Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Tempo Severo - PRIMAVERA 2009


Igor
 Share

Recommended Posts

Caraca Tomasini, maravilhosas as extrações do vídeo!!!

 

:shock: :shock: :D:D

 

Aqui só ao redor, nada na cidade, apenas vento seco e refrescante as 21h.

 

Ontem teve ventania seguida de 0mm, ou seja,m cpassou uma baita frente de rajada assustadora, ventou muito e não choveu, ao menos refrescou bem ontem!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Olhem essas fotos de um observador em Tramandaí. Pena que as fotos não são maiores. O "pretume" e a ventania são assustadoras!

 

http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/home.jsp?localizador=Zero+Hora/Zero+Hora/De+olho+no+tempo/44502&secao=detalhe&uf=1&local=1&section=De+olho+no+tempo&mode=

 

Nessa também em Tramandaí, vista do oeste (Serra do Mar). Aí se vê qual era o monstro!! :shock: :shock: :shock:

 

http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/home.jsp?localizador=Zero+Hora/Zero+Hora/De+olho+no+tempo/44510&secao=detalhe&uf=1&local=1&section=De+olho+no+tempo&mode=

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

85km/h durante a chegada da chuva, intensa. Continua quente e extremamente abafado. Faz 24C e 92%. O GFS está colocando 260mm de chuva para cá nos próximos dias!! Onde isso vai parar!!?

 

Neste mundo onde o plural é masculino, somente uma menina pode aplacar essa PDO :lol:... PUTZ!, mas aí reverte... Coitados de nós!!!! :lol:

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Intenso temporal atinge Santa Maria... Em frente onde trabalho não dava para passar de um lado ao outro da calçada... Inundou a rua... Raios fortíssimos e persiste "no ar" o "ronco" característico de quando cai granizo... No rádio (aparelho) as descargas são intermitentes e contínuas... Como o vento virou meu coletor, acumulo apenas 10mm (isso em 5min de chuva e já na parte "fraca")... Esperemos pelas próximas atualizações...

 

INMET registra 22mm e rajadas entre 34 e 38Km/h... SBSM "erro ao obter dados"...

 

(13:35)... Nova "carga" à W-So-S e o vento começa ficar mais forte aqui... No INMET (Aut.) a radiação caiu à 18 KJm² na hora do temporal, na última atualização subiu à 85. Mas mesmo assim é "baixíssimo"... SBSM decididamente "fora do ar" e INMET com 18°C para PO em 17.7°C com vento à 11Km/h e indicativo de rajada em 32.76Km... Muitos estrondos, mas não se visualiza os raios... Radar de Canguçu apontando uns avermelhados nas últimas atualizações????

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

85km/h durante a chegada da chuva, intensa. Continua quente e extremamente abafado. Faz 24C e 92%. O GFS está colocando 260mm de chuva para cá nos próximos dias!! Onde isso vai parar!!?

 

Neste mundo onde o plural é masculino, somente uma menina pode aplacar essa PDO :lol:... PUTZ!, mas aí reverte... Coitados de nós!!!! :lol:

 

Saludos y Suerte!

Esses efeitos nem parecem de El Niño: parece La Russa!

 

POA não está fora desse festival de tormentas: pelo 3° dia seguido temos várias trovoadas, dessa vez um pouco menos intensas. Chove fraco por aqui, mas a chuva mais forte passou ao norte. Ainda não passei dos 22,0° e agora está apenas 19,3°, ou seja, a 0,2° da mínima pela manhã. Pressão bem mais alta do que ontem: 1012,9 mb.

 

Reparem no satélite que há muitas nuvens trazidas pelo jato desde o NE da Argentina para o RS e parte de SC. Ainda tem muita chuva por vir.

 

Abraços russos!

Link to comment
Share on other sites

Vento muito forte hj por volta das 18:55h aqui em Itatiaia. O tempo fechou rapidamente e começou a ventar! Eu estava no carro indo pra Resende, tive que voltar antes de pegar a Via Dutra, o vento trouxe muita poeira/areia que vinha de Resende pra cá. O trecho da Dutra que eu pegaria "sumiu na poeira", o vento empurrava o carro pro lado. Na boa, senti muito medo. Infelizmente não pude registrar. Ficamos sem luz até 21:30h, muitos galhos e fios pelas ruas. Imagino o pânico que as pessoas sentem quando são atingidas por tornados, furacões... É bonito de ver, de longe...rs.

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Parece que amanhã e domingo ainda prometem... Olhando imagens em satélite e alguns gráficos, há um movimento no Ne argentino, um pouco fora do Paraguay, avançando para E-S que me chamou a atenção... Deve ser em +/- 25ºS / 60°W... Alguém saberia dizer o que é, ou será, isso???

 

Muitas descargas de w-No... Vou ver...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Zeca, isso já me aconteceu, no Cassino, no início da década de 80, essa época, às 7h da manhã eu corria do hotel sozinha para o mar, sem ninguém na beira da praia. Fez um corte de 180 graus no meu calcanhar... Tenho a marca ainda hoje no pé. Espero que não tenha rasgado muito, é bom desinfetar bem. No mais, as projeções do WRF para hoje (22) não são nada animadoras, em especial Floripa, Laguna, Tubarão, pelo CAPE de 4000. Boa coisa não dará perto das 15h UTC e em diante, pelo modelo. Quero estar bem posicionada. Bom, no momento aqui está 23.5C e 1009 hPa, então, preferia até que as projeções errassem, a desgraceira tem sido tanta que... :roll:

 

Boa noite, abraço.

Link to comment
Share on other sites

Das 3h da manhã até agora foram 2 temporais. Sob muita chuva e vento forte o acumulado de hoje é de 85mm, e segue "rolando água".

 

Receio que Porto Xavier possa ter enfrentado tempo severo e estragos na madrugada. As 4h quando acordei o tempo estava muito feio e no radar a região de PX estava sob um núcleo forte de mau tempo. Já tentei entrar em contato com meus primos, irmã, e outros telefones públicos que encontrei no site do município, mas nada!!! Celulares fora de área, fixo ninguém atende.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Em Santa Maria 90mm de chuva desde ontem... 50mm aqui em 4/5 horas... Agora sob céu cinza, vento moderado, constante e aspecto de que "já vai chover", 22°C e 1007 / 1008 hPa... Vou ver o que dá para editar do que filmei na madrugada...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Pois por aqui "abafou"... Temos um solzinho entre nuvens e o horizonte W com cara de que vai "limpar...

 

Embora sabendo de como se comportará esse sistema aí sobre vocês, espero que não hajam estragos como aqui...

 

À propósito... Alexandre, aquele litro no barco... Seria óleo para o motor??? 8-)

 

:o -70 no alta resolução sobre o Paraná :shock:...

 

 

Saludos y Suerte!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

RBS-TV Santa Rosa mostrou há pouco os estragos pela chuva e vento provocados na região Noroeste e Missões.

 

No interior de Porto Mauá mais 30 casas tiveram telhados destruídos, apareceu uma com a cobertura toda arrancada. Ao lado, lavouras totalmente devastadas pelo granizo. Mais longe, árvores grandes tombadas pela raíz, postes e 10 galpões ao chão. Suspeito de tornado...

 

Em Santa Rosa, etragos devido a chuva excessiva, enchente. O mesmo em Três Passos, onde 10 adolescentes que estavam acampando, ficaram ilhados.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Formação bem definida avançando pelo Oeste/Noroeste do RS

 

Pois é :shock: :shock:...

 

Já entrei em contato com a diretora lá do colégio onde trabalho falando sobre a situação... Agora à tarde é só crianças desde o pré até o 7° ano, imagine... Aqui está ficando, literalmente, noite... Esperemos que seja somente água...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Aqui seguimos com chuva, trovoadas esparsas e 35mm no INMET... 26mm em uma atualização... Aqui tenho 39mm... Segundo noticioso local, o Rio Vacacaí avança muito e a situação no "Passo do Verde", direção São Sepé, está muito crítica. A pista, na altura do "Arenal" (balança) - BR 392, desmoronou... Com o desmoranemento na pista o rio vacacaí está há dois metros de alcançar a pista na 392... 40 casas estão ilhadas e está sendo solicitada ajuda do Exército para retirar as pessoas pois as pontes móveis não permitem passagem... Tres casas foram levadas pelo rio e mais duas estão na iminência de terem o mesmo destino...

 

E essas imagens????

 

35anr76.jpg

 

EXTRA!!!... EXTRA!!!... SEGUROS TERÃO AUMENTO EM 2010 DEVIDO TEMPORAIS NO ESTADO!!!!

 

ERA O QUE FALTAVA... :evil: :twisted: :lol:

 

Em Tempo: Agora (18:45) 45mm aqui e "solzinho dando as caras"...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Moradores do interior de Três de Maio estão sem acesso a cidade e a municípios vizinhos

 

Estruturas de 8 pontes foram comprometidas pela força da água da chuva.

 

A tempestade que atingiu o município na manhã de hoje danificou ainda mais as estradas que estavam em situação precária, o que impossibilita a passagem de moradores.

 

Na comunidade de Bom Conselho, uma ponte de 12 metros de extensão sobre o rio Quaraím foi levada pela água da chuva. Em Barra do Caneleira, uma ponte com oito metros de extensão também foi destruída. Já na comunidade de Auxiliadora, outra ponte, de 25 metros, sobre o rio Santa Rosa, foi parcialmente danificada. Na comunidade de Quaraím, uma ponte de 12 metros, sobre o rio Quaraím, teve a metade da estrutura destruída. As pontes tinham pilares de concreto e viga de madeira.

 

http://www.radiocolonial.com.br/detalhes_noticias.php?recordID=417

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Aqui céu carregadíssimo e muito abafado... Grosso modo, é como se uma arco estivesse se formando... E eu sem tecnologia para registrar :cry:...

 

358b0ie.jpg

 

Ontem estava estacionário e era uma "loteria" para onde iria se deslocar... Eu, particularmente, pensei que iria "subir" ao Paraguay... Vejam só... Durante a madrugada o "bichinho" desceu"...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Ninguém vai falar nada da instabilidade MONSTRUOSA que está na Argentina e já se desloca para o RS ???

 

Já viu que esses temporais não estão se deslocando muito? As chuvas estão muito fortes, porém localizadas. Aqui no leste do RS faz 3 dias que só vem ameaça e não cai quase nada...

 

O oeste do RS e a Argentina estão liderando com folga em mm de chuva.

Link to comment
Share on other sites

Ninguém vai falar nada da instabilidade MONSTRUOSA que está na Argentina e já se desloca para o RS ???

 

Já viu que esses temporais não estão se deslocando muito? As chuvas estão muito fortes, porém localizadas. Aqui no leste do RS faz 3 dias que só vem ameaça e não cai quase nada...

 

O oeste do RS e a Argentina estão liderando com folga em mm de chuva.

 

Renan, ontem dei uma olhada e pensei que seguiria para o sul do Brasil, o negócio estava assustador mesmo. Mas ja perdeu bem a força e está praticamente no mesmo local que a uma da manhã.

abraços

Link to comment
Share on other sites

Eu estava refletindo sobre quais o meses em que ocorrem mais temporais e com maior intensidade.

Embora este novembro esteja com ocorrências acima da média por aqui, normalmente é um mês tranquilo no que refere-se à temporais, em algumas vezes os temporais de dezembro são mais fortes que os de novembro.

Julho, agosto, setembro e outubro, formam o quadrimestre mais instável do ano.

OBS: estou falando do aspecto local.

E aí em Três de Maio Ricardo, parece-me que o número de temporais/ano, é maior que na nossa região.

Link to comment
Share on other sites

Eu estava refletindo sobre quais o meses em que ocorrem mais temporais e com maior intensidade.

Embora este novembro esteja com ocorrências acima da média por aqui, normalmente é um mês tranquilo no que refere-se à temporais, em algumas vezes os temporais de dezembro são mais fortes que os de novembro.

Julho, agosto, setembro e outubro, formam o quadrimestre mais instável do ano.

OBS: estou falando do aspecto local.

E aí em Três de Maio Ricardo, parece-me que o número de temporais/ano, é maior que na nossa região.

 

Aqui é outubro/novembro/dezembro, sem dúvida

Link to comment
Share on other sites

Eu estava refletindo sobre quais o meses em que ocorrem mais temporais e com maior intensidade.

Embora este novembro esteja com ocorrências acima da média por aqui, normalmente é um mês tranquilo no que refere-se à temporais, em algumas vezes os temporais de dezembro são mais fortes que os de novembro.

Julho, agosto, setembro e outubro, formam o quadrimestre mais instável do ano.

OBS: estou falando do aspecto local.

E aí em Três de Maio Ricardo, parece-me que o número de temporais/ano, é maior que na nossa região.

 

Aqui é outubro/novembro/dezembro, sem dúvida

 

Verdade, Paulo Lopes. Aqui em Três de Maio também.

 

Faz pouco comentei no blog da Metsul sobre uma nuvem cumulusnimbus muito desenvolvida que pode ser vista ao NO de TM, ela não apresenta grande deslocamento e talvez seja esse o motivo do rápido desenvolvimento. Tem a estrutura típica de couve flor, com mammatus no anvil. Estou no trabalho, será bom acompanhar, dependendo do trajeto e evolução, vou fotografar mais tarde.

Link to comment
Share on other sites

Eu estava refletindo sobre quais o meses em que ocorrem mais temporais e com maior intensidade.

Embora este novembro esteja com ocorrências acima da média por aqui, normalmente é um mês tranquilo no que refere-se à temporais, em algumas vezes os temporais de dezembro são mais fortes que os de novembro.

Julho, agosto, setembro e outubro, formam o quadrimestre mais instável do ano.

OBS: estou falando do aspecto local.

E aí em Três de Maio Ricardo, parece-me que o número de temporais/ano, é maior que na nossa região.

 

Aqui é outubro/novembro/dezembro, sem dúvida

Que interessante Paulo Lopes!

Lembro-me de novembro 1998 quando ocorreram vários temporais na região de Carazinho.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.