Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo no Rio de Janeiro


rodolfo
 Share

Recommended Posts

Fecho com o Ronald, não aguento mais este tempo, as plantas tiveram sua vez em outubro, novembro, dezembro e janeiro (quatro meses seguidos com chuva entre dentro e acima da média na maior parte da cidade e insolação abaixo da média), agora chegou a vez do CARIOCA (a maioria), agora cairia bem uma bela e prolongada seca com dias de sol e muito calor!

 

Mas apesar de torcer por isso não estou otimista, o modelo de 15 dias prossegue com tempo extremamente instável no começo de fevereiro e inexpressivos aumentos de temperatura.

 

Sem falar nas temperaturas: um janeiro abaixo da média tudo bem, mas agora temos dois seguidos (2007 e 2008), minha média das mínimas ja está décimos MENOR que a média do INMET (chegou a estar 2 graus acima da média do INMET antes do dia 20, o que significa que estava perto do normal como explicarei a seguir), o meu sensor por estar do lado de uma parede que acumula sol/mormaço de tarde e num local da cidade mais quente e urbanizado que o da antiga estação do INMET registra mínimas em média 2 graus maiores no verão (no início do ano com tempo mais aberto minha mínima chegava a ficar 3 graus acima do real depois dos dias com mais sol, agora nos últimos dias só alguns décimos ou nada por causa da ausência de sol na parede, diferença média de aproximadamente 2 graus no mês), isto me leva a concluir que a minha mínima está mais de 2 graus abaixo da média, é muita coisa, o Santos Dumont comprova minha teoria pois está com média mínima de 21 GRAUS, comprovadamente mais de 2 graus de anomalia negativa na mínima, é o janeiro de noites mais frias em mais de 10 anos, TALVEZ desde a década de 80. As máximas estão entre alguns décimos e mais de 1 grau abaixo da média em grande parte da cidade, mas na região de Afonsos/Vila Militar estimo que as máximas estão entre 1 e 2 graus abaixo da média.

 

CLARO QUE NÃO PASSA DA MINHA OPINIÃO, QUEM ESTÁ ADORANDO ESTE TEMPO TEM TODO O DIREITO, E APROVEITEM! SE TODOS GOSTASSEM DO VERDE O QUE SERIA DO AZUL...

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Hoje infelizmente as previsões erraram feio e acabou ficando só na chuvinha da madrugada e primeira metade da manhã, pois o resto do dia foi bem mormacento com máxima atingindo 28,1°C aqui no bairro da Abolição, contrariando previsões de chuvarada e mais frio, gosto é realmente pessoal, eu já torço para tempo muito chuvoso e frio depois do Carnaval(afinal, as férias estão terminando...), apesar destes dias estarem sendo chuvosos e com temperatura abaixo da média vale lembrar que a primira quinzena do mês foi com temperaturas bem acima da média, com vários dias de máximas passando de 35°C!

Link to comment
Share on other sites

De madrugada o céu estava limpo e estrelado, mais uma vez, contrariando as previsões. Hoje o dia amanheceu com nebulosidade, mas sem chuva. Há previsão de que chova hoje. Ainda estou duvidando.

 

IOEPA, cuidado com os dados médios. Em outubro, por exemplo, a chuva ocorreu apenas na última semana, depois de 3 meses extremamente secos. Embora os valores médios de chuva tenham sido superados, o índice de evapotranspiração, que não é medido por aqui, foi alto no início de janeiro, e em intervalos regulares durante estes meses. Digo isso por experiência própria, pois as árvores do reflorestamento ficaram murchas e aquelas que eu plantei não morreram devido ao meu trabalho de ir molhá-las diariamente. Me parece que tanto a perda de umidade quanto a reposição dela no solo são rápidas.

Link to comment
Share on other sites

Informo que a partir de amanhã ou depois pretendo criar um novo tópico chamado: DADOS MENSAIS-RIO DE JANEIRO, lá publicarei os dados de precipitação mensal com suas médias (BANGU e CENTRO) que eu antes colocava aqui, e os dados de temperatura e chuva das estações VILA MILITAR e NITERÓI (por serem as estação completas mais próximas das estações fechadas de Bangu e Aterro, respectivamente) usando a média simples para cálculo de média (melhor seria de 24 horas mas dá muito trabalho :oops: ).

 

Resolvi separar para facilitar a visualização dos dados, aqui o número de comentários deixaria os dados muito espalhados, quem quiser colaborar se sinta a vontade, mas pretendo reservar o novo tópico apenas para dados de institutos, tanto que meus dados "caseiros" de temperatura continuarei postando aqui.

 

PS: sei que as áreas de reflorestamento são extremamente vulneráveis ao ressecamento (e também às chuvas que erodem o solo) pois não há árvores mais altas para fazer sombra e e atenuar o impacto das chuvas, mas lembro que entre o final de outubro e o natal as chuvas foram muito regulares sem nehuma estiagem nem curta, somente entre o final de dezembro e o começo de janeiro houve uma período de défcit hídrico maior, mas não demorou para começarem as pancadas isoladas e depois veio a frente fria que trouxe chuvas frequentes e sumiu com o sol por dias, os dados que vou divulgar mostram que os primeiros 20 dias de janeiro não foram secos, apenas tiveram chuva irregular. Com outra frente fria chegando no carnaval (previsão até de forte queda de temperatura na Metsul), deve continuar satisfatória a umidade no solo.

Link to comment
Share on other sites

Hoje o sol até apareceu mas sempre com muitas nuvens chegando a sumir por alguns momentos e ainda venta bastante de Sul, não deixando sensação de calor, felizmente.Já há previsão de chuva entre terça e quinta feira e depois por volta do dia 10, tenho de concordar com o Loepa, áreas de reflorestamento são muito sensíveis ao intemperismo, qualquer fim de semana de sol forte já pode fazer essas plantas murcharem facilmente mesmo após um período chuvoso, as chuvas realmente foram bem regulares do final de outubro até o Natal sem qualquer estiagem significativa, mas tenho de discordar de que os primeiros 20 dias de janeiro não foram secos, aqui em meu bairro por exemplo só choveu 22mm neste período do mês e foi assim em quase toda a cidade(exceção das encostas super úmidas e bairros litorâneos) com um pouquinho mais ou menos aqui e ali, o número de dias sem chuva pode até ter sido pouco mas os acumulados foram muito baixos sim, agora do dia 20 em diante a situação é outra sem dúvidas, o bom é que não aparece no horizonte nenhum período seco relevante, ainda bem.

Link to comment
Share on other sites

Hoje o sol até apareceu mas sempre com muitas nuvens chegando a sumir por alguns momentos e ainda venta bastante de Sul, não deixando sensação de calor, felizmente.Já há previsão de chuva entre terça e quinta feira e depois por volta do dia 10, tenho de concordar com o Loepa, áreas de reflorestamento são muito sensíveis ao intemperismo, qualquer fim de semana de sol forte já pode fazer essas plantas murcharem facilmente mesmo após um período chuvoso, as chuvas realmente foram bem regulares do final de outubro até o Natal sem qualquer estiagem significativa, mas tenho de discordar de que os primeiros 20 dias de janeiro não foram secos, aqui em meu bairro por exemplo só choveu 22mm neste período do mês e foi assim em quase toda a cidade(exceção das encostas super úmidas e bairros litorâneos) com um pouquinho mais ou menos aqui e ali, o número de dias sem chuva pode até ter sido pouco mas os acumulados foram muito baixos sim, agora do dia 20 em diante a situação é outra sem dúvidas, o bom é que não aparece no horizonte nenhum período seco relevante, ainda bem.

 

As chuvas nos primeiros 20 dias foram bem irregulares (em alguns bairros choveu bem e em outros não, muita pancada "de verão" isolada e nenhuma chuva orográfica), por isso no Sumaré choveu pouco neste período (tinha um acúmulo mensal perto de 30mm no dia 20, não me lembro o valor exato mas era menor que o de muitos bairros da zona norte como Irajá que passava de 50 mm), mas aqui vai a surpesa: na Vila Militar choveu 72 mm até o dia 13 e 80,6 mm até o dia 19 (amanhã divulgo os dados completos).

 

Outra surpresa: tanto no Galeão como no Santos Dumont os meses de janeiro de 2007 e janeiro 2008 foram mais amenos que ABRIL DE 2007 , espantoso isso acontecer em 2 anos seguidos (mesmo sabendo que abril de 2007 foi mais quente que o normal), a diferença de incidência solar é muita, isto mostra como a estação chuvosa tem o poder de amenizar alguns meses do verão em certos anos, mesmo com um sol duas vezes mais forte que o de abril janeiro foi superado na média duas vezes seguidas!

 

Janeiro de 2008 Galeão: http://www.wunderground.com/history/airport/SBGL/2008/1/31/MonthlyHistory.htm

 

Janeiro de 2007 no Galeão: http://www.wunderground.com/history/airport/SBGL/2007/1/31/MonthlyHistory.html?req_city=NA&req_state=NA&req_statename=NA

 

Abril de 2007 no Galeão: http://www.wunderground.com/history/airport/SBGL/2007/4/1/MonthlyHistory.html?req_city=NA&req_state=NA&req_statename=NA

 

Janeiro de 2008 no Santos Dumont: http://www.wunderground.com/history/airport/SBRJ/2008/1/31/MonthlyHistory.html

 

Janeiro de 2007 no Santos Dumont: http://www.wunderground.com/history/airport/SBRJ/2007/1/31/MonthlyHistory.html?req_city=NA&req_state=NA&req_statename=NA

 

Abril de 2007 no Santos Dumont: http://www.wunderground.com/history/airport/SBRJ/2007/4/1/MonthlyHistory.html?req_city=NA&req_state=NA&req_statename=NA

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Também espero que esta amenidade fora de época não prejudique a atuação do inverno. O normal seria após este período ameno e chuvoso, se estabelecer uma massa de ar quente durante o resto do inverno e início do outono. Vamos ver... Hoje, mínima de 23,0º em Inhaúma. Agora no Maracanã, temperatura na casa dos 28º com sol e céu limpo.

Link to comment
Share on other sites

Janeiro de 2008 até o dia 20 teve temperaturas normais para época: dias mais quentes alternando com dias mais frescos (nenhum valor excepcional nem de calor nem de "frio") e predomínio chuvas irregulares na forma de pancadas (aqui na região pouca chuva), até o dia 20 nenhuma frente fria intensa passou pela cidade (no dia 5 passou uma fraca a moderada), a partir daí a chegada de uma forte frente fria e, principalmente, a posterior manutenção de uma massa de ar frio sobre o oceano na altura do litioral do sudeste por causa de um bloqueio, trouxe baixas temperaturas perto de níveis históricos para janeiro e chuvas frequentes, o mês fechou com temperatura significativamente abaixo da média pelo segundo ano seguido. Foram 17 dias com precipitação apreciável.

 

*Meus dados de mínima a seguir:

 

 

Dia - Mín

01 - 27,1ºC

02 - 25,9ºC

03 - 25,4ºC

04 - 25,8ºC

05 - 23,7ºC - Chuva, trovoada

06 - 24,4ºC - Chuva

07 - 22,9ºC - Chuva

08 - 22,3ºC

09 - 23,1ºC

10 - 23,7ºC

11 - 24,8ºC

12 - 27,7ºC

13 - 26,6ºC

14 - 25,3ºC

15 - 24,1ºC - Chuva, trovoada

16 - 23,3ºC

17 - 23,7ºC - Chuva, trovoada

18 - 24,3ºC - Chuva

19 - 21,9ºC - Chuva, trovoada

20 - 24,0ºC - Chuva

21 - 20,6ºC - Chuva

22 - 19,3ºC - Chuva

23 - 19,3ºC - Chuva

24 - 20,6ºC

25 - 22,5ºC - Chuvisco

26 - 21,2ºC - Chuva

27 - 21,1ºC

28 - 21,1ºC - Chuva

29 - 20,0ºC - Chuva

30 - 20,0ºC - Chuva

31 - 22,5ºC - Chuva

 

Média - 23,2ºC (estimo que num janeiro normal fique por volta de 24,5 ou 25 graus)

 

* Dados meramente ilustrativos, tomados em casa de forma amadora e sem possibilidade de seguir as recomendações da OMM.

 

Também ressalto que esta época do ano é a de maior incidência solar perto do meu sensor de temperatura por toda a tarde, e isto influencia a mínima também, pois a parede fica muito aquecida depois de uma tarde toda sol e re-irradia calor à noite para o sensor, então sem dúvidas os valores mais altos são especialmente exagerados, nos dias chuvosos a mínima é bem mais confiável.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no bairro da Abolição, subúrbio do Rio, janeiro também terminou um pouco abaixo da média devido aos últimos 10 dias, com média simples de 27,9°C(-0,3°C em relação a média 61-90 de Bangu, estou apenas comparando a título de curiosidade).A média das máximas foi de 32,3°C(-0,9°C) e das mínimas de 23,6°C(+0,3°C).As 5 maiores máximas foram de 38,7°C(11), 38,3°C(12), 37,9°C(17 e 19), 37,8°C(4) e 37,6°C(16).As 5 menores máximas foram de 24,7°C(23), 25,1°C(22), 25,6°C(28), 26,2°C(21) e 27,1°C(29).Já as 5 menores mínimas foram de 19,3°C(29), 20,0°C(22 e 23), 20,3°C(21), 20,5°C(30) e 21,1°C(26), enquanto que as 5 maiores mínimas foram de 28,0°C(12), 27,0°C(4), 26,8°C(13, 17 e 18), 26,0°C(2) e 25,9°C(14 e 19).A precipitação total do mês foi de 128mm, abaixo da "mini-média"(97-2007) da estação Cachambi da Geo-Rio(estação mais próxima de minha casa), que é de 180mm, mas acima da normal 61-80 do INMET de 114mm.Houve precipitação em 14 dias, sendo os 5 maiores acumulos diários de 36mm(21), 25mm(29), 11mm(26), 10mm(22) e 9mm(20).Houve convecção(trovão, raio e/ou relâmpago) em 7 dias.Também chama a atenção o número de dias nublados(com insolação menor que meia hora ou até mesmo sem sol nenhum), que foi de 9.

Link to comment
Share on other sites

De qualquer maneira insisto que há falta de dados de evapotranspiração. Qualquer período com mais de 5 dias sem chuva e com muito calor no verão o stress hídrico se caracteriza nas encostas. Isto eu tenho observado no reflorestamento.

 

A título de curiosidade, isto é tão acentuado que as encostas norte são mais secas e com capoeiras menos desenvolvidas.

 

Uma impressão minha, particular, é que este programa de reflorestamento da prefeitura não tem como dar certo na Zona Norte e subúrbio devido a seca ser muito mais acentuada, associado ao fato de que a insolação é muito maior. Sabe-se inclusive que a disposição geográfica das espécies entre as vertentes norte e sul dos maciços são diferentes.

Link to comment
Share on other sites

Devo concordar com o IOEPA de que as chuvas apresentaram uma regularidade maior a partir de final de outubro. Mas os valores ainda foram baixos, principalmente agora em janeiro, quando tivemos muita garoa. A continuar assim, não haverá reserva no solo para o período de seca. Acho que no Rio agrava a seca o fato de que os mecanismos de chuva convectiva sejam muito fracos. Hoje, por exemplo, está um calor infernal e não há uma nuvem no céu.

Link to comment
Share on other sites

O primeiro dia de fevereiro foi de sol, calor e algumas nuvens no Rio.No fim da tarde, uma pquena área de instabilidade se formou e provocou chuva rápida no extremo oeste da cidade(máximo de 6mm em 15 minutos em Santa Cruz) e somente trovões aqui na Abolição.A máxima foi de 32,8°C, a mínima de 23,2°C e no momento faz 27,4°C com muitas nuvens.A URA é de 76%(hoje: 95%/51%).Amanhã cedo estarei indo pra Itaipuaçu(distrito de Maricá, na Reg.dos Lagos) onde passarei o Carnaval, mas relatarei o tempo lá já que possuo computador lá.

Link to comment
Share on other sites

Segundo CPTEC, pode chover, em 24hrs, o equivalente ao índice pluviométrico de todo mês de Janeiro

 

A chuva deve marcar presença desfile do Grupo Especial, na Marquês de Sapucaí. O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais prevê, entre o início da noite de amanã e segunda-feira fortes temporais em todo o estado, inclusive na capital.

Em 24 hrs, o índice pluviométrico pode ultrapassar 120 milímetros - valor equivalente a todo mês de janeiro.

O metereologista do Cptec Gustavo Escobar diz que a chuva será mais forte na primeira noite de desfile do Grupo Especial:

-A previsão para a noite de domingo é de tempo severo, com chuva forte e descargas elétricas. Na segunda-feira, deve haver precipitação quase contínua, mas sem raios.

A frente fria marca ainda a chegada da zona de convergência do Atlântico Sul, fenômeno que mantém o tempo da cidade chuvo até terça-feira. Segundo o Accuweather, na noite de domingo, a possibilidade de temporais com descargas elétricas é de 90%.

A instabilidade já chegou ao interior do estado. Ontem, um temporal procedido de rajadas de vento de 90 KM/h e granizo destelhou casas, derrubou árvores e deixou vários bairros sem luz em Volta Redonda e Barra Mansa. Até a noite, no entanto, os hospitais não registraram nenhum ferido. O estrago maior ocorreu no Km294 da Rodovia Lúcio Meira (BR-393), em Barra Mansa, onde a enxurrada levou parte da pista.

 

Em carnavais passados, temporais já lavaram a alma de foliôes ou afogaram as esperanças de título das escolas na Sapucaí. Em 1986, durante o desfile da Beija-Flor, uma tempestade fez com que os sambistas desfilassem com a água nas canelas. Assim mesmo, com garra, a escola fez uma bela apresentação com o enredo "O mundo é uma bola" e ficou com o vice-campeonato. Em 1988, ano em que a cidade sofreu com chuvas fortes, a Unidos de Vila Isabel, com o enredo "Kizomba, a festa da raça", venceu o carnaval, mas não pôde comemorar no desfile das Campeãs. O evento foi cancelado por causa das chuvas.

Temporal e carnavaldesfilam juntos desde a era pré-Sambódromo. No bicampeonato da Mangueira, em 1968, as chuvas só pararam durante o desfile da verde-rosa. Para comemorar, o compositor mangueirense Geraldo das Neves compôs um samba que começava com a frase "São Pedro deu uma colher de chá"

_____________________________

Colaborou: Dicler Simões

Fonte: Jornal OGLOBO

 

----

Ontem foi um dia de instabilidade em Maricá. Tempo aberto duranto o dia e tarde, porém chegou a ameça de chuva com céu parcialmente encoberto, chegando a trovejar. Não houve precipitação.

Link to comment
Share on other sites

Aqui chove muito forte no momento, para se ter uma idéia estou enchendo 2 galões de 200 litros com a água da chuva, mais uns galões de 20 litros, baldes, tudo com a água da chuva. Tudo o que é possível estou conseguindo armazenar, até um carrinho (aqueles de obra) esta sendo utilizado para esse fim. Fora a caixa d´agua que esta armazenando.

Breno como tá o tempo aí? Tb queria saber se existe algum site que informa o índice acumulado como a Geo- Rio aqui em Maricá.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Itaipuaçu chegou a chover forte por alguns minutos pela manhã, mas nada assim.Estimo que o acumulado por aqui esteja na casa dos 30-40mm.No momento chove fraco e faz cerca de 22°C, muito ameno.Vou acabar voltando pro Rio antes mesmo do Carnaval terminar, com a manutenção deste quadro, é uma pena que no maior feriado do ano o tempo fique assim :(

Link to comment
Share on other sites

Já chega a nove o número de mortos pelo temporal em Itaipava, distrito de Petrópolis, na Região Serrana.Todos vítimas de deslizamentos e desabamentos, inclusive um deles interditou um trecho da rodovia Petrópolis-Teresópolis.Li no fórum da Climatempo um observador falando de que a Defesa Civil de lá chegou a registrar 135mm em meia hora, achei bem absurdo este valor, pois além de ser raríssimo, quase impossível uma chuva dessa intensidade, a estação automática de Teresópolis(bem perto de lá) teve pico de 52mm em 1 hora.Aqui em Itaipuaçu, distrito de Maricá, após chover forte por cerca de meia hora na manhã, a chuva ficou fraca até cerca de 15h30, quando enfim cessou, permanecendo o tempo nublado.No momento a noite ainda é nublada mas sem chuva e faz cerca de 22°C.

Link to comment
Share on other sites

Chove forte em Itaipuaçu(Maricá) no momento, com momentos de muito forte entre 9h30 e 10h e faz frio, com aproximadamente 20°C no momento.Felizmente as previsões erraram e só choveu bem fraco no desfile, apertando mais no final, sem atrapalhar minha querida Portela, hehe! :D Agora o mesmo parece que não ocorrerá nos desfiles de hoje, já que há previsão de intensificação da chuva no final da tarde e de noite.Na cidade do Rio, os acumulados nas últimas 24 horas beiram os 30mm na maior parte da cidade, com extremos mínimos de 12mm em Copacabana e 19mm em Anchieta e extremos máximos de 40mm no Sumaré e 39mm em Sepetiba.

Link to comment
Share on other sites

Chuvas provocam mortes e deixam pessoas soterradas na Região Serrana do Rio

 

RIO - As fortes chuvas que caem na Região Serrana desde a madrugada deste domingo causaram a morte de pelo menos nove pessoas, seis mulheres e três crianças, e deixaram nove feridos. Segundo o comandante da Defesa Civil Estadual, coronel Souza Filho, choveu em meia hora, em Itaipava, 135 milímetros, muito mais que em outros distritos da região e o equivalente ao volume de três semanas. Em vários bairros, houve deslizamentos de terra e pelo menos cinco casas foram soterradas.

 

Fotos dos estragos:

http://oglobo.globo.com/rio/fotogaleria/2008/4424/

 

A chuvas também provocaram o afundamento de parte da BR-495, entre os quilômetros 15 e 16, levando à interdição da rodovia e obrigando os motoristas a pegarem a BR-116 para chegar a Teresópolis. Com a interdição da rodovia, os motoristas que forem de Petrópolis a Teresópolis precisarão utilizar a BR-040, passando pelos municípios de Areal e São José do Vale do Rio Preto.

 

A prefeitura de Petrópolis decretou estado de emergência, mas não soube informar ainda o total de desabrigados. Três abrigos foram montados em escolas municipais. O prefeito Rubens Bomtempo solicitou ao Estado o envio de máquinas e caminhões e uma ajuda de R$ 500 mil, que devem ser destinados às famílias.

 

As vítimas que morreram soterradas já foram identificadas

Todas as vítimas fatais das chuvas encontradas até o momento na Região Serrana já foram identificadas. Na Estrada do Gentio, em Itaipava, Douglas da Silva, de 5 anos, e sua bisavó, Maria Isabel da Conceição Silva, de 73, morreram depois que a casa onde moravam foi soterrada. Na mesma localidade, Lilian Alice Rodrigues, de 39, também foi retirada dos destroços de sua casa após um delizamento de terra.

 

Uma motorista morreu soterrada em seu carro após ser atingida por um deslizamento na mesma Estrada do Gentio. O corpo de Fátima Maria Nicodemus, de 42 anos, foi retirado há pouco de dentro de seu carro, também na rodovia.

 

As equipes também encontraram soterradas Erika Corrêa Santos Silva, 21 anos, e Maria do Carmo, 50 anos, que foi identificada pelo genro. Na granja São Judas Tadeu, foram encontradas mais três pessoas mortas sob os escombros: Josélia Cordeiro Pereira, 27 anos, e as meninas Maria Eduarda cordeiro e Amanda Dias, ambas de cinco anos.

 

Outras seis pessoas foram retiradas com vida dos escombros de cinco casas que desabaram com as chuvas, na mesma localidade. Elas foram levadas para o hospital Santa Teresa, em Petrópolis. Duas delas são Gérson Ferreira do Carmos, de 48 anos, e Adriana da Silva Castro, de 36.

 

O temporal castigou a granja São Judas Tadeu, onde as ruas estão inundadas e as estradas cobertas de lama e terra. Para chegar lá, os bombeiros da região usaram uma retroescavadeira para abrir caminho na BR-495. Segundo o inspetor André Azevedo, da Polícia Rodoviária Federal, a pista "está totalmente interditada, sem previsão de retorno".

 

Bombeiros estão utilizando também botes para chegar aos locais das ocorrências. Os bairros mais atingidos pelas chuvas em Itaipava são Madame Machado, Bonfim e estradas do Gentil e das Arcas. Como ficam próximo a um rio que transbordou, as águas invadiram várias casas, deixando seus moradores desabrigados.

 

Desde as 2h da manhã de domingo, bombeiros do Quartel de Itaipava já atenderam a mais de 20 chamados de socorro devido às fortes chuvas que caem na região.

 

Nos bairros de Benfica e Madame Machado também há deslizamentos e alagamentos. Os bombeiros do Quartel de Petrópolis foram chamados para dar reforço.

 

Uma encosta deslizou na Estrada União Indústria e atingiu uma casa, mas não houve vítimas.

 

Região Serrana seria mais propensa a forte pancadas de chuvas

 

Segundo o meteorologista do Climatempo Valdir Herrmann, a combinação do tempo quente e úmido com a chegada da frente fria provocou as fortes pancadas de chuva, principalmente na Região Serrana.

 

Além de Itaipava, a Defesa Civil estadual atendeu a casos de deslizamentos em Itatiaia e Teresópolis, também na Região Serrana, durante a madrugada. Ainda não há informações sobre vítimas.

 

- Em Itaipava e Petrópolis, a geografia montanhosa favorece o surgimento de fortes pancadas já que serve como uma espécie de rampa para as correntes de ar quente e úmido que deixam a atmosfera ainda mais instável - explicou Herrmann.

 

Em Petrópolis, a Defesa civil recebeu 22 chamados desde a meia noite. Segundo os bombeiros,uma casa também desabou na Rua das Máquinas, no bairro Pimentel, em Teresópolis, mas ninguém ficou ferido.

 

De acordo com a Defesa Civil, também choveu em Nova Friburgo, porém não foram registrados chamados para ocorrências devido à chuva. No Sul Fluminense, houve um deslizamento de terra na Via Dutra, no quilômetro 278, na altura de Barra Mansa, onde uma pedra grande interditou meia pista no sentido Rio.

Fonte: Extra

 

Chuvas devem continuar no estado durante todo o carnaval .

http://oglobo.globo.com/carnaval2008/rio/mat/2008/02/01/chuva_fina_nao_atrapalha_os_desfiles_mas_deve_continuar_ate_final_do_carnaval-389819291.asp

Link to comment
Share on other sites

Choveu de moderado a forte hoje pela manhã. Ontem o mesmo, sendo que hoje foi por um período maior. O solo está bem encharcado no reflorestamento, onde estive pela manhã, pouco antes da chuva intensificar.

 

A neblina encobriu a serra do Engenho Novo desde a madrugada até o meio da tarde. As nuvens devem ter descido até a uma altura de 180 metros.

Link to comment
Share on other sites

Após a chuva forte na manhã aqui em Itaipuaçu(Maricá), choveu fraco durante toda a tarde, parando por volta das 17h.Desde então não chove mais mas o céu continua nublado.Estimo que o acumulado por aqui tenha sido de cerca de 50mm hoje.Vejam os acumulados nas últimas 24 horas nas estações da Geo-Rio, na cidade do Rio(onde um casarão desabou no Centro matando 1 mulher, em consequência das chuvas): Sumaré 50mm, Sepetiba 47mm, Campo Grande 46mm, Saúde e Tijuca 37mm, Irajá 36mm, Santa Teresa 35mm, Penha 34mm, Grajaú, Piedade, Cachambi e Laranjeiras 33mm, Riocentro 32mm, Ilha e São Cristóvão 31mm, Rocinha e Barra 30mm, Gericinó e Mendanha 28mm, Madureira 27mm, Itanhangá, Guaratiba, Santa Cruz e Anchieta 26mm, Urca e Cidade de Deus 25mm, Vidigal 24mm, Jardim Botânico 23mm, Bangu e Grota Funda 22mm, Tanque 21mm e Copacabana 20mm.

Link to comment
Share on other sites

O tempo começa a dar sinais de melhora nesta quinta feira. O sol já aparece ocasionalmente em meio às nuvens, e amanhecemos sem chuva, ao contrário dos últimos dias. As previsões indicam melhora gradativa até o fim de semana. Em Inhaúma, ontem, registrei mínima de 22.1º e máxima de 25.9º. Hoje, mínima de 22.0º. Infelizmente não pude registrar os dados dos dias anteriores, porque as pilhas do termômetro enfraqueceram e eu não tinha estoque, além de ter passado quase todo o feriadão de cama, devido a uma virose violenta... Agora, temperatura por volta de 25, 26º no Maracanã.

Link to comment
Share on other sites

Voltei no início da tarde de hoje de Itaipuaçu, aqui no Rio o céu segue bem nebuloso mas com nuvens altas e no final da tarde abriu bem e fez até sol, agora de noite o céu continua com muitas nuvens e até garoa fraco mas há algumas poucas aberturas e faz 26,4°C com 85% de URA.Os próximos dias devem ser quentes com sol e nebulosidade que deve ir diminuindo gradativamente até terça ou quarta quando uma nova frente fria deve chegar trazendo mais nuvens, chuva e queda de temperatura.

Link to comment
Share on other sites

Uma nova ZCAS deve se configurar na terça sim, devendo deixar o tempo chuvoso por muito dias.Segundo o Global 15 dias, a chuva começa na noite de segunda e não tem dia pra acabar, já que o alcance do modelo é até 24/2 e até esta data não há previsão de nenhuma melhora!Enquanto isso não acontece, choveu na madrugada de hoje.Aqui na Abolição apesar de terem ocorridos trovões, relâmpagos e raios a chuva foi de moderada intensidade, acumulando 9mm.Porém na zona oeste da cidade foi diferente, nas estações da Geo-Rio houve temporal em Santa Cruz(16mm em 15 minutos, taxa de chuva de 64mm/h e total de 44mm), Sepetiba(também 16mm em 15 minutos e taxa de chuva de 64mm/h e total de 40mm) e na Barra da Tijuca(14mm em 15 minutos, taxa de chuva de 56mm/h e total de 30mm).Em Bangu(21mm), Guaratiba(26mm), Gericinó(23mm), Campo Grande(26mm) e Mendanha(21mm) não houve temporal mas chegou a chover forte.Após essa chuva na madrugada, o dia foi ainda com muitas nuvens mas fez um pouco de sol e até calor com máxima de 33,1°C, no final da tarde o tempo fechou de novo mas só chuviscou rapidamente.A noite é bem nebulosa e faz 25°C.

Link to comment
Share on other sites

O dia amanheceu com céu claro mas com névoa úmida. O sol brilha e a temperatura deve subir.

 

Bruno, nova ZACAS ? Que bom, gosto de chuva. Ainda agora olhei para o modelo do INPE e havia um vórtice ciclônico sobre o NNE de Minas Gerais. Habitualmente quando este sistema está posicionado nesta coordenadas, há uma tendência a formar bloqueios. O que acha ?

Link to comment
Share on other sites

Aqui o tempo esta limpo. Como disse no noticiario do jornal o Globo, deve ter uma melhora só depois do carnaval. Mas, felizmente não por muito tempo como confirmou o Breno. :D

 

O que me preocupa é o outono/inverno, será que teremos alguma estiagem prolongada em um desses períodos? Lembre-se, que nos ultimos 2 anos o mês de Maio sempre teve características de inverno, principalmente no final do mes, com fortes MP´s.

Link to comment
Share on other sites

Tenho de discordar do Rafael.Não sou nenhum amante do Carnaval mas acho lamentável que o tempo tenha ficado ruim por todo o feriado.Pra muitas pessoas, é o único período de descanso do ano, isso sem falar das pessoas que trabalham o ano todo para essa festa e viram a chuva ruir todo o trabalho delas.Continua firme a previsão de muita chuva a partur de segunda ou terça, durando muito tempo, ou seja, configurando uma ZCAS.

Link to comment
Share on other sites

vlw Breno pela msg. Eu editei meu ultimo post e logo em seguida você comentou. Cada um tem sua opinião. Como não quero entrar em polemica, prefiro continuar na metereologia :wink:

 

Não precisava editar.Respeito sua opinião.Como diz aquela frase antiga, o que seria do axul se todos gostassem do amarelo? :wink:

Voltando a meteorologia, o domingo é de muito sol e forte calor no Rio.Aqui na Abolição a mínima foi de 25,6°C(a maior desde 19/1) e no momento faz 36,1°C com apenas alguns cirrus no céu e URA de 44%.Esse tempo deve durar pouco, já que há previsão da chegada de uma forte frente fria no fim do dia de amanhã, trazendo muita chuva e queda de temperatura por muitos dias, configurando uma nova ZCAS.

Link to comment
Share on other sites

Interessante esta discussão sobre as preferencias hehe,..eu por exemplo gosto mesmo eh de amplitude quero mais é que as máximas e as mínimas quebrem recordes.

Como bom carioca claro que eu gosto de sol sem nuvens 40º e ir para a praia,..

Mas tbm gostaria de ver a temperatura cair muito, quem sabe 4º nos afonsos não eh este o record? hehe essa vai ser dificil eu ver um dia.

Link to comment
Share on other sites

Aqui o dia foi de tempo limpo e muito calor, porém agora começou a ventar forte, isso significa que o GFS pode estar certo e amanhã poderemos ter chuva na capital e aqui com a entrada da frente fria.

Bom quanto uma mínima de 4°, somente no inverno, seria o certo. Isso se entrar uma forte MP e sem nenhum bloqueio pela frente, mas como aqueles tempos eram outros, ou seja, com pouca urbanização. Talvez em uma nova Pequena Era do Gelo, quem sabe?

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa hoje foi:

 

O décimo quarto dia SEGUIDO com registro de precipitação

 

 

O vigésimo primeiro dia SEGUIDO com temperatura mínima abaixo da média do INMET (23,3 em jan e 23,5 em fev), isto fica ainda mais impressionante levando em conta que aqui é bem mais quente que o local onde ficava a estação que tem estas médias.

 

PS: a mínima hoje até a chuva foi de 25,6 graus, durante caiu para 20,5 graus!

 

Aqui choveu forte (mais que o indicado nos pluviômetros mais próximos de casa: São Cristóvão e Tijuca), mas não tanto como na Vila Militar, que teve rajada de 117 km/h e 52 mm de chuva em 1 hora .

Link to comment
Share on other sites

Após um dia de sol e forte calor, com máxima atingindo 36,1°C aqui na Abolição, o tempo fechou no final da tarde.A cor do céu era assustadora.Ás 19h um forte temporal começou a se abater com intensa atividade de raios, trovões, relâmpagos e fortes rajadas de vento.Mas a surpresa maior foi a QUEDA DE GRANIZO ás 19h05, muito rápida, durando cerca de 15 segundos apenas.Desde o dia 28 de dezembro de 2003 não chovia granizo no meu bairro, ou seja, após um jejum de mais de 4 anos fomos agraciados por este belo fenômeno da natureza!Ás 19h20 o temporal passou.Em apenas 20 minutos choveu 28mm(o equivalente a 84mm/h, temporal fortíssimo), causando alagamentos, queda de galhos e até de árvores e rápida queda de luz.Não só aqui teve temporal, também houve temporal em Piedade(pico de 18mm em 15 minutos, o equivalente a 72mm/h, e total de 26mm), Madureira(pico de 17mm, equivalente a 68mm/h e total de 29mm), Cachambi(pico de 15mm/15 min, equivalente a 60mm/h e total de 19mm), Bangu(pico de 14mm/15 minutos, equivalente a 56mm/h e total de 21mm), Irajá(pico de 14mm/15 minutos, equivalente a 56mm/h e total de 18mm) e Tanque(pico de 13mm/15 minutos, equivalente a 52mm/h e total de 28mm).Não houve temporal, mas choveu forte na Penha(pico de 12mm/15 min, equivalente a 48mm/h e total de 17mm), Anchieta(idem à Penha), Grajaú(pico de 11mm/15 min, equivalente a 44mm/h e total de 15mm), Mendanha(pico de 9mm/15 min, o equivalente a 36mm/h e total de 14mm), Cidade de Deus(pico de 8mm/15 min, equivalente a 32mm/h e total de 9mm), Tijuca(7mm em 15 min, o equivalente a 28mm) e Barra(idem).

Link to comment
Share on other sites

Chuva forte

Tempestade derruba árvores e postes, deixa bairros sem luz e alaga ruas

Publicada em 11/02/2008 às 02h17m

 

O Globo

 

RIO - Uma chuva forte caiu em vários pontos do Estado do Rio, no início da noite de domingo, causando transtornos na capital, na Baixada Fluminense e no interior. Pelo menos oito bairros do Rio ficaram sem luz, árvores caíram e houve queda de granizo. Um raio caiu próximo ao Cristo Redentor. Outro raio atingiu um transformador no bairro do Maracanã, provocando um blecaute de dez minutos que afetou o Estádio Mário Filho durante o Fla-Flu. O temporal foi causado por uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul e do oeste de Santa Catarina e Paraná, que também vai provocar queda brusca de temperatura na cidade a partir de terça-feira.

 

Na Zona Sul, a chuva deixou o trânsito bastante complicado nos dois sentidos da Auto-Estrada Lagoa-Barra e na Avenida Borges de Medeiros, na pista sentido Túnel Rebouças. O problema foi agravado porque um ônibus quebrou dentro do túnel. Houve falta de luz em Laranjeiras. Uma árvore caiu também na entrada do Túnel Novo, perto do Shopping Rio Sul.

 

Nas zonas Norte e Oeste, o temporal foi bastante forte. Em Vila Isabel, na Rua Teodoro da Silva, pelo menos três árvores caíram. Também na Ilha do Governador, uma árvore caiu na Rua Viúva Amaral, em frente ao número 104, no Cocotá.

 

Na Rua Bangu, o vento forte derrubou árvores. Em frente ao número 131, um oiti caiu sobre um carro e os Bombeiros tiveram de retirar o motorista.

 

- Ventou muito, a raiz saiu inteira - contou a dona-de-casa Alessandra de Assis.

 

Na Rua Júlio Cesar, também em Bangu, um poste caiu, arrebentando fios da rede elétrica e de telefonia. Outro poste caiu na Auto-Estrada Grajaú-Jacarepaguá, deixando a pista parcialmente bloqueada nas proximi$do Morro do Encontro.

 

Em Nova Iguaçu, choveu granizo no Bairro Califórnia. A Rua Reverendo João Musch, que dá acesso ao Baixo Iguaçu, região que concentra um grande número de bares e restaurantes, ficou alagada.

 

- A rua encheu e ninguém conseguia passar. Além disso, um fio de telefonia também arrebentou. Ficamos praticamente ilhados - disse a estudante de veterinária Lucinéia Godoy.

 

Também choveu e ventou forte em Belford Roxo. Em Caxias, a chuva atingiu bairros na divisa do município com Petrópolis. Até 19h, a Defesa Civil dos municípios ainda não havia registrado casos graves.

10_CVC_capa_cristo.jpg

Link to comment
Share on other sites

O temporal de ontem foi violento mesmo, conforme relato do Breno. Em Inhaúma não foi diferente, com muitos raios, trovões, ventos e chuva fortes. Mas não notei queda de granizo, embora Inhaúma seja um bairro vizinho da Abolição, onde mora o Breno. Coisas do Rio... A máxima de ontem em Inhaúma foi de 37,1º e a mínima de 21,0º, na hora da chuva. Nesse momento o sol surge por entre as nuvens, com forte mormaço. Vamos ver se se confirmam as previsões, observando as próximas horas. Há chance de uma ZCAS se instalar mesmo, vamos ver... Só espero que esse padrão climático do verão atual não prejudique o bom andamento do inverno. É bom lembrar que a La Niña está a todo vapor e a TSM do Pacífico Equatorial tem caído rapidamente, e as chances de bloqueios atmosféricos a partir de Maio são cada vez mais reais. Em contrapartida, aumentam também as chances de recordes de frio no centro-sul...

Link to comment
Share on other sites

Ontem no início da noite também choveu forte em Vila Isabel. O total não deve ter sido muito elevado, pois no Grajaú ficou em 15 mm. Os ventos foram fortes e houve muitos raios e trovoada.

 

Hoje o céu está com muitos cirrus e cirrus estratos. Há inclusive um halo solar mau definido. Acho que o temporal até se repete hoje....

Link to comment
Share on other sites

O temporal de ontem foi violento mesmo, conforme relato do Breno. Em Inhaúma não foi diferente, com muitos raios, trovões, ventos e chuva fortes. Mas não notei queda de granizo, embora Inhaúma seja um bairro vizinho da Abolição, onde mora o Breno. Coisas do Rio... A máxima de ontem em Inhaúma foi de 37,1º e a mínima de 21,0º, na hora da chuva. Nesse momento o sol surge por entre as nuvens, com forte mormaço. Vamos ver se se confirmam as previsões, observando as próximas horas. Há chance de uma ZCAS se instalar mesmo, vamos ver... Só espero que esse padrão climático do verão atual não prejudique o bom andamento do inverno. É bom lembrar que a La Niña está a todo vapor e a TSM do Pacífico Equatorial tem caído rapidamente, e as chances de bloqueios atmosféricos a partir de Maio são cada vez mais reais. Em contrapartida, aumentam também as chances de recordes de frio no centro-sul...

 

Uma amiga minha que mora em Inhaúma também não viu granizo.Mas só uma pequena correção, Inhaúma não é bairro vizinho da Abolição, são próximos(cerca de 2-3km) mas tem Pilares no meio :lol:

Pelas últimas previsões, a chuvarada que estava previstada diminuiu muito, e inclusive foi mais uma vez adiada, pra quarta feira.Enquanto isso, o dia de hoje foi de mais sol e forte calor, com mínima de 25,8°C e máxima de 35,8°C por aqui.No momento ainda faz muito calor, 33,6°C.URA hoje: 91%/44%.

Link to comment
Share on other sites

Dia típico de verão hj em Maricá, mesmo próximo da praia. Venta pouco no momento, tempo limpo e abafado, ao contrário que disse ontem apenas ameaça de chuva por aqui, nenhuma gota d´agua. :evil:

 

Edit

Amanhã devo ir a Nova Fribugo ficar alguns dias, se der vou relatar o tempo de lá.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Choveu em pontos isolados no Rio no início da madrugada de hoje, especialmente na zona oeste, onde chegou a chover forte.Aqui na Abolição, zona norte, ventou forte com trovôes e relâmpagos mas não choveu, vejam os acumulados nas estações que registraram chuva: Santa Cruz e Anchieta 31mm, Sepetiba 30mm, Grota Funda(Recreio) 22mm, Guaratiba e Gericinó 18mm, Mendanha 11m, Vidigal e Campo Grande 8mm, Rocinha 7mm, Barra, Madureira e Tanque 5mm, Irajá e Bangu 4mm, Riocentro 3mm, Cidade de Deus e Itanhangá 2mm e Jardim Botânico e Penha 1mm.O dia de hoje é mais uma vez de sol e calor, a mínima foi de 26,1°C e no momento faz 34,9°C com 44% de URA.Apesar de muito sol, já são avistadas nuvens pesadas no horizonte.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.