Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JANEIRO 2011


Igor
 Share

Recommended Posts

Algum expert de plantão sabe qual o fator principal que faz a ZCAS mudar de direção? Como notadamente de vê agora deslocada para o sul. Jato, frentes, massas de ar? É possível prever essa mudança olhando para outra variável que não seja apenas os mapas de pressão e precipitação?

 

TEM UM VÓRTICE NO NORDESTE ELE TRANCA TUDO, ELE MAIS OUTRO FATOR FORAM OS RESPONSÁVEIS PELO AVANÇO PARA CÁ. TEM UM BLOQUEIO NO ATLÂNTICO QUE TÁ TRAVANDO TUDO.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 443
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Então tecnicamente oficialmente para um tornado ser considerado um tornado a dinâmica de vento dele tem que tocar ao solo e não necessariamente a parte visível nuvem e detritos?

 

Caso houvesse um F5 numa superfícei 100% limpa, mesmo ele não tocando o solo acho que a maioria consideraria uma nuvem-funil, pois a olho nu a gente não veria ele tocando o solo.

 

 

Tem que se menos dar valor ao "o que deve ser" , para "o que vimos, com os própros olhos".

 

O QUÊ EU VÍ?

 

Uma "ponta" de nuvem em direção ao solo.

 

Caco

 

Há N formas de se provar as coisas além dos "próprios olhos", se a ciência partisse dessa premissa o tempo todo Einstein e outros gênios pensantes ao longo da história teriam se matado de tédio.

Link to comment
Share on other sites

Já chegou a 603mm aqui em casa, hoje foram mais 90mm.

 

Situação ta ficando cada vez mais complicada, pelo twitter recebi informação que houve deslizamentos nas rodovias BR 280, e na rodovia que liga Jaraguá até Pomerode. Em Joinville já tem 2 bairros alagados, houve deslizamentos de terras que destruiram 10 casas, outras 80 ja estão sendo evacuadas, em Jaraguá a situação é a mesma, há vários deslizamentos pela cidade.

Link to comment
Share on other sites

Algum expert de plantão sabe qual o fator principal que faz a ZCAS mudar de direção? Como notadamente de vê agora deslocada para o sul. Jato, frentes, massas de ar? É possível prever essa mudança olhando para outra variável que não seja apenas os mapas de pressão e precipitação?

 

TEM UM VÓRTICE NO NORDESTE ELE TRANCA TUDO, ELE MAIS OUTRO FATOR FORAM OS RESPONSÁVEIS PELO AVANÇO PARA CÁ. TEM UM BLOQUEIO NO ATLÂNTICO QUE TÁ TRAVANDO TUDO.

 

Desculpe a ignorância, não consigo enxergar o vórtice. Qual é o outro fator?

Link to comment
Share on other sites

Você tem foto? Por favor, socialize, pois, não vi foto alguma além da nuvem funíl. Na boa, se você realmente quer acreditar...

Ps. Não há relatos de civís falando em tornado e sim em vendaval. Pra mim é muito diferente!

 

Encerro por aqui.

 

Fotos dos estragos, Lucas, há algumas delas nos links já postados aqui anteriormente. Óbvio que não falam em tornado, mas os relatos de civís estão aí, em nenhum momento falando em tornado, mas como eu já disse, na falta de vídeo, os relatos valem ouro. Por favor, não acreditem que tudo que ocorre é tornado, mas saibam distinguir os detalhes:

 

Segundo moradores, o fenômeno começou por volta das 17h30 e durou cerca de 10 minutos. "A informação que temos é que o tornado não teria tocado o chão, mas desceu em alguns pontos aleatórios, como um sapo pulando. Em 42 anos de trabalho, nunca vi isso", disse o coordenador da Defesa Civil municipal, coronel Acácio Perez.

 

A estudante Tamires Bezerra, 14, contou ter sido erguida a mais de 1,5 metro do chão. "Voei e fui arremessada no mato. O muro caiu sobre meu irmão. Fiquei em pânico".

 

A dona de casa Alessandra Aparecida da Silva, 27, ficou debaixo dos escombros de sua casa, quando tentava salvar as quatro filhas. Ela e uma das meninas levaram cinco pontos na perna. "Empurrei as meninas para debaixo da mesa. Quando tentei colocar a de 10 anos, a parede caiu sobre mim. Tive medo de morrer sem conseguir salvá-las", relembrou.

 

"Gritei para o vizinho: `Pelo amor de Deus, salva minhas filhas’. Ele me tirou debaixo da parede", contou, emocionada. O herói foi autônomo Gerino José da Silva, 58. Da casa onde ele viveu por mais de 20 anos, só sobrou parte da cozinha. "Ouvi o barulho e vi aquele negócio rodando. Quando virei, minha casa estava caindo. Me escondi num galpão, com galhos caindo em cima de mim. Achei que não fosse sair vivo".

 

http://www.revistaemergencia.com.br/site/content/noticias/noticia_detalhe.php?pagina=1&id=JajiJ9jy

Link to comment
Share on other sites

E com a ZCAS deslocada para lá, a situação só tende a piorar. Parece que este verão é mesmo o verão da ZCAS, ela está dando um "show" à parte.

Muito interessante o canal de umidade no Sul. Por aqui, mais um dia de sol e forte calor. Foi o quarto seguido. Ninguém merece bloqueio nesta época

do ano, fica simplesmente tórrido devido à sensação térmica.

Link to comment
Share on other sites

Valores impressionantes de chuva registrada nas últimas 24hs em Santa Catarina:

 

Destaque para São Francisco do Sul, São José, Massaranduba e Itapoa.

 

chuva.png

 

Caio, ontem registrei 138,2 mm de chuva na minha estação. Impressionante!

 

Estou testando minha Davis aqui enquanto não a levo para o lugar definitivo...em 4 dias de teste ele já registrou quase que a média mensal de Janeiro aqui para Joinville.

 

Depois daquela imagem que o Shima postou, fiquei com mais receio ainda... ;/

Link to comment
Share on other sites

Igor, me assustou ainda mais hahahahah

 

------------------------------------------------------

Aviso meteorológico especial para o litoral de SC

 

Durantes as últimas 24 hs a faixa litorânea de SC tem sido castigada por fortes chuvas provocadas pela atuação de ventos úmidos persistentes de quadrante leste. Em várias localidades do litoral catarinense, incluindo a Capital Florianópolis, os volumes diários tem ultrapassados os 100 mm em 24 hs. Em Itapoa (SC) registrou-se 80 mm em apenas uma hora.

A previsão para hoje (22/01) é que as chuvas continuem castigando grande parte da faixa litorânea de SC com acumulados diários que poderão ultrapassarão os 100 mm em algumas localidades, incluindo a Capital Florianópolis.

A intensidade da chuva começará a diminuir a partir da tarde e noite no litoral nordeste do Estado Catarinense. Porém, nas demais áreas do litoral catarinense e no litoral nordeste do RS as chuvas serão intensas.

Devido à vulnerabilidade das áreas afetadas pelas chuvas o impacto na população será ainda maior.

Por isso o GPT, recomenda entrar em contato com a Defesa Civil.

 

Atualizado em 22/01/2011 09:01

 

Fonte: http://www.cptec.inpe.br/noticias/faces/noticias.jsp?idConsulta=15920&idQuadros=

 

 

Preveem um alento para o litoral nordeste de SC, mas o dilúvio continua no resto do litoral....

Link to comment
Share on other sites

Quase a média do mês em poucos dias é um dado e tanto hein Soares. Como também é notável a caracterização do canal de umidade de amazonia em direção ao sul do Brasil na imagem postada pelo Igor. Cabe destacar que este canal está marchando ainda mais ao sul e deve começar a influenciar o RS com mais força na próxima semana.

Link to comment
Share on other sites

http://www.climaterra.com.br

 

RISCO DE CHUVA FORTE EM SC. 22/01/2011

- 22/01 - 07h10min

 

CHUVA EM SC.

NOVAMENTE O ESTADO ESTÁ TENDO INTENSA CHUVA, EM VÁRIOS PONTOS DO LITORAL O VOLUME DE CHUVA NAS ÚLTIMAS 24 HORAS PASSOU DOS 100 mm, O MAIOR FOI EM SÃO FRANCISCO DO SUL/EPAGRI COM 283,5 mm (435 mm EM 48 HORAS). EM URUSSANGA/INMET É O SEGUNDO MAIOR VALOR EM 24 HORAS, ATÉ AS 6 HORAS DE HOJE JÁ ESTAVA COM 105,2 mm, O RECORDE FOI NO DIA 19/01/2011 COM 124,0 mm (RECORDE DE JANEIRO DESDE 1924). FLORIANÓPOLIS/INMET JÁ TEM 140,2 mm (10 H DE ONTEM ATÉ AS 06 H DE HOJE.)

 

AINDA HÁ RISCO DE CHUVA MODERADA A FORTE EM VÁRIOS PONTOS (50/100 mm) NO DECORRER DESTE SÁBADO NO LESTE E NORDESTE DE SC. PERSISTE AS CONDIÇÕES FAVORÁVEIS A ALAGAMENTOS E DESLIZAMENTOS NO LITORAL E VALE DO RIO ITAJAÍ. OS GRANDES RIOS DEVEM SUBIR BEM DE NÍVEL NESTE SÁBADO, EXIGINDO MUITA ATENÇÃO.

 

EVITAR AS RODOVIAS NO LITORAL E VALE , SOMENTE SE FOR MUITO NECESSÁRIO. HÁ RISCO DA BR 101 TER PROBLEMAS COM ÁGUA NA PISTA NA REGIÃO DE MARACAJÁ.

 

NO DOMINGO O TEMPO MELHOR EM PARTE DO DIA, TENDO CHANCE DE PANCADAS ISOLADAS DE CHUVA E TROVOADA NO DECORRER DA TARDE.

 

EM http://twitter.com/climaterra SERÁ ATUALIZADO CONFORME A NECESSIDADE.

 

MATERIAL PRODUZIDO PELA CLIMATERRA. É VEDADA A DIVULGAÇÃO DAS INFORMAÇÕES SEM A MENÇÃO EXPRESSA DA FONTE.

Link to comment
Share on other sites

Algum expert de plantão sabe qual o fator principal que faz a ZCAS mudar de direção? Como notadamente de vê agora deslocada para o sul. Jato, frentes, massas de ar? É possível prever essa mudança olhando para outra variável que não seja apenas os mapas de pressão e precipitação?

 

TEM UM VÓRTICE NO NORDESTE ELE TRANCA TUDO, ELE MAIS OUTRO FATOR FORAM OS RESPONSÁVEIS PELO AVANÇO PARA CÁ. TEM UM BLOQUEIO NO ATLÂNTICO QUE TÁ TRAVANDO TUDO.

 

Desculpe a ignorância, não consigo enxergar o vórtice. Qual é o outro fator?

 

 

http://aviationweather.gov/data/obs/sat/intl/ir_ICAO-B1_bw.jpg

 

http://wxmaps.org/pix/sa.jet.html

Link to comment
Share on other sites

Chuva de aproximando de NE e N em direção a POA. Uma observadora da MetSul registrou a foto: http://plixi.com/p/71692714 . Parece ser um nimbustratus. Efeito dessa ZCAS e do oceano quente. Chuva vinda do oceano. Agora faz 24,1° com 82% e venta de E a 4,5 km/h.

 

Não existe ZCAS no Rio Grande do Sul.

Então o que está atuando?? A faixa de nuvens daqui à Amazônia é o quê?

 

Um dado curisoso: ontem tive variação de 23,0° a 25,2°. Creio que nunca tive amplitude tão baixa com mínima tão alta. Variação apenas de 2,2°. Sempre nublado, ou com chuva, ou chuviscando. Um "inverno" amazônico. Quem foi pra praia pelo menos no RS e em SC se deu muito mal nesse final de semana.

 

Hoje a mínima foi de 22,4°, isso que o tempo abriu um pouco de madrugada. Agora tenho 25,9° com 84%. Venta de ONO a 9,3 km/h. Choveu 2,9 mm em 24 h.

 

Abraços chuvosos!

Link to comment
Share on other sites

Novas imagens de satélite no Mapas BAZ, com precipitação em tempo real por satélite e incidência de raios.

Imagens setorizadas, de fácil acesso. Não precisa ficar acessando um monte de imagens e clicando... como em outros sites.

Prestigiem e divulguem por favor, pois é feito para vocês, bem como para atrair novos usuários!

http://mapasbaz.com - clicar em monitoramento

Link to comment
Share on other sites

Praia completamente lotada aqui no litoral paulista. Temho ceu nublado e 30,0 graus com minima de 25,3

 

Hoje tomei coragem e desci até Bertioga. Sorte que com moto não há trânsito muito ruim e o bunker lá embaixo tinha ar condicionado, he he! :laugh:

 

Mesmo assim sofri com o calor. No mesmo horário o céu estava ensolarado com algumas nuvens na Riviera e a temperatura estava na casa dos 33ºC, com UR acima dos 60%. Fora de casa, meu corpo grudava e suava em bicas, literalmente. Não havia uma brisa sequer na beira da praia e só restou tomar banho de mar para aliviar o corpo. :heat:

 

No momento estou em Mogi. Céu com muitas nuvens e 25,8ºC (20:40h). A mínima de hoje por aqui ficou nos 20,8ºC. Em casa (Itapevi) muito raramente a mínima fica acima dos 20ºC.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa tive variação de 22,4° a 30,1°. U.r. não baixando dos 66%. Cheguei em casa a pouco depois de dar uma corrida e voltei como que saído do chuveiro, hehe.

 

Agora faz 25,2° com 78%. Venta de SE a 5,3 km/h. Com esse vento vai nublar de novo e não baixa dos 22°/23°.

 

Até agora esse é o único mês que tenho registrado que não baixou dos 20°. Vamos ver se quebro essa barreira. Espero que não.

Link to comment
Share on other sites

Noite abafada e sem vento algum no momento. Forte tempestade avança pelo vale do Ivaí (entre São João do Ivaí, Fênix e Quinta do Sol) e seus relâmpagos contínuos podem ser vistos daqui, olhando para sudeste, mesmo estando há uns 50 km de distância!! Faz 25,9°C com URA elevada de 79%.

Link to comment
Share on other sites

Novas imagens de satélite no Mapas BAZ, com precipitação em tempo real por satélite e incidência de raios.

Imagens setorizadas, de fácil acesso. Não precisa ficar acessando um monte de imagens e clicando... como em outros sites.

Prestigiem e divulguem por favor, pois é feito para vocês, bem como para atrair novos usuários!

http://mapasbaz.com - clicar em monitoramento

 

Marcelo, para mim não está aparecendo a incidência de raios. Entretanto, está ficando cada vez melhor! Abs.

Link to comment
Share on other sites

O acumulado desse mês de Janeiro aqui em Joinville já chega a 679mm. Com isso já é o mês de Janeiro mais chuvoso pelo menos dos ultimos 15 anos na cidade.

 

Outro detalhe a média e dias com chuva na cidade em Janeiro é de 20 dias, já estamos com 18, falta ainda mais 7 dias para fechar o mês, passaremos com folga os 20 dias.

 

Na quantidade já são cerca de 330mm a mais da média, ou seja o dobro da média de janeiro.

Link to comment
Share on other sites

SP: 97.6mm em 3horas. Transbordou o Rio Tietê na Penha, saída para a Dutra. A máxima hoje bateu nos 32.2ºC. Ctba, 30.8ºC e 10mm de chuva no mesmo período. Tem mais coisa vindo pelo Oeste, altura de Tabuão, São Lourenço... Esta noite promete.

 

A sudeste de Londrina, forte instabilidade também.

 

23h50, Ctba tem céu nublado, sem chuva, brisa e 19ºC. Agradável.

 

Tá loco... bom que voltei de madrugada, he he!!! :pleasantry:

 

Tô indo p/ o serviço. Em Itapevi, poucas nuvens e 16,2ºC no momento (06:42h).

Link to comment
Share on other sites

Quase a média do mês em poucos dias é um dado e tanto hein Soares. Como também é notável a caracterização do canal de umidade de amazonia em direção ao sul do Brasil na imagem postada pelo Igor. Cabe destacar que este canal está marchando ainda mais ao sul e deve começar a influenciar o RS com mais força na próxima semana.

 

Verdade, Caio...

Como curiosidade, peguei os dados de precipitação em Janeiro de 1996 até 2008 e fiz uma média simples. Cheguei a um valor de 368 mm de chuva, em média, nos janeiros dos anos supracitados.

 

Aproveitando, aqui vai o comparativo entre os dados das minhas duas estações, que estão instaladas no mesmo local por enquanto. Peço que atentem aos valores entre os dias 19 e 23 de Janeiro de 2011.

 

Davis

janeiro2011-DAvis.jpg

 

Oregon

ChuvaJaneiroWMR968.jpg

 

PS 1: Acumulado entre esses dias, na Davis, chegam a 335 mm de chuva. Quase a média que alcancei em meus cálculos nos últimos anos. Se eu levar em consideração os dados do Tempo Agora, a média em janeiro fica em torno de 220 mm, o que fica muito abaixo do que eu registrei nestes poucos dias

PS 2: Quanto aos dados de temperatura, eles estão bem semelhantes, sendo que nas mínimas a Oregon está conseguindo registrar valores mais baixos que a Davis, e na máxima o comportamento está parelho. O que noto é que a Oregon aquece e resfria mais rapidamente do que a Davis. Seu sensor fica muito sujeito a qualquer mudança no tempo.

Link to comment
Share on other sites

Não existe ZCAS no Rio Grande do Sul.

Então o que está atuando?? A faixa de nuvens daqui à Amazônia é o quê?

 

Canal primário de umidade da América do Sul que muitas vezes se vê no inverno. Alguém me mostre uma carta sinótica que indique ZCAS sobre o Rio Grande do Sul !!

 

Li em uma publicação do IAG que o limite da ZCAS vai até 30ºS, apesar de não ser tão comum.

Link to comment
Share on other sites

Esse último texto postado pelo Carlos saiu no R7, mas acho que é da Metsul.

 

Pela boa qualidade do texto, é bem capaz de ser mesmo.

 

Enquanto isso, por aqui, estamos sob efeito de uma massa de ar seco, uma alta pressão inibidora de instabilidades mais significativas.

Não chove há 1 semana, fato bastante raro no chuvoso verão juizforano. Contudo as chuvas já estão acima da média para o mês, e a expectativa

é de volta das precipitações no dia 28.

Link to comment
Share on other sites

Cheguei do litoral agora aqui em SP...nenhum farol ou sinal funciona na cidade...mas para minha sorte e de muitos , a cidade está vazia devido ao feriado de amanhã. A cidade já conta com 460,4 mm na estação automatica do Inmet.

 

Será que ultrapassa os 600mm de março de 2006?

 

Hoje cedo tirei algumas fotos dos estragos da chuva de ontem à noite m Itapevi... além das enchentes de praxe na área central, um vendaval derrubou um eucalipto atrás do local em que me apresento p/ o trabalho, destruindo o muro e quebrando um poste ao meio, interrompendo a via e o fornecimento de energia elétrica:

 

CpiadeDSC00453.jpg

 

CpiadeDSC00454.jpg

 

CpiadeDSC00455.jpg

 

A máxima foi menor que ontem em casa: 26,2ºC.

Link to comment
Share on other sites

Janeiro está chegando ao fim sem NENHUM refresco, é incrível!!

Com um La Niña desses pra que El Niño????

Janeiro de 2007 e 2009 estavam sob domínio do La Niña e foi bem mais fresco que o atual, este ano está destoando da normalidade do ponto de vista comparativo.Até novembro foi muito bom, mas de dezembro em diante foi um forno só, se fevereiro for assim será o verão mais quente que já presenciei, mais até que o do ano passado que apesar de muito quente teve refrescos esporádicos, ao contrario deste inferno sem trégua.

O mapa do GFS diz tudo, próximos 7 dias com temperaturas de 2/4 graus acima da média... http://wxmaps.org/pix/temp8.html :heat:

Link to comment
Share on other sites

Janeiro está chegando ao fim sem NENHUM refresco, é incrível!!

Com um La Niña desses pra que El Niño????

Janeiro de 2007 e 2009 estavam sob domínio do La Niña e foi bem mais fresco que o atual, este ano está destoando da normalidade do ponto de vista comparativo.Até novembro foi muito bom, mas de dezembro em diante foi um forno só, se fevereiro for assim será o verão mais quente que já presenciei, mais até que o do ano passado que apesar de muito quente teve refrescos esporádicos, ao contrario deste inferno sem trégua.

O mapa do GFS diz tudo, próximos 7 dias com temperaturas de 2/4 graus acima da média... http://wxmaps.org/pix/temp8.html :heat:

 

Mas como jaá explicaram aí, parece que o atlântico mto quente vem anulando a força da La Nina, aqui tava bom até um pouco antes do Nata!

 

Eu gosto de verão quente, mas assim tá uma m**** total! a minha maior queixa e decepção nesse mes de Janeiro se da conta por:

 

1° Nenhuma trégua com calor, parece que estamos numa eterna pré-frontal.

 

2° Excessivamente úmido e chuvoso.

 

3° As temperaturas maximas estao modestas aindas, sempre rondando entre 32/34, sim eh mto alto, mas nada excepcional e longe do recordes, mas por causa da umidade a sensacao termica fica sempre beirando ou passando dos 40°C praticamente diariamente.

 

O que ta fazendo a falta é uma alta no nosso litoral jogando aquele vento sudeste refrescante sem que haja necessidade de temporal pra refrescar e deixando a noites ligeiramente mais amenas..

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.