Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Março 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

Está abrigado.....

 

Acabei de ligar em casa e tenho 22,8 contra 27,2 do Tucci na Vl Madalena que fica cerca 5km da AV Paulista...veja so...É uma Ctba Paulista...

 

 

Aqui em casa, + ou - 9km em linha reta eu já falava sobre a diferença com a capital paulista, agora só mais um para comprovar. Agora você poderá se especializar com o clima de região que muita gente não conhece.

 

Tem gente que falava que a represa não deixaria a temperatura cair.

 

CARLOS NÃO CONSEGUI ENTENDER O QUE VC DISSE E AONDE VC ESTA NA FOTO. POR UM ACASO NÃO ESTARIA DO LADO ESQUERDO ACIMA DA RODOVIA ?

Link to comment
Share on other sites

Está abrigado.....

 

Acabei de ligar em casa e tenho 22,8 contra 27,2 do Tucci na Vl Madalena que fica cerca 5km da AV Paulista...veja so...É uma Ctba Paulista...

 

 

Aqui em casa, + ou - 9km em linha reta eu já falava sobre a diferença com a capital paulista, agora só mais um para comprovar. Agora você poderá se especializar com o clima de região que muita gente não conhece.

 

Tem gente que falava que a represa não deixaria a temperatura cair.

 

CARLOS NÃO CONSEGUI ENTENDER O QUE VC DISSE E AONDE VC ESTA NA FOTO. POR UM ACASO NÃO ESTARIA DO LADO ESQUERDO ACIMA DA RODOVIA ?

 

Isso..acima da ponte....

Link to comment
Share on other sites

Está abrigado.....

 

Acabei de ligar em casa e tenho 22,8 contra 27,2 do Tucci na Vl Madalena que fica cerca 5km da AV Paulista...veja so...É uma Ctba Paulista...

 

 

Carlos, demais esse link que você passou ao Melo.

 

Entretanto, tem uns dados no mínimo questionáveis, como 0ºC em fevereiro em Corumbá-MS...

Link to comment
Share on other sites

Está abrigado.....

 

Acabei de ligar em casa e tenho 22,8 contra 27,2 do Tucci na Vl Madalena que fica cerca 5km da AV Paulista...veja so...É uma Ctba Paulista...

 

Tenho certeza que você registrará máximas baixissimas no inverno, pois tenho certeza que a região próxima a serra do mar tem as menores máximas de toda a RMSP devido a ser o local mais umido, assim como tenho certeza que as menores minimas ocorrem na serra da cantareira, vai surpreender muita gente ainda Carlos :good2: .

Link to comment
Share on other sites

Está abrigado.....

 

Acabei de ligar em casa e tenho 22,8 contra 27,2 do Tucci na Vl Madalena que fica cerca 5km da AV Paulista...veja so...É uma Ctba Paulista...

 

 

Carlos, demais esse link que você passou ao Melo.

 

Entretanto, tem uns dados no mínimo questionáveis, como 0ºC em fevereiro em Corumbá-MS...

 

Olha Soares, se Vilhena em Rondonia já deu isso....acho possivel..

Link to comment
Share on other sites

Está abrigado.....

 

Acabei de ligar em casa e tenho 22,8 contra 27,2 do Tucci na Vl Madalena que fica cerca 5km da AV Paulista...veja so...É uma Ctba Paulista...

 

Tenho certeza que você registrará máximas baixissimas no inverno, pois tenho certeza que a região próxima a serra do mar tem as menores máximas de toda a RMSP devido a ser o local mais umido, assim como tenho certeza que as menores minimas ocorrem na serra da cantareira, vai surpreender muita gente ainda Carlos :good2: .

 

 

Estou contando os dias para chegada das frentes , Sipriano...

Link to comment
Share on other sites

Está abrigado.....

 

Acabei de ligar em casa e tenho 22,8 contra 27,2 do Tucci na Vl Madalena que fica cerca 5km da AV Paulista...veja so...É uma Ctba Paulista...

 

 

Carlos, demais esse link que você passou ao Melo.

 

Entretanto, tem uns dados no mínimo questionáveis, como 0ºC em fevereiro em Corumbá-MS...

 

Olha Soares, se Vilhena em Rondonia já deu isso....acho possivel..

 

Sim, Carlos. Mas questiono o fato de ser em fevereiro esse registro. Em Vilhena foi durante o poço dos Andes de 75..

Link to comment
Share on other sites

 

CARLOS NÃO CONSEGUI ENTENDER O QUE VC DISSE E AONDE VC ESTA NA FOTO. POR UM ACASO NÃO ESTARIA DO LADO ESQUERDO ACIMA DA RODOVIA ?

 

O Carlos está boiando? :mosking: :hi: :cray: :ok: :rofl:

 

Sim, Carlos. Mas questiono o fato de ser em fevereiro esse registro. Em Vilhena foi durante o poço dos Andes de 75..

 

Bem...então , nem a minha RIACHOPEMA faz isso..

 

:laugh:

 

Riacho Grande do Sul...

Link to comment
Share on other sites

Isso mesmo, Carlos Dias.

 

De Jundiaí, com a vista e com os ventos da Serra do Japi!

 

Se vc quiser saber o comportamento das minimas.veja este...se digitar as datas do periodo que quiser....

 

http://www.ciiagro.sp.gov.br/ciiagroonline/Quadros/QTminPeriodo.asp

 

Tem este tb...

 

http://www.ciiagro.sp.gov.br/ciiagroonline/Listagens/Resenha/LResenhaLocal.asp

 

 

Eu prefiro a lista com todas as estações...

 

http://www.ciiagro.sp.gov.br/meioambiente/chuva.asp?

Link to comment
Share on other sites

Está abrigado.....

 

Acabei de ligar em casa e tenho 22,8 contra 27,2 do Tucci na Vl Madalena que fica cerca 5km da AV Paulista...veja so...É uma Ctba Paulista...

 

Sensacional! Coloca logo online pra gente acompanhar no Wunderground!!!

 

Aqui em casa tenho agradáveis 23,3ºC. O calorão já virou passado aqui em SP! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Está abrigado.....

 

Acabei de ligar em casa e tenho 22,8 contra 27,2 do Tucci na Vl Madalena que fica cerca 5km da AV Paulista...veja so...É uma Ctba Paulista...

 

Tenho certeza que você registrará máximas baixissimas no inverno, pois tenho certeza que a região próxima a serra do mar tem as menores máximas de toda a RMSP devido a ser o local mais umido, assim como tenho certeza que as menores minimas ocorrem na serra da cantareira, vai surpreender muita gente ainda Carlos :good2: .

 

 

Seria legal uma estação online na casa do Carlos e uma outra em Mairiporã pra pegar as mínimas da Serra da Cantareira!

Link to comment
Share on other sites

aqui sigo com 30 graus.

alguem poderia me dizer um site com temp. minima do rio sem ser dos principais aeroportos daqui,por favor :?: :clapping: :help:

 

Divirta-se

 

http://www.inmet.gov.br/sonabra/maps/automaticas.php

 

 

Você pode acompanhar as estações do Wunderground do Rio!

 

3m de altitude

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IRJRIODE14

 

518m de altitude

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IRJRIODE13

 

Mapa com as estações (o mais legal na minha opinião)

http://www.wunderground.com/wundermap/?lat=-22.988&lon=-43.279&zoom=13

Link to comment
Share on other sites

obrigado carlos :good2: ,mas as minimas de algumas estacoes parece estar erradas como a da vila militar que esta na casa dos 29 graus e eutenho certeza que ela abaixou mais. :good:

Depois de clicar na estação desejada, clique no ícone dados, na próxima janela digite os numeros, clique em OK e seja feliz!!! :good2:

 

Também não sabia disso, aprendi com a galera aqui!

Link to comment
Share on other sites

AS últimas rodadas do GFS jogaram agua fria (ops, quente) no final antecipado do verão climático para o sul do BR. :negative: O ciclonão está cada vez mais para baixo e mais para o final da outra semana (ou seja, menos confiável)! :sad: De qualquer forma, o padrão de longo prazo do modelo continua sinalizando uam sequencia de ciclones para depois deste primeiro, o que poderia evidenciar a chegada do outono no sul! :ok:

Link to comment
Share on other sites

Sensacional este mapa interativo do wunderground. Não sabia dele !

 

E gostei de ver esta estação a 500m no Rio de Janeiro. Com certeza registra temperaturas

bem distintas do que costumamos observar na cidade maravilhosa.

É vero! Muito interessante a estação da Pedra Bonita no Rio. É um clima serrano no meio da cidade. Deve ter máximas gritantemente mais baixas do que ao nível do mar, ainda mais em se tratando se um local junto ao oceano. Estou curioso para ver os valores com entrada de ar frio por lá.

 

Por aqui um dia digno para ficar grudando o dia todo. Tomei dois banhos e ainda vou tomar um terceiro. A máxima foi de 33,3° às 13:21 e depois entrou vento S e SE. Mas passamos toda a tarde entre 27° e 30° com u.r. entre 65 e 70%. Triste.

 

Agora faz 24,7° com 81%! Com essa umidade nas alturas e o vento E/SE fraco devemos amanhecer com nevoeiro amanhã. Agora venta de ESE a 4,5 km/h.

Link to comment
Share on other sites

A meu ver em Curitiba o outono também já sinalizou. Esta semana já está mais fresca do que a passada. Aliás a atmosfera de Curitiba está mais parecida com SP do que mais para baixo. Mais para o Sul (PoA, por ex.) estao enfrentando uma onda de calor há dias. Em Curitiba esta onda de calor náo está presente. A cidade está com mínimas matinais mais frescas assim como SP e tempo mais seco.

Link to comment
Share on other sites

A meu ver em Curitiba o outono também já sinalizou. Esta semana já está mais fresca do que a passada. Aliás a atmosfera de Curitiba está mais parecida com SP do que mais para baixo. Mais para o Sul (PoA, por ex.) estao enfrentando uma onda de calor há dias. Em Curitiba esta onda de calor náo está presente. A cidade está com mínimas matinais mais frescas assim como SP e tempo mais seco.

 

Aqueles 30% tropical de altitude :mosking:

 

Pouco a pouco, a temperatura está caindo por aqui. Na semana que vem os dias estarão amenos, com

máximas entre 24/26 graus e mínimas entre 16/18...vai ser uma beleza.

Link to comment
Share on other sites

A meu ver em Curitiba o outono também já sinalizou. Esta semana já está mais fresca do que a passada. Aliás a atmosfera de Curitiba está mais parecida com SP do que mais para baixo. Mais para o Sul (PoA, por ex.) estao enfrentando uma onda de calor há dias. Em Curitiba esta onda de calor náo está presente. A cidade está com mínimas matinais mais frescas assim como SP e tempo mais seco.

 

Aqui em SP o tempo mudou muito! O calorão não existe mais e as temperaturas ficam mais amenas ao longo do dia! Agora é torcer pra vir essa esfriadinha do final de semana!

Link to comment
Share on other sites

A meu ver em Curitiba o outono também já sinalizou. Esta semana já está mais fresca do que a passada. Aliás a atmosfera de Curitiba está mais parecida com SP do que mais para baixo. Mais para o Sul (PoA, por ex.) estao enfrentando uma onda de calor há dias. Em Curitiba esta onda de calor náo está presente. A cidade está com mínimas matinais mais frescas assim como SP e tempo mais seco.

 

Não tem onda de calor????

 

Está só com +3C de anomalia, em 8 dias!!! Até o momento, está 1C na média mais quente que fevereiro... Olha o tabelão do Carlos Dias...

 

Esse resfriamento noturno é graças aos quase 1.000mts de altitude da cidade, que assim como outras tantas cidades altas do sul do Brasil, estão tórridas de dia, e "frias" a noite! Curitiba tem frio noturno mesmo em janeiro, é normal, todo ano no verão tem dias com noites frias para o verão. Em alguns anos as massas de ar seco ficam mais a Oeste, e não atingem a cidade. Em 2004 não teve onda de calor em janeiro, a média ficou em 19C, e por isso a cidade estava no outono já??

Poa não está esfriando tanto quanto a Serra porque está em baixa altitude, nada mais lógico que isso! E mesmo assim nos últimos dias o Boldrini disse que a temperatura caiu bem a noite.

Caco, a massa de ar seco pega do RS até a Bahia, parte de Goiás, e todo o Estado de MG!!! :mosking:

 

Respeito a sua opinião, mas sinceramente, o problema pra mim é que você quer achar outono aonde não tem! O pessoal em Chicago dizia que outono climático lá em alguns anos começa mais tarde, depois da data do calendário! Se eu dissesse a eles que aqui em S. Paulo vocês acham que estão no outono antes da data, no mínimo iam achar estranho, não acha?

Opinião minha, outono em 20 de março só o extremo sul gaúcho, e áreas acima de 1.000 mts no sul do Brasil. Outono em Curitiba pra mim começa só em Abril, e forçando um pouquinho a barra! Em alguns anos a dinâmica só muda na segunda quinzena de abril, e em outros pra mim não teve outono! Aí vão dizer que tem mínimas abaixo de 10C em alguns anos já no final de março... Ok, mas isso pra mim não configura outono.

 

Em qualquer lugar do mundo, não iam dizer nunca que o fato da temperatura começar a cair a noite significa o outono! A mesma massa de ar seco que está aí a 10 dias ou mais, está infuenciando o tempo em quase metade do país. Aí porque uma frente fria vai dar um refresco de alguns dias já estamos no outono!?!

Pra mim é um exagero isso, não estamos numa região de clima temperado, muito longe disso.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

A situação que estamos enfretando é de típico bloqueio, que vai desde o centro do RS até o Sudeste. O ar frio em altura pega mais o Sudeste e há drenagem de calor em superfície para o Sul. Só que está bem mais quente que noutras ocasiões de bloqueio que comentamos aqui no BAZ porque ainda estamos no verão! Geralmente percebemos essa situação quando é outono ou inverno.

 

Temos resfriamento noturno mesmo aqui. Aqui em POA temos queda de 15° depois da máxima!! Só que a máxima está passando dos 35°! Só essa noite que foi mais quente e esquentou menos à tarde porque aumentou a umidade e entrou vento S à tarde. Ademais, estamos com radiação bem mais fraca e com menos horas de sol, o equivalente ao final de outubro. Isso tem ajudado no resfriamento noturno.

 

Ainda estamos com uma dinâmica de verão, mas como bloqueio e mais seco. Esse quadro é provisório, e quando entrar uma frente vai esfriar no Sul e as mínimas do Sudeste subirão. Feliz de Curitiba e o Sudeste que tem efeito da altitude e um pouco de "frio" em altura.

 

Agora tenho 24,2° com 84%. Queda quase nula, a 0,2/h.

Link to comment
Share on other sites

A situação que estamos enfretando é de típico bloqueio, que vai desde o centro do RS até o Sudeste. O ar frio em altura pega mais o Sudeste e há drenagem de calor em superfície para o Sul. Só que está bem mais quente que noutras ocasiões de bloqueio que comentamos aqui no BAZ porque ainda estamos no verão! Geralmente percebemos essa situação quando é outono ou inverno.

 

Temos resfriamento noturno mesmo aqui. Aqui em POA temos queda de 15° depois da máxima!! Só que a máxima está passando dos 35°! Só essa noite que foi mais quente e esquentou menos à tarde porque aumentou a umidade e entrou vento S à tarde. Ademais, estamos com radiação bem mais fraca e com menos horas de sol, o equivalente ao final de outubro. Isso tem ajudado no resfriamento noturno.

 

Ainda estamos com uma dinâmica de verão, mas como bloqueio e mais seco. Esse quadro é provisório, e quando entrar uma frente vai esfriar no Sul e as mínimas do Sudeste subirão. Feliz de Curitiba e o Sudeste que tem efeito da altitude e um pouco de "frio" em altura.

 

Agora tenho 24,2° com 84%. Queda quase nula, a 0,2/h.

 

 

Feliz é Campos do Jordão que tem 12,1ºC agora e deve afundar para mais uma mínima sub-10!

Link to comment
Share on other sites

Concordo 100% com o Silvio Collety e o Marcos. Não vamos nos iludir com resfriamento noturno em cidades com altitudes maiores! Não vejo dinâmica climática de outono algum na América do Sul.

Neste último domingo tava passando um jogo pelo campeonato argentino, e acho que metade do público estava sem camisa fritando, e os jogadores passando mal de calor. Enquanto isso o sudeste milagrosamente entrando nos primeiros estágios de outono, pode isso Arnaldo? hahaha

 

Se esta dinâmica de agora estivesse ocorrendo em Fevereiro, o outono já estaria começando então? Claro que não hehe, é claro que conforme os meses vão passando e os dias encurtando a tendência numa situação assim é das mínimas abaixarem..

 

Outono mesmo ao pé da letra onde posso aposentar o ar-condicionado e ventilador dos meus aposentos só começa mesmo depois do dia 20/30 de Abril. Só me lembro de 1 outono climático ter começando em março até hoje, e foi em 2002 ou 2003 não lembro exatamente, naquela ocasião cheguei até usar mangas longas!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, ao invés de fim de outubro, nosso sol atual equivale ao de fim de setembro. Ele tá bem mais modesto.

 

Será mesmo? Aqui o UV ta chegando no máximo a 11, sendo que até semana passada chegava a 12, nos fins de setembro ele não chega nesses extremos, condiz mais com fins de outubro/começo de novembro. Se formos analisar o horário do meio dia, o Sol de Novembro/dez/jan/fev/março, a intensidade é muito próxima, a diferença que agora as 4 da tarde por exemplo ele já esta bem mais fraco, enquanto que em janeiro ta torrando a todo vapor!

Link to comment
Share on other sites

A meu ver em Curitiba o outono também já sinalizou. Esta semana já está mais fresca do que a passada. Aliás a atmosfera de Curitiba está mais parecida com SP do que mais para baixo. Mais para o Sul (PoA, por ex.) estao enfrentando uma onda de calor há dias. Em Curitiba esta onda de calor náo está presente. A cidade está com mínimas matinais mais frescas assim como SP e tempo mais seco.

 

Não tem onda de calor????

 

Está só com +3C de anomalia, em 8 dias!!! Até o momento, está 1C na média mais quente que fevereiro... Olha o tabelão do Carlos Dias...

 

Esse resfriamento noturno é graças aos quase 1.000mts de altitude da cidade, que assim como outras tantas cidades altas do sul do Brasil, estão tórridas de dia, e "frias" a noite! Curitiba tem frio noturno mesmo em janeiro, é normal, todo ano no verão tem dias com noites frias para o verão. Em alguns anos as massas de ar seco ficam mais a Oeste, e não atingem a cidade. Em 2004 não teve onda de calor em janeiro, a média ficou em 19C, e por isso a cidade estava no outono já??

Poa não está esfriando tanto quanto a Serra porque está em baixa altitude, nada mais lógico que isso! E mesmo assim nos últimos dias o Boldrini disse que a temperatura caiu bem a noite.

Caco, a massa de ar seco pega do RS até a Bahia, parte de Goiás, e todo o Estado de MG!!! :mosking:

 

Respeito a sua opinião, mas sinceramente, o problema pra mim é que você quer achar outono aonde não tem! O pessoal em Chicago dizia que outono climático lá em alguns anos começa mais tarde, depois da data do calendário! Se eu dissesse a eles que aqui em S. Paulo vocês acham que estão no outono antes da data, no mínimo iam achar estranho, não acha?

Opinião minha, outono em 20 de março só o extremo sul gaúcho, e áreas acima de 1.000 mts no sul do Brasil. Outono em Curitiba pra mim começa só em Abril, e forçando um pouquinho a barra! Em alguns anos a dinâmica só muda na segunda quinzena de abril, e em outros pra mim não teve outono! Aí vão dizer que tem mínimas abaixo de 10C em alguns anos já no final de março... Ok, mas isso pra mim não configura outono.

 

Em qualquer lugar do mundo, não iam dizer nunca que o fato da temperatura começar a cair a noite significa o outono! A mesma massa de ar seco que está aí a 10 dias ou mais, está infuenciando o tempo em quase metade do país. Aí porque uma frente fria vai dar um refresco de alguns dias já estamos no outono!?!

Pra mim é um exagero isso, não estamos numa região de clima temperado, muito longe disso.

 

Sds.

 

EXATO, AQUI ESTAMOS SOB FORTE ONDA DE CALOR, E AGORA ESTÁ 10,9°C EM CASA E 7,8°C URUPEMA, AINDA É VERÃO, QUE AQUI ESTÁ SE PROLONGANDO, AQUI O OUTONO/CLIMA COMEÇA EM MEADOS DE MARÇO, 10/15 EM DIANTE.

Link to comment
Share on other sites

Eu não me iludo, sei que o outono ainda não chegou ao Sudeste. Estamos com esta impressão

por causa deste forte bloqueio, que "imita" a condição típica de nossa região durante os meses

mais frios do ano.

 

Para as cidades de maior altitude, o resfriamento noturno ocorre naturalmente, mesmo no

verão. O outono climático aqui em MG, pelo que observo, sempre começa depois do outono

astronômico. E geralmente é super rápido... começa na primeira quinzena de Abril, termina

quase sempre em meados de Maio.

 

Ou seja, ainda falta 1 mês para sairmos em definitivo do verão climático.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Porto Alegre a atmosfera de outono começa normalmente na metade de abril. Aliás, o outono costuma ser a mais curta das estações. Dura cerca de 1 mês, pois o inverno climático começa normalmente logo depois, em meados de maio.

 

A primavera, num sentido inverso, é bem mais longa que o outono. Começa no início de setembro e vai até o final de novembro. São quase 3 meses de primavera.

 

O verão é a estação mais longa. Vai do final de novembro até meados de abril. São quase 5 meses de estação.

 

O inverno dura cerca de 3 meses e meio.

 

PS: quanta saudade dos 15C......

Link to comment
Share on other sites

Marcos, ao invés de fim de outubro, nosso sol atual equivale ao de fim de setembro. Ele tá bem mais modesto.

 

Será mesmo? Aqui o UV ta chegando no máximo a 11, sendo que até semana passada chegava a 12, nos fins de setembro ele não chega nesses extremos, condiz mais com fins de outubro/começo de novembro. Se formos analisar o horário do meio dia, o Sol de Novembro/dez/jan/fev/março, a intensidade é muito próxima, a diferença que agora as 4 da tarde por exemplo ele já esta bem mais fraco, enquanto que em janeiro ta torrando a todo vapor!

 

Não confunda temperatura e padrão atmosférico com intensidade solar. O sol do dia 21 de março e igualzinho ao do dia 21 de setembro! É o equinócio. Já o padrão atmosférico, esse sim, é outro.

Link to comment
Share on other sites

AQUI ESTAMOS SOB FORTE ONDA DE CALOR, E AGORA ESTÁ 10,9°C EM CASA E 7,8°C URUPEMA, AINDA É VERÃO, QUE AQUI ESTÁ SE PROLONGANDO, AQUI O OUTONO/CLIMA COMEÇA EM MEADOS DE MARÇO, 10/15 EM DIANTE.

 

Ronaldo, a mudança de padrão climático em São Joaquim não deveria ocorrer ao mesmo tempo que em Porto Alegre? Padrão climático condiz com algo macro, fora dos padrões microclimáticos de cada local. Microclimaticamente falando, São Joaquim passa a ter mínimas menores devido ao aumento da noite. Tal fato também acontece em Porto Alegre, mas não vejo poadrão climático de outono instalado. Seria preciso ter uma atmosfera mais seca e ventosa, em primeiríssimo lugar, o que proporciona um refriamento noturno ainda mais pronunciado.

Link to comment
Share on other sites

Silvio, concordei contigo!! De cabo à rabo!!! :mosking:

Idem, he he he :mosking: !

 

Mas depende da definição sobre o que é outono, e aí temos de "chamar" um post de um dos novos bazianos (foi o Melo?) no qual ele definiu o outono do sudeste pelo início da estação seca e não pelo padrão de temperaturas! Vejam, CDJ esta afundando a noite por causa da secura do ar! Isso não é tão comum por lá no verão porque tende a ser mais úmido! O mesmo está ocorrendo com as baixadas elevadas do Sul! Urupema teve 6oC hoje e algo parecido ontem! Só que para CDJ, isso já é outono, pois este mês não se caracteriza pelo ingresso de ar frio por aquelas bandas! Por outro lado, em Urupema, ainda é alto verão, pois o outono exige a entrada de MPs diretamente na região! Aí voltamos a definição básica dos livros de geografia: climas tropicais na verdade NÃO TÊM OUTONO! E essa é a fonte da confusão! Nos climas tropicais tu tem estaçao seca e estação úmida! Como CDJ (e SP) estão bem ao sul da Região Tropical, pode fazer um pouco mais de sentido falar em outono (a diferença de insolação é grande), mas nesse caso este seria a transição da estação úmida para a seca, enquanto que no sul é a transição da estação quente para a fria! :mail:

Link to comment
Share on other sites

NO final das contas, tanto Urupema quanto CDJ são "pontos fora da Curva" em suas regiões em função da tendência de maior secura em altitudes elevadas! Acho que faz mais sentido monitorar mudanças da estação em locais mais baixos, como POA (ou mesmo Curitiba) e SP! De 800/900 m para 1300/1600 a diferença de secura do ar é muitas vezes ANIMAL!!!!!!!!!!!!!!!!! :good:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.