Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Tempo Severo - PRIMAVERA 2009


Igor
 Share

Recommended Posts

http://www.simepar.br/tempo2/imagens/condicoes/73585_1.jpg

 

Na figura é possível identificar o posicionamento de mais uma frente fria, cujo eixo se desloca no sentido sudoeste para nordeste no extremo sul do país. Sobre o Paraguai e Argentina, a intensificação de áreas de instabilidade favorecem a formação de nuvens de tempestades, sendo que estas avançam em direção ao Paraná. Inclusive, estas instabilidades já provocaram temporais entre a tarde e noite desta quarta-feira.

 

Adicionalmente, o escoamento nos níveis médios da atmosfera - fluxo dos ventos entre 700hPa e 500hPa - é de noroeste. Esta situação favorece o transporte de ar quente e úmido, de regiões tropicais, que chega até as regiões paranaenses e dá suporte à intensificação das tempestades.

Por isso, a quinta-feira segue com o tempo bastante instável em todo o Paraná. As áreas de instabilidade, juntamente com a nova frente fria, continuam se desenvolvendo sobre o sul do Brasil e deixam o tempo chuvoso. O céu fica encoberto com chuvas em grande parte do dia, sendo que em alguns momentos estarão acompanhadas de descargas atmosféricas (raios) e rajadas de vento fortes. As temperaturas ficam mais amenas em parte do Estado, especialmente na metade sul (onde chove mais). Nas áreas mais ao norte o sol ainda aparece, mas a apatir da tarde também chove. O risco de temporais se mantém elevado e não descarta-se a queda de granizo de forma localizada. Além disso, as fortes pancadas de chuvas podem provocar cheias rápidas (enxurradas) e alagamentos, principalmente nos rios da Bacia do Iguaçu.

 

Simepar.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

NUNCA, NUNCA NA MINHA VIDA PRESENCIEI O QUE VI HÁ POUCO. CONFESSO ESTAR IMPRESSIONADO.. UM NÚCLEO DE ATIVIDADE ELÉTRICA EXTREMA PASSANDO TÃO PRÓXIMO, ELE SIMPLESMENTE NÃO APAGAVA. VOU TENTAR POSTAR TÃO LOGO E VOCÊS VERÃO DO QUE FALO.

 

Incrível mesmo. Só posso ver a luz do meu quarto. Teria que sair na rua para ver tudo... mas isso já é suficiente.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em POA o tempo ficou bem escuro ao norte, em direção à serra. Pelo satélite havia um núcleo sobre aquela região. Isso à tarde.

 

Agora à noite tivemos um (isso, UM) relâmpago seguido de uma trovoada bem atrasada. Nada de tempo severo por aqui. Dessa vez escapamos.

 

O oeste do PR está sofrendo, hein? Boa sorte para vocês!! ;)

Link to comment
Share on other sites

Cerca de 1,2 mil casas são atingidas por granizo em Curitibanos

Desabrigados estão sendo levados para abrigos públicos da cidade

Em apenas dez minutos, o granizo destruiu cerca de 1,2 mil casas de Curitibanos, no Planalto Serrano. As grandes pedras de gelo, que caíram por volta das 18h45min desta quarta-feira, ainda eram visíveis e se acumulavam nas ruas perto meia-noite.

 

Segundo os bombeiros da cidade, a chuva, o granizo e o vento forte deixaram quase 200 pessoas desabrigadas. Elas foram levadas para uma escola no centro de Curitibanos que está servindo de abrigo público.

 

Os bairros mais atingidos foram Getúlio Vargas, Água Santa, Bom Jesus e Nossa Senhora Aparecida. Conforme a Defesa Civil, cidades da região estão enviando lonas ao município, que já distribuiu todas as que tinha disponíveis. A ajuda também está vindo em reforço policial, já que muitos moradores que precisam deixar suas casas temem que as residências sejam saqueadas.

 

Uma escola ficou completamente destruída. O Núcleo Municipal Getúlio Vargas teve teto, ginásio e cerca de 20 salas atingidas. Os 31 computadores do laboratório de informática também ficaram comprometidos. O colégio e outras quatro escolas municipais, que reúnem 2,5 mil alunos, já suspenderam as aulas por tempo indeterminado.

 

Algumas pessoas também se machucaram com a chuva de granizo. O Corpo de Bombeiros atendeu pelo menos seis ocorrências de moradores feridos pelas pedras e quatro chamados de pessoas que passaram mal em decorrência de susto.

 

O prefeito de Curitibanos, Wanderley Agostini, afirma que irá se reuniu na manhã desta quinta-feira com a Defesa Civil para decretar situação de emergência na cidade.

DIARIO.COM.BR

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2685533.xml

Link to comment
Share on other sites

INCRIVEL, INCRIVEL! Cascavel está devastada :shock: Mais de 800 casas destelhadas, e muitas muitas arvores quebradas ao meio, postes, outdoors, a cidade está inteira suja, a estrutura de varios postos de gasolina cedeu, quase todo comércio teve prejuizos :shock: :shock: Creio que o vento passou fácil de 150km\h em alguns pontos!

Antes do vento houve uma chuva de granizo muuito forte, fotografei pedras de gelo do tamanho de ovos :shock: Quando voltar minha net em casa eu posto...

Nunca vi tamanha distruição na minha vida :o No mais, o estrago todo ocorreu com mínima de 16,8° hoje :D

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

INCRIVEL, INCRIVEL! Cascavel está devastada :shock: Mais de 800 casas destelhadas, e muitas muitas arvores quebradas ao meio, a cidade está inteira suja, a estrutura de varios postos de gasolina cedeu, quase todo comércio teve prejuizos :shock: :shock:

Antes do vento houve uma chuva de granizo muuito forte, fotografei pedras de gelo do tamanho de ovos :shock: Quando voltar minha net em casa eu posto...

Nunca vi tamanha distruição na minha vida :o

 

:shock: ESTOU ESTARRECIDO LENDO AS NOTÍCIAS!!!!!! :o

 

SOLIDARIZO-ME COM TODOS OS ATINGIDOS POR ESSA VERDADEIRA HECATOMBE!!!!!

 

Simplesmente não dava nem para acessar o BAZ!!!!! :?

 

Embora com uma situação dessas UM ABRAÇO À TODOS OS PROFESSORES PELO NOSSO DIA!!!!

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Uau, Igor!!! Que vídeo, Deus do céu!!!!! :shock: :shock: :shock: A nuvem simplesmente entrou em SURTO!! Pirou, enloqueceu, ficou maluquinha!! :shock:

 

Daí se pode imaginar a força das correntes de ar dentro da tempestade para causar tantas, mas TAAAAANTAS descargas elétricas!!! As tormentas no Paraná não foram de graça.

 

A pouco vi na TV os estragos em Cascavel. Uma torre de rádio caiu sobre uma rua. Ainda bem que ninguém se machucou, ao menos nesse caso.

 

Abraços impressionados!

Link to comment
Share on other sites

Aí está pessoal, célula incrível! Já choveu mais de 60 mm aqui em casa desde o início da madrugada, muitos raios e rajadas, e deve chover muito mais.

 

Caramba Igor!!! :shock: :o:(

 

Impressionante, ela simplesmente não apaga!!

 

E pelas imagens de satélite, o núcleo está se deslocando para o estado de são paulo lentamente... talvez tenhamos surpresas essa noite?

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Eu resolvi desligar o computador. A tempestade piorou bastante, veio muito vento e raios quase ininterruptos. Um belo espetáculo, mas um pouco assustador. Daria, por exemplo, para andar normalmente no quintal de casa sem o risco de tropeçar. Estava iluminado.

 

Chegou a apagar o poste em frente de casa, não por falta de energia, mas por excesso de luz ambiente.

 

Ainda chove.

Link to comment
Share on other sites

NUNCA VI UM TEMPORAL COMO ESTE!

Estava no centro de Cascavel no horário da tempestade. UM XOU! Luzes fortes de raios muito próximos deixaram o céu completamente verde, ventos intensos, granizo... Estacionei meu carro num posto de combustível, era impossível trafegar. A cidade toda sem luz. Logo depois notei que a cobertura do posto estava caindo. Transito intenso, muitas viaturas e árvores no chão por todos os lados. Depois do temporal começamos a ver os estragos. A meia noite ainda havia muito movimento, mas a polícia começava a fechar as ruas. Sobraram árvores e nada de energia eletrica no centro da cidade.

Para se ter uma ideia choveu em Cascavel só ontem 85.9mm. Isso tudo em 7 horas.

 

Apesar do trabalho intenso da polícia e da copel, hoje cedo ainda dava pra ver muito estrago nas ruas. Parece que foi um bombardeio!

 

picture1t.png

 

img0001ne.jpg

 

img0012.jpg

 

img0017c.jpg

 

img0022g.jpg

 

img0025i.jpg

 

img0026k.jpg

 

img9874q.jpg

 

img9876a.jpg

 

img9887q.jpg

 

img9889.jpg

 

img9899.jpg

 

img9903f.jpg

 

img9906.jpg

 

img9934y.jpg

 

img9936.jpg

 

img9938g.jpg

 

img9941.jpg

 

img9945.jpg

 

img9953.jpg

 

img9954.jpg

 

img9956.jpg

 

img9969.jpg

 

img9973s.jpg

 

img9980.jpg

 

img9984.jpg

 

img9985.jpg

 

img9986.jpg

 

img9988.jpg

 

img9991.jpg

 

img9992.jpg

 

img9994k.jpg

 

img9996.jpg

 

img9997.jpg

 

img9972.jpg

 

Algumas ruas permanecem fechadas. Muitas árvores da praça Wilson Joffre caíram e destruiram o parque de diversão. Semáforos estão desligados ou em sinal de alerta. Muitas estão fora do lugar ou caindo. Algumas das principais avenidas, como a Asunção que fica em frente a rodoviaria estão fechadas pois há postes, antenas e árvores na pista. Lojas, garagens e postos de combustíveis foram mais atingidos. Avenidas longas como a avenida Brasil, avenida Paraná, avenida Rio Grande do Sul, Marechal Cândido Rondon, Asunção e são Paulo canalizaram o vento e foram mais atingidas.

Agora imaginem tudo isso a meia noite, sem luz, com muitas viaturas em alerta, cirenes, prédios todos apagados e toda essa destruição...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

INCRIVEL, INCRIVEL! Cascavel está devastada :shock: Mais de 800 casas destelhadas, e muitas muitas arvores quebradas ao meio, postes, outdoors, a cidade está inteira suja, a estrutura de varios postos de gasolina cedeu, quase todo comércio teve prejuizos :shock: :shock: Creio que o vento passou fácil de 150km\h em alguns pontos!

Antes do vento houve uma chuva de granizo muuito forte, fotografei pedras de gelo do tamanho de ovos :shock: Quando voltar minha net em casa eu posto...

Nunca vi tamanha distruição na minha vida :o No mais, o estrago todo ocorreu com mínima de 16,8° hoje :D

 

 

FOI UM TORNADO OU TORNADOS. NO JH PASSOU UM VÍDEO COM O TUBO (O INPE AINDA VAI ANALISAR....), SÁO NÃO SEI SE FOI EM CASCAVEL.

Foi em Ampére.

Aqui em Cascavel o vento soprava de todas as direções, mas com predominio de Oeste

Link to comment
Share on other sites

Estou impressionado com a força da tempestade em Cascavel :shock:

 

Por aqui, uma célula que ia desde o Rio de Janeiro até Santos Dumont (cidade) provocou

muitas trovoadas, vento forte e chuva intensa. Aqui em Juiz de Fora, o monstrinho chegou

às 15:00 aproximadamente, e trouxe um show de raios ! Há muito tempo eu não via tantas

descargas elétricas, que caíam próximas à minha casa. O vento foi mais intenso na cidade

alta, é capaz de ter dado uns estragos. Houve granizo miúdo também, mas de curta duração.

A chuva forte alagou algumas ruas do bairro. Agora a tempestade já passou

Link to comment
Share on other sites

NUNCA VI UM TEMPORAL COMO ESTE!

Estava no centro de Cascavel no horário da tempestade. UM XOU! Luzes fortes de raios muito próximos deixaram o céu completamente verde, ventos intensos, granizo... Estacionei meu carro num posto de combustível, era impossível trafegar. A cidade toda sem luz. Logo depois notei que a cobertura do posto estava caindo. Transito intenso, muitas viaturas e árvores no chão por todos os lados. Depois do temporal começamos a ver os estragos. A meia noite ainda havia muito movimento, mas a polícia começava a fechar as ruas. Sobraram árvores e nada de energia eletrica no centro da cidade.

Para se ter uma ideia choveu em Cascavel só ontem 85.9mm. Isso tudo em 7 horas.

 

Apesar do trabalho intenso da polícia e da copel, hoje cedo ainda dava pra ver muito estrago nas ruas. Parece que foi um bombardeio!

 

Algumas ruas permanecem fechadas. Muitas árvores da praça Wilson Joffre caíram e destruiram o parque de diversão. Semáforos estão desligados ou em sinal de alerta. Muitas estão fora do lugar ou caindo. Algumas das principais avenidas, como a Asunção que fica em frente a rodoviaria estão fechadas pois há postes, antenas e árvores na pista. Lojas, garagens e postos de combustíveis foram mais atingidos. Avenidas longas como a avenida Brasil, avenida Paraná, avenida Rio Grande do Sul, Marechal Cândido Rondon, Asunção e são Paulo canalizaram o vento e foram mais atingidas.

Agora imaginem tudo isso a meia noite, sem luz, com muitas viaturas em alerta, cirenes, prédios todos apagados e toda essa destruição...

 

Apezar da destruição IMENSA, não pode se negar que o fenomeno foi INCRIVEL, inesquecivel!

Link to comment
Share on other sites

Lucas, as fotos sao tuas ? Em caso negativo, quem publicou.

são minhas. Hoje a tarde visitei novos lugares, ao redor do lago. INCRÍVEL.

Havia um parque com pinheiros americanos. MUITAS árvores caídas e pinheiros enormes quebrados ao meio. Provavelmente atingido por raios: Aquele clarão verde que descrevi.

Imagino o que aconteceu dentro do parque :shock: :shock: :shock:

Link to comment
Share on other sites

NUNCA VI UM TEMPORAL COMO ESTE!

Estava no centro de Cascavel no horário da tempestade. UM XOU! Luzes fortes de raios muito próximos deixaram o céu completamente verde, ventos intensos, granizo... Estacionei meu carro num posto de combustível, era impossível trafegar. A cidade toda sem luz. Logo depois notei que a cobertura do posto estava caindo. Transito intenso, muitas viaturas e árvores no chão por todos os lados. Depois do temporal começamos a ver os estragos. A meia noite ainda havia muito movimento, mas a polícia começava a fechar as ruas. Sobraram árvores e nada de energia eletrica no centro da cidade.

Para se ter uma ideia choveu em Cascavel só ontem 85.9mm. Isso tudo em 7 horas.

 

Apesar do trabalho intenso da polícia e da copel, hoje cedo ainda dava pra ver muito estrago nas ruas. Parece que foi um bombardeio!

 

Algumas ruas permanecem fechadas. Muitas árvores da praça Wilson Joffre caíram e destruiram o parque de diversão. Semáforos estão desligados ou em sinal de alerta. Muitas estão fora do lugar ou caindo. Algumas das principais avenidas, como a Asunção que fica em frente a rodoviaria estão fechadas pois há postes, antenas e árvores na pista. Lojas, garagens e postos de combustíveis foram mais atingidos. Avenidas longas como a avenida Brasil, avenida Paraná, avenida Rio Grande do Sul, Marechal Cândido Rondon, Asunção e são Paulo canalizaram o vento e foram mais atingidas.

Agora imaginem tudo isso a meia noite, sem luz, com muitas viaturas em alerta, cirenes, prédios todos apagados e toda essa destruição...

 

Apezar da destruição IMENSA, não pode se negar que o fenomeno foi INCRIVEL, inesquecivel!

 

SIM. Ver a cidade do jeito que vi, no meio da tempestade e depois destruída, assim como hoje pela manhã e agora a noitinha não tem palavra pra descrever

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.