Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Tópico Único - Condições do Tempo em Setembro


Ronald
 Share

Recommended Posts

  • Replies 767
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Marcos! Na verdade ganhamos de Santo Augusto, o que faz pensar que aquela região noroeste e alguns pontos mais baixos do norte perderam pra nós! hehe

 

E, para os lugares que perdemos, a diferença ficou bem pequena, por isso eu repito que não foi tão ruim assim! :D

 

Nossa média está baixa.. pode ficar ainda mais?

É verdade! Me afobei em sentar o p** na nossa mínima e não tinha visto a de Santo Augusto. Quando vim aqui corrigir, vi a tua mensagem, hehe.

 

Já respondendo e sem querer me intrometer, Paulo, fez 8,0° por lá. Isso mostra que o ar frio pegou com menos força a porção oeste da Região Sul, já que Santo Augusto fica a de 550 m de altitude.

 

Abraços duplos!

Link to comment
Share on other sites

Alguns modelos importantes, como é o caso do Inpe, continuam a indicar uma forte onda de frio para os primeiros dias de outubro, vale a pena acompanhar!

 

O americano coloca algum frio lá no início da segunda semana de outubro...

 

ALGUNS MODELOS ESTÃO INDICANDO UM OUTUBRO MUITO MAIS PARA FRIO....NÃO GOSTEI MUITO, POIS INDICA CHANCE ALTA DE GEADA FORA DE ÉPOCA!!

 

O QUE PREOCUPA É QUE O PADRÃO AMERICANO ESTÁ A PLENO VAPOR. A LONGO PRAZO JÁ ESTÁ INDICANDO A ENTRADA MAIS CEDO DO FRIO PARA O ANO QUE VEM, QUE NEM A AMÉRICA DO NORTE.....

Link to comment
Share on other sites

Alguns modelos importantes, como é o caso do Inpe, continuam a indicar uma forte onda de frio para os primeiros dias de outubro, vale a pena acompanhar!

 

O americano coloca algum frio lá no início da segunda semana de outubro...

 

ALGUNS MODELOS ESTÃO INDICANDO UM OUTUBRO MUITO MAIS PARA FRIO....NÃO GOSTEI MUITO, POIS INDICA CHANCE ALTA DE GEADA FORA DE ÉPOCA!!

 

O QUE PREOCUPA É QUE O PADRÃO AMERICANO ESTÁ A PLENO VAPOR. A LONGO PRAZO JÁ ESTÁ INDICANDO A ENTRADA MAIS CEDO DO FRIO PARA O ANO QUE VEM, QUE NEM A AMÉRICA DO NORTE.....

 

Pior é que é verdade. Minha irmã está em Toronto e pediu para que eu fizesse uma previsao de uma semana para ela e me surpreendi que ja ha chance de neve para aquela cidade na sexta! :shock:

Link to comment
Share on other sites

Alguns modelos importantes, como é o caso do Inpe, continuam a indicar uma forte onda de frio para os primeiros dias de outubro, vale a pena acompanhar!

 

O americano coloca algum frio lá no início da segunda semana de outubro...

 

ALGUNS MODELOS ESTÃO INDICANDO UM OUTUBRO MUITO MAIS PARA FRIO....NÃO GOSTEI MUITO, POIS INDICA CHANCE ALTA DE GEADA FORA DE ÉPOCA!!

 

O QUE PREOCUPA É QUE O PADRÃO AMERICANO ESTÁ A PLENO VAPOR. A LONGO PRAZO JÁ ESTÁ INDICANDO A ENTRADA MAIS CEDO DO FRIO PARA O ANO QUE VEM, QUE NEM A AMÉRICA DO NORTE.....

 

Pior é que é verdade. Minha irmã está em Toronto e pediu para que eu fizesse uma previsao de uma semana para ela e me surpreendi que ja ha chance de neve para aquela cidade na sexta! :shock:

 

Cara mas é incrivel,

É o que eu sempre falo.... foi só terminal o verão do calendário que começa a fazer frio na América do Norte e Europa!!!! Parece que alguem simplesmente aperta um interruptor! :shock:

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

[quote name="Ronaldo Coutinho do Prado

ALGUNS MODELOS ESTÃO INDICANDO UM OUTUBRO MUITO MAIS PARA FRIO....NÃO GOSTEI MUITO' date=' POIS INDICA CHANCE ALTA DE GEADA FORA DE ÉPOCA!!

 

O QUE PREOCUPA É QUE O PADRÃO AMERICANO ESTÁ A PLENO VAPOR. A LONGO PRAZO JÁ ESTÁ INDICANDO A ENTRADA MAIS CEDO DO FRIO PARA O ANO QUE VEM, QUE NEM A AMÉRICA DO NORTE.....[/quote]

 

 

Interessante isso Ronaldo, a SOI tanto tempo ngativa, El Niño se intensificando rapidamente, e o frio acabou vindo tardio para nós(me refiro ao período desde a 2ª quinzena de agosto até agora)!!!

Seria finalmente um período de PDO negativa??

 

Qunto ao frio vir mais cedo o ano que vem, é interessante notar que em 97, com forte El Niño em andamento tivemos um outono frio aqui em Curitiba!!!

Talvez o padrão se repita então!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O QUE PREOCUPA É QUE O PADRÃO AMERICANO ESTÁ A PLENO VAPOR. A LONGO PRAZO JÁ ESTÁ INDICANDO A ENTRADA MAIS CEDO DO FRIO PARA O ANO QUE VEM, QUE NEM A AMÉRICA DO NORTE.....

 

Tendência, pelo Longo Prazo, de calor mais forte durante a primavera, enquanto se vislumbra um verão ameno e curto.

Link to comment
Share on other sites

EL-NINO NEM SEMPRE QUER DIZER CHUVA EM EXCESSO OU CALOR. TEMOS DUAS MANCHAS DE ÁGUA QUENTE, A MAIS DE 4 ANOS, EM LOCAIS ANÔMALOS E UMA ÁREA GRANDE DE ÁGUA FRIA TAMBÉM EM LOCAL NÃO CONVENCIONAL. ALÉM DO QUE O ÍNDICO TAMBÉM ESTÁ BEM FRIO NA PARTE SUL. NÃO UMA RELAÇÃO PURAMENTE DIRETA, EL-NINO = MUITA CHUVA OU LA-NINA= SECA.

 

E POR ORA, O VERÃO TENDE A COMEÇAR CEDO E SER BEM QUENTE, PODE TERMINAR CEDO NO RS E SC.

Link to comment
Share on other sites

Alguns modelos importantes, como é o caso do Inpe, continuam a indicar uma forte onda de frio para os primeiros dias de outubro, vale a pena acompanhar!

 

O americano coloca algum frio lá no início da segunda semana de outubro...

 

ALGUNS MODELOS ESTÃO INDICANDO UM OUTUBRO MUITO MAIS PARA FRIO....NÃO GOSTEI MUITO, POIS INDICA CHANCE ALTA DE GEADA FORA DE ÉPOCA!!

 

O QUE PREOCUPA É QUE O PADRÃO AMERICANO ESTÁ A PLENO VAPOR. A LONGO PRAZO JÁ ESTÁ INDICANDO A ENTRADA MAIS CEDO DO FRIO PARA O ANO QUE VEM, QUE NEM A AMÉRICA DO NORTE.....

 

Pior é que é verdade. Minha irmã está em Toronto e pediu para que eu fizesse uma previsao de uma semana para ela e me surpreendi que ja ha chance de neve para aquela cidade na sexta! :shock:

 

Cara mas é incrivel,

É o que eu sempre falo.... foi só terminal o verão do calendário que começa a fazer frio na América do Norte e Europa!!!! Parece que alguem simplesmente aperta um interruptor! :shock:

Abraços,

 

Yellowstone National Park -7 °C Céu limpo 5:45 AM

Link to comment
Share on other sites

Mais sobre o parque mais antigo dos EUA, localizado no esquecido estado do Wyoming. 8)

 

Yellowstone's climate is one of cold winters and moderate summers. Most of the park is above 7,500 feet and the weather is unpredictable. Be prepared for changing temperatures, storms and emergencies.

 

Temperatures often range from zero to 20F(-20 to -5C) throughout the day. Sub-zero temperatures over-night are common. The record low temperature is -66F (-54C). Snowfall is highly variable. While the average is 150 inches per year, it is not uncommon for higher elevations to get twice that amount.

Link to comment
Share on other sites

EL-NINO NEM SEMPRE QUER DIZER CHUVA EM EXCESSO OU CALOR. TEMOS DUAS MANCHAS DE ÁGUA QUENTE, A MAIS DE 4 ANOS, EM LOCAIS ANÔMALOS E UMA ÁREA GRANDE DE ÁGUA FRIA TAMBÉM EM LOCAL NÃO CONVENCIONAL. ALÉM DO QUE O ÍNDICO TAMBÉM ESTÁ BEM FRIO NA PARTE SUL. NÃO UMA RELAÇÃO PURAMENTE DIRETA, EL-NINO = MUITA CHUVA OU LA-NINA= SECA.

 

E POR ORA, O VERÃO TENDE A COMEÇAR CEDO E SER BEM QUENTE, PODE TERMINAR CEDO NO RS E SC.

 

E são justamente estas manchas que têm bagunçado o clima do sul do Brasil! Em termos convencionais, o Pacífico "puxa" as outras variáveis, daí a habitual importância da PDO (por exemplo, se temos uma menina fraca ou média depois de vários meninos fortes não deverá ter frio significativo porque o atlântico deverá estar quente e o mesmo vale para o pacífico tropical, apesar do equatorial já ter esfriado; o oposto também é verdade, ou seja, um menino fraco ou médio depois de meninas fortes também não irá significar mais calor, porque as outras variáveis ainda deverão estar frias - como o Atlântico e o pacífico tropical).

 

PDO negativa signficaria portanto um período de maior predominância de meninas e com outras variáveis mais favoráveis ao frio no sul do Brasil, mesmo com meninos. Por outro lado, a PDO positiva significaria maior predominância de meninos e mesmo que tenhamos meninas, a tendência é por períodos mais quentes.

 

Como depois do evento menino de 2002 não tivemos mais a permanência clara e duradoura nem do menino nem da menina, a PDO ficou estagnada pouco acima de zero, sendo que as variações da SOI não tem contribuído para normalizar estas outras variáveis.

 

Bom, esta foi uma análise amadora, mas que pode ajudar a entender o porque das loucuras do período 2002-2006.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

 

Curitiba segue com tempo nublado e 12,7 graus no CIC.

Minha mínima foi de 8,8 graus no CIC e 9,3 no Boqueirão.

 

Hoje eu tive uma alucinaçao: por volta das 2h30-3h00, vi surgirem significativas manchas azuis no ceu. Dava até pra dizer que estava parcialmente nublado.

PS: Bettega, como chuvisqueia no teu bairro! Altas vezes ja vi voce falar em chuvisco fraco, com o chao rigorosamente seco por aqui! Claro que os 10 a 14 km de diferença leste-oeste nao tem nada a ver com isto... :lol: :wink:

Link to comment
Share on other sites

Gurizada,

 

Mérito da circulação marítima.

Pela Tempoagora 17:00

 

Curitiba: 12 graus

Caxias do Sul: 22 graus

Foz: 30 graus

 

São Joaquim: 18 graus (climaterra)

 

Boa diferença hein!!

 

Pelo satélite tem nuvens apenas por aí no norte de Santa Catarina. Em compensação, arranca os cabelos nas mínimas. hehe

 

Máxima hoje em Torres foi de 17 graus!

 

E o RS ganhou mais uma estação automática do INMET disponível no site! Uruguaiana!

Link to comment
Share on other sites

ESPERO ESTAR REDONDAMENTE ERRADO E QUE OS MODELOS TAMBÉM ESTEJAM "SURTANDO".

 

OLHA O AVISO QUE MANDEI HOJE...

 

O MODELO DO INPE ESTÁ INDICANDO, HÁ DUAS RODADAS, VIOLENTA ONDA DE FRIO ENTRE OS DIAS 5 A 9 DE OUTUBRO. SE CONFIRMAR A PROJEÇÃO DO INPE, PODEREMOS TER MÍNIMAS ENTRE -3/-7 EM TODAS AS REGIÕES DE PRODUÇÃO DE MAÇÃ EM SC, RS E SUDOESTE DO PR. PODERÁ SER A MAIOR ONDA DE FRIO JÁ REGISTRADA EM OUTUBRO, COM QUEBR DE RECORDES.

 

 

PELO EUROPEU, TAMBÉM VEM FRIO, MENOS INTENSO.

 

O AMERICANO ESTÁ INDICANDO, TAMBÉM MENOS INTENSO.

 

VAMOS MONITORAR.

 

QQUER NOVIDADE OUTRO AVISO SERÁ DADO.

 

RONALDO

 

 

SE CONFIRMAR SERÁ UM DESASTRE TOTAL PARA A AGRICULTURA DOS 3 ESTADOS DO SUL... :cry: :oops:

Link to comment
Share on other sites

O vento norte do continente está bem presente nas marcas do Ronaldo de hoje, esquentando até São Joaquim! Bettega, apenas dê um desconto aprox. de meio grau pelo fato de ser uma estação automática. Essa é a diferença para o manual.

 

Curitiba teve um dia de vento leste que favoreceu uma ascenção menor da temperatura, mas o interessante ficou por conta de que Torres conseguiu bater essa máxima, registrando 19 graus! Lá teve vento norte pela manhã o que fez com que a temperatura subisse, mas logo virou para leste e estancou.

 

Livramento também teve máxima de 19, mas já está nos 15 agora!

Link to comment
Share on other sites

O vento norte do continente está bem presente nas marcas do Ronaldo de hoje, esquentando até São Joaquim! Bettega, apenas dê um desconto aprox. de meio grau pelo fato de ser uma estação automática. Essa é a diferença para o manual.

 

Curitiba teve um dia de vento leste que favoreceu uma ascenção menor da temperatura, mas o interessante ficou por conta de que Torres conseguiu bater essa máxima, registrando 19 graus! Lá teve vento norte pela manhã o que fez com que a temperatura subisse, mas logo virou para leste e estancou.

 

Livramento também teve máxima de 19, mas já está nos 15 agora!

 

DEU 20,6ºC AQUI E 19,6ºC NA EPAGRI.

Link to comment
Share on other sites

Impressionate, muito impressionante a última rodada do INPE.

 

Pode vir a ser a onda polar mais gelada no mês de outubro em décadas! E a neve poderá ser a maior dos últimos 6 anos. Pode até não acontecer com este potencial, mas a tendência de frio intenso está sendo mantida rodada após rodada.

Link to comment
Share on other sites

Impressionate, muito impressionante a última rodada do INPE.

 

Pode vir a ser a onda polar mais gelada no mês de outubro em décadas! E a neve poderá ser a maior dos últimos 6 anos. Pode até não acontecer com este potencial, mas a tendência de frio intenso está sendo mantida rodada após rodada.

 

Eu estive elaborando algo com base em modelos numricos do Cptec, e cheguei à cabulosa marca de 5,5 a 15,5 em Curitiba, pro dia 8/10! :shock:

Link to comment
Share on other sites

Os modelos disponiveis no Cptec neste momento, parece que continentalizaram um pouquinho a coisa. Agora, é possivel que faça entre 5,0 e 16,0 em Curitiba no dia 8. Este tipo de temperatura em outubro, é uma vez na vida e outra vez na morte!

 

Pela rodada das 12Z pode encostar ou até mesmo fazer abaixo de zero para Curitiba. :shock: :shock:

Link to comment
Share on other sites

Os modelos disponiveis no Cptec neste momento, parece que continentalizaram um pouquinho a coisa. Agora, é possivel que faça entre 5,0 e 16,0 em Curitiba no dia 8. Este tipo de temperatura em outubro, é uma vez na vida e outra vez na morte!

 

Pela rodada das 12Z pode encostar ou até mesmo fazer abaixo de zero para Curitiba. :shock: :shock:

 

 

Pois é, é difícil de acreditar, não Caio!!! pelos dados disponíveis, a única vez que aconteceu isso em Curitiba no mês de Outubro, foram os incríveis -1.6ºC em 05/10/1970!!!

 

aliás, quase todos os recordes da primavera foram nesse incrível 1970:

 

Agosto: -5,2ºC -09/70

Setembro: -0,9ºC -02/70

Outubro: -1,6ºC -05/70

Novembro:-1,0ºC -23/70

Dezembro: 3,6ºC -15/72

 

Se vier uma temperatura perto de zero em Outubro, num ano como 2006, esse ano teria que entrar para a história como o ano das surpresas!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Os modelos ainda não entraram em acordo quanto ao desenvolvimento do jato polar. No entando, alguns indicativos já permitem as seguintes tendências:

 

- Uma intensa área de baixa pressão deverá se formar na planície do Chaco e "escorrer" em direção ao Prata. Todos os modelos indicam que esse sistema deverá produzir um intenso ciclone-extratropical no oceano.

 

- Ao passo que as instabilidades se desenvolvem no continente um anticiclone polar, sem jato pronunciado, aproxima-se com potencial de 1028mb no pacífico.

 

A partir dessas tendências o cenário ainda está bastante indefinido. Na minha opinião deve prevalecer a tendência do Inpe bem como o potencial apresentado na última rodada. Ou seja, forte onda polar a caminho do cone-sul com grande potencial de produzir uma geada ampla capaz de causar danos a agricultura, principalmente a fruticultura. Quanto a neve as chances já foram maiores, principalmente pelo extremo frio que o Inpe antes apresentava.

 

Seguimos monitorando.

Link to comment
Share on other sites

O GFS coloca para Porto Alegre um frio apenas úmido. Mínima em 850 por volta dos 3,5C e bastante precipitação. Aos poucos ele parece intensificar o frio. O cenário pode ficar bem interessante nos próximos dias, pois ainda está um pouco distante do evento mesmo.

 

Viram que o INMET acrescentou mais uma estação no RS? Agora é a vez do Alegrete: 20 graus por lá!

 

Já são 9 estações no RS, 2 em SC e 3 no PR. Tá na hora de ampliar lá também!

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

O GFS coloca para Porto Alegre um frio apenas úmido. Mínima em 850 por volta dos 3,5C e bastante precipitação. Aos poucos ele parece intensificar o frio. O cenário pode ficar bem interessante nos próximos dias, pois ainda está um pouco distante do evento mesmo.

 

Viram que o INMET acrescentou mais uma estação no RS? Agora é a vez do Alegrete: 20 graus por lá!

 

Já são 9 estações no RS, 2 em SC e 3 no PR. Tá na hora de ampliar lá também!

 

Sds!

 

E colocaram em Uruguaiana tambem! Sensacional para aqueles que frequentam a fronteira oeste gaucha assim como eu. Nesta semana passei pelas tres cidades: Alegrete, Uruguaiana e Livramento. Hoje depois do almoco sai da estancia do meu pai no municipio de Uruguaiana com 23C e cheguei em Livramento de tardezinha com 19C, bem mais fresquinho. A estacao de Livramento tem uma leve vantagem em relacao a de Uruguaiana e Alegrete, pois ela esta localizada num plato bem alto (328 metros) a oeste da cidade. A area urbana de Livramento varia entre 175 e 245 metros. A diferenca de temperatura que eu tenho aqui na janela do apto dos meus pais em Livramento em relacao a estacao, bem mais alta, eh de cerca de 1,5C mais alta. Neste momento eu tenho 17C aqui na janela do apto enquanto que a estacao lah em cima do morro jah tem 15,3C.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Impressionate, muito impressionante a última rodada do INPE.

 

Pode vir a ser a onda polar mais gelada no mês de outubro em décadas! E a neve poderá ser a maior dos últimos 6 anos. Pode até não acontecer com este potencial, mas a tendência de frio intenso está sendo mantida rodada após rodada.

 

É isso mesmo Caio???!!!! Tava dando tanta acumulação assim??? Por mais espetacular que possa ser ver acumular mais de 5cm de neve na Cidade de São Joaquim em pleno mês de outubro, eu confesso que vou torcer para que isso não ocorra!! Seria o golpe de misericórdia na nossa agricultura!

Link to comment
Share on other sites

Impressionate, muito impressionante a última rodada do INPE.

 

Pode vir a ser a onda polar mais gelada no mês de outubro em décadas! E a neve poderá ser a maior dos últimos 6 anos. Pode até não acontecer com este potencial, mas a tendência de frio intenso está sendo mantida rodada após rodada.

 

É isso mesmo Caio???!!!! Tava dando tanta acumulação assim??? Por mais espetacular que possa ser ver acumular mais de 5cm de neve na Cidade de São Joaquim em pleno mês de outubro, eu confesso que vou torcer para que isso não ocorra!! Seria o golpe de misericórdia na nossa agricultura!

 

Os mapas ainda ainda não mostravam o fenômeno, mas alguns dados já possibilitavam cogitar uma neve expressiva entre os dias 7 e 8. Agora tanto o Inpe quanto o Europeu não mostram alguma possibilidades, sugerem uma rápida invasão polar que deve trazer temperaturas negativas e geadas amplas para as regiões altas dos três estados do sul.

Link to comment
Share on other sites

O GFS coloca para Porto Alegre um frio apenas úmido. Mínima em 850 por volta dos 3,5C e bastante precipitação. Aos poucos ele parece intensificar o frio. O cenário pode ficar bem interessante nos próximos dias, pois ainda está um pouco distante do evento mesmo.

 

Viram que o INMET acrescentou mais uma estação no RS? Agora é a vez do Alegrete: 20 graus por lá!

 

Já são 9 estações no RS, 2 em SC e 3 no PR. Tá na hora de ampliar lá também!

 

Sds!

 

E colocaram em Uruguaiana tambem! Sensacional para aqueles que frequentam a fronteira oeste gaucha assim como eu. Nesta semana passei pelas tres cidades: Alegrete, Uruguaiana e Livramento. Hoje depois do almoco sai da estancia do meu pai no municipio de Uruguaiana com 23C e cheguei em Livramento de tardezinha com 19C, bem mais fresquinho. A estacao de Livramento tem uma leve vantagem em relacao a de Uruguaiana e Alegrete, pois ela esta localizada num plato bem alto (328 metros) a oeste da cidade. A area urbana de Livramento varia entre 175 e 245 metros. A diferenca de temperatura que eu tenho aqui na janela do apto dos meus pais em Livramento em relacao a estacao, bem mais alta, eh de cerca de 1,5C mais alta. Neste momento eu tenho 17C aqui na janela do apto enquanto que a estacao lah em cima do morro jah tem 15,3C.

 

Abs!

 

Nesse momento faz 11,5C na janela aqui do apto e faz 10C lah no alto platô santanense.

Link to comment
Share on other sites

Impressionate, muito impressionante a última rodada do INPE.

 

Pode vir a ser a onda polar mais gelada no mês de outubro em décadas! E a neve poderá ser a maior dos últimos 6 anos. Pode até não acontecer com este potencial, mas a tendência de frio intenso está sendo mantida rodada após rodada.

 

É isso mesmo Caio???!!!! Tava dando tanta acumulação assim??? Por mais espetacular que possa ser ver acumular mais de 5cm de neve na Cidade de São Joaquim em pleno mês de outubro, eu confesso que vou torcer para que isso não ocorra!! Seria o golpe de misericórdia na nossa agricultura!

 

Os mapas ainda ainda não mostravam o fenômeno, mas alguns dados já possibilitavam cogitar uma neve expressiva entre os dias 7 e 8. Agora tanto o Inpe quanto o Europeu não mostram alguma possibilidades, sugerem uma rápida invasão polar que deve trazer temperaturas negativas e geadas amplas para as regiões altas dos três estados do sul.

 

Se for para ter estas geadas amplas, eu fico com a neve, he he he!!

 

Abração!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.