Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: S Joaquim,C do Jordão & Palmas-Tendência climática 2


coutinho
 Share

Recommended Posts

Vejam os Numeros abaixo e façam uma analise sobre estes três pontos frios do Brasil em janeiro :

 

São Joaquim :

 

Jan - 04 : SJ/CLIM : 12.5ºC / 23.7ºC / 08.0ºC / 27.0ºC / 18.1ºC

Jan - 05 : SJ/CLIM : 13.9ºC / 24.9ºC / 03.7ºC / 30.9ºC / 19.4ºC

Jan - 06 : SJ/CLIM : 14.1ºC / 24.3ºC / 11.3ºC / 30.3ºC / 19.2ºC

 

 

Campos do Jordão :

 

Jan - 04 : CJ : 12.9ºC / 22.0ºC / 07.9ºC / 27.5ºC / 17.4ºC

Jan - 05 : CJ : 14.0ºC / 21.8ºC / 08.0ºC / 26.0ºC / 17.9ºC

Jan - 06 : CJ : 12.4ºC / 23.0ºC / 10.0ºC / 28.0ºC / 17.7ºC

 

 

Palmas :

 

Jan - 04 :

Jan - 05 : PAM : 15.9ºC / 26.5ºC / 09.0ºC / 30.0ºC / 21.2ºC

Jan - 06 :

 

Pelo menos para o sudeste o três primeiros meses deve ser de manutenção em relação aos outros dois anos aqui postados no Baz. Para região sul nota-se um pequeno aquecimento, aliás incrivel esta marca de S Joaquim de 03.7ºC para janeiro de 05, em compensação este ano foi decepcionante.....

 

Penso que o Tucci vai acabar levando a aposta que ele está fazendo este ano que não terá inverno no Brasil....

 

DA MESMA MANEIRA QUE NÃO TERÁ VERÃO NO RJ..... 8)

Link to comment
Share on other sites

Vejam os Numeros abaixo e façam uma analise sobre estes três pontos frios do Brasil em janeiro :

 

São Joaquim :

 

Jan - 04 : SJ/CLIM : 12.5ºC / 23.7ºC / 08.0ºC / 27.0ºC / 18.1ºC

Jan - 05 : SJ/CLIM : 13.5ºC / 24.9ºC / 03.7ºC / 30.9ºC / 19.2ºC

Jan - 06 : SJ/CLIM : 14.1ºC / 24.3ºC / 11.3ºC / 30.3ºC / 19.2ºC

 

 

Campos do Jordão :

 

Jan - 04 : CJ : 12.9ºC / 22.0ºC / 07.9ºC / 27.5ºC / 17.4ºC

Jan - 05 : CJ : 14.0ºC / 21.8ºC / 08.0ºC / 26.0ºC / 17.9ºC

Jan - 06 : CJ : 12.4ºC / 23.0ºC / 10.0ºC / 28.0ºC / 17.7ºC

 

 

Palmas :

 

Jan - 04 :

Jan - 05 : PAM : 15.9ºC / 26.5ºC / 09.0ºC / 30.0ºC / 21.2ºC

Jan - 06 : 16,8ºC /27,6ºC / 31,4ºC / 14,2ºC / 22,2ºC

 

Pelo menos para o sudeste o três primeiros meses deve ser de manutenção em relação aos outros dois anos aqui postados no Baz. Para região sul nota-se um pequeno aquecimento, aliás incrivel esta marca de S Joaquim de 03.7ºC para janeiro de 05, em compensação este ano foi decepcionante.....

 

Penso que o Tucci vai acabar levando a aposta que ele está fazendo este ano que não terá inverno no Brasil....

 

DA MESMA MANEIRA QUE NÃO TERÁ VERÃO NO RJ..... 8)

Link to comment
Share on other sites

Penso que o Tucci vai acabar levando a aposta que ele está fazendo este ano que não terá inverno no Brasil....

 

e o que é "ter inverno"? médias das mínimas, média média...

 

se cair uma neve de acumular, e um valor de temperatura acima da média nos meses de inverno, quem ganha aposta? :wink:

 

é relativa, muito relativa esta aposta. :idea:

 

valeu

Link to comment
Share on other sites

Penso que o Tucci vai acabar levando a aposta que ele está fazendo este ano que não terá inverno no Brasil....

 

e o que é "ter inverno"? médias das mínimas, média média...

 

se cair uma neve de acumular, e um valor de temperatura acima da média nos meses de inverno, quem ganha aposta? :wink:

 

é relativa, muito relativa esta aposta. :idea:

 

valeu

 

Eu faço a mesma pergunta, tomemos como exemplo o inverno de 1965, que ficou marcado pela grande nevasca em agosto, mas que pelas médias foi um inverno ameno.

Link to comment
Share on other sites

Media é relativa mas media é uma das melhores analises! Pega entao a serie diaria, tira os retornos diarios suavisados, joga um desvio padrao do periodo e traz pro mes! Beleza, temos um dado um pouco mais trabalhado. A media é um bom dado, quando acompanhado pelas medias maximas e minimas como no caso aí e tambem do desvio padrao da amostra. E me parece que o desvio padrao é pequeno em relação a media nesse caso em Campos = estabilidade no padrao. Mais que em Sao Joaquim.

 

Portanto, a analise do Carlinhos faz sentido em muita coisa. Nao dá pra nao aceitar o dados, refutá-los. Representam o ocorrido! Podem ser melhor trabalhados, mas representam o ocorrido no periodo!

 

ALexandre, em quantas analises historicas que voce faz voce cita dados medios passados! O que ocorreu na media em inumeros fenomenos, inumeros eventos, ensos, precipitações, pdos, temperaturas, etc... usam isso inclusive pra previsões climaticas!!!

Link to comment
Share on other sites

Eu já estou achando que o inverno do calendário será bem fracote msmo (21/06-22/09). Mas algo me diz que poderemos ter um bom outono em termos de frio. Bom, se fizermos a analogia com os UUSS poderemos ter um outono gélido e um áuge do inverno ridículo. O problema é que a SOI tem variado muito rápido.

 

MaS vejam, um ano com verão muito quente como esse aqui em Ctba foi 1988. QUem sabe não tenhamos um inverno semelhante. Naquele ano SJ teve + de 30 cm de neve acumulada na cidade (e olhe que para o INMET,na época foi neve moderadam he he he).

 

De qualquer forma, mesmo que tenhamos algo legal, não acredito em sua manutenção por muito tempo. Algo me diz que o aquecimento recente tende a prevalecer. Se for muito frio, será algo pontual, para depois voltar o nosso nomal, que ironicamente é ter invernos anormalmente amenos!!!!

Link to comment
Share on other sites

Se bastasse pegar o verão ou os Estados Unidos apenas como base, então estudar La Niña e El Niño seria bobagem. Acredito ser este fator, mais do que os acontecimentos no hemisfério norte e as andanças do verão, como sendo o mais importante.

 

Inclusive posso colocar todos os cruzamentos possíveis e bem definidos do tipo: Verão quente = Inverno frio, quente e moderado. Tudo já aconteceu, isto é bem menos "regra" do que uma La Niña bem definida, por exemplo.

Link to comment
Share on other sites

Se bastasse pegar o verão ou os Estados Unidos apenas como base, então estudar La Niña e El Niño seria bobagem. Acredito ser este fator, mais do que os acontecimentos no hemisfério norte e as andanças do verão, como sendo o mais importante.

 

Inclusive posso colocar todos os cruzamentos possíveis e bem definidos do tipo: Verão quente = Inverno frio, quente e moderado. Tudo já aconteceu, isto é bem menos "regra" do que uma La Niña bem definida, por exemplo.

 

???...

Link to comment
Share on other sites

Eu já estou achando que o inverno do calendário será bem fracote 1 (...)algo me diz que poderemos ter um bom outono em termos de frio 2(...) a analogia com os UUSS poderemos ter um outono gélido e um áuge do inverno ridículo3(...)

De qualquer forma, mesmo que tenhamos algo legal, não acredito em sua manutenção por muito tempo. Algo me diz que o aquecimento recente tende a prevalecer. Se for muito frio, será algo pontual, para depois voltar o nosso nomal, que ironicamente é ter invernos anormalmente amenos!!!!

 

1. Não há como dizer neste momento que o inverno será fraco ou não. Há apenas um sentimento de angustia que nos faz pensar, a medida do que vivenciamos atualmente, que se tratará de mais um ano de decepções. Se alguem vier aqui e dizer pontualmente como será o inverno (calendário) de 2006, se tornará meu ídolo para todo o sempre, caso a "professia" se concretize. Mas há de se usar termos reais, não que se possa subentender

 

2. O sentimento esperançoso acompanha os Bazianos a muito. Desde 2003 (quando entrei no site) essa "alguma coisa me diz" embala a paixão e as espectativas, frustradas na grande maioria das vezes (2003, 2004, 2005, as coisas que nos disseram não eram bem assim. Nossas intuições falharam.)

 

3. Essa eu não entendi. Observando os EUA porque o outono deveria ser gélido e o inverno ameno no Brasil? Não vejo nenhuma relação que não seja a mais abstrata possivel que dê suporte a ligação dos eixos climáticos. Não lembro de nenhuma passagem em que as ligações climáticas se solidificaram passiveis de um entendimento ou esquematização de teorias. Acho a previsão a partir da ocorrencia em outros cantos do mundo, principalmente observando o que ocorre em um continente, ainda meio longinqua de possuir alguma explicação a contento.

Ainda se fosse um oceano...

O mesmo se aplica para "não acredito que", ou "acredito que", ou ainda, "tenho fé de que". Até que ponto o nosso raciossínio e a nossa vontade ultrapassam os limites da ciências, na tentatica de explicar qual o destino do nosso tempo incerto?

Link to comment
Share on other sites

Se bastasse pegar o verão ou os Estados Unidos apenas como base, então estudar La Niña e El Niño seria bobagem. Acredito ser este fator, mais do que os acontecimentos no hemisfério norte e as andanças do verão, como sendo o mais importante.

 

Inclusive posso colocar todos os cruzamentos possíveis e bem definidos do tipo: Verão quente = Inverno frio, quente e moderado. Tudo já aconteceu, isto é bem menos "regra" do que uma La Niña bem definida, por exemplo.

 

???...

 

Obrigado pelo comentário agregador ao debate.

Link to comment
Share on other sites

Eu já estou achando que o inverno do calendário será bem fracote 1 (...)algo me diz que poderemos ter um bom outono em termos de frio 2(...) a analogia com os UUSS poderemos ter um outono gélido e um áuge do inverno ridículo3(...)

De qualquer forma, mesmo que tenhamos algo legal, não acredito em sua manutenção por muito tempo. Algo me diz que o aquecimento recente tende a prevalecer. Se for muito frio, será algo pontual, para depois voltar o nosso nomal, que ironicamente é ter invernos anormalmente amenos!!!!

 

1. Não há como dizer neste momento que o inverno será fraco ou não. Há apenas um sentimento de angustia que nos faz pensar, a medida do que vivenciamos atualmente, que se tratará de mais um ano de decepções. Se alguem vier aqui e dizer pontualmente como será o inverno (calendário) de 2006, se tornará meu ídolo para todo o sempre, caso a "professia" se concretize. Mas há de se usar termos reais, não que se possa subentender

 

2. O sentimento esperançoso acompanha os Bazianos a muito. Desde 2003 (quando entrei no site) essa "alguma coisa me diz" embala a paixão e as espectativas, frustradas na grande maioria das vezes (2003, 2004, 2005, as coisas que nos disseram não eram bem assim. Nossas intuições falharam.)

 

3. Essa eu não entendi. Observando os EUA porque o outono deveria ser gélido e o inverno ameno no Brasil? Não vejo nenhuma relação que não seja a mais abstrata possivel que dê suporte a ligação dos eixos climáticos. Não lembro de nenhuma passagem em que as ligações climáticas se solidificaram passiveis de um entendimento ou esquematização de teorias. Acho a previsão a partir da ocorrencia em outros cantos do mundo, principalmente observando o que ocorre em um continente, ainda meio longinqua de possuir alguma explicação a contento.

Ainda se fosse um oceano...

O mesmo se aplica para "não acredito que", ou "acredito que", ou ainda, "tenho fé de que". Até que ponto o nosso raciossínio e a nossa vontade ultrapassam os limites da ciências, na tentatica de explicar qual o destino do nosso tempo incerto?

 

3 . Eu fiz apenas algumas especulações sobre a argumentação daqueles que dizem que se tem inverno frio nos EUA aqui também terá!!! Eu, pessoalmente, refuto esta análise de equivalência, Até porque recentemente todos os invernos frios no nordeste dos EUA foram ridículos por aqui. Logicamente, como eu já disse antes, não adianta comparar o inverno na costa nordeste do EUA com o nosso sub-trópico. Recentemnte houveram invernos rigorosos em New York com temperaturas muito acima da média no sudeste (Texas, Lousiania, CArolina do Sul, Florida) e na Califórnia, seguidos por invernos rigrosos na Patagônia com temperaturas acima da média no sul do Brasil. Eu já cansei de afirmar que negunho costuma comparar maçã com banana!!

Link to comment
Share on other sites

Eu já estou achando que o inverno do calendário será bem fracote 1 (...)algo me diz que poderemos ter um bom outono em termos de frio 2(...) a analogia com os UUSS poderemos ter um outono gélido e um áuge do inverno ridículo3(...)

De qualquer forma, mesmo que tenhamos algo legal, não acredito em sua manutenção por muito tempo. Algo me diz que o aquecimento recente tende a prevalecer. Se for muito frio, será algo pontual, para depois voltar o nosso nomal, que ironicamente é ter invernos anormalmente amenos!!!!

 

1. Não há como dizer neste momento que o inverno será fraco ou não. Há apenas um sentimento de angustia que nos faz pensar, a medida do que vivenciamos atualmente, que se tratará de mais um ano de decepções. Se alguem vier aqui e dizer pontualmente como será o inverno (calendário) de 2006, se tornará meu ídolo para todo o sempre, caso a "professia" se concretize. Mas há de se usar termos reais, não que se possa subentender

 

2. O sentimento esperançoso acompanha os Bazianos a muito. Desde 2003 (quando entrei no site) essa "alguma coisa me diz" embala a paixão e as espectativas, frustradas na grande maioria das vezes (2003, 2004, 2005, as coisas que nos disseram não eram bem assim. Nossas intuições falharam.)

 

3. Essa eu não entendi. Observando os EUA porque o outono deveria ser gélido e o inverno ameno no Brasil? Não vejo nenhuma relação que não seja a mais abstrata possivel que dê suporte a ligação dos eixos climáticos. Não lembro de nenhuma passagem em que as ligações climáticas se solidificaram passiveis de um entendimento ou esquematização de teorias. Acho a previsão a partir da ocorrencia em outros cantos do mundo, principalmente observando o que ocorre em um continente, ainda meio longinqua de possuir alguma explicação a contento.

Ainda se fosse um oceano...

O mesmo se aplica para "não acredito que", ou "acredito que", ou ainda, "tenho fé de que". Até que ponto o nosso raciossínio e a nossa vontade ultrapassam os limites da ciências, na tentatica de explicar qual o destino do nosso tempo incerto?

 

3 . Eu fiz apenas algumas especulações sobre a argumentação daqueles que dizem que se tem inverno frio nos EUA aqui também terá!!! Eu, pessoalmente, refuto esta análise de equivalência, Até porque recentemente todos os invernos frios no nordeste dos EUA foram ridículos por aqui. Logicamente, como eu já disse antes, não adianta comparar o inverno na costa nordeste do EUA com o nosso sub-trópico. Recentemnte houveram invernos rigorosos em New York com temperaturas muito acima da média no sudeste (Texas, Lousiania, CArolina do Sul, Florida) e na Califórnia, seguidos por invernos rigrosos na Patagônia com temperaturas acima da média no sul do Brasil. Eu já cansei de afirmar que negunho costuma comparar maçã com banana!!

 

PELO CONTRÁRIO VICENTE.

 

TEM PARALELO ENTRE O INVERNO NA A.M.DO NORTE COM O NOSSO. CLARO QUE NÃO UMA REGIÃO ESPECÍFICA E TENDO BOM SENSO. MAIS NOS ÚLTIMOS 5/6 ANOS FOI MUITO EQUIVALENTE. SÓ QUE ANALISO NO CONTEXTO GERAL, NÃO DETALHES AQUI OU ACOLÁ (SE É QUE EXISTE ESTA PALAVRA, HE HE). A UNS 2 ANOS ATRÁS SEGUIU A RISCA O QUE DEU LÁ DEU AQUI, GUARDADA AS PROPORÇÕES. NÃO É NEM MAÇÃ E NEM BANANA, QUEM SABE UM FIGO...

Link to comment
Share on other sites

Eu já estou achando que o inverno do calendário será bem fracote 1 (...)algo me diz que poderemos ter um bom outono em termos de frio 2(...) a analogia com os UUSS poderemos ter um outono gélido e um áuge do inverno ridículo3(...)

De qualquer forma, mesmo que tenhamos algo legal, não acredito em sua manutenção por muito tempo. Algo me diz que o aquecimento recente tende a prevalecer. Se for muito frio, será algo pontual, para depois voltar o nosso nomal, que ironicamente é ter invernos anormalmente amenos!!!!

 

1. Não há como dizer neste momento que o inverno será fraco ou não. Há apenas um sentimento de angustia que nos faz pensar, a medida do que vivenciamos atualmente, que se tratará de mais um ano de decepções. Se alguem vier aqui e dizer pontualmente como será o inverno (calendário) de 2006, se tornará meu ídolo para todo o sempre, caso a "professia" se concretize. Mas há de se usar termos reais, não que se possa subentender

 

2. O sentimento esperançoso acompanha os Bazianos a muito. Desde 2003 (quando entrei no site) essa "alguma coisa me diz" embala a paixão e as espectativas, frustradas na grande maioria das vezes (2003, 2004, 2005, as coisas que nos disseram não eram bem assim. Nossas intuições falharam.)

 

3. Essa eu não entendi. Observando os EUA porque o outono deveria ser gélido e o inverno ameno no Brasil? Não vejo nenhuma relação que não seja a mais abstrata possivel que dê suporte a ligação dos eixos climáticos. Não lembro de nenhuma passagem em que as ligações climáticas se solidificaram passiveis de um entendimento ou esquematização de teorias. Acho a previsão a partir da ocorrencia em outros cantos do mundo, principalmente observando o que ocorre em um continente, ainda meio longinqua de possuir alguma explicação a contento.

Ainda se fosse um oceano...

O mesmo se aplica para "não acredito que", ou "acredito que", ou ainda, "tenho fé de que". Até que ponto o nosso raciossínio e a nossa vontade ultrapassam os limites da ciências, na tentatica de explicar qual o destino do nosso tempo incerto?

 

3 . Eu fiz apenas algumas especulações sobre a argumentação daqueles que dizem que se tem inverno frio nos EUA aqui também terá!!! Eu, pessoalmente, refuto esta análise de equivalência, Até porque recentemente todos os invernos frios no nordeste dos EUA foram ridículos por aqui. Logicamente, como eu já disse antes, não adianta comparar o inverno na costa nordeste do EUA com o nosso sub-trópico. Recentemnte houveram invernos rigorosos em New York com temperaturas muito acima da média no sudeste (Texas, Lousiania, CArolina do Sul, Florida) e na Califórnia, seguidos por invernos rigrosos na Patagônia com temperaturas acima da média no sul do Brasil. Eu já cansei de afirmar que negunho costuma comparar maçã com banana!!

 

Vivamente! Pensamos parecido. Na verdade eu gostei muito da tua colocação e resolvi fazer os questionamentos, note que não é direcionado a colocação em si, mas sim as ideias que você nos revela que fazem parte de muitos de nós.

Eu concordo que ainda não existam batatinhas que justifiquem qualquer relação concreta entre os hemisférios ou entre regiões, certo. O que mesmo você respondeu, notando a diferença regional dentro dos estados unidos e dentro da america do sul.

TALVEZ uma forma muito abstrata e que ainda NÃO foi desvendada justifique uma possível ligação pontual entre os acontecimentos no mundo.

Alguns anos próximos foram muito frios nos Estados Unidos e no Brasil quente. Este ano, com um inverno de mentina nas terras da América do Norte, será que o do Brasil continuará sendo aquele inverno sem vergonha?

Link to comment
Share on other sites

SE FOR SEGUIR A RISCA OS MODELOS, PODEREMOS TER UM OUTONO MUITO SECO E FRIO E UM INVERNO COMEÇANDO FRIO (MAIO/JUNHO) E DEPOIS MUITO ALTERNADO ENTRE FRIO E QUENTE, JULHO A SETEMBRO.

 

 

Existe algum modelo colocando a possibilidae deste La Niña se intensificar durante o outono inverno e termos um La Niña mais forte como 99/2000, ou é praticamente certo que será um La Niña fraco semelhante a 96???

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

A verdade é que aqui a gente sempre foi tendencioso pro frio. A expectativa do inverno sempre gerou muita especulação e alguns cansaram depois da frustração. O fato é: é muuuuuito dificil acertar previsão climatica. Muito mesmo. Previsao climatica vale muito dinheiro.

Eu nao acredito em palites que nao possam ser explicados. Sendo assim, nao passam de palpites, 50% de chance de acertar.

Link to comment
Share on other sites

SE FOR SEGUIR A RISCA OS MODELOS, PODEREMOS TER UM OUTONO MUITO SECO E FRIO E UM INVERNO COMEÇANDO FRIO (MAIO/JUNHO) E DEPOIS MUITO ALTERNADO ENTRE FRIO E QUENTE, JULHO A SETEMBRO.

 

 

Existe algum modelo colocando a possibilidae deste La Niña se intensificar durante o outono inverno e termos um La Niña mais forte como 99/2000, ou é praticamente certo que será um La Niña fraco semelhante a 96???

 

Sds.

 

Eu imagino que seja exatamente o oposto.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

A verdade é que aqui a gente sempre foi tendencioso pro frio. A expectativa do inverno sempre gerou muita especulação e alguns cansaram depois da frustração. O fato é: é muuuuuito dificil acertar previsão climatica. Muito mesmo. Previsao climatica vale muito dinheiro.

Eu nao acredito em palites que nao possam ser explicados. Sendo assim, nao passam de palpites, 50% de chance de acertar.

 

Exatamente!!!! Muito boa colocação. 50% é na verdade eu chute, um chute que é fundado, cientificamente, sobre numeros, gráficos, sujestões, "palpites", mapas, ajustamentos históricos e paixão, mas que se quer tendenciam uma realidade concreta. Nós só vamos descobrir como será nosso inverno quando ele estiver na nossa cara, assim como está sendo este verão. Uma surpresa!! Uma desagradável surpresa!

Link to comment
Share on other sites

.......é muuuuuito dificil acertar previsão climatica. Muito mesmo. Previsao climatica vale muito dinheiro.

Eu nao acredito em palites que nao possam ser explicados. Sendo assim, nao passam de palpites, 50% de chance de acertar.

 

Explica aí Tucci. Previsão climática é palpite. Em caso positivo, poderíamos ser considerados palpiteiros por ti ??????

Link to comment
Share on other sites

.......é muuuuuito dificil acertar previsão climatica. Muito mesmo. Previsao climatica vale muito dinheiro.

Eu nao acredito em palites que nao possam ser explicados. Sendo assim, nao passam de palpites, 50% de chance de acertar.

 

Explica aí Tucci. Previsão climática é palpite. Em caso positivo, poderíamos ser considerados palpiteiros por ti ??????

 

Exatamente. Nesse caso discordo do Tucci. O Ronaldo veio fazer algumas palestras aqui em setembro, e bateu praticamente tudo que ele falou, um detalhe aqui e outro lá, mas no geral, "casou" tudo!!

Assim como a Climatologia, que alertava para a atual situação à meses! E claro, quanto mais próximo, mais detalhes entram no jogo.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

.......é muuuuuito dificil acertar previsão climatica. Muito mesmo. Previsao climatica vale muito dinheiro.

Eu nao acredito em palites que nao possam ser explicados. Sendo assim, nao passam de palpites, 50% de chance de acertar.

 

Explica aí Tucci. Previsão climática é palpite. Em caso positivo, poderíamos ser considerados palpiteiros por ti ??????

 

Previsão climatica é previsao climatica!!!

 

Nao ALe, de forma alguma....quis dizer as pessoas fisicas que entram aqui e mandam as opinioes. As opinioes geralmente sao palpites pessoais e eu particularmente nao acredito num palpite que nao possa ser explicado.

 

Eu nao ousaria incluir voces nesse time. Esse time é formado por eu e outros tantos cadastrados aqui no site.

Link to comment
Share on other sites

3 . Eu fiz apenas algumas especulações sobre a argumentação daqueles que dizem que se tem inverno frio nos EUA aqui também terá!!! Eu, pessoalmente, refuto esta análise de equivalência, Até porque recentemente todos os invernos frios no nordeste dos EUA foram ridículos por aqui. Logicamente, como eu já disse antes, não adianta comparar o inverno na costa nordeste do EUA com o nosso sub-trópico. Recentemnte houveram invernos rigorosos em New York com temperaturas muito acima da média no sudeste (Texas, Lousiania, CArolina do Sul, Florida) e na Califórnia, seguidos por invernos rigrosos na Patagônia com temperaturas acima da média no sul do Brasil. Eu já cansei de afirmar que negunho costuma comparar maçã com banana!!

 

PELO CONTRÁRIO VICENTE.

 

TEM PARALELO ENTRE O INVERNO NA A.M.DO NORTE COM O NOSSO. CLARO QUE NÃO UMA REGIÃO ESPECÍFICA E TENDO BOM SENSO. MAIS NOS ÚLTIMOS 5/6 ANOS FOI MUITO EQUIVALENTE. SÓ QUE ANALISO NO CONTEXTO GERAL, NÃO DETALHES AQUI OU ACOLÁ (SE É QUE EXISTE ESTA PALAVRA, HE HE). A UNS 2 ANOS ATRÁS SEGUIU A RISCA O QUE DEU LÁ DEU AQUI, GUARDADA AS PROPORÇÕES. NÃO É NEM MAÇÃ E NEM BANANA, QUEM SABE UM FIGO...

Por várias vezes também fiz esse paralelo! Na verdade, faço ele desde 96, por aí, quando batemos junto com o inverno rigoroso na América do Norte do respectivo ano... e depois essas grandes "coincidências" repetiram a dose de maneira muito explícita em 98, 99 e 2000. Depois de 2000, houveram numerosos eventos que confirmavam minha observação empírica.

Porém, a coisa parece ter desandado de 2003 para cá, fora o surpreendente acontecimento do Catarina que, coincidência ou não, bateu em terra exatamente 6 meses e 2 horas depois do furacão Juan tocar o litoral do Canadá, exatamente com a mesma pressão, vento e condições atmosféricas do dito cujo.

Enfim, muito empirismo e um prato cheíssimo para estudos climáticos.

 

Com relação ao nosso inverno e o frio para 2006, vamos ter um junho catastrófico se a perspectiva acima de confirmar. Mas, acima de tudo, minha aposta para esse inverno é literalmente NULA!!! Não coloco expectativa alguma, nem sob tortura, sob o frio que virá ou não. As nossas expectativas são recheadas de Leis de Murphy.

Deixemos o barco correr.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A RELÃÇÃO EXISTE, NÃO SEI SE HÁ TRABALHO DETALHADO NESTE SENTIDO. COMO JÁ DISSE ANTES, ACOMPANHO DIARIAMENTE O QUE OCORRE NA A.DO NORTE E TEM RELAÇÃO COM A GENTE. NÃO CONSEGUÍ AINDA DEFINIR UMA REGIÃO MAIS ESPECÍFICA LÁ COM A DAQUI.

 

É ÓBVIO QUE NÃO É RELAÇÃO TÃO DIRETA E TEM QUE TER O BOM SENSO. POIS SÃO SITUAÇÕES GEGRÁFICAS BEM DIFERENTES. PEGA-SE UM CONTEXTO E DEPOIS ADAPTA-SE PARA CÁ.

 

NÓS SOMOS QUASE COMO UM BALÃO, APERTA NUM CANTO O OUTRO TEM QUE COMPENSAR, OU SEJA FRIO DEMAIS NUM HEMISFÉRIO, O CALOR TEM QUE APARECER NO OUTRO, CLARO QUE NÃO EM TODO LUGAR.

 

É QUESTÃO DE OLHAR NO GERAL E IR SE ADAPTANDO OU CALIBRANDO-SE.

Link to comment
Share on other sites

Um breve retrospecto para reforçar a tese do Ronaldo (teleconexões). Notaram que em novembro/dezembro quando a temperatura estava baixa por aqui no Sul do Brasil que o inverno chegava mais cedo e com enorme intensidade nos Estados Unidos e Europa Ocidental ? Notaram que no final de dezembro e em janeiro o frio foi pavoroso na Europa Oriental, Rússia e Ásia enquanto os Estados Unidos amargavam temperaturas acima a muito acima da média ? No mesmo instante a temperatura sofria forte elevação no Sul do Brasil e janeiro seria de torrar por aqui. Agora, no mesmo instante que os norte-americanos voltam a experimentar temperatura mais baixa nós enfrentamos uma condição muito mais temperada neste mês de fevereiro. Já que estamos discutindo a relação sul-norte, por que não interpolar esta relação sul-norte com oeste-leste ?

Link to comment
Share on other sites

Eu já não sei oq poderia ser bom para o inverno de 2006...porque em 2005 houve vários períodos em que a neve poderia ter ocorrido facilmente, mas por azar, não aconteceu...será que 2006 terá tantos períodos favoráveis como ano passado? será que, num primeiro bom momento, já teríamos uma queda de neve decente, que não vemos desde 2002? Tudo isso são cenas do próximo capítulo 8)

Link to comment
Share on other sites

Um breve retrospecto para reforçar a tese do Ronaldo (teleconexões). Notaram que em novembro/dezembro quando a temperatura estava baixa por aqui no Sul do Brasil que o inverno chegava mais cedo e com enorme intensidade nos Estados Unidos e Europa Ocidental ? Notaram que no final de dezembro e em janeiro o frio foi pavoroso na Europa Oriental, Rússia e Ásia enquanto os Estados Unidos amargavam temperaturas acima a muito acima da média ? No mesmo instante a temperatura sofria forte elevação no Sul do Brasil e janeiro seria de torrar por aqui. Agora, no mesmo instante que os norte-americanos voltam a experimentar temperatura mais baixa nós enfrentamos uma condição muito mais temperada neste mês de fevereiro. Já que estamos discutindo a relação sul-norte, por que não interpolar esta relação sul-norte com oeste-leste ?

 

Isso é verdade mesmo! E o que parece é que a relação é imediata, isto é, quando o verão é forte por aqui, o inverno é fraco por lá e vice versa. Isso ocorre muitas vezes e talvez a relação seja imediata, ou seja, talvez seja um equívoco pensar nesta relação em termos de previsão, ou seja, "se janeiro foi quente nos EUA, então julho será quente por aqui..."

Link to comment
Share on other sites

Mas a gente está discutindo coisas diferentes entao. O que é parecido??? O mesmo periodo ou a mesma estação??? Digo, se o inverno lá for frio, nosso inverno aqui será frio tambem ou se janeiro lá for frio, janeiro aqui será frio tambem? Porque achei que estivessemos achando relações entre as estações climaticas, nao entre meses iguais....

Link to comment
Share on other sites

Porque achei que estivessemos achando relações entre as estações climaticas, nao entre meses iguais....

 

Era essa a finalidade! Pelo menos em meu entendimento. Mas a situação ficou tão inexplicável que virou esse Ballet sem graça e quase sem platéia

 

Lucas, se quiseres limitar a discussão podes agregar novos argumentos que a gente segue o baile.

Link to comment
Share on other sites

Porque achei que estivessemos achando relações entre as estações climaticas, nao entre meses iguais....

 

Era essa a finalidade! Pelo menos em meu entendimento. Mas a situação ficou tão inexplicável que virou esse Ballet sem graça e quase sem platéia

 

Lucas, se quiseres limitar a discussão podes agregar novos argumentos que a gente segue o baile.

 

obrigado alexandre. Fiquei sem par. Acho que vou assistir a outra peça

Link to comment
Share on other sites

Minha ausência se deve em grande parte ao colégio. Estudo nos turnos matutino e vespertino todas as Segundas e Quartas. Nas terças e quintas tenho inglês. Na sexta e de noite, estudo para o vestibular. Tem ficado complicado dar tempo para o BAZ e tudo mais. Bom, até que eu me organize melhor.

 

Quando às teleconexões, é fácil de se admitir sua existência, já que a atmosfera é um todo... mas além de observar se o inverno está sendo mais frio que o normal apenas, temos que ver muitos outros aspectos. Ademais, nem sempre A está para B, da mesma forma que está para C. Ou seja, a sensibilidade às variações do clima e suas relações com o clima em locais distantes deve ser bastante abrangente. É só ver o exemplo da PDO e suas influências no clima norte americano.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

BOA LUIZ.

 

MUITOS, LUCAS, TUCI,.... QUEREM ALGO MASTIGADO, TIPOS DEU INVERNO FORTE LÁ NOS USA TEM QUE DAR AQUI OU VICE-VERÇA. SE NÃO INVERNO FORTE AQUI, PRONTO , NÃO TEM LIGAÇÃO. É BEM MAIS COMPLEXO, OLHA-SE UM CONTEXTO GERAL. JÁ VENHO OBSERVANDO A MUITOS ANOS E TEM LIGAÇÃO, AINDA É DIFÍCIL DIZER COMO É. DEVE TER TRABALHOS SOBRE ISTO, É TER TEMPO E PACIÊNCIA PARA PESQUISAR.

 

NÃO É APENAS UM PONTO QUE EU OLHO, E SIM A A.DO NORTE INTEIRA, AS INTERPRETAÇÕES SÃO DE CADA UM E NOS ÚLTIMOS 4/5 INVERNOS O COMPORTAMENTO QUE DEU LÁ DEU AQUI, NOTA-SE, COMPORTAMENTO, NÃO ENTRO NO MÉRITO SE FOI TÃO OU MENOS FRIO QUE AQUI OU LÁ, SIM A TENDÊNCIA NO GERAL, E ESTÁ TENDO UMA BOA RELAÇÃO.

 

AGORA SE QUERES BUSCAR OUTRO PALCO, BOM, ASSIM NÃO INCOMODARÁ POR AQUI COM IRONIAS DESNECESSÁRIAS.

Link to comment
Share on other sites

Por isso que eu disse que acreditava muito mais na La Niña para definir como será nosso inverno do que as ocorrências lá em cima. É difícil estabelecer esta relação, sendo bem mais concreta a existência da La Niña a observação da sua força.

 

Sobre os meses, acredito que o que acontece lá em cima tem reflexo 6 meses depois aqui. Ou seria o inverso? Não poderia ser também o nosso inverno influenciando o inverno deles, depois? Como poderíamos definir "o que vem primeiro"?

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

BOA LUIZ.

 

MUITOS, LUCAS, TUCI,.... QUEREM ALGO MASTIGADO, TIPOS DEU INVERNO FORTE LÁ NOS USA TEM QUE DAR AQUI OU VICE-VERÇA. SE NÃO INVERNO FORTE AQUI, PRONTO , NÃO TEM LIGAÇÃO. É BEM MAIS COMPLEXO, OLHA-SE UM CONTEXTO GERAL. JÁ VENHO OBSERVANDO A MUITOS ANOS E TEM LIGAÇÃO, AINDA É DIFÍCIL DIZER COMO É. DEVE TER TRABALHOS SOBRE ISTO, É TER TEMPO E PACIÊNCIA PARA PESQUISAR.

BOM, ASSIM NÃO INCOMODARÁ POR AQUI COM IRONIAS DESNECESSÁRIAS.

 

Meu querido, não busco nada pronto e mastigado. Lembre-se que eu, o Tucci pensamos e criticamos. Se não é possivel provar uma ligação concreta entre pontos distintos do globo, não estou errado. Não falo pelo Tucci pois desconheço seu pensamento.

Sou contrário a ideia de que, por exemplo, fatos meteorológicos são um espelho de algum outro canto do mundo. Ocorreu lá, deve ocorrer aqui. Muito mais contrário ainda especificando uma área, ao ponto de se argumentar que, o que acontece na America do Norte acontece na do Sul em algum periodo após.

Cada área tem condições especificas, momentâneas e corriqueiras, não são independentes de relações, mas ao mesmo tempo não são subordinadas a condições de regra. Quem sabe o acaso se encarregue de relacionar eventos e logo depois desfazê-lo sem dó nem piedade.

Uma relação no verão/inverno Brasil / Estados Unidos em 2005? Pode ter ocorrido, sem sombra de duvida, um verão escaldante por aqui QUE FOI PREVISTO PELO INMET, e um inverno ridículo na America do Norte, principalmente quando relacionamos a anos históricos, até 2005 teve mais frio no Leste americando do que TODO o inverno climático de 2006, até agora. Quente para todos os lados. Mas isto não é regra. Ainda irão de ver um momento breve que, esfriará aqui e esquentará lá. Ou ao contrário. Ou ainda condições adversas. Bem contrapostas ou bem semelhantes.

Se o Sul do Brasil é um reflexo da América do Norte, ou ao contrário, 2005 /2004 desmentem a ideia, garantindo uma complexidade ainda maior sobre o tema, que sustenta minha análise critica perante a simples relações climática que não encontra uma responsta CONCRETA para ser explicada.

Daí provem a minha hipótese, não há relações fixas e costumeiras, que não deixam de ser explicadas pelo acaso, entre "EUA e Brasil" hipoteticamente falando...

Link to comment
Share on other sites

um verão escaldante por aqui...

 

Tivemos uma brutal onda de calor de 15 dias, mas antes e depois não se viu um verão escaldante por aqui no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O calor mais intenso se limitou à primeira quinzena de janeiro. De resto, por aqui, dezembro não fugiu muito da média, a segunda quinzena de janeiro teve temperatura abaixo da média e fevereiro, salvo por três dias de forte calor, vem se apresentando mais com cara de outono por aqui.

Link to comment
Share on other sites

BOA LUIZ.

 

MUITOS, LUCAS, TUCI,.... QUEREM ALGO MASTIGADO, TIPOS DEU INVERNO FORTE LÁ NOS USA TEM QUE DAR AQUI OU VICE-VERÇA. SE NÃO INVERNO FORTE AQUI, PRONTO , NÃO TEM LIGAÇÃO. É BEM MAIS COMPLEXO, OLHA-SE UM CONTEXTO GERAL. JÁ VENHO OBSERVANDO A MUITOS ANOS E TEM LIGAÇÃO, AINDA É DIFÍCIL DIZER COMO É. DEVE TER TRABALHOS SOBRE ISTO, É TER TEMPO E PACIÊNCIA PARA PESQUISAR.

BOM, ASSIM NÃO INCOMODARÁ POR AQUI COM IRONIAS DESNECESSÁRIAS.

 

Meu querido, não busco nada pronto e mastigado. Lembre-se que eu, o Tucci pensamos e criticamos. Se não é possivel provar uma ligação concreta entre pontos distintos do globo, não estou errado. Não falo pelo Tucci pois desconheço seu pensamento.

Sou contrário a ideia de que, por exemplo, fatos meteorológicos são um espelho de algum outro canto do mundo. Ocorreu lá, deve ocorrer aqui. Muito mais contrário ainda especificando uma área, ao ponto de se argumentar que, o que acontece na America do Norte acontece na do Sul em algum periodo após.

Cada área tem condições especificas, momentâneas e corriqueiras, não são independentes de relações, mas ao mesmo tempo não são subordinadas a condições de regra. Quem sabe o acaso se encarregue de relacionar eventos e logo depois desfazê-lo sem dó nem piedade.

Uma relação no verão/inverno Brasil / Estados Unidos em 2005? Pode ter ocorrido, sem sombra de duvida, um verão escaldante por aqui QUE FOI PREVISTO PELO INMET, e um inverno ridículo na America do Norte, principalmente quando relacionamos a anos históricos, até 2005 teve mais frio no Leste americando do que TODO o inverno climático de 2006, até agora. Quente para todos os lados. Mas isto não é regra. Ainda irão de ver um momento breve que, esfriará aqui e esquentará lá. Ou ao contrário. Ou ainda condições adversas. Bem contrapostas ou bem semelhantes.

Se o Sul do Brasil é um reflexo da América do Norte, ou ao contrário, 2005 /2004 desmentem a ideia, garantindo uma complexidade ainda maior sobre o tema, que sustenta minha análise critica perante a simples relações climática que não encontra uma responsta CONCRETA para ser explicada.

Daí provem a minha hipótese, não há relações fixas e costumeiras, que não deixam de ser explicadas pelo acaso, entre "EUA e Brasil" hipoteticamente falando...

 

Conseguiram uma proeza histórica no BAZ: irritar o sempre calmo Ronaldo Coutinho.

Link to comment
Share on other sites

E NÃO ENTENDEU NADA DO QUE FOI ESCRITO. TANTO TEM MUITA SIMILARIDADE QUE 2 OU 3 ANOS ATRÁS FIZ MINHA TENDÊNCIA PARA OS MESES SEGUINTES, BASICAMENTE EM CIMA DO QUE ACONTECEU LÁ. COMO NÃO SOU PESQUISADOR NÃO TENHO QUE PROVAR A NINGUÉM SE ISTO É VERDADEIRO OU NÃO. EM QUANTO A GRANDE MAIORIA ACHAR QUE NÃO TEM, MELHOR PARA ALGUNS QUE SABEM INTERPRETAR ESTAS RELAÇÕES.

 

PARECE UM AMIGO MEU QUE NÃO ACREDITA QUE OS SISTEMA ANTIGRANIZO DE FRAIBURGO TENHA EFICIÊNCIA. ISTO QUE FALEI A ELE QUE NÓS VÍAMOS NA TELA DO RADAR OS EFEITOS DO IODETO DE PRATA SOBRE AS CÉLULAS. AÍ VINHA COM A HISTÓRIA DE....TEM ALGUM DADO DE PESQUISA?, ETC....

 

QUEM COMBATE NÃO TEM PRIORIDADE DE FAZER PESQUISA PARA PROVAR ALGO QUE OUTROS JÁ PESQUISARAM, DEPOIS NINGUÉM GASTARIA MAIS DE MEIO MILHÃO /ANO POR MAIS DE 7 ANOS SE NÃO TIVESSE RESULTADO, ESTE SIM É UM DADO MUITO FORTE PARA PROVAR O SISTEMA. DEPOIS OS DEPOIMENTOS DO QUE NÓS VÍAMOS NA TELA NÃO VALEM? SÓ PORQUE NÃO TEM ASSINATURA DE TAL INSTITUTO OU NOME DE TAL PESQUISADOR!!! COMO SE DIZ, VÃO PLANTAR BATATA NO ASFALTO!

 

DIZER QUE O VERÃO FOI ESCALDANTE DEVIDO A 2 PERÍODO DE FORTE CALOR!!! NÃO DO SUDOESTE DO PR SC E RS. EM SC MUITAS CULTURAS ESTÃO ATRASADAS EM ATÉ 2/3 SEMANAS, ESPECIALMENTE AS FRUTEIRA E POR FALTA DE CALOR. É QUE NEM QUANDO OS ANTIGOS DIZEM.... HÁ EM 1965 O INVERNO FOI BRABO, TIVEMOS NEVE DE METRO!....

 

 

PARO POR AQUI.

Link to comment
Share on other sites

Cada área tem condições especificas, momentâneas e corriqueiras, não são independentes de relações, mas ao mesmo tempo não são subordinadas a condições de regra.
Daí provem a minha hipótese, não há relações fixas e costumeiras, que não deixam de ser explicadas pelo acaso, entre "EUA e Brasil" hipoteticamente falando...
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.