Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Tópico Único - Condições do Tempo em Setembro


Ronald
 Share

Recommended Posts

Gurizada,

 

Depois do inferno, voltamos ao normal!! Graças a Deus!!

 

Ontem tivemos máxima de 15 graus (à meia-noite!!!!!) e mínima de 8,8 graus no Boquera (23:00)

Fui comer um churrasco ontem (21:00) à noite próximo ao aero e estava 10 graus por lá enquanto no Boquera tinha 9 graus com chuva moderada!

 

No momento tenho garoa e 11 graus no Boquera.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 767
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Na sexta, tive acesso ao inferno: minima de 19,4 e maxima de 33,2. Por engano, quase digitei 1,4. Que bom se fosse. :roll:

Mas já às 23h40, saí do niver de uma amiga da minha namo, e estava frio pra usar moletom. Ao chegar em casa, eu ja tinha 15,9. Muito antes, às 21h00, faziam curitibanos 16,5 depois de passarmos os 5 dias uteis dessa semana nos sentindo em Cuiabá.

Ontem, trabalhei num retiro no marumby. Animal, du até pra detestar o frio. Eu estava com 2 blusas, mas o vento encanado na porta tornava a sensaçao termica insuportavel. Um pijamao por baixo da calça e umm gorro me fizeram falta ontem. Muitas pessoas que np botavam fé que iria esfriar tanto, iam no Makro (pertinho dali) comprar cobertores. Nunca vi tanta gente usando cobertor! :lol:

Quando acordei ontem, às 6h30, ainda estava 13,9. Mas o vento ja prenunciava que a temp nao iria subir ao longo a manhã. Tanto que

às 9h00, meu quintal estava em uns 10,5. E a minima foi em algum lugar no tempo no início da noite, com 9,7. No início da madru, tive 9,5.

Link to comment
Share on other sites

Essa discussão de vocês está uma viagem.

 

Pois é Caio o que era pra ser uma rápida discussão, alongou-se demais.

A única coisa que quis clarificar é que dificilmente temos temperaturas acima de 30 graus em setembro (e até no verão). Mas a gurizada começa a divagar, divagar...

 

Pra mim chega, não preciso provar nada pra ninguém, os dados falam por si. É só não ser tendencioso e pegar dados de períodos anormais!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Essa discussão de vocês está uma viagem.

 

Caio, chega a dar pena!

Tenho visto tu sozinho nos últimos dias tentando falar de condições climáticas, e o resto do pessoal numa discussão infindável.

Tomara que voltem a falar do este tópico trata: Condições do tempo em setembro. :wink:

 

Buenas, vamos falar do tempo.

Em Gramado ontem pela manhã fez mais frio do que hoje. Ontem a mínima foi 5º, e hoje foi 7º .

Está me chamando a atenção que o CPTEC (INPE) tem postergado um frio mais intenso a várias rodadas.

Por volta do dia 11, ele projetava frio mais intenso por volta do dia 23/set.

Hoje, quase uma semana depois, ele projeta o frio mais intenso para 29/set.

Estou começando a achar que este frio vai ficar mesmo é para o começo de outubro. Ou fará frio no final de setembro, como aconteceu em agosto, e depois no começo de outubro, como aconteceu em setembro.

Link to comment
Share on other sites

os moderadores poderiam reunir as mensagens que estão fora do contexto (como o frio de ctba), recorta-las e abrir outro tópico em "Geral".

 

fiz muito disso antigamente. mas agora estou num lan house...

 

alguém se habilitaria e assim, possibilitar a continuidade do debate?abraço

 

É no subdividir o tópico ?

 

:roll: :oops: :roll: :oops:

Link to comment
Share on other sites

Essa discussão de vocês está uma viagem.

 

Caio, chega a dar pena!

Tenho visto tu sozinho nos últimos dias tentando falar de condições climáticas, e o resto do pessoal numa discussão infindável.

Tomara que voltem a falar do este tópico trata: Condições do tempo em setembro. :wink:

 

Buenas, vamos falar do tempo.

Em Gramado ontem pela manhã fez mais frio do que hoje. Ontem a mínima foi 5º, e hoje foi 7º .

Está me chamando a atenção que o CPTEC (INPE) tem postergado um frio mais intenso a várias rodadas.

Por volta do dia 11, ele projetava frio mais intenso por volta do dia 23/set.

Hoje, quase uma semana depois, ele projeta o frio mais intenso para 29/set.

Estou começando a achar que este frio vai ficar mesmo é para o começo de outubro. Ou fará frio no final de setembro, como aconteceu em agosto, e depois no começo de outubro, como aconteceu em setembro.

 

Bom frio hein, chegou a gear por aí, Mauro?

 

O restante do mês deverá ser marcado pela chuva e pelas temperaturas amenas. Ainda sou partidário da idéia de que devemos ainda ter mais uma forte onda da frio em setembro, bem no final do mês.

Enquanto isso ainda não acontece uma interessante zona de baixa pressão que se formará em 72/96hs frente ao litoral catarinense deve puxar uma alta marítima que sustentará temperaturas baixas por mais alguns dias.

Link to comment
Share on other sites

Outra lorota é dizer que faz muito frio em Joinvile ou Blumenau, são dois panelões de calor,e com friozinho mixuruca no inverno 8)

 

POIS PREFIRO PEGAR 10ºC EM S.JOAQUIM QUE 10ºC EM JOINVILLE E BLUMENAU, A UMIDADE LÁ É UM HORROR E ACENTUA MUITO O FRIO E CALOR.

 

BLUMENAU JÁ TEVE ATÉ -2,5ºC E NÃO É RARO CHEGAR A 0ºC OU PERTO, ESPECIALMENTE NA ÁREA RURAL. LÁ É QUENTE MAIS NO INVERNO TAMBÉM FAZ FRIO, MESMO VOCÊ ESTANDO LÁ ANDARIA DE CAPOTE A NOITE SE ESTIVESSE 7ºC SEM VENTO, SERIA MAIS SUPORTA´VEL EM SOLEDADE OU S.JOAQUIM NA MESMA SITUAÇÃO.

 

Ronaldo!! Disseste tudo!

 

10ºC em altitude não são os mesmos 10ºC ao nível do mar! A sensação é muito diferente. Teria alguma explicação isso? Se tiver, só pode estar correlacionado com a pressão atmosférica. Hoje de manhã, em Canela, o tempo estava nublado com temperatura ao redor dos 11,4ºC. Coloquei apenas um blusão em cima de uma camiseta. Em Poa estaria todo entrochado, pois sentiria mais frio aqui em igual condição. Também é engraçado que isto é consenso comum.

Link to comment
Share on other sites

 

Buenas, vamos falar do tempo.

Em Gramado ontem pela manhã (16/set) fez mais frio do que hoje. Ontem a mínima foi 5º, e hoje foi 7º .

 

Bom frio hein, chegou a gear por aí, Mauro?

 

Não, porém estava um frio bem agradável, daqueles de ficar "lagarteando" no sol.

Sábado foi mais aberto. Domingo com muitas núvens.

Link to comment
Share on other sites

Choveu bem em Paulínia-Campinas nessa madrugada e início de manhã. Muitos relâmpagos e algumas rajadas de vento isoladas. Acumulado de 25 milimetros nas últimas 24 horas na unicamp.

O ciclone que irá se formar no litoral poderá trazer uma lingua de ar frio para o leste do sul-sudeste, embora fraca, para o dia 20-21. Aguardemos o que pode vir no dia 24-25.

Agora, céu nubaldo com poucas aberturas de sol, 17,5ºC.

Link to comment
Share on other sites

PHC,

 

Acho que sou o Baziano que mais viaja e normalmente entre a capital (nível do mar) e serra (Caxias, Gramado e Canela). Portanto, acho que tenho gabarito para dar uma opinião como esta. Os 3ºC que pego com muita frequência na serra, não sei por qual motivo, são mais rigorosos aqui em Porto Alegre. Minha namorada e o meu cunhado são de Caxias do Sul. Nasceram e se criaram no frio da serra, porém nem eles conseguem entender como sentem tanto frio em Porto Alegre quando aqui está 10ºC e, quando fazia os mesmos 10°C em Caxias, não devam nem atenção. Não é somente eu quem diz isso!! Aliás, o Caio, se não me engano, também já comentou sobre isso comigo. E olha que ele volta e meia tá na serra!! Em fevereiro deste ano eu e ele andamos praticamente de camiseta e um casaquinho miúdo no meio da neve austríaca sob sol e 7ºC e ficávamos dizendo que se estivéssemos sob as mesmas condições em POA ou Flpolis estaríamos andando de cobertor na rua, heheheh. Teve uma outra ocasião, no alto da montanha (+- 1500 metros), estava uns -2ºC e muito sol e resolvi tirar o par de esquis dos pés, sentar e tomar um sol apenas e camiseta!

 

Queria poder entender melhor essa relação entre frio x sensação x altitude

Link to comment
Share on other sites

os moderadores poderiam reunir as mensagens que estão fora do contexto (como o frio de ctba), recorta-las e abrir outro tópico em "Geral".

 

fiz muito disso antigamente. mas agora estou num lan house...

 

alguém se habilitaria e assim, possibilitar a continuidade do debate?abraço

 

É no subdividir o tópico ?

 

:roll: :oops: :roll: :oops:

sim! :wink:

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo definitivamente vc não conhece a estação rodoviária de Soledade, nem a cerca velha.Peguei frio em Vacaria e Lages e não achei nada de insuportável, tô falando aqui tem mais vento, com mais frequencia.Peguei frio em POA, mamão com açúcar, em Gramado então uma delícia os 0º.Será que só eu que sinto diferente.Perguntem pro Rodrigo de Curitiba, aquela sensação lá no serro da corsan...

Outra coisa esta tua tabela de sensação de frio está exagerada...

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo definitivamente vc não conhece a estação rodoviária de Soledade, nem a cerca velha.Peguei frio em Vacaria e Lages e não achei nada de insuportável, tô falando aqui tem mais vento, com mais frequencia.Peguei frio em POA, mamão com açúcar, em Gramado então uma delícia os 0º.Será que só eu que sinto diferente.Perguntem pro Rodrigo de Curitiba, aquela sensação lá no serro da corsan...

Outra coisa esta tua tabela de sensação de frio está exagerada...

 

É PARA SER TEIMOSO...

 

http://www.physlink.com/Reference/Weather.cfm

 

ME RENDO, A GRANDE SOLEDADE , A CIDADE MAIS FRIA DO BRASIL, QUE MAIS NEVA, QUE MAIS VENTA E MAIS TUDO, geralmente sem fotos.....

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo definitivamente vc não conhece a estação rodoviária de Soledade, nem a cerca velha.

 

:lol: :lol: :lol: :lol:

 

Definitivamente! Descobriu-se, após uma longa discussão, o que todos queriam saber: o Ronaldo não conhece a estação rodoviária de Soledade e nem a cerca velha.

 

ainda bem, se não congelaria em janeiro...... AFINAL NEM EM S.QUINCAS FAZ TANTO FRIO ASSIM!!!!

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo definitivamente vc não conhece a estação rodoviária de Soledade, nem a cerca velha.

 

a rodoviária eu conheço, mas a cerca velha não...

 

onde é? por que ela é tão fria?

 

Com todo respeito ao PHP, mas essa frase deve ir para o BAZ Awards 2006! Se é que já não ganhou o Oscar de melhor frase do ano antecipadamente! Ela ao mesmo tempo representa algo insólito, o ódio do PHP, provincianismo, ingenuidade, amor e paixão. São múltiplos os seus significados e ao mesmo tempo é engraçada! :lol:

Link to comment
Share on other sites

Às vezes chega a ser impossível acreditar que Passo Fundo seja tão perto de Soledade e com a mesma altitude praticamente. Pois as temperaturas e o frio são totalmente diferentes. Lá uma área glacial e aqui o frio normal que faz na região sul.

Sds.

 

A comparação que se faz entre Passo Fundo e Soledade é a mesma que se faz entre Flores da Cunha (29,01ºS e 760 metros) e Gramado (29,23ºS e 830 metros). A segunda é levemente mais alta que a primeira e um também um pouco mais ao sul. Acho que a diferença de temperatura entre ambas deve ser de cerca de 1°C em média, sendo Gramado mais frio.

 

Passo Fundo tem altitude média de 650 metros e Soledade 700 metros e a diferença de latitude entre ambas fica em 0,35º de latitude, qause o mesmo que entre Flores e Gramado. Se considerarmos a continentalidade do local podemos dizer que a diferença média entre PF e Soledade deve estar ao redor de 1,5ºC

Link to comment
Share on other sites

Só pra te ajudar Bruno, Soledade está a 725m no Centro e 744 na região da rodoviária, sem falar da Raia da Pedra que tem 821m.Shima , a Cerca Velha é a ponta de uma serra (650 a 700m)ao sul da lat 29s, na divisa com o Lagoão, com o relevo de tal forma disposto, que encana vento de qualquer lado, deveria ser até objeto de estudo. :D:D

Provinciano, forçou, ingênuo exagerou mais ainda né.

Mas que a frase da Cerca Velha foi bem humorada foi :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Esqueci que pra vcs frio mesmo é em Gramado.

Aqui também tem Gramado, é Gramado São Pedro, Gramado Xavier, Gramado dos Paz :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Vai chegar o dia em que os registros oficiais vão fazer alguns bazianos morderem a língua :lol: :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

PHP, até posso ter forçado com o ingênuo, mas foste provinciano, sim!! Não há como comparar Soledade com SJ. Diga-me um dia em que nevou 60cm na sua cidade (eu disse 60 cm!). Diga-me um dia que tenha feito uma mínima de -9ºC na cidade e uma máxima de de -2,3ºC (eu disse, máxima!). Isso que a cidade de SJ está na parte baixa do município. Se pegares o Cruzeiro (a Raia da Pedra de lá) a mínima no dia em que fez -9ºC na cidade deve ter girado ao redor dos -11ºC e a máxima nos -5ºC/-4°C. Nem na pior onda de frio de todos os tempo a cerca velha ou a rodoviária presenciará um cenário como este.

Link to comment
Share on other sites

Não tem como comparar Soledade com São Joaquim, mas o pessoal gosta de subestimar o frio de Soledade por aqui.

 

Jamais subestimei Soledade. Apenas identifico uma superestimação em torno da mesma e busco corrigir/identificar esse desvio de conceito. Aliás o frio de lá é o mesmo que ocorre em Farroupilha/Caxias e Região das Hortências, apenas sendo menos nivosa e detentora de melhores mínimas. E só! Não é um freezer como o PHP nos vende, mas sim APENAS MAIS UMA cidade fria da nossa serra.

Link to comment
Share on other sites

Não tem como comparar Soledade com São Joaquim, mas o pessoal gosta de subestimar o frio de Soledade por aqui.

 

Jamais subestimei Soledade. Apenas identifico uma superestimação em torno da mesma e busco corrigir/identificar esse desvio de conceito. Aliás o frio de lá é o mesmo que ocorre em Farroupilha/Caxias e Região das Hortências, apenas sendo menos nivosa e detentora de melhores mínimas. E só! Não é um freezer como o PHP nos vende, mas sim APENAS MAIS UMA cidade fria da nossa serra.

 

Sem querer meter o bedelho mas já metendo, penso como o Bruno. Não é questão de subestimar, é de se enquadrar a realidade de toda uma região.

Link to comment
Share on other sites

O frio deve retornar com força no final do mês. Ainda com uma divergência quanto as datas alguns modelos globais sugerem duas erupções de ar frio até o término do mês. Existe também uma interessante situação que possibilitaria a ocorrência de neve (bem tardia) ou no último dia de setembro ou no primeiro de outubro (eleição com neve?). O importante é que há um forte acordo entre os diversos modelos convergindo para um final de mês com boas possibilidades de frio, variando entre o fraco e o intenso.

Link to comment
Share on other sites

O frio deve retornar com força no final do mês. Ainda com uma divergência quanto as datas alguns modelos globais sugerem duas erupções de ar frio até o término do mês. Existe também uma interessante situação que possibilitaria a ocorrência de neve (bem tardia) ou no último dia de setembro ou no primeiro de outubro (eleição com neve?). O importante é que há um forte acordo entre os diversos modelos convergindo para um final de mês com boas possibilidades de frio, variando entre o fraco e o intenso.

 

Estimo que já perdi 90% do trigo, e com esse possível frio seria perda total. Mas o pior seria pegar o milho em cheio na sua emergência. Não! Esse frio não pode vir! Chega!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O frio deve retornar com força no final do mês. Ainda com uma divergência quanto as datas alguns modelos globais sugerem duas erupções de ar frio até o término do mês. Existe também uma interessante situação que possibilitaria a ocorrência de neve (bem tardia) ou no último dia de setembro ou no primeiro de outubro (eleição com neve?). O importante é que há um forte acordo entre os diversos modelos convergindo para um final de mês com boas possibilidades de frio, variando entre o fraco e o intenso.

 

Interpretando o Global 100, dá pra estimar temp de 5 a 18 pro dia 2/10. Fora da realidade! :shock:

Link to comment
Share on other sites

O frio deve retornar com força no final do mês. Ainda com uma divergência quanto as datas alguns modelos globais sugerem duas erupções de ar frio até o término do mês. Existe também uma interessante situação que possibilitaria a ocorrência de neve (bem tardia) ou no último dia de setembro ou no primeiro de outubro (eleição com neve?). O importante é que há um forte acordo entre os diversos modelos convergindo para um final de mês com boas possibilidades de frio, variando entre o fraco e o intenso.

 

Interpretando o Global 100, dá pra estimar temp de 5 a 18 pro dia 2/10. Fora da realidade! :shock:

 

Entretanto, a mistura de Global 100, Ensemble, Global Acoplado, e o Ensemble do tópico de Tempo do Cptec, indica algo bem mais ameno, tipo 10 a 20 pra esse dia.

Link to comment
Share on other sites

Alguns pontos de Soledade podem ser mais frio que a região de Passo Fundo que tem terreno mais chapado. Ali é uma região de terreno mais acidentado. Nas baixadas o frio deve pegar pra valer. Repito, Soledade na área urbana deve ser equivalente a Passo Fundo, mas tem áreas pelo relevo e a continentalidade que estao entre as mais frias do Rio Grande do Sul.

Link to comment
Share on other sites

O frio deve retornar com força no final do mês. Ainda com uma divergência quanto as datas alguns modelos globais sugerem duas erupções de ar frio até o término do mês. Existe também uma interessante situação que possibilitaria a ocorrência de neve (bem tardia) ou no último dia de setembro ou no primeiro de outubro (eleição com neve?). O importante é que há um forte acordo entre os diversos modelos convergindo para um final de mês com boas possibilidades de frio, variando entre o fraco e o intenso.

 

 

Já nevou em Bom Jesus e São Francisco de Paula nos últimos dias de setembro!!! Se não me engano foi no dia 26!!!

 

Caio, com a SOI entre -10/-15 nos últimos meses, esse frio tardio só pode ser explicado pela PDO negativa de agosto!!! Vamos aguardar para ver como fecha a PDO de Setembro!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O frio deve retornar com força no final do mês. Ainda com uma divergência quanto as datas alguns modelos globais sugerem duas erupções de ar frio até o término do mês. Existe também uma interessante situação que possibilitaria a ocorrência de neve (bem tardia) ou no último dia de setembro ou no primeiro de outubro (eleição com neve?). O importante é que há um forte acordo entre os diversos modelos convergindo para um final de mês com boas possibilidades de frio, variando entre o fraco e o intenso.

 

 

Já nevou em Bom Jesus e São Francisco de Paula nos últimos dias de setembro!!! Se não me engano foi no dia 26!!!

 

Caio, com a SOI entre -10/-15 nos últimos meses, esse frio tardio só pode ser explicado pela PDO negativa de agosto!!! Vamos aguardar para ver como fecha a PDO de Setembro!!!

 

Sds.

 

EM SÃO CHIVO TEM REGISTRO DE NEVE NO DIA 19 OU 20 DE OUTUBRO, O ALEXANDRE UMA VEZ JÁ POSTOU OU FOI O THIAGO. É A MAIS TARDIA OFICIALMENTE. NA SERRA DO RIO DO RASTRO UM CORREDOR DE CARROS RELATOU TER VISTO FLOCOS DE NEVE EM 9 DE NOVEMBRO DE 1999. E O ADEMAR JÁ ME DISSE QUE VIU NEVE EM NOVEMBRO.

Link to comment
Share on other sites

Não tem como comparar Soledade com São Joaquim, mas o pessoal gosta de subestimar o frio de Soledade por aqui.

Alexandre obrigadão mesmo, pelo bom senso, aliás vc aqui é dos mais sensatos e inteligentes, não desmerecendo os demais.

É claro que não sou doido de comparar minha cidade com São Joaquim e suas altitudes acima dos 1300,1400,1500 e até mais em alguns pontos.Bruno eu só acrescentaria que em relação à serra gaúcha região de Caxias e Gramado, Soledade é mais fria nas mínimas (geralmente), e perde nas máximas (geralmente),mas na sensação de frio aqui é pior, em função dos ventos constantes.Quanto à POA eu estava mais éra brincando com a galera do Portinho.Na real eu falei que em Lajeado a sensação é agradável, enquanto que em POA, a sensação de frio realmente é maior, talvez em função dos ventos que vem do Guaíba e do excesso de umidade, eu diria que POA tem muito mais sensação de frio que Lajeado, e observem a certa proximidade que existe entre as duas vizinhas.

E só para acrescentar o Alexandre tem as fotos das nevascas de 1952 e especialmente de 1965 onde deu mais de 60 cm em vários locais, em Fontoura Xavier passou de 80cm 1m em algumas regiões.

Como o Alexandre disse com propriedade, não subestimem a sensação térmica de Soledade e região.

Voltando ao tópico, bem que pode haver uma neve tardia nas partes mais elevadas do sul.

Link to comment
Share on other sites

Só pra vcs terem uma noção da constância e força dos ventos por aqui:

-Tem um mastro com a Bandeira do Brasil, no trevo de acesso de Soledade, que tem de ser trocada em média a cada 15 dias, tamanho é o estrago do vento sobre a bandeira.

- A biruta do Aeroporto Municipal, fica toda "esgualepada" com muita freqüência.

Link to comment
Share on other sites

O frio deve retornar com força no final do mês. Ainda com uma divergência quanto as datas alguns modelos globais sugerem duas erupções de ar frio até o término do mês. Existe também uma interessante situação que possibilitaria a ocorrência de neve (bem tardia) ou no último dia de setembro ou no primeiro de outubro (eleição com neve?). O importante é que há um forte acordo entre os diversos modelos convergindo para um final de mês com boas possibilidades de frio, variando entre o fraco e o intenso.

 

 

Já nevou em Bom Jesus e São Francisco de Paula nos últimos dias de setembro!!! Se não me engano foi no dia 26!!!

 

Caio, com a SOI entre -10/-15 nos últimos meses, esse frio tardio só pode ser explicado pela PDO negativa de agosto!!! Vamos aguardar para ver como fecha a PDO de Setembro!!!

 

Sds.

 

EM SÃO CHIVO TEM REGISTRO DE NEVE NO DIA 19 OU 20 DE OUTUBRO, O ALEXANDRE UMA VEZ JÁ POSTOU OU FOI O THIAGO. É A MAIS TARDIA OFICIALMENTE. NA SERRA DO RIO DO RASTRO UM CORREDOR DE CARROS RELATOU TER VISTO FLOCOS DE NEVE EM 9 DE NOVEMBRO DE 1999. E O ADEMAR JÁ ME DISSE QUE VIU NEVE EM NOVEMBRO.

 

Essa do corredor foi divulgada em diversos sites de esportes da época. Fazia, se não me engano, 2-4oC ao anoitecer!

Link to comment
Share on other sites

O frio deve retornar com força no final do mês. Ainda com uma divergência quanto as datas alguns modelos globais sugerem duas erupções de ar frio até o término do mês. Existe também uma interessante situação que possibilitaria a ocorrência de neve (bem tardia) ou no último dia de setembro ou no primeiro de outubro (eleição com neve?). O importante é que há um forte acordo entre os diversos modelos convergindo para um final de mês com boas possibilidades de frio, variando entre o fraco e o intenso.

 

 

Já nevou em Bom Jesus e São Francisco de Paula nos últimos dias de setembro!!! Se não me engano foi no dia 26!!!

 

Caio, com a SOI entre -10/-15 nos últimos meses, esse frio tardio só pode ser explicado pela PDO negativa de agosto!!! Vamos aguardar para ver como fecha a PDO de Setembro!!!

 

Sds.

 

EM SÃO CHIVO TEM REGISTRO DE NEVE NO DIA 19 OU 20 DE OUTUBRO, O ALEXANDRE UMA VEZ JÁ POSTOU OU FOI O THIAGO. É A MAIS TARDIA OFICIALMENTE. NA SERRA DO RIO DO RASTRO UM CORREDOR DE CARROS RELATOU TER VISTO FLOCOS DE NEVE EM 9 DE NOVEMBRO DE 1999. E O ADEMAR JÁ ME DISSE QUE VIU NEVE EM NOVEMBRO.

 

Pelos dados diponíveis no Wunderground, foi uma alta pressão de 1027mb em Porto Alegre. Pela carta o centro do anticiclone atingiu 1030mb ou mais na Argentina.

A madrugada entre 9 e 10 de novembro foi bem fria para o padrão do mês. Florianópolis teve até 15oC com nuvens e vento bem forte de sudoeste e Porto Alegre rondou os 14/13oC com nuvens.

 

Satélite 21 Z

 

nevenovembro.jpg

 

Carta 18Z

 

nevenovembro1.png

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.