Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Tempo Severo - PRIMAVERA 2009


Igor
 Share

Recommended Posts

Buenas!

 

Cuidado para não se enganar com a escala, pois defini 60mm ou mais como o máximo para facilitar a leitura, considerando que 60mm em 3 horas é muita coisa. Devido ao tamanho da mancha rosa, com certeza é mais de 60mm. Veja no meteograma numérico que o valor previsto para dois dias em SM é de 116mm, pela saída 12z.

Talvez eu altere a escala depois, expandindo os valores.

Avançando mais, é interessante ver o WRF ensemble, cujos 5 membros indicam entre 50-100 e 2 membros mais de 100mm no centro do RS.

 

Tranquilo, tranquilo hermano ;) ... Lógico que avaliei tudo isso... Quando disse que ficava com o WRF/BAZ/Marcelo é porque desde os dias 20/10 venho olhando os modelos e as projeções acima citadas já se demonstravam, também para prestigiar o trabalho do amigo :), pois rodada após rodada a discordância ia ficando cada vez mais nos dias e não nos volumes... Como penso que 60/100mm em poucas horas, mesmo que sejam 24/48h, é um "verdadeiro dilúvio" :shock: ...

 

Agora que o Alexandre confirmou, então, é só aguardar o que será... Inclusive porque essa frase "CALOR PRE-FRONTAL ACENTUA O RISCO DE TEMPORAIS ISOLADOS NAS DEMAIS REGIOES"... Huuummmmm!!!! :?. Depois, aqui no centro tudo sempre acaba passando :shock: :lol:...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Alê, pelas imagens de radar, a coisa está muito feia lá, deves estar acompanhando...

 

http://www.meteofa.mil.ar/radar/CMAX_SMA_Z_1_01.gif

http://www.intacya.org/radar/parana/Parana_MAX.gif

http://www.smn.gov.ar/radar/CMAX_PER_Z_1_ANIM.gif

 

METAR

 

Wind from the S (170 degrees) at 30 MPH (26 KT) gusting to 46 MPH (40 KT) (direction variable)

Visibility 4 mile(s)

Sky conditions overcast

Weather Light rain with thunder

Cumulonimbus clouds observed

Temperature 53 F (12 C)

Dew Point 53 F (12 C)

Relative Humidity 100%

Pressure (altimeter) 29.74 in. Hg (1007 hPa)

ob SAEZ 240000Z 17026G40KT 140V210 8000 -TSRA BKN035 FEW050CB OVC080 12/12 Q1007

Link to comment
Share on other sites

Há uma discordância do volume de chuvas projetado aqui para a região norte do RS. Uns falam entre 10-15 mm, outros em torno de 25 mm e a RBS TV divulgou para a região de Passo Fundo o volume de 1/3 da média do mês para amanhã...

Quem irá acertar?

Sds.

 

Vai ter muita variação. Vai ter cidade com 5/10 mm e cidade com 50/60 mm.

Estou indo para Erechim amanhã bem cedo. Chego por lá umas 11:30, por aí. Tem festa de 15 anos da prima da minha namorada. Parece que vamos pegar chuva exatamente na hora da festa. Pelo menos prefiro mil vezes chuva do que calor de terno e gravata. :roll:

 

Qualquer coisa posto de lá, se der.

 

Abraços tempestuosos!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, cuide-se esses temporais na estrada não estão para brincadeira...

Boa viagem.

 

Floripa - Nossa, se o WRF estiver pegando legal essa instabilidade... Vamos virar peixe aqui! Ainda bem que será a noite.

 

prmsld112.th.png

 

Ronaldo, para a madrugada de 25 entre 3h e 6 (UTC) há algo curioso no vento, uma vorticidade bem localizada apenas sobre a ilha, estou preocupada, ainda mais com esse flood aí da imagem. Como é modelo, sempre está mudando. Qualquer coisa diferente que você perceber avisa. Obrigada! É que é para dar tempo de correr... :lol:

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Santa Maria sob uma forte linha de instabilidade avançando de W-No com muitas nuvens para todos os quadrantes... Uma manhã que se desenhava ensolarada já está ficando escurecida... 21°C; 78% de URA e 1002 hPa segundo SBSM; Pelo INMET 19.2°C; 80%; 1001 hPa... Por enquanto vento "pífio"... Tirei fotos, mas não acho o cabo do celular para passá-las :twisted: e estou correndo para sair para o trabalho... :lol:

 

Aguardemos para ver o que será...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

É Duquia, mais uma aula. Obrigada! Essa dúvida eu tinha, por que em episódios de tempo severo não havia uma uniformidade de topos, então espero ter entendido porque em algumas situações um topo aparece em amarelo e verde, neste sat aí do CPTEC e causa muita coisa e em outras vezes o rosa causa menos, evidente que há outras variáveis em jogo, mas é muito interessante esse teu esclarecimento, principalmente na questão de CCM e SCM, como foi o debate por aqui há umas 2 semanas.

 

Aqui em SC o avanço é rápido, espero finalmente conseguir registrar essa tempestade, isto é, se chegar aqui e não desviar antes.

Link to comment
Share on other sites

Informação de Fontoura Xavier, conforme moradora que me telefonou, o temporal foi muito feio e ocorreu a cerca de 1h atrás, não foi muito tempo, mas foi o suficiente para destelhar diversas casas,a moradora estima em torno de 5 a 6 casas atingidas, próximas da residência dela, na Vila Pátria.As autoridades já estão no local prestando atendimento aos moradores.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Santa Maria abriu o dia assim (06:50am):

 

3493thd.jpg13zy2qo.jpg

 

Mais fotos em (de ontem ao entardecer )

 

Em torno de 09:00h iniciou-se e passou um rápido temporal, cujas fotos estou esperando que meus alunos me enviem, onde foram registradas rajadas na ordem de 40Km/h segundo INMET... Foi mais o "susto" :lol:...

 

Nas últimas atualizações: SBSM 19°C; 1009 hPa e vento na ordem de 12.9Km/h... INMET com 17°C; 1008 hPa; indicativo de rajada em 39.9Km/h e 34.4mm de precipitação... Particularmente tenho 43mm... O aspecto é de estar "Limpando" para W... Vejamos o que será...

 

Saludos y Suerte!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Gracias e retifico... Em pouquíssimos minutos nosso horizonte S-So-W-No ficou extremamente cinza e está iniciando um "ventinho" bem considerável por aqui... SBSM 19°C; 1011 hPa e vento na ordem de 11Km/h... INMET 16.7°C; 1011 hPa e indicativo de rajada, ainda, em 39.9Km/h...

 

A "porrada" agora está sobre o Paraná...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Que outubro! Que outubro! Céu verde há instantes atrás. Vou tentar postar tudo até o anoitecer.

 

 

Eu lembro de ter visto o céu assim uma vez, em 27 de janeiro de 2006, mas o que veio depois foi uma forte pancada de chuva apenas, sem granizo ou ventos fortes. Tem quem diga que nuvem verde quer dizer granizo, mas outros tantos dizem que não necessariamente, como foi no meu caso.

 

Até agora parece que os maiores volumes de chuva ocorreram (em parte) fora das áreas onde eles eram esperados, choveu mais em Porto Alegre do que São Borja por exemplo, mas o destaque vai para a região da tríplice fronteira, já choveu 86 mm em Salto Cataratas e Ciudad del Este teve rajada máxima de 107km/h, Foz do Iguaçu Inmet teve 92km/h (mas o pluviômetro desta estação não funciona). Ontem à noite um modelo colocava 95 mm para São Borja e 10 mm para a região de Foz...

Link to comment
Share on other sites

Incrível Cezar! Seria demais dizer que ali houve condições reais para ocorrência de tornado?

 

 

Rajadas de vento fortes

 

Assis Chateaubriand 60 km/h

Cascavel 88 km/h

Foz do Iguaçu 92 km/h

Guaíra 106 km/h

Mal. Cândido Rondon 90 km/h

Palotina 121 km/h

Planalto 70 km/h

Santa Helena 81 km/h

São Miguel do Iguaçu 90 km/h

Toledo 61 km/h

 

Simepar às 14h00.

Link to comment
Share on other sites

Duquia, já está arquivadíssima aqui esta imagem espetacular. Obrigada!

 

Pela terceira semana consecutiva o PR é abatido por fortes tempestades e tempo severo... Parece reedição dos anos 60, quando os rastros de tornados eram megas aí. Inclusive tão gigantes que nem a floresta voltava a ser mesma.

 

Ei Igor... Que céus, heim... Esverdeados, precursores de eventos severos e tornados!!!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, outro vídeo de uma WALL CLOUD. Não sei de onde é, apenas o Elivélton enviou e perguntou do que se tratava...

 

http://portal.rpc.com.br/tv/videosdosinternautas/20091027162238_p8260007.wmv ele deve dizer agora na próxima edição do jornal local. Pena que não fui eu quem o atendeu senão teria perguntado. Mas fica o registro e depois dá para retirar maiores informações do site da RPC.

 

 

Mais um evento severo!!

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Edição 1==>19:19 - Acabei de assistir ao Paraná 2ª Edição e não divulgaram o vídeo!!

Edição 2 ==> 19:28 - Deixei um comentário lá nos vídeos postados e verei se obtenho resposta.

 

SEN-SA-CIO-NAL!!!!!!!

 

Jamais havia visto uma dessas em Terra Brasilis... (corrija-me Jaque, se estiver errado)

 

Fico imaginando se quem registrou essa preciosidade teria idéia do valor da filmagem... que inveja!!

 

Muito bom!!

Link to comment
Share on other sites

200910280939.png

 

A figura mostra uma montagem entre uma imagem do radar com outra extraída do vídeo veiculado no site da TV Paranaense (http://www.portal.rpc.com.br), de autoria de Luciano Fardim, e retrata o momento em que uma forte tempestade atingiu a cidade de Pato Branco. Às 17 horas do dia de ontem o radar meteorológico do SIMEPAR indicava núcleos isolados de precipitação entre o oeste e o sudoeste e poucos atingiram áreas urbanizadas. Os dois núcleos mais intensos atingiram as cidades de Pato Branco e a de Rio Bonito do Iguaçu. Na imagem extraída do vídeo é possível observar a célula de tempestade onde chama a atenção a protuberância observada à base na nuvem. Para um observador que fica sob esta nuvem a visão desta protuberância se assemelha a um "paredão" onde as nuvens podem apresentar ou não sinais de rotação ou movimentos ascensionais rápidos. Estas formações se desenvolvem geralmente antes dos tornados porém, nem todas evoluem a esse ponto entretanto, provocam chuvas abundantes com rajadas de ventos muito fortes. A nossa estação meteorológica instalada no município de Pato Branco assim como os pluviômetros da região, praticamente não registraram chuvas pois estas atingiram pequenas áreas em curto espaço de tempo.

Link to comment
Share on other sites

não é vento, raio ou granizo, o pessoal nem dá bola.

 

Estou postando tópico no Imagens para os interessados.

 

A 5km da enchente relâmpago, não caiu 1mm! Indices não confirmados apontam 130mm na Zona sul, área de onde toda a água vem para a baixada industrial e alhueres, locais alagados.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

não é vento, raio ou granizo, o pessoal nem dá bola.

 

Estou postando tópico no Imagens para os interessados.

 

A 5km da enchente relâmpago, não caiu 1mm! Indices não confirmados apontam 130mm na Zona sul, área de onde toda a água vem para a baixada industrial e alhueres, locais alagados.

 

Abraços

 

MAIOR ENCHENTE EM 20/30 ANOS EM PATO BRANCO ONTEM

 

http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=12&t=710&p=31548#p31548

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Voando de Uruguaiana para SMaria e POA em um voo da NHT peguei este Cb de Alegrete ao lado do avião. Visão nada agradável para quem está em um avião pequeno que somente voa a 3 mil metros.

 

Fotos, fotos, fotos.... :lol: :lol: :lol:

 

Imagino o "friozinho" na barriga :(

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Forte temporal passa sobre Santa Maria de W para E... Muito vento, descargas pouca chuva... :( :shock: :?

 

14a95wm.jpga2upw3.jpg2dgumpv.jpg

 

Na "afobação" sairam tremidas as fotos :lol:... depois seleciono e envio outras...

 

Tenho que ir ao trabalho :cry: :lol:

Esperemos as atualizações dos Institutos, segundo SBSM vento na ordem de 55Km\h :shock: Aqui estou acumulando 12mm... A chuva em si está sendo fraca para todo o "barulho" e vento... Um vizinho teve algumas telhas levadas pelo vento, na cidade ainda não há notícias de avarias....

 

Saludos y Suerte!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Intensos raios, literalmente, tremem por aqui... Meu celular está sem bateria :x :lol:... Estou acumulando 48mm... O "grosso" da chuvarada atingiu a cidade de W-So para S-Se-E... Aqui foram garoadas intermitentes, por isso o INMET registra 55.4mm com indicativo de rajadas em 58.3Km/h... Amigo de rádio local, região WSe da cidade, me disse que no pluviômetro da rádio eles acumulam 46mm... Tudo em acordo com o que os modelos vêm indicando...

 

Fiz um vídeo da hora do temporal e já mando endereço...

 

Estas meu filho captou à uns 6Km daqui...

 

1g3ceu.jpg2emk842.jpg

es7zo6.jpgm7ztyc.jpg

 

Mais em ou (O último é mais rápido)

 

Bueno, agora como são de "domínio público" o uso é aberto à todos...

 

P.S. E essa imagem no RINDAT sobre o RS????? Alguma informação sobre o que ocorre em cima de nós???

 

P.S2: Muito vento por aqui... Rajadas bem "consistentes" e trovões fortes... Vejamos o que será...

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.