Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - OUTUBRO 2009


Marcos
 Share

Recommended Posts

Buenas!

 

Que coisa, hein? POA com a menor média de vento. Se no oeste é mais quente, pelo menos tem um bom vento. Aqui temos o calorão com o ar parado. A propósito, foi o que tivemos hoje à tarde, e vai piorar no final de semana. POA nem sempre tem o calorão da fronteira, mas compensa pela falta de vento durante o dia. Em compensação o vento leste começa a soprar com força até moderada a partir das 17 h.

 

máxima registrada em Cascavel na estação meteorológica foi de 32,6

Ganhei! Tive 32,7° de máxima! 8-)

 

Abraços calorosos!

 

NA TRAAAAAAVEE!!!! :lol: :lol: :lol:... INMET registrou 32.6°C e uma rádio acusou 33.2°C em uma tarde assim ao No-N-Ne...

 

2a5hkxy.jpg23r4cuu.jpg

 

Em cálculos homéricos elas passaram à +/- 20-25Km daqui... Queria ter um "fusquinha" para ir bem embaixo delas e fotografar :lol: :lol: :lol:

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 414
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Por que só se faz mapa do RS?

 

Carlos, poste os dados do sul e SP para eles comporem um mapa com mais estados. Que tal, meus amigos?

 

Outros mapas seriam interessantes também, mas em termos climáticos talvez o RS seja o estado mais interessante de se acompanhar no Brasil, porque nele dá pra se vê basicamente quase todos os elementos que influênciam no clima, claramente percebe-se a influência marítma, continental, altitude, relevo, e é o estado mais próximo do clima temperado (pela latitude) que se tem no país e automaticamente apresentando grande gradiente de temperatura, tanto num só mês como num único dia dá para perceber esses elementos, mas SC/PR/SP/MS também são legais de se ver. Os estados do norte deve ser um tédio total uhauha tipo, Roraima, Amazonas..

Link to comment
Share on other sites

EXTRAPOLOU!!! 27,0°C AGORA COM 31%!

 

TÁ QUENTE, MUITO QUENTE.

 

Ctba, 16h: 23.9ºC, tempo quente, seco e com muito sol! :mrgreen: :mrgreen:

Portanto não é a toa que digo que a dinâmica da cidade é outra!

 

Quem acompanhou as rodadas do GFS nos últimos dias entende porque Ctba foi a última a esquentar. O ar mais quente começou a entrar vindo do Centro-Oeste do BR via Chaco, ou seja, o oeste da Região Sul já estava quente e o ar quente se alastrou por todo o sul, mas ainda ficava uma linguinha de frio (cor verde no Wunderground, enquanto o resto do BR, Prata e etc já estvam vermelhos, he he he) proveniente da MP no oceano que pegava só Ctba e arredores até hoje... Amanhã, a língua se vai e aí esqueça! Vamos colar em 30oC!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

"Médias de ventoSSSS":

 

Vou passar acompanhar as rajadas máximas e a melhor média de vento entre as cidades da ponta de cima da tabela, e claro, comparar com Soledade. :mrgreen:

- São Joaquim SC (Aut/Inmet) :

- São José dos Ausentes RS :

- Vacaria RS :

- Canguçu RS :

- Jaguarão RS :

- Bagé RS :

- Canela RS :

- Santana do Livramento RS :

- General Carneiro PR :

- Caçapava do Sul RS :

- Curitibanos SC :

- Lagoa Vermelha RS :

- Caçador SC :

- Caxias do Sul RS :

- Major Vieira SC :

- Campos do Jordão SP (Conv/Inmet) :

- Monte Verde MG :

- Soledade RS :

- Inacio Martins PR :

- Maria da Fé MG :

 

Dia 16/07/2009, rajada máxima em km/h e melhor média de vento:

- São Joaquim SC (Aut/Inmet) :50,7/ 23,4

- São José dos Ausentes RS :61,2/ 40,3

- Vacaria RS :46/ 26,2

- Canguçu RS :33,1/ 17,6

- Jaguarão RS :32,7/ 18

- Bagé RS :23,7/ 14,7

- Canela RS :46,4 / 28

- Soledade RS :47,5/ 32,7

Rajada mais forte: Ausentes, seguido de São Joaquim

Melhor Média: Ausentes, seguido de Soledade

 

quote="Paulo Henrique"]Dia 17 de Julho, rajada máxima e melhor média em km/h:

- São Joaquim SC :45,7/ 24,4

- São José dos Ausentes RS :60,1/ 37,4

- Vacaria RS :34,9/ 22,3

- Canguçu RS :45/ 23,7

- Jaguarão RS :41/ 24,4

- Bagé RS :32,7/ 20,1

- Canela RS : 33,1/ 19,4

- Soledade RS : 23,7/ 14,4

Maior rajada, Ausentes, seguido de São Joaquim

Melhor média Ausentes, seguido de Jaguarão e São Joaquim.

OBS: Soledade tomou uma tunda hehehe,mas como diz o Ronaldo de vez em quando quirera para os pintos

 

Média das rajadas , nas primeiras colocadas na média, listadas pelo Carlos :

Dia 01 de setembro:

Canguçu 38,7 km/h

Mostardas 30,7 km/h

Soledade 29,1 km/h

Ausentes 28,8 km/h

 

 

Dia 02:

Ausentes 55,6 km/h

Soledade 53,4 km/h

Canguçu 37,9 km/h

Mostardas 23,4 km/h

 

Monitoramento das rajadas de vento, dia 03 de setembro.

Média de rajadas:

Soledade 36,5 km/h

SJ Ausentes 34,5 km/h( que na minha opinião é a cidade mais fria do BR em sensação térmica).

Canguçu 30,4 km/h

Mostardas 24,8 km/h

 

Rajada máxima:

Soledade 61,9 km/h

SJ Ausentes 55,4 km/h

Canguçu 51,8 km/h

Mostardas 39,9 km/h[/b]

 

Vento dia 04 de setembro:

Rajada máxima:

Mostardas 58,3 km/h

Canguçu 53,2 km/h

Soledade 52,2 km/h

SJ Ausentes 46,4 km/h

 

Média das rajadas:

Canguçu 33,8 km/h

Mostardas 33,4 km/h

SJ Ausentes 32,4 km/h

Soledade 31,3 km/h

Imaginem se existisse vento em Soledade,observem os dados dos 4 dias de setembro,minha cidade rivalizando com uma no litoral, outra na metade sul muito próxima ao litoral sul,e outra a 1240m de altitude, quase encostada no litoral norte, todas gigantes em termos de vento,e ainda vem alguém dizer que os dados daqui são inexistentes, fracos...É de rir :lol: :lol: :lol: :lol:

 

Vento dia 04 de setembro:

Rajada máxima:

Mostardas 58,3 km/h

Canguçu 53,2 km/h

Soledade 52,2 km/h

SJ Ausentes 46,4 km/h

 

Média das rajadas:

Canguçu 33,8 km/h

Mostardas 33,4 km/h

SJ Ausentes 32,4 km/h

Soledade 31,3 km/h

Imaginem se existisse vento em Soledade,observem os dados dos 4 dias de setembro,minha cidade rivalizando com uma no litoral, outra na metade sul muito próxima ao litoral sul,e outra a 1240m de altitude, quase encostada no litoral norte, todas gigantes em termos de vento,e ainda vem alguém dizer que os dados daqui são inexistentes, fracos...É de rir :lol: :lol: :lol: :lol:

 

PHP, realmente chama a atenção o vento em tua cidade...

 

já passei várias vezes por aí e noto a diferença de vento com minha cidade...

 

Mas o que explica tanta diferença? Praticamente não tive vento aqui...

 

Onde estão instalados os anemômetros? Digo, a que altitude??

Tocaio os dados são oficiais do Inmet da estação automática, que fica a 667m de altitude, inclusive abaixo da média da cidade que é de 720m, chegando a 744m, perto do trevo principal. :D

 

Olha a tunda de novo hoje na gigante Vacaria, enquanto lá a rajada máxima foi de 30 KM/H, aqui foi de 50,4 KM/H :twisted:

 

Mas, PHP, desde quando Vacaria é grande no quesito vento?

 

Qualquer mapa eólico põe Vacaria como bem ventosa. Aliás, toda a região dos Campos de Cima da Serra é classificada como bem ventosa.

 

Por isso que eu sempre comparo as duas cidades. ;)

 

Creio que isso tenha relação com a Depressão Central. É o que ocorre em Santa Maria: o aquecimento da região com vento N provoca expansão do ar, que fica confinado na região em função da configuração do relevo à volta e "escapa" para outras áreas ao se expandir abrindo espaço para que mais ar quente entre. A localidade na borda do Planalto deve sofrer esse mesmo evento por ocasião da drenagem de ar quente para a área baixa. Creio que é isso que explica o vento em Santa Maria e, de quebra, o vento nas áreas da borda do Planalto.

 

Outro ponto pode ser o vento em altitude. Com o jato de baixos níveis as regiões mais elevadas sofrem mais com o vento que traz calor. Erechim tem a mesma situação. O pessoal de lá diz que venta muito na cidade nesses dias quentes.

 

Abraços dinâmicos!

 

Muito, muito interessante a opinião. O interessante é que, no centro do estado, o primeiro obstáculo natural que existe depois do pampa é justamente a serra do Botucaraí, onde se localiza Soledade.

 

O vento vaga pela depressão central livremente e chega nessa serra bem vistoso.

 

Detalhe:

 

Comparem as rajadas das cidades do interior do RS. no "olhômetro", Soledade tem média acima dos 12m/s. e Vacaria 7 m/s; É só hoje, claro, mas isso é muito relevante, pois as condições do tempo está homogênea nestas localidades.

 

 

 

TÁ BOOOOMMM..

 

picture4dw.png

 

Bueno, sabendo de Soledade, Vacaria e toda esta ventosidade aí... 9.2Km/h no Vale dos Dinossauros??????

 

Em Tempo: Paulo Henrique e amigos, perdão por recortar/colar idéias de vocês... Mas não "guentei" :lol:!!! Com todas essas médias reportadas por vocês e eu tenho que "dar fé" à um "pograma"... A inversão do "r" não foi proposital 8-)

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Já começou o inferno: estava 24,2° às 9:15 e agora está 31,5° com 55%. Isso que é horário de verão. Fosse o horário normal e seriam mais de 31° às 10:40. É dose.

 

Cirrus e vento OSO a 5,0 km/h, mas predomina o vento NO. Vou aos 35°. :(

 

Marcos, estou em POA agora.

 

Uma coisa tu tens que admitir: aqui faz um calorzinho bem gostoso :)

Link to comment
Share on other sites

Os dois últimos dias de Outubro e os 5 primeiros de novembro têm tudo para ser a semana mais quente da primavera climática.

 

Se depender do GFS, esquenta ainda mais depois do feriado, com o detalhe da UR estar mais alta (índices de calor de 45oC vão ser comuns) e esfria para o outor final de semana, seguindo assim até a metade do mês. Ou seja, uma semana de verão clássico, voltando ao padrão abaixo da normal da primavera climática logo em seguida...

Link to comment
Share on other sites

Já chegou a 33 aqui em POA. Acho que a máxima vai bater nos 35 hoje ainda!

 

Gostaria de ver um comentário do Marcos subindo lomba a pé hoje!

 

E é La Pasiva, com um "s" apenas. Ponto de encontro do BAZ-POA! 8-)

Graças a Deus não preciso mais subir a rua para o Colégio Americano, vindo da Protásio Alves. É algo como subir 5 ou 6 andares numa lomba. Show de horror!!!

 

Dose hoje está a umidade. Tenho terríveis 34,0° com 49%!! P.o. em 21,7°. Venta de NO a 10,3 km/h. Já faz 34,4° na Sertório! Minha mínima ficou em 19,1°.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Qual a máxima prevista para Poa hoje na ZH (Somar) e no Correio ?

Na Zero Hora a máxima prevista para POA é de 32°. Já estava isso ao meio-dia. No Correio do Povo (http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=115&Numero=30&Caderno=0&Noticia=49378) a previsão é de 36°. A Zero Hora tem "mania" de corrigir a previsão do dia seguinte para o dia da publicação. E agora ainda erraram feio a máxima.

 

Agora torro com 34,5° e ainda 49%. P.o. em 22,2° e vento NO a 11,4 km/h. Hoje está dose.

 

Abraços tórridos!

 

p.s.: só coloquei essa reposta acima porque o Alexandre me pagou por baixo do pano para responder à pergunta dele! :D

Link to comment
Share on other sites

Hj será o dia mais quente do ano em Canela. A maior marca do ano e o recorde da automática do INMET é 29,7C.

 

Na minha casa já tenho 31,1C, porém possuo um passive radiation shield que registra 1,5C (em média) a mais em dias de sol á pino como hj. A partir de março/2010 este problema estará solucionado com a aquisição do FARS da Davis.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

33,1° Aqui no PR, a altitude ainda salva muitas cidades :roll: Estou com dó das partes mais baixas do RS :lol:

 

Aqui a sensação é de "forno" com um "agradável" vento morno de No-N... :( :lol:

 

b6530w.jpg

:lol: :lol: :lol:

 

Atualização das 15:00h (14:00h): Segundo SBSM - 36°C; 1007 hPa; 29% de URA e Vento na ordem de 9.2Km/h; INMET registrando (Aut.) 35.5°C; 33% de URA; 1007 hPa e vento na ordem de 9.7Km/h com indicativo de rajada em 26.6Km/h...

 

Mafili, veja só... Segundo o INMET, o vento "em si" diminuiu mas a rajada aumentou... :lol: :lol:

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

picture2df.png

 

Registrei na estação meteorológica a máxima de 34,9° C. Foi a mais alta já registrada pela estação. A umidade relativa do ar também surpreendeu: DESPENCOU para 21% as 14h52m. O vento foi muito fraco hoje o que contribui para o abafamento do ar.

Agora, as 16h28 faz 33,8° C.

34,3° a máxima aqui :D

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Em Santa Maria nosso pico foi de 36.5°C... Na última atualização, segundo INMET, 34.5; 38%; 1006 hPa e vento pífio na ordem de 3.9Km/h com indicativo de rajada em 17.6Km/h; SBSM - 34°C; 39%; 1006 hPa e vento na ordem de 9.2Km/h... Até o vento dos ventiladores foi morno hoje... Para ter-se uma idéia, o HD do meu "tratorzinho" que trabalha entre 40°C e 55°C, hoje não baixou de 60°C. Isso com um ventilador em cima dele e a CPU só o esqueleto :lol:...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

A estação de Itaquiraí/MS está dando tilt. Vejam as máximas de lá e das redondezas ontem e hoje:

Itaquiraí: 39,5°/40,5°C

Juti: 32,5°/33,3°C

Amambaí: 32,5°/33,5°C

Icaraima/PR: 30,8°/31,5°C

 

Muuuito estranho.

Por aqui, acho q a maior marca do estado. Máxima de 34,8°C. A maior do mês. Com pouquissimas nuvens. Máximas pelos aeroportos da redondeza:

Pirassununga 31°C Muitas nuvens

Ribeirão Preto 31°C Muitas nuvens

Link to comment
Share on other sites

O mapa do Lucas mostra claramente como POA consegue pegar todo o calor do oeste em ondas de calor. Já no inverno não pega o frio....

 

O calorzinho gostoso de hj deve proporcionar uma noite ainda mais prazeirosa, pois nublou com cirrus.

POA é fod*, MUITO fod*!! É exatamente isso: temos o calor do interior e frio do litoral. O interior tem o calor e o frio do interior, o litoral tem o calor e o frio do litoral. Nós somos o antípoda do que sonha um baziano gaúcho.

 

Pelo menos os cirrus não pioraram a máxima. Ainda assim atingi tenebrosos 35,1°! Tenho que ver, mas essa máxima está entre as maiores do ano, talvez entre as 3 ou 5 maiores. Pior ainda foi a umidade: não baixou dos 44% e passou a tarde rondando os 48%/50%.

 

Estou dando aula para uma aluna paulistana. Coitada: ela acho HORRÍVEL o calor daqui. Avisei que essa semana ia piorar. E piorou.

 

Agora faz 27,3° com 61%. Vou comer um churrasquinho. 8-)

 

Abraços gaudérios!

Link to comment
Share on other sites

O que está pintando para os próximos dias me anima bastante, neste final de semana o sol aparece a as máximas finalmente alcançam as médias de outubro, durante a semana que vem podemos até ter alguns dias de verão clássico (máximas ao redor ou ligeiramente acima de 35 graus nos bairros mais quentes), mas o melhor de tudo é: incrivelmente existe a chance de passarmos até UMA SEMANA SEM CHUVA na cidade ou em boa parte dela :D:D , o que já seria radicalmente diferente do padrão de novembro de 2008 (quando praticamente choveu do início ao fim do mês) e de outubro de 2009 (quando tirando a primeira semana também choveu praticamente todo dia), finalmente a primavera começa a der uma guinada. Após os primeiros dias do mês aumentam as chances de pancadas de chuva, mas seria mais algo do tipo "chuva de verão", ou seja, trovoadas isoladas.

 

Dias como hoje com sol, nebulosidade variável, vento fresco e máximas de 25 a 28 graus são muito agradáveis, mas já está na hora de fazer um calorzinho, será bem vindo, só na hora de dormir que não mas nada é perfeito.

 

Na Argentina recordes de calor (em pontos isolados até para todos os meses) foram aproximados ou quebrados em algumas cidades hoje, Tucuman teve 44 graus pelo segundo dia seguido (La Rioja até passou disso) e Catamarca levou o troféu com 45 graus, em Buenos Aires a máxima foi à meia-noite com 33 graus em Ezeiza e 30 no aeroparque, certamente entre as mais altas da história para o horário, especialmente em Ezeiza. Em parte da Região Sul do Brasil fez um calorzinho também.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Agora, (....) o vetusto jargão é uma lição, quando reza que "um erro não justifica outro".

 

"Vetusto'??? :lol: :lol: :lol:

 

PUTZ, tiveste aula de "eloquencia" :lol:...

 

ELOQUENTE: Entenda-se "eloquência" como a arte ou capacidade de exprimir idéias facilmente (...)

:ugeek:

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

A previsão veiculada na ZH tem a característica de ser sempre um tanto conservadora, tanto nas máximas quanto nas mínimas. É difícil, quando se tem 6 estações, definir qual seria a base. Acho que a máxima tem que ser o ponto mais alto de calor em um ponto de alguma relevância da cidade. No caso, marcou 36 graus em um ponto bem movimentado e populoso da cidade. Então, acabo por entender que a previsão foi bem correta, sim. Eu não posso ler que estará 36 graus de máxima em todos os pontos da cidade em que eu estiver. Seria loucura isso.

 

Maffili: POA não é frio porque é igual a Uruguaiana? Uruguaiana é frio pra caramba, bem mais que POA. Alguns bazianos entendem que frio é ter baixas temperaturas também no verão. Pra mim, frio é no inverno. Acredito que por termos as estações bem definidas, acabamos determinando um conceito diferente aqui no sul. Para uma cidade ser considerada muito fria por mim, basta que ela seja gelada no inverno climático e nada mais. O verão pouco ou nada diz do frio de uma cidade no inverno. Aliás, Uruguaiana detém a maior amplitude térmica anual do Brasil. Não tem pra ela! 8-)

 

Fosse assim, teria que dizer que Curitiba é fria no verão. Não é verdade, apenas tem um clima mais ameno que quase todo o sul do Brasil durante este período. É uma cidade muito favorecida quando chega o calorão. Aliás, o Marcos deveria mandar curriculum para a UFPR! :D

Link to comment
Share on other sites

Fosse assim, teria que dizer que Curitiba é fria no verão. Não é verdade, apenas tem um clima mais ameno que quase todo o sul do Brasil durante este período. É uma cidade muito favorecida quando chega o calorão. Aliás, o Marcos deveria mandar curriculum para a UFPR! :D

Comecei a suar em Curitiba vou para a UFMI (Universidade Federal do Morro da Igreja). Ela não existe, mas eu serei seu fundador. Serei reitor, professor, aluno, segurança, faxineiro... tudo ao mesmo tempo. :D

 

Voltando à realidade, agora tenho 24,9° com 62% e não há um ventinho!! Noite muito quente! Agora, quem quiser pegar um ar fresco em POA terá de levantar às 6 h. Esse sábado será um genocídio de tão quente.

 

Abraços suados (não pense coisa errada, hein? É apenas efeito do calor).

Link to comment
Share on other sites

Aqui o dia começou até agradável ainda, mínima de 16,1°C no Simepar e 18,2°C aqui em casa. Mas a temperatura só vai subir daqui pra frente..

 

200910310641.png

 

Foi enorme o gradiente térmico em poucos km's hoje. Em Toledo com mínima de 15 e Cascavel 20 em apenas 24km (distância entre as 2 estações).

 

E hoje está ainda mais quente do que ontem. Dá uma olhada no comparativo:

ONTEM 10h35:

T = 26,9° C / V = NE 8,2km/h / URA = 42%

HOJE 10h35:

T = 28,8° C / V = ENE 7,6km/h / URA = 47%

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Buenas!

 

Saludos y Suerte!

 

Xonófobo, muito prazer. :mrgreen: :lol:

 

:lol: :lol: :lol:

 

Em Santa Maria, segundo INMET (Aut.) - 34.2°C; 38% de URA; 1010 hPa e vento na ordem de 8.6Km/h com indicativo de rajada em 18.3Km/h... SBSM: 35ºC; 32%; vento na ordem de 5,5Km/h e 1010 hPa...

 

Aqui DÊ-LE VENTO MORNO DOS VENTILADORES... :cry:

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Que beleza! Minha máxima saiu no Correio do Povo: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=115&Numero=31&Caderno=0&Noticia=49833 . Um abraço pro Alexandre!! :D

 

Pelo menos a temperatura caiu nessa noite. Foi a única mínima do mês em 20. Tive 21,5°. Pela manhã estava bem nublado com cirrus e até autoestratus, mas agora o sol começa a "pegar". Estava 26,2° às 10:15. Disparo agora e tenho 31,5° com 50%. Pressão em 1009,9 mb e vento de NO a 8,5 km/h.

 

A praia está cheia.

Link to comment
Share on other sites

Enquanto São Joaquim tem um dos dias mais quentes do ano (28,6 na Climaterra e 27,4 no Inmet, última observação) aqui na capital fluminense o tempo está completamente diferente do previsto, o sol até apareceu pela manhã mas agora o céu está competamente nublado e a temperatura não passa de 24 graus, até começou a chuviscar, pelo jeito o calor ainda vai demorar, muita nebulosidade sobre o leste de MG, ES (onde em algumas cidades nos últimos 4 dias ocorreu o mais importante evento pluviométrico da primavera no Brasil, mas como tudo que acontece por lá não recebeu a devida a atenção) e grande parte do RJ.

 

PS1: 30 minutos depois o céu já apresenta várias aberturas aqui, tempo 1000% indeciso...

 

PS2: O SMN traz algumas máximass escaldantes para o dia de ontem no norte Argentina, Tucuman com 44,6 graus pode ter superado o recorde absoluto de todos os meses (44,2), La Rioja fritou com 45,4 graus e Catamarca teria atingido 47 graus (foi o que vi na parte "estadisticas" do prognóstico), o mais impressionatne é que o recorde de outubro na última normal de Catamarca não chegou nos 43 graus.

 

PS3: Climaterra com 30,1 :shock: , direto da página do Ronaldo, se estiver certo com certeza é maior do ano, talvez dos últimos anos.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.