Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Tópico Único - Condições do Tempo em Setembro


Ronald
 Share

Recommended Posts

  • Replies 767
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Na ocasião de nov/99 eu registrei 11,5° dia 10. É a menor ou segunda menor temperatura que já registrei num mês de novembro aqui em casa. E o tempo estava bom. No dia anterior a máxima fora de apenas 20,7°, a segunda menor num mês de novembro que já registrei.

Em Campinas, a menor temperatura do mês foi de 12,8ºC no dia 17/11, a menor máxima foi de 21,5 no dia 10, com traços de precipitação. No dia 10 a rajada máxima de vento foi de 78 Km/h e no dia 17 de 74 Km/h. A média no mês foi entre 21 e 22ºC, muito boa para novembro!

Dados do Aeroporto.

Link to comment
Share on other sites

No stress Ronaldo.

 

Somente acho que você apenas supervaloriza o frio que faz em São Joaquim, fazendo comparações, para mim, sem sentido. Não dá para comparar SJ com Paris e NY em termos de frio.

 

No inverno de São Joaquim, chegam ondas de frio, que, se aquecem após determinado tempo. O intervalo de tempo de aquecimento desse ar frio até chegar uma nova massa polar, que derruba a temperatura, geralmente é maior do que o intervalo em que o ar frio predomina em seu auge.

 

Em NY, Paris é o inverso: no inverno, o ar frio ora é invadido pelo ar quente.

 

SJ, no inverno: o ar quente (quente não, médio vai...) é invadido pelo ar frio.

 

Capitaste?

Link to comment
Share on other sites

Essa massa de ar polar do final de semana é extremamente forte, mas pena que o forte mesmo estara sobre o oceano, tem modelos que indicam -12 em 850hp no oceano. imaginen que disperdicio.

 

A amplitude dessa massa é impressionante, deve trazer ar frio diretamente do pólo para o sul do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Vai fazer muito frio nas manhãs de domingo, segunda e terça (menor intensidade). O domingo em especial será bem gelado durante todo o período nas partes mais altas, sendo que uma mínima negativa não está descartada para o Cruzeiro. Na segunda o amanhecer será ainda mais gelado. Vem um belo frio por aí...

Link to comment
Share on other sites

Buenas

 

Muita ventoe muita chuva durante a manhã!

 

Por volta das 89h, um forte temporal com chuva torrencial e ventos fortes atingiu Pato Branco. As rajadas chegaram a casa dos 80/90km/h em certas áreas. Parte da cidade ficou sem luz devido a queda de árvores sobre a rede elétrica. Alguns destelhamentos foram resgitrados na Zona Sul. Uma casa desabou parcialmente devido ao forte vento, (casa bastante humilde). Uma mulher foi atingida por um raio e se encontra internada, em estado grave. Alguns pontos de alagamento também foram registrados. Foram cerca de 20mm em pouco mais de 5 minutos!

Agora chove bem fraco, e faz 16°C.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Tenho modestos 14,3° com 78%. Os estratus estão atrapalhando a queda da temperatura nessa noite. Posso ir aos 11°.

 

Aqui na Baixada Santista domingo de chuva fraca , vento e 17ºC aqui na orla e ainda consigo ver uns loucos no mar inclusive crianças :shock:

 

Já na capital paulista está tudo encoberto e 13ºC de temperatura.

 

AGORA, 12,0 COM CÉU QUASE LIMPO...

Link to comment
Share on other sites

Fábulas Lusitanas: só agora é que me dei conta que o grafico que consta no link de Tempo do Cptec, é uma mera versão em tamanho maior do modelo Ensemble que aparece em Previsões Numéricas... :oops:

Às vezes, eu brinco que minha namorada é que é polaca, e eu é que sou português. :lol:

 

OBS: ainda quero ver se é isto mesmo. Mas hoje os 2 estão rigorosamente iguais. Hoje, até o Global 100 está copiando o membro médio do Ensemble!

Link to comment
Share on other sites

DIAS COM GEADA E NEVE EM SÃO.JOAQUIM E REGIÃO NA CLIMATERRA E CRUZEIRO.

 

 

SETEMBRO;

 

DIAS/MÍNIMAS/RELVA;

 

03; 0,2°C / -2,1°C. NO CRUZEIRO; -1,7°C/-2,8°C NEVE/GEADA

 

04; -2,9°C / -5,3°C. NO CRUZEIRO; -5,4ºC/-13,8°C NEVE

 

05; -4,4°C / -8,7°C. NO CRUZEIRO; -7,4°C/-17,8°C NEVE/GEADA

 

06; -6,6°C / -13,8°C. NO CRUZEIRO; -5,9°C/-13,7°C GEADA

 

07; -1,7°C / -8,4°C. NO CRUZEIRO; -2,5°C/-10,1°C GEADA.

 

08; 5,4°C / -0,2°C. NO CRUZEIRO; -°C/-°C GEADA

 

18; 6,4°C / -0,2°C. NO CRUZEIRO; 5,1°C/-1,8°C GEADA

 

19; 6,7°C / 0,1°C. NO CRUZEIRO; 3,8°C/-4,0°C GEADA

 

22; 6,5°C / -0,2ºC. NO CRUZEIRO; 4,5°C/-2,2°C GEADA.

 

24; 3,5°C / -1,3°C. NO CRUZEIRO; -°C/-°C GEADA

 

TOTAL/MÊS; 10 DIAS E NO ANO; 74 DIAS

 

TOTAL DE 2006; 74 DIAS COM GEADA E 05 DIAS COM NEVE, SENDO 13 DIAS COM MÍNIMA NEGATIVAS NA CLIMATERRA E 22 DIAS NO CRUZEIRO.

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte

Link to comment
Share on other sites

Tenho 11C no termometro da janela do apto dos meus pais aqui em Livramento.

 

abs!!

 

AGORA; 5,4ºC

 

Impressionante tambem sao os 4C do Anselmi em Farroupilha

 

É verdade! 4,6oC tanto na Vicentina quanto em Farroupilha. Eu falei ao Alê, frio perigoso para a uva, amanhã veremos no que deu...

Link to comment
Share on other sites

Os últimos dias de setembro e os dez primeiros dias de outubro deverão ser mais frios que o normal.

 

Mas outubro deverá fechar com temperaturas bem acima da média.

 

 

Porquê Delcio, previsão dos modelos ou simplesmente devido ao fortalecimento do El Niño??

 

Sds.

 

Eu já penso o oposto, creio que fecharemos na média ou até abaixo.

Link to comment
Share on other sites

Fábulas Lusitanas: só agora é que me dei conta que o grafico que consta no link de Tempo do Cptec, é uma mera versão em tamanho maior do modelo Ensemble que aparece em Previsões Numéricas... :oops:

Às vezes, eu brinco que minha namorada é que é polaca, e eu é que sou português. :lol:

 

OBS: ainda quero ver se é isto mesmo. Mas hoje os 2 estão rigorosamente iguais. Hoje, até o Global 100 está copiando o membro médio do Ensemble!

 

Me enganei... os 2 Ensemble nao sao a mesma coisa. Só às vezes. :oops: :oops:

Link to comment
Share on other sites

A mínima em POA foi de satisfatórios 7,7C pelo Inmet.

 

Não ficamos devendo para nenhuma das outras cidades, ganhando ou perdendo por pouco. Exceção foi Santa Maria, que marcou 5,0C.

 

Curitiba que teve um dia gelado ontem mal caiu dos 10 graus, acredito que devido à nebulosidade durante a madrugada!

 

Nossa média por aqui ainda deve estar boa...

Link to comment
Share on other sites

A mínima em POA foi de satisfatórios 7,7C pelo Inmet.

 

Não ficamos devendo para nenhuma das outras cidades, ganhando ou perdendo por pouco. Exceção foi Santa Maria, que marcou 5,0C.

 

Curitiba que teve um dia gelado ontem mal caiu dos 10 graus, acredito que devido à nebulosidade durante a madrugada!

 

Nossa média por aqui ainda deve estar boa...

 

é isso Marcos, tivemos noite e madrugada toda nublada e com fino chuvisqueiro que mais parecia uma densa neblina.

Minha mínima no CIC foi de 8,7 graus e no Boqueirão 9,2 graus. Se tivéssemos céu aberto a minima despencaria até uns 4/5 graus ou menos.

Ontem o dia foi invernal com máxima de 12,8 graus no CIC!!

Link to comment
Share on other sites

A mínima em POA foi de satisfatórios 7,7C pelo Inmet.

 

Não ficamos devendo para nenhuma das outras cidades, ganhando ou perdendo por pouco. Exceção foi Santa Maria, que marcou 5,0C.

 

Curitiba que teve um dia gelado ontem mal caiu dos 10 graus, acredito que devido à nebulosidade durante a madrugada!

 

Nossa média por aqui ainda deve estar boa...

 

é isso Marcos, tivemos noite e madrugada toda nublada e com fino chuvisqueiro que mais parecia uma densa neblina.

Minha mínima no CIC foi de 8,7 graus e no Boqueirão 9,2 graus. Se tivéssemos céu aberto a minima despencaria até uns 4/5 graus ou menos.

Ontem o dia foi invernal com máxima de 12,8 graus no CIC!!

Haha!! Eu falto tanto na maldição maldita que otu me confundiste com o Torales, hehe. 8)

Mas não adianta, Torales: nossa mínima foi a maior do RS via INMET. :?

 

Pois bem como disse o Vicente: com sol de primavera, a temperatura sobe rápido (ainda mais sob ar seco). Minha mínima foi de modestíssimo 9,7° ( :( ) e, às 9:25 h, já fazia algo como 13,X°. Minha máxima foi de 21,9°.

 

Realmente é muito bom esse sol da primavera, especialmente pela manhã. Quando acordo e vejo esse céu limpo, com a perspectiva de poder sair com um pouco menos de roupa (isso que amo o frio), dá um belo ânimo!! :D

 

Agora, tenho 20,3° com 43%. Céu limpo com cirrustratua muitíssimo ralo e fraca névoa seca. A u.r. bateu 42%.

 

Abraços duplos!

Link to comment
Share on other sites

Marcos! Na verdade ganhamos de Santo Augusto, o que faz pensar que aquela região noroeste e alguns pontos mais baixos do norte perderam pra nós! hehe

 

E, para os lugares que perdemos, a diferença ficou bem pequena, por isso eu repito que não foi tão ruim assim! :D

 

Nossa média está baixa.. pode ficar ainda mais?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.