Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo no Rio de Janeiro


rodolfo
 Share

Recommended Posts

  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O dia foi quente com muitos cirrus estratos no céu. Não houve nenhuma atividade convectiva visível hoje.

 

Pelo que vi no INPE ainda agora, a alta da Bolívia está muito deslocada para oeste, quase sobre o norte do Chile. Por outro lado, o vórtice ciclônico que estava sobre Minas Gerais, deslocou-se para o litoral do Nordeste. Se tudo isto se confirmar, é provável que alguma frente fria entre esta semana no estado. O que acham ?

Link to comment
Share on other sites

O dia foi quente com muitos cirrus estratos no céu. Não houve nenhuma atividade convectiva visível hoje.

 

Pelo que vi no INPE ainda agora, a alta da Bolívia está muito deslocada para oeste, quase sobre o norte do Chile. Por outro lado, o vórtice ciclônico que estava sobre Minas Gerais, deslocou-se para o litoral do Nordeste. Se tudo isto se confirmar, é provável que alguma frente fria entre esta semana no estado. O que acham ?

 

É exatamente o previsto!Há previsão de chegada de uma frente fria esta semana, embora ainda esteja muito duvidosa sua data(tem desde amanhã de noite até sábado de tarde, um absurdo), além de parecer muito desorganizada, não chegando a fechar totalmente o tempo nenhum dia.

Enquanto isso, o domingo foi de sol e calor com muitos cirrus.Aqui na Abolição, a temperatura variou de 25,8°C até 35,1°C e a URA de 40 a 79%.

Link to comment
Share on other sites

Praticamente depois de eu postar a mensagem, ás 17h pra ser mais exato, o temporal chegou na Abolição.Com muitos raios e trovões, choveu muito forte, embora tenha sido muito rápido, apenas 10 minutos de temporal e mais 5 de chuva fraca, acumulando 12mm, sendo 11mm em apenas 10 minutos(taxa de chuva de 66mm/h) e derrubando a temperatura de 30,9°C pra 24,8°C e aumentando a URA de 57% pra 94%.No momento já faz até sol, embora ainda com muitas nuvens e ainda é possível ouvir trovões distantes, ao mesmo tempo que ocorre um belo arco íris.Faz 25,0°C com 87% de URA.

Link to comment
Share on other sites

Ontem finalmente choveu em NF, agora o tempo esta parcialmente nublado com instabilidades e vento moderado em algumas partes, porém acho que deve chover durante a tarde. No momento temperatura por volta dos 21°C. Desde que vim para Nova Friburgo, o tempo seco permaneceu, abafado, porém sempre vindo com instabilidades e trazendo nuvens de chuva ao final da tarde, sem precipitação. Parece que hj deve chover mais tarde aqui de novo.

Link to comment
Share on other sites

Bem, choveu fraco ontem à noite em Inhaúma, com alguns relâmpagos e trovões. Hoje temos um dia de céu parcialmente nublado e abafamento desde as primeiras horas da manhã. Por enquanto nada de chuva, mas vamos observar as próximas horas. Mínima de 23,8º em Inhaúma hoje, e no Maracanã nesse momento, temperatura na casa dos 30,31º.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, o que vocês acham da seqüência de cinco meses de índice PDO negativo? Particulamente, acho que a La Niña vem forte esse ano, ao contrário do ano passado, em que ficamos da neutralidade. Se essa tendência se confirmar nos próximos três meses, e tudo indica que vai, podemos ter um inverno mais rigoroso esse ano, caracterizado pela entrada de massas polares significativas. Vale lembrar que no ano passado, embora estivéssemos na neutralidade, tivemos uma massa polar moderada a forte em Julho. O mesmo aconteceu em setembro de 2006. Portanto, seria bem plausível a tendência de inverno forte em 2008...

Link to comment
Share on other sites

Pois eh fica a torcida,..mas fevereiro ate agora ta bem fraco,..nem muito quente nem frio, janeiro eh que tivemos uma amplitudes manerias,

 

Amplitudes maneiras? Desculpe aí, mas agora não entendi o que vc quis dizer. Grande diferença entre a mínima e a máxima? Grande diferença entre dias mais quentes e dias mais frios?

Link to comment
Share on other sites

A Vila Militar está sendo um dos "pólos chuvosos" da cidade do Rio de Janeiro neste verão, em janeiro choveu 187,6 mm (maior que o volume acumulado nas estações do Alerta Rio mais próximas) e agora em fevereiro somente até ontem já tinha 245,2 mm (mais que todas as estações do Alerta Rio), a Vila Militar foi atingida com mais força pelas mais intensas chuvas convectivas, a partir do outono isto certamente muda e nenhuma estação vai bater o Sumaré.

 

Em janeiro o Sumaré teve o maior volume total por causa de chuvas orográficas na segunda metade do mês, até o meio de janeiro o Sumaré estava menos chuvoso que a maior parte do subúrbio, agora em fevereiro ainda não tivemos chuva convectiva e o Sumaré está muito longe da "liderança".

 

Ontem mesmo aqui só teve uma chuvinha e na maior parte da cidade não foi grande coisa, mas o eixo Anchieta-Vila Militar teve chuva pesada, e não foi a primeira vez que isto aconteceu este ano.

Link to comment
Share on other sites

Verdade Loepa, moro a uns 2km da estação da vila em Guadalupe e tem chovido bastante por aqui nos ultimos dias. Na noite do eclipse lunar choveu forte por cerca de uma hora e meia aqui e fiquei bobo ao ver a reporter no arpoador dizer que por lá haiam caido alguns pingos dágua somente.

Ontem choveu durante toda a tarde e noite só parando na madrugada de hoje, por volta das 17hs a chuva foi bem intensa

Link to comment
Share on other sites

Verdade Loepa, moro a uns 2km da estação da vila em Guadalupe e tem chovido bastante por aqui nos ultimos dias. Na noite do eclipse lunar choveu forte por cerca de uma hora e meia aqui e fiquei bobo ao ver a reporter no arpoador dizer que por lá haiam caido alguns pingos dágua somente.

Ontem choveu durante toda a tarde e noite só parando na madrugada de hoje, por volta das 17hs a chuva foi bem intensa

Link to comment
Share on other sites

Verdade Loepa, moro a uns 2km da estação da vila em Guadalupe e tem chovido bastante por aqui nos ultimos dias. Na noite do eclipse lunar choveu forte por cerca de uma hora e meia aqui e fiquei bobo ao ver a reporter no arpoador dizer que por lá haiam caido alguns pingos dágua somente.

Ontem choveu durante toda a tarde e noite só parando na madrugada de hoje, por volta das 17hs a chuva foi bem intensa

 

Ontem choveu 55,2 mm na Vila Militar com 43 mm em apenas 1 hora, e no dia 10 de fevereiro choveu 52 mm em 1 hora com rajada de vento máxima de 117km/h, ano passado o local registrou a mínima da cidade com 8,4 graus (a mínima no Alto da Boa Vista ficou entre 9 e 10 graus), a estação revelou que esta região da cidade tem bons extremos, ainda bem que foi mantida após os jogos Pan Americanos, infelizmente as estações do Engenho de Dentro, Maracanã, Escola Naval e Lagoa tiveram um destino diferente e foram desativadas.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Vila Isabel houve apenas uma pancada de chuva ontem no início da noite que durou uns dois minutos e só. Amanheceu chuviscando. Na parte da manhã de hoje voltou a chover de forma esparsa.

 

Pude observar que na Floresta da Tijuca pode ter chovido forte na parte da manhã. Me surpreende haver acumulado apenas 4 mm na torre da GEORIO no Sumaré, pois era visível o temporal que desabou por lá, com CBs encimando o maciço.

Link to comment
Share on other sites

Este verão está sendo marcado por uma maior participação das chuvas convectivas. Este tipo de chuva possui uma qualidade inferior, pois sua distribuição espacial é muito irregular. Tendem a se concentrar no setor norte da cidade, mais quante, uma vez que são resultado de fatores termodinâmicos, atingindo também a baixada Fluminense, já influenciada pela serra do Mar. Sendo assim alguns bairros são persistentemente regados, enquanto outros, mesmo na Zona Norte, não recebem tanta água.

 

As chuvas frontais são mais homogêneas espacialmente, mais persistentes e de melhor qualidade. Acabam por permitirem um melhor aproveitamento ecológico da água.

 

Hoje estive no reflorestamento e tenho a impressão de que bastam uns dois dias de sol forte e calor e aquilo tudo já estará seco novamente.

Link to comment
Share on other sites

Caro Breno, Raphael e Leonardo Oliveira,

Fui muito burro em não ter trocado no meu Termo Higrômetro (igual do Breno) e ter confiado na pilha recém carregada e achado q meu termometro tinha pifado :oops: :oops: :machado:

Mas o mais estranho é que eu tinha tentado com outras pilhas da casa (AAA) e nada! :-k

O que importa que ele esta funcionando perfeitamente, pois comprei uma pilha panasonic nova e parece q ele consome um pouco de pilha mesmo. Será :?: E minha pilha carregável (sei lá o motivo) não funciona nele.

No momento 24°C e 79% de UR. :D em Maricá.

Parece q uma nova frente fria deve chegar hj no Sul e pode trazer instabilidades para o estado na próxima semana?

Link to comment
Share on other sites

Após 8 dias afastado devido à maldita dengue(sinceramente não desejo esta doença para ninguém), estou de volta, nos dias que estive doente o tempo andou muito instável com chuvas muito localizadas e pesadas em alguns pontos e momentos, nas últimas 96 horas por exemplo as 3 estações mais próximas de minha casa tem acumulados muito variados, desde Madureira com 55mm, passando por Piedade com 28mm até Cachambi com apenas 9mm, aqui na Abolição o acumulado em 4 dias é de 38mm e no mês de 179mm(Madureira 187mm, Piedade 148mm e Cachambi 126mm), em toda a cidade as diferenças estão muito grandes, desde 79mm no Vidigal e 82mm no Jardim Botânico e Itanhangá(abaixo da média) até 247mm em Anchieta e 233mm no Mendanha(muito acima da média), hoje ainda não choveu e não deve mais chover, o sol aparece forte com poucas nuvens e faz 30,2°C com 48% de URA.

Link to comment
Share on other sites

Caro Breno, Raphael e Leonardo Oliveira,

Fui muito burro em não ter trocado no meu Termo Higrômetro (igual do Breno) e ter confiado na pilha recém carregada e achado q meu termometro tinha pifado :oops: :oops: :machado:

Mas o mais estranho é que eu tinha tentado com outras pilhas da casa (AAA) e nada! :-k

O que importa que ele esta funcionando perfeitamente, pois comprei uma pilha panasonic nova e parece q ele consome um pouco de pilha mesmo. Será :?: E minha pilha carregável (sei lá o motivo) não funciona nele.

No momento 24°C e 79% de UR. :D em Maricá.

Parece q uma nova frente fria deve chegar hj no Sul e pode trazer instabilidades para o estado na próxima semana?

 

Que coisa, hein, Rafael??? Mistérios do mundo eletrônico, hehehehe...

Link to comment
Share on other sites

Após 8 dias afastado devido à maldita dengue(sinceramente não desejo esta doença para ninguém), estou de volta, nos dias que estive doente o tempo andou muito instável com chuvas muito localizadas e pesadas em alguns pontos e momentos, nas últimas 96 horas por exemplo as 3 estações mais próximas de minha casa tem acumulados muito variados, desde Madureira com 55mm, passando por Piedade com 28mm até Cachambi com apenas 9mm, aqui na Abolição o acumulado em 4 dias é de 38mm e no mês de 179mm(Madureira 187mm, Piedade 148mm e Cachambi 126mm), em toda a cidade as diferenças estão muito grandes, desde 79mm no Vidigal e 82mm no Jardim Botânico e Itanhangá(abaixo da média) até 247mm em Anchieta e 233mm no Mendanha(muito acima da média), hoje ainda não choveu e não deve mais chover, o sol aparece forte com poucas nuvens e faz 30,2°C com 48% de URA.

 

 

Rapaz, não sabia disso, não... Melhoras pra você. Esse doença é terrível mesmo. Essa região entre Abolição, Pilares, Inhaúma e Del Castilho é uma das que estão mais infestadas pelo Aedes Aegypt, segundo a Secretaria de Saúde. Muita chuva e logo depois, calor. Tempero perfeito pro mosquito. Bem, no tocante ao clima, mínima de 22,5º em Inhaúma nesta madrugada, mais agradável. Agora faz uns 30º aqui no Maracanã, com sol e algumas nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Joguei a toalha..

 

Pois é Raphael.. Depois de 2 dias funcionando ele apagou de novo. Agora ele acende apenas se eu deixar meu dedo pressionado no botão °C/°F e aparece a umidade e a temp. :roll: :?

Vou ver se compro outro. Alguem tem sugestão de uma marca boa na BrazilHooby? Obs.: Min/max, com UR entre 45 e 55 reais.

Gostaria que a assistencia técnica fosse no Rio. :idea:

Se alguem tiver uma idéia me envie uma MP, pf.

Link to comment
Share on other sites

Após 8 dias afastado devido à maldita dengue(sinceramente não desejo esta doença para ninguém), estou de volta, nos dias que estive doente o tempo andou muito instável com chuvas muito localizadas e pesadas em alguns pontos e momentos, nas últimas 96 horas por exemplo as 3 estações mais próximas de minha casa tem acumulados muito variados, desde Madureira com 55mm, passando por Piedade com 28mm até Cachambi com apenas 9mm, aqui na Abolição o acumulado em 4 dias é de 38mm e no mês de 179mm(Madureira 187mm, Piedade 148mm e Cachambi 126mm), em toda a cidade as diferenças estão muito grandes, desde 79mm no Vidigal e 82mm no Jardim Botânico e Itanhangá(abaixo da média) até 247mm em Anchieta e 233mm no Mendanha(muito acima da média), hoje ainda não choveu e não deve mais chover, o sol aparece forte com poucas nuvens e faz 30,2°C com 48% de URA.

O pior (na verdade melhor) é que sobra conscientização. Na TV, jornais, rádio, anuncios nas ruas falando sobre o que deve se fazer contra esse maldito mosquito, etc.. Me lembro que peguei essa doença em 2002, quando houve o pior surto (se não me engano), na história do RJ. Nessa época morava em Botafogo e eu me interessava pouco por metereologia como hj. :)

Melhoras.

Link to comment
Share on other sites

Após 8 dias afastado devido à maldita dengue(sinceramente não desejo esta doença para ninguém), estou de volta, nos dias que estive doente o tempo andou muito instável com chuvas muito localizadas e pesadas em alguns pontos e momentos, nas últimas 96 horas por exemplo as 3 estações mais próximas de minha casa tem acumulados muito variados, desde Madureira com 55mm, passando por Piedade com 28mm até Cachambi com apenas 9mm, aqui na Abolição o acumulado em 4 dias é de 38mm e no mês de 179mm(Madureira 187mm, Piedade 148mm e Cachambi 126mm), em toda a cidade as diferenças estão muito grandes, desde 79mm no Vidigal e 82mm no Jardim Botânico e Itanhangá(abaixo da média) até 247mm em Anchieta e 233mm no Mendanha(muito acima da média), hoje ainda não choveu e não deve mais chover, o sol aparece forte com poucas nuvens e faz 30,2°C com 48% de URA.

O pior (na verdade melhor) é que sobra conscientização. Na TV, jornais, rádio, anuncios nas ruas falando sobre o que deve se fazer contra esse maldito mosquito, etc.. Me lembro que peguei essa doença em 2002, quando houve o pior surto (se não me engano), na história do RJ. Nessa época morava em Botafogo e eu me interessava pouco por metereologia como hj. :)

Melhoras.

 

Realmente chega até a encher o saco o excesso de orientações veiculadas pela mídia, agora falta consicentização por parte do povo muito ignorante de nosso país que ignora as recomendações graças ao famoso "jeitinho brasileiro" de que só acontecerá com o vizinho, nunca consigo mesmo.Uma pena.Ah, gostaria de agradecer as melhoras dadas por parte do Raphael e do Rafael.

Voltando ao tempo, o dia de hoje é de mais sol no Rio, mas dessa vez com muitos cirrus no céu.Não chega a fazer calor, com 30,5°C no momento.

Link to comment
Share on other sites

Fevereiro foi mais um mês nublado e ameno com muitos dias registrando chuva, na maior parte da cidade choveu acima da média com exceção de uma área na zona sul, aqui em casa foram 18 dias com precipitação apreciável (2/3 do mês), contando os dias com precipitação inapreciável provavelmente passaria dos 20 (mas agora eu só considero os dias com precipitação apreciável pois a inapreciável muitas vezes passa despercebida principalmente se ocorrer na madrugada) a temperatura ficou novamente abaixo da média.

 

No dia 10 choveu forte com intensa atividade elétrica e rajadas de vento mas por pouco tempo aqui, por isso o volume de chuva do dia não foi grande.

 

Entre os dias 28 e janeiro e 10 de fevereiro choveu todos os dias aqui em casa (14 dias seguidos), e na Vila Militar choveu em todos os dias entre 25 de janeiro e 12 de fevereiro (19 dias seguidos, coisa de Vietnã), ainda na Vila Militar entre os dias 17 de janeiro e 12 de fevereiro (27 dias) só NÃO choveu um dia (24 de jan), mais tarde coloco os dados mensais da Vl Militar e Niterói no outro tópico.

 

 

*Meus dados de mínima a seguir:

 

 

Dia - Mín

01 - 22,1ºC - Chuva

02 - 22,9ºC - Chuva, trovoada

03 - 22,3ºC - Chuva

04 - 21,6ºC - Chuva

05 - 21,8ºC - Chuva

06 - 22,1ºC - Chuva

07 - 22,0ºC - Chuva

08 - 21,2ºC - Chuva

09 - 23,1ºC - Chuvisco

10 - 20,5ºC - Chuva, trovoada

11 - 24,4ºC

12 - 25,9ºC

13 - 25,8ºC

14 - 26,1ºC - Chuva, trovoada

15 - 25,2ºC

16 - 25,6ºC

17 - 25,4ºC

18 - 24,1ºC - Chuva

19 - 23,1ºC - Chuva

20 - 23,4ºC

21 - 23,3ºC - Chuva, trovoada

22 - 25,9ºC

23 - 25,5ºC

24 - 23,8ºC - Chuva

25 - 23,0ºC - Chuva

26 - 23,2ºC - Chuva

27 - 22,9ºC - Chuva

28 - 23,2ºC

29 - 22,2ºC

 

 

 

Média - 23,5ºC (estimo que num fevereiro normal fique entre 24,5 e 25,5 graus)

 

* Dados meramente ilustrativos, tomados em casa de forma amadora e sem possibilidade de seguir as recomendações da OMM.

 

Também ressalto que esta época do ano é a de maior incidência solar perto do meu sensor de temperatura por toda a tarde, e isto influencia a mínima também, pois a parede fica muito aquecida depois de uma tarde toda sol e re-irradia calor à noite para o sensor, então sem dúvidas os valores mais altos são especialmente exagerados, nos dias chuvosos a mínima é bem mais confiável.

Link to comment
Share on other sites

Fevereiro seguiu o ritmo de janeiro e terminou com temperatura abaixo da média aqui no Rio.O mês também chamou a atenção pela grande quantidade de nuvens(em 8 dias o sol não apareceu, nos demais que apareceu esteve sempre acompanhado de nebulosidade) e pela grande incidência de convecção(raios, trovões e/ou relâmpagos), ocorrendo o fenômeno em 13 dias(contra 3 de fevereiro de 2007 e 10 em fevereiro de 2006).A surpresa do mês ficou por conta da rápida queda de granizo durante um temporal no anoitecer do dia 10, em que choveu 28mm em apenas 20 minutos.As 5 maiores máximas foram de 37,7°C(2), 36,1°C(10), 35,8°C(11), 35,6°C(14) e 35,3°C(13).As 5 menores máximas foram de 24,8°C(6), 25,0°C(3), 27,0°C(4), 28,0°C(5) e 28,3°C(26).As 5 menores mínimas foram de 22,0°C(5), 22,2°C(4 e 7), 22,6°C(6), 22,9°C(3 e 29) e 23,2°C(1).Já as 5 maiores mínimas foram de 27,4°C(14), 26,2°C(13), 26,1°C(12), 25,8°C(11, 15 e 17) e 25,7°C(16).A média(amadora) simples foi de 28,0°C(-0,6°C abaixo da média simples de Bangu 61-90), a média das máximas foi de 31,9°C(-1,9°C abaixo de Bangu) e a média das mínimas de 24,1°C(+0,7°C acima).A precipitação total foi de 179mm(75mm acima da média), tendo chovido nos dias 3(26mm), 4(33mm), 6(8mm), 8(9mm), 10(28mm), 18(7mm), 19(12mm), 20(13mm), 22(5mm), 24(20mm), 26(10mm) e 27(8mm).A URA máxima foi de 96%(4 e 8)e a mínima de 39%(12).A média da URA foi de 72%, sendo a média da URA máxima de 91% e da mínima de 54%.

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia de sol, calor e baixa umidade no Rio.Aqui na Abolição, zona norte, a temperatura ontem variou entre 26,2°C e 34,9°C e a URA entre 78% e 32%, a menor desde que comprei o termo-higrometro(em 19 de janeiro).Já hoje, a temperatura subiu um pouco, variando de 26,9°C a 35,3°C e a URA entre 73% e 37%.No momento ainda faz 31,7°C com 44% de URA.A previsão pros próximos dias é uma incógnita, tem desde o Global prevendo muita chuva e temperatura amena a partir de quinta até o ETA prevendo a manutenção do tempo quente e seco por muitos dias.

Link to comment
Share on other sites

o breno, loepa, etc me da uma boa noticia ae merrmão hehehe,..

 

hj os graficos aqui subiram com tudeo hehe qdo vamos ter mais um refrsco igual ao de (20,21,22,23) janeiro,..

 

dificil eim,...janeiro foi alarme falso brother,..

 

Refresco? Já estou cansado de refresco fora de hora (janeiro, fevereiro...) para mim bem que podia ficar assim ou mais quente até o final de abril... :twisted:

 

E a chuva? O gramado perto do meu trabalho está mais parecendo uma selva depois um período tão longo de chuvas regulares (e sem cortes, rs), difícil até acreditar que estava todo ressecado em setembro do ano passado, se tiver estiagem em algum momento deste ano vai ter muito combustível para queimada, a vegetação está exuberante depois das chuvas.

 

Mas, falando de previsão, ela está bem complicada para os próximos dias como já informou o Breno, eu estou acreditando mais em um aumento de umidade (com volta das pancadas de chuva ainda esta semana, de forma isolada) mas sem grande queda de temperatura por enquanto, uma pequena queda de temperatura deve acompanhar o aumento de umidade e nebulosidade nos próximos dias, mas não como em janeiro.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.