Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 01/31/18 in all areas

  1. Ensemble do modelo climatológico CFS atualmente projeta um padrão para Fevereiro não muito diferente do cenário projetado para os próximos 7 dias na América do Sul, pouquíssima chuva no Sul, Uruguai, leste da Argentina e parte de São Paulo, por outro lado sobre MG, ES, RJ, BA, GO, TO, MT, PA, até várias áreas do interior do Nordeste podem ter altos acumulados de chuva, impactando na anomalia positiva da média.
    5 points
  2. Saída dessa tarde dos modelos diminuíram o potencial para a formação de Ciclone Subtropical no começo da semana que vem. O Modelo Europeu na saída desta tarde, abandonou o barco, e não mostra mais nada se formando. Já o GFS mostra uma baixa se formando na costa do ES.... Pela imagem do diagrama (logo abaixo), a baixa até inicia com núcleo quente, mas logo torna-se assimétrica. Neste cenário, no máximo haveria uma Depressão Subtropical (e olhe lá). Seguimos acompanhando a evolução dos modelos.... ESCLARECIMENTO DE BOATOS.... Ainda em cima de Ciclones Subtropicais/Tropicais, gostaria de esclarecer dois boatos, que estão sendo difundidos nas redes sociais. O NOAA através de um site em que exibe Produtos Tropicais, está acusando que há grandes chances de formação de Ciclone Tropical nas próximas 48 horas sobre o Atlântico Sul. Esse mapa embora verdadeiro, NÃO CONDIZ COM A REALIDADE, E ESTÁ MOSTRANDO ALGO QUE NÃO EXISTE. NÃO HÁ NENHUMA BAIXA PARA SE FORMAR NO ATLÂNTICO SUL NAS PRÓXIMAS 48 HORAS. E NÃO HÁ PREVISÃO DE CICLONE TROPICAL.... APENAS A POSSIBILIDADE DE UM SISTEMA SUBTROPICAL PARA A PRÓXIMA SEMANA, como já estamos comentando. O NOAA também possui uma página dedicada para o monitoramento para a América do Sul, aonde promove uma mesa de discussão meteorológica sobre as previsões para os próximos 5 dias. No boletim desta tarde, NÃO HÁ NENHUMA MENÇÃO A FORMAÇÃO DE CICLONE SUBTROPICAL OU TROPICAL. Nos mapas para as próximas 48 horas não se vê nada... Nem a Marinha na sua discussão meteorológica sugere a formação de ciclone subtropical nas próximas 48 horas. Além do mais, a atual baixa que está ativa, é um sistema normal. NÃO PODE SER CLASSIFICADA DE DEPRESSÃO SUBTROPICAL, como vi por aí. A baixa apresenta núcleo frio ao longo de toda a troposfera (cores azul/cinza/rosa).
    3 points
  3. UKMET 0z também indicando algo bem interessante para domingo! Vamos acompanhando...!!
    3 points
  4. Choveu fraco durante o início da manhã de ontem em Queimada Nova. O acumulado foi de 4 mm. À tarde formou um temporal ao meu leste, mas se dissipou logo antes de chegar aqui. Hoje a chance de chuva é remota, assim como amanhã. A partir de sexta, com a aproximação da ZCAS, as condições para chuva retornam.
    3 points
  5. VERÃO AMENO COMO DITO EM NOVEMBRO E SEGUIRÁ ASSIM ATÉ BOA PARTE DESTE PRIMEIRO SEMESTRE. NENHUMA ONDA DE CALOR ATÉ AGORA E POSSIVELMENTE NÃO TEREMOS EM FEVEREIRO E MARÇO QUE TENDEM A SER MAIS AMENOS QUE O NORMAL.
    2 points
  6. Atualizado: 25/01/2018 20:27h PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PARA SANTA CATARINA Fevereiro, Março e Abril de 2018 Precipitação: Em fevereiro a chuva continua com valores próximos da média climatológica na maior parte de SC e acima da média na Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí. A chuva tende e diminuir nos meses seguintes, ficando abaixo da média em marco e abril, em todas as regiões de SC. [...] Temperatura: Até o final do verão a temperatura fica na média climatológica em todas as regiões de SC. Em fevereiro pelo menos uma onda de calor, atuando por alguns dias consecutivos no estado, deve manter alta a temperatura. TemperaturadaSuperfíciedoMar(TSM): As águas continuaram frias no Pacífico equatorial no último trimestre, com valores de TSM em torno de -1,5°C a –2,0°C nos El Ninho 3 e 4 e próximo a -1,0°C a 1,5°C no El Ninho 1+2 em dezembro (Figura 1). No Pacífico Equatorial, além da temperatura abaixo da média, os ventos ficaram mais intensos nos baixos níveis da atmosfera (ventos Alísios), a convecção diminuiu na linha de data e aumentou na região da Indonésia configurando o padrão de La Ninha. Nos últimos dias de janeiro foram registrados valores de -1,5 a -3,0°C (Figura 2). Os modelos numéricos de previsão indicam que o fenômeno La Niña persiste até o começo do outono, com intensidade fraca a moderada. Figura 1 - Anomalia da TSM nosoceanosAtlânticoePacifico,em dezembro de2017. Figura 2 - Anomalia da TSM noPacifico, nos dias 16 a 23 de janeiro de2018. http://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2405&Itemid=141#nested-tab-climatica
    2 points
  7. Metoffice passou a emitir agora a tarde um "Guidance" para evolução em Ciclone Tropical/Subtropical nas próximas 96 horas. 573 WTNT80 EGRR 311619 MET OFFICE TROPICAL CYCLONE GUIDANCE FOR NORTH-EAST PACIFIC AND ATLANTIC GLOBAL MODEL DATA TIME 12UTC 31.01.2018 NEW TROPICAL STORM FORECAST TO DEVELOP AFTER 96 HOURS FORECAST POSITION AT T+ 96 : 22.6S 38.5W VERIFYING TIME POSITION STRENGTH TENDENCY -------------- -------- -------- -------- 12UTC 04.02.2018 22.6S 38.5W WEAK 00UTC 05.02.2018 25.0S 37.9W WEAK LITTLE CHANGE 12UTC 05.02.2018 30.0S 39.7W WEAK LITTLE CHANGE 00UTC 06.02.2018 29.4S 40.8W WEAK LITTLE CHANGE 12UTC 06.02.2018 BELOW TROPICAL STORM STRENGTH THIS INFORMATION IS PROVIDED AS GUIDANCE FOR TROPICAL CYCLONE RSMCS. IT REQUIRES INTERPRETATION BY TROPICAL CYCLONE SPECIALISTS AND SHOULD NOT BE CONSIDERED AS A FINAL PRODUCT. BULLETINS ARE NOW AVAILABLE WHICH PROVIDE EXPLICIT GUIDANCE ON CENTRAL PRESSURE AND MAXIMUM WIND SPEED. FOR FURTHER INFORMATION CONTACT TROPICAL_CYCLONES@METOFFICE.GOV.UK MET OFFICE, EXETER, UK TOO 311619
    2 points
  8. NOVA CHANCE DE FORMAÇÃO DE CICLONE SUBTROPICAL NOS MODELOS Saída dessa tarde dos modelos, numa forma geral, voltam a chamar atenção para a formação de uma nova área de baixa pressão entre a costa do ES/RJ, por volta deste domingo. Essa baixa será oriunda da Zona de Convergência do Atlântico Sul que permanecerá ativa ao longo desta semana. A baixa aparece como Simétrica de núcleo quente tanto no GFS (com mais ênfase) quanto no CMC, o que abre margem para o desenvolvimento em uma Tempestade Subtropical na próxima semana. O modelo Europeu mesmo não tendo diagrama, mostra também uma baixa com aparência simétrica, o que dá entender a ser também favorável ao desenvolvimento em Ciclone Subtropical. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE: - São apenas saídas de modelo para daqui a 5 dias, portanto ainda terá grande variabilidade. - A princípio esta baixa irá descer num caminho para o sul, dentro do oceano. Não é esperado nenhum avanço para a costa do Sul ou Sudeste. O que anula os impactos para a costa. Vamos acompanhando...
    2 points
  9. Fiz uma time-lapse do nevoeiro que se formou aqui ontem, e já que ficou legalzinha, vou aproveitar e postar aqui. Assim como na maior parte de Santa Catarina, finalmente estamos começando a ter dias ensolarados no oeste, após uma sequência de muitos dias nublados e com chuva. As temperaturas mínimas da serra impressionaram, pro meu lado as mínimas ficaram entre 14 e 17 graus na maioria dos municípios na manhã de hoje, deve seguir assim pelos próximos dias.
    2 points
  10. Inverno passando no verão na serra de SC! Geada isolada no topo da serra (7 dias neste verão e 2 em janeiro) Mínimas abaixo dos 12°C em SC. 1,4 Urupema/recorde de janeiro* 3,8 Urubici/Vacas Gordas/Joel Faria 4,2 Morro da Igreja/B.Jardim/Inmet 4,7 S.Joaquim/Pericó/F.Keiser 6,7 Rio Rufino* 7,0 Bom Retiro* 8,6 Lages* 9,3 Painel* 9,8 Palmeira* 10,2 Campo Belo do Sul* 10,5 Leoberto Leal* 10,6 Alfredo Wagner* 11,2 Ponte Serrada* 11,5 Major Gercino* *Epagri 15,9°C Florianópolis/Epagri (madrugada mais fria desde 2012 em janeiro) 7,4°C Climaterra/cidade de S.Joaquim.
    2 points
  11. Não tem dados do dia 30... Realmente choveu bem aqui no sul do estado. Vou fechar janeiro, com 340,4mm Resende com 244,7mm Céu com algumas nuvens, e 23,0°C Variação ficou em 19,6/26,5 Bem fresco.
    1 point
  12. % da precipitação normal. Janeiro foi de chuva irregular no sul do país, misturando locais acima da média e abaixo da média. No RS a metade sul no geral, fechou abaixo de média. Mas muito abaixo apenas o Chuí com 6% e Bagé com 39%. Tramandaí e Frederico Westphalen tem falha. Em SC um pouco mais úmido. Em Florianópolis 388% da chuva normal.
    1 point
  13. Com warm core e dentro da faixa de SST acima dos 26°C, não seria possível pensar na possibilidade ser algo além de apenas subtropical?
    1 point
  14. Chuva acumulada no Estado do PR em janeiro. Maior valor no Estado ocorreu em Umuarama com 478,6 mm. Foi o janeiro mais chuvoso dos últimos 20 anos em Umuarama, Paranavaí, Cascavel e Ponta Grossa. Via Twitter/Simepar.
    1 point
  15. Que êxtase baziano estou vivendo neste momento aqui. Auge do verão, e agora 01:14 faz maravilhosos 16,9C na Davis e 15,8C no INMET ! Uma massa polar bem marítima aliás, pois um pouco mais ao norte daqui não há esse mesmo desempenho. Esses valores podem ainda baixar mais um pouco, e o último dia do mês já está garantido como aquele com a mínima absoluta de Janeiro-18 ! Linda madrugada !
    1 point
  16. André Luiz, O mapa do GFS de 12Z intensificou as chuvas no norte do ES e região da bacia do rio Mucuri(região que chove muito pouco em Minas).
    1 point
  17. Luiz F Nachtigall‏ @lfnachtigall 3 hHá 3 horas Mais Mínimas desta terça-feira no RS: Vacaria 7,7°c Ausentes 8,4°C Bom Jesus 9,3°C Lagoa Vermelha 9,3°C Canela 10,6°C Cambará 11,0°C Passo Fundo 11,2°C Soledade 11,6°C Farroupilha 11,7°C Caxias 12,0°C Espumoso 12,2°C Nova Bassano 12,3°C Antonio Prado 12,4°C Carazinho 12,6°C
    1 point
  18. Que coisa feia, até mesmo o caloroso centro de Blumenau chegou a dar 19.8ºC e nas regiões mais afastadas 17/18ºC como relatada pelo pessoal
    1 point
  19. FOTOS; http://saojoaquimonline.com.br/climaterra/2018/01/30/sao-joaquim-registra-formacao-de-geada-em-janeiro-de-2018-no-caminhos-da-neve/
    1 point
  20. Não totalmente, mas percebe-se que muitos elementos parecem desprezados na rodagem (ou foi apenas um erro grotesco de plotagem do mapa)! O importante é ver todas as saídas que tem sido publicadas pra ver se o cenário se mantem... agora, se a cada saída muda bastante demonstra instabilidade e portanto pouca confiabilidade. E como o Mafili sempre nos lembra, em breve entramos no equinócio e a confiabilidade ficará mais reduzida!
    1 point
  21. Incríveis as mínimas na serra!! Aqui também tive a mínima do mês, 17,2C. Já Indaial/INMET teve apenas 18,9, talvez ação de nebulosidade/nevoeiro. Previsão dos próximos dias é animadora, bastante tempo seco. Hoje um dia como há semanas não se via, céu bem azul e temperatura em 26C
    1 point
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.