Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

All Activity

This stream auto-updates

  1. Past hour
  2. Marcos, aí em PoA a prefeitura, Defesa Civil, Secretaria da Saúde, etc, não alertam o pessoal para evitar o máximo possível o contato com águas de enchente ? Existe o perigo de contrair a Leptospirose. É uma doença transmitida pela urina de animais contaminados, principalmente de ratos, que pode estar presente nas águas misturadas com esgoto, etc. E pode, em alguns casos, ser grave se a pessoa não for tratada. Aqui em Sampa, sempre dão este aviso através da mídia, em caso de enchentes.
  3. Today
  4. No geral os modelos estão indicando que a quebra do bloqueio na altura do RS se dará a partir do dia 12. Já há consenso entre o europeu estendido, ensemble do euro e o gfs estendido, entre outros, que um período mais frio se iniciará por volta do dia 13 no RS, quando o ar frio finalmente consegue avançar um pouco mais, porém inicialmente até a altura de SC. Nesse cenário, o bloqueio ainda se mostra muito resiliente no Brasil central, SP e PR. Porém o frio numa situação de calamidade e desabrigados passa a ser uma péssima notícia. O único ponto positivo é o deslocamento do bloqueio ao norte, o que poderá favorecer a estabilidade do tempo e a baixa total aos níveis normais do Guaíba. Isso porque ainda teremos uma semana bem instável pela frente, que deverá impor dificuldades a baixa total e urgente do rio.
  5. Não tinha pensado sobre o lance de o Atlântico ter maior impacto "apenas" em áreas até uns 200 Km da costa Boa!
  6. Obrigado pela pergunta e pela preocupação! Felizmente estamos bem. Eu moro na metade leste da cidade, que ficou bem afastada da parte oeste que é mais ribeirinha e está praticamente toda alagada. Felizmente meus parentes e amigos moram todos por perto, entre o Rondon e a Igara, e todos estão afastados dos alagamentos. A Igara, meu bairro de infância, tem inclusive uma certa altitude em relação à BR 116 e isso ajuda. Essa faixa em que eu e minhas pessoas próximas e queridas moram é afastada tanto da metade oeste alagada, como da parte mais ao sul de Canoas que sofre alagamentos até o Niterói por causa do Rio Gravataí. Fico feliz que também esteja bem!! As pancadas de chuvas não param. São rápidas, mas sempre voltam. É um pesadelo.
  7. Você está desabrigado? Foi afetado diretamente pela enchente? Felizmente moro num local mais alto e a uns 6 km em linha reta do Guaíba. Até há pouco estava chovendo aqui. Acabei de ouvir uma TROVOADA!!
  8. Manhã e tarde na rua, às vezes voltando de noite (algumas paradas fora, encontrei um amigo hoje). Nunca, jamais na minha vida imaginava ver isso. Sem palavras... Esse é o registro que fiz entre o meio da manhã e início da tarde
  9. Buenos Aires hoje: Mínima: 8,6°C Máxima: 18,2°C Após madrugada de céu limpo e mínima um pouco abaixo do previsto, o sábado todo foi nublado em Buenos Aires, inclusive com uma fina garoa agora à noite, sem acumular. Agora temos garoa, 17,7°C, URA de 93%, vento nordeste a 5 km/h e visibilidade restrita a 9 km pela precipitacao. Para amanha, a previsao do SMN indica neblina de manha, céu nublado durante o dia e baixa possibilidade de chuva. Mínima de 15°C e máxima de 20°C. O sol nasce às 7h32 e se poe às 18h06.
  10. Passo Fundo está com chuva acima da média em todos os cinco primeiros meses de 2024(Belém do Pará em 2019 mandou lembranças) Soledade com apenas 4 dias deste mês, choveu o mesmo acumulado que Porto Alegre registrou em setembro do ano passado. Lembrando que Soledade é a cidade que registrou a maior chuva em 24h pelo INMET nesse evento histórico que está reescrevendo a história pluviométrica do RS. Detalhe: a cidade homônima na Paraíba tem apenas 300mm de média anual e é um dos locais menos chuvosos do país. Situações completamente diferentes nas duas Soledade.
  11. Yesterday
  12. Outro dia nublado, com amplitude de 20.1/24.7 graus, retornando a chuva ao anoitecer. Cenário de terror e guerra aqui na cidade e região. Fui em um local 4 kms de distância do rio dos Sinos e desde de lá está tudo alagado, com bairros inteiros evacuados, pois o dique de contenção rompeu uma extensão de 15 metros, aumentando mais ainda a vazão da água, em alguns locais quase no telhado. Relatos de corpos de pessoas e bebês sendo retirados de canoa no bairro Matias Velho em Canoas, muitíssimo atingido também pelas águas e muitos em casa no telhado implorando por socorro. Desmotivado aqui até em acompanhar a previsão com tudo isto Triste demais.
  13. Apesar de tudo, RECORDE DE BAIXA TEMPERATURA em Belo Horizonte (Pampulha) hoje, com uma mínima apenas dentro da média de maio, mas que me surpreendeu. Variação 16,2 - 30,0 Dá pra dizer que foi um dia até bom, diante do contexto desse início de maio. Ao menos na mínima, ajuda a evitar desvios avassaladores da média.
  14. Está terrível o clima aqui, e eu pensei, inocentemente, que não seríamos tão atingidos com a onda de calor, ledo engano. A anomalia está de quase +10 na média das máximas em Eldorado e de +5 nas mínimas. Alguns municípios do vale quase quarentaram anteontem, no pico do calor. Os primeiros quatro dias de maio por aqui: 01/05 - 22,1°C / 36,2°C 02/05 - 20,0°C / 37,4°C 03/05 - 19,8°C / 33,1°C 04/05 - 20,5°C / 32,8C* *Dado instantâneo Apesar deste calorão anormal que estamos vivenciando, nem consigo reclamar tanto por conta da tragédia que está ocorrendo no RS. Falo por experiência própria, por viver em área suscetível à enchentes e de já ter enfrentado várias vezes no passado, que me solidarizo imensamente com o povo gaúcho. Fiquei incrédulo quando vi e li as notícias de que o rio Taquari estava a mais de 30 metros acima do normal. Sério, não consigo imaginar isto. Quando o rio Ribeira chegou na cota dos 11 metros acima do normal, em 97 e em 2011, o município já ficou praticamente submerso, quiçá algo desta magnitude, inacreditável! Para mim, já é a maior tragédia natural da história deste país (não falo em quesito de mortes), a quantidade de pessoas que perderam tudo é imensa e provavelmente levará anos para voltar ao normal em algumas cidades. Quando as águas começarem a abaixar é que teremos noção dos rastros de destruição e a magnitude que tudo isto está sendo. Enfim, muita força ao povo gaúcho neste momento de angústia, que logo logo possam voltar ao normal!
  15. Minha opinião (com alto teor de "torcida") é que esse paredão Brasil Central comece a ser atacado nessa primeira MP de 10/Maio Vai sendo quebrado aos poucos, até mudar a dinâmica climática na totalidade do Centro-Sul brasileiro Até mudança total da dinâmica, possíveis "grandes promessas de MP devem ser desperdiçadas", limitando sua ação na região; Espero, sinceramente, que todas MP´s do inverno não fiquem bloquadas no "Sul do Sul" (cenário análogo ao outono/inverno 2002, o qual foi uma grande lástima, com exceção da fortíssima MP do início setembro daquele ano) Na torcida e na fé.... Vai melhorar BEM!
  16. O que anda ocorrendo por nossas bandas é uma aberração! Hoje aqui na Granja Viana (bem na divisa Carapicuíba com Cotia): 17,4ºC ~ 31,4ºC; SOL, SOL, SOL, SOL, SOL, SOL....e mais sol Ahh se todos dias do verão climático em Sampa/RMSP fossem assim.... = "Awesome!"
  17. Infelizmente, o alívio noturno se limitou apenas ontem. Hoje já voltamos com aquelas noites quentes em pleno mês de maio. Apesar da previsão não estar animadora para os próximos dias, parece que teremos alguns refrescos.
  18. Sábado de sol com poucas nuvens e na mesma rotina de máximas acima da média. Variação de hoje: 17,5/27,2°C Rio Vermelho Estação 17,5/28,9°C Rio Negro No final da tarde a neblina fechou os bairros mais próximos a encosta da serra e de cima do parque 23 de setembro foi possível avistar um belo fim de tarde: Agora permanecemos com neblina aqui na minha região e temperatura em 19,5°C.
  19. Na capital paulista, continuamos com calor bizarro para maio. Hoje, céu limpo, calor, ventos continentais e umidade baixa, isto é, o de sempre... Nas estações do CGE dentro da área urbana (Quase todas), a umidade relativa mínima ficou entre 25 e 35%. Novos recordes de calor para maio: Mirante (Aut): 19,2°C / 32,4°C Interlagos: 18,6°C / 32,8°C IAG: 17,6°C / 33,2°C Atualização das maiores máximas já registradas em maio no Mirante, desde a abertura da estação em 1945: 32,4°C (Aut., 04/05/2024) 32,1°C (Conv., 03/05/2024 | 31,9°C na automática) 31,7°C (Conv., 03/05/2001) 31,7°C (Conv., 02/05/2024 | 31,3°C na automática) 31,3°C (Conv., 07/05/2010) 31,3°C (Conv., 01/05/2024 | 31,0°C na automática) 30,7°C (Conv., 02/05/2001) 30,1°C (Conv., 01/05/2003) -------------- Agora, vejam as máximas dos últimos 7 dias até ontem na estação do CIIAGRO na cidade de Apiaí, lá no sul do estado, quase na divisa com o PR, a 914 m de altitude (°C): 27/04 => 15,0 / 30,2 28/04 => 17,0 / 30,9 29/04 => 16,6 / 30,6 30/04 => 13,9 / 31,4 01/05 => 14,3 / 30,9 02/05 => 15,7 / 30,4 03/05 => 16,6 / 30,8
  20. É... sempre critiquei os modelos porque sempre insistiam nessa bolha de ar quente com anomalias que nunca se materializaram, mesmo em outras fortes ondas de calor. Mas de tanto insistirem ao longo desses últimos anos, não é que agora neste mês de maio parece que finalmente, e tristemente, acertaram?
  21. Hoje vamos tendo um sábado de céu nublado e friozinho leve em Buenos Aires. Faz 18,2°C agora.
  22. Boa tarde! Buenos Aires ontem: Mínima: 4,9°C Máxima: 17,5°C Depois de termos a menor mínima do ano até agora, o dia ontem comecou ensolarado e teve nebulosidade em aumento ao longo do dia.
  23. Para quem "guenta" torcer para a "Nação/FLA", guenta tudo...kkk O Tite que anda "perigando" a cair Se não mudar logo, "a casa cai" Abs,
  24. Creio que diretamente e mais abrangente o Pacífico tenha impacto. O Atlântico não deve influenciar quem está mais de 200 kms linha reta da costa. A Alta do Atlântico soubemos que tem grande impacto no bloqueio em médios níveis e pode estar situada na costa entre o sul e sudeste.
  1. Load more activity
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.