamento das árvores do reflorestamento que acompanho na vertente leste da serra do Engenho Novo. As árvores que plantei por lá voltaram a crescer. Foi impressionante a resposta da embaúba e do jequitibá. Ambos estavam estacionados e, com a chuva, brotaram rapidamente. Havia água escorrendo pelas pedras com boa quantidade. Hoje pela manhã esta água já diminuiu mas ainda continua.

Link to comment
Share on other sites

O domingo foi de muito sol, calor e poucas nuvens no Rio, com temperatura variando de 23,4°C a 35,9°C aqui no bairro da Abolição, já hoje o tempo segue muito ensolarado e a mínima foi de 24,2°C com 31,9°C no momento, hoje há possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas no fim da tarde e/ou de noite segundo a previsão da Geo-Rio, Somar e Climatempo.Já quanto aos próximos 3 dias as chances aumentam e praticamente todos os institutos estão num consenso quanto à isso.No fim de semana, uma nova frente fria nos atinge.

Link to comment
Share on other sites

A máxima de ontem em Inhaúma foi de 35,9º, mas a noite também foi muito quente, tanto que às 22 horas o meu termômetro ainda registrava por volta de 27º. Só lá pra meia-noite que diminuiu um pouco. A mínima de hoje foi de 24,0º. Realmente há chance de pancadas de chuva hoje por causa do calor. Creio que devemos ficar alertas durante toda a semana... Agora faz 34º no Maracanã. Mais uma tarde muito quente...

Link to comment
Share on other sites

As previsões erraram e não tivemos sequer aumento de nuvens hoje, o dia foi todo de muito sol e céu quase limpo com máxima de 36,5°C aqui na Abolição, anoiteceu mas continuou muito quente(ás 19h ainda fazia 34,0°C e ás 20h 32,5°C!), no momento ainda faz calor mas caiu um pouco, 29,9°C e pouquíssimas nuvens.Amanhã há maior chance de pancadas segundo as previsões.

Link to comment
Share on other sites

Mais sol e calor nesta terça feira. Ontem a máxima em Inhaúma foi de 36,7º, mas hoje pode passar disso. A madrugada também foi quente, com mínima de 25,0º em Inhaúma. Realmente as previsões pra ontem não se cumpriram. Em São Paulo, mais precisamente em Campinas, choveu forte ontem à noite. A previsão pra hoje aqui no Rio é de pancadas de chuva entre a tarde e a noite. É bom ficarmos alertas nessa semana... Agora faz 29º no Maracanã.

Link to comment
Share on other sites

O dia foi de sol e muito calor com 36,9°C de máxima e 25,1°C de mínima(a maior desde 27 de abril!) aqui na Abolição, poderia ter feito ainda mais calor se o vento não tivesse virado por volta das 11h30 da manhã, esse vento também foi o responsável por anular as chances de pancadas hoje, no momento temos muitas nuvens no céu mas são todas finas e não ameaçam chuva e faz 28,8°C(a temperatura foi amenizada graças ao vento), pra amanhã a previsão é que o vento volte a ser de Norte/Nordeste e com isso surgiriam chances de pancadas(ativadas pela aproximação da frente que pelas últimas previsões chega entre sexta e sábado), agora chama atenção o calor previsto pra quinta, há quem preveja mais de 40°C! :shock:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.