Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Tempo Severo - PRIMAVERA 2009


Igor
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

É..., os modelos estão começando a apontar o avanço das tempestades para Uruguaiana amanhã. Depois, rapidamente assume parte do RS. Nossa, será rápida e se estreita, como o Alê falou, a concentração de vento será muito forte. Pelo menos esta, espero que dê algum céu legal aqui, sei que pode ficar mais a oeste, conforme modelos, mas espero que pelo menos algumas nuvens legais se formem...Hoje está bem seco, é um bom indício.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Pois desde quarta-feira quando alguém postou aqui "chuvas segunda" passei a olhar vários gráficos e me chamou a atenção justamente essa "velocidade" e rapidez com que vai passar sobre o RS...

 

Saludos y Suerte!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Belas fotos!!!!!!

 

Sobre o RS o qué esperar????? :shock: :o :? :roll:

 

A rapidez é que chama a atenção e parece que tudo se direciona à região entre Santana do Livramento-Bagé???... Embora haja uma linha abaixo de San Lorenzo que parece inscindir pelo No "direto" entre São Borja / Uruguaiana???

 

Aqui está entrando vento de Norte, com rajadas cada vez mais fortes... Pelo INMET na ordem de 20Km/h... Duvido....

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

23tgtj5.jpg1hr0hy.jpg

Mais fotos em

 

Em Santa Maria uma linha de instabilidade avança sobre a cidade. Estamos sob muito vento que segundo BASM está na ordem de 48Km/h com indicativo de rajada em 72Km/h no INMET.. 22°C; 999.7 hPa (INMET) / 1000 hPa (BASM)... Pressão muito baixa...

 

Atualização das 09:00h: 999 hPa; Vento em 48Km/h há duas atualizações na BASM e rajada em 84.6Km/h no INMET... 23°C; 50% de URA...

 

Atualização da 11:00h... 24ºC; 50%; vento em 50km/h; 999hPa segundo SBSM... Pelo INMET 25°C e indicativo de rajada em 87.8Km/h... Agora chove forte em algumas regiões da cidade e se ouve muitos trovões... Aqui caiu uma rápida pancada, porém à W-No-N uma linha muito escura avança... Vejamos o que será...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Alexandre!!!! Lindas, lindas as fotos acima!!! A primeira mostra a maravilha que é este jogador. Palermo! Lindo!

 

Zeca, belas capturas, a RBS acabou de publicar que teve danos aí... Aqui venta forte e muitos pileus pala manhã. Ao sol está muito agradável, chega a ser frio com o vento...

 

SBFL 111400Z 03017KT 9999 SCT027 BKN050 22/14 Q1014

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Alexandre!!!! Lindas, lindas as fotos acima!!! A primeira mostra a maravilha que é este jogador. Palermo! Lindo!

 

Zeca, belas capturas, a RBS acabou de publicar que teve danos aí... Aqui venta forte e muitos pileus pala manhã. Ao sol está muito agradável, chega a ser frio com o vento...

 

SBFL 111400Z 03017KT 9999 SCT027 BKN050 22/14 Q1014

 

Gracias!!

 

Pois na "cidade cultura" como é chamada Santa Maria, não temos uma rádio com algum noticioso digno de informar alguma coisa... ficamos sabendo "pelos outros" :lol: .

 

Há relatos, por parentes e amigos via telefone, de placas (Outdoors) arrancados; uma sobrinha teve parte do telhado "arrancado", mas nada mais grave felizmente; falta energia em vários bairros, coisas do gênero... O mais... Só via rádios da capital... :evil: :D

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Olhando-se o RINDAT, esse avanço está assim aqui:

 

2wps300.jpg73gzro.jpg

Mais algumas em

 

Segundo SBSM, que atualiza mais rapidamente que o INMET, 22°C com vento em 29.6Km/h; pressão estável (?) em 999 hPa. Nessas pancadas que vem-e-vão acumulo 3mm... :lol:

 

Atualização das 13:00h: Pancada-vem-pancada-vai... :). Caiu um pouco a temperatura... Agora SBSM 18°C (queda de 7°C em poucas horas); 1003 hPa e vento na ordem de 11Km/h... INMET com 17°C (8°C); 1002 hPa e indicativo de rajada em 51.8Km. Estou acumulando 6mm até o momento.

 

Saludos y Suerte!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

As tempestades agora estão sobre o Uruguai e as províncias argentinas de Santa Fé e Entre Ríos. No decorrer desta madrugada, chuva intensa, granizo e vendavais devem castigar estas regiões com o avanço da frente fria para o Norte. Conforme os meteorologistas da Metsul, a frente já traz chuva entre esta madrugada e o período da manhã para o Sul e o Sudoeste gaúcho. Nas demais regiões, o domingo começa com sol e nuvens. Faz calor no Norte e no Nordeste do Estado com rajadas de vento do quadrante Norte antes da chegada da instabilidade. A frente desloca-se rapidamente e chove da tarde para a noite na maioria das regiões gaúchas, inclusive na Capital.. A MetSul Meteorologia alerta para o risco de chuva forte de curta duração, com volumes de 30/50 milímetros em até 3 horas, em vários locais, o que traz o risco de alagamentos, além da possibilidade de granizo e ventania em pontos isolados. Como a passagem do sistema frontal pelo Estado, o tempo melhora no decorrer desta segunda-feira e o sol reaparece no feriado na maior parte do Estado, sobretudo do Centro para o Sul e o Oeste. Massa de ar frio vem na sequência e trará queda de temperatura. Neve forte com vento forte (viento blanco) bloqueou neste sábado a passagem Cristo Redentor entre o Chile e a Argentina. O fenômeno mais intenso no lado chileno da fronteira. (Alexandre Aguiar/ MetSul Meteorologia)

 

Tudo dentro do previsto por aqui... caramba, que "ventinho" chato.... :?

 

Agora começa a chover com trovoadas pelo oeste...

Link to comment
Share on other sites

O metar pegou até o granizo em PoA...

 

from the SW (220 degrees) at 23 MPH (20 KT) gusting to 37 MPH (32 KT)

Visibility 2 mile(s)

Sky conditions overcast

Weather Hail with thunder

Cumulonimbus clouds observed

Temperature 69 F (21 C)

Dew Point 64 F (18 C)

Relative Humidity 82%

Pressure (altimeter) 29.65 in. Hg (1004 hPa)

ob SBPA 111722Z 22020G32KT 4000 TSGR BKN010 BKN030 FEW040CB OVC090 21/18 Q1004

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

O metar pegou até o granizo em PoA...

 

Aqui acho que "deu o que tinha que dar", embora siga pancada intermitente e muitos trovões... Inclusive olhando-se imagens de satélites e radares o avanço vai ao Ne do RS em uma linha/vetor de No-Se, culminando nas regiões de Ijuí-Cruz Alta-Caxias-Passo Fundo-Porto Alegre... Em uma delas vai ter "chumbo grosso"... Aqui estou acumulando 12mm o que é muito pouco para o que se lia nos gráficos lá por quarta, quinta e sexta-feira projetados para aqui...

 

Agora estamos sob 16°C / 17°C (bela resfriada) e 1003 hPa o que indica "normalidade"...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Zeca, obrigada pelas informações. Vi alguns CBs interessantes junto a São Francisco de Assis e Santiago, entre outros. Est Estão legais, parecendo!ou sem conseguir atualizar o site há 2 dias, ruim isso. Essas suas fotos são de um CB ou não....

 

A estação automática de Mostardas registrou rajada máxima de 130.32Km/h às 8h.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Zeca, (...). Essas suas fotos são de um CB ou não....

 

Jay, não vou falar em CB Strictu Sensu... No máximo, no máximo, Lato Sensu :lol: ... Deixo à tua avaliação... Veja só como se formaram, inclusive chamou a atenção de um vizinho. Ele vê eu fotografando e já cuida para mim :D..., me chamou e estava assim o céu:

 

35dchl0.jpgbfnold.jpghwk0uc.jpg

 

Em verdade parecia ser um "pé" da nuvem, se é que existe isso... Não muito grande, pelo menos até o limite em que a ótica permitia visualizar... O que imaginei é o quanto ela formaria até atingir alguma localidade, mas a forma dela é que é o legal...

 

Quero, por dever de consciência, RETRATAR-ME :lol: :lol:... Tivemos uma pancada que fui à 36mm de precipitação coletada... Ainda não chegou aos 50mm que estou esperando pela leitura dos gráficos, mas falta pouco...

 

Em tempo: A linha imaginária que formei Ijui-Cruz Alta-Caxias-Porto Alegre não estava tão equivocada assim...

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Gracias!

 

Capta e manda!!! Aprendi com vocês :lol: :lol:...

 

À Propósito: O que está passando ao Sul do Paraguay e que (sobre Posadas) parece vir "caindo" ao nosso Ne (Santa Rosa) com "colorido" entre 45/55 dBZ???? Alguma dica????

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

À Propósito: O que está passando ao Sul do Paraguay e que (sobre Posadas) parece vir "caindo" ao nosso Ne (Santa Rosa) com "colorido" entre 45/55 dBZ???? Alguma dica????

 

Saludos y Suerte!

 

Você falou nessa área de Posadas, mas são muito poucos os pontos de possíveis temporais (verrugas, saliências circuladas em vermelho) no ramo frontal na última imagem do canal visível. Ao menos aparentemente...

 

clip8k.jpg

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Gracias pelas informações... Me chamou a atenção muito mais o Sul do Paraguay, já que "malham" tanto a "Paraguaia" :lol:, e o nosso Ne... Então fiz uma linha Asunción-Encarnación-Posadas/Misiones-Santa Rosa... Como no momento o RINDAT e o radar davam maior carga sobre Posadas citei-a... Agora mesmo, o RINDAT mostra uma linha "fechada" sobre essas regiões e no radar de Santiago chega entre 55-65 dBZ na região Posadas/Misiones...

 

Vou ficar "só na espreita" já que tudo está para aí e aqui agora creio que seja só água... 16°C; 1004 hPa...

 

Já vi de tudo que é Santo mas "São (Tomas) Doidão" estou para ver... :lol: :lol:

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Aqui não foi rock n roll! Foi Metal pesadíssimo!!

Muitas imagens e vídeos!

Assustador e na mesma proporção lindo ou horroroso. Depende do ponto de vista de cada um.

No meu caso lindo e horroroso. Sei lá o que está rolando nas minhas lavouras! :?

Quando o tempo se acalmar arrisco a baixar as fotos no pc e depois na net hospedá-las.

LOUCURA!!!

 

E pelos satélites, e rindat, parece que por aqui vai ser assim, aprece que chega, e depois que vem a paulada!

 

Não deve demorar mais que umas 3h para chegar aqui!

 

Mas Nadir, foi ventania, granizo, elétrica... ?

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Aliás, hoje é dia 11. Nem preciso lembrar o que significa... Espero que a maldição hoje não se manifeste por aí... :roll:

 

Baaaaah, agora me preocupei um pouco mais que o normal!

heuhehuehuehue

 

Por aqui 23C, vento mais calmo, não está abafado.

 

Em 07 de setembro, estava com muito mais vento, influxo na tempestade, ate o momento da ventania virar o sentido do vento, e bem mais abafado, e atemperatura subiu das 20h ate a chegada da chuva, 23h.

 

Abraços mais ou menos preocupados

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Tomasini, PORRADA!!!! É "aquela coisa", "espetáculo para uns, apreensão para outros"... :). É uma sensação de maravilha e um "friozinho" na barriga diante da magnitude do "monstrinho" que tá ali, na nossa frente... :lol:

 

Guilherme, pois essa região é muito dez para fotos além de outras tantas lógico... Eu que me ressinto por estar num "buraco" :lol:. Meu sonho de consumo, Ave Jay :), é uma casa em uma região como essa da foto ou uma mais elevada como tem inúmeras por aqui :D...

 

Agora o Paraná é a "bola da vez"????, embora a linha de raios sobre o Paraguay esteja "medonha"... :o

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

QUE VIAGEM!!!!!!

 

3525ilv.jpg

 

Droga de ansiedade !!! essa noite nem vou dormir direito ! :lol: :lol:

 

Por isso já fiz um soninho à tardinha :lol:

 

Aqui noite com cara de nevoeiro... Fecho em 36mm que somados com os 443mm desde o inicio de setembro somam 479mm nesse segundo semestre somente nesses dois meses... ARRE!!!!

 

P.S: Realmente Jay... ESTA SIM É UMA MOÇA DO TEMPO!!! :)

Saludos y Suerte!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Meus vídeos do temporal desta tarde/noite.

Tem mais um no meu celular.

Quando der disponibilizo aquele também.

As fotos, como são muitas, não sei se conseguirei hoje... acho que só terça ou quarta.

Sds.

 

Linha espetacular Tomas, valeu! Deu até pra ver um relâmpago ao longe e ouvir o Galvão gritando o gol do Nilmar..hehe

 

Buenas!

 

Apenas isso??? :shock: :lol:

Saludos y Suerte!

 

Zeca, é que sou exigente, se eu não conseguir capturar um raio nuvem-solo ou intra-nuvem perfeitamente, a meta não foi finalizada. É que nesse evento os requesitos ideais não se encaixaram mesmo. Mas, a coisa nem começou ainda..

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.