Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Tempo Severo - PRIMAVERA 2009


Igor
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Sei que muitos bazianos do PR reclamam do Simepar. Não quero entrar no mérito mas em relação as imagens de radares e algumas entrevistas concedidas às redes televisivas do PR os seus profissionais estão de parabéns. Tomo por exemplo a última em que o Duquia comenta o tornado em Ampére. Irretocável!

Sds.

Para mim, a única coisa que o simepar peca é na previsão, tanto 24h como a longo praso, no geral, sua rede de estações são muito boas, bem localizadas ao meu ver, o acompanhamento metereológico no site também é exelente :D O atendimento também, TODAS as vezes que escrevi para o Simepar obtive resposta 8-)

Link to comment
Share on other sites

Sei que muitos bazianos do PR reclamam do Simepar. Não quero entrar no mérito mas em relação as imagens de radares e algumas entrevistas concedidas às redes televisivas do PR os seus profissionais estão de parabéns. Tomo por exemplo a última em que o Duquia comenta o tornado em Ampére. Irretocável!

Sds.

Para mim, a única coisa que o simepar peca é na previsão, tanto 24h como a longo praso, no geral, sua rede de estações são muito boas, bem localizadas ao meu ver, o acompanhamento metereológico no site também é exelente :D O atendimento também, TODAS as vezes que escrevi para o Simepar obtive resposta 8-)

 

Realmente, concordo contigo João!

:ugeek:

Link to comment
Share on other sites

O monitoramento do Simepar está cada vez melhor, imagens espetaculares, muitos detalhes e até previsão de curtíssimo prazo com 99% e 100% de acerto (ponto de vista meu...). Amigos, isso tem que ser levado em conta também. Além do mais, temos uma atenção pontual do Duquia aqui, praticamente exclusiva, coisa além de muito legal, nos deixa com informações preliminares de mais um estado (PR), como faz o Alê (RS) e o Ronaldo (SC), que não há em nenhum local no Brasil para se buscar.

 

Parabéns aos nossos craques!

Link to comment
Share on other sites

Só para registro:

 

Balanço de eventos extremos em SC, em Setembro e Outubro

 

 

15/10/2009 13:03h

 

 

 

 

Assim como indicava a previsão, a primavera vai se mostrando chuvosa, com mais dias nublados e com frequencia de eventos extremos como temporais com ventos fortes de mais de 100km/h e granizo, além dos três tornados que foram registrados no início de setembro no Oeste e Meio-Oeste, o mais intenso no município de Guaraciaba, com um grande rastro de destruição e a ocorrência de quatro mortes. Em setembro, ao todo foram registrados 6 episódios de fortes temporais, que atingiram boa parte do estado, e 2 casos de alagamentos, entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com enchente na região de Araranguá entre os dias 11 e 12.

 

Em Outubro, o padrão atmosférico não tem sido muito diferente, mas em relação a setembro, os sistemas meteorológicos, de uma forma geral, estão menos intensos. Até o momento há registro de apenas dois eventos que resultaram em problemas para SC, um de ventos fortes no Oeste e Litoral Sul, entre 70 e 90km/h no dia 05, com destelhamento e queda de energia elétrica. E outro no dia 14, com temporais associados a ventos de mais de 100km/h e granizo no Meio-Oeste, causando destruição especialmente em Campos Novos, Curitibanos e Zortea, e queda de energia elétrica também no Oeste e na Serra.

 

E por quê tem sido tão frequente esses eventos neste ano? Nos meses de primavera ocorre uma transição entre as estações de inverno e verão, e é mais comum a ocorrência de temporais com chuva forte, granizo e ventos intensos. Nesta primavera esses eventos estão sendo acentuados pela influência do fenômeno El Niño (mais detalhes no link Clima na página do Ciram).

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

 

Setor de Previsão de Tempo e Clima – Epagri/Ciram

Link to comment
Share on other sites

E chove hein.. Só hoje foram mais 25 mm, num total de 226 mm no mês até agora! Mín. 16,9°C e Máx. 21,6°C. Minha mãe passou sobre a ponte do rio Ivaí hoje, disse que está bastante alto!

Ouço bombas no horizonte oeste e clarões também.. Olha ela aí outra vez.

 

Aqui a chuva caiu fraca durante o dia. Acumulou 16,5mm. Nos últimos 3 dias choveu o total de 102,4mm. É água pra caramba. No total do mês são 170,4mm em Cascavel.

Link to comment
Share on other sites

Igor e Lucas de parabéns pelas fotos!!

 

Em Cascavel a quebradeira foi geral. Pelo relato do Lucas lembra aquela tormenta que deu por aqui em novembro de 2005, quando desabaram 100 mm em alguns locais de POA em 1 h. O trânsito parou, literalmente. Era impossível dirigir. Pior é isso com vento: muita água sobre os telhados e as árvores força a quebrar com tudo.

 

De novo, parabéns pelas fotos!! 8-)

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pessoal.

Dois dias após a tempestade ainda tem muita árvore caída pela cidade. Muitos galhos cortados e postes quebrados. Mas as ruas já foram todas liberadas. Amanhã vou visitar novas áreas ao longo do lago para registrar os estragos.

 

Na segunda volta chover. O calor de domingo vai ser, novamente, combustível para a chuva. Vamos ver o que vai dar. Se tiver algo extraordinário registrarei!

 

abraços!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

:o ESTARRECIDO!!!!! :shock:

NÃO HÁ OUTRO TERMO PARA DEFINIR!!!!!!!! :( :?

 

É uma primavera bastante "atípica" por tudo que vêm ocorrendo... Conversando com pessoas de mais idade todos afirmam que "nunca tinham visto primavera tão fria", embora eu prefira o termo "amena"... Sem contar esses eventos como os demonstrados aqui. Penso que se os "cataclismas" esperados seriam causados pelo "aquecimento global", no nosso caso está sendo pelo "resfriamento"... :D

 

Saludos y Suerte!!!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada

Linhas e mais linhas!!! Pequenas, minúsculas... mas sempre causando chuvas nesse paranazão!!!

 

sabadao.th.png

 

Me preparo para sair e tenho de olhar para essa janela virtual. Não gosto do que vejo!!! Os tais "volumes médios" de precipitação vão prás cucuias!!!!

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Pois é.. de uma hora pra outra surgem, pipocam essas coisinhas.. Nessa madrugada de novo muitos estrondos e pancadas fortes, mas dessa vez não quis sair do aconchego da minha cama :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Teremos um treino do GP da F1 com muita chuva, a chuva aumenta sobre o estado de Sao Paulo, ainda esperamos coisa mais feia para o final da tarde, mas ainda bem que é só chuva e raios.

 

Acabou de passar imagens... A pista tá um verdadeiro "rio"...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Jay:
E por quê tem sido tão frequente esses eventos neste ano? Nos meses de primavera ocorre uma transição entre as estações de inverno e verão, e é mais comum a ocorrência de temporais com chuva forte, granizo e ventos intensos. Nesta primavera esses eventos estão sendo acentuados pela influência do fenômeno El Niño (mais detalhes no link Clima na página do Ciram).

Gilsânia Cruz – Meteorologista

A climatologia brasileira vai agradecer o dia que Jaqueline ("Stilavert"...sic)...demonstrar que o tempo severo severíssimo....ocorre predominantemente na primavera de La-Ninã.

Talvez neste "atual" meio El-Niño....meio La-Niña. que não neutralidade....a coisa ficou preta de vez.

Apesar da SOI indicar neutralidade.

 

Hehehe, Mafili...

 

Olha só que legal...

 

1964 -1965 La ninha Moderado

 

RS, depósito da Petrobras, abril de 1964.

 

 

petrobca.th.jpg

 

petrobras.th.jpg

 

De um conjunto de dezesseis destes tonéis gigantes, 15 foram demolidos, como esses aí das images... Vento de 40km/h.... :lol: outono também!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Do MS, novos rolos-compressores chegando..que coisa! :shock:

 

Pois há várias atualizações do RINDAT, um "deles" parece que "resolveu fazer uma parada" à Se do Mato Grosso e No do Paraná... Confere???

 

2dhsizq.jpg

 

:shock: 70/75 dBZ sobre as regiões entre Ribeirão Preto-Serra Azul e em direção Sengés (PR) já avançando para Passos (SP)????

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Do MS, novos rolos-compressores chegando..que coisa! :shock:

 

Pois há várias atualizações do RINDAT, um "deles" parece que "resolveu fazer uma parada" à Se do Mato Grosso e No do Paraná... Confere???

 

2dhsizq.jpg

 

:shock: 70/75 dBZ sobre as regiões entre Ribeirão Preto-Serra Azul e em direção Sengés (PR) já avançando para Passos (SP)????

 

Saludos y Suerte!

Em ribeirão pode ser que tenha tido estragos.

abraços.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Valeu!!!!

Esperemos as próximas atualizações... Estou olhando pelo Mosaico / REDEMET...

 

Parece que Minas Gerais também vai ser a "bola da vez"????

 

Alguma notícia sobre Sampaio Moreira (SP), Antônio Olinto (PR) e num triângulo entre Campo Grande-Inocência-Xavantina no Mato Grosso do Sul???? Parece que alguma coisa está "bombando" sobre essas regiões????

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Mais um temporal atingiu a cidade de Apucarana por volta das 12 horas deste sábado (17).

 

Segundo Sônia Aparecida Rodrigues, moradora da Rua Prestes Maia, na Vila Formosa, a ocorrência climática gerou medo. "A rua ficou cheia de gelo; eram pedras de tamanho significativo". relata.

 

A região sul da cidade foi a mais atingida. No Jardim Catuaí III, uma espessa camada de gelo encheu as ruas. O desabamento do um muro de uma residência permitiu que toneladas de barro e gelo invadissem a casa. Os moradores ficaram desolados. Não houve feridos.

 

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros registraram até o momento cerca de 30 casos de destelhamentos em Apucarana. O granizo, também atingiu a cidade de Jandaia do Sul. Pelo menos quatro casas foram destelhadas.

 

http://www.tribunadonorte.com/index.php?setor=DETALHESNOTICIA&nid=447822

 

foto408465_r1_q85_vat_ac_ch640_cv480.jpg

 

foto408460_r1_q85_vat_ac_ch640_cv480.jpg

 

foto408461_r1_q85_vat_ac_ch640_cv480.jpg

Link to comment
Share on other sites

Caramba! Olha quanto gelo! :shock: :shock: :shock:

 

Nossa, a coisa ta feia no sul do país, que pena! :(

 

E olha só, acompanhando a imagem de satélite do climatempo vi que tem uma célula se formando e vindo em direção à capital e, consequentemente, pela trajetória, a jundiaí:

 

rbm9p5.jpg

 

Reparem também nas células-monstro no norte do estado... impressionante...

 

Pena que o radar da Redemet ta fora do ar... mas pelo q eu tinha visto uns 15 minutos atrás, essa célula está trazendo bastante chuva!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Essas fotografias de granizo acumulado não me impressionam mais. São apenas os locais onde a chuva leva e acumula horrores. Daí mostram como se tivesse sido essa a quantidade caída. Nada a ver. O dia que ocorrer uma queda de granizo de vários centímetros de acumulação homogênea, a cidade vítima será arrebentada sem dó nem piedade.

Sds.

 

Não havia pensado por aí!!!!! :lol:

É fato!!!!

 

Parece que esses núcleos "colaram" sobre o Mato Grosso???

 

idhk53.jpg

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Tomas e Zeca,

 

É isso aí mesmo!

 

O fotógrafo tem que ter bom senso e não ser sensacionalista (ética X dinheiro para o patrão e manutenção de emprego), mas isso não existe, a mídia atual é no sense. O que observo e também por escarafunchar onde vou, é que há algum tipo de calha que desloca a água com gelo, se há baixadas e etc... a coisa tende a acumular dando uma idéia falsa. Mas o bom senso é coisa que deveria ser peculiar de quem quer mostrar e não vender a notícia, mas fico a pensar também, quem se importa se o povo está massificado pela desgraça do aquecimento global, as manchetes sensacionalistas só fazem confirmar o absurdo para desinformados. Então... observemos os acontecimentos futuros meus amigos! Observemos...

 

Neste caso aí de Apucarana, acumulou uns 15 CM em alguns locais, não me refiro a esse caso!!!! Aí a coisa foi severa mesmo!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

 

Pois tive olhando a rodada de 18/10/09 - 06Z para PRNM e Precipitação, que é o que gosto :lol:, comparando-a com as projeções do NCEP/NWS e o GFS... O NCEP está em acordo em relação à 19/10 à partir das 06Z e, apenas, o GFS diverge jogando para 20/10 idêntico quadro... O que reforça o teu trabalho e o torna EXTREMAMENTE FIDEDIGNO!!!! 8-)

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Essas fotografias de granizo acumulado não me impressionam mais. São apenas os locais onde a chuva leva e acumula horrores. Daí mostram como se tivesse sido essa a quantidade caída. Nada a ver. O dia que ocorrer uma queda de granizo de vários centímetros de acumulação homogênea, a cidade vítima será arrebentada sem dó nem piedade.

Sds.

 

Pato Branco, outubro de 2002 e 98, em alguns locais 1 METROS de acúmulo de granizo,

porém, na queda, aqui em casa, era um tapete, melhor, uma camada de uns 10 a 15 cm!!!

Pedras do tamanho de laranjas, as janelas aqui de casa, abertura de alumínio, tem as marcas das pedradas até hoje, observação, até 2,2m de altura com beiral de 1m, ou seja, elas vinham quase na horizontal...

:?

 

Bem abafado aqui, quero ver como será a noite....

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.