Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo no Rio de Janeiro


rodolfo
 Share

Recommended Posts

Voltei no final da tarde de hoje da Região dos Lagos, no domingo fiquei em Búzios e nos demais dias em Rio das Ostras(acabei não indo em Arraial do Cabo), em todos os dias fez bastante sol com algumas poucas nuvens, no domingo houve bastante cirrus que não chegaram a ocultar o sol e ontem o tempo fechou no fim da tarde e chegou a trovejar mas não choveu, as máximas variaram entre 29 e 32°C exceto hoje que fez mais calor, quando saí lá ás 15h30 de Rio das Ostras já fazia cerca de 33-34°C mas sempre com muito vento, característico desta região do Estado, já as mínimas ficaram entre 22 e 24°C, tempo perfeito pra muita praia, após essas agradáveis temperaturas me deparei com muito calor ao chegar no Rio ás 18h10, no momento já passa das nove da noite e ainda faz

31,6°C aqui na Abolição, no subúrbio, com céu praticamente limpo;Nos próximos dias o tempo deve seguir com muito sol e calor mas parece que a partir do dia 20 teremos umn bom período de muita chuva e temperaturas amenas.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Ontem à tarde caiu uma rápida pancada de chuva em Vila Isabel. Houve algumas trovoadas. No Grajaú acumulou cerca de 10mm.

Saudades do Grajaú, apesar dos problemas do bairro como a violencia..

Em relação a seca, aqui continua. Chegou a garoar no início da manhã, o climatempo indica chuva para região dos lagos, pelo menos é o que vi ontem.

Parece que dia 16 ou 17 caiu granizo na linha expressa e Ponte Rio-Niterói, me confirmem por favor.

Tenho aqui em Maricá, no meu quarto ~31.5°C.

Link to comment
Share on other sites

Ontem à tarde caiu uma rápida pancada de chuva em Vila Isabel. Houve algumas trovoadas. No Grajaú acumulou cerca de 10mm.

Saudades do Grajaú, apesar dos problemas do bairro como a violencia..

Em relação a seca, aqui continua. Chegou a garoar no início da manhã, o climatempo indica chuva para região dos lagos, pelo menos é o que vi ontem.

Parece que dia 16 ou 17 caiu granizo na linha expressa e Ponte Rio-Niterói, me confirmem por favor.

Tenho aqui em Maricá, no meu quarto ~31.5°C.

Link to comment
Share on other sites

Ontem, máxima de 38,4º e mínima de 25,0º em Inhaúma. A mínima de hoje foi 24,5º, mas não creio que a máxima tenha subido tanto. Vamos ver se a previsão de chuva e queda de temperatura se confirma, entre amanhã e domingo... Alguém já tem alguma informação sobre as tendências pro inverno? Não tô conseguindo encontrar esse material na internet... Sabem como é, todo verão eu fico doido pra que chegue o inverno, minha estação preferida...

Link to comment
Share on other sites

O dia de hoje começou nublado por nuvens altas e médias e gotejos esparsos, parecia que ia ser um dia relativamente ameno, ás 9h quando acordei fazia apenas 25,6°C, mas por volta das 11h o céu começou a limpar e no início da tarde já fazia sol, embora com algumas nuvens e a temperatura subiu rapidamente, atingindo até 34,9°C aqui no bairro da Abolição.No momento o fim de noite é de céu parcialmente nublado e está muito abafado, 30,1°C!

Mudando de assunto, não sei se já viram, mas as previsões para a próxima semana impressionam, o modelo Global assola o Rio com temporal praticamente contínuo por cerca de 3 dias(do dia 23 ao 27), antecedido de chuvas já bem significativas nos dias 20 e 21.O ETA, que tem menor alcance(até dia 23 só), prevê muita chuva no fim do domingo e na segunda.A Somar prevê 275MM ATÉ DIA 28, a Climatempo 207mm também até dia 28.Podemos levar essas previsões á sério?

Link to comment
Share on other sites

Chove forte na região da Tijuca e na zona sul da cidade.Na Geo-Rio, já choveu 32mm em 45 minutos na estação Tijuca, sendo 14mm em apenas 15 minutos, um temporal.Na zona sul chove forte em Laranjeiras, com 22mm em meia hora, na Urca, com 15mm em meia hora(9mm em 15 minutos), em Copacabana, 9mm em 15 minutos e no Jardim Botânico, 6mm em 15 minutos.Na zona norte além da Tijuca, chove no Sumaré(15mm em meia hora, sendo 12mm em 15 minutos), Grajaú(chuva moderada, 4mm em 15 min) e aqui pertinho de casa, no Cachambi(5mm em meia hora) e Piedade(3mm em 15 min), enquanto que aqui na Abolição, a pouco mais de 2km dessas duas estação NÃO CAI UMA GOTA SEQUER, embora esteja trovejando muito.A temperatura caiu pra 32,6°, após máxima de 37,9°C e a URA aumentou pra 62%.

Link to comment
Share on other sites

Na última atualização da Geo-Rio a chuva aumentou ainda mais na Tijuca, com 15mm em 15 minutos totalizando 47mm em 1 hora, chuva muito forte mesmo!Na zona sul diminuiu um pouco mas ainda chove bem, Laranjeiras teve 9mm em 15 minutos, com 33mm em 1 hora.Na Urca, 7mm em 15 minutos e 23mm em 45 minutos.Em Santa Teresa e Copacabana 5mm em 15 minutos, com 16 e 17mm em 1 hora respectivamente.

Link to comment
Share on other sites

Choveu granizo hoje na zona sul do Rio.Houve queda de gelo nos bairros do Flamengo, Botafogo, Humaitá, Laranjeiras e Copacabana.O fato não ocorria desde 1998, pelo menos.Esta é a terceira vez em apenas uma semana que algum ponto do Rio tem queda de granizo.Dia 17, houve granizo no bairro de Sulacap, na Zona Oeste: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI2245103-EI8139,00.html Já no dia 15, ocorreu em Niterói, na Região Metropolitana.Será que amanhã terá em outro bairro.Há previsões de temporais.Aqui na Abolição, só choveu fraco hoje, com 2mm.

Link to comment
Share on other sites

Também houve chuva de granizo na Tijuca, onde também não ocorria desde 1998.A noite aqui na Abolição é nublada, com alguns raios e trovões distantes, na direção da Ilha do Governador, onde realmente está chovendo de forma moderada.Hoje as temperaturas por aqui variaram de 25,9°C até 37,9°C e a URA de 40% a 85%.No momento 27,8°C e 82%.

Link to comment
Share on other sites

Chegou hoje meu termo-higrômetro novo e por tanto a partir de hoje passarei a informar também a URA mínima e máxima.No momento faz 36,8°C com 40% de URA aqui no bairro da AboliçãO.o sol aparece com algumas nuvens.

Poderia me informar a marca e o modelo?

:oops:

Obrigado,

 

http://www.brasilhobby.com.br/descricao.asp?CodProd=I03923

 

O dia de hoje é de muito sol, com nuvens altas/médias e vento Sul/Sudoeste, o que pode acabar repelindo temporais.Porém, ainda dá previsão de temporais.No momento 35,6°C e 52%.

Link to comment
Share on other sites

Enfim chove significativamente por aqui.Há cerca de 1 hora e meia chove com moderada intensidade aqui no bairro da Abolição, já acumulando 9mm.No extremo norte da cidade e Baixada choveu bem forte agora pouco, com 38mm em 1 hora em Anchieta, sendo 25mm em meia hora!No momento faz 25,1°C e 93% de URA.A máxima hoje atingiu 36,2°C e a menor URA foi de 47%.

Link to comment
Share on other sites

Choveu entre moderado e fraco por toda a madrugada e primeira metade da manhã, causando bons acumulados por toda a cidade.Aqui na Abolição, subúrbio, tenho 37mm desde a noite de ontem, sendo 28mm no dia de hoje.Vejam os acumulados nas estações da Geo-Rio, nas últimas 24 horas(sendo que quase tudo caiu nas últimas 12 horas):Sumaré 117mm, Rocinha 75mm, Jardim Botânico 70mm, Vidigal 68mm, Tijuca 63mm, Ilha 61mm, Anchieta e Grota funda 60mm, Laranjeiras 57mm, Sepetiba e Santa Teresa 54mm, Copacabana 51mm, Urca 50mm, Guaratiba 48mm, São Cristóvão 47mm, Bangu e Itanhangá 46mm, Saúde 45mm, Mendanha 43mm, Santa Cruz e Cachambi 41mm, Riocentro e Barra 40mm, Grajaú 39mm, Penha e Madureira 35mm, Campo Grande 32mm, Irajá 29mm, Piedade 28mm, Tanque 27mm e Cidade de Deus 25mm.

Link to comment
Share on other sites

O que será que aconteceu com o nosso amigo Ronald? Será que desistiu do BAZ? É uma pena!

Valeu.

 

Fala Ricardo!!!

Sempre que posso, apareço. Mas a verdade é que ando realmente sem tempo, minha vida tem sido uma correria só.... mas são coisas da vida e da idade. hehehe

Continua indo para o Itatiaia?

Hoje, esfriou bastante!!!!

Tenho 19,4°C com chuva fraca.

 

Abração,

Link to comment
Share on other sites

O dia de hoje foi com temperaturas típicas de Maio em pleno Janeiro!Aqui na Abolição, zona norte, a máxima foi de 26,2°C no início da madrugada(durante o dia não passou de 25°C) e a mínima foi de 20,3°C por volta das 19h.Choveu continuamente por todo o dia quase sem trégua, de fraca intensidade com momentos de chuva moderada.A URA variou de 68% até 97%.O total acumulado no dia de hoje foi de 36mm, uma chuva muito boa.A previsão é ainda de bastante chuva pros próximos dias, inclusive com uma intensificação na quarta e no fim de semana.No momento a chuva deu uma trégua mas o céu ainda está totalmente nublado e faz 20,7°C, essa é umas das raras ocasiões em que está sendo possível sentir um friozinho em pleno verão carioca!

Link to comment
Share on other sites

O que será que aconteceu com o nosso amigo Ronald? Será que desistiu do BAZ? É uma pena!

Valeu.

 

Fala Ricardo!!!

Sempre que posso, apareço. Mas a verdade é que ando realmente sem tempo, minha vida tem sido uma correria só.... mas são coisas da vida e da idade. hehehe

Continua indo para o Itatiaia?

Hoje, esfriou bastante!!!!

Tenho 19,4°C com chuva fraca.

 

Abração,

 

Fala ae meu amigo!!!

Eu também quase não acesso mais o Fórum, muito trabalho! Agora como estou de férias, arrumei um tempinho...rs.

Continuo indo pra Itatiaia, na verdade, estou quase me mudando pra lá... estou aguardando transferência do trabalho para Resende, tá quase saindo... torça por mim! rs.

Um grande abraço.

Link to comment
Share on other sites

O que será que aconteceu com o nosso amigo Ronald? Será que desistiu do BAZ? É uma pena!

Valeu.

 

Fala Ricardo!!!

Sempre que posso, apareço. Mas a verdade é que ando realmente sem tempo, minha vida tem sido uma correria só.... mas são coisas da vida e da idade. hehehe

Continua indo para o Itatiaia?

Hoje, esfriou bastante!!!!

Tenho 19,4°C com chuva fraca.

 

Abração,

 

Fala ae meu amigo!!!

Eu também quase não acesso mais o Fórum, muito trabalho! Agora como estou de férias, arrumei um tempinho...rs.

Continuo indo pra Itatiaia, na verdade, estou quase me mudando pra lá... estou aguardando transferência do trabalho para Resende, tá quase saindo... torça por mim! rs.

Um grande abraço.

 

Beleza!!!

Antes de se mudar de vez, vamos combinar uma choppada com a galera!!!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia nublado e com temperatura muito baixa para a época.Por volta das 5h30 da madrugada caiu uma pancada de chuva moderada aqui em meu bairro, acumulando 6mm e durando cerca de meia hora.O resto do dia foi ainda todo nublado mas só com garoa, agora de noite que veio uma chuva fraca, totalizando 10mm no dia, aqui no bairro da Abolição, zona norte, a máxima foi de 25,2°C, a mínima de 20,0°C e no momento faz 20,2°C e URA de 92%(variou de 61% até 93%).Hoje no aeroporto de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, fez apenas 16°C de mínima, uma marca impressionante para janeiro(em mais de 5 anos acompanhando o tempo NUNCA vi uma temperatura dessas no verão!), no Alto da Boa Vista fez 16,6°C, na Geo-Rio de Guaratiba 18,0°C, nos aeroportos do Galeão, Santos Dumont e Jacarepaguá 19°C, na Geo-Rio de São Cristóvão 19,2°C e no Campo dos Afonsos 20°C.

Link to comment
Share on other sites

O que será que aconteceu com o nosso amigo Ronald? Será que desistiu do BAZ? É uma pena!

Valeu.

 

Fala Ricardo!!!

Sempre que posso, apareço. Mas a verdade é que ando realmente sem tempo, minha vida tem sido uma correria só.... mas são coisas da vida e da idade. hehehe

Continua indo para o Itatiaia?

Hoje, esfriou bastante!!!!

Tenho 19,4°C com chuva fraca.

 

Abração,

 

Fala ae meu amigo!!!

Eu também quase não acesso mais o Fórum, muito trabalho! Agora como estou de férias, arrumei um tempinho...rs.

Continuo indo pra Itatiaia, na verdade, estou quase me mudando pra lá... estou aguardando transferência do trabalho para Resende, tá quase saindo... torça por mim! rs.

Um grande abraço.

 

Beleza!!!

Antes de se mudar de vez, vamos combinar uma choppada com a galera!!!

 

Abraços,

 

Valeu então meu amigo, a choppada tá garantida!!!

Abração.

Link to comment
Share on other sites

Repetindo o que o Breno disse, poucas vezes eu vi essas marcas de temperatura em pleno alto verão no Rio. Ontem, mínima de 19,6º e máx. de 25,9º. Hoje, mínima de 19,5º, todos os registros em Inhaúma. Sendo que, com o ventinho de sul batendo, ontem à noite foi possível sentir, sob uma temperatura de 19-20º, a sensação de uns 17-18º. É outono em pleno Janeiro. Também concordo que há possibilidade de se repetir o padrão do ano passado, já que após o mesmo período de chuva, instalou-se uma estiagem insuportável, com temperaturas altíssimas, como todos devem lembrar. Mas o que me chama mais atenção é a baixa temperatura. Claro que padrões desse tipo não são novidade no verão carioca, principalmente em janeiro, mas não me lembro de ter visto marcas tão baixas. Será que a La Niña já influencia o padrão atmosférico? Alguns dizem que ela deve se intensificar esse ano. Agora faz 22º no Maracanã, bem agradável.

Link to comment
Share on other sites

Assim como ontem, o dia de hoje ainda foi com muita nebulosidade mas com aberturas de sol e sem chuva.A temperatura subiu, atingindo 30,0°C hoje aqui na Abolição, com mínima de 23,4°C.No momento o céu é nublado, faz 27,4°C e a URA é de 66%(a mesma variou de 52% a 88% hoje).Há previsão de chegada de novas instabilidades amanhã, trazendo muita chuva especialmente no domingo e na segunda, mas mantendo o tempo instável por toda a próxima semana.

Link to comment
Share on other sites

Diferentemente de ontem, hoje o sol não apareceu por nenhum momento.A manhã foi nublada, culminando em uma pancada moderada de chuva por volta de 11h30, durando pouco menos de 1 hora e acumulando 5mm.Depois, por volta das 14h45 novamente choveu moderado, com 2mm em 15 minutos, e mais uma vez ás 17h30 uma nova pancada moderada durou vinte minutos e acumulou 2mm, sendo seguida por chuviscos que duram até agora.O total do dia é de 11mm e faz 21,7°C com URA de 93%.A máxima não passou de 26,1°C e a mínima ocorre agora.

Link to comment
Share on other sites

Hj o dia foi de chuva. Durante a manhã garou o tempo inteiro, fiquei na praia em Maricá para ver se conseguia fotografar algum fenomeno metereológico, o mar esta muito agitado, porém não tem carecterística ainda de ressaca. Durante a tarde a chuva se intensificou e caiu muita água. Neste momento (noite) chove fraco.

Tenho no meu termometro de madeira 20°C.

Link to comment
Share on other sites

Ao contrário do Ronald, eu simplesmente estou adorando esse inverno fora de época.Nada como matar as saudades do friozinho em pleno alto verão carioca!Também vem em muito boa hora as significativas chuvas de hoje.Em quase toda a cidade os acumulados de hoje passam dos 20mm, como aqui na Abolição, zona norte, onde tenho 25mm acumulados hoje(mês em 122mm).A chuva tem caído com intensidade entre moderada e fraca, sendo que no momento apenas chuvisca e faz 20,0°C, após a mínima atingir 19,3°C ÁS SETE E MEIA DA NOITE! :shock: A previsão pra amanhã é de mais chuva e frio. :D

Link to comment
Share on other sites

Ontem choveu a partir das 15 horas em Vila Isabel. Começou como garoa e intensificou-se, não tendo passado de moderada. A pressão está caindo, passando de 1012 hPa ontem para 1007 hPa agora de manhã. Será a intensificação do ciclone ? Há previsão de chuva forte para hoje e amanhã. Será mesmo ? Estou duvidando.

 

Ronald, a chuva é muito importante para a vegetação e conseqüêntemente para a reposição dos recursos hídricos. Sei que muita gente fica meio deprimida com este tempo cinzento, mas se olharmos pelo lado positivo, veremos a importância deste episódios de chuva prolongada para repor a água no solo. O incrível que nem é tanta chuva assim.....

Link to comment
Share on other sites

Também duvido que volte a chover forte no Rio.Neste momento faz até sol, dentre muitas nuvens e 27,2°C, bem acima do previsto.A mínima da madrugada foi de 20,5°C.Chegou a chover fraco na madrugada e início da manhã, acumulando mais 6mm(31mm em 24 horas).Espero que chova bastante e esfrie ainda mais, mas não parece, já que os radares não indicam nenhuma chuva a caminho, ao contrário das previsões que indicam muita chuva esta tarde, noite e nos próximos dias.O Carnaval pelo visto começará com chuva e "frio".

Link to comment
Share on other sites

Também estou gostando muito do 'invernico' de Janeiro aqui no Rio. Afinal, não é sempre que temos temperaturas tão agradáveis nesta época. Só lamento um pouco pela chuva que, embora necessária, causa certos transtornos. Mas nem vou reclamar muito, já que se mantiver a tendência, é possível que aquela conhecida seca se estabeleça a partir de fevereiro. Então, é melhor ficar com chuva mesmo... Ontem à noite também atingi uma mínima bem interessante em Inhaúma, 19,0º, com chuva e vento. Hoje, a mínima foi de 20,5º igual a do Breno. Agora à tarde, aqui no Maracanã, céu nublado e mormaço, com temperatura na casa dos 27º.

Link to comment
Share on other sites

Também estou gostando muito do 'invernico' de Janeiro aqui no Rio. Afinal, não é sempre que temos temperaturas tão agradáveis nesta época. Só lamento um pouco pela chuva que, embora necessária, causa certos transtornos. Mas nem vou reclamar muito, já que se mantiver a tendência, é possível que aquela conhecida seca se estabeleça a partir de fevereiro. Então, é melhor ficar com chuva mesmo... Ontem à noite também atingi uma mínima bem interessante em Inhaúma, 19,0º, com chuva e vento. Hoje, a mínima foi de 20,5º igual a do Breno. Agora à tarde, aqui no Maracanã, céu nublado e mormaço, com temperatura na casa dos 27º.

Link to comment
Share on other sites

Gosto desse tempo tb., mas esta muito bom para ser verdade. Estou pessimista. Nos últimos anos o inverno fora de época ocorre em outono, deixando o inverno a desejar.

Porém o que ocorre é que além disso, esse episódio de chuva acima da média no 1° bimestre tem acontecido nos últimos anos tb. e depois desses eventos severos geralmente uma forte massa de ar seco e quente bloqueia a entrada de frente fria, ocasionando a estiagem, como a que ocorreu no ano passado, deixando o estado em alerta com 32 dias sem chuvas. Mesmo assim o global acoplado indica chuva para o mês de fevereiro tb.

O que será do nosso outono/inverno?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.